• Nenhum resultado encontrado

TRE - AM. Prof. Marcio Hollweg. Vamos iniciar fazendo um reconhecimento da tela, já que o Windows é um ambiente gráfico. TELA INICIAL DO WINDOWS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRE - AM. Prof. Marcio Hollweg. Vamos iniciar fazendo um reconhecimento da tela, já que o Windows é um ambiente gráfico. TELA INICIAL DO WINDOWS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SIST. OPERACIONAL

Software básico que viabiliza o funcionamento do próprio computador e a execução de todos os outros programas. Enfim, o sistema operacional funciona como um intermediário em todas as interações entre um programa e o hardware do computador. Ele entra em ação toda vez que digitamos uma letra, salvamos um arquivo, imprimimos um documento ou executamos um arquivo. Sendo assim podemos relacionar alguns dos objetivos de um sistema operacional:

• Executar os programas dos usuários e tornar as

soluções dos problemas dos usuários mais simples;

• Tornar o sistema do computador conveniente

(mais “próximo”) à utilização do usuário;

• Usar o Hardware do computador de maneira

eficiente.

Notamos que durante toda a história da Informática, diversos sistemas operacionais surgiram, cada um com suas características e finalidades, mas ninguém foi tão marcante quanto o Microsoft Windows. E é justamente aqui que vamos concentrar nossos estudos.

É claro que dentro de um padrão Windows existem também seqüências evolutivas de versões, estas versões muitas vezes chegaram a comandar a própria evolução da informática.

A pergunta que fica é: “Qual Windows nós vamos tratar?” Geralmente os editais não deixam claro qual versão a ser cobrada, para estes casos devemos abordar versões atuais, para o nosso caso o WINDOWS XP.

WINDOWS

Bem, antes de começarmos a tratar sobre o Windows XP, vamos traçar algumas características do Windows que são comuns às versões atuais e interessantes para o concurso.

Windows é Gráfico: Significa que ele é baseado

em imagens e não em textos, os comandos não são dados pelo teclado (graças a Deus), decorando-se palavras chaves e linguagens de comando, como era feito na época do DOS, utilizamos o mouse para “clicar” nos locais que desejamos.

Windows é multitarefa preemptiva: Ser Multitarefa significa que ele possui a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo, graças a uma utilização inteligente dos recursos do microprocessador. Por exemplo, é possível mandar um documento imprimir enquanto se altera um outro. A característica “preemptiva” significa que as operações não acontecem exatamente ao mesmo tempo, mas cada programa requisita seu direito de executar uma tarefa, cabendo ao Windows decidir se autoriza ou não. Ou seja, o Windows gerencia o tempo de utilização do processador, dividindo-o, inteligentemente, entre os programas.

Windows é 32 bits: Significa que o Windows se

comunica com os barramentos e a placa mãe enviando e recebendo 32 bits de dados por vez. O DOS (antecessor do Windows) era um Sistema Operacional de 16 bits.

Windows é Plug and Play: Este termo em inglês

significa - Conecte e Use , e designa uma “filosofia” criada há alguns anos por várias empresas da área de informática (tanto hardware como software). Ela visa criar equipamentos e programas que sejam tão fáceis de instalar quanto qualquer eletrodoméstico.

É melhor começarmos a tratar de forma mais detalhada tais características, afinal, as questões normalmente exploram de forma direta ou indireta as características e recursos do Windows.

Vamos iniciar fazendo um reconhecimento da tela, já que o Windows é um ambiente gráfico.

(2)

Desktop (Área de Trabalho): é o nome dado à tela inicial

do sistema operacional Windows, ela é composta basicamente de alguns ícones, uma barra de tarefas na parte inferior. A exibição ou não de todos estes itens dependerá do tipo de instalação feita.

Ícones: são pequenas imagens que se localizam

no desktop, representam sempre algo em seu

computador, todos os arquivos e pastas, bem como unidades de disco ou qualquer coisa em nosso micro ganham um ícone.

CUIDADO

A área de trabalho pode conter tanto ícones que representam arquivos (atalhos) como pode também conter arquivos.

Barra de Tarefas é a barra horizontal que

atravessa toda a base do Desktop,

Como sabemos o Windows é multitarefa, isto significa que irá administrar a quantidade de memória RAM, permitindo o trabalho de diversos programas e aplicativos simultaneamente. Para cada programa aberto (ativo) ele abrirá uma janela em seu desktop, esta janela pode estar maximizada, restaurada ou minimizada, neste ultimo caso irá aparecer apenas um botão na barra de tarefas representando este programa, podemos alternar entre um programa e outro através da tecla de atalho ALT + TAB. Muitas vezes, ao abrirmos muitos programas, acabamos sobrecarregando a memória RAM. O resultado todos sabem, o micro acaba “travando”, uma das maneiras de administrar este problema e voltar ao trabalho, seria chamar o gerenciador de tarefas através da tecla de atalho CTRL + ALT + DEL.

Área de notificação: Área localizada na Barra de

Tarefas, na parte oposta ao Botão Iniciar, ela guarda o relógio e também guarda os ícones de certas aplicações que estão sendo executadas em segundo plano (ou seja, sem a intervenção do usuário e sem atrapalhar o mesmo) como o ANTIVIRUS, por exemplo. A maioria dos programas que são executados quando o Windows inicia, ficam com seu ícone aqui.

Botão Iniciar: Este é o principal elemento,

através dele conseguimos iniciar qualquer aplicação presente no nosso computador, como os programas para texto, cálculos, Internet etc.

O botão iniciar dá acesso ao Menu Iniciar, apresentado ao lado, responsável pelo acesso a outros

menus, que por

sua vez, acionam os programas como editores de texto, planilhas eletrônicas e ferramentas do próprio Windows. Sua

tecla de atalho para acesso é CTRL + ESC.

Ao ser acionado, ele mostrará um menu vertical com diversas opções. Você não precisa dar um clique para ativar uma opção de menu, ao passar com o cursor sobre ela o sub-menu é automaticamente aberto.

FERRAMENTAS DO WINDOWS

Como já comentamos o botão iniciar seria uma porta de acesso as diversas ferramentas/recursos do Windows, normalmente em prova a cobrança é bastante direcionada, sendo assim vamos focar as principais ferramentas:

Windows Explorer; Painel de Controle; Ferramenta Pesquisar;

Acessórios:

(Wordpad x Bloco de notas);

Ferramentas de Sistema:

(Scandisk); (Desfragmentador); (Limpeza de Disco);

(3)

WINDOWS EXPLORER

É o programa gerenciador de arquivos do Windows. É através do Windows Explorer (WE) que podemos manipular os dados gravados em nossas unidades, copiando, excluindo, movendo e renomeando os arquivos e pastas das nossas unidades de armazenamento, enfim, ele permite administrar as nossas memórias de armazenamento.

O Windows Explorer apresenta sua interface dividida em duas partes: a área das pastas (à esquerda) e a área do conteúdo (a mais larga, à direita). A área das pastas (ou da árvore), é o painel que mostra a estrutura completa do computador em uma visão mais macro, hierarquicamente dividida, pasta por pasta, unidade por unidade, como um grande organograma. Detalhe, na área das pastas não há visualização de arquivos, estes serão apresentados apenas no lado direito.

E afinal para que serve o Windows Explorer?

Serve como ferramenta gerenciadora. Ele permite que o usuário crie, exclua, mova, copie, renomeie objetos, permite também a formatação, compartilhamento e mapeamento de unidades.

A maioria destas tarefas pode ser feita de diversas maneiras, usando o menu de opções, os botões da barra de ferramentas, o mouse ou através de teclas de atalho. Este é um dos grandes problemas de uma prova, o colega está acostumado a realizar uma determinada tarefa através de uma das maneiras citadas, chega no dia prova confiante, e quando percebe esta sendo cobrada uma coisa que ele nunca fez e lhe parece muito estranha.

Então vai um conselho, quanto mais maneiras diferentes vocês tiverem conhecimento, melhor. Sei que parece chato, mas garanto que é bastante útil. Um das maneiras que eu vejo para pegar esta experiência toda é tratar o maior número possível de provas, e sempre que houver dúvida quanto a maneira aplicada, partir para a prática, isto mesmo, teste na sua máquina (se não for nada de formatar, ou apagar definitivamente algum arquivo é claro).

(4)

Detalhes Curiosos Sobre A Tela Do Windows Explorer

Podemos observar tanto na barra de títulos como na barra de endereços a sinalização da unidade ou pasta que está sendo manipulada. Muitas vezes questões de prova cobram a localização de determinado arquivo que está sendo manipulado, um dos segredos para saber qual a posição (rota) deste arquivo, seria justamente observar ou a barra de títulos ou a barra de endereços.

A barra de endereço serve também como porta de acesso a páginas na Internet. Muitas vezes ouvimos o comentário de que podemos acessar páginas através do Windows Explorer, isto é correto, agora cuidado ao tentarem colocar com

função principal do Windows Explorer a

navegação, isto não.

Existe uma diferença entre “pode” e “serve para” esta diferença é muito bem explorada em questões de prova, é o que nós chamamos de tratamento lógico das questões.

Conforme a tela ao lado podemos observar que o Windows procura identificar de forma gráfica a existência de níveis e sub-níveis de suas unidades.

A indicação de um ( + )na frente do objeto,

representa que este possui sub-níveis, mas tais

sub-níveis não estão expandidos (sendo

mostrados na estrutura).

A indicação de um ( - )na frente do objeto,

representa que este possui níveis e estes sub-níveis aparecem expandidos.

Quando não aparece nenhum dos dois,

concluímos que o objeto não possui sub-níveis, podendo conter apenas arquivos.

A barra de status do Windows Explorer sinaliza quantos objetos (arquivos e/ou pastas) o elemento selecionado possui, mostra também quanto existe de espaço

disponível e espaço ocupado pelos

elementos selecionados.

CUIDADO: a quantidade de bytes e o

espaço livre em disco podem ser

apresentados em posições trocadas em algumas versões do Windows.

(5)

Selecionando Arquivos ou Pastas Com o Para Selecionar Teclado Mouse Arquivo ou pasta Use setas de deslocamento

1 clique sobre o item desejado Múltiplos arquivos ou pastas adjacentes (contínuos) Use setas de deslocamento mantendo a tecla SHIFT pressionada Arraste o mouse e forme um retângulo em torno dos itens desejados ou clique no primeiro arquivo da lista, e mantendo

SHIFT pressionado,

clique no último item Múltiplos

arquivos ou

pastas não

adjacentes

Clique nos itens

desejados mantendo

a tecla CTRL

pressionada.

CUIDADO

O clique duplo sobre um objeto pode abrir ou executar, dois cliques simples vai marcar o objeto para que você possa alterar o nome (renomear).

Copiando / Movendo Arquivos ou Pastas

Basta clicar sobre o item selecionado, arrastar para a nova posição e soltá-lo lá. Entretanto esta ação pode ter diferentes resultados dependendo do local de destino. A tabela abaixo demonstra estes efeitos.

Para onde? O que?

Mesmo disco Outro disco

Copiar CTRL + Mouse Mouse

Mover Mouse SHIFT + Mouse

Os comandos para utilização da A.T sempre estão no menu editar, mas podemos utilizar de maneira diferente:

Como fazer O que faz

Botões Teclado Menu

C O P I A R Copia o conteúdo selecionado para A.T preservando o conteúdo em seu local de origem. CTRL + C Editar Copiar R E C O R T A R Recorta o conteúdo e leva-o para a A.T retirando este do local de origem (move). CTRL + X Editar Recortar C O L A R Cola o conteúdo da A.T no local do cursor. CTRL + V Editar Colar

Ao copiarmos ou recortarmos (mover) um elemento, este irá para uma área (área de transfrência) aguardando o comando colar.

Utilizando a Área de Transferência

Área de transferência é uma área reservada da memória RAM, destinada para trocar informações de um local para outro, podendo ser:

• De um ponto para outro dentro do mesmo

arquivo;

• De um arquivo para outro dentro do mesmo

software;

• Entre softwares diferentes;

• E até mesmo para copiar arquivos e pastas

inteiras de um local para outro dentro do mesmo disco ou entre discos diferentes.

Criando Novo

Na opção Novo do menu Arquivo, temos várias opções de trabalho entre elas encontramos:

Pasta - Nesta opção você cria uma nova pasta.

Ao aparecer o ícone nomeado como Nova Pasta, você terá que digitar o novo nome desejado.

Atalho - Após selecionar esta opção, aparece

uma janela na qual é solicitada a linha de comando para se chegar ao arquivo ou aplicativo desejado. Se for um atalho para um arquivo de programa, ele será executado, e se for um arquivo de texto, de imagem etc, será executado o programa ao qual está vinculado e ele será aberto automaticamente.

Outra forma de criar uma pasta no Windows XP, além do menu Arquivo e do botão direito do mouse, é o uso do painel de tarefas comuns, que apresenta a opção Criar Nova Pasta quando não há nada selecionado na janela. O painel de tarefas comuns muda suas opções de acordo com o que é selecionado.

(6)

Excluindo Arquivo

Caso o arquivo excluído esteja numa unidade de Disco Rígido (HD), o arquivo na verdade não será apagado, ele será movido para uma pasta especial chamada LIXEIRA. A lixeira é uma pasta que guarda os arquivos que tentamos apagar dos nossos discos rígidos. Esses arquivos ficam na lixeira até que nós os apaguemos de lá. Uma vez dentro da lixeira, o arquivo pode ser recuperado para sua pasta de origem ou pode ser apagado definitivamente (não tendo mais volta).

Se o arquivo estiver dentro de uma unidade removível (disquete, por exemplo), o arquivo não tem direito de ir para a lixeira, portanto, se apagado, não tem mais volta, é definitivo. A lixeira possui algumas propriedades que podem ser configuradas, esta configuração pode ser realizada ao clicarmos com o botão direito do mouse sobre o ícone lixeira e selecionarmos a opção

propriedades, aparecerá então uma tela para

configuração.

Renomeando Arquivo

Renomear um objeto é mudar o nome previamente definido para ele. Existem várias maneiras de realizar esta tarefa, podemos por exemplo aplicar dois clique simples sobre o objeto ou no menu de opções clicar em Arquivo escolher a opção Renomear ou então usando a tecla de atalho F2.

PAINEL DE CONTROLE

Painel de Controle é a ferramenta que acompanha o Windows e permite ajustar todas as configurações do sistema operacional, desde ajustar a hora do computador, até coisas mais técnicas como ajustar o endereço virtual das interrupções utilizadas pela porta do mouse. O painel de controle é, na verdade, uma janela que possui vários ícones, e cada um desses ícones é responsável por um ajuste diferente no Windows.

Adicionar Hardware: esta opção permite a

instalação manualmente de um novo hardware (fora do Plug and Play).

Alterar ou remover programas: permite atualizar ou desinstalar qualquer software existente em seu computador. A desinstalação do software é mais eficiente do que apenas a exclusão do arquivo via Windows Explorer, pois remove também os ícones instalados do Aplicativo.

Central de segurança: O Windows XP Service

Pack 2 (SP2) contém uma coleção de novas tecnologias criadas para ajudar a manter seu computador e suas informações pessoais mais seguras. A Central de Segurança permite que você verifique o status das configurações de segurança essenciais. Você também pode utilizá-la para localizar informações sobre os vírus mais recentes ou outras ameaças à segurança, ou para obter suporte ao cliente da Microsoft para um problema relacionado com segurança.

A Central de Segurança verifica se você possui:

• Um software de firewall.

• Um programa antivírus atualizado.

• O recurso Atualizações Automáticas configurado

para baixar e instalar atualizações

(7)

Configurações regionais: aqui o usuário pode

personalizar as configurações de sua região, como:

Idioma a ser usado;

Formato do número (sistema de medida métrico ou

americano, separador decimal, número negativo etc);

Formato da moeda (símbolo da moeda, posição do

símbolo, número de casas decimais etc.);

Hora (define o formato da hora AM/PM, o separador dos

minutos e segundos etc);

Data (define o formato da data DD/MM/AA ou MM/DD/AA,

formato data por extenso, separador de dia mês ano etc).

Fontes: permite a instalação, remoção e configuração

das fontes utilizadas no ambiente Windows.

Impressoras: trata a configuração, instalação e remoção

de impressoras via Painel de Controle. Um Assistente (Wizard) propicia um “passo a passo” para adicionar, remover e alterar as configurações para impressoras, exatamente como na opção impressoras do Painel de Controle.

Mouse: realiza as configurações como a velocidade de

um duplo clique ou alterar a posição dos botões (para canhotos).

Opções de Acessibilidade: um conjunto de

recursos que facilitam a utilização do Windows por portadores de deficiências físicas, sejam elas motoras, visuais ou auditivas. Note entretanto que não apenas essas pessoas podem encontrar utilidade.

Digamos que um usuário tenha perdido seus óculos, tendo dificuldades para enxergar a tela. Os ajustes visuais e os avisos sonoros podem facilitar o uso do Windows enquanto os óculos não são encontrados. Digamos ainda que o usuário tenha machucado a mão ou o braço, sendo obrigado a digitar com uma só mão. Recursos como teclas de aderência, teclado na tela e o uso de teclas ao

invés do mouse pode resolver os problemas

provisoriamente.

Sistema, relaciona os hardwares de seu

computador. Em Perfis de Hardware permite que você crie configurações de hardware que podem ser selecionadas na inicialização.

Teclado, permite configurar o tipo de teclado

(com o Ç, deve ser selecionado o teclado brasileiro ABNT II), o idioma do teclado, sua velocidade e a taxa de intermitência do cursor.

Vídeo, trata as configurações tais como Segundo

plano, Proteção de Tela, Aparência (cores) e

Configurações (tipo de monitor e definição).

FERRAMENTA PESQUISAR

Localiza pastas e arquivos por nomes, extensões, datas e até mesmo pelo conteúdo de arquivos. Podemos realizar esta pesquisa utilizando alguns critérios, seriam eles:

Nome => realiza a pesquisa pelo nome do objeto (o

Windows permite a utilização de até 255 caracteres para representar o nome de um arquivo), alguns caracteres são reservados e não podem ser utilizados, exemplos / \ : ; * ? < > “

Tipo => pesquisa um ou mais tipos de arquivos

(extensões).

Data => você pode estipular um período de pesquisa. Tamanho => você pode pesquisar arquivos maiores,

menores ou iguais a um determinado tamanho (em KB).

Conteúdo => aqui você pode realizar uma pesquisa pelo

conteúdo, informar uma palavra ou expressão que contenha no documento que pretende localizar.

Em Opções avançadas podemos fazer algumas

diferenciações na pesquisa (pesquisar ou não em

sub-pastas, fazer diferenciação quanto a caracteres

maiúsculos e minúsculos etc).

ACESSÓRIOS

Os acessórios são pequenos aplicativos com funções bem práticas ao usuário e que acompanham o Windows em sua instalação padrão. Na maioria dos casos estes acessórios dispensam qualquer tipo de comentário, podemos dizer que existe uma exceção, pois vamos comentar um pouco sobre o Wordpad.

Wordpad é um processador de textos que acompanha o Windows. Pode ser considerado como um “Word mais fraquinho”, ou seja, sem todos os recursos. Quando salvamos um arquivo no Wordpad, este assume a extensão .DOC (a mesma dos arquivos do Word), mas o formato é de um arquivo do Word 6.0.

CUIDADO

Wordpad é diferente do bloco de notas, este último trabalha apenas arquivos textos (.TXT), sem formatação alguma.

FERRAMENTAS DE SISTEMA

Vamos descrever algumas ferramentas voltadas a melhorar a performance da máquina ou tratar da segurança dos dados.

SCANDISK: varre os discos magnéticos (Disquetes e HDs) em busca de erros lógicos ou físicos em setores. Se existir um erro lógico que possa ser corrigido, o Scandisk o faz, mas se existe um erro físico, ou mesmo lógico que não possa ser corrigido, o Scandisk

(8)

DESFRAGMENTADOR: como o nome já diz, ele

reagrupa os fragmentos de arquivos gravados no disco, unindo-os em linha para que eles possam ser lidos com mais rapidez pelo sistema de leitura do disco rígido. Quando um arquivo é gravado no disco, ele utiliza normalmente vários setores, e estes setores nem sempre estão muito próximos, forçando o disco a girar várias vezes para poder ler o arquivo. O desfragmentador corrige isso, juntando os setores de um mesmo arquivo para que o disco não precise girar várias vezes.

CUIDADO

Nem o Scandisk nem o desfragmentador procuram por vírus, isto é uma tarefa especifica do antivírus. O desfragmentador otimiza o acesso ao disco mas não aumenta o seu espaço.

LIMPEZA DE DISCO: trata da remoção de

arquivos desnecessário (temporários, temporários da Internet, arquivos excluídos), como se fosse uma faxina no disco.

BACKUP: é cópia de segurança, copiar dados

em um meio separado do original, de forma a protegê-los de qualquer eventualidade. Os backups podem ser feitos em vários tipos de mídias, incluindo CDs graváveis ou regraváveis, fitas DAT, ou até mesmo um segundo HD (já tratamos sobre memórias de armazenamento). Cada tecnologia oferece seus prós e contras, as fitas DAT, por exemplo, oferecem uma grande capacidade e um custo por megabyte muito baixo, mas em compensação o drive é muito caro, os CDs são muito baratos, mas não armazenam uma grande quantidade de dados e assim por diante. A melhor opção varia de acordo com a quantidade de dados, a regularidade dos backups, o nível de confiabilidade necessária e quanto investir.

Por isto não percam tempo querendo saber qual é melhor meio ou tipo de backup.

TIPOS DE BACKUP:

NORMAL: Um backup normal (ou total) copia todos os

arquivos selecionados e marca cada um deles como já tendo um backup (em outras palavras, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Normalmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

INCREMENTAL: Um backup incremental copia somente

os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos dos quais foram feitos backup são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Se você usar uma combinação de backup normal e backup incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar.

DIFERENCIAL: Um backup diferencial copia somente os

arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos que já têm um backup não são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto não é desmarcado). Se você executar uma combinação de backup normal e backup diferencial, a restauração dos dados exigirá os arquivos ou as fitas do último backup normal e do último backup diferencial.

CÓPIA: Uma cópia auxiliar (ou secundária) é uma cópia

dos dados de backup. Os dados copiados são uma imagem fiel da cópia de backup primária e podem ser usados como uma cópia de backup de modo de espera ativo se os servidores, os dispositivos e a mídia de backup primário forem perdidos ou destruídos. As cópias primária e secundária usam mídias diferentes e, muitas vezes, bibliotecas de backup diferentes.

DIÁRIO: Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado) VANTAGENS E DESVANTAGENS PRÓS CONTRAS N O R M A L

Os arquivos são mais

fáceis de localizar,

porque estão na mídia de

backup atual. Requer

apenas uma mídia ou um conjunto de mídia para a

recuperação dos

arquivos.

É demorado. Se os arquivos forem alterados com pouca freqüência, os backups serão quase idênticos. IN C R E M E N T A L Requer a menor quantidade de armazenamento de dados. Fornece os

backups mais rápidos.

A restauração completa do sistema pode levar mais tempo do que se for usado o backup normal ou diferencial. D IF E R E N C IA L A recuperação exige a

mídia apenas dos últimos

backups normal e

diferencial. Fornece

backups mais rápidos do que um backup normal.

A restauração completa do sistema pode levar mais tempo do que se for usado o backup normal.

Se ocorrerem muitas

alterações nos dados, os backups podem levar

mais tempo do que

backups do tipo

Referências

Documentos relacionados

Pela observação dos aspectos analisados no presente artigo, é clara a conexão da expressão “textura aberta do Direito”, proposta por Hart, com o modelo de

Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade. Reserva ambiental em área rural. Hotel fazenda reservado para o turismo. Floresta equatorial não ocupada pelo homem. A rua de

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

Os dispositivos de acompanhamento e avaliação dos apoios especializados, dos apoios a alunos com dificuldades de aprendizagem nos diferentes ciclos, bem como dos planos

A Direção da Associação de Professores de Matemática reuniu no dia 12 de março de 2016 e, tendo em conta as perturbações e dificuldades de que tem

Testes em animais com quantidades não tóxicas nos progenitores não dão indicações sobre toxicidade para reprodução.

TRANCADO, MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, 2014 - 2015 Universidade Norte do Paraná. Especialista em Gestão Pública, MBA em Gestão Pública, 2013 -

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São