• Nenhum resultado encontrado

ABRAPECON - Associação Brasileira Dos Pequenos Consumidores (de enegia elétrica água telefonia gás encanado e outros)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABRAPECON - Associação Brasileira Dos Pequenos Consumidores (de enegia elétrica água telefonia gás encanado e outros)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ABRAPECON -

Associação Brasileira Dos Pequenos Consumidores

(de enegia elétrica água telefonia gás encanado e outros)

• Registro da ABRAPECON em cartório:

Estatuto este da ABRAPECON registrado em cartório de São Carlos / SP com o n. 2.186 / 00 no dia 21/03/2000. (CNPJ n. 74.489.998 / 0001 – 76)

• Presidente eleito da ABRAPECON: ANTONIO LIMA DE SOUZA

Engenheiro Eletricista (CREA n. 0600.50612.9 - SP) Administrador de Empresas

• Capítulo 1 - DA DENOMINAÇÃO SEDE FORO E DURAÇÃO:

Artigo 1.o:

Sob a denominação de ABRAPECON - Associação Brasileira dos Pequenos Consumidores

(de Energia Elétrica Água Telefonia Gás Encanado e Outros), doravante denominada apenas

como Associação, fica constituida uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, apartidária, com personalidade jurídica, que se regerá pelo presente Estatuto e pelas leis vigentes que sejam aplicáveis.

Parágrafo único:

Aquí é considerado como Pequeno Consumidor aquele que consome no máximo 2.000 Kwh / mês de energia elétrica, seja pessoa física ou jurídica.

• Capítulo 2 - DOS OBJETIVOS:

Artigo 4.o:

A Associação (ABRAPECON) tem como OBJETIVOS FUNDAMENTAIS:

• 1)- Utilizar os conhecimentos dos Engenheiros que entendam de energia elétrica, água, telefonia e gás, e também dos Advogados e outros, no sentido dos Pequenos Consumidores conseguirem os mesmos benefícios, em pé de igualdade, com os Grandes Consumidores (por exemplo, existe há tempos a poderosa ABRACE – Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia, formado pelas grandes empresas consumidoras de energia elétrica, com enorme poder de lobby junto ao governo).

• 2)- Defender o pequeno consumidor (residêncial em geral, pequeno comércio, pequena indústria, e outros pequenos), agindo de forma unida, contra as arbitrariedades dos grandes fornecedores (empresas públicas ou privadas) de energia elétrica, água, telefonia e gás, no sentido dos mesmos praticarem procedimentos corretos e preços justos de mercado, em termos de contexto nacional e também internacional, e com qualidade assegurada no suprimento.

• 3)- Formular indicar e explorar alternativas para desenvolvimento de estudos e projetos educacionais, visando mudança de hábitos de consumo por parte dos pequenos consumidores (residenciais e outros), visando utilização racional, visando eliminação de desperdícios, visando o consumidor gastar menos dinheiro no consumo / custo de energia elétrica, água telefonia e gás. E procurando influenciar as políticas governamentais no sentido de investimentos para uma educação "Conservacionista" junto ao povo em geral (vai faltar energia elétrica e água num futuro não muito distante).

(2)

• 4)- Desenvolver parcerias e/ou convênios com fabricantes e/ou lojas de material elétrico, hidráulico, telefonia e gás, e também com fornecedores de serviços, objetivando conseguir substanciais descontos na compra de equipamentos / produtos / serviços, por parte dos Associados.

• 5) – Formular e indicar alternativas para desenvolvimento de estudos e projetos voltados para proteção do meio ambiente e de instalações / obras públicas em geral, visando uma melhor qualidade de vida para os Associados e para a comunidade como um todo.

• 6)- Formular e indicar alternativas para desenvolvimento de projetos e especificações técnicas, junto às companhias / empresas de fornecimento de energia elétrica água telefonia e gás, no sentido de ajudar os pequenos consumidores em geral a minimizarem gastos de dinheiro com instalação / montagem de equipamentos para suprimento. E depois quanto aos aspectos de administração / minimização custos de manutenção e de consumo mensal, dos produtos essenciais em discussão, a serem comprados mensalmente (são produtos / serviços de primeira necessidade).

• 7)- Fiscalizar as atitudes dos fornecedores de energia elétrica, água, telefonia e gás, quanto a um Fornecimento com Qualidade Assegurada a um preço justo, reclamando categoricamente e com a devida fundamentação técnica, quando necessário, junto aos órgãos reguladores governamentais tais como: PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, ANEEL - Agencia Nacional de Energia Elétrica, ANA - Agencia Nacional da Água, ANATEL - Agencia Nacional de Telecomunicações e ANP - Agencia Nacional do Petróleo. Fiscalizar, também, os fabricantes de equipamentos / produtos quanto a um fornecimentos com qualidade, tipo certificação ISO-9.000, ISO-14.000, etc.

• 8)- Dissiminar largamente o trabalho em questão proposto pela Associação por esse Brasil afora, através da criação de Filiais e/ou Representantes, que obrigatoriamente deverão seguir as diretrizes da Matriz localizada em São Carlos-SP.

• 9)- Articular-se com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, mediante convênios e/ou contratos específicos, de modo a assegurar o desenvolvimento de estudos / projetos e execução de ações concernentes aos objetivos da Associação.

• 10)- Filiar-se, manter convênio, etc, com outras entidades congêneres, em nível regional estadual nacional e até internacional, sem perder sua individualidade e poder de decisão. • 11)- Relacionar-se com escolas e prefeituras, em geral, no sentido de desenvolver palestras

gratuitas para os alunos e/ou população, através do patrocínio de terceiros e/ou com recursos próprios, tratando de assuntos voltados para Utilização Racional da energia elétrica, água telefonia e gás.

• 12)- Promover meios que permitam a participação e decisão da comunidade no âmbito das políticas governamentais referentes aos assuntos de Energia e Meio Ambiente, em nível municipal estadual e nacional (por exemplo: a Associação opinar categoricamente junto ao governo quanto aos eventuais erros e/ou favorecimentos quando do reajuste de preços para energia elétrica água telefonia e gás, quando da reformulação de portarias expedidas pelos órgãos reguladores federais ANEEL - Agencia Nacional de Energia Elétrica, ANATEL - Agencia Nacional de Telecomunicações e ANA - Agencia Nacional da Água).

• 13)- Promover a defesa do património comum ambiental, natural, artístico, documental, econômico, estético, turístico, paisagístico, histórico, literário, arquitetônico, jurídico e cultural, etc, e para tanto inclusive com denúncia de delitos e danos, bem como implementação de ações positivas que para isso se façam necessárias, em quaisquer instâncias.

(3)

• 14)- Colaborar com as instituições públicas e as reconhecidas de interesse público municipal, estadual e federal existentes, através de parcerias e/ou convênios, ou promover sua representação perante as mesmas, para assegurar o efetivo desenvolvimento sustentável, da educação e da cultura, e também para que um conjunto cada vez mais amplo da população mais pobre possa beneficiar-se de maneira igualitária e proveitosa dos mesmos beneficios proporcionados aos de maior poder aquisitivo.

• 15)- Desenvolver atividades de cunho educacional, artístico, cultural, fiscal, editorial, financeiro e prestação de quaisquer serviços que possam contribuir para a defesa do meio ambiente, do patrimônio público, ou compatíveis.

• 16)- Publicar livros, revistas, folhetos, jornais ou outras formas de publicações ou meios de comunicação, inclusive utilização da Internet, destinadas à divulgação de conteúdos relacionados às finalidades da Associação.

• 17)- Emitir pareceres sobre assuntos e questões voltados para defesa do consumidor, inclusive com contratação de Advogados Especializados e/ou outros Profissionais Consultores especializados, se necessário, seja através de convênios, seja através de pagamento com recursos próprios.

• 18)- Solicitar pedido de representação junto aos Promotores e/ou Procuradores Estaduais e/ou Federais, objetivando conseguir abertura de Inquérito Civil, Ação Civil Pública, etc, contra empresas e/ou entidades privadas ou públicas, etc, que estejam prejudicando os Associados e a população em geral.

• 19)- Estimular e promover cursos, palestras, exposições, espetáculos, conferências, debates, feiras, festejos, quaisquer outros eventos e atividades relacionadas às suas finalidades da Associação, mediante convênios e/ou com recursos próprios.

• 20)- Eventualmente emprestar dinheiro para os Associados necessitados pagarem suas contas de energia elétrica, água, telefonia e gás (em casos de corte eminente por falta de pagamento), cobrando tão apenas correção monetária, portanto nada de juros / lucros.

• 21)- Promover ações pela Melhoria da Qualidade de Vida dos Associados e da comunidade como um todo, seja em nível local seja em nível nacional.

Parágrafo único:

A Associação não pode, em qualquer hipótese, envolver-se com políticos e/ou partidos políticos, ou mesmo agir de forma tendenciosa politicamente falando. Pode sim, apresentar sugestões de projetos a serem colocados em prática pelos políticos em geral, que sejam do benefício dos consumidores em geral de energia elétrica, água, telefonia e gás, que sejam do benefício da comunidade em geral, de nível municipal a nacional. A Associação pode sim, receber recursos financeiros e/ou materiais de entidades de classe, partidos políticos, políticos isoladamente, etc, para o desenvolvimento de projetos sociais, mas sem a obrigação de qualquer tipo de exclusividade.

• Capítulo 3 - DAS CATEGORIAS DE ASSOCIADOS:

Artigo 5.o:

A Associação constitui-se de 3 (três) categorias de Associados a saber:

A)- Sócios Fundadores.

São sócios fundadores, as pessoas físicas e jurídicas, que assinarem a ata de fundação da Associação.

(4)

B)- Sócios Militantes.

São sócios militantes, as pessoas físicas e jurídicas, que vierem integrar, posteriormente à fundação da Associação e com ela colaborarem de maneira efetiva e constante, principalmente quanto ao apoio no desenvolvimento de estudos e projetos voltados para aspectos de benefício social para os Associados e para a comunidade em geral.

C)- Sócios Colaboradores.

São sócios colaboradores as pessoas físicas (que não querem aparecer como sócios militantes), as empresas e/ou entidades jurídicas privadas e públicas, os órgãos governamentais e não governamentais voltados para proteção do meio ambiente e/ou planejamento energético, situadas no Brasil e no exterior, que contribuam com doações em dinheiro e/ou bens materiais, de livre e expontânea vontade.

Artigo 6.o:

Nenhum Associado, pessoa física ou jurídica, fica obrigado ao pagamento de taxa de admissão e/ou mensalidade e/ou anuidade e/ou qualquer outra taxa, para pertencer ao quadro associativo.

Parágrafo 1.o:

O Associado pagará, sim, por eventuais serviços prestados pela Associação (Abrapecon) , sempre prevalecendo a livre escolha do Associado de querer SIM ou NÃO pagar para usufruir de benefícios tais como:

¾ 1)- Emissão de carteirinha de sócio.

¾ 2)- Cópias xerox de artigos / trabalhos elaborados pela Associação e/ou por terceiros contratados.

¾ 3)- Aquisição de manuais, elaborados pela Associação e/ou por outros, voltados para utilização racional de energia elétrica água telefonia e gás.

¾ 4)- Aquisição de serviços de auditoria técnica - econômica quanto ao consumo / custo de energia elétrica água telefonia e gás, prestados por profissionais e/ou empresas especializadas de engenharia, contratados pela Associação, objetivando redução de custos e/ou aumento de produtividade.

¾ 5)- Aquisição de softwares voltados para ajudar o Associado a reduzir custos com compra de energia elétrica, água, telefonia e gás.

¾ 6)-Visita técnica às instalações do Associado para medições de parâmetros técnicos e/ou levantamento de dados, objetivando redução do consumo / custo de energia elétrica água telefonia e gás.

¾ 7)- Serviços de assessoria jurídica / advocatícia, em asssuntos de direito do consumidor. ¾ 8)- Palestras e/ou cursos voltados para utilização racional da energia elétrica, água, telefonia e

gás.

¾ 9)- E outros serviços mais correlatos aos objetivos da Associação (Objetivo Fundamental: educação continuada para Utilização Racional da energia elétrica, água, telefonia e gas, com devido amparo jurídico em termos de defesa do consumidor).

(5)

Parágrafo 2.o:

Os preços dos serviços apresentados no parágrafo anterior e outros consequentes, serão os de mercado, procurando sempre fazer com que o Associado tenha retorno dos seus gastos, através da prática de atitudes corretas que tragam economias de dinheiro no uso racional de energia elétrica, água telefonia e gás.

(Nota importante: “A Associação fornece o anzol e a isca, ficando por conta do Associado o trabalho de pescar - que isto fique bem claro“).

Parágrafo 9.o:

O Presidente da Associação obrigatoriamente tem que ser um Engenheiro Eletricista (modalidade eletrotécnica), com registro no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, com no mínimo 10 (dez) anos de experiência profissional em assuntos gerais de Engenharia Elétrica aplicada e em assuntos gerais de Conservação de energia elétrica, e que entenda também técnica e economicamente de assuntos voltados para utilização racional de água de telefonia e de gás.

• Endereço completo da ABRAPECON: Rua Major José Inácio, 1.849

Centro, cep 13.560-160

Fones (16) - 33.07.41.13 / 33.72.48.14 / 97.13.97.94 E-Mail: limaengsc@terra.com.br

São Carlos – SP

Para Mais Detalhes Ver O Estatuto Completo da ABRAPECON (com 30 folhas)

(Documento acima elaborado por ANTONIO LIMA DE SOUZA Presidente da ABRAPECON em 20 / 04 / 05).

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

To identify a source of ligands able to activate Olfr692- expressing cells, we first exposed adult animals to bio- logically relevant stimuli and then labeled the activated neurons

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de