• Nenhum resultado encontrado

Análise da história da Química em livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise da história da Química em livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2015"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE QUÍMICA

ANÁLISE DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM LIVROS

DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD

2015

Josiane Vieira Caixeta

Brasília – DF

2º/2016

(2)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE QUÍMICA

Josiane Vieira Caixeta

ANÁLISE DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM LIVROS

DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD

2015

Trabalho de Conclusão de Curso em Ensino de Química apresentada ao Instituto de Química da Universidade de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Química.

Orientador: Gerson de Souza Mól

2º/2016

(3)

2

Análise da História da Química em Livros Didáticos do ensino médio

aprovados pelo PNLD 2015

Josiane Vieira Caixeta e Gerson de Souza Mól

Este artigo apresenta os resultados obtidos na análise de todas as coleções de livros didáticos de Química aprovadas pelo PNLD 2015, sobre Historia da Química (HQ). Para isso, utilizamos a ficha de avaliação proposta por Batista, Mohr e Ferrari (2007), com adaptações. Os resultados indicam, de forma geral, que a abordagem da HQ nos Livros didáticos analisados está mais adequada em relação aos livros aprovados pelos PNLD anteriores.

Palavras-chave: História da Química, análise de Livro Didático, Ensino de Química.

Introdução

Concordamos com as ideias de Vasconcelos e Souto (2003, p. 93) que, “no ensino de ciências, os livros didáticos constituem um recurso de fundamental importância, já que representam em muitos casos o único material de apoio didático disponível para alunos e professores”.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, é importante que a formação possibilite aos estudantes “conhecer como a Química foi se consolidando como ciência, com seus métodos, modelos e teorias. Isso permite a compreensão da dinâmica da geração do conhecimento, com seus avanços, disputas e erros, e a influência de contextos sociais nesse processo de construção humana. É necessário garantir espaço e tempo escolares para que sejam abordados esses temas, de forma que o conhecimento faça sentido para a vida dos/as estudantes” (BRASIL, 2016, p. 592).

Considerando a importância do Livro Didático de Química (LDQ), e a abordagem histórica dos conteúdos para o processo ensino-aprendizagem, a contextualização histórica não deve se ocupar apenas da menção de nomes de cientistas e datas, “mas de revelar conhecimentos como construções socialmente produzidas, influenciando e sendo influenciadas por condições políticas, econômicas, sociais, de cada época” (BRASIL, 2016, p. 139).

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) teve início em 1929, com outra denominação. O PNLD visa à distribuição de obras didáticas aos alunos das escolas públicas

(4)

3 nacionais. Ao longo desses anos, o programa foi aperfeiçoado e teve diferentes nomes e formas de execução. Atualmente, o PNLD é voltado à educação básica brasileira, tendo como única exceção os alunos da educação infantil (FNDE, 2016).

Em 2003, foi instituído o Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM), seu primeiro ano de execução foi em 2004, neste ano foram distribuídos para os alunos do 1º ano do Norte e do Nordeste do Brasil, livros do componente curricular Português e Matemática. No ano seguinte, a distribuição foi ampliada para todos os três anos no ensino médio e todas as regiões.

No PNLEM 2007, houve a implementação dos livros didáticos de Química e História. E, em 2012 houve o primeiro PNLD para o ensino médio, que juntou o PNLD antigo (só para o ensino fundamental) com o PNLEM (só ensino médio). Em 2015, ocorreu o segundo PNLD em que o componente curricular Química esteve presente.

As coleções são inscritas pelas editoras à um edital específico, que posteriormente são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), que elabora o Guia do Livro Didático. Este Guia contém a ficha de avaliação com todos os critérios do componente curricular à que os livros foram submetidos e também resenhas de cada coleção aprovada. O Guia é disponibilizado no portal pelo FNDE, que também o envia impresso às escolas já cadastradas no Programa, cujo objetivo é orientar os professores na escolha dos livros didáticos a serem adotados pelas escolas nos próximos três anos. O PNLD busca à melhoria na qualidade do ensino, com a ampliação do uso de LD.

Segundo o Guia do PNLD 2015, a maneira como a História da Ciência está apresentada nos livros didáticos tem grande relevância para o aprendizado:

Os conceitos científicos não são produtos da imaginação brilhante de gênios iluminados, que isoladamente teriam poder de mudar os rumos da ciência. Ao contrário, todo conhecimento científico é produzido por grupos de pesquisadores localizados em diferentes tempos históricos, em diferentes contextos socioeconômicos, em diferentes cenários políticos. A ciência se faz na trama histórica dos acontecimentos sociais e políticos mundiais. (BRASIL, 2014, p.10).

No Guia do PNLD 2015, está explicitada a ficha com todos os critérios de avaliação do componente curricular Química à que os livros foram submetidos. A ficha é dividida em seis blocos, sendo um deles “Abordagem teórico-metodológica e proposta didático-pedagógica”. Deste bloco destacamos dois critérios que estão diretamente relacionados a HQ

(5)

4 (BRASIL, 2014, p. 13):

1. apresenta a Química como ciência de natureza humana marcada pelo seu caráter provisório, enfatizando as limitações de cada modelo explicativo, por meio de exposição de suas diferentes possibilidades de aplicação;

2. apresenta o conhecimento químico de forma contextualizada, considerando dimensões sociais, econômicas e culturais da vida humana, em detrimento de visões simplistas acerca do cotidiano, estritamente voltadas à menção de exemplos ilustrativos genéricos que não podem ser considerados significativos como vivência.

O uso das imagens no ensino é importante, pois podem “contribuir para a compreensão dos conceitos químicos presentes nos textos, dependendo da forma como são inseridas”(SCALCO, CORDEIRO, KIILL, 2015, p. 136).

No sentindo de analisar a História da Ciência nos Livros Didáticos, o trabalho de Batista, Mohr e Ferrari (2007), apresenta uma ficha para a avaliação dos Livros Didáticos de Ciências do ensino fundamental à serem adotados e também apresenta resultados obtidos da análise de livros didáticos do ensino fundamental distribuídos em 2005.

Por ser tratar de um trabalho de ensino fundamental e também pela quantidade de critérios na ficha de análise sugerida, realizamos algumas adaptações nesta ficha, reduzimos os 7 critérios para apenas 4. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar a HQ nos LDQ aprovados pelo PNLD 2015, de acordo com as categorias propostas por Batista, Mohr e Ferrari (2007), com adaptações.

Metodologia

Incialmente, realizamos uma revisão bibliográfica sobre análise de Livros Didáticos de Química em artigos e dissertações, para conhecer as metodologias utilizadas, buscando por palavras-chave em sites e periódicos como, por exemplo, da Química Nova na Escola. O universo escolhido para esta análise constitui-se dos livros aprovados pelo PNLD 2015 para a disciplina de Química por serem os que estão em uso nas escolas públicas atualmente (2015 a 2017). Em seguida, procedemos busca dascoleções dos LDQ a serem analisadas, versão PDF e impressa.

Dividimos a análise em 3 fases:

(6)

5 2. classificação de cada trecho de HQ como fundamental ou complementar e

3. análise individual de cada trecho de HQ, conforme categorias do Quadro 1. Quadro 1-Ficha de análise com as 4 categorias.

Categorias Descrição das categorias Atende/parcial /não atende 1. Perfil do cientista Nome, tipo de formação, nacionalidade, data de nascimento e falecimento, local

onde desenvolveu seu trabalho. 2, 1 ou 0 2. Contextualização Religioso, social, econômico, político ou científico 2, 1 ou 0 3.Característica da

atividade científica Ciência como atividade individual ou coletiva. 2, 1 ou 0 4. Imagens

Figuras de cientistas, figuras das etapas de um experimento e/ou figuras de

equipamentos e/ou figuras de modelos 2, 1 ou 0 Na primeira fase, realizamos a leitura exploratória de todas as coleções de livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2015, identificamos e marcamos todos os trechos de HQ. Denominamos, por trecho de HQ, parte do texto de um capítulo do LDQ que apresenta fatos históricos, desenvolvimento de uma teoria e/ou modelo. Caracterizamos efetivamente uma apresentação de HQ, trechos acima de 3 linhas.

Na segunda fase, realizamosnovamente a leituras dos trechos e classificamoscada um deles como fundamental ou complementar. Classificamoscomo fundamental o trecho que se encontram no meio do texto corrido. Consideramos como complementares aqueles trecho de HQ apresentados pelos autores de maneira destacada em quadros, funcionando como adicional que apenas acrescentam um fato extra, tal como uma curiosidade, deixando a critério do aluno a leitura ou não, podendo ser retirado do livro sem nenhum prejuízo. No entanto, se o box estiver citado no texto corrido, que o antecede ou sucede, este deixa de ser box e passa a ser trecho fundamental.

Na terceira fase, realizamos a análise individual dos trechos conforme Quadro 1, proposta por Batista, Mohr e Ferrari (2007), com adaptações, atribuindo valor 0, 1 ou 2 para cada uma das quatro categorias estabelecidas conforme descrito abaixo.

Descrição das categorias:

Foiatribuída nota 2 para o trecho que atendesse todas ou quase todas as condições da categoria 1, ou seja, que apresentasse no mínimo três informações básicas dos cientistas, tais como: nome, tipo de formação, nacionalidade, data de nascimento e falecimento e local onde desenvolveu seu trabalho. Nota 1, para os que apresentassem parcialmente, ou seja,

(7)

6 possuíssem duas das informações citadas anteriormente. Nota 0, para os trechos que não apresentassem nenhum tipo de informação básica. Se o trecho possuísse mais de um cientista a nota seria de acordo com a maioria.

Foi atribuída nota 2 para o trecho que atendesse a categoria 2, ou seja, que apresentasse informações sobre os contextos religioso, social, econômico, político ou científico que podem ter influenciado nos resultados dos cientistas. Nota 1, para o que apresentasse parcialmente o contexto (situação intermediária) e nota 0 se não apresentasse nenhum tipo de contexto.

Na categoria 3, procuramos identificar a forma como o conhecimento científico era apresentado pelos autores: individual ou coletiva. Foi atribuída nota 2 para o trecho que apresentasse a HQ com caráter coletivo, mostrando, para isso, o desenvolvimento de um modelo, lei (princípio) ou teoria com suas falhas e avanços. Avaliamos dessa forma, se existe preocupação dos autores em apresentar a Ciência como atividade humana, desenvolvida por grupos de pessoas e não de forma individual, tendo algum cientista como gênio. Nota 1, para o trecho que apresentasse de ambas as formas, parte do trecho de forma coletiva e parte de forma individual. Nota 0, para o trecho que apresentasse de forma individual, atribuindo aquele feito exclusivamente a um determinado cientista.

Na categoria 4, foi atribuída nota 2 ao trecho que apresentasse duas ou mais figuras que podiam ser de cientistas, equipamentos, modelos ou etapas de um experimento. Consideramos importante a presença de imagens no LD, visto que ela tem a função de colaborar no entendimento de conceitos químicos, como por exemplo, os modelos atômicos. Nota 1 ao que apresentasse somente a imagem do cientista, pois não possui nenhum papel esclarecedor, e nota 0 para o trecho que não apresentasse nenhum tipo de imagem.

Resultados e discussão

Os livros aprovados pelo PNLEM 2007 para o componente curricular Química estão dispostos no Quadro 2 e os livros aprovados pelo PNLD 2012 estão dispostos no Quadro 3.

Quadro 2 - Coleção de livros de Química aprovadas pelo PNLEM 2007.

Coleções

QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO, Eduardo L. Canto e Francisco

(8)

7 Química, Ricardo Feltre, v. 1, 2, 3. 6a ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005

Universo da Química, José Carlos de Azambuja Bianchi, Carlos Henrique Abrecht e

Daltamir Justino Maia, v. Único. 1a ed. São Paulo: Editora FTD S/A, 2005

Química, Olímpio S. Nóbrega, Eduardo R. Silva e Ruth H. Silva, v. Único. 1a ed. São

Paulo: Ática, 2005.

QUÍMICA, Andréa Horta Machado Eduardo Fleury Mortimer, v. Único. 1a ed. São

Paulo: Scipione, 2005. 


Química e Sociedade, Wildson L. P. Santos e Gerson S. Mól (coord.), v. Único. 1a

ed. São Paulo: Nova Geração, 2005. 


Quadro 3 - Coleção de livros de Química aprovadas pelo PNLEM 2012.

Coleções

QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO, Eduardo Leite do Canto

Francisco Miragaia Peruzzo. Editora Moderna

QUÍMICA – MEIO AMBIENTE – CIDADANIA – TECNOLOGIA, Martha Reis.

Editora FTD

QUÍMICA, Andréa Horta Machado Eduardo Fleury Mortimer. Editora Scipione QUÍMICA PARA A NOVA GERAÇÃO – QUÍMICA CIDADÃ

Wildson L. P. Santos e Gerson S. Mól (coord.), Editora Nova Geração, 2009

SER PROTAGONISTA QUÍMICA, Julio Cesar Foschini Lisboa. Edições SM

As coleções analisadas foram as aprovadas pelo PNLD 2015, conforme Quadro 4.

Quadro 4 - Coleção de livros analisadas.

Coleção Livro

LDA QUÍMICA, Martha Reis Marques da Fonseca. Editora Ática, 1ª edição, 2013. LDB QUÍMICA, Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado. Editora Scipione, 2ª edição, 2013. LDC QUÍMICA CIDADÃ, Gerson de Souza Mól e Wildson Luiz Pereira dos Santos (coordenadores). Editora AJS, 2ª edição, 2013. LDD SER PROTAGONISTA – QUÍMICA, Murilo Tissoni Antunes. Edições SM, 2ª edição, 2013

Os trechos de HQ presentes nos LDQ analisados foram identificados e classificados conforme metodologia descrita (fase 1 e 2). Os dados obtidos estão dispostos no Quadro 5.

Quadro 5 - Quantidade e classificação dos trechos.

Coleçã o Livro s fundamenttrecho al trecho complement ar Total de trechos LDA V 1 V 2 22 12 16 14 38 26 V 3 11 9 20 LDB V 1 V 2 10 2 20 3 22 13 V 3 11 2 13 LDC V 1 27 8 35 V 2 20 6 26 V 3 24 2 26 LDD V 1 9 31 40

(9)

Somando os números de trechos fundamentais e obtemos o gráfico da figura 1.

Figura 1 – Quantidade de trechos com caráter Fundamental e Complementar nos três volumes de cada

Conforme dados da figura 1, trechos de HQ com caráter fundamental. Já

trechos de HQ com caráter complementar, algo já previsto de acordo com a resenha do do PNLD 2015, para a coleção LDD.

Com o objetivo de orientar melhor os professores no mom o Guia do PNLD 2015 apresenta uma resenha para cada coleção

A resenha da coleção da 10 seções, sendo “Curiosidade”

intrigantes, dados históricos ou informações complementares aos conteúdos abordados, com vistas a enriquecer a aprendizagem.” (BRASIL, 2014, p.32). Porém, os trechos de HQ não se encontram apenas em tal seção, a maioria deles foram classificados como fundamental, ou seja, se encontram no texto corrido.

Na resenha da coleção

não consta nenhuma informação sobre a História da Ciência nos livros. Porém,

0 10 20 30 40 50 60 70 80 LDA Q u a n ti d a d e V 2 9 19 28 V 3 3 18 21

Somando os números de trechos fundamentais e complementares de cada coleção, obtemos o gráfico da figura 1.

Quantidade de trechos com caráter Fundamental e Complementar nos três volumes de cada coleção.

Conforme dados da figura 1, as coleções LDA e LDC, são as que mais possuem com caráter fundamental. Já as coleções LDB e LDD possuem a maioria dos trechos de HQ com caráter complementar, algo já previsto de acordo com a resenha do

para a coleção LDD.

Com o objetivo de orientar melhor os professores no momento da escolha da coleção, o Guia do PNLD 2015 apresenta uma resenha para cada coleção aprovada.

A resenha da coleção da Martha Reis (coleção LDA) informa que os livros possuem

Curiosidade” uma delas. Esta seção, segundo o Guia, “relata fatos

intrigantes, dados históricos ou informações complementares aos conteúdos abordados, com vistas a enriquecer a aprendizagem.” (BRASIL, 2014, p.32). Porém, os trechos de HQ não se seção, a maioria deles foram classificados como fundamental, ou seja, se encontram no texto corrido.

Na resenha da coleção Química, dos autores Mortimer e Machado ( consta nenhuma informação sobre a História da Ciência nos livros. Porém,

LDA LDB LDC LDD Coleções trechos fundamentais trechos complementares 8 28 21

complementares de cada coleção,

Quantidade de trechos com caráter Fundamental e Complementar nos três volumes de cada

as coleções LDA e LDC, são as que mais possuem as coleções LDB e LDD possuem a maioria dos trechos de HQ com caráter complementar, algo já previsto de acordo com a resenha do Guia ento da escolha da coleção, aprovada.

informa que os livros possuem uma delas. Esta seção, segundo o Guia, “relata fatos intrigantes, dados históricos ou informações complementares aos conteúdos abordados, com vistas a enriquecer a aprendizagem.” (BRASIL, 2014, p.32). Porém, os trechos de HQ não se seção, a maioria deles foram classificados como fundamental, ou Mortimer e Machado (coleção LDB), consta nenhuma informação sobre a História da Ciência nos livros. Porém, o número de

trechos fundamentais trechos complementares

(10)

9 trechos de HQ classificados como fundamentais e complementares quase iguais.

Na Resenha da coleção Química Cidadã dos coordenadores: Gerson Mól e Wildson Santos (coleção LDC), consta que, uma “característica relevante desta coleção é a abordagem dos conhecimentos químicos em perspectiva sócio-histórica, apresentando uma visão de ciência de natureza humana marcada pelo seu caráter provisório, enfatizando as limitações de cada modelo explicativo”. A coleção possui várias seções, A Ciência na História é uma delas, nesta seção, segundo o Guia, os autores fazem “abordagens sobre a natureza do conhecimento científico, em termos de seu contexto de produção e validação, do papel do cientista, de sua temporalidade e incerteza” (BRASIL, 2014, p.48-50).

A resenha da coleção Ser Protagonista (coleção LDD) informa que essa coleção é estruturada a partir de três eixos, História é um deles. Segundo a resenha, neste eixo os autores “pretende mostrar para o estudante o dinamismo da ciência e desmistificar representações comumente construídas sobre os cientistas. Este eixo, em geral, é apresentado em boxes, nos quais são ressaltadas biografias de químicos de destaque” (BRASIL, 2014, p. 56).

A coleção LDC é a que possui maior número de trechos de HQ classificado como fundamental. Já a coleção LDC é oposta, possui a maioria dos trechos como Complementar.

Em todas as coleções a maioria dos cientistas foram citados no texto corrido que antecede ou sucede o box. Desse modo, as informações contidas nos boxes poderiam ter sido colocadas no texto corrido.

Na coleção LDD, os textos que ficam entre os exercícios no final do capítulo, na seção

Ciência, Tecnologia e Sociedade, foram classificados como boxes.

Das coleções analisadas, duas delas (LDA e LDC) organizam seus livros de maneira fragmentada, em que cada autor elaborou uma parte do livro e, por fim, essas partes foram juntadas formando os livros. Essa forma de organização produz um livro fragmentado, em que a mesma história é contada mais de uma vez com o mesmo ponto de vista. Podemos observar isso, por exemplo, no volume 1 da coleção LDA, nas páginas 153 e 166, em que apresentam o modelo atômico de Thomson. Ambos os trechos obtiveram nota 5 na avaliação. E no volume 1 da coleção LDC, nas páginas 86 e 150, em que apresentam o modelo atômico de Dalton. Ambos os trechos obtiveram nota 7 na avaliação.

(11)

A análise dos dados da primeira e segunda fase (Quadro 3)

coleções o maior número de trechos referentes a HQ se encontravam nos respectivos volumes número 1, por isso optamos por analisá

Resultados da fase 3: Categoria 1

Em relação à primeira categoria (

HQ presentes no volume 1 de cada coleção foram avaliados com nota 2, pois apresentam mais de dois dados básicos do cientista tais como: nome completo, data de nascimento e falecimento, nacionalidade, tipo de formação e local onde desenvolveu seu trabalho.

Figura 2 – Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o critério 1. Observamos que os textos de HQ classificados como boxes são os que possuem mais detalhes sobre a vida do cientista, mas não necessariamente são biografias dos

Categoria 2

Em relação à segunda categoria coleções LDB e LDD não descrevem

nos resultados (motivo da criação de um modelo, teoria ou conflito

foram avaliados, portanto, com nota 0. A coleção LDC é a que apresenta o contexto na maioria dos seus trechos, sendo esse contexto o científico (descrevendo

na época, os avanços e os conflitos gerado na comunid

0 5 10 15 20 25 30 35 LDA Q u a n ti d a d e

A análise dos dados da primeira e segunda fase (Quadro 3) indicou que em todas as de trechos referentes a HQ se encontravam nos respectivos volumes número 1, por isso optamos por analisá-los na fase 3.

Resultados da fase 3:

Em relação à primeira categoria (Figura 2), observamos que, a maioria dos trechos de no volume 1 de cada coleção foram avaliados com nota 2, pois apresentam mais de dois dados básicos do cientista tais como: nome completo, data de nascimento e falecimento, nacionalidade, tipo de formação e local onde desenvolveu seu trabalho.

Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o critério 1. Observamos que os textos de HQ classificados como boxes são os que possuem mais detalhes sobre a vida do cientista, mas não necessariamente são biografias dos

Em relação à segunda categoria observamos que, a maioria dos trechos de HQ das coleções LDB e LDD não descrevem sobre o contexto da época que podem ter influenciado nos resultados (motivo da criação de um modelo, teoria ou conflito gerado na comunidade) e foram avaliados, portanto, com nota 0. A coleção LDC é a que apresenta o contexto na maioria dos seus trechos, sendo esse contexto o científico (descrevendo

conflitos gerado na comunidade).

LDA LDB LDC LDD Coleções

10 indicou que em todas as de trechos referentes a HQ se encontravam nos respectivos volumes

observamos que, a maioria dos trechos de no volume 1 de cada coleção foram avaliados com nota 2, pois apresentam mais de dois dados básicos do cientista tais como: nome completo, data de nascimento e falecimento, nacionalidade, tipo de formação e local onde desenvolveu seu trabalho.

Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o critério 1. Observamos que os textos de HQ classificados como boxes são os que possuem mais detalhes sobre a vida do cientista, mas não necessariamente são biografias dos cientistas.

que, a maioria dos trechos de HQ das sobre o contexto da época que podem ter influenciado gerado na comunidade) e foram avaliados, portanto, com nota 0. A coleção LDC é a que apresenta o contexto na maioria dos seus trechos, sendo esse contexto o científico (descrevendo como a ciência estava

nota 2 nota 1 nota 0

(12)

Figura 3 – Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o

Categoria 3

Em relação à terceira categoria (Figura 4), característica da atividade científica (Ciência como atividade individual ou coletiva), a

são de caráter coletivo em todas as obras analisadas.

Figura 4 – Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o

Categoria 4 0 5 10 15 20 25 30 Q u a n ti d a d e 0 5 10 15 20 25 30 T ít u lo d o E ix o

Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o critério 2.

Em relação à terceira categoria (Figura 4), característica da atividade científica (Ciência como atividade individual ou coletiva), a análise indicou, que a maioria dos trechos são de caráter coletivo em todas as obras analisadas.

Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o critério 3. LDA LDB LDC LDD Coleções LDA LDB LDC LDD Título do Eixo 11 Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o

Em relação à terceira categoria (Figura 4), característica da atividade científica que a maioria dos trechos

Quantidade de trechos do vol. 1 de cada coleção com as notas de acordo com o

nota 2 nota 1 nota 0 nota 2 nota 1 nota 0

(13)

Em relação à quarta categoria, que avalia a presença de figuras de cientistas e/ou figuras das etapas de um experimento e/ou figuras de equipamentos e/ou figuras de modelo, observamos por meio da Figura 5, que a maioria dos trechos de HQ das coleções LDA e apresenta apenas uma figura, que geralmente é a imagem do cientista em questão, cuja a imagem não tem nenhum papel esclarecedor do conteúdo, sendo avaliado, portanto, com nota 1. Já as coleções LDB e LDC possuem, na maioria dos trechos, mais de uma im recebendo assim nota 2.

Figura 5 – Análise dos trechos de HQ de acordo com a categoria 4.

A seguir, é apresentado parte de um trecho HQ da coleção LDB, referente ao modelo atômico de Dalton, classificado como Fundamental (Figura 6).

Figura 6 – Trecho de HQ sobre o modelo atômico de Dalton da coleção LDB.

0 5 10 15 20 25 LDA Q u a n ti d a d e

Em relação à quarta categoria, que avalia a presença de figuras de cientistas e/ou figuras das etapas de um experimento e/ou figuras de equipamentos e/ou figuras de modelo, observamos por meio da Figura 5, que a maioria dos trechos de HQ das coleções LDA e apresenta apenas uma figura, que geralmente é a imagem do cientista em questão, cuja a imagem não tem nenhum papel esclarecedor do conteúdo, sendo avaliado, portanto, com nota 1. Já as coleções LDB e LDC possuem, na maioria dos trechos, mais de uma im

Análise dos trechos de HQ de acordo com a categoria 4.

A seguir, é apresentado parte de um trecho HQ da coleção LDB, referente ao modelo atômico de Dalton, classificado como Fundamental (Figura 6).

Trecho de HQ sobre o modelo atômico de Dalton da coleção LDB.

LDA LDB LDC LDD

Coleções

12 Em relação à quarta categoria, que avalia a presença de figuras de cientistas e/ou figuras das etapas de um experimento e/ou figuras de equipamentos e/ou figuras de modelo, observamos por meio da Figura 5, que a maioria dos trechos de HQ das coleções LDA e LDD apresenta apenas uma figura, que geralmente é a imagem do cientista em questão, cuja a imagem não tem nenhum papel esclarecedor do conteúdo, sendo avaliado, portanto, com nota 1. Já as coleções LDB e LDC possuem, na maioria dos trechos, mais de uma imagem,

Análise dos trechos de HQ de acordo com a categoria 4.

A seguir, é apresentado parte de um trecho HQ da coleção LDB, referente ao modelo

Trecho de HQ sobre o modelo atômico de Dalton da coleção LDB.

nota 2 nota 1 nota 0

(14)

13 Na categoria 1, esse trecho recebeu nota 1, pois apresenta apenas os nomes dos cientistas pelo quais ficaram conhecidos e suas datas de nascimento e falecimento.

Na categoria 2, esse trecho recebeu nota 2, pois o primeiro parágrafo apresenta o contexto social e a necessidade de criação de tal modelo.

Na categoria 3, esse trecho recebeu nota 2, pois o segundo e o terceiro parágrafo mostram a participação de mais pessoas no desenvolvimento do modelo.

Na categoria 4, esse trecho recebeu nota 1, pois apresenta somente uma imagem e esta imagem não está de acordo com o título do texto. A imagem mais adequada seria de Dalton e não de Berzelius, visto que o título é sobre Dalton.

Considerações finais

Segundo dados estatísticos, divulgados no Portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a coleção mais distribuída para o componente curricular Química do PNLD 2015, foi a coleção LDA da autora Martha Reis Marques da Fonseca, com 3.075.146 livros distribuídos. Isto indica grande parte das escolas adotaram uma coleção que contém uma razoável abordagem da HQ, visto que a maioria dos trechos de HQ dessa coleção foram classificados como fundamental, obteve nota 2 para as informações básicas dos cientistas, nota 2 para o contexto, nota 2 para a forma como o conhecimento científico é apresentado e nota 1 para as ilustrações. A coleção dessa, participou do PNLD 2012 e PNLD 2015. Já as coleções LDC e LDD estão presentes desde o PNLEM 2007.

Chaves (2014) afirma que, “os dados biográficos dos cientistas são as informações históricas mais encontradas nos livros de Química aprovados no PNLEM 2007”. Afirma também que o trabalho científico presente nos techos de HQ, aparece como fruto de um trabalho isolado e reforça a concepção individualista da ciência, e que a parte mais bem discutida é sobre os modelos atômicos.

A nossa análise de HQ presente nos LDQ aprovados no PNLD 2015, indicou que a maioria dos trechos de HQ foram classificados como fundamentais e, que as biografias não são frequentes. A HQ presente nos livros aprovoandos no PNLD 2015, melhorou em comparação com os aprovados no PNLEM 2007 em relação à ciência como atividade coletiva, à preseça do contexto histórico e a discussão vai além dos modelos atômicos. Os

(15)

14 LDQ relatam os 
questionamentos e problemas que 
geraram os novos conhecimentos científicos.


Em todas os trechos de HQ, classificados como complementares, de todas as coleções, a maioria dos cientistas foram citados no texto corrido que antecede ou sucede o box. Desse modo, as informações contidas nos boxes poderiam ter sido colocadas no texto corrido.

Referências

BATISTA, R. P.; MOHR, A.; FERRARI, N. Análise da história da ciência em livros didáticos do Ensino Fundamental em Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis, SC.

Anais. Florianópolis: ABRAPEC, 2008. Disponível em:

<http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p380.pdf>. Acesso em 02 abr. 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Química. Guia de livros

didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino médio. Brasília: MEC; SEB, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2016.

HIPÓLITO. E. S. R.; FIORESI, C. A.; CUNHA, M. B. Análise da História da Ciência em um livro didático de Química na perspectiva do currículo oculto. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v.9, n.1, p. 93 - 104, 2007.

FNDE. Histórico. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-historico>. Acesso em 29 nov. 2016.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química. 2ª ed. – São Paulo: Scipione, 2013. FONSECA. M. R. M. Química. 1ª ed. – São Paulo: Ática, 2013.

SANTOS, W. L. P. ; MÓL, G. S. (Coords.); MATSUNAGA, R. T.; DIB, S. M. F.; CASTRO, E. N. F.; SILVA, G. S.; SANTOS, S. M. O.; FARIAS, S. B. Química Cidadã. 2ª ed. –

(16)

15 São Paulo: AJS, 2013.

ANTUNES, M. T.; Ser protagonista-Química. 2ª ed. – São Paulo: SM, 2013.

CHAVES, L. M. M. P.; SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. História da Ciência no Estudo de Modelos Atômicos em Livros Didáticos de Química e Concepções de Ciência. Química Nova na Escola, v. 36, N° 4, p. 269-279, 2014.

SCALCO, K. C.; CORDEIRO, M. R.; KIILL, K. B. Representações Presentes nos Livros Didáticos: Um Estudo Realizado para o Conteúdo de Ligação Iônica a Partir da Semiótica Peirceana. Química Nova na Escola, v. 37, N° 2, p. 134-142, 2015.

Referências

Documentos relacionados

a velocidade tem módulo constante, mas muda continuamente de direção; o vetor posição também muda continuamente mas se escolhermos a origem das coordenadas no centro de rotação,

reflexões acerca da construção do conhecimento. Nesta breve escrita do vivido, apresentei algumas memórias evocadas em uma curta viagem de volta nos arquivos de vida,

ing the ancestry of the population estimated by others; without information about the state of origin of the sample individuals; lacking data on ancestry for the three

- 1987 1987: Setor de Flores Holambra registra grande prejuízo; paralisa atividades e decide vender as linhas de flores.. Histórico da Floricultura do Brasil Histórico

Especificamente, esse trabalho procurou diagnosticar a situação do acervo em estudo; identificar o nível de arranjo a ser descrito; identificar a norma de descrição arquivística

O Weka4WS tem a funcionalidade de executar as 3 tarefas ao mesmo tempo, enviando cada tarefa para um nó do Grid, enquanto o Weka Parallel não tem tal funcionalidade porém paraleliza

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

O Leitor chega ao balcão de atendimento da biblioteca e diz ao atendente que deseja emprestar um ou mais livros da biblioteca.. O Atendente seleciona a opção para adicionar um