• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES Projeto Arquitetônico de Construção de Casa Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES Projeto Arquitetônico de Construção de Casa Social"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO

Proprietário (a): PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES Obra: Projeto Arquitetônico de Construção de Casa Social

Cadastro Matrícula:

Local: São Miguel das Missões; Área a ser

construída:

34,52 m2

1 RELAÇÃO DE PRANCHAS:

Prancha 1: Planta Baixa, Fachada, Cortes AA, Corte BB e Legenda;

Prancha 2: Projetos Complementares (instalação elétrica e hidrossanitária), Quadro de Cargas e Legendas.

2 OBJETIVO:

O presente conjunto de especificações e descrições tem por objetivo principal mostrar as características e o tipo de obra, dos serviços que serão executados na construção de residência Social (mista), em madeira e WC em alvenaria em São Miguel das Missões.

3 EXECUÇÃO DA OBRA:

A execução da edificação ficará a cargo da empresa contratada, Empreiteira, após processo licitatório, que deverá providenciar a Anotação de Responsabilidade Técnica de execução da Obra, junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA local ou ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, e atender as especificações deste memorial e do contrato de prestação de serviço que será celebrado entre a Empreiteira e a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, o contratante. Para a execução dos serviços serão necessários ainda os procedimentos normais de regularização do Responsável Técnico da Empreiteira, junto ao contratante, com relação ao comando da obra, diário de obra, licenças e alvarás.

4 NORMAS GERAIS:

Estas especificações de materiais e serviços são destinadas à compreensão e interpretação dos Projetos de Arquitetura, Memorial Descritivo, Planilha Orçamentária e Cronograma Físico-Financeiro e os demais Projetos Complementares.

(2)

Caso existam dúvidas de interpretação sobre as peças que compõem o Projeto de Arquitetura, elas deverão ser dirimidas antes do início da obra com o contratante ou com profissional por este indicado, que dará sua anuência aprovativa ou não.

Para eventual necessidade nas alterações de materiais e (ou) serviços propostos, bem como de projeto, tanto pelo contratante como pela Empreiteira, deverão ser previamente apreciados pelo Profissional responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, que poderá exigir informações complementares, testes ou análise para embasar Parecer Técnico final à sugestão alternativa apresentada.

5 OBRIGAÇÕES DA EMPREITEIRA E SEU RESPONSÁVEL TÉCNICO:

 Obediência às Normas da ABNT e das Normas Regulamentadoras do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Cidadania.

 Visitar previamente o terreno em que será executada a ampliação da edificação, a fim de verificar as suas condições atuais.

 Corrigir, às suas expensas, quaisquer vícios ou defeitos ocorridos na execução da obra, objeto do contrato, responsabilizando-se por quaisquer danos causados ao contratante, decorrentes de negligência, imperícia ou omissão.

 Empregar operários devidamente uniformizados e especializados nos serviços a serem executados, em número compatível com a natureza e cronograma da obra.

 Na fase de execução da obra, caso sejam verificadas divergências e inconsistências no projeto, comunicar ao contratante, para as devidas providências sejam tomadas.

 Manter atualizados no Canteiro de Obra: Diário, Alvará, Certidões, Licenças, evitando interrupções por embargos.

 Estabelecer um serviço ininterrupto de vigilância da obra, até sua entrega definitiva, responsabilizando-se por quaisquer danos decorrentes da execução que venham a ocorrer nela.

 Manter limpo o local da obra, com remoção de lixos e entulhos para fora do canteiro.  Providenciar a colocação das placas exigidas pela Prefeitura Municipal, CAU ou CREA

local.

 Apresentar, ao final da obra, toda a documentação prevista no Contrato da Obra.

 Caberá ao executante o fornecimento, o uso e a guarda de todas as máquinas e equipamentos, tais como guinchos, serras, betoneiras, vibradores, andaimes, bem como os ambientes para o armazenamento dos materiais de construções, necessárias à boa execução dos serviços. Do fornecimento e uso de quaisquer máquinas pelo executante, não advirá qualquer ônus ao contratante.

(3)

 Deverão ser obedecidas todas as recomendações com relação à segurança do trabalho contidas na norma reguladora NR-8, aprovada pela Portaria MTB nº 3214/78 do Ministério do Trabalho. Caberá ao executante o fornecimento de todos os equipamentos de segurança (botas, capacetes, cintos, óculos, etc.) necessários e exigidos pela legislação vigente, que serão de uso obrigatório, de acordo com a norma NBR-18, e de acordo com cada atividade realizada nas diferentes etapas da obra.

 A contratação da mão de obra, a compra de materiais de construção a serem utilizados na edificação ou qualquer ferramenta ou aparelho para uso dos funcionários, assim como o recolhimento de taxas e tributos sociais, procedimentos administrativos junto a órgãos públicos municipais, estaduais e federais são de inteira responsabilidade da empreiteira executante da obra da bem como seus custos.

 Antes de cada mensuração para se efetuar o pagamento das diversas etapas concluídas, a empresa contratada deverá, através de seu responsável técnico, apresentar-se para a realização das medições com o objetivo de ser dirimido qualquer equivoco ou engano. Sem a presença do responsável técnico não será efetuado qualquer pagamento.

 Antes de cada mensuração para se efetuar o pagamento das diversas etapas concluídas, a empresa contratada deverá, através de seu responsável técnico, apresentar-se para a realização das medições com o objetivo de ser dirimido qualquer equivoco ou engano. Sem a presença do responsável técnico não será efetuado qualquer pagamento.

6 FISCALIZAÇÃO:

A Fiscalização dos serviços será feita pelo contratante, por meio do seu Responsável Técnico e preposto, portanto, em qualquer ocasião, a Empreiteira deverá submeter-se ao que for determinado pelo fiscal.

A Empreiteira manterá na obra, à frente dos serviços e como seu preposto, um profissional devidamente habilitado e residente, que a representará integralmente em todos os atos, de modo que todas as comunicações dirigidas pelo contratante ao preposto da Empresa executora terão eficácia plena e total, e serão consideradas como feitas ao próprio empreiteiro. Por outro lado, toda medida tomada pelo seu preposto será considerada como tomada pelo empreiteiro. Ressaltado seja, que o profissional devidamente habilitado, preposto da Empresa executora, deverá estar registrado no CREA ou CAU local, como Responsável Técnico pela Obra a ser executada.

Poderá a Fiscalização paralisar a execução dos serviços, bem como solicitar que sejam refeitos, quando eles não forem executados de acordo com as especificações, detalhes ou com a boa técnica construtiva. As despesas decorrentes de tais atos serão de inteira responsabilidade da Empreiteira.

(4)

A presença da Fiscalização na obra, não exime e sequer diminui a responsabilidade da Empreiteira perante a legislação vigente.

Deverá ser mantido no escritório da obra um jogo completo e atualizado do projeto de arquitetura e dos projetos complementares, as especificações, orçamentos, cronogramas e demais elementos técnicos pertinentes à edificação, que tenham sido aprovados pelo Contratante.

7 ESPECIFICAÇÕES GERAIS E SERVIÇOS: 7.1 Locação da obra:

Ficará sob responsabilidade direta da Empreiteira a locação da obra, que deverá ser executada com rigor técnico, observando-se atentamente o projeto arquitetônico e o de implantação, quanto a níveis e cotas estabelecidas neles (Será fornecida pelo Setor de Planejamento e Projetos desta Prefeitura uma Planta de Situação com todas as medidas necessárias em razão de serem lotes diferentes).

Além das plantas acima citadas, será relevante o atendimento ao projeto de fundações, para execução do gabarito convencional, utilizando-se quadros com piquetes e tábuas niveladas, fixadas para resistir à tensão dos fios sem oscilação e sem movimento. A locação será por eixos ou faces de paredes. Caso necessário, deve-se sempre utilizar aparelhos topográficos de maior precisão para implantar os alinhamentos, as linhas normais e paralelas.

A ocorrência de erro na locação da obra implicará à Empreiteira a obrigação de proceder, por sua conta e dentro dos prazos estipulados no contrato, as devidas modificações, demolições e reposições que assim se fizerem necessárias, sob aprovação, ou não, da Fiscalização do contratante.

A Empreiteira deverá solicitar, junto ao contratante, a demarcação da área. Caso exista alguma divergência entre o levantamento topográfico e o projeto aprovado, ela deverá comunicar o fato, por escrito, à fiscalização do Contratante.

Qualquer omissão de informação que implique na não obtenção de licenciamentos, alvará, habite-se, ou em reparos e demolições para atendimento de exigências dos órgãos municipais, serão de inteira responsabilidade da Empreiteira, que arcará com todos os custos pertinentes.

Após ser finalizada a locação, a Empreiteira procederá ao aferimento das dimensões, alinhamentos, ângulos (esquadros) e de quaisquer outras indicações que constam no projeto aprovado, de acordo com as reais condições encontradas no local da obra. Havendo relevantes divergências entre as reais condições existentes no local da obra e os elementos do projeto aprovado, os fatos ocorridos deverão ser comunicados, por escrito, à Fiscalização do contratante, que responderá em tempo hábil quais providências deverão ser tomadas. 7.2 Movimento de terra:

(5)

As áreas externas à edificação, no interior do terreno previsto para sua construção, quando não perfeitamente caracterizadas nas plantas, deverão ser previamente regularizadas, de forma a permitir continuo acesso às dependências da obra, assim como um perfeito escoamento das águas superficiais pela topografia natural do terreno.

Será executada escavação manual de valas, com dimensões mínimas de 0,40m (largura) x 0,35m (profundidade) ou profundidade suficiente para alcançar o solo para dar suporte adequado, prevista para os seguintes serviços: fundações.

7.3 Infra estrutura - Fundações:

A fundação prevista é superficial e do tipo direta (profundidade menor do que 2,00m), executada em um sistema composto de sapatas ciclópicas (0,40mx0,35m WC), alvenarias de embasamento (que poderá atingir até 1,00 m em decorrência do desnível do terreno).

Será executado baldrame em alvenaria de tijolo maciço em toda extensão interna e externa da residência (alinhamento das paredes).

7.4 Alvenarias

As paredes do sanitário serão de alvenaria de tijolo furado 6 furos com 9 cm de espessura final (cutelo), podendo sua alvenaria ter espessura de 12 cm quando da parede acabada.

A alvenaria deverá ser assentada com argamassa mista no traço de 1: 2: 8 (cimento, cal hidratada e areia), revolvida em betoneira até obter-se mistura homogênea. A espessura desta argamassa não poderá ultrapassar 15 mm, e as espessuras das alvenarias deverão ser aquelas constantes no projeto arquitetônico. Deverá ser tomado cuidado para não ficarem sobras e retira-las logo na sua execução.

As paredes da residência serão em madeira simples de eucalipto com as medidas comerciais, com larguras variadas e comprimento adequado para o fechamento da parede não sendo aceitas emendas, com espessura de 2,5 cm, pregadas em montantes de 2,5 cm x 15 cm, pé-direito conforme especificação em projeto. Todas as madeiras empregadas na obra têm garantia de 10 anos contra problemas de ordem natural, como carunchos, cupins e podridão.

Todas as madeiras utilizadas na construção desta residência (paredes e esquadrias) deverão receber aplicação de produto especifico para tratamento prévio da madeira.

7.5 Esquadrias, ferragens e vidros

As janelas serão de madeira conforme projeto, do tipo guilhotina e vidro lisos de espessura 3 mm. Todas as portas serão de madeira, de abrir em uma folha, conforme projeto arquitetônico.

(6)

A estrutura de apoio do telhado será composta de madeira de eucalipto, bem seca, isenta de brocas e sem nós que comprometam sua durabilidade e resistência, com tratamento. Essa estrutura deverá ter apoio nas paredes laterais e obedecer à inclinação prevista para as telhas de fibrocimento. Nas abas deverão ser instalados os guardas ventos em todo o perímetro da casa, em madeira igualmente tratada e de bom aspecto.

7.7 Acabamentos (Rebocos e Revestimentos) 7.7.1 Considerações Gerais

Antes de iniciar os trabalhos de revestimento internos e externos, deverá a Empreiteira adotar providências para que todas as superfícies a revestir estejam firmes, retilíneas, niveladas e aprumadas.

A preparação da mistura de argamassa para revestimento será sempre executada com particular cuidado, especialmente quanto às superfícies das paredes que deverão estar bem limpas, mediante emprego de vassoura de cerda, e abundantemente molhadas, antes do início dos trabalhos.

Todas as instalações elétricas deverão ser executadas antes da aplicação do chapisco e da argamassa de areia fina desempenada, evitando-se dessa forma retoques nos revestimentos recém concluídos.

Na finalização de todos os serviços de revestimento, remover-se-á toda a sujeira deixada por eles, tanto no chão, nos vidros como em outros locais da intervenção.

7.7.2 Chapisco

Após instalação de todas as tubulações previstas no projeto, bem como a limpeza das superfícies das paredes de alvenaria, será aplicado chapisco grosso com peneira fina, constituído por cimento Portland comum (saco de 50 Kg) e areia grossa, no traço 1:3, nas paredes internas e externas da ampliação da edificação.

7.7.3Argamassas de Revestimento – Emboço e Reboco

A aplicação da argamassa de revestimento será iniciada após a completa pega entre a alvenaria e o chapisco. Será preparada com betoneira, misturando-se primeiramente o agregado miúdo (areia), peneirado em malha fina, com os aglomerantes (cal hidratada e cimento comum Portland) no traço 1: 3: 8 (cimento : cal hidratada : areia média), medido em volume, utilizando lata de 18 litros como padrão de referência, além da água necessária para dar uma consistência plástica adequada.

A argamassa deverá ser utilizada dentro de duas horas e meia, a partir do primeiro contato do cimento com a água. Será rejeitada e inutilizada toda a argamassa que apresentar vestígios de endurecimento, sendo expressamente vedado tornar a amassá-la.

(7)

A espessura máxima do emboço, contada a partir do tijolo chapiscado, será de 15 mm, para as paredes. O seu acabamento deverá ser desempenado com régua de alumínio. Qualquer um destes revestimentos deverá apresentar aspectos uniformes, com parâmetro perfeitamente plano, não sendo tolerada qualquer ondulação ou desigualdade de alinhamento da superfície revestida.

7.7.4 – Revestimento de piso e parede 7.7.4.1Contra piso e camada regularizadora

As superfícies internas da edificação (WC) serão preparadas para receber o contra piso, com os devidos procedimentos de nivelamento e compactação manual e (ou) mecanizada do aterro interno (caixão), precedidos pela colocação e embutimento de todas as tubulações previstas nos projetos de instalações.

Deverão ser tomadas precauções no recobrimento das canalizações sob o piso e no esquadrejamento entre paredes e contra piso, que deverão ter seus arremates adequados, a fim de não danificar as tubulações previstas em projeto.

Após o cumprimento dos serviços preliminares acima descritos, será executado o contra piso em concreto simples, misturado em betoneira, Fck = 15 Mpa, espessura mínima de 10 cm, superfície com caimento mínimo de 0,5% para a porta externa, e que sofrerá cura por 7 (sete) dias ininterruptos.

7.7.4.2 Piso cerâmico

Nas áreas indicadas no projeto arquitetônico será executado piso cerâmico mínimo PEI-5, com dimensões nominais mínimas de 30 x 30 cm, material uniforme de fundo claro, faces e arestas lisas, cor a ser escolhida pelo contratante, assentado sobre camada regularizadora com argamassa industrializada.

As juntas entre cerâmicas terão gabarito de 3 a 5 mm (no máximo), com espaçadores de PVC, e serão rejuntadas com rejunte industrial, na cor do piso cerâmico.

7.7.4.3 Azulejo

Nas áreas indicadas no projeto arquitetônico será executado a colocação do azulejo (revestimento piso parede), com material de boa qualidade (cor a ser escolhida), assentados com argamassa colante comercial AC 1, com espaçadores plásticos entre 3 e 5 mm (no máximo), criteriosamente prumados. O rejunte será escolhido aplicado posteriormente e na cor determinada pelo contratante.

7.7.4.4 Forro

A obra terá forro executado em PVC, com dimensões de 1 cm x 10 cm, fixados no madeiramento, conforme indicado no projeto arquitetônico. Acabamento com rodaforro.

(8)

Todas as superfícies a serem pintadas deverão estar firmes, lisas, isentas de mofo e, principalmente, secas, com o tempo de "cura" do reboco novo em cerca de 30 dias, conforme a umidade relativa do ar.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, convindo esperar um intervalo de 24 horas entre duas demãos sucessivas.

Os trabalhos de pintura serão terminantemente suspensos em tempos de chuva.

Deverão ser evitados escorrimentos ou salpicos de tinta nas superfícies não destinadas à pintura (vidros, pisos, aparelhos, etc.). Os salpicos que não puderem ser evitados deverão ser removidos quando a tinta estiver seca, empregando-se removedor adequado.

As cores das tintas a serem utilizadas na residência serão determinadas posteriormente, caberá a Empreiteira consultar à Fiscalização do contratante, para obter sua anuência e aprovação.

7.9 Instalação elétrica 7.9.1 Considerações Gerais

As instalações elétricas serão executadas de acordo com o projeto elétrico de baixa tensão, fundamentado na NBR 5410/2004.

Todos os serviços deverão utilizar mão-de-obra de alto padrão técnico, não sendo permitido o emprego de profissionais desconhecedores da boa técnica e da segurança.

Todos os materiais básicos componentes como aparelhos e equipamentos a serem instalados, deverão atender aos padrões de fabricação e aos métodos de ensaio exigidos pela ABNT, assim como às especificações complementares da concessionária local.

Também as especificações referentes a todos os serviços deverão ser seguidas rigidamente e complementadas pelo que está prescrito nas Normas Brasileiras pertinentes, no caso de eventual omissão. Qualquer alteração que se fizer necessária deverá ser submetida à apreciação da Fiscalização, para a sua devida aprovação ou não.

7.9.2 Circuitos Elétricos Alimentadores

Do quadro de distribuição partirão os circuitos alimentadores para atender à iluminação, aos interruptores e às tomadas do interior de cada ambiente, sendo que cada circuito deverá ser protegido por um disjuntor do tipo termomagnético.

Toda a rede de distribuição e alimentação de energia elétrica será executada com eletrodutos de PVC corrugado, bitolas compatíveis com o número de condutores que passam pelo seu interior. Todos os circuitos deverão ter sistema de proteção (aterramento).

(9)

Para a alimentação elétrica interna da edificação, deverá ser empregado fio de cobre com capa plástica e isolação para 750 V, ou cabo de cobre (cabinho), com seções nominais variando de 1,5mm² a 6mm².

7.9.4. Luminárias, Interruptores e Tomadas

As luminárias serão de sobrepor para lâmpadas led de 6 W e 12 W, conforme projeto complementar de instalação elétrica.

Os interruptores empregados serão de uma seção, silenciosos e com teclas de embutir (parede alvenaria) e de sobrepor (parede de madeira), unipolares de 10A e tensão nominal conforme estabelecida na rede elétrica local, placa em poliestireno cinza (alto impacto).

As tomadas serão de embutir (parede de alvenaria) e de sobrepor (parede de madeira), tipo universal, fosforescentes, com haste para pinos chatos e redondos, segundo normatização recente da ABNT, unipolares de 15 A e com tensão nominal segundo a rede elétrica local, com placa de poliestireno cinza de alto impacto. Deverão também ser testadas por voltímetros para maior certeza de sua produção efetiva.

7.10 Instalações hidrossanitárias 7.10.1 Considerações Gerais

As instalações hidrossanitárias serão executadas de acordo com o projeto hidrossanitário, fundamentado na NBR 5626/1998 (Instalação predial de água fria) e NBR 8160/1999 (Sistema predial de esgoto sanitário).

Todos os serviços deverão utilizar mão-de-obra de alto padrão técnico, não sendo permitido o emprego de profissionais desconhecedores da boa técnica e da segurança.

As colocações das tubulações de esgoto no piso e as tubulações nas paredes deverão ser instaladas antes do acabamento final. Qualquer trabalho realizado no sistema hidrossanitário depois do acabamento final será com ônus da executante da construção desta edificação.

7.10.2 Hidráulica

Serão utilizados tubos e conexões de PVC rígido soldável, nos diâmetros especificados em projeto complementar. Todas as extremidades dos tubos e as conexões serão lixados e limpos antes da aplicação do adesivo colante para não prejudicar a vedação.

As torneiras instaladas no WC e na cozinha são metálicas. No tanque externo a torneira é de plástico.

7.10.3 Esgoto

Serão utilizados tubos e conexões de PVC rígido próprios para esgoto, nos diâmetros específicos em projeto complementar.

(10)

8 SERVIÇOS FINAIS E EVENTUAIS:

Remoção, Amontoamento de Entulho e Retirada da Obra:

Deverá ser removido, amontoado e retirado da obra todo e qualquer entulho decorrente da execução dos serviços.

Todo o canteiro da obra deverá ser limpo com o cuidado necessário, para não serem danificadas outras partes da obra, e evitar eventuais acidentes. Após a limpeza serão feitos todos os pequenos arremates finais e retoques que forem necessários. Cuidar a localização dos materiais, como areia e brita, para que não obstruam o fluxo de pedestres na calçada, e nem estejam sobre a rua, de acordo com a legislação municipal.

O proprietário verificará as perfeitas condições de funcionamento e segurança da obra realizada, ficando ainda, responsável pela verificação da exigência da utilização de equipamentos de segurança pelos executantes dos serviços e etapas da obra, para seus subordinados e sub-constratados. .

Obs.: Quando do início da construção será realizado pelo Setor de Planejamento e Projetos desta Prefeitura uma planta de implantação (planta de Situação) com todas as medidas a serem obedecidas bem como a localização do sistema de tratamento individual de esgoto (sistema FS e PS).

São Miguel das Missões, julho de 2019

___________________________________________________ Responsável Técnico: LUIZ CÉSAR ANTUNES DE MOURA

Referências

Documentos relacionados

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

aquilo e comentou na semana passada na palavra livre que a administração começou perdendo tirando a EPAGRI daqui, e acha que perdeu bastante, quando a gente coloca

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

obediência, em grego hypakoe , e cinco vezes o verbo obedecer. A palavra é formada da palavra akoe , que significa audição, escuta, atenção, como em latim oboedire, obedecer,

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a

de uma defesa da formulação mais incisiva de políticas públicas, as quais, para serem eficazes, precisam de mecanismos capazes de mapear não só o universo da

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe