• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 1ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

01. Um avião, após deslocar-se 150 km para leste (E), desloca-se 200 para

norte (N). Sendo de meia hora de hora, o tempo total dessa viagem, calcule:

a) o módulo do deslocamento vetorial;

a) o módulo do deslocamento escalar.

02. Com relação à questão 01, calcule:

a) o módulo da velocidade vetorial média;

a) o módulo da velocidade escalar média.

03. Um avião, após deslocar-se 120 km para nordeste (NE), desloca-se

160 km para sudeste (SE). Sendo um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, calcule:

a) o módulo da velocidade vetorial média do avião, nesse tempo.

b) o módulo da velocidade escalar média do avião, nesse tempo.

04. a) Movimento browniano é o deslocamento aleatório de partículas

microscópicas suspensas em um fluido, devido às colisões com moléculas do fluido em agitação térmica. A figura abaixo mostra a trajetória de uma partícula em movimento browniano em um líquido após várias colisões. Sabendo-se que os pontos negros correspondem a posições da partícula a cada 30 s, qual é o módulo da velocidade vetorial média desta partícula entre as posições A e B?

b) Atletas participam de um treinamento para uma maratona correndo por alamedas planas e retilíneas de uma cidade, que formam quarteirões retangulares. Um determinado atleta percorre 5 km da primeira alameda no sentido leste, em 30 min. A seguir, converge à esquerda e corre mais 4 km da segunda alameda no sentido norte, em 20 min. Por fim, converge novamente à esquerda e corre mais 3 km da terceira alameda no sentido oeste, em 10 min. O módulo de sua velocidade vetorial média vale, aproximadamente.

(2)

05. Um presidiário, em liberdade condicional, usando uma tornozeleira

eletrônica, apresenta um comportamento suspeito em uma determinada esquina do centro da cidade. Imediatamente, a Central de Polícia passa um rádio para a viatura em diligência no bairro. A viatura para no ponto A, representado na figura a seguir, e passa a observar o presidiário pelo computador de bordo.

O sinal captado por esse computador mostra que o presidiário saiu do ponto B, foi até a esquina, no ponto C, em 30 s, e depois se deslocou até o ponto D, em 20 s, aonde ficou parado. Considere que: as distâncias entre os pontos A e B é igual a 40m; entre os pontos B e C é igual a 30 m e entre os pontos C e D é igual a 40m. Adote o referencial, conforme mostrado na figura, cuja origem está na viatura, no ponto A. Em relação ao movimento do presidiário, considerando as distâncias em metros, calcule:

a) o módulo da velocidade vetorial média;

b) o módulo da velocidade escalar média.

06. Faça as seguintes transformações:

a) 4,5 km para metros.

b) 8700,0 m para notação científica.

07. Numa viagem de carro de São Paulo a Santos, percurso de

aproximadamente 60 km, um motorista é informado pelo rádio que o tempo médio de viagem é estimado em 45 minutos.

Considerando que ele chegue a Santos no tempo previsto: a) Qual é o tempo gasto em horas?

b) Qual deverá ser a velocidade média desenvolvida, em km/h?

08. Um carro percorre uma rodovia passando pelo km 50 às 8h e pelo km

170 às 10h.

a) Quais são os valores de

S

e

t

?

b) Qual a velocidade média, medida em quilômetros por hora e em metros por segundo?

09. Guaratinguetá fica a 180 km de São Paulo. Em uma viagem entre

essas duas cidades, um carro mantém velocidade de 90 km/h na primeira metade do percurso e velocidade de 60 km/h na metade restante do percurso.

Sobre essa situação:

(3)

b) Determine a velocidade média na viagem toda é, em km/h.

10. Um móvel parte no instante t0 = 0 s do repouso e atinge a velocidade

de 20 m/s em 10 s. Para esse móvel, determine:

a) a variação da velocidade

v

.

b) a aceleração média em m/s2.

11. Cerca de 3/4 da superfície da terra é coberta por água.

“Quando se mistura um pouco de sal na água, tem a impressão de que ele, o sal, desapareceu. Sobre o assunto responda”:

a) Qual é a função da água, envolvida na frase acima?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

b) A água é necessária à vida. Quais são as principais características de um ser vivo?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ c) Quem surgiu primeiro , o vírus ou a célula? Justifique.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ d) Qual é a relação existente entre calor latente da água e a sobrevivência de um ser humano em local muito quente?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ e) Os seres vivos apresentam os níveis de organização, quais são esses níveis em ordem crescente?

_________________________________________________________ _________________________________________________________

12. Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou

dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula.

a) Qual seria a importância dos sais minerais para nós, na forma imobilizada ou insolúvel?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Qual seria a importância dos sais minerais para nós, na forma iônica? (cite pelo menos dois exemplos)

_________________________________________________________ _________________________________________________________ c) Qual é o íon presente na clorofila, é, portanto, necessário à fotossíntese?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ d) Qual é o íon presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos)?

_________________________________________________________ _________________________________________________________

13. Os carboidratos, também chamados de glicídios, são formados

basicamente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podemos classificar os glicídios ou carboidratos em três grupos principais:

(4)

a) Quais são eles?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Encontramos glicídios formados pela união de dois monossacarídeos. Como são denominados? Dê exemplo.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ c) Sobre as pentoses e hexoses, responda: Quais as respectivas fórmulas, exemplos e funções?

Fórmulas _____________________e___________________________ Exemplos _____________________e___________________________ Funções _____________________e___________________________

14. Esta tabela mostra o teor de proteínas, carboidratos e lípides em

alguns alimentos, expresso em gramas por 100g de peso seco.

a) Com base nos dados da tabela, escreva os dois alimentos, que contém a dieta mais adequada para um jogador de futebol antes de uma competição.

_____________________e___________________________ b) Inmetro: ovo diet não alerta que contém lactose. "O rótulo de um determinado ovo de Páscoa diet, além de não informar sobre a presença de lactose, afirmava que o produto não continha açúcar. Segundo o fabricante, a lactose encontrada no ovo era proveniente do leite utilizado na confecção do chocolate e não adicionada aos ingredientes." (Adaptação - "O Globo", 2003) . A lactose quando digerida forma quais os produtos?

_____________________e___________________________

15. Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover

energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de "preservação das proteínas". Sobre carboidratos polissacarídeos, responda:

a) Representa a reserva energética em animais e fungos

_________________________________________________________ b) Representa a reserva energética em vegetais.

_________________________________________________________ c) Faz parte da parede celular vegetal e serve como fibras intestinais para nós.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ d) Compõe o exoesqueleto dos artrópodes (insetos, p.ex.) e a parede celular de fungos.

_________________________________________________________

16. Observe os desenhos abaixo.

(Fernando Gonsales)

Mesmo nas grandes cidades, encontramos animais selvagens que se adaptaram à interferência humana e passaram a conviver conosco. a) Explique o que é comunidade

_________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Explique o que é população.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

17. No início de sua existência, a Terra era um planeta bem diferente do

atual. Com o aparecimento dos seres vivos, há cerca de 3,5 bilhões de anos, uma nova entidade passou a fazer parte da constituição de nosso planeta. Além da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera, passou a existir a biosfera, representada pelos seres vivos e pelo ambiente em que vivem. Nesse contexto, sobre os fundamentos da ecologia, defina:

a) O que é hábitat:

_________________________________________________________ _________________________________________________________ b) O que é nicho ecológico:

_________________________________________________________ _________________________________________________________

18. Em um ecossistema, as populações se organizam de modo a

estabelecerem entre si relações alimentares ou tróficas.

(5)

Com base no desenho acima, o qual representa um ecossistema marinho, esquematize uma cadeia alimentar com produtor, consumidor primário, consumidor secundário, consumidor terciário e decompositor.

19. A presença do mercúrio foi analisada em populações humanas

ribeirinhas e em três espécies A, B e C de animais de um rio da região amazônica, todos fazendo parte de uma mesma teia alimentar. A tabela mostra os resultados obtidos.

0,01 C espécie da animais de Tecidos 0,7 B espécie da animais de Tecidos 8,3 A espécie da animais de Tecidos 19,1 humanos seres de Cabelos as/g) (microgram mercúrio de média ão Concentraç Amostras

Explique como o mercúrio que está inserido na cadeia alimentar , pode chegar até o homem nesta mesma cadeia alimentar:

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

20. Explique o porquê do produtor sempre vir no começo de uma cadeia

alimentar:

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

• Não é permitido participação societária em qualquer empresa que tenha qualquer tipo de relação comercial com a Fockink, e nenhum

Os rendimentos e gastos financeiros para todos os instrumentos financeiros, excepto aqueles classificados como mantidos para negociação ou todas outras variações do justo valor

224. Em sua manifestação, a LMTE aduziu que se opõe ao enquadramento e às alegações expostas na Não Conformidade N.21, destacando que em nenhuma ocasião a

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) torna público processo seletivo interno, no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização

São contabilizados os números de encontros com convidados externos, campanhas de esclarecimentos, pareceres gerados pelos Grupos, artigos enviados pelos Grupos

Entre medicina e ciência, a Ayurveda é sobretudo uma arte de viver, uma filosofia de vida baseada no equilíbrio e no bem-estar do corpo através do espírito. Já rica numa gama de

5.4 Para candidatos ao doutorado, na análise do projeto de pesquisa, a nota classificatória será de 0 a 10 (dez), que será avaliada segundo critérios estabelecidos neste edital

Assim, considerando a relação do setor de construção civil com o desenvolvimento econômico mensurado pelo PIB e que, consequentemente, a geração de riquezas nos