• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO CONSELHO DOCENTE DO COLÉGIO ANCHIETA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO CONSELHO DOCENTE DO COLÉGIO ANCHIETA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO ANCHIETA

REGULAMENTO

DO

CONSELHO DOCENTE DO COLÉGIO ANCHIETA

(2)

TITULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Capitulo I – Da denominação, da sede e do ato de constituição

Art. 1º - O CONSELHO DOCENTE do Colégio Anchieta (CDCA) é um Órgão Colegiado do

COLÉGIO ANCHIETA, Instituição de Ensino da Educação Básica, com sede na Praça Padre Anchieta, no 126, Pituba, CEP 41810-830, nesta capital, e com filial na Rua Érico Veríssimo, no 292, Itaigara, CEP 40815-340, também nesta capital, tendo o seu Reconhecimento Definitivo para funcionar, pela Resolução No 1394/84, publicada no Diário Oficial do Estado, em 02 e 03 de fevereiro de 1985, mantido pela Empreendimentos Educacionais Anchieta Ltda., sociedade empresária com sede social situada na Praça Padre Anchieta, no 126, Pituba, CEP 41810-830, nesta capital, inscrita no CNPJ/MF sob o no 14.799.209/0001-71, instituído pela Portaria

Conjunta No 01/10, do Diretor Técnico-pedagógico e do Diretor Administrativo-financeiro da Entidade Mantenedora, que passa a fazer parte integrante deste instrumento, para todos os fins, doravante denominado também, simplesmente, CONSELHO DOCENTE, terá sede na própria sede do Colégio Anchieta – Pituba, e será regido por este Regulamento, nos seguintes termos:

TITULO II

OBJETIVOS E FINALIDADES

Capitulo I – Das Finalidades

Art. 2º - O CONSELHO DOCENTE do Colégio Anchieta tem como Finalidades:

I – Atuar como órgão consultivo da Diretoria do Colégio Anchieta e/ou da sua Entidade Mantenedora, especialmente em temas decisivos para o setor pedagógico do Colégio. II – Constituir um canal de parceria entre o Corpo Docente, a Diretoria do Colégio e a Diretoria

da sua Entidade Mantenedora.

III – Contribuir para a melhoria do Colégio Anchieta, nos aspectos pedagógicos, administrativo-financeiros e operacionais.

Capitulo II – Dos Objetivos

Art. 3º - O CONSELHO DOCENTE do Colégio Anchieta tem como Objetivos:

I – Apresentar à Diretoria sugestões de melhoria ao processo didático-pedagógico do Colégio Anchieta.

II – Desenvolver em conjunto com a Diretoria do Colégio, ações de caráter educacional e cultural para os educadores.

III – Apoiar ações dos diversos setores e segmentos do Colégio, que possam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

IV – Mediar junto à Diretoria do Colégio e/ou à Diretoria da sua Entidade Mantenedora, conforme o caso, a análise e discussão de assuntos de interesse do Corpo Docente do Colégio.

(3)

Continuação do Regulamento do Conselho Docente do Colégio Anchieta.

TITULO III

DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Art. 4º - O CONSELHO DOCENTE do Colégio Anchieta será formado por 09 (nove) membros,

sendo estes, 04 (quatro) professores, o Diretor do Colégio Anchieta, o(a) Vice-diretor(a) do Colégio Anchieta, lotado(a) no ANCHIETINHA – Itaigara, o Diretor Técnico-pedagógico, o Diretor Administrativo-financeiro e o Diretor Operacional da Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta, que serão sempre membros natos, sob a presidência de um dos professores.

§1º. Os 04 (quatro) professores membros do CONSELHO DOCENTE serão sempre 01 um(a) representante da Educação Infantil (G2 a G5) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), e um(a) representante de cada uma das outras seguintes etapas da Educação Básica: Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), Ensino Médio (1ª e 2ª série) e Ensino Médio (3ª série), das sedes Itaigara e Pituba, conforme o caso, todos escolhidos por seus pares, em suas respectivas sedes, mediante eleição direta organizada e realizada por eles, a partir de uma lista de pretendentes, sendo escolhidos os mais votados, por voto secreto, por maioria simples, tendo cada um deles direito a 01 (um) voto.

§2º. A eleição aludida no parágrafo primeiro deste artigo será realizada bianualmente, sempre no mês de fevereiro, sendo que a primeira será realizada no mês de outubro de 2010.

§3º. Após a escolha dos professores membros do CONSELHO DOCENTE, na forma mencionada no §1º deste artigo, os eleitos em cada sede deverão encaminhar uma comunicação assinada por todos eles ao Diretor Técnico-pedagógico da Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta, não devendo esta comunicação ultrapassar o dia 05 de novembro de 2010, na primeira eleição, e o dia 20 de fevereiro, nas demais eleições.

§4º. A posse dos membros do CONSELHO DOCENTE ocorrerá no dia 09 de dezembro de 2010, relativamente aos eleitos no ano de 2010, e, bianualmente, no primeiro dia útil do mês de março.

§5º. A segunda eleição dos professores membros do CONSELHO DOCENTE deverá ocorrer no mês de fevereiro de 2012.

§6º. O CONSELHO DOCENTE se reunirá, em caráter extraordinário, sempre que convocado por seu(sua) presidente, pelo Diretor do Colégio Anchieta, ou por qualquer um dos 03 (três) membros Diretores da Entidade Mantenedora.

§7º. É obrigatória a presença de, no mínimo, 8/9 (oito nonos) dos membros do CONSELHO DOCENTE, para a realização das suas reuniões.

Art. 5º - O CONSELHO DOCENTE, como Órgão Colegiado com caráter consultivo do Colégio,

está diretamente ligado à Diretoria do Colégio Anchieta e à sua Entidade Mantenedora.

Art. 6º - O CONSELHO DOCENTE terá um(a) presidente escolhido em eleição interna, pelos

próprios professores, na reunião de posse dos seus membros, dentre os 04 (quatro) eleitos, por maioria simples, tendo cada um direito a 01 (um) voto. Os 03 (três) demais professores membros se distribuirão nas diretorias e na secretaria do CONSELHO DOCENTE. Os membros natos do CONSELHO DOCENTE não terão cargos definidos.

(4)

§1º. O mandato dos professores membros do CONSELHO DOCENTE será de 02 (dois) anos, a contar do dia da posse, com a possibilidade de ser(em) reconduzido(s) apenas por mais um mandato, mediante nova eleição.

§2º. O mandato de cada um dos professores membros do CONSELHO DOCENTE extingue-se, automaticamente, quando o(a) professor(a) deixar de fazer parte do quadro de funcionários do Colégio Anchieta, entrar em licença remunerada ou não, por mais de 90 (noventa) dias, ou em caso de sua renúncia.

§3º. Ocorrendo o previsto no §2º deste artigo, no decorrer do ano letivo, nova eleição deverá ser realizada entre os professores da etapa de educação daquele(a) professor(a) cujo mandato foi extinto, no prazo de 10 (dez) dias a contar da data da referida extinção, na mesma forma estabelecida no §1º do Art. 4º deste Regulamento. Caso isso ocorra após o final do ano letivo e antes do início do ano letivo seguinte, a nova eleição deverá ocorrer até o dia 01 de março do ano letivo seguinte. Em qualquer dos casos, deverá o(a) escolhido(a) ocupar a respectiva vaga e cargo, no prazo também de 10 (dez) dias a contar da data da sua eleição. O(A) professor(a) escolhido(a) deverá encaminhar uma comunicação assinada por todos os professores membros do CONSELHO DOCENTE ao Diretor Técnico-pedagógico da Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta, no prazo de 05 (cinco) dias, a contar da data da referida escolha.

§4º. O CONSELHO DOCENTE reunir-se-á, regular e bimestralmente, na primeira semana do mês, a partir do mês da posse dos primeiros professores eleitos, na sede do Colégio Anchieta - Pituba, com a presença indispensável de seus 04 (quatro) professores membros e de pelo menos 04 (quatro) dos seus membros natos, para planejamento e execução de suas atividades, e, extraordinariamente, quando convocado, por escrito, no prazo de 08 (oito) dias anteriores à data da sua realização, por seu(sua) presidente ou por qualquer um dos seus membros natos.

§5º. Anualmente e na data da primeira reunião, os membros do CONSELHO DOCENTE definirão o calendário anual das suas reuniões ordinárias.

§6º. As decisões tomadas pelo CONSELHO DOCENTE serão por maioria simples de votos, por votação aberta, tendo cada membro direito a 01 (um) voto, tendo os Diretores da Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta direito a veto.

§7º. Cada reunião deverá ser registrada em Ata, com a assinatura de todos os membros presentes à mesma.

§8º. A participação do(a) professor(a) como membro do CONSELHO DOCENTE não confere a este(a) estabilidade trabalhista, a qualquer tempo nem sob qualquer motivo.

Art. 7º - Os assuntos que vierem a ser tratados no CONSELHO DOCENTE, que tiverem origem

por iniciativa dos professores, deverão ser apresentadas pelo(a) seu(sua) presidente aos seus membros natos, com antecedência de, pelo menos, 10 (dez) dias a contar da data da realização das reuniões, para a devida e prévia análise e aprovação.

§Único. Para receber a apresentação das atividades aludidas no caput deste artigo, fica designado(a) o Diretor do Colégio Anchieta ou o(a) Vice-diretor(a) do Colégio Anchieta (ANCHIETINHA – Itaigara), conforme o caso.

Art. 8º - Compete ao CONSELHO DOCENTE:

(5)

Continuação do Regulamento do Conselho Docente do Colégio Anchieta.

II - Apresentar sugestões ao Diretor do Colégio Anchieta e/ou ao Diretor Técnico-pedagógico da sua Entidade Mantenedora, a respeito de assuntos pertinentes a questões pedagógicas. III - Debater qualquer assunto de interesse dos Professores e da Instituição, dando sugestões e

depoimentos, e apresentando pareceres, neste caso, sempre que o Diretor do Colégio Anchieta e/ou os Diretores da sua Entidade Mantenedora solicitar(em).

TITULO IV

DA ORGANIZAÇÃO DISCIPLINAR

Art. 9º - O CONSELHO DOCENTE está subordinado ao Regimento Escolar do Colégio

Anchieta, bem como aos seus processos e procedimentos normativos, e às demais Leis vigentes no País.

Art. 10 - Como órgão consultivo, o CONSELHO DOCENTE não poderá deliberar a respeito da

aplicação de normas e suas aplicações previstas no Regimento Escolar deste Colégio, nem de outras que não sejam de sua competência.

TITULO V

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 11 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Diretoria do Colégio

Anchieta e/ou pelos Diretores da sua Entidade Mantenedora, respeitadas as suas esferas de competência.

Art. 12 - O CONSELHO DOCENTE poderá ser dissolvido, a qualquer tempo, por Portaria

Conjunta baixada pela Diretoria Técnico-pedagógica e/ou pela Diretoria Administrativo-financeira da Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta, dando-se ciência da sua dissolução aos demais membros do CONSELHO DOCENTE, por escrito, no prazo de 05 (cinco) dias a contar da data da sua referida dissolução.

Art. 13 – Este Regulamento poderá ser alterado a qualquer tempo, por meio de Portaria

Conjunta baixada pelos Diretores Técnico-pedagógico e Administrativo-financeiro da Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta, dando-se ciência da sua alteração aos demais membros do CONSELHO DOCENTE, por escrito, no prazo de 05 (cinco) dias a contar da data da sua referida alteração.

Art. 14 – Este Regulamento substitui o Regulamento publicado no dia 01 de outubro de 2010 e

entra em vigor a partir desta data.

Salvador, 01 de março de 2014.

Empreendimentos Educacionais Anchieta Ltda. João Augusto Bamberg Conrado

Diretor Técnico-pedagógico

Empreendimentos Educacionais Anchieta Ltda. Antonio Jorge de A. Santos

Referências

Documentos relacionados

Isso fica perceptível, na proposta de Posner, quando diz que a democracia pragmática é aquela mais adequada ao caráter pragmático do povo americano e também para

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

O desenvolvimento experimental consistiu na determinação dos hormônios naturais estrona (E1), 17β-estradiol (E2), estriol (E3), do hormônio sintético 17α-etinilestradiol

Independentemente da causa, os resultados da comparação de riqueza e de ocorrência entre os ambientes justificam a consideração das FS como um ambiente relevante para a conservação