• Nenhum resultado encontrado

Lista 6 de Exercícios de Cálculo I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Lista 6 de Exercícios de Cálculo I"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Lista

 

de

 

Exercícios

 

de

 

Cálculo

 

I

 

Professor

 

Rodrigo

 

Turma

 

T03

 

 

Difenciabilidade,

  

Taxa

 

de

 

Variação,

 

Derivada

 

Implícita

 

e

 

Taxas

 

Relacionadas

 ‐ 

 

Lista

 

 

1) Para os itens a seguir, encontre todos os pontos em que a função é diferenciável e todos os pontos em que a mesma é contínua.

a) f(x) = |x+3|

b) f(x) = |x2 −9|

c) f(x) = 1 x

1

+

d) f(x) = (x3)23

e) f(x) = x−1

f) f(x) =

1 x

x 16

2 2

− −

2) Falso ou verdadeiro:

a) Se uma função é contínua em um ponto, então ela é diferenciável nele.

b) Se uma função é diferenciável em um ponto, então ela é contínua nele.

c) Se uma função não é contínua em um ponto, então ela não é diferenciável nele.

d) Se uma função não é diferenciável em um ponto, então ela não é contínua nele.

3) A população de uma cidade, em

t

anos após o ano 1980, é dada por P(

t

) = 20 +

3 2

t 12 , 0 t t

2 − − (medida em milhares).

a) A população cresceu na década de 80? Explique sua resposta.

b) A derivada P'(t) confirma a resposta dada em (a)? Explique por quê.

c) Em que ano se deu a menor taxa de crescimento da população durante a década de 80?

d) Que anos de P'(t) correspondem ao(s) instante(s) em que a taxa instantânea de variação de P é igual à sua taxa média de variação durante a década de 80?

4) Dada a função posição s(t)=−4,9t2 +v0t+s0, e que a função da velocidade em queda livre é s`, resolva os itens a seguir:

a) Um projétil é lançado para cima a partir da superfície da Terra, a uma velocidade inicial de 120 m/s. Qual sua velocidade após 5 segundos? E após 10 segundos?

(2)

c) Uma bola é lançada do topo de um edifício de 70m de altura a uma velocidade de -7 m/s. Qual sua velocidade após 3 segundos? Qual sua velocidade após ter caído 33m?

d) Para estimar a altura de um edifício, solta-se uma pedra de seu topo. Qual a altura do prédio se a pedra atinge o solo 6,8 segundos após se solta?

5) A Lei de Gravitação de Newton diz que a força gravitacional entre duas partículas (pontuais) de massas m1 e m2 é dada por:

2 2 1 r

m m K F=

onde r > 0 é a distância entre as partículas. Encontre a taxa de variação da força em relação ao raio e explique porque ela é negativa.

6) A Lei de Boyle diz que se a temperatura de um gás permanece constante, sua pressão é inversa-mente proporcional ao seu volume. Mostre que a taxa de variação da pressão é inversainversa-mente pro-porcional ao quadrado do volume.

7) Seja u(x) uma função diferenciável de x. Use o fato que |u| = u2 para provar que:

| u |

u ` u ] | u | [ dx

d =

8) Nos itens abaixo, encontre dy/dx derivando implicitamente:

a) x2 +y2 =16

b) xy = 4

c) x + y =9

d) x3 −xy+x2y2 +y3 =4

e) (x+y)3 =x3 +y3

f) 3 2 3 2

y x xy = +

9) Nos itens abaixo, encontre d2y/dx2 derivando implicitamente:

a) x2 +xy=5

b) y2 =x3

c) x2y2 −2x=3

10) Encontre os pontos para os quais as equações abaixo possuem tangentes horizontais e verticais:

a) 4x2 +y2 −8x+4y+4=0

(3)

11) O raio de um círculo está aumentando a uma taxa de 2 cm/min. Encontre a taxa de variação da área quando o raio é 6 cm e quando o raio é 24 cm.

12) Seja A a área de um círculo de raio r que está variando em relação ao tempo. Se dr/dt é constan-te então dA/dt também é? Explique sua resposta.

13) Todas as arestas de um cubo estão se expandindo a 3 cm por segundo. Quão depressa o volume está variando quando cada aresta possui 1m e 10m?

14) Nas mesmas condições do exercício acima, quão depressa que a área da superfície esta variando quando cada aresta possui 1m e 10m?

15) Um ponto está se movendo ao longo do gráfico de y = x2 de modo que dx/dt é 2 cm por minuto. Determine dy/dt quando x = 0 e x = 3.

16) Um coxo de comida para bovinos possui o formato de um triângulo isósceles de ponta cabeça. Ele possui 4 m de comprimento, 1 m de largura no topo e 1 m de altura do topo a parte mais funda. Se a ração está sendo bombeada a 0,06 m3 por minuto, a que taxa está subindo o nível de comida no coxo no instante em que ele está com 0,3 m preenchido?

17) Uma escada de 25 pés de comprimento está encostada em uma casa. A escada começa a escor-regar e a base a se afastar da parede a uma taxa de 2 pés por segundo. Quão depressa está descendo o topo da escada em direção ao solo quando a base está a 7 pés da parede?

18) Quando uma gota esférica de chuva cai, ela atinge uma camada de ar seco e começa a evaporar a uma taxa proporcional à sua área superficial ( 2

r 4

S= π ). Mostre que o raio diminui a uma taxa constante.

Referências

Documentos relacionados

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

[r]

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo