• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO SÃO LUÍS ENSINO MÉDIO CURSO DE METODOLOGIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FRANCISCO S. E PEDRO P.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO SÃO LUÍS ENSINO MÉDIO CURSO DE METODOLOGIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FRANCISCO S. E PEDRO P."

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO SÃO LUÍS ENSINO MÉDIO

CURSO DE METODOLOGIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FRANCISCO S. E PEDRO P.

AS QUATRO TORCIDAS ORGANIZADAS PAULISTAS:

Como diminuir a violência e conflitos entre torcidas organizadas nos estádios de São Paulo?

São Paulo 2020

(2)

1 FRANCISCO S. E PEDRO PAZOS.

AS QUATRO TORCIDAS ORGANIZADAS PAULISTAS:

Como diminuir a violência e conflitos entre torcidas organizadas nos estádios de São Paulo?

Artigo apresentado como requisito de aprovação em “Metodologia de Iniciação Científica”, na 2ª série do EM do Colégio São Luís

Orientador: Prof. Esp., Ms., Dr. Paulo Niccoli Ramirez

São Paulo 2020

(3)

2

RESUMO

Este trabalho tem como intuito, em esclarecer de alguma forma a existência da violência nos estádios de futebol. E isso se deve em conta a vários fatores que são caracterizados melhor durante o projeto, como violência, desigualdade social, educação, redes sociais, setores de estádios e crime organizado. E assim, conseguimos concluir ao longo do desenvolvimento do projeto o real motivo disso tudo, que acaba sendo um grande problema complexo que vem persistindo a cada dia mais na nossa sociedade. As confederações de futebol vêm tentando diminuir a violência com punições, mas como o trabalho explica é um problema muito mais difícil de resolver com simples punições que vai além dos estádios, um problema real da sociedade brasileira que existe nas ruas do país.

Palavras-chave

: torcida, futebol, violência, educação e desigualdade social.

ABSTRACT

This work aims to clarify in some way the existence of violence in football stadiums. This is due to several factors that are better characterized during theproject, such nas violence, social inequality, education, social networks, stadium sectors and organized crime. And so, we managed to conclude throughout the development of the Project the real reason for all this, which ends up being a big complex problem that has persisted more and more in our society. Soccer confederations have been trying to reduce violence with punishments, but as the work explains, it is a much more difficult problem to solve with simple punishments that go beyond stadiums, a real problem for Brazilian society that exists on the country´s streets.

(4)

3

Keywords

: suppoters, soccer, violence, education e social inequality.

INTRODUÇÃO

Este projeto tem por intuito discutir o tema de futebol, em especial uma de suas essências, as torcidas organizadas. Hoje, esse esporte pode ser considerado o mais amado do Brasil, visto que milhões de brasileiros acompanham campeonatos nacionais e internacionais, na televisão e nos estádios. Sendo assim, o personagem mais importante dos times hoje em dia são os torcedores.

A torcida não é apenas uma das fontes de renda dos times como uma peça fundamental nos jogos, para incentivar os times nos 90 minutos. Dentro deste cenário, é sempre importante falar sobre as torcidas organizadas, presentes em praticamente todos os times do Brasil.

Os noticiários evidenciam problemas nos últimos anos com torcidas, mesmo elas tendo um grande papel nos jogos; sendo as responsáveis pelas festas nos jogos, seja de queima de fogos, mosaico nos estádios, bandeiras ou cantos. Mas as rivalidades entre os times saíram dos gramados e foram parar nas ruas, metrôs e até em estradas do Brasil.

A violência das organizadas geraram muitas mortes e feridos nos últimos tempos. Houve interferência das confederações de futebol e dos governos estaduais. São raros os times que nunca receberam uma punição por conta de suas torcidas organizadas. Torcida única, multa, proibição de bandeiras, camisas das torcidas e fogos de artifício. E mesmo assim o ódio permanece entre os adversários.

(5)

4 Como já dito, a torcida é uma peça fundamental para os jogos, Pimenta (1997, p. 66) caracteriza uma torcida organizada (T.O.) por tais elementos: "[...] vestimenta, virilidade, cânticos de guerra, transgressões à regra, coreografias, sentimento de pertencimento ao grupo.". O mesmo autor ainda destaca as relações verticalizadas, a coesão grupal e o estilo de vida (PIMENTA , 1997).

Em suma, dentro deste cenário de extrema violência, percebemos que o tema abordado no nosso trabalho de conclusão de curso é muito polêmico, e que precisa de um grande aprofundamento para concluir uma boa análise. É muito triste ver famílias abandonando o espetáculo do futebol, deixando de ver os jogos na televisão e até mesmo não comparecendo aos estádios por conta do medo das violências presentes nos estádios.

No nosso trabalho abordamos os conflitos entre as principais torcidas organizadas de São Paulo (Independente, São Paulo; Torcida Jovem Santista, Santos; Mancha Verde, Palmeiras; Gaviões da fiel, Corinthians), que representam alguns dos maiores clubes de futebol do país. Dentro dessa lógica é importante citar que a violência presente dentro dos estádios de futebol acaba prejudicando ambos os lados, as torcidas que são proibidas de festejar durante e após os jogos, e o próprio time que é penalizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

Diante de um país que ama futebol, mas que ao mesmo tempo não respeita essa tradição é possível concretizar-se, a partir de análises de conflitos entre torcidas organizadas, que o futebol necessita de uma proposta para a melhoria da segurança nos estádios.

O avanço da tecnologia está ajudando muito a esse tipo de prática nos estádios, não só na Europa, mas como no mundo inteiro, com o uso câmeras nos estádios para a polícia localizar e, logo em seguida, penalizar os vândalos responsáveis pelo tumulto.

Consequentemente, analisando a realidade na qual o Brasil vive, é importante preservar a segurança pública dentro e fora dos gramados, e como o futebol é um dos meios de entretenimento mais influentes no país, nós precisamos conscientizar

(6)

5 e prezar pelas vidas que vão aos estádios, para isso acontecer às torcidas devem ser menos violentas.

De um lado há pessoas que acreditam que o fim das torcidas organizadas seja a solução, pois são elas as maiores causadoras desses conflitos e tragédias, por outro lado há pessoas que acreditam que sem as organizadas o futebol ficaria mais monótono e deslavado, por isso não querem seu fim, porém mesmo com estes dois lados se divergindo, é um fato de que há violência nos estádios e são as torcidas organizadas um dos responsáveis por tais tragédias acontecerem.

Essas torcidas por muitas vezes praticam atos de vandalismo, tumultos e agressões. Muitos desses torcedores vândalos que foram detidos durante os jogos, fazem parte ou já tiveram contato com facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

A violência segundo Jundir Freire Costa em seu artigo (Éticas, violências e direitos humanos), dever-se ao fato de que o sujeito violentado sabe que foi submetido a uma coerção e a uma dor desnecessários ao seu crescimento. O sofrimento que viveu não teve uma contrapartida de aprendizagem, de qualquer gratificação: foi imposto e o reduziu, através do puro medo, a uma criatura fraca, que obedece a outra criatura poderosa, que o manda. Também diz que a violência é resultado da desigualdade

(Costa, 1986, p.30) coloca que a violência "é o emprego desejado da agressividade, com fins destrutivos" e principalmente percebida por quem observa o ato de agressividade, assim como por quem recebe essa agressividade como havendo uma intencionalidade em praticar essa agressão, transformando-a numa "ação violenta”.

Pode se dizer que essa violência praticada nos estádios é tanto verbal quanto física, as brigas geralmente começam de uma discussão (violência verbal) entre as torcidas e partem para os conflitos que aparecem em telejornais, onde gera ferido e às vezes mortes (violência física).

Existem muitas definições para o conceito de violência, a Organização mundial da saúde define de tal forma: uso intencional da força física ou do poder real

(7)

6 ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação (KRUG et al., 2002, p. 5).

Sendo assim, para fazer a análise do nosso objeto, iremos utilizar o conceito de violência por Minayo. Para deixar os conceitos mais abrangentes e claros.

Outro grande nome não só da sociologia mas também do país que não pode ser descartado quando se trata de um assunto de violência e desigualdade social que esta muito envolvida no nosso tema, é Florestan Fernandes, político e sociólogo. Deputado pelo partido dos trabalhadores foi um grande estudioso da desigualdade social no Brasil

Quanto se trata de desigualdade social Fernandes entende muito sobre o tema, por ser uma pessoa de origem humilde e ter vivenciado essa vida de perto, sendo assim para o autor ``essa desigualdade social marcou a sua infância, e, na sua visão, superar essa desigualdade era a única possibilidade da nossa sociedade progredir moralmente.´´

Evidentemente a violência entre "torcidas organizadas" passou a ser uma preocupação social, uma vez que assumiu característica de acontecimento banal, débil e vazio. Na mesma proporção, passou a ser, também, um incômodo aos interesses em torno do evento esportivo.

Logo, a explicação para o ocorrido nos estádios gera hipóteses para o autor. Má distribuição de renda, efeitos da criminalidade (como por exemplo; tráfico de drogas), a ausência do Estado, miséria generalizada, falta de infraestrutura nos estádios de futebol, entre outros. Enfim, existem inúmeras hipóteses para a existência da violência entre torcidas organizadas.

Perante essas atitudes repudiadas é evidente que é preciso ser tomadas certas atitudes sobre isso para que não haja mais atos como os tais falados anteriormente. Assim, é necessário que o governo faça algo em benefício da nação e penalizar os responsáveis por estes conflitos dentro e fora dos estádios de futebol.

(8)

7 Algumas medidas já foram tomadas em relação a isso, como por exemplo, a proibição de torcida mista em clássicos, recolhimento de objetos como bandeiras e fogos de artifícios, e multar o time representado pela torcida que causou tumulto e conflitos. Porém ainda há meios de tornar as arquibancadas mais seguras, alguns exemplos disso são: suspensões rigorosas, confinamento das organizadas nos estádios, criação de polícia específica, identificação na entrada dos estádios etc.

Como objetivo mais amplo, esta pesquisa procura explicar, o principal causador da violência nos estádios de futebol, as torcidas organizadas além de gerar tumultos, estão fazendo com que o futebol se torne a cada dia menos um entretenimento e uma paixão para os telespectadores brasileiros.

E assim, muitos desses telespectadores ficam com medo de ir aos estádios por conta do medo de acontecer confusões e ficarem feridos, por este motivo muitos estão optando por ver os jogos na televisão ou mesmo não acompanhar.

Portanto, pode se concluir que o objetivo do nosso trabalho é avaliar a violência de torcidas de futebol em São Paulo, e entender da onde esta vindo essa violência.

É evidente que as torcidas dos quatro grandes de São Paulo, são os principais do Brasil, por estarem localizadas numa cidade com um grande fluxo de pessoas e de comércio, isso acaba atraindo, torcedores de todas as regiões.

Acredita-se que para a pesquisa estar coerente, apresentamos a relação do nosso objeto com as redes sociais, muitas vezes ela pode ser considerada o estopim dos conflitos. Devemos focar no ``Instagram´´ por atualmente ser a rede social mais utilizada no Brasil e no ``Twitter´´ que não é uma das mais utilizadas, mas apresenta discurso de ódio dos torcedores. E também esses meios contém às vezes agendamento de encontro ou eventos violentos entre rivais.

Sendo assim, elas vêm crescendo muito nos últimos anos, por que além de ser outro meio de comunicação, seja de provocações indiretas ou diretas, os surgimentos das plataformas de comunicações se encaixam com o recorte temporal do nosso trabalho.

(9)

8 Certamente as torcidas organizadas não começaram no século XXI, mas escolhemos esse recorte temporal por conta de que o futebol no século XXI aumentou muito mais os acontecimentos de conflitos entre torcidas organizadas. E que o esporte se popularizou mais do que nos anos ou séculos passados.

Além disso, é importante ressaltar que um dos problemas abordados, são os valores dos ingressos, que é muito importante ressaltar, por conta das diferenças e divisões de classes sociais dentro dos estádios, e se elas estão acarretando para os surgimentos das confusões.

Em conclusão, pode-se dizer que o grande desafio das confederações nos últimos anos vem sendo proteger famílias inocentes que querem apenas assistir ao espetáculo, de alguma forma eles veem tentando diminuir essa criminalidade e principalmente a violência de algum jeito.

Provavelmente, as rivalidades entre rivais podem não estar somente nos estádios e também fora, como por exemplo, nas plataformas digitais. As redes sociais podem estar influenciando na violência entre as grandes organizadas paulistas?

Certamente, a violência entre torcidas organizadas de São Paulo é uma tribulação que existe até hoje, Sendo assim, a partir dessas considerações ressaltadas, visa-se responder como as torcidas se comportam nas redes sociais e se isso é um problema para as autoridades?

Correspondentemente, o valor de ingressos nos últimos anos veio aumentando seu preço e muitos torcedores criticam essas medidas adotadas pelas confederações. Ela pode estar influenciando no aumento ou redução da quantidade de casos de violência presente nos estádios?

Nos últimos anos as confederações e governos vêm adotando medidas como, jogos com torcida única e proibição na entrada de materiais provocativos nos estádios. Sendo assim, é possível que essas tais medidas tenham ajudado ou estão amenizando a violência entre torcidas?

Talvez essa ‘‘nova era’’ de redes sociais não venha só ajudando, mas também venha trazendo infelicidade para alguns, a rede social pode servir como

(10)

9 uma provocação entre times e torcidas rivais e que sempre pode começar um conflito que pode acabar nos estádios. Como por exemplo, quando um membro da gaviões da fiel publicou um vídeo de um porco com a cabeça decepada após o título paulista, ferindo a imagem do clube rival e deixando muitos membros da mancha verde furiosos.

Acredita-se que as redes sociais vêm sendo um problema para as autoridades e confederações porque ela aumenta o fluxo de informação entre torcidas rivais, assim gerando mais conflitos.

Provavelmente, o valor dos ingressos aumentou e assim, dividiu os estádios em setores, os mais ricos em setores mais caros e os mais pobres em setores mais baratos, muitos acreditam que essa divisão pode ter sido o estopim para os conflitos entre torcidas.

Dados provam que essas medidas ajudaram a diminuir, mas que não conseguiu terminar com os conflitos de torcidas organizadas. Acredita-se que o modelo Europeu é a melhor maneira a ser seguida.

Compreender a existência da violência entre torcidas organizadas e como isso impacta no futebol.

Entender a divisão entre as classes sociais nos estádios e como isso gera violência.

Analisar os casos de brigas entre as organizadas e se as medidas adotadas pelo governo e confederações e se está ajudando

Investigar a relação das redes sociais com os conflitos entre torcidas organizadas de São Paulo, para entender melhor o quanto as novas plataformas digitais estão acarretando com os conflitos.

Abranger a importância dos preços dos ingressos em meio aos conflitos. Por conseguinte, iremos para a segunda parte do nosso projeto, a do desenvolvimento, nela será mais aprofundado o nosso tema, especificando melhor, as teorias de autores, objeto e hipótese.

(11)

10  DESENVOLVIMENTO

Antes de qualquer coisa, é importante fazer uma síntese do tema abordado. Para que há uma compreensão melhor do desenvolvimento do nosso Trabalho de conclusão de curso.

Depois da leitura de artigos e um forte conhecimento do tema. O nosso trabalho conceitua que os principais problemas e aspectos dos conflitos nos estádios sejam em decorrência da violência logicamente que é causada por conta de desigualdade social do Brasil.

Logo, é possível afirmar que o problema não está dentro do estádio e sim fora dele, nos bairros, renda, e principalmente educação. A violência nos estádios de futebol são apenas uma das consequências da fraca educação do país e desigualdade social.

Por isso, as confederações podem continuar punindo o quanto ela quiserem, se não houver uma interferência do estado na educação dos cidadãos, a violência nunca vai deixar de existir.

Portanto, pode se concluir que o nosso tema este totalmente ligado à desigualdade social e principalmente a violência. Falar sobre isso é importante porque são erros que torna o país cada dia mais atrasados.

Por conseguinte, pegamos conceitos e pensamentos de autores sobre violência e desigualdade social para tentar entender mais o tema. E assim, depois de pesquisas destaca-se no trabalho o autor Florestan Fernandes (desigualdade social) e a autora Maria Cecília Minayo (violência).

(12)

11

Desigualdade social é um dos problemas.

Começando por Florestan Fernandes. Já foi devidamente apresentado na introdução como um dos grandes nomes da política brasileira. Compreenda-se que Fernandes é um grande nome para o nosso trabalho por conta de ter se destacado em um período que houve muita violência, falta de democracia e desigualdade social, o período do golpe militar brasileiro.

Para entender melhor a realidade da população brasileira, Florestan pesquisou e criou muitas teorias que façam nos apontarmos as consequências da distinção, que gera inferências como, por exemplo, a violência.

Uma de suas grandes teses defendidas e debatidas é sobre o tema da desigualdade social. Em uma de suas grandes obras ``A revolução burguesa no Brasil´´ o autor cita que os países europeus são dominantes devido as revoluções burguesas ocorridas nelas.

Entretanto encontra-se países mais periféricos, como o Brasil por exemplo, onde não há revoluções burguesas e apenas e que o brasileiro apenas absorveu o modelo capitalista, o grande nome dessa consequência se chama desigualdade social.

Assim como, temos que pensar em como prevenir, por exemplo, os homicídios, que é a causa específica de mortalidade em maior crescimento hoje no Brasil, Identificar a população jovem, de baixa renda, de baixa qualificação profissional e sem perspectivas no mercado de trabalho formal, que vivem em Regiões Metropolitanas, como o principal grupo de risco é um passo.

Porquanto, não é justo somete culpar a população e também entender que o país sempre viveu em uma dependência econômica e isso se deve em conta do processo de colonização brasileira.

(13)

12 Mesmo assim, o autor diz que o modo colonial de absorção do capitalismo, pode ser até às vezes substituídos completamente, e no caso do Brasil a revolução foi totalmente conservadora e teve uma absorção parcial.

Isso acaba fazendo com que o país não seja uma nação autônoma e também com que fique preso nesse ```capitalismo dependente ´´. Sendo assim o país não consegue deixar de ser desigual.

Por conseguinte, o autor compromete-se a fazer o cidadão entender que isso tudo vem do passado colonial e escravista. Sendo assim, Fernandes traz uma reflexão do nosso presente e também uma angústia de que tudo no país foi feito da maneira errada.

Enfim, Florestan Fernandes acaba dizendo que só há uma única saída desse problema social que o país vive. Ele volta a dizer que para a nação se tornar autônoma é dando educação técnica e científica a população.

``Sou um marxista que acha que a solução para os problemas dos países capitalistas está na revolução. Dizes isso não é uma fanfarronice. É assumir, de forma explícita, o dever político mínimo que pesa sobre alguém que é militante, embora não esteja em um partido comunista e que, afinal de contas, tentou, durante toda a vida, manter uma coerência que liga a responsabilidade intelectual à condição de socialista militante e revolucionário”. (FERNANDES, 1975)

``Um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego como

as que temos“ (FERNANDES, 1991). E com isso, Após essa citação. É possível analisarmos que as teorias sobre desigualdade social formulada por Florestan Fernandes estão ligadas ao nosso tema.

E com certeza devemos afirmar que elas são extremamente importantes para o nosso trabalho, já que elas têm grande um grande valor e significado.

Assim como já dito, é muito importante compreende-las já que uma das consequências da desigualdade social é a violência nos estádios de futebol, e isso vai ser mostrado com mais coerência por alguns autores mais para frente.

(14)

13

Violência, o segundo problema.

Com certeza, a violência no Brasil é o assunto mais importante e polêmico do nosso tema, visto de que ela existe não só dentro dos estádios, mas também no país inteiro.

Assim como já dito anteriormente a violência sempre foi uma consequência de várias coisas que ocorreram ou ocorrem até hoje nos nossos pais. E por isso ela jamais deve ser um assunto descartado, porque ela torna o Brasil um país atrasado.

Sendo assim, para entender melhor sobre o assunto devemos pegar referências e pessoas que saibam bem do assunto. Nesse caso, a nossa principal referência é a socióloga Maria Cecília Minayo, que sabe muito sobre o assunto.

Exemplificando, Minayo em uma de suas obras destaca-se o sentido do termo violência. Portanto, a autora explica que a palavra ``vis´´ significa força. Ainda sim a palavra ganha mais características como ``oriundas dos conflitos de autoridade´´, ``lutas pelo poder ´´, ``´vontade do domínio´´ e ``posse e de aniquilamento do outro ou de seus bens´´.

Minayo continua da mesma forma dando características a violência e dessa vez uma visão popular que visa-se ao crime e a delinquência. Ela aponta uma pesquisa como a visão carioca que se refere totalmente ao crime, entre outros.

Decerto, a socióloga explica que a violência sempre afeta a saúde pública, sendo assim podemos explicar que a repercussão da violência na saúde dos brasileiros, por meio de três vertentes: o campo sociológico de conceituação da violência, a articulação entre a violência e saúde e, por fim, as propostas para atuação no combate à violência.

Conforme Minayo (1994, p.7; l.1), Não há dúvidas de que a violência afeta a saúde enquanto sistema público. Difícil é entender, precisar e quantificar suas proporções, já que se trata de um controverso e dinâmico fenômeno biopsicossocial que tem seu espaço de criação e desenvolvimento na vida em sociedade.

(15)

14 Adicionalmente, já indo para outra parte. A socióloga, destaca características mais modernas, como a globalização que deu a oportunidade de gerar novas formas de violência.

Contudo, ela também classifica os brasileiros no cenário da globalização, nesse caso ela diz que a população ficou exposta durante esse processo, e assim aumentou o crime, aumenta ainda vez mais as diferenças sociais levando até a origem do tráfico de drogas.

Esse ponto levantado pela socióloga é muito importante para a interpretação da violência nos estádios de futebol, já que o tráfico de drogas como já citado é um dos problemas para origem de marginais nos jogos de futebol.

 Novo modelo nos estádios de futebol

Nesse subtítulo iremos basear-se nas teorias e ideias do autor Bernado Buarque de Hollanda, um grande estudioso e especialista do assunto. Basicamente ele apresenta propostas de novos modelos para que não haja conflitos em estádios de futebol.

Antes de tudo, é importante ressaltar a forma que a especialista pensa e o que ele defende. Ele crítica as medidas das confederações de torcida única e o fim de torcidas organizadas. E exala o torcedor ignorante.

Logo, Hollanda formula ideias como, ``O desfecho fatal de uma rivalidade interna é um marco na história das torcidas. Mas não implica, necessariamente, uma escalada da violência nos estádios´´ (HOLLANDA,2017).

Do mesmo modo, o autor detalha mais sobre o fim das torcidas organizadas. Para ele, o fim das organizadas significa a mesma coisa admitir a existência de só uma única torcida nos estádios. Para ele existe dois tipos de organizada a institucionalização e a da marginalização.

Ainda mesmo, ele continua defendendo o ponto de que a torcida organizada deve ser mais investida no perfil festivo. E ainda mesmo diz que é muito difícil delas deixarem de existir já que isso foi falhado diversas vezes miseravelmente.

(16)

15 Sendo assim, o nosso trabalho concorda de certa forma com as opiniões do autor. Assim como já dito, a grande causa da violência não vem em si do nome da torcida organizada, ele vai além voltando a temas de crime organizados, violência e desigualdade social.

Por conseguinte, Hollanda aborda sobre o Hooligalismo, que foi um dos motivos para o fim do antigo modelo da torcida na Europa que deu certo e diminuiu moderadamente a violência na maioria do estádios de toda Europa.

Detalhadamente, que isso só mudou por causa da modernização, os europeus analisaram que o problema estava nas classes sociais e assim, a única saída foi elitizar o futebol elevando preço de ingressos aumentado a seguranças nos estádios.

Mas como todo mundo sabe, no Brasil seria muito mais difícil do futebol ser elitizado, já que o país é muito mais miserável do que a Europa. Porém, pode se dizer que isso já ocorre já que os setores nos estádios são divididos por classes sociais devido ao valor dos ingressos por setores serem diferentes.

Mesmo assim, os Hooligans não deixaram de existir eles acompanham jogos em pubs e divisões de base do campeonato inglês. E logo assim, vem o questionamento de que, será mesmo que elitizar seja a melhor saída?

Voltando mais ao assunto de torcidas únicas, o pesquisador afirma que essa solução acaba se tornando problemático, já que se trata sobre de uma espécie de vitória da intolerância, com o reconhecimento da incapacidade do poder público de permitir o ir e vir dos torcedores.

``O princípio da torcida única é uma espécie de vitória da intolerância. Á primeira vista, surte resultado, uma espécie de trégua, mas efeitos perversos e imprevistos da decisão podem vir á tona depois´´ (HOLLANDA, 2017).

Essa do projeto ira ser mais detalhado o nosso objeto, que será dividido em basicamente três partes. É considerável que tudo que foi apresentado até agora englobe, nesses temas. Porque assim como já explicado o que ocorre nos estádios é uma consequência de todos os problemas do país.

(17)

16 A primeira ira detalhar mais sobre o crime organizado. Facções, tráfico de drogas, todas essas e outras fazem partes de crimes organizados que em alguns casos tem envolvimento com as torcidas organizadas. Muitos pesquisadores acreditam que a violência só existe por causa dessa ligação.

Já a segunda, abordara sobre um tema mais moderno e um pouco controverso. Se trata sobre as redes sociais que não só nosso tema mas em vários tem forte ligação ao ódio entre organizadas e acaba se tornando uma plataforma de provocação.

E por último, será apresentada a grande polemica dos preços de ingressos e divisões de setores dentro dos estádios que esta muito envolvido a modernização do futebol no Brasil.

O causador e o crime organizado

Todos devem concordar que facções criminosas do tráfico de droga, por exemplo, estão totalmente caracterizadas principalmente a violência e assim existem muitos torcedores que já foram presos e que tem essa ligação, ou seja, pode-se concluir que torcedores que estão envolvidos a violência muitas vezes são ``infiltrados´´

Assim, a conexão entre grupos violentos de torcidas organizadas com facções ajuda a entender conflitos até entre torcedores de times semelhantes, em princípio isso acaba se tornando um contrassenso de difícil compreensão.

Isso faz com que torcedores comuns estejam totalmente expostos a violência, e muitas vezes desistindo de ir aos estádios acompanhando os jogos apenas pela televisão.

Esses grupos vão se tornando a cada dia maiores, devido a proximidade territorial, ou seja, eles vão ``arrecadando´´ membros ao longo do tempo para se tornarem maiores e cada vez mais ``fortes´´.

Mas a solução para esse caso está na mão da policia, que por muitas vezes não precisa somente esta tentando solucionar esses casos por meio de conflitos, prendendo vândalos. Também esta muito relacionado ao uso da inteligência

(18)

17 artificial, não só somente dentro dos estádios mas também muitas outras vezes

utilizando as redes sociais com 66o meio.

A era digital

É sobre a própria rede social que iremos abordar agora, grande meio de comunicação do século 21. Ela com certeza é muito importante para muitas coisas, mas é por meio delas que casos como esses podem certa forma

De certa forma, assim como tudo as redes sociais com certeza tem seu lado ruim. E na parte de futebol muitas vezes não acaba sendo diferente. Nos últimos anos foram feitas diversas acusações da PM de tribulações entre organizadas marcadas pelas redes sociais.

Com isso, é possível perceber que a rede social não vem ajudando o futebol. Em uma pesquisa feita pela revista estadão em 2010, é aponta que desde 2005 o numero de agendamento de brigas pela internet vem crescendo bastante.

Geralmente utiliza-se Whatsapp para marcar local e horário de enfrentamento. As maiores tragédias ocorreram, no Metro Tatuapé entre torcedores de Corinthians e Palmeiras, que resultou em uma morte de um adolescente.

Desde lá, a polícia vem trabalhando ``pesado´´ para evitar que ocorram mais casos como esses. Porém, acaba se tornando muito difícil para polícia já que pelas redes sociais o trabalho acaba se tornando um pouco mais complexo.

Exemplificando melhor, em 2019 ocorreu uma briga entre torcedores de São Paulo e Corinthians. Uma confusão que acabou com 14 feridos e cinco detidos. Mesmo ocorrendo na região do estádio a PM não tinha registrado problemas, as brigas realizadas fora da capital e marcadas previamente pelos torcedores deixam as autoridades em alerta para os próximos clássicos.

Com isso, há uma grande dificuldade da polícia conter essas brigas já que hoje em dia elas são marcadas por Whatsapp e não por Facebook ou Orkut que nem antigamente, que são redes que os policiais conseguem conter monitoramento.

(19)

18 Logo, pode se concluir que as redes sociais acabam se tornando uma grande ferramenta de troca de ódio entre as organizadas, agora a missão fica na mão da polícia em tentar conter o Whatsapp por exemplo.

Preço e setores

a)Metodologia

Para a parte de metodologia iremos usar como base as hipóteses formuladas na parte de introdução. E para isso precisávamos de uma base de pesquisa para a conclusão da metodologia.

Nesse caso, utilizamos uma plataforma de gerenciamento de pesquisa da Google, uma enquete/pesquisa feita por nós. E assim, conseguimos formular respostas para nossas hipóteses. A partir das respostas do público.

Nesse caso foi formulado 2 perguntas básicas. A primeira era `` Sobre as redes sociais você acredita que elas tem alguma relação aos conflitos nos estádios ? ´´ Com 3 opções de respostas (Sim, ás vezes ou Não).

Já a segunda questionava, ``O preço dos ingressos e A divisão de setores pode ser um dos motivos do conflitos?´´ Com 2 opções de respostas (sim ou não).

A primeira enquete teve 75 respostas (10 % sim, 6 % não e 84 % as vezes). Com isso é possível analisar que a maioria das pessoas já está conscientizada de que as redes sociais esta se tornando um meio de comunicação e provocação de torcidas rivais.

E a segunda enquete também teve 75 respostas (98 % sim e 2% não). Já com essa segunda enquete ela evidência de que que há uma desigualdade nas arquibancadas e que isso acaba se tornando um dos problemas.

Concluindo, essa interação com o público foi muito importante para nossa pesquisa, pois ela faz o trabalho mostrar um senso comum ou compreender as opiniões muitas vezes e também mostra a visão da nossa sociedade.

(20)

19  CONCLUSÃO

O desenvolvimento do estudo possibilitou com que o leitor do trabalho adquirisse mais conhecimentos de, torcidas organizadas, violência, educação, entre outros. Isso se deve em conta de conceitos e hipóteses de estudiosos dos temas.

Dessa forma, projeto começou com a introdução sobre torcidas organizadas brasileiras explicando o porquê elas são um problema e também o motivo de toda essa violência em um país onde o índice de criminalidade e violência é alto.

Além disso, não pode se esquecer de destacar a parte em que falamos sobre o grande causador disso tudo e o tema mais debatido do trabalho, que é a violência, ela causa mortos, feridos e também pune os times, gerando mais problema ainda.

Mas antes de entender a violência deve se entender porque ela existe e da onde ela surge. E essa foi a grande pauta da nossa pesquisa, e após hipóteses concluímos que era por conta da educação.

Da mesma forma, a educação acaba se tornando a engrenagem da sociedade e assim, pode se dizer que ela é essencial para a segurança de um país.

Para essa parte, foi necessário uma análise e aprofundamentos dos conceitos de especialistas que falam tano sobre a violência como a também a educação.

Começando pelo escritor Carlos Pimenta que caracteriza uma torcida organizada por tais elementos: vestimenta, virilidade, cânticos de guerra, transgressões à regra, coreografias, sentimento de pertencimento ao grupo.

Agora passando para outra vertente, o sociólogo Jundir Freire Costa faz uma análise sucinta em seu artigo sobre criminalidade e violência, onde o fato de que o sujeito violentado sabe que foi submetido a uma coerção e a uma dor desnecessários ao seu crescimento.

(21)

20 Minayo foi a principal referência quando o assunto se trata de violência. A socióloga trouxe o conceito da palavra ``vis´´ significa força. Ainda sim a palavra ganha mais características como ``oriundas dos conflitos de autoridade´´, ``lutas pelo poder ´´, ``´vontade do domínio´´ e ``posse e de aniquilamento do outro ou de seus bens´´.

E mesmo assim a socióloga continua afirmando que as características a violência e dessa vez uma visão popular que visa-se ao crime e a delinquência. Ela aponta uma pesquisa como a visão carioca que se refere totalmente ao crime, entre outros.

Por último, vale destacar o sociólogo Florestan que foi formulou uma tese que defendia e debatia sobre o tema da desigualdade social. Que traz uma reflexão do nosso presente e também uma angústia de que tudo no país foi feito da maneira errada.

Enfim, Florestan Fernandes acaba dizendo que só há uma única saída desse problema social que o país vive. Ele volta a dizer que para a nação se tornar autônoma é dando educação técnica e científica a população.

O nosso projeto levantou 3 aspectos imorpantes para entender de uma maneira melhor para combater este grande problema nos estádios de futebol. Eles são violência, desigualdade social e educação.

E também procurou uma forma de solução e um aprofundamento teórico para isso foi citado, ``a era digital´´ que basicamente tenta de alguma forma relacionar de forma positiva as plataformas digitais com os conflitos nos estádios.

Outra parte importante citada foi a dos preços e setores, que conseguimos entender a diferenças de classes sociais divida pelo valor dos ingressos e setores mais luxuosos ou precários dentro dos estádios.

E por último, O crime organizado que esta relacionado com as torcidas ou também que tem integrantes que fazem parte do comando vermelho ou outras organizações criminosas, trazendo violência e crimes para os estádios.

Concluindo, as torcidas organizadas ainda são um grande problema não só para o futebol mas também uma ameaça a segurança do país. O nosso trabalho

(22)

21 de conclusão de curso apresentou porque é um problema e também possíveis formas de como resolver esse problema complexo da nossa sociedade.

HOLLANDA, Bernardo B. Violência entre torcidas organizadas de futebol. São Paulo: Editora 7 letras, 2017.

MURAD, Maurício. Para entendera a violência no futebol. São Paulo: Editora Benvirá, 2012.

PALHARES, Marcelo F. Lazer, agressividade e violência: considerações sobre o comportamento das torcidas organizadas. São Paulo: Editora Scielo, 2012.

PIMENTA, Carlos A. Violência entre torcidas organizadas de futebol. São Paulo: Editor Scielo, 2000.

FERNANDES, Florestan A revolução burguesa no Brasil. São Paulo : Editor Zanhas, 1975. Fontes : https://www.todoestudo.com.br/sociologia/florestan-fernandes https://citacoes.in/autores/florestan-fernandes/ https://portal.fiocruz.br/video/maria-cecilia-minayo-violencia-no-brasil https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000700031 https://complemento.veja.abril.com.br/entrevista/bernardo-buarque-de-hollanda.html https://books.google.com.br/books/about/A_VIOL%C3%8ANCIA_NO_FUTEBOL.html?id=Gy trDwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=f alse https://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,cresce-numero-de-brigas-agendadas-pela-internet-imp-,610615 http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/03/policia-investiga-se-confusao-entre-torcidas-foi-marcada-em-rede-social.html https://www.terra.com.br/esportes/futebol/estaduais/campeonato-paulista/pm-diz-nao-ter- como-controlar-brigas-de-torcida-marcadas-por-whatsapp,e7442a265c26403561ae559d8b78335498ao2gls.html

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave 1 e a CETEC-GFAC 2 do Centro Paula

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Desta forma, emulsões de petróleo estabilizadas por Triton-X-100 foram produzidas e avaliadas quanto a estabilidade, viscosidade, condutividade e tamanho das gotas com o objetivo

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. A Governança Corporativa,

Dentro do contexto da produção siderúrgica nacional (Quadro 6), a produção brasileira de aço bruto, acumulada no 1º semestre de 2013, totalizou 11,7 milhões de toneladas de

• Disponibilizar acento do tipo caixa alta para ser utilizada nos momentos das pausas e ser compartilhado entre os colaboradores do setor; • Conceder pausas para

A intervenção consistiu na elaboração e execução de um plano de ação com as seguintes atividades junto aos alunos: exibição de filmes no cinema do SESC, encontros