• Nenhum resultado encontrado

Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, de julio de 2012)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, de julio de 2012)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1

“Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior” (Lima, 16-17 de julio de 2012)

O Ensino de Direitos Humanos da Universidade Federal do Pará (Brasil)

1. Estado da Questão: 1.1. Conteúdos:

Em 2007, foi aprovado o novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito da UFPA, vinculado ao Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), que estabelece como objetivo “formar bacharéis habilitados ao exercício da cidadania e da ordem constitucional democrática brasileira, defensores dos direitos humanos e das garantias fundamentais, com competência para atuar nos diversos campos do saber jurídico.”

A centralidade dos direitos humanos na formação dos bacharéis em direito da UFPA se concretiza por meio da criação de várias disciplinas que abordam conteúdos referentes ao tema, incluindo seu estudo histórico e conceitual, as instituições de proteção, os direitos humanos particulares e os direitos humanos de grupos vulneráveis. Essas disciplinas integram tanto o Eixo de Formação Fundamental, que objetiva introduzir o estudante no campo do saber jurídico, estabelecendo as relações do direito com outras áreas do conhecimento, quanto o Eixo de Formação Profissional, que abrange o conhecimento e a aplicação do direito voltada para as mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e de suas relações internacionais.

(2)

Destacamos, em seguida, as ementas de duas disciplinas de caráter obrigatório:  Direitos Humanos (34 hs):

Unidade I: Fundamentos dos Direitos Humanos. 1.1. Evolução e reconhecimento dos direitos humanos. 1.2. Dignidade da Pessoa Humana. 1.3. Natureza dos Direitos Humanos. 1.4. Dimensões dos Direitos Humanos.

Unidade II: Sistemas Internacionais de Proteção. 2.1. Processo de Internacionalização. 2.2. Universalismo e Multiculturalismo. 2.3. Pressupostos Contemporâneos dos Direitos Humanos.

Unidade III: Sistema Global de Proteção. 3.1. O Conceito de Soberania. 3.2. A Efetividade das Políticas de Proteção dos Direitos Humanos no Âmbito Global.

Unidade IV: Sistema Regional de Proteção dos Direitos Humanos. 4.1. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos. 4.2. A Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Unidade V: Proteção dos Direitos Fundamentais: Os Direitos Humanos no Contexto Nacional. 5.1. Mecanismos de Proteção Constitucional.

 Direito Internacional dos Direitos Humanos (34 hs):

Unidade I: Teoria do Direito Internacional dos Direitos Humanos. 1. Importância e fundamentos. 2. Carta Internacional dos Direitos. 3. Responsabilidade internacional dos Estados.

Unidade II: Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Brasil. 1. Antecedentes históricos. 2. Planos Nacionais de Direitos Humanos e políticas públicas de Direitos Humanos no Brasil. 3. Recepção dos tratados de Direitos Humanos.

Unidade III: Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. 1. Sistema Universal de Proteção aos Direitos Humanos: história, estrutura, principais instrumentos e mecanismos de acesso. 2. Sistemas Regionais: europeu e africano. 3. Sistema Interamericano de proteção aos Direitos Humanos: história, estrutura, principais instrumentos e mecanismos de acesso.

Unidade IV: Temas Atuais do Direito Internacional dos Direitos Humanos. 1. Direitos econômicos, sociais e culturais e direitos civis e políticos.

(3)

Além disso, várias outras disciplinas de caráter obrigatório dedicam boa parte de seu conteúdo aos direitos da pessoa humana, dentre as quais:

 Direito Constitucional I (68 hs): aborda os direitos e garantias fundamentais na Constituição brasileira, incluindo o estudo dos direitos individuais, sociais e políticos;

 Direito Indígena e Afrobrasileiro (34 hs): estudo das normas nacionais e internacionais de proteção dos povos indígenas e dos afrobrasileiros;

 Direito da Criança e do Adolescente (34 hs): estudo das normas nacionais e internacionais de proteção das crianças e dos adolescentes;

 Direito Ambiental (68 hs): aborda a temática ambiental a partir do direito humano ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Cabe ressaltar, ainda, que os cursos de graduação em direito no Brasil possuem um Núcleo de Prática Jurídica, voltado para a realização de estágio curricular supervisionado. No âmbito da UFPA, as disciplinas vinculadas ao Núcleo de Prática Jurídica incluem o atendimento da população carente, permitindo aos estudantes conhecer e atuar em casos de violação dos direitos humanos.

No âmbito da extensão universitária, funcionam dois projetos sobre direitos humanos:

 Clínica de Direitos Humanos da Amazônia: tem como objetivo geral promover a qualificação profissional e a prática em direitos humanos dos estudantes da graduação e pós-graduação em direito da UFPA e como objetivos específicos: apoiar a sociedade civil e o poder público em ações de respeito aos direitos humanos; identificar e estudar casos paradigmáticos de violações dos direitos humanos; fomentar, quando necessário, a proposição de demandas judiciais nacionais e internacionais na defesa dos direitos humanos, proporcionando vivência processual aos estudantes, em parceria com outras entidades; capacitar os estudantes para realizar pesquisas acadêmicas voltadas para os direitos humanos na Amazônia, objetivando a produção de dissertações, artigos científicos e monografias; estudar a legislação, jurisprudência nacional e internacional dos direitos humanos, confeccionando bancos de dados; participar de audiências e sessões de órgãos internacionais de proteção aos direitos

(4)

humanos. Atualmente, a Clínica conta com duas linhas de ação: Internacional e Direitos Econômicos, Sociais e Culturais;

 Educação em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica aos Defensores de Direitos Humanos do Estado do Pará: tem como objetivo geral a formação continuada em direitos humanos, tanto no ensino formal quanto no ensino informal, dedicada à comunidade de áreas de violações dos direitos no Pará, além do acompanhamento da proteção multinível das ameaças contra a vida dos defensores que enfrentam violações. Para tanto, são integrados estudantes e comunidade em atividades que permitam a melhor compreensão sobre as dimensões dos direitos humanos e a prática de enfrentamento às violações, a partir das diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Seus objetivos específicos são: verificar a instauração de inquéritos policiais com registros das ameaças sofridas pelos Defensores de Direitos Humanos e propor ação judicial para apuração das denúncias; realizar oficinas para educação na temática dos direitos humanos, considerando a normativa nacional e internacional; capacitar os defensores de direitos humanos acerca do funcionamento do sistema de garantias de direitos e acesso aos órgãos fiscalizadores, como Ministério Público, Justiça Estadual e Defensoria Pública, objetivando publicação final em manual detalhado que sirva de orientação para a atuação dos defensores de direitos humanos; sistematizar os saberes e práticas dos defensores de direitos humanos a fim de produzir cartilha informativa.

Vale observar que a UFPA dispõe, desde 2005, de um Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, que oferece curso de mestrado, com duração de 2 anos, e curso de doutorado, com duração de 4 anos. A Pós-Graduação organiza-se em torno de quatro linhas de pesquisa: Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos; Direitos Humanos e Inclusão Social; Direitos Humanos e Meio Ambiente; Intervenção Penal, Segurança Pública e Direitos Humanos. Seu corpo docente é composto por 24 professores, que trabalham diversas disciplinas e projetos de pesquisa vinculados à temática dos direitos humanos.

(5)

1.2. Competências/Habilidades:

A Resolução nº 9/04, do Conselho Nacional de Educação, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, estabelece que deverá ser assegurada, no perfil do graduando, “sólida formação geral, humanista e axiológica, capacidade de análise, domínio dos conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.” Além disso, são elencadas as seguintes competências e habilidades:

a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;

b) interpretação e aplicação do direito;

c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;

d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;

e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;

f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica; g) julgamento e tomada de decisões;

h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

Ao lado dessas competências/habilidades gerais, o curso de direito da UFPA busca desenvolver as seguintes:

a) identificação de situações de violação dos direitos humanos: as disciplinas que abordam os direitos humanos se baseiam no estudo da jurisprudência nacional e internacional sobre a matéria, o que habilita os estudantes a reconhecer casos de violação dos direitos humanos e manejar os instrumentos de reparação dos danos. Além disso, os projetos de extensão acima apresentados possibilitam aos estudantes lidarem com situações concretas de violação dos direitos humanos;

(6)

b) diálogo e argumentação: os estudantes participam de debates coordenados pelos docentes com o objetivo de desenvolver sua capacidade argumentativa em casos que envolvam direitos humanos. Além disso, são orientados para a preparação de memoriais e peças processuais que tratam da defesa dos direitos humanos;

c) resolução de conflitos judiciais e extrajudiciais: no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica, os estudantes realizam atendimento da população carente, capacitando-se para a solução de conflitos.

1.3. Atividades/Avaliação:

As principais atividades presenciais desenvolvidas nas disciplinas que abordam os direitos humanos são as seguintes:

a) aulas dialogadas: a apresentação dos conteúdos da disciplina pelo docente é feita de maneira a favorecer a participação dos estudantes, por meio da formulação de perguntas que levam ao debate em sala de aula sobre a matéria;

b) trabalhos em grupo: os estudantes realizam estudos de caso e pesquisa de jurisprudência sobre direitos humanos, apresentando suas conclusões em sala de aula para os demais colegas;

c) trabalhos práticos: os estudantes realizam memoriais e peças processuais que tratam da defesa dos direitos humanos.

A preparação dessas atividades supõe horas de trabalho não presenciais, embora elas não sejam contabilizadas para integralização curricular.

A avaliação é processual e somativa, baseada em provas dissertativas e trabalhos escritos, realizados no decorrer e no final da disciplina, além da avaliação da participação dos estudantes nas atividades de classe.

1.4. Materiais/Tecnologias:

Dentre os materiais utilizados no ensino de direitos humanos na UFPA, predominam os de tipo bibliográfico, compostos pela literatura nacional e estrangeira, veiculada em livros e revistas especializadas, e a legislação e jurisprudência pertinentes.

(7)

Além disso, os docentes das disciplinas preparam textos expondo os tópicos centrais que nelas são abordados.

Os estudantes contam com acesso à internet para realizar pesquisas no Laboratório de Informática e na Biblioteca do ICJ. Encontra-se em construção uma base de dados contendo jurisprudência nacional e internacional sobre direitos humanos.

1.5. Educação virtual:

Não são utilizadas técnicas de educação virtual no ensino de graduação.

2. Análise e propostas:

O conjunto de iniciativas realizados nos níveis de graduação e pós-graduação pela UFPA permite avaliar positivamente o desenvolvimento do ensino de direitos humanos na instituição. O projeto pedagógico do curso de graduação destaca os direitos humanos como um de seus eixos centrais, propiciando aos estudantes diversas disciplinas e atividades voltadas para seu estudo, correspondendo à pós-graduação a formação dos docentes e o desenvolvimento de conteúdos, por meio de suas atividades de pesquisa, para o ensino da graduação.

Os bons resultados dessas atividades podem ser medidos pela difusão da cultura dos direitos humanos. Parte significativa dos advogados, juízes, membros do Ministério Público e demais profissões jurídicas que atuam no Estado do Pará são formados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA, o que implica uma mudança paulatina das instituições jurídicas no sentido da defesa e promoção dos direitos humanos, especialmente em favor dos grupos vulneráveis. As publicações dos corpos docente e discente do ICJ também representam importantes contribuições para a difusão dessa cultura.

Pode-se igualmente afirmar que há uma sensibilização da comunidade acadêmica local sobre a importância dos direitos humanos. Nos cursos de graduação e pós-graduação em direito conta-se com a participação de docentes de outras áreas do conhecimento, tais como sociologia, filosofia e ciência política. O diálogo por eles desenvolvido com os corpos docente e discente do ICJ os incentiva a direcionar suas

(8)

atividades para o campo dos direitos humanos, o que possibilita sua inclusão como matéria em outros cursos da UFPA.

O ICJ também tem colaborado na adoção de medidas de ações afirmativas para o ingresso e permanência de grupos vulneráveis na UFPA. Atualmente, a instituição dispõe de um programa de cotas dirigido a egressos de escola pública, negros, indígenas e pessoas com deficiência. A formulação e implementação desse programa contou com a colaboração de docentes do ICJ, o qual também oferece processo seletivo especial para ingresso de indígenas no curso de mestrado.

Sobre essa base, consideramos que os seguintes pontos merecem aperfeiçoamento:

a) embora haja um constante diálogo com docentes de outras áreas do conhecimento nos cursos de graduação e pós-graduação do ICJ, a inclusão dos direitos humanos como matéria transversal e específica em outros cursos da UFPA é ainda incipiente. Isso decorre, em parte, da ausência de previsão desse conteúdo nas diretrizes curriculares de outros cursos de graduação, o que tende a ser modificado a partir da aprovação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 1/12);

b) nem todas as competências/habilidades necessárias para atuar em favor dos direitos humanos são desenvolvidas no curso de direito. A inclusão dessa temática nas disciplinas ainda é irregular, estando mais presente no âmbito das disciplinas vinculadas ao direito público do que no âmbito do direito privado. Além disso, temas como políticas públicas de direitos humanos e técnicas de mediação/conciliação ainda não são objeto de estudos sistemáticos;

c) embora haja iniciativas importantes vinculadas aos direitos humanos no âmbito da prática jurídica e da extensão universitária, o número de alunos que participam dessas atividades ainda é pequeno;

d) o uso de tecnologias de informação e comunicação deve ser mais desenvolvido, a fim de ampliar a oferta de atividades voltadas para a formação em direitos humanos e estimular o auto-aprendizado.

Antonio Moreira Maués Professor Associado da UFPA

Referências

Documentos relacionados

a) Figuras ou motivos - são formas ou conjunto de formas não-interrompidas, portanto consideradas em primeiro plano (leis de percepção), invocando tensão e alternância visual

A deformação estimada não se aproximou bem à deformação medida em baixas frequências, principalmente abaixo do primeiro modo de vibração, quando não foram

Nos dias atuais já identificamos o surgimento de novos hospitais e clinicas privadas prestando serviço de forma direta, cliente sendo responsável por efetuar o

O presente trabalho procurou observar como se processa a evolução da capacidade da memória operatória ao longo do desenvolvimento humano, comparando, entre si, os grupos

Mais tarde, os pesquisadores passam a se referir ao conceito como engajamento do empregado (employee engagement) – mais popular nas empre- sas e consultorias - ou

entendimento da relação entre a globalização e Ruralidade além do ponto de vista Josefa Salete Barbosa Cavalcanti na sua obra em 2004 sobre das transformações do mundo rural

Figure 4.5a presents the QoE results for the same vehicular scenario using the QoE- awareness policy proposed in 4.3, i.e., the traffic balance output is accepted if more than 70%

Tipos de Atividades Título da Atividade Material Necessário Descrição Sucinta Divisão da Turma Tempo Estimado Ser diferente é normal.. 5 forminhas de empada de alumínio,