• Nenhum resultado encontrado

Questão 1. Questão 2. Resposta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 1. Questão 2. Resposta"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O gráfico mostra os níveis de glicose medidos no sangue de duas pessoas, sendo uma sau-dável e outra com diabetes melito, imediata-mente após uma refeição e nas cinco horas seguintes.

a) Identifique a curva correspondente às me-didas da pessoa diabética, justificando sua resposta.

b) Como se explicam os níveis estáveis de gli-cose na curva B, após 3 horas da refeição?

Resposta

a) A curva A corresponde à pessoa diabética. Po-demos observar no gráfico que, após a refeição, a taxa de glicose no sangue da pessoa diabética aumenta mais e a redução é mais lenta que a de uma pessoa saudável, correspondente à curva B. O indivíduo com diabetes melito não produz ou não responde adequadamente ao hormônio pan-creático denominado insulina. Esse hormônio esti-mula a captação de glicose do sangue, favorecen-do a sua difusão em células específicas (hepáti-cas, musculares e adiposas).

b) Após 3 horas da refeição, os níveis de glicose no sangue tornam-se estáveis graças a um outro hormônio pancreático, denominado glucagon.

manter constante a glicemia entre as refeições.

A presença do mercúrio foi analisada em po-pulações humanas ribeirinhas e em três es-pécies A, B e C de animais de um rio da re-gião amazônica, todos fazendo parte de uma mesma teia alimentar. A tabela mostra os re-sultados obtidos. Amostras Concentração média de mercúrio (microgramas/g) Cabelos de seres

huma-nos 19,1 Tecidos de animais da espécie A 8,3 Tecidos de animais da espécie B 0,7 Tecidos de animais da espécie C 0,01

a) No esquema da folha de respostas, distri-bua os seres humanos e os animais das espé-cies A, B e C, de modo a representar correta-mente a teia alimentar.

Questão 1

(2)

b) Não está ainda esclarecido se o mercúrio presente no rio pode prejudicar a saúde das po-pulações ribeirinhas. Como precaução, pen-sou-se em recomendar que as pessoas deixas-sem de comer peixe. Sabendo-se que peixe e mandioca (aipim) são os alimentos básicos des-sas populações, a retirada do peixe da alimen-tação pode provocar desnutrição? Por quê?

Resposta

a)

Nos últimos anos, tem aumentado o número de espécies de anfíbios em extinção, mesmo quando esses animais habitam áreas pouco exploradas, como as partes mais altas das montanhas.

a) Ovos ou embriões de certos anfíbios tor-nam-se inviáveis, quando o pH do meio é igual ou inferior a 5 ou quando há excesso de incidência de raios ultravioleta. Cite dois eventos decorrentes da atividade humana que contribuem diretamente para a intensifi-cação desses fatores ambientais que determi-nam a mortalidade dos ovos e embriões. b) O aquecimento global tem aumentado a in-cidência de uma doença de pele causada por fungos (micose) em sapos adultos.

Que tipo de relação ecológica ocorre entre o fungo causador da micose e o sapo?

Cite uma função vital diretamente afetada pelo comprometimento da pele do sapo.

Resposta

a) A liberação dos gases poluentes do tipo CFC atua na degradação da camada de ozônio, au-mentando a incidência de raios UV. Além disso, os óxidos de enxofre e nitrogênio, gases deriva-dos de atividades industriais e queima de com-bustíveis, contribuem para a formação da chuva ácida, que diminui o pH do meio.

b)

A relação ecológica que ocorre entre o fungo causador da micose e o sapo é chamada parasi-tismo.

A pele do sapo realiza trocas gasosas (respira-ção cutânea).

As plantas M e N foram submetidas às mes-mas condições ótimes-mas de umidade e tempera-tura. Foram mantidas com o mesmo supri-mento de CO2, semelhante ao das condições naturais. A taxa fotossintética de cada uma foi, então, medida em diferentes

intensida-Questão 3

(3)

des luminosas. Os resultados obtidos estão relacionados na tabela abaixo.

Intensidade luminosa (μmol fótons/m2/s) Taxa de Fotossíntese (μmol CO2absorvido/m2/s) Planta M Planta N 0 0 0 100 6 5 200 11 9 300 16 12 400 22 16 500 24 18 600 26 20 700 27 21 800 28 21 900 28 21 1000 30 21

a) No sistema de coordenadas, traçado em sua folha de respostas, represente as curvas correspondentes aos resultados obtidos para as plantas M e N, expressos na tabela acima.

b) A curva de resposta fotossintética de um organismo do fitoplâncton é semelhante à da planta N. Com base nessa informação, como se explica a contribuição majoritária do fitoplâncton para a produção de O2 no planeta?

Resposta

a)

b) A contribuição majoritária do fitoplâncton na produção do O2deve-se à grande superfície ocu-pada pelos oceanos, o que faz com que a quanti-dade de algas produzindo oxigênio seja muito su-perior àquela produzida pelos vegetais terrestres.

Durante a transição do período Ordoviciano para o Devoniano, ocorreu a conquista do am-biente terrestre pelos vegetais. Algumas plantas gimnospermas surgiram nessa tran-sição. As angiospermas, porém, ainda não ha-viam aparecido no planeta.

a) Cite todos os órgãos vegetais que estavam disponíveis como alimento para os animais herbívoros nessa época, justificando.

b) As evidências fósseis mostram que, nessa época, as plantas terrestres estavam sempre associadas a ambientes com alta disponibili-dade hídrica. Como a proximidisponibili-dade da água pode ter favorecido a variabilidade genética dessas plantas?

Resposta

a) Estavam disponíveis como alimento para os animais herbívoros nessa época (transição do Pe-ríodo Ordoviciano para o Devoniano): raízes, cau-les, folhas e sementes.

Como não havia angiospermas nessa época, flo-res e frutos eram inexistentes.

b) Em determinados grupos vegetais, como as briófitas e pteridófitas, os gametas são natantes (anterozoides), portanto dependentes da proximi-dade de água para fecundação, o que favorece a variabilidade genética dessas plantas, devido à reprodução sexuada.

(4)

Em entrevista concedida à revista eletrônica ComCiência, publicada pela Sociedade Brasi-leira para o Progresso da Ciência, Carlos Vogt afirmou:

“O combate à doença de Chagas, à febre ama-rela, à leishmaniose, à malária, à dengue, tem mobilizado a sociedade e os governos na busca de soluções mais permanentes e no es-tabelecimento de políticas públicas que con-duzam a medidas de prevenção mais dinâmi-cas e eficientes.”

http://www.comciencia.br/reportagens/ 2005/06/01.01shtml a) O controle da proliferação de mosquitos é uma medida adotada para combate a doen-ças. Para qual(is) das cinco doenças citadas no texto acima, essa estratégia pode ser efeti-va?

b) Distribua as cinco doenças em grupos, de acordo com o tipo de agente causador. Justifi-que os grupos formados.

Resposta

a) A estratégia de controle da proliferação de mosquitos pode ser efetiva para a febre amarela, leishmaniose, malária e dengue.

b) Agente causador:

Protozoário=doença de Chagas, leishmaniose e malária.

Vírus=febre amarela e dengue.

A figura mostra um artrópode.

a) A que grupo de artrópodes pertence esse animal? Cite uma característica observável na figura e que permite chegar a essa conclu-são.

situação de escolha de um macho para cópu-la, elas escolheram aqueles que estavam cui-dando de ovos. Qual seria a vantagem adap-tativa desse comportamento de escolha de machos cuidadores de ovos?

Resposta

a) O animal pertence ao grupo (classe) dos arac-nídeos. Podemos concluir isso porque apresenta, por exemplo, 4 pares de pernas e ausência de an-tenas.

b) A cópula com machos cuidadores de ovos au-menta a chance de sobrevivência dos filhotes, possibilitando maior sucesso reprodutivo da espé-cie.

Em vez de seqüenciar as bases nitrogenadas de todos os cromossomos de uma planta com um genoma muito grande, pesquisadores lecionaram partes desse genoma para se-qüenciar. Somente as seqüências de DNA que correspondem ao conjunto dos RNA mensa-geiros transcritos no fruto serão estudadas. O DNA a ser seqüenciado foi sintetizado em la-boratório, tendo como molde as moléculas de RNA extraídas dos frutos.

a) Se os cientistas fossem seqüenciar todo o genoma dessa planta, haveria diferença se o material genético viesse do fruto ou da folha da planta? Justifique.

b) No estudo das seqüências que tiveram como molde RNA mensageiro, faria diferença se esse RNA mensageiro fosse extraído das folhas ou dos frutos? Justifique.

Resposta

a) Independentemente da origem do tecido da planta (fruto ou folha), não haveria diferença nos resultados, pois o DNA é o mesmo em todas as células.

b) No caso da utilização de RNAm como molde para obtenção do DNA, diferenças serão observa-das uma vez que em diferentes tecidos geralmen-te diferengeralmen-tes genes se expressam, e a técnica em questão identifica justamente esses genes (se-quências de DNA).

Questão 7

(5)

Considere um indivíduo heterozigoto Aa. a) O esquema ao lado representa o ciclo celular.

Numa célula desse indivíduo heterozigoto, indique quan-tas unidades de cada alelo haverá ao final das fases

G1(intervalo 1).

S (Síntese).

M (Mitose).

b) No esquema da folha de respostas, está representado o processo de divisão de um espermatócito desse mesmo in-divíduo. Preencha as células esquematizadas, nas fases I e II, indicando o tipo e o número de alelos em cada uma delas. Considere que não tenha ocorrido permutação.

Resposta

a) No final da fase G1haverá uma unidade do aleloAe uma unidade do aleloa. No final da fase S haverá duas unidades deAe duas unidades dea.

No final da mitose, cada célula-filha terá uma unidade de cada alelo. Veja esquema: Bactérias do grupo das rickétsias são

consi-deradas células procarióticas incompletas, que não possuem capacidade de multiplicação independente da colaboração de células euca-rióticas, que elas parasitam. Existem orga-nóides das células cuja origem evolutiva é atribuída a parasitas intracelulares seme-lhantes às rickétsias.

a) Que organóide, presente em células ani-mais e vegetais, provavelmente teve essa ori-gem?

b) Cite uma característica desse organóide que fundamenta essa explicação para sua ori-gem.

Resposta

a) O organoide encontrado em células animais e vegetais que provavelmente se originou de uma relação mutualística é a mitocôndria.

b) Características que fundamentam a hipótese da origem mutualística são:

presença de DNA próprio;

formato (semelhante a bacilos);

duplo sistema de membranas;

ribossomos próprios, semelhantes aos procarion-tes.

Questão 9

(6)
(7)

Biologia – prova bem-elaborada

A FUVEST apresentou uma prova de Biologia tão boa como aquelas dos

anos anteriores para esta 2ª fase. Bem adequada aos alunos da área de

Biológicas.

Um exame com questões de enunciados claros, abrangente quanto aos

itens da Biologia, direto nas perguntas, sem apresentar falhas.

Tabelas, gráficos e figuras auxiliaram os alunos na elaboração das

res-postas.

Referências

Documentos relacionados

a) Não, pois na mensagem publicitária não apare- cem os muitos recursos sonoros do provérbio, como a aliteração (bela viola), a assonância (fora-viola/dentro-bolorento), a

152 * I/O system Processor Compiler Operating System (Windows 2K) Application (Netscape) Digital Design Circuit Design Instruction Set Architecture Datapath &

de vida das camadas médias. A capacidade de “capturar” esse setor da sociedade reside na evidente adequação entre os significados dos novos espaços e o

As últimas pesquisas demonstram que os homens já então se equiparando às mulheres na freqüência aos supermercados. Revelam ainda que eles vêm mostrando um talento incrível

RIO MACIEL cNpj"F a50e54730001 SI cyNTHiAATHA}aD=juÀciELSANTos

Nesse ponto da narrativa, há a preparação para o oitavo estágio da jornada, chamada por Campbell (2007) de apoteose e por Vogler (1996) como provação suprema, que seria

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

Em nenhuma hipótese são cobertos pela garantia as despesas decorrentes da preparação do local para ligação do produto (ex.: rede elétrica, rede de gás, aterramento,