• Nenhum resultado encontrado

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para Condicionalidades Ex-ante

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para Condicionalidades Ex-ante"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Condicionalidades Ex-ante

P

rograma de Desenvolvimento Rural do Continente

para 2014-2020

(2)

PDR2020

2

A

VALIAÇÃO DAS

C

ONDICIONALIDADES

E

X

-

ANTE

IDENTIFICAÇÃO DAS CONDICIONALIDADES EX-ANTE GERAIS APLICÁVEIS E AVALIAÇÃO DO SEU CUMPRIMENTO

Condicionalidade ex-ante aplicável a nível nacional

Cumprimento da Condicionalidade ex-ante aplicável Critério Cumprimento do critério Prioridades/Domínios/ Medidas

G1) Combate à discriminação: Existência de capacidade administrativa para a execução e a aplicação efetivas da legislação da União de combate à discriminação e da política no domínio dos FEEI.

Sim

G1.a) Disposições em conformidade com o quadro institucional e legal dos

Estados-Membros para a participação dos organismos responsáveis pela promoção da igualdade de tratamento de todas as pessoas na preparação e execução dos programas, incluindo a prestação de aconselhamento sobre igualdade de tratamento nas atividades ligadas aos FEEI.

sim

6B

M16, M19, M01, M02

G1.b) Disposições para a formação do pessoal das autoridades

administrativas envolvido na gestão e controlo dos FEEI no domínio da legislação e da política da União de combate à discriminação

Não aplicável

G2) Igualdade entre homens e mulheres: Existência de capacidade administrativa para a execução e a aplicação eficaz da legislação e da política da União em matéria de igualdade entre homens e mulheres no domínio dos FEEI.

Sim

G2.a) Disposições em conformidade com o quadro institucional e legal dos

Estados-Membros para a participação de organismos responsáveis pela promoção da igualdade de género na preparação e execução dos programas, incluindo a prestação de aconselhamento sobre igualdade entre homens e mulheres nas atividades ligadas aos FEEI.

Sim

6B

M19, M06, M01, M02, M16

G2.b) Disposições para a formação do pessoal das autoridades

administrativas envolvido na gestão e controlo dos FEEI nos domínios da legislação e da política da União em matéria de igualdade entre homens e mulheres e da integração da perspetiva de género.

Não aplicável

G3) Deficiência: Existência de capacidade administrativa para a execução e a aplicação efetiva da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência (UNCRPD) no domínio dos FEEI em conformidade com a Decisão 2010/48/CE do Conselho.

Sim

G3.a) Disposições em conformidade com o quadro legal e institucional dos

Estados-Membros para a consulta e participação dos organismos responsáveis pela proteção dos direitos das pessoas com deficiência ou das organizações representativas das pessoas com deficiência e outras partes interessadas na preparação e execução dos programas.

Sim

6B

(3)

PDR2020

3

Condicionalidade ex-ante aplicável a nível nacional

Cumprimento da Condicionalidade ex-ante aplicável Critério Cumprimento do critério Prioridades/Domínios/ Medidas G3.b) Disposições para a formação do pessoal das autoridades

administrativas envolvido na gestão e controlo dos FEEI nos domínios da legislação e da política nacional e da União aplicáveis em matéria de deficiência, incluindo em matéria de acessibilidade e da aplicação prática da Convenção UNCRPD tal como consagrado nas legislações nacional e da União, consoante o caso.

Não aplicável

G3.c) Disposições que visam garantir a aplicação do artigo 9.º da Convenção

UNCRPD relativamente aos FEEI na elaboração e execução de programas. Não aplicável

G4) Contratos públicos: Existência de disposições para a aplicação efetiva da legislação da União em matéria de contratos públicos no domínio dos FEEI.

Sim

G4.a) Disposições de aplicação efetiva das regras da União em matéria de contratos públicos através dos mecanismos adequados.

Sim

5B, 6B, 1A, 5C, 5A M02, M01, M04, M19, M16, M08, M06 G4.b) Disposições que garantam a transparência dos processos de

adjudicação dos contratos.

Sim

G4.c) Disposições em matéria de formação e divulgação da informação para o pessoal envolvido na execução dos FEEI.

Sim

G4.d) Disposições destinadas a assegurar a capacidade administrativa para a execução e a aplicação das normas da União em matéria de contratos públicos.

Sim

G5) Auxílios Estatais: Existência de disposições para a aplicação efetiva da legislação da União em matéria de auxílios estatais no domínio dos FEEI Sim

G5.a) Disposições para a aplicação efetiva das normas em matéria de auxílios estatais da União.

Sim P4, 2B, 5A, 5D, 5C, 3A, 2A, 1C, 5B, 5E, 6B, 3B, 6C, 1B, 1A

(4)

PDR2020

4

Condicionalidade ex-ante aplicável a nível nacional

Cumprimento da Condicionalidade ex-ante aplicável Critério Cumprimento do critério Prioridades/Domínios/ Medidas

G5.b) Disposições em matéria de formação e divulgação da informação para o pessoal envolvido na execução dos FEEI

Sim M10, M113, M08, M02, M17, M13, M16, M04, M06, M15, M19, M14, M12, M01, M341, M20, M131, M11, M05

G5.c) Disposições destinadas a assegurar a capacidade administrativa para a execução e a aplicação do direito da União em matéria de regras de auxílios estatais

Não aplicável

G6) Legislação ambiental relativa à avaliação de impacto ambiental (AIA) e à avaliação ambiental estratégica (AAE) Existência de disposições que garantam a aplicação efetiva da legislação ambiental da União relativa à AIA e à AAE.

Sim

G6.a) Disposições para a efetiva aplicação da Diretiva 2011/92/UE do Parlamento Europeu e do Conselho (AIA) e da Diretiva 2001/42/CE do Parlamento Europeu e do Conselho (AAE);

Sim

G6.b) Disposições relativas à formação e divulgação da informação para o pessoal envolvido na execução das Diretivas AIA e AAE.

Sim

G6.c) Disposições para garantir uma capacidade administrativa suficiente. Sim

G7) Sistemas estatísticos e indicadores de resultados: Existência de um sistema estatístico necessário para realizar avaliações de verificação da eficácia e do impacto dos programas. Existência de um sistema de indicadores de resultados necessário para selecionar as ações que contribuem mais eficazmente para os resultados desejados, monitorizar os progressos da operação e para efetuar a avaliação de impacto.

Sim

G7.a) Disposições para a realização e agregação dos dados estatísticos em tempo útil, que incluem: a identificação de fontes e mecanismos de validação estatísticos.

Sim P4, 5C, 1C, 5A, 1A, 1B, 6C, 5B, 3B, 2A, 5E, 5D, 2B, 3A, 6B

M16, M17, M15, M13, M09, M20, M10, M11, M12, M04, M05, M08, G7.b) Disposições para a realização e agregação dos dados estatísticos em

tempo útil, que incluem: disposições para a publicação e acesso público dos dados agregados

(5)

PDR2020

5

Condicionalidade ex-ante aplicável a nível nacional

Cumprimento da Condicionalidade ex-ante aplicável Critério Cumprimento do critério Prioridades/Domínios/ Medidas

G7.c) Um sistema efetivo de indicadores de resultados que inclua: a seleção de indicadores de resultados para cada programa, proporcionando informações sobre o que motiva a seleção das ações políticas financiadas pelo programa

Sim M01, M19, M06, M03, M18, M02

G7.d) Um sistema efetivo de indicadores de resultados que inclua: o estabelecimento de objetivos para esses indicadores.

Sim

G7.e) Um sistema efetivo de indicadores de resultados que inclua: o respeito por cada indicador dos seguintes requisitos: solidez e validação estatística, clareza de interpretação normativa, capacidade de resposta às políticas, recolha em tempo útil de dados.

Sim

G7.f) Procedimentos adequados, a fim de assegurar que todas as operações financiadas pelo programa adotam um sistema eficaz de indicadores.

(6)

PDR2020

6

I

DENTIFICAÇÃO DAS CONDICIONALIDADES EX

-

ANTE ESPECÍFICAS APLICÁVEIS E AVALIAÇÃO DO SEU CUMPRIMENTO

Condicionalidade ex-ante aplicável a nível nacional

Cumprimento da Condicionalidade ex-ante aplicável Critério Cumprimento do critério Prioridades/ Domínios/ Medidas

P3.1) Prevenção de riscos e gestão de crises: existência de avaliações de risco nacionais ou regionais para a gestão de catástrofes tendo em conta a adaptação às alterações climáticas

Sim

P3.1.a) Existência de um plano nacional ou regional de avaliação dos riscos que comporte os seguintes elementos: uma descrição do processo, da metodologia, dos métodos e dos dados não sensíveis utilizados para uma avaliação dos riscos, bem como uma descrição dos critérios centrados nos riscos para a priorização do investimento.

Sim

3B

M05, M08, M17 P3.1.b) Existência de um plano nacional ou regional de avaliação dos riscos que

comporte os seguintes elementos: uma descrição dos cenários de risco único e multirrisco;

Sim

P3.1.c) Existência de um plano nacional ou regional de avaliação dos riscos que comporte os seguintes elementos: ter em conta as estratégias nacionais de adaptação às alterações climáticas, se for caso disso.

Sim

P4.1) Boas condições agrícolas e ambientais (BCAA): as normas em matéria de boas condições agrícolas e ambientais das terras referidas no Título IV, Capítulo I, do Regulamento (UE) n.º 1306/2013 são estabelecidas ao nível nacional.

Sim P4.1.a) As normas BCAA são definidas na legislação nacional e especificadas nos programas

Sim P4

M10, M12, M11

P4.2) Requisitos mínimos relativos à utilização de adubos e produtos fitossanitários: os requisitos mínimos relativos à utilização de adubos e produtos fitossanitários referidos no título III, capítulo I, artigo 29.º, do Regulamento (UE) n.º 1306/2013 são definidos ao nível nacional

Sim

P4.2.a) Requisitos mínimos relativos à utilização de adubos e produtos fitossanitários referidos no Titulo III, Capitulo I, artº28ª, do presente regulamento são especificados no programa

Sim P4

M12, M11, M10

P4.3) Outras normas nacionais aplicáveis: as normas nacionais obrigatórias aplicáveis são definidas para efeitos do artigo 28.º, Título III, Capítulo I, do Regulamento (UE) n.º 1306/2013.

Sim P4.3 a) As normas nacionais obrigatórias são especificadas nos programas.

Sim P4

M11, M12, M10

(7)

PDR2020

7

Condicionalidade ex-ante aplicável a nível nacional

Cumprimento da Condicionalidade ex-ante aplicável Critério Cumprimento do critério Prioridades/ Domínios/ Medidas

P5.1) Eficiência energética: Realizaram-se ações para promover melhorias eficazes em termos de custos da eficiência energética na utilização final e investimentos rentáveis na eficiência energética aquando da construção ou renovação de edifícios.

Sim

P5.1.a) Medidas destinadas a garantir os requisitos mínimos relacionados com o desempenho energético dos edifícios, em consonância com os artigos 3.º, 4.º e 5.º da Diretiva 2010/31/UE do Parlamento Europeu e do Conselho;

Não aplicável

5B

M06, M16, M04 P5.1.b) Medidas necessárias para estabelecer um sistema de certificação do

desempenho energético dos edifícios em consonância com o artigo 11.º da Diretiva 2010/31/UE;

Não aplicável

P5.1.c) Medidas para assegurar um planeamento estratégico da eficiência energética, em consonância com o artigo 3.º da Diretiva 2012/27/UE do Parlamento Europeu e do Conselho;

Sim

P5.1.d) Medidas em consonância com o artigo 13.º da Diretiva 2006/32/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à eficiência na utilização final de energia e aos serviços energéticos, destinadas a garantir que – na medida em que tal seja tecnicamente viável, financeiramente razoável e proporcional à potencial poupança de energia – sejam fornecidos aos clientes finais contadores individuais.

Não aplicável

P5.2) Setor da água: uma política de tarifação da água que preveja incentivos adequados para uma utilização eficaz da água pelos consumidores, e b) uma adequada contribuição das diferentes utilizações da água para a amortização dos custos dos serviços hídricos, a uma taxa fixada no plano de gestão da bacia hidrográfica aprovado para o investimento apoiado pelos programas.

Sim

P5.2.a) Em setores apoiados pelo FEADER, um Estado-Membro garantiu uma contribuição das diferentes utilizações da água para a amortização dos custos dos serviços da água por setor, nos termos do artigo 9.º, n.º 1, primeiro travessão, da Diretiva-Quadro da Água atendendo, sempre que adequado, às consequências sociais, ambientais e económicas da amortização, bem como às condições geográficas e climáticas da região ou regiões afetadas.

Sim

5A M16, M08

(8)

PDR2020

8

Condicionalidade ex-ante aplicável a nível nacional

Cumprimento da Condicionalidade ex-ante aplicável Critério Cumprimento do critério Prioridades/ Domínios/ Medidas

P5.3) Energia renovável: Realizaram-se ações destinadas a promover a

produção e distribuição de fontes de energia renováveis. Sim

P5.3.a) Foram instituídos e tornados públicos regimes de apoio transparentes, a prioridade no acesso à rede ou o acesso garantido e a mobilização da rede, bem como normas relativas à assunção e partilha de custos das adaptações técnicas, em consonância com o artigo 14.º, n.º 1, e o artigo 16.º, nos 2 e 3, da Diretiva 2009/28/CE.

Não aplicável

5C

M16, M06, M08, M04 P5.3.b) Um Estado-Membro adotou um plano de ação nacional para as energias

renováveis, em consonância com o artigo 4.º da Diretiva 2009/28/CE.

Referências

Documentos relacionados

Definição dos objetivos e seleção da atividade de risco elevado onde foi efetuada a observação planeada (instrumento de investigação), para obter informação

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

A nossa atuação, neste sentido, ocorreu em dois momentos que se complementam no processo de evolução da equipa: Acompanhamento dos treinos e jogos da equipa, Acompanhamento do

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o