• Nenhum resultado encontrado

Bol. da PM n.º 008 18NOV Prova e Gabarito CAO QOPM 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da PM n.º 008 18NOV Prova e Gabarito CAO QOPM 2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

12

RELAÇÃO DOS 2º SARGENTOS INSCRITOS PELO

CRITÉRIO DE ANTIGUIDADE

ORD.

RG

NOME

OPM

446

59451

ROGÉRIO DE SOUZA SILVA ***

29º BPM

469

59393

JEAN MARCIO BARRETO DE AZEREDO *

32º BPM

543

59602

EVANDRO NASCIMENTO NOVATO ***

32º BPM

725

60261

ODNALDO DAMACENO DA SILVA **

CFAP

Observações:

* Por contraria o item 4.1, letra b, nº 8, das instruções reguladoras do certame, publicadas no Bol

PM Nº 158, de 01/09/14 (face ao ofício PMERJ/32ºBPM Nº 1767/2014, de 12/11/14).

** Por contraria o item 4.1, letra b, nº 3, das instruções reguladoras do certame, publicadas no Bol

PM Nº 158, de 01/09/14 (face ao ofício PMERJ/CFAP Nº 9171/2014, de 17/11/14).

*** Por contraria o item 4.1, letra b, nº 4, das instruções reguladoras do certame, publicadas no Bol

PM Nº 158, de 01/09/14 (face ao ofício PMERJ/32ºBPM Nº 1767/2014, de 12/11/14).

Tomem conhecimento e providenciem os Órgãos interessados.

(Nota n.º 2177, de 17/11/2014 – DGEI/3)

10. DGEI

– CRSP

– CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE

SARGEN-TOS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA 2014 (CAS

EAD/2014)

PROCESSO SELETIVO

– DESPACHO DO

COMANDANTE-GERAL EM REQUERIMENTO – PUBLICAÇÃO

No requerimento em que o

2º SGT

PM RG 64.136 ELIAS HAICAL JACOB FILHO, do 4º

BPM, solicita ser inscrito no processo seletivo para o CAS EAD/2014

pelo critério de merecimento

in-telectual, o comandante-geral no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de

ensino e instrução, deu o seguinte despacho:

INDEFERIDO

, por contrariar o item 4, letra a das

ins-truções reguladoras publica no Bol PM nº 158 de 29 de agosto de 2014.

Tomem conhecimento e providenciem os Órgãos interessados.

(Nota n.º 2182, de 17/11/2014 – DGEI/3)

11. DGEI

– ESPM

– CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO

QUADRO DE OFICIAIS POLICIAL MILITAR 2015 (CAO QOPM/2015)

PROCESSO SELETIVO – EXAME DE SUFICIÊNCIA INTELECTUAL

– PROVA

E GABARITO - PUBLICAÇÃO

O comandante-geral no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de

ensino e instrução,

PUBLICA a prova e o gabarito do exame de suficiência intelectual referente ao

processo seletivo para o CAO QOPM/2015, a saber:

Gabarito da prova

do exame intelectual para o CAO-QOPM/2015

(2)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

13

Questão 01. No §1º de seu art. 42 a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88) informa, entre outras coisas, que aos Militares dos Estados aplicam-se as disposições do art. 142, §3º, norma que trata dos Militares das Forças Armadas. Nesse último dispositivo, a CRFB/88 elenca uma série de incisos que estabelecem direitos e vedações relacionadas ao regime jurídico constitucional dos militares. Quanto a esses incisos, marque a alternativa INCORRETA:

a. ( ) Ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.

b. ( ) O militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos.

c. ( ) O oficial só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, por decisão de tribunal militar de caráter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra.

d. ( ) A lei disporá sobre o ingresso nas Forças Armadas, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transfe-rência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especi-ais dos militares, consideradas as peculiaridades de suas atividades, inclusive aquelas cumpridas por força de com-promissos internacionais e de guerra.

e. ( ) O militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente, incluída a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c", será transferido direta e exclusivamente para a reserva remunera-da, nos termos da lei;

Questão 02. Quanto às espécies de sanções administrativas enunciadas no art. 87 da Lei n. 8666/93, por inexecução total ou par-cial do contrato administrativo, marque a alternativa que NÃO representa uma dessas hipóteses:

a. ( ) Declaração de Inidoneidade. b. ( ) Multa.

c. ( ) Advertência.

d. ( ) Repreensão Administrativa.

e. ( ) Suspensão de Contratar.

Questão 03. De acordo com a bibliografia adotada, e consoante o art. 3º, caput da Lei 8666/93, são elencados os princípios bási-cos que regem o procedimento administrativo de licitação, especialmente o julgamento das propostas. Marque a alternativa que NÃO REPRESENTA um desses princípios expressos no dispositivo:

a. ( ) Princípio da Competitividade.

b. ( ) Princípio da impessoalidade. c. ( ) Princípio da Legalidade.

d. ( ) Princípio da Probidade Administrativa. e. ( ) Princípio da Igualdade.

Questão 04. Ensina-nos a doutrina indicada que, ao lado das situações descritas como de licitação dispensável (art. 24 e incisos da Lei 8666/93), a Lei 8666/93 relaciona outras em que a licitação, embora seja juridicamente possível, não será realizada, porque a própria lei, diretamente, dispensa a sua realização. Diante desse quadro, marque a alternativa que NÃO REPRESENTA uma das hipóteses legais em que é dispensada a licitação para a alienação de bens:

a. ( ) Doação, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, após avaliação de sua oportunidade e conveni-ência socioeconômica, relativamente à escolha de outra forma de alienação.

b. ( ) Para a contratação de serviços e compras de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais) nos casos previstos na pró-pria Lei 8666/93, desde que não se refiram a parcelas de um mesmo serviço, compra ou alienações de maior vulto que possa ser realizada de uma só vez.

c. ( ) Venda de bens produzidos ou comercializados por órgãos ou entidades da administração pública, em virtude de suas finalidades.

d. ( ) Venda de equipamentos para outros órgãos ou entidades da administração pública, sem utilização previsível por quem deles dispõe.

e. ( ) Permuta, permitida exclusivamente entre órgãos ou entidades da administração pública.

Questão 05. Tanto as leis gerais como a doutrina indicada dão conta de que os tipos de licitação são aplicáveis a todas as modali-dades de licitação, exceto à modalidade concurso, pois neste há uma estipulação prévia de prêmio ou remuneração, e a participa-ção no certame implica aceitaparticipa-ção tácita, pelo concorrente, do prêmio oferecido. Marque a alternativa que NÃO REPRESENTA um tipo de licitação:

(3)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

14

c. ( ) Menor lance ou oferta.

d. ( ) Técnica e preço. e. ( ) Maior lance ou oferta.

Questão 06. A doutrina indicada trata dos Convênios Administrativos esclarecendo que esses instrumentos não podem ser consi-derados espécie de contratos, tamanha a quantidade de distinções substanciais entre os institutos. Nestes termos, marque a alterna-tiva CORRETA em relação às características e definições relacionadas aos convênios Administrativos:

a. ( ) As partes têm interesses opostos. Pode ser celebrado entre entidades que possuam objetivos sociais ou institucionais absolutamente distintos, e pelo menos o de uma das partes não precisa coincidir com o objeto pactuado no convênio. b. ( ) Regra geral é a exigência de licitação previamente à celebração dos convênios.

c. ( ) Nos convênios a regra geral é não poderem as partes romper o vínculo sem terem cumprido integralmente suas obri-gações, sujeitando-se, caso o façam, a sanções previstas no próprio convênio e nas leis.

d. ( ) Os convênios administrativos nada mais são que acordos firmados entre entidades públicas de qualquer espé-cie, ou entre estas e entidades privadas, a fim de possibilitar a colaboração mútua entre os participantes, vi-sando à consecução de objetivos de interesse comum a eles, desde que atendam ao interesse público.

e. ( ) Nos convênios, pelo menos nos onerosos, existe uma remuneração, que, uma vez paga, passa a integrar o patrimônio da parte que a recebeu, a qual pode dela dispor, sem prestar contas de sua aplicação.

Questão 07. Para que se caracterize uma causa justificadora de inadimplemento contratual é necessário que ocorra, após a cele-bração do ajuste, um evento imprevisível e extraordinário, que impeça, retarde ou torne excessivamente onerosa a execução do contrato como originalmente avençado. Nessa toada, marque a alternativa INCORRETA:

a. ( ) Consoante a teoria da imprevisão, ocorrendo uma causa justificadora do inadimplemento do contrato, a parte fica li-berada dos encargos originários e o contrato poderá ser revisto, para garantir o restabelecimento do seu equilíbrio econômico, ou rescindido. A teoria da imprevisão resulta da aplicação da cláusula rebus sic stantibus.

b. ( ) Todo contrato possui, inerentemente, um determinado risco econômico, denominado álea contratual ordinária. So-mente fatos imprevisíveis, extraordinários e extracontratuais (a chamada álea extraordinária e extracontratual) que podem ser alegados como causas justificadoras de inexecução e, mesmo assim, quando sua ocorrência provoque ou um desequilíbrio excessivo da equação econômico-financeira original do contrato ou a impossibilidade de sua execu-ção a contento.

c. ( ) A cláusula rebus sic stantibus e consequentemente a teoria da imprevisão se desdobram em cinco hipóteses: caso fortuito, força maior, fato do príncipe, fato da administração e interferências imprevistas.

d. ( ) Fato do Príncipe é toda determinação estatal geral, imprevisível ou inevitável, que impeça ou, o que é mais comum, onere substancialmente a execução do contrato, autorizando a sua revisão, ou mesmo sua rescisão, na hipótese de tornar-se impossível seu cumprimento.

e. ( ) Ocorrem as Interferências Imprevistas toda vez que uma ação ou omissão do poder público, especificamente relacionada ao contrato, impede ou retarda a sua execução. Na especificidade da ação ou omissão da adminis-tração relativamente ao contrato reside a diferença em relação ao fato do príncipe – este é sempre uma deter-minação geral do Estado, que atinge o contrato apenas reflexamente.

Questão 08. Quanto ao prazo de duração e prorrogação dos contratos administrativos, usando como base o teor da Lei nº 8666/93 e a doutrina indicada, marque a alternativa INCORRETA:

a. ( ) Contratos relativos aos projetos cujos produtos estejam contemplados na lei orçamentária anual, os quais po-derão ser prorrogados, se houver interesse da Administração e bem fundamentado, ainda que ausente a previ-são no ato convocatório.

(4)

(do-Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

15

ze) meses, devendo essa prorrogação adicional ser devidamente justificada, sendo exigida, ainda, autorização da au-toridade superior.

c. ( ) Contratos relativos ao aluguel de equipamentos e a utilização de programas de informática, podendo a duração esten-der-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato.

d. ( ) Como regra geral, a duração dos contratos administrativos é limitada à vigência dos respectivos créditos orçamentá-rios.

Questão 09. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído pela Lei n. 8666/93 confere à Administração, em relação a eles, algumas prerrogativas conhecidas por cláusulas exorbitantes. Marque a alternativa que REPRESENTA uma dessas cláusu-las:

a. ( ) Fixar as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas.

b. ( ) Fiscalizar-lhes a execução e aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial.

c. ( ) Fixar os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e do recebimento definitivo, conforme o caso.

d. ( ) Fixar o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento.

e. ( ) Fixar a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obriga-ções por ele assumidas, todas as condiobriga-ções de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

Questão 10. A modalidade de licitação é a forma pela qual se conduz o procedimento licitatório, a partir de critérios estabeleci-dos pela Lei. Quanto à modalidade de licitação denominada pregão, marque a opção CORRETA no que diz respeito ao critério legal para sua escolha:

a. ( ) Para a aquisição de bens e serviços comuns, de valor até R$ 80.000,00, cujo padrão de qualidade não pode ser muito complexo, mas simples e objetivamente especificado ou especificável em edital.

b. ( ) Para interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, e destinada a aquisi-ções de bens e serviços de valor até R$ 650.000,00.

c. ( ) Para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado para a contratação, cujo pa-drão de qualidade não pode ser muito complexo, mas simples e objetivamente especificado ou especificável em edital.

d. ( ) É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, me-diante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

e. ( ) É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, destinada a aquisições de bens e serviços de valor superior a R$ 650.000,00.

Questão 11. Segundo o que dispõe a Lei nº 8429/92, constitui ato de improbidade administrativa importando Prejuízo ao Erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas. Marque a opção CORRETA que integra o rol legal exemplificativo dos atos de im-probidade por Prejuízo ao Erário:

a. ( ) Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência. b. ( ) Frustrar a licitude de concurso público.

c. ( ) Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

d. ( ) Celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos por meio da ges-tão associada sem observar as formalidades previstas na lei.

e. ( ) Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo.

(5)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

16

a. ( ) Agentes Públicos nomeados com remuneração.

b. ( ) Pessoa que se beneficia de um ato de improbidade que não praticou. c. ( ) Pessoa que induz um agente público a praticar ato de improbidade.

d. ( ) Pessoa que pratica um ato de improbidade junto com o agente público, isto é, concorre para a prática do ato.

e. ( ) Pessoa que isoladamente, sem o agente público, pratica um ato de improbidade.

Questão 13. O composto de marketing é um conjunto de ferramentas táticas que uma organização pode utilizar como parte de sua estratégia de marketing para conceber sua estratégia corporativa. Para usá-lo há três etapas básicas. São elas:

a. ( ) Pesquisa, Análise das variáveis e determinação do composto ideal e Controle.

b. ( ) Características do produto, Promoção e Preço. c. ( ) Pesquisa, Promoção e Controle.

d. ( ) Design funcional, Segurança e Preço. e. ( ) Garantia, Qualidade e Embalagem.

Questão 14. O benchmarking é a comparação sistemática dos processos e desempenhos organizacionais baseados em indicadores predefinidos. Seu objetivo é encontrar as lacunas entre as melhores práticas e o desempenho atual da organização a fim de criar novos padrões e/ou melhorar processos. O tipo de benchmarking que compara as práticas e desempenhos entre áreas de uma or-ganização é chamado de:

a. ( ) Genérico.

b. ( ) Interno.

c. ( ) Competitivo. d. ( ) Funcional. e. ( ) Específico.

Questão 15. O seis sigma é usado para melhorar o desempenho operacional de uma organização, identificando e tratando suas deficiências. Esse modelo tático possui as seguintes etapas, EXCETO:

a. ( ) Mensurar. b. ( ) Analisar. c. ( ) Controlar. d. ( ) Definir.

e. ( ) Sugerir.

Questão 16. A quinta disciplina é um modelo desenvolvido por Senge, que descreve as cinco disciplinas necessárias para criar uma organização de aprendizagem. Cada disciplina engloba uma série de princípios e práticas que estudamos, dominamos e o in-tegramos em nossas vidas. As disciplinas necessárias para criar uma organização de aprendizagem são, EXCETO:

a. ( ) Raciocínio sistêmico. b. ( ) Domínio pessoal. c. ( ) Modelos mentais.

d. ( ) Complexidade Dinâmica.

e. ( ) Visão compartilhada.

Questão 17. Uma marca é o conjunto completo de sinais que cercam o bem, o serviço ou a empresa. A gestão de marcas é o pro-cesso de gerenciar esses sinais de maneira estruturada e consistente. O pentagrama da gestão de marcas é um modelo que serve para avaliar e elaborar cinco fatores essenciais que influenciam a estratégia de gestão de marcas. O pentagrama consiste de cinco pontos inter-relacionados. São eles, EXCETO:

a. ( ) Principio da gestão de marcas. b. ( ) Posicionamento.

c. ( ) Segmentação.

(6)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

17

e. ( ) Ciclo de planejamento e controle.

Questão 18. O Modelo que em sua essência demonstra que um número limitado de configurações pode explicar muito do que se

observa em diversas delas. Sendo que seu uso pode evitar a escolha e a formatação de estruturas organizacionais “erradas” e a

coordenação ineficaz das atividades é:

a. ( ) Benchmarking.

b. ( ) Balanced Scorecard ( BSC). c. ( ) Modelo dos quadrantes essenciais. d. ( ) Modelo de Mentalidade enxuta.

e. ( ) Modelo de configurações de Mintzberg.

Questão 19. O ciclo de Deming pode ser utilizado como um método para estruturar projetos de melhoria. Refere-se a uma sequência lógica de quatro etapas repetitivas para melhoria contínua e aprendizagem. Aponte a etapa que NÃO faz parte do ciclo:

a. ( ) Planejar.

b. ( ) Desenvolver.

c. ( ) Realizar. d. ( ) Controlar. e. ( ) Agir.

Questão 20. A premissa básica do modelo de quadrante da mudança indica que a estratégia de mudança mais apropriada depende de uma organização e sua motivação para que a mudança seja quente ou fria. Com base nas várias combinações quente/fria de organização e mudança, existem quatro possíveis estratégias de mudança. São elas, EXCETO:

a. ( ) Intervenção. b. ( ) Implementação.

c. ( ) Situação.

d. ( ) Inovação. e. ( ) Transformação.

Questão 21. O modelo de oito fases da mudança de Kotter é uma abordagem sistêmica para realizar uma mudança bem sucedida e sustentável a partir da quebra em oito fases. Nesse sentido, assinale única alternativa que não representa uma das fases de mudança de Kotter:

a. ( ) Estabelecer senso de urgência. b. ( ) Criar coalizão.

c. ( ) Assegurar vitórias de curto prazo.

d. ( ) Trocar os óbices.

e. ( ) Compartilhar visão.

Questão 22. O modelo que é orientado para os resultados, tendo forte foco no cliente, além de explicar falhas de desempenho e ajudar a identificar melhorias:

a. ( ) Modelo de Preço de Fábrica.

b. ( ) Modelo de excelência EFQM.

c. ( ) Modelo de papéis gerencias de Mintzberg. d. ( ) Balanced Scorecard (BSC).

(7)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

18

PARTE II – CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL

Questionamento:

No contexto da sociedade contemporânea, o fenômeno da globalização vem apresentando surpreendentes avanços científicos e tecnológicos, todavia percebe-se uma crescente crise de natureza moral com dilemas, desafios e impactos nas pessoas e nas instituições. A PMERJ, aí incluída, vem vivenciando os efeitos de tais dilemas e desafios, igualmente presentes na sua cultura corporativa. Trata-se de uma natural constatação, já que a instituição é composta por seres humanos. Cabem, então, algumas reflexões sobre a temática, para, a partir delas, se estabelecer estratégias, políticas, ações ou metas voltadas para prevenir, orientar, apurar ou punir as contradições morais que possam ser praticadas pelos policiais. Seletividade do recrutamento e seleção, capacitação ético-profissional, educação continuada, supervisões qualitativas, revalidação curricular, dentre outras.

Refletindo sobre este contexto aplicado à realidade da profissão Policial Militar, responda as questões que seguem abaixo:

Questão 23. São considerados como possíveis impactos causados na PMERJ, em função dos desvios de conduta praticados por policiais:

a. ( ) Redução dos salários e aumento da carga horária de trabalho.

b. ( ) Baixa estima corporativa e pouca credibilidade junto à sociedade.

c. ( ) Maximização das atividades das Corregedorias e do Policiamento de Proximidade. d. ( ) Falta de educação com o cidadão e violência policial.

e. ( ) Alometria das Corregedorias Internas.

Questão 24. A ética de Aristóteles, resumidamente, é considerada útil aos saberes (doutrina) e aos fazeres (práticas) policiais, pois:

a. ( ) Leva a reflexões sobre o ‘justo meio’, o equilíbrio das ações, o respeito à sociedade organizada, à ponderação e, sobretudo, à prática do bem.

b. ( ) Reflete sobre um mundo onde a liberdade do ser humano se situa, sem fronteiras e sem limites. c. ( ) Aborda questões relativas à modernidade, dentre elas a conhecida ‘inversão de valores éticos e morais.

d. ( ) Questiona o poder instituído e o poder instituinte nas sociedade organizadas, visando o seu adequado equilíbrio e. ( ) “Afirma que o Estado é arealidade efetiva da ideia ética”.

Questão 25. No contexto da dimensão ética e legal da profissão PM, são considerados como deveres fundamentais de todo policial:

a. ( ) O respeito e a obediência às leis, o respeito pela dignidade da pessoa humana e o respeito e a proteção dos di-reitos humanos.

b. ( ) O cumprimento das leis, o zelo pelo ordem pública e a responsabilidade social .

c. ( ) A garantia do cumprimento das leis, a garantia das liberdades públicas e as manifestações públicas e privadas.

d. ( ) O respeito e a obediência às leis, o respeito pelos direitos humanos e a observância dos padrões internacionais. e. ( ) A responsabilidade social e a observância dos padrões internacionais.

Questão 26. O Estado Democrático de Direito pressupõe a existência de instituições públicas sintonizadas com seus princípios fundamentais. Cabe à Polícia na questão dos direitos humanos, privilegiar os saberes e as práticas que:

a. ( ) Capacitem, encorajem e reforcem o ethos da legalidade no cumprimento dos deveres policiais.

b. ( ) Capacitem, reforcem e encorajem o ethos guerreiro face à realidade da criminalidade, do crime e do criminoso. c. ( ) Capacitem, promovam e estimulem práticas policiais adequadas às Normas Internacionais e aos padrões das polícias

europeias.

d. ( ) Capacitem, equipem e familiarizem os policiais no exercício dos policiamentos de proximidade e de grandes eventos esportivos.

e. ( ) Capacitem o policiamento preventivo e repressivo.

(8)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

19

a. ( ) Ética a si mesmo, ética à família, ética à Corporação e ética à sociedade.

b. ( ) Ética ao Estado, ética à doutrina e ética a profissão.

c. ( ) Ética a si mesmo, ética aos companheiros, ética aos superiores e ética à profissão. d. ( ) Ética à instituição, ética ao Estado, ética consigo mesmo e ética aos ensinamentos. e. ( ) Ética da Polícia de Pacificação.

Questão 28. No contexto das sociedades democráticas contemporâneas, o planejamento (estratégias) e as ações policiais (práticas) deverão se pautar segundo os princípios da responsabilidade social institucional, a saber:

a. ( ) A prestação de contas e a mobilidade operacional. b. ( ) A eficiência logística e o pronto atendimento. c. ( ) Uma gestão transparente e militarizada.

d. ( ) Legitimidade, Moralidade e pro atividade institucional.

e. ( ) A prestação de contas e a transparência.

Questão 29. Considerando, ainda, o contexto sociopolítico acima referenciado, o desenvolvimento consciente dos princípios da cidadania, vem produzindo intensa participação e consistentes debates pelos cidadãos contribuintes, a respeito da utilidade –

eficiência – eficácia de suas instituições públicas. Neste sentido, cabe ao segmento estratégico da PMERJ reconhecer e trabalhar

conforme os novos paradigmas alinhados com:

a. ( ) A sustentabilidade institucional.

b. ( ) A inserção da ética no processo decisório. c. ( ) A política de Polícia Cidadã.

d. ( ) A gestão centralizada na relação custo/benefício/eficácia.

e. ( ) Desenvolvimento de um melhor Planejamento Estratégico da Corporação.

Questão 30. Para Valls, didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos:

a. ( ) Campo dos problemas gerais e fundamentais e campo dos problemas específicos.

b. ( ) Campo da ética extrínseca e campo da ética intrínseca. c. ( ) Campo do mundo real e campo do mundo formal. d. ( ) Campo da bioética e campo da ética profissional.

e. ( ) Campo da ética dos valores e campos da ética da consciência.

Questão 31.No artigo “Fatores Associados ao Sofrimento Psíquico de Policiais Militares da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil”,

Edinilsa Ramos de Souza, Maria Cecília de Souza Minayo, Juliana Guimarães e Silva e Thiago de Oliveira Pires afirmam que Policiais, em todo o mundo, constituem uma das categorias de trabalhadores com maior risco de vida e de estresse. De acordo com os autores, cabe dizer que:

a. ( ) No caso específico dos Policiais Militares, o nível de estresse tem sido apontado, apesar das condições dilemáticas e dramáticas de trabalho, como igual ao de outras categorias profissionais.

b. ( ) O nível de estresse dos Policiais Militares tem se revelado superior ao de outras categorias profissionais não só pela natureza das atividades que realizam, mas também pela sobrecarga de trabalho e pelas relações internas à corporação cuja organização se fundamenta em hierarquia rígida e disciplina militar.

c. ( ) Características estruturantes das Polícias Militares, especialmente a hierarquia rígida e a disciplina militar, tornam a instituição aberta a mudanças e não repercutem na saúde física e mental dos servidores.

d. ( ) Contraditoriamente não se destacam como fontes geradoras de estresse dos Policiais Militares, as relações, por vezes, tensas e conflituosas dos Policiais com o Sistema de Justiça e com o público a quem atendem.

e. ( ) No tocante aos Policiais Militares do Rio de Janeiro, as condições de saúde e de trabalho tendem a ser normais, apesar de lida-rem com elevados índices de criminalidade de grupos organizados de criminosos armados.

(9)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

20

a. ( ) Esse medo é uma forma de defesa do corpo e do espírito dos que vivem raramente em alerta aos perigos que fazem parte do cotidiano, sobretudo, de determinadas categorias profissionais.

b. ( ) Mesmo quando o estado de tensão e o desgaste físico e emocional são constantes, eles são incapazes de gerar diver-sos prejuízos à saúde e à qualidade de vida, dentre eles, estresse e sofrimento psíquico.

c. ( ) Ao discutir a organização laboral, a carga mental e o sofrimento psíquico, Wisner afirma que as condições de trabalho estão constituídas pelos componentes físico, cognitivo e psíquico, dos quais, o último é o elemento mais difícil de se caracterizar, pois ele se relaciona ao significado que tais condições têm para cada trabalha-dor, como também ressaltam Dejours & Abdoucheli.

d. ( ) O conceito de sofrimento psíquico é aqui entendido como transtorno psiquiátrico maior ou doença psiquiátrica psicó-tica, usado para designar um tipo de sintoma que traduz sofrimento.

e. ( ) Dejours considera o transtorno psíquico como um mal-estar específico, intermediário entre a saúde e a doença, mas que não pode se tornar patológico, independentemente da frequência de sua ocorrência.

Questão 33. Edinilsa Ramos de Souza e os outros autores do artigo observaram, neste estudo, que fatores como capacidade de reagir a situações difíceis, grau de satisfação com a vida, comprometimento das condições de saúde física e mental, trabalho além do horário, estresse nas atividades laborais e a vitimização influenciam o desenvolvimento de sofrimento psíquico entre os policiais militares. Nesse sentido, os autores chamam a atenção para o fato de que:

a. ( ) Todas as variáveis do perfil socioeconômico e demográfico dos policiais terem permanecido no modelo como expli-cativa do sofrimento psíquico.

b. ( ) Mesmo a renda mostrou sua significância ao se incluírem as variáveis de qualidade de vida, indicando que a insatis-fação com a capacidade de reagir a situações difíceis, frequentes no exercício das atividades policiais, e a insatisinsatis-fação com a vida como um todo explicam somente o sofrimento psíquico que as características de idade, sexo, cor, situação conjugal ou mesmo a renda.

c. ( ) Para Lipp, todos profissionais que lidam com tarefas perigosas, como os policiais, afirmam que uma grande dose de estresse é po-sitiva e necessária para que o serviço seja feito. A essa condição, o autor denomina distresse. Seu oposto é o estresse negativo ou eustresse, que acovarda, intimida e faz com a pessoa fuja das situações.

d. ( ) Segundo a Organização Mundial da Saúde, a qualidade de vida é uma noção que envolve baixo grau de subjetividade e se associa eventualmente a moradia, recreação, lazer e transporte.

e. ( ) É importante recordar que a expectativa de satisfação humana com as diferentes dimensões da vida no âmbito familiar, amoroso, ambiental, social, profissional e existencial está relacionada ao padrão de conforto e bem-estar atingido historicamente pela sociedade.

Questão 34. Uma das expressões da qualidade de vida é o apoio social, definido por Due et al. como os recursos disponibilizados por outras pessoas a favor de alguém, em situações de necessidade e que podem atuar como mediador e possibilitar formas adequadas de lidar melhor com perdas e problemas do cotidiano. Sobre essa realidade, Edinilsa Ramos de Souza e os outros autores do artigo comentam que:

a. ( ) Vários autores ressaltam que pessoas socialmente mais integradas apresentam mais doenças e pior prognóstico quan-do acometidas por enfermidades.

b. ( ) Expostos a cargas horárias extensivas e intensas de trabalho e a situações relativamente estressantes, os policiais ten-dem a desenvolver problemas de saúde que não se cronificam ao longo do tempo, mesmo se não recebem atenção es-pecial.

c. ( ) Para Dejours, embora o sofrimento humano seja extrínseco aos processos de trabalho, é necessário compreender mais as suas consequências do que as suas causas para agir sobre elas, modificando-as com vistas a tornar o processo labo-ral um fator de saúde e não de adoecimento.

d. ( ) Embora o risco seja estruturante das condições laborais, ambientais e relacionais da profissão policial, devido à iminência de vitimização que enfrentam cotidianamente, frequentemente, ele se transforma em situação real de vitimização e se traduz em traumas, lesões ou mortes que ocorrem nos confrontos com a criminalidade e na manutenção da ordem.

(10)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

21

Questão 35. Edinilsa Ramos de Souza e os outros autores do artigo informam que os resultados da pesquisa indicam que os policiais que sofreram vitimização, seja em seu horário de trabalho, no lazer ou mesmo no lar, apresentam maiores chances de desenvolver sofrimento psíquico. Pari passu, os autores supracitados ressaltam que:

a. ( ) Este estudo aponta para a necessidade de medidas concretas, dentre as quais, o desenvolvimento de espaços de escuta dos problemas que os policiais vivenciam no cotidiano e em momentos de grandes tensões, visando não apenas, mas também, ao melhor desempenho técnico e a maior qualidade de vida para eles e suas famílias.

b. ( ) Pesquisa realizada com Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro sobre riscos percebidos e vitimização revela a diminuição da vitimização, nas duas corporações, por lesões não fatais, tendo, como causas principais, os acidentes de trânsito e as agressões.

c. ( ) O modelo logístico elaborado demonstrou que fatores como capacidade de reagir a situações difíceis, grau de satisfa-ção com a vida, comprometimento da saúde física e mental, carga excessiva de trabalho, exposisatisfa-ção constante ao es-tresse e à vitimização não influenciam sobremaneira o desenvolvimento de sofrimento psíquico no grupo de profissi-onais que constituem o universo da pesquisa.

d. ( ) As constatações se limitam ao processo de trabalho em si, pois suscitam reflexões acerca dos salários, do processo de organização institucional, dos cuidados dispensados à saúde e das condições de vida pessoais e familiares desses ser-vidores públicos.

e. ( ) A inexistência dos que são resilientes e amam o risco, dado que todos desenvolvem uma série de sintomas, dentre os quais, um estado de alerta permanente, estágio anterior ao estresse cumulativo, especialmente quando não se sentem satisfeitos com o trabalho.

Questão 36. No livro Nem Soldados Nem Inocentes: juventude e tráfico de drogas no Rio de Janeiro, Otávio Cruz Neto, Marcelo Rasga Moreira e Luiz Fernando Mazzei Sucena registra que nas casas, ruas, trânsito, trabalho, e em praticamente todas as situações do cotidiano carioca, percebe-se um número crescente de pessoas sobressaltadas, amedrontadas e indignadas com o agravamento dos problemas sociais, expresso sobretudo:

a. ( ) Na violência, na falta de segurança e no desemprego como seus motivadores menos importantes, ainda que sejam responsáveis, inclusive, por determinadas mudanças de comportamento.

b. ( ) Na rara repetição de acontecimentos trágicos, que se abate sobre um povo historicamente tipificado como triste e pes-simista, promovendo uma penosa redução de suas perspectivas de um futuro melhor.

c. ( ) Nas diferentes formas de violência que permeiam o tecido social, revelando um processo que potencializa o in-dividualismo e os conflitos interpessoais.

d. ( ) Na luta para perder a sua identidade cultural, quando o carioca procura de modo conveniente adaptar-se às novas conjunturas, reproduzindo certos hábitos.

e. ( ) No município do Rio de Janeiro, aonde essa situação vem sendo vivenciada de forma preocupante ao conseguir espe-cificar plenamente a responsabilidade do Estado e suas políticas, bem como a eficácia, a eficiência e a efetividade dos pactos individuais e sociais.

Questão 37. - Para Marcelo Rasga Moreira e os outros autores do livro, dia após dia repetem-se acontecimentos discriminatoriamente fatais em pleno sistema democrático, como os casos Careli, Candelária, Acari, Nova Holanda.... A mídia noticia-os, extrapola-os, repercute-os, requenta-os e esquece-os em poucos dias; os parentes e os amigos guardam para sempre sua dor... Segundo os autores:

a. ( ) Os desejosos da repressão exultam, e, ratificando o pressuposto efeito reativo/protetivo, rejeitam uma ação profiláti-ca, num processo que muito se distancia ao das guerras civis africanas.

b. ( ) Constata-se que é possível dissociar a análise do crescimento do número de jovens infratores da impressionante po-tencialização do tráfico de drogas.

c. ( ) A sociedade foi capaz de desvendar a complexidade dos interesses e mecanismos que movimentam o tráfico de dro-gas, não necessitando mais reproduzir e encaixar numerosas peças, a fim de compreender o funcionamento de suas engrenagens.

(11)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

22

e. ( ) Muitos dos estudos que adotaram uma concepção notadamente emancipadora e progressista foram decisivos para a elucidação de questões-chave, descredenciando mitos que funcionavam e agiam como instância de con-tenção e culpabilização da subjetividade humana.

Questão 38. - Na década de 80, o tão aguardado “processo de democratização”, que inauguraria um período de justiça social,

restringiu-se à reabertura de espaços sociais e políticos, como se o regime ditatorial representasse apenas uma forma específica da articulação entre o poder monopolista financeiro em torno das forças armadas e policiais. Por meio dessa linha de raciocínio, Marcelo Rasga Moreira e os outros autores do livro atestam que:

a. ( ) A atenção da sociedade civil em torno das questões que envolvem o segmento infanto-juvenil intensificou-se a partir de meados da década de 80, em face da complexidade da então chamada “questão do menor”.

b. ( ) Nesse contexto, emergiu o debate acerca da centralização e reforma do Estado, pouco influenciado por organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

c. ( ) O Banco Mundial e a OMS creditaram à expansão do gasto público o forte desempenho econômico do Brasil e a de-saceleração inflacionária, recomendando políticas recessivas de ajuste monetário e propostas de centralização associ-adas à privatização para manter o crescimento econômico brasileiro.

d. ( ) No plano interno, as propostas de centralização encontram ressonância nos movimentos populares e nas elites, que expressam sua necessidade pelo acesso aos meios de ação política mais diretos e imediatos, permitindo-lhes uma efe-tiva e eficiente expressão.

e. ( ) Toda essa movimentação refletiu-se no campo das políticas sociais e, mais especificamente, no reconhecimento da

adequação e eficácia do padrão de atendimento imposto pela FUNABEM às crianças e aos jovens em “situação irr e-gular”, operada pelo ciclo apreensão/triagem/rotulação/deportação/confinamento.

Questão 39. - Os exaltados princípios de cidadania presentes no ECA encontram resistência e limitações diante da estrutura social brasileira, marcada por profundas desigualdades sociais e pela vinculação entre pobreza/criminalidade, defendida por instituições consagradas por sua tradição e poder. Ao palmilhar esse caminho de argumentação, Marcelo Rasga Moreira e os outros autores do livro compreendem que:

a. ( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente representa uma nítida e vigorosa conquista dos setores arcaico-repressores das elites brasileiras sobre a sociedade civil organizada.

b. ( ) Os setores arcaico-repressores das elites brasileiras que, apesar de habitarem e locupletarem-se do poder público, vi-ram-se obrigados, ante a reinstauração democrática e o sentimento libertário existente no fim da década de 80, a con-firmar estrategicamente suas posições.

c. ( ) Estado, sociedade e família, em suas diferentes áreas de atuação e responsabilidades, não têm o dever de priorizar a efetivação do ECA mediante a política de atenção e proteção integral ao segmento infanto-juvenil.

d. ( ) Apesar da priorização dos aspectos educativos na caracterização das medidas socioeducativas e da garantia da participação da sociedade civil organizada na sua operacionalização, o atendimento direcionado aos jovens au-tores de ato infracional permaneceu enviesado por práticas orientadas pelo binômio coerção e repressão tanto no âmbito do judiciário quanto na atuação direta do sistema socioeducativo.

e. ( ) O retrato psicopatológico do adolescente infrator, do criminoso nato, presente nas primeiras décadas do século XIX,

cede lugar a uma nova conceitualização social desse criminoso que “tem jeito”, nascido na pobreza, destituído de

moralidade e reincidente no crime mediante uma carreira de violência, crimes e prisões.

Questão 40. - Para Marcelo Rasga Moreira e os outros autores do livro, as atividades desenvolvidas pelos traficantes distinguem-se de cidade para cidade, pois em cada uma cumpre-distinguem-se uma etapa determinada do ciclo exportador, para qual distinguem-se leva em conta o potencial do mercado consumidor interno e suas características socioeconômicas. Portanto, conforme os autores:

a. ( ) É possível fazer uma análise generalizada, postulando que o tráfico atue de uma mesma forma no Rio de Janeiro, Co-rumbá ou em São Paulo.

b. ( ) No município do Rio de Janeiro, o tráfico de drogas representa hoje um verdadeiro ‘mercado de trabalho’ ilí-cito que movimenta imensa quantidade de dinheiro, levando jovens sem perspectiva de ascensão social e me-lhoria das condições de vida a arriscar-se para defender o ponto de venda da droga, anunciar a chegada da polícia ou vender a mercadoria.

(12)

Aj G – Bol da PM n.º 008 - 18 Nov 14

23

d. ( ) O símbolo menos expressivo de toda essa cadeia é justamente o elemento responsável por causar talvez os mais sé-rios danos e agravos à população e a eles própsé-rios: as armas. Entretanto, esses verdadeiros símbolos de poder, as ar-mas, não proliferam nos meandros da droga.

e. ( ) Os valores tradicionais vinculados à família, à religião e ao trabalho, instrumentos de controle social das classes soci-ais menos hegemônicas no século XX, começam a conquistar o poder diante das novas leis de mercado, do fetiche da mercadoria, do aumento das desigualdades sociais e do desejo de consumir desses jovens, o que se junta a falta de perspectivas.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados.

(Ref.: Ofício/ESPM Nº 1121/2519/2014, de 17/11/14).

(Nota nº 2184, de 17/11/14 – DGEI/3).

12. DGEI

– ESPM

– CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO

QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE I e II/2015 (CAO/QOS – I e II/2015) – BANCA

EXAMINADORA – ALTERAÇÃO - PUBLICAÇÃO

O comandante- geral, no uso de suas atribuições legais e atendendo proposta do diretor-geral

de ensino e instrução, ALTERA a publicação inserta na 2ª Parte, Tópico 08 do Bol da PM nº 001, de 07 de

novembro de 2014, na forma que se segue:

ONDE SE LÊ:

1. Banca Examinadora CAO/QOS I e II/2015:

Presidente: Ten-cel PM RG 53.566 Nelson Pitta de Castro Netto

DGS.

Membros: Cel Méd RG 52.519 Arthur Danton Vieira Baeta Neves

HPMnit.

Maj Dent RG 60.735 José Eduardo Raso Eulálio

HPMNit.

Maj Psi RG 76.964 Sandra Carla Lima de Amil Emrick

ESPM.

Maj Farm RG 76.905 Brunno Cabral de Andrade

ESPM.

Profª. Drª Silvia Maria de Oliveira

ESPM.

LEIA-SE:

1. Banca Examinadora CAO/QOS I e II/2015:

Presidente: Ten Cel PM RG 53.566 Nelson Pitta de Castro Netto

DGS.

Membros: Cel Méd RG 52.519 Arthur Danton Vieira Baeta Neves

HPMnit.

Maj Psi RG 76.964 Sandra Carla Lima de Amil Emrick

ESPM.

Maj Farm RG 76.905 Brunno Cabral de Andrade

ESPM.

Profª. Drª Silvia Maria de Oliveira

ESPM.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados.

(Ref.: Ofício/ESPM Nº 1122/2519/2014, de 17/11/14).

Referências

Documentos relacionados

um procedimento que permite verificar se os objetivos educacionais estão sendo atingidos pelo programa de ensino e tem por finalidade fornecer informações quanto ao desempenho

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

Num primeiro momento, as informações levantadas para a descrição do caso dizem respeito às práticas de gestão do trabalho pedagógico que têm logrado o

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

( ) Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entida- de que não receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal

Por exemplo, quando celebrado entre uma entidade pública e uma instituição privada sem fins lucrativos para a prestação de um serviço de interesse social, todas as partes têm o

( ) O modelo fornece os elementos básicos para análise, avaliação, estruturação, aperfeiçoamento e gestão eficazes de uma organização, e sendo um modelo prescritivo

ponsáveis por conduzir soluções, onde o pensamento sistêmico permite ver estruturas subjacentes às situa- ções complexas e não para discernir entre mudanças de alta e de