CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL ATA DE REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Share "CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL ATA DE REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL"

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL

ATA DE REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Realizou-se no dia 27 de maio de 1987, às 10h no auditório do Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, uma assembleia Geral dos Estudantes de Engenharia Civil desta Universidade.

A Assembleia foi convocada pela diretoria do CAEC e teve como pauta a aprovação do Estatuto do Centro Acadêmico.

A Assembleia foi presidida pelo Presidente do CAEC, Francisco de Assis de Sousa Filho, e contou com a participação de 102 estudantes, cujas assinaturas constam em anexo.

O Estatuto foi aprovado após a discussão ponto a ponto encerrando-se a Assembleia às 12h30min.

Estava ainda presente à Assembleia o estudante de Engenharia Civil Rubens Eugênio Barreto Ramos, diretor de divulgação e Imprensa do Diretório Central dos Estudantes da UFC.

2 ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFC

CAPÍTULO 1

Denominação, sede, fundação, fins.

Artigo 1º

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil, com sede e foro na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, é a entidade máxima que congrega e representa os estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará.

A entidade tem duração imprevista, não se extinguindo, se não com a extinção do próprio curso, guiando-se pública e privadamente dentro da ética e tradição estudantis, para o aprimoramento sociocultural das instituições democráticas.

Parágrafo Único

É vetada a qualquer outra entidade a representação do conjunto dos estudantes do curso de Engenharia Civil da UFC, sem delegação expressa do CAEC.

Artigo 2º

O CAEC é uma entidade filiada ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC e da União Nacional dos Estudantes (UNE)

Artigo 3º

São finalidades do CAEC:

I) Congregar e representar os estudantes do curso de Engenharia Civil da UFC. II) Defender os interesses do corpo discente de cada aluno, em particular, perante os órgãos da comissão técnica e administrativa da UFC.

III) Organizar reuniões e certames de caráter cívico, social, cultural, científico, artístico e desportivo visando à complementação e o aprimoramento da formação universitária.

IV) Lutas e solidarizar-se com as lutas populares, pela transformação da Universidade Brasileira, da UFC em partícula, de modo que ela venha a contribuir para o desenvolvimento técnico, econômico, cívico-social, cultural voltado para o interesse e realidade do povo Brasileiro,

V) Realizar intercâmbio com entidades congêneres e o meio profissional.

VI) Propugnar pela igualdade de direitos e deveres de todos sem distinção de raça, cor, sexo ou convicção política e religiosa.

CAPÍTULO 2

Organização e atribuições:

Artigo 4º:

O CAEC é constituído por todos os estudantes regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil da UFC.

Artigo 5º

I) A diretoria constituída de – PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTEM SECRETÁRIO GERAL, VICE-SECRETÁRIO GERAL, SECRETARIA DE FINANÇAS, SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS, SECRETARIA DE ASSUNTOS SOCIO-CULTURAIS, SECRETARIA DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA, SECRETARIA DE ESPORTES.

Parágrafo Único:

Cada órgão da diretoria deverá submeter as suas deliberações à diretoria, que as aprovará ou não, arcando com responsabilidades sobre as mesmas.

II) Conselho de representantes de turmas (CORETUR) III) Assembleia Geral.

Artigo 6º

São atribuições da diretoria:

I) Dirigir a entidade dentro do programa de chama eleita e executar as deliberações do CORETUR e da Assembleia Geral.

II) Criar comissões ou outros grupos de trabalho que auxiliem no desempenho de suas funções.

III) Prestar contas ao CORETUR das atividades (último mês de seu mandato) e toda vez que o CORETUR achar oportuno e conveniente.

IV) Apresentar ao final de cada semestre, relatório geral das atividades, que deverá ser apreciado pelo CORETUR.

V) Convocar reuniões do CORETUR e Assembleia Geral.

VI) Presidir e regulamentar o processo eleitoral para a composição do CORETUR.

VII) Convocar a comissão eleitoral para a eleição de nova diretoria do CAEC até um prazo de 30 dias antes do término de seu mandato.

Artigo 7º

São atribuições do Presidente:

I) Presidir as reuniões da diretoria, do CORETUR, e a Assembleia Geral. II) Representar o CAEC em juízo ou fora dele.

III) Receber juntamente com o tesoureiro as verbas designadas ao CAEC. IV) Despachar e assinar o expediente.

Artigo 8º

São atribuições do Vice-Presidente:

I) Substituir o Presidente em todas as suas atribuições.

Artigo 9º

São atribuições do Secretário Geral: I) Organizar e gerir a secretaria geral.

II) Secretariar as reuniões da diretoria, do CORETUR e a Assembleia Geral. III) Assinar juntamente com o Presidente o expediente da entidade.

IV) Coordenar os relatórios parciais dos diversos setores da diretoria e redigir o relatório geral que deverá ser apresentado no final do mandato.

V) Conceder licença ou receber pedidos de renúncia de qualquer de seus membros.

4 Artigo 10º

São atribuições do vice-secretário:

I) Assessorar o secretário geral em todas as suas atividades. II) Ter em sua guarda o material da secretária geral.

III) Substituir o secretário geral nos casos do artigo 9º/1.

Parágrafo Único:

No caso de vacância deste cargo, será eleito um novo Vice-Secretário Geral em Assembleia Geral.

Artigo 11º

São atribuições do Secretário de Finanças: I) organizar e gerir a secretaria de finanças.

II) Exercer o controle e fiscalização do patrimônio do CAEC. III) Manter os fundos do CAEC depositados em banco.

IV) receber juntamente com o Presidente as verbas designadas ao CAEC.

V) Assinar recibos, cheques e ordens de pagamento para movimentação financeira do CAEC.

VI) Responder pela contabilidade, mantendo em dia e sob custódia os livros de escrituração.

VII) Apresentar trimestralmente, Balancete ordinário a diretoria.

VIII) organizar um arquivo com todas as atividades da secretaria de finanças.

Parágrafo Único

No caso de vacância será eleito um novo secretário de finanças em uma reunião ordinária.

Artigo 12º

São atribuições do secretário de assuntos estudantis: I) Organizar e gerir a secretaria de assuntos estudantis.

II) Organizar um arquivo com todas as atividades do CAEC no movimento estudantil.

III) Tratar juntamente com a secretaria de assuntos estudantis de problemas referentes ao ensino, matrícula, currículo, biblioteca, residência, restaurantes e serviços médicos, e demais assuntos pertinentes à vida universitária.

Parágrafo Único

No caso de vacância será eleito um novo secretário de assuntos estudantis em assembleia geral.

Artigo 13º

São atribuições do secretário de assuntos socioculturais:

I) Promover e apoiar atividades socioculturais e científicas, visando o aprimoramento da vida universitária.

III) Organizar junto com as entidades do centro de tecnologia as atividades para o Seminário Nacional de Estudantes de Engenharia (SNEE).

Parágrafo Único

No caso de vacância será eleito um novo secretário de assuntos socioculturais em reunião ordinária.

Artigo 14º

São atribuições do secretário de esportes:

I) Realizar atividades esportivas juntamente com a AACT e entidades do Centro de Tecnologia, ou entre estudantes do CAEC.

Parágrafo Único

No caso de vacância será eleito um novo secretário de esportes em reunião ordinária.

Artigo 15º

São atribuições do secretário de divulgação e imprensa: I) Organizar e gerir a secretaria de divulgação e imprensa. II) Coordenar a divulgação de todas as promoções do CAEC.

III) Elaboração de impressão do veículo oficial de comunicação do CAEC IV) Elaboração do mural.

V) Divulgar todas as resoluções do movimento estudantil em todos os níveis.

Artigo 16º

O CORETUR, órgão fiscal da diretoria, será constituído:

I) Cada semestre do curso, escolherá dois representantes livremente eleitos. II) Os membros do CORETUR serão livremente eleitos no início de cada semestre.

Artigo 17º

São Atribuições do CORETUR:

I) Transmitir as reivindicações de suas turmas ao CAEC.

II) Elaborar juntamente com os colegas de suas turmas, antes do final de cada semestre, o horário de aulas do semestre seguinte que deverá ser entregue ao secretário de assuntos estudantis, que por sua vez o encaminhará ao coordenador do curso, para discussão e resolução, visando preservar os interesses dos alunos.

III) Receber AP final de cada semestre mandado da diretoria, através de sua diretoria tesouraria, as prestações de contas do exercício que por sua vez serão aprovados ou não.

IV) Criar nas salas de aula comissões de mobilização que auxiliem no encaminhamento das atividades do CAEC.

Artigo 18º

A Assembleia Geral é o órgão máximo e soberano de decisões do CAEC constituída de todos os alunos regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil da UFC.

6 Artigo 19º

A Assembleia Geral pode ser constituinte e extraordinária.

I) Compete a Assembleia Geral constituinte a decisão da reforma deste estatuto.

II) Compete a Assembleia Geral extraordinária, sobre assuntos que não estejam na alçada do CAEC e do CORETUR bem como resolver problemas de excepcional relevância da classe estudantil.

Artigo 20º

O Funcionamento da Assembleia Geral dar-se-á com um mínimo de 20%(vinte por cento) dos estudantes do curso. Caso isso não seja conseguido, não será considerada uma Assembleia Geral e sim uma reunião aberta.

Artigo 21º

A Assembleia Geral poderá ser convocada pela diretoria, quando julgar necessária, pelo CORETUR ou a requerimento de 20%(vinte por cento) dos alunos regularmente matriculados.

Artigo 22º

Os alunos do curso de Engenharia Civil, mesmo não comparecendo a Assembleia Geral, ficarão obrigados a acatar as obrigações desta.

Parágrafo único:

As Assembleias Gerais poderão se transformar em A.G. permanentes, desde que a situação exija e o plenário assim o delibere.

CAPÍTULO 3

Deveres e direitos dos estudantes do CAEC.

Artigo 23º

Os estudantes têm por deveres:

I) Conhecer, obedecer, defender e fazer difundir o estatuto do CAEC. II) Zelar pelo patrimônio moral, financeiro e material do CAEC.

III) Acatar deliberações da A.G. e se fazer presente a todas as A.G. do CAEC.

Artigo 24º

Os estudantes têm por direitos:

I) Votar e ser votados, salvo casos especificamente previstos neste estatuto. II) Pedir esclarecimentos sobres atos do CORETUR e de diretoria do CAEC

III) Colocar em A.G. suas propostas para serem votadas e que vise contribuir para o que o CAEC se propõe.

IV) Ter ajuda da diretoria e do CORETUR na procura e na defesa de seus direitos junto ao corpo docente da UFC E A DIVERSOS ÓRGÃOS DA MESMA.

V) Participar de conclaves patrocinados pelo CAEC

Reuniões.

Artigo 25º

O CAEC fará as reuniões:

I) Ordinárias, que serão em número de quatro mensais, sendo uma do CORETUR e três da diretoria, em dias da semana previamente fixadas em cada semestre.

II) Extraordinárias, sendo da diretoria ou do CORETUR serão realizadas sempre que convocadas pelo presidente ou por um terço de seus membros.

III) Solenes, estas serão destinadas a festas comemorativas ou a qualquer solenidade, realizando-se por comunicação da diretoria.

Parágrafo único

As decisões em qualquer reunião geral serão sempre tomadas por maioria simples.

CAPÍTULO 5

Eleições o Mandatos.

Artigo 26º

A diretoria do CAEC será eleita por sufrágio direto e secreto.

Artigo 27º

Serão elegíveis todos os estudantes matriculados do curso de Engenharia Civil da UFC.

Artigo 28º

A eleição do CAEC terá de ser realizada na primeira quinzena de junho, sendo o seu resultado conhecido imediatamente após o término da mesma.

Artigo 29º

O Edital de convocação deverá ser publicado pela comissão eleitoral no mínimo quinze dias antes das eleições.

Artigo 30º

As eleições se processarão no CT, durante um ou dois dias, conforme determinação da comissão eleitoral.

Artigo 31º

Em caso de fraude comprovada ou denúncia, a comissão eleitoral reunida com o CORETUR poderá anular, proceder a recontagem de votos ou suspender as eleições.

Artigo 32º

As chapas deverão ser registradas até 48h antes das eleições.

Artigo 33º

8 Parágrafo único

O quorum mínimo desta eleição será de 30%(trinta por cento) dos alunos regularmente matriculados.

Artigo 34º

As chapas inscritas deverão indicar no máximo dois fiscais junto a comissão eleitoral.

Artigo 35º

O mandato será de um ano. Parágrafo único

O mandato não será prorrogado em nenhuma hipótese.

Artigo 36º

A posse da diretoria eleita se dará ao prazo de no máximo 15(quinze) dias após as eleições.

Artigo 37º

A eleição do CORETUR será na primeira quinzena de março e na primeira semana de setembro coordenada pela diretoria do CAEC podendo qualquer aluno regularmente matriculado ser eleito, exceto os membros do CAEC

I) O mandato do CORETUR será de um semestre improrrogável.

II) A posse dos membros do CORETUR será imediatamente após as eleições.

CAPÍTULO 6

Disposições finais e transitórias

Artigo 38º

A sede do CAEC localiza-se no campus do PICI, Centro de Tecnologia.

Artigo 39º

São fontes de receita do CAEC:

I) Verbas que lhe forem consignadas pela UFC.

II) Subvenções e auxílios que lhe forem concedidos por pessoas físicas ou jurídicas.

III) Receitas eventuais de promoções e atividades, alienações de bens e outras. IV) Renda proveniente de possível exploração de serviços existentes no Campus do Pici.

V) Recursos eventuais.

Artigo 40º

O CAEC não se responsabilizará por obrigações contraídas por acadêmicos ou quaisquer outras pessoas que não tenham autorização do mesmo.

Artigo 41º

As consultas de caráter deliberativo, feitas em urna só serão reconhecidas caso apresentem um comparecimento de 30% dos alunos regularmente matriculados.

9 Artigo 42º

Este regimento entrará em vigor na data de sua aprovação, revisando as disposições encontradas.

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational