• Nenhum resultado encontrado

RAE electron. vol.1 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "RAE electron. vol.1 número1"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

ISSN 1676-5648 VOLUME 1, NÚMERO 1, JANEIRO-JUNHO, 2002

EDITORIAL

Heráclito nasceu na colônia grega de Êfeso e era membro da família real de sua cidade. Sua obra, produzida por volta de 500 a.C., é constituída por aforismos, eventualmente de difícil interpretação, e que lhe valeram a alcunha de “o Obscuro”.

Um de seus mais famosos aforismos afirma que "não se pode pisar duas vezes no mesmo rio, pois novas águas estão constantemente fluindo". Como se vê, a idéia de mudança, um processo infindável de fluxo e transformação, tem pelo menos 2500 anos.

Mudança é de fato um tema vasto e intensamente explorado, especialmente no campo da Administração. Nos últimos dez anos, tornou-se quase lugar comum entre os textos desta área começar com apreciações superlativas sobre a velocidade das mudanças e seus impactos sobre as empresas e os indivíduos.

E de fato, além de todo o exagero dos missionários da velocidade, parece haver uma aceleração nos processos de transformação. As mudanças que hora vivemos, como se sabe, nascem de um conjunto de vetores econômicos, sociais, culturais, tecnológicos e demográficos.

Existe, decerto, forte encanto com as tecnologias de informação e comunicação. Mesmo depois do fiasco da "nova economia", das empresas ponto-com e a crise das grandes empresas de telecomunicação, os missionários da causa não desapareceram.

Porém, depois de bolhas e exuberâncias múltiplas, a hora é de desenvolver alternativas de aplicação consistentes e coerentes com visões estratégicas mais amplas.

(2)

Editada semestralmente, a RAE-eletrônica é uma nova alternativa de mídia para veiculação mais rápida de trabalhos acadêmicos inéditos. Responde, desta forma, ao risco de obsolescência do conhecimento e aos limites de espaço e periodicidade próprio das revistas acadêmicas.

A RAE-eletrônica segue a mesma linha editorial e o processo de avaliação da RAE. A edição final, entretanto, é de responsabilidade do autor.

São veiculadas 2 edições por ano: a numero 1 colocará artigos novos no ar entre janeiro e março, de forma cumulativa, permanecendo depois disso com conteúdo fixo até junho; a número 2 colocará artigos novos no ar entre julho e setembro, também de forma cumulativa, permanecendo depois disso com conteúdo fixo até dezembro.

A RAE-eletrônica agilizará a divulgação de trabalhos para a comunidade científica, fornecendo aos leitores acesso a artigos de qualidade. Abriremos espaço, também, para contribuições voltadas para a prática administrativa.

Boa leitura!

Thomaz Wood Jr. Diretor / Editor

RAE-eletrônica ISSN 1676-5648

Referências

Documentos relacionados

No final de 2002, pudemos constatar o impacto da nova revista: durante o mês de novembro, seu site teve uma média de 130 visitas por dia.. No mesmo período, os artigos mais

Mais do que nunca, compreender o consumidor é uma necessidade vital não apenas para as empresas, mas para toda a organização/instituição que se assuma como orientada para os clientes

Ed. Arando o Mar, de Michael Fairbanks e Stacey Lindsay, é uma tentativa de transposição das bem conhecidas idéias de Michael Porter para o ambiente econômico latinoamericano.

RESENHAS – “AGILE MANUFACTURING: THE 21st CENTURY COMPETITIVE STRATEGY” e “POSTPONEMENT MANUFACTURING IN EUROPEAN SUPPLY CHAIN: A TRIANGULAR APPROACH”..

Por fim, cabe destacar que para os autores a ética empresarial “tende ao bem mais amplo de todas as pessoas – e para isto é necessário que sejam satisfeitos os objetivos

In the 1970s Pepsi launched a marketing effort called the Pepsi Challenge which publicized blind taste tests that showed consumers preferred the flavor of Pepsi when compared to

Após ler The Elusive Quest for Growth, a principal questão que surge é por que economistas internacionais renomados, como Easterly, o Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, ou outros, não

Um exame inicial do livro permite construir uma estrutura de seu conteúdo: há um artigo sobre a pobreza e a desigualdade globais, dois artigos sobre questões envolvendo a