• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Julgamento dos Recursos Contra a Pontuação na Prova Prática e na Prova de Títulos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Julgamento dos Recursos Contra a Pontuação na Prova Prática e na Prova de Títulos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 024/2014

Relatório de Julgamento dos Recursos Contra a Pontuação na Prova Prática e na Prova de Títulos

Recurso nº 01

Candidato(a): Fernando Strelow Nº da Inscrição: 356

Cargo: Zelador de Escola

FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:

RESPOSTA AO RECURSO:

As argumentações do candidato não merecem guarida, uma vez que os títulos apresentados na modalidade de cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização são anteriores a data limite (13/05/2008), conforme o próprio candidato reconheceu em sua fundamentação do recurso. Oportuno se faz nesse momento, trazer ao presente julgamento, o item 6.4 do Edital de Concurso Público nº 024/2014:

“6.4 - As provas de títulos serão avaliadas na escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez)

pontos, sendo a nota desta prova expressa com 02 (duas) decimais sendo constituída pela análise e pontuação de certificados ou diplomas de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização na disciplina / especialização / cargo para o qual se inscreveu, com somatório de duração dos cursos mínima ou superior a 20 horas realizadas em

período posterior a 13 de maio de 2008; e certificados ou diplomas de curso de

pós-graduação, conforme segue:” (grifo nosso).

Importante também, para elucidar quaisquer dúvidas em relação aos cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização, transcrever aqui o que diz o item 7.3.9, a saber:

“7.3.9 - Não serão pontuados:

a) Certidões, atestados ou quaisquer outros documentos que não sejam certificados ou diplomas emitidos na forma da lei.

b) Os títulos não entregues no prazo e locais determinados.

c) Títulos obtidos em cursos que não sejam na disciplina / especialização / cargo para a qual o candidato está inscrito.

d) A soma de diplomas ou certificados de cursos de atualização, que totalizam duração inferior a 20 horas.

e) Diplomas ou certificados de cursos de atualização anteriores a 17 de outubro de 2009. (grifo nosso).

(2)

f) Documentos cujo inteiro teor não possa ser lido e analisado.

g) Os diplomas ou certificados em mais de um curso de pós-graduação, sendo pontuado apenas o de maior valor.”

Ou seja, o edital é bem claro no sentido de que NÃO SERÃO PONTUADOS, os diplomas ou certificados de cursos de atualização anteriores a 17 de outubro de 2009 (que na verdade é 13/05/2008 devido ao item 6.4), não nos restando alternativa, senão indeferir o seu recurso.

Quanto à apresentação de um diploma de Pós-Graduação (especialização) em Direito Penal, entendemos que o referido título nada tem haver com o cargo para o qual o candidato se inscreveu (Zelador de Escola), tratando-se, conforme a legislação do Município de Pomerode, de uma “atividade de nível auxiliar, de natureza operacional e de menor grau de complexidade, abrangendo trabalhos de zeladoria nas escolas municipais e outras atividades correlatas”. Neste caso, conforme já colacionado acima (item 7.3.9, alínea “e”) o título não deve ser pontuado.

RESULTADO DO RECURSO:

INDEFERIDO

Recurso nº 02

Candidato (a): Rosilene Fermo Wollick Nº da Inscrição: 118

Cargo: Auxiliar de Educação Infantil FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:

RESPOSTA AO RECURSO:

Não assiste razão à candidata, pois foi apresentado para a Prova de Títulos, o Diploma de Curso de Licenciatura em Educação Física, o qual, respeitosamente, entendemos não servir para a contagem de pontos para a categoria de cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização na área específica do cargo. Importante frisar que mesmo que a candidata estivesse pleiteando uma vaga na área de Educação Física, o título serviria apenas para comprovação de requisito mínimo para a posse no cargo, também não servindo para a prova de títulos. Portanto, conforme estabelece a alínea “c” do item 7.3.9, o título apresentando não deve ser pontuado.

(3)

RESULTADO DO RECURSO:

INDEFERIDO

Recurso nº 03

Candidato (a): Viviane Regina Lemke Rothermel Nº da Inscrição: 262

Cargo: Professor II – Língua Alemã FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:

RESPOSTA DO RECURSO:

A reclamação da candidata não merece prosperar, pois segundo estabelece o item 9.3 do Edital de Concurso Público nº 024/2014, caso o candidato obtenha nota inferior a 5,00 na prova objetiva, os seus títulos não serão computados. Portanto, como a candidata não obteve a nota mínima, e sendo a Prova de Títulos meramente classificatória, seu recurso deve ser indeferido. Para que não restem dúvidas, transcrevemos abaixo, na íntegra, o referido item do Edital:

“9.3 - A prova de títulos será avaliada de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) pontos para os

cargos e terá apenas caráter classificatório. Só serão avaliados os títulos dos

candidatos aprovados na prova escrita com nota igual ou superior a 5,00 (cinco),

conforme detalhamento do Subitem 6.3.”

RESULTADO DO RECURSO:

INDEFERIDO

Recurso nº 04

Candidato (a): João Carlos Domingues Carneiro Nº da Inscrição: 148

Cargo: Fiscal de Tributos

FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:

[...] Conforme contato telefone no dia de hoje, 10 de dezembro/2014, e seguindo sua orientação, venho contestar a ordem de classificação provisória do cargo FISCAL DE TRIBUTOS, pois de acordo o edital, itens 6.4.2 e 6.4.3 (abaixo), os pontos não são cumulativos. Acredito ter a maior pontuação na prova de Títulos, pois tenho mestrado em Administração. A primeira colocada (ORLANDINA GONCALVES DA CRUZ) obteve 5,5 pontos em títulos, onde a nota máxima é de 5,0 pontos, devendo ser atribuída ao candidato que tenha o diploma de DOUTOR. Tenho a convicção que nenhum candidato tenha a titulação de "Doutor".

(4)

Peço que sejam tomadas às medidas cabíveis, para que se evite qualquer demanda jurídica. Aguardo seu pronunciamento dentro de 24 horas.

Favor acusar recebimento.

Att. João Carlos Domingues Carneiro Inscrição 148

[...]

RESPOSTA AO RECURSO:

Preliminarmente, destacamos que o recurso do candidato foi interposto em desacordo com as normas do Edital de Concurso Público nº 024/2014, ou seja, deveria o candidato ter se valido do Anexo XI (Formulário de Recurso), sob pena de não ser aceito o recurso interposto, sendo indeferido primariamente, sem que haja necessidade de julgamento, senão vejamos:

“8.3.4 - Não serão aceitos recursos interpostos por quaisquer outros meios, sendo que

os intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes ou em desacordo com o modelo constante no Anexo VI do Edital, serão indeferidos.”

Por outro lado, objetivando não deixar dúvidas ao candidato em relação ao seu questionamento, importante se faz trazer a presente resposta, o que diz o item 6.4.4 do Edital de Concurso Público em epígrafe:

“6.4.4 - A nota final da prova de títulos será a soma da nota dos certificados ou

diplomas de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização mais a nota dos certificados ou diplomas de curso de pós-graduação.” (grifo nosso)

Portanto, não assiste razão ao candidato quando afirma que os pontos da prova de título não são cumulativos, pois a mesma é constituída de certificados ou diplomas de cursos

de aperfeiçoamento e ou atualização

MAIS (entenda-se como

operação matemática de adição)

a nota dos certificados ou diplomas

de curso de pós-graduação, restando evidenciado que o item 6.4.4 do Edital está sendo muito claro nesse sentido.

Claramente o candidato está confundindo-se com o que diz o item 6.4.3, o qual colacionamos a seguir:

“6.4.3 - Caso o candidato apresente mais de um certificado e ou diploma de curso de

pós-graduação só será pontuado o de maior valor.”

Ou seja, o candidato que apresentar mais de um título inerente à pós-graduação, sejam elas, em nível de especialização, mestrado e doutorado, somente será pontuado o maior, com a pontuação de 2,00, 3,50 e 5,00 respectivamente.

(5)

Assim sendo, o candidato apresentou um título de Mestre, sendo-lhe atribuída a nota 3,50. Em relação aos cursos de aperfeiçoamento, não apresentou nenhum título, não pontuando neste quesito, apurando-se sua nota conforme abaixo:

Certificados ou diplomas de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização

0,00 Certificados ou diplomas de curso de

pós-graduação – MESTRADO

3,50

NOTA FINAL (SOMA DOS

DOIS ITENS)

3,50

Já a candidata citada pelo reclamante, obteve a nota na Prova de Títulos de 5,50, sendo esta nota composta da seguinte forma:

Certificados ou diplomas de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização

3,50 Certificados ou diplomas de curso de

pós-graduação – ESPECIALIZAÇÃO

2,00

NOTA FINAL (SOMA DOS

DOIS ITENS)

5,50

Portanto, resta clarividente que o candidato não tem razão em suas argumentações, não tendo alternativa a Comissão Municipal de Acompanhamento do Concurso Público nº 024/2014, senão indeferir o seu pedido.

RESULTADO DO RECURSO:

INDEFERIDO

Recurso nº 05

Candidato (a): Gabriel Horney Nº da Inscrição: 186

Cargo: Tratorista

(6)

RESPOSTA AO RECURSO:

A argumentação do candidato não faz sentido, uma vez que a avaliação de sua tarefa atribuída para a prova coube exclusivamente ao examinador, que utilizou critérios imparciais e avaliou os candidatos com total isenção. A função do operador de equipamentos que acompanhou a prova, na qualidade de fiscal, era meramente garantir que a máquina estive nas mesmas condições iniciais para todos os candidatos, sendo sua opinião irrelevante.

No entanto, o examinador encarregado das provas, seguiu rigorosamente os quesitos de avaliação estabelecidos para a prova, distribuídos entre desempenho operacional, tempo para a realização e qualidade na execução da tarefa, mediante a tarefa apresentada aos candidatos.

Revisando todas as provas práticas do cargo de Tratorista, nota-se que os critérios de avaliação foram uniformes a todos os candidatos.

Portanto, resta clarividente que o candidato não tem razão em suas argumentações, permanecendo inalterada sua nota na prova prática, não tendo alternativa a Comissão Municipal de Acompanhamento do Concurso Público nº 024/2014, senão indeferir o seu pedido.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

O coeficiente de resistência ao rolamento (Cr) é a relação entre a força de tracção necessária para o tractor se deslocar num plano horizontal e a sua massa ; esta

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

After central venous catheter removal and appropriate antifungal therapy, the patient showed significant improvement and blood culture became negative.. Thus, patients

Curricular, de caráter eliminatório e classificatório, conforme dispõe o item 5 deste Edital. Para o ato de divulgação e entrega do formulário de inscrição será utilizado