• Nenhum resultado encontrado

2 Acadêmico do Curso de Administração do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2 Acadêmico do Curso de Administração do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE AMBIENTAL DE UMA EMPRESA DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Evandro Dallanora1 Evandro Leão de Freitas2 Luciana Perazzolo Cristofaria3 Camila Coletto4

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de uma análise ambiental aplicada a uma empresa de organização de eventos, a partir da verificação dos fatores macro ambientais e micro ambientais que interferem diretamente na criação e organização da mesma situada na cidade de São Sepé, no Rio Grande do Sul. Além do desenvolvimento da percepção profissional acerca dos fatores que interagem com a empresa, buscou-se através da realização do estudo identificar a viabilidade de investimento na empresa em questão. Para isso, foram utilizados, autores clássicos da administração, entre outros, para embasar o referencial teórico e o percursos metodológico como: Certo e Peter, Chiavenato, Solomon e Kotler.

2 OBJETIVOS

A empresa “Celebrate Eventos” é especialista em promoção de festas de casamentos, formaturas e 15 anos, atua também na organização de colações de grau e bailes de formatura e recentemente identificou mais um nicho de mercado: os eventos empresariais. Assim, o objetivo da análise é relatar as variáveis que interferem direta ou indiretamente na empresa e traçar o perfil de influências que são exercidos sobre ela.

3 METODOLOGIA

A análise ambiental é uma importante ferramenta de uso contínuo para administradores e gestores de empresa, a partir dessa análise é possível observar o ambiente

1 Acadêmico do Curso de Administração do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. E-mail:

0806evandro@gmail.com

2

Acadêmico do Curso de Administração do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. E-mail:

evandrolfreitas@hotmail.com

3 Acadêmica do Curso de Administração do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. E-mail:

lucristofari@gmail.com

4 Professora do Curso de Administração do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. E-mail:

(2)

no qual a empresa está inserida, vislumbrando oportunidades e ameças, pontos fortes e pontos a melhorar. Através dos dados coletados na análise ambiental, o gestor rearranja o planejamento estratégico da empresa, podendo rever suas metas organizacionais a fim de atingir a visão e cumprir a missão.

Certo e Peter (1993) definem análise ambiental como um processo de monitoração do ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas. Entende-se por ambiente organizacional o conjunto de fatores externos e internos que inevitavelmente afetam de forma positiva ou negativa as decisões empresariais.

Segundo Chiavenato (1994) a análise ambiental é dividida em macro-ambiente, que agrega: ambiente Demográfico, Sócio-cultural, Tecnológico, Recursos Globais, Político/Legal e Econômico; e o micro-ambiente, ou setor de negócios, que abrange: Concorrentes, Clientes, Fornecedores e Agentes Reguladores.

Assim, o macro-ambiente é composto por variáveis que existem além da organização, porém que exercem algum tipo de ação ou influência sobre a empresa. Infelizmente, sobre o ambiente externo os gestores não possuem domínio, mas o constante monitoramento é primordial para o acompanhamento da influência de tais fatores e o alinhamento do planejamento estratégico.

Enquanto o micro-ambiente é composto por sistemas próximos a empresa. Abrange os fornecedores, os clientes, os concorrentes e os órgãos reguladores. O micro-ambiente interfere permanentemente na empresa, sendo que a organização também procura influenciá-lo, tendo, quase sempre, alguma capacidade para isso.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

As variáveis econômicas do Macro Ambiente estão presentes no dia a dia, como: taxa de juros e inflação, taxa de emprego, Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB) e tributos. Para Freeman e Stoner (1994) as tendências e o entendimento dessas variáveis são críticas para o sucesso de uma organização, porém todas variam com o tempo, o que torna complicado o seu acompanhamento e suas previsões. Esses autores consideram dois tipos de mudanças na economia: mudanças estruturais e mudanças cíclicas.

Conforme dados da FEE - Fundação Estadual de Estatística a renda per capta de São Sepé, em 2012, R$ 17.166, ainda segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e

(3)

Estatística, no mesmo ano, São Sepé ocupava a 106º posição no ranking gaúcho em relação ao PIB, com uma economia baseada na prestação de serviços e produção agropecuária, esta última, alicerçada na produção de soja e arroz.

Logo, apesar da economia brasileira estar passando por um momento de instabilidade, o setor agropecuário vem apresentando resultados satisfatórios em relação ao restante da economia. Com a soja como principal produto agropecuário, mantendo-se no patamar acima dos R$ 50,00 a saca, é possível identificar que na economia do município de São Sepé há o nicho para o desenvolvimento de uma empresa de festas eventos.

Solomon (2002 p. 371) considera a cultura como "a acumulação de significados, rituais, normas e tradições compartilhadas entre os membros de uma organização [...] é a lente através das quais as pessoas enxergam os produtos". Os valores culturais são intensos, portanto, através de uma compreensão cultural podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos ao mercado. Além disso, São Sepé possui a cultura do comemorar, assim inúmeras festas são realizadas ao longo do ano.

Segundo Kotler (1998) a primeira força que deve ser monitorada é a população, porque as pessoas representam os mercados. Portanto foram analisados dados demográficos sobre São Sepé, onde foram observado os possíveis clientes potenciais para a empresa Celebrare Eventos.

Através da análise da pirâmide etária, conforme dados do IBGE, segundo o censo demográfico de 2010, que existem aproximadamente 900 possíveis clientes para festas de 15 anos, nos próximos 5 anos. Ainda observando a pirâmide, percebe-se o envelhecimento da população de São Sepé, nicho de mercado que também pode ser explorado pela empresa, com festas de 60, 70 e até 80 anos.

Ainda segundo o IBGE em 2013 aconteceram 69 casamentos na cidade de São Sepé, índice relativamente baixo em relação a população total de 24.448 pessoas, assim, a Celebrare Eventos precisa buscar outros nichos de mercado a fim de manter uma média de 1,5 eventos por fim de semana, ou 6 eventos por mês.

Para análise ambiental de uma empresa do ramo de eventos , a influência de variáveis políticas interfere diretamente em questões de âmbito legal, sendo elas de competência local, estadual e nacional. A questão burocrática da liberação de alvarás de funcionamento pode vir a impactar a Celebrate Eventos, uma vez que a empresa depende da locação de ambientes particulares, devidamente legalizados, para a realização de festas e eventos.

(4)

Segundo Freeman e Stoner (1994), a variável tecnológica se refere a estrutura tributária, logística e infra-estrutura, custo de capital, capacitação de afornecedores, entre outros. As variáveis tecnológicas são cada vez mais determinantes da competitividade. Em relação aos softwares, a Celebrate Eventos trabalha com Photoshop, Ilustrator, In Design, Corel Draw e Ligth Room, todos licenciados. Na parte de produção e edição de videos utiliza o Premier Pro 2.0, ainda diversos programas para exibição de video tapes (vt) nos telões e de execução de áudio para animação de festas.

A variável ecológica influencia as empresas de maneiras diferentes, sendo que as industriais petro-químicas sofrem mais influência dessa variável devido seu caráter mais poluidor. A Celebrate Eventos, levando em conta a questão ecológica, fará somente o uso de flores naturais na decoração das festas, enviando as mesmas para o processo de compostagem após o término do evento. Sendo uma empresa de eventos sociais, a Celebrate terá atenção especial quanto ao nível de emissão de ruídos, realizando festas em locais devidamente estruturados com tratamento acústico, visando manter a emissão da poluição sonora dentro dos limites padronizados por lei.

No Micro Ambiente, Chiavenato (1994) afirma que os clientes são os consumidores ou usuários de produtos e/ou serviços da organização. Pessoas ou empresas que se utilizam dos produtos e/ou serviços da organização. Trocam o recursos financeiro por algum beneficio que a empresa possa oferecer para satisfazer as necessidades e desejos das pessoas, como das empresas. Os clientes da Celebrate, basicamente, são oriundos, grande parte do município onde a empresa está situada e da região: Formigueiro, Caçapava do Sul, Vila do Nova do Sul e Santa Maria.

A grande maioria dos clientes da Celebrare Eventos é do sexo feminino e possuem faixa etária entre 12 a 30 anos. Considerando que os eventos como bodas de prata e ouro, além de festas de aniversário de 60, 70 e 80 anos são organizadas pelos filhos. Parceiros concorrentes e regulamentadores também fazem parte do micro ambiente.

5 CONCLUSÕES

A análise do ambiente constitui-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento da empresa através do Planejamento Estratégico, que por sua vez tem se mostrado como uma ferramenta da administração, que deixou de ser privilégio de poucas organizações para se tornar parte do dia-a-dia, inclusive de organizações menores.

(5)

O processo de elaboração de uma análise ambiental pode ser bastante complexo e dispendioso, se forem utilizadas técnicas como cenários para analisar o ambiente específico de uma organização, mas ao utilizar estudos já disponíveis pode tornar a utilização da análise ambiental perfeitamente realizável inclusive em empresas, como a Celebrate Eventos. Também pode-se indicar a realização da análise ambiental como parte integrante de um plano de negócios, a fim de verificar a probabilidade de sucesso de um novo empreendimento.

Considerando a análise do material bibliográfico, constatamos que essas variáveis são de extrema importância para o bom andamento do funcionamento de uma organização, pois é através desses fatores que se pode melhorar todo um processo produtivo, bem como adequar a organização à realidade no cenário competitivo atual, o que de fato vem acontecendo com as empresas analisadas.

REFERÊNCIAS

CERTO, S.; PETER, J. Administração estratégica: planejamento e implantação da

estratégia. São Paulo: MAKRON Books, 1993.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresas: uma abordagem contigencial. 3ª ed. São Paulo: Makron book, 1994.

FEE - FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA, Dados socioeconômicos dos

municípios, disponível em <http://www.fee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/munici

pios/detalhe/?municipio=S%E3o+Sep%E9> acesso em 01/06/2015.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Dados

Demográficos, disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&cod

mun=431960&search=rio-grande-do-sul|sao-sepe> acesso em 01/06/2015.

KOTLER, Philip, Administração de Marketing: análise, planejamento, administração e

controle. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e

sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

STONER, James A. Freeman, R. Edward. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Segundo a Norma da ABNT NBR 15646:2016, a PEV (Plataforma Elevatória Veicular) é destinada ao embarque ou desembarque do usuário com deficiência em cadeira de rodas ou com

FLÁVIO COELHO 06/04 É hora de valorizar nosso Patrimônio  (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e

Para as fêmeas das duas espécies foram estabelecidos cinco estádios de desenvolvimento com suas variações também tomando por base a morfologia das gônadas e o

1.1. O processo de seleção de candidatos para o preenchimento de vagas de estágio na Justiça Federal de 1º Grau/Seção Judiciária do Amapá será realizado sob a

Myiophobus fasciatus (filipe) – Espécie registrada em algumas ocasiões em quase todas as estações (exceto inverno), normalmente vista na restinga norte.. Satrapa

Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coautor do Livro “Direito Portuário – Regulação e Trabalho na Lei nº

Modifica o Regulamento do Imposto sobre Ope- rações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Inte- restadual e Intermunicipal e de

#Êesti n des entrepôts et plates-f rmes : assureú la perf rmance de v tre suppl chain par la maitrise des ú nes de st ckageÊ$ÊÊ6Ê7... #Êesti n industrielle $B