• Nenhum resultado encontrado

PROJETO MEMOIRS NO PORTO/POST/DOC 2017: O FESTIVAL DO CINEMA DO REAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO MEMOIRS NO PORTO/POST/DOC 2017: O FESTIVAL DO CINEMA DO REAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO MEMOIRS NO PORTO/POST/DOC 2017: O FESTIVAL DO CINEMA DO REAL O CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através do projeto ERC

Memoirs: Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias, irá estar presente, pela segunda vez, no Festival de cinema Porto/Post/Doc, que irá decorrer de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2017, no Teatro Municipal Rivoli e Auditório FBAUP, no Porto.

Na continuidade da parceria criada em 2016 a proposta de 2017 integrará uma programação com seis filmes e um fórum de debate dedicados aos temas memória e pós-memória, representações artísticas e arquivos.

Memoirs é um projeto europeu coordenado por Margarida Calafate Ribeiro, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, sediado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e conta com uma equipa interdisciplinar e internacional. O projeto estuda o impacto nas gerações seguintes das heranças do império e, em particular, dos momentos da fratura que, nos casos em estudo – Portugal, França e Bélgica – se caraterizam por insurreições, guerras, descolonizações, com grandes deslocações populacionais entre os territórios e grandes mudanças nos países.

Qual o impacto, na Europa atual, da transferência de memórias do fim do colonialismo para as gerações seguintes? Em que medida é que os artistas contemporâneos revisitam o passado colonial, os regimes totalitários e as suas heranças? O que é que os motiva a evocar acontecimentos que ocorreram na sua infância ou precederam o seu nascimento? Em que medida tais abordagens influenciam a construção das democracias em que cresceram? Em parceria com o Porto/Post/Doc, o Memoirs e o seu investigador e Programador Cultural, António Pinto Ribeiro, propõem uma programação que oferece um Foco de Filmes onde serão apresentados filmes de Ramón Lluís Bande, Raquel Schefer, Filipa César, José Miguel Ribeiro, Albertina Carri e Paz Encina (ver mais informação no programa anexo). O programa oferece ainda o Fórum do Real que acontecerá no dia 30 de novembro, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e que contará com três painéis: um sobre o arquivo, outro sobre a memória ditatorial, e um terceiro sobre a memória colonial. O Fórum será orientado por dois investigadores da equipa Memoirs, Margarida Calafate Ribeiro e António Sousa Ribeiro, e por Paulo Cunha. Entre os convidados estarão: Tiago Baptista (diretor do ANIM), Vicente Sanchez Biosca (investigador espanhol), Filipa César e José Miguel Ribeiro (realizadores), Jorge La Ferla (crítico cultural), Paulo Faria e Raquel Ribeiro (escritores), entre outros.

(2)

2

O Porto/Post/Doc 2017 contará com mais de 70 sessões de cinema e serão apresentados cerca de 100 filmes, 5 concertos, 7 festas, 4 aulas de cinema, 15 sessões para escolas, e vários fóruns e debates que promoverão conversas entre artistas, académicos e o público em geral. O festival ocupará quatro espaços do Porto: Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural.

Para mais informações:

MEMOIRS: Filhos de Império e Pós-memórias Europeia http://memoirs.ces.uc.pt/

memoirs@ces.uc.pt

Investigadora Principal MEMOIRS: Margarida Calafate Ribeiro margaridacr@ces.uc.pt

Programador Cultural MEMOIRS: António Pinto Ribeiro apribeiro@ces.uc.pt

Porto/Post/Doc

(3)

programa e

(4)

porto/

post/

doc 2017

29 nov a 3 dez

Teatro Rivoli

FBAUP

Porto 1

no

Memoirs estuda o impacto nas gerações seguintes dos momentos da fratura entre os países europeus de vocação imperial ultramarina e as suas colónias. Momentos que nos casos em estudo – Portugal, França e Bélgica – se caraterizam por insurreições, guerras, descolonizações, com grandes deslocações populacionais entre os territórios e grandes mudanças nos países. Qual o impacto, na Europa atual, da transferência de memórias do fim do colonialismo para as gerações seguintes? Em que medida é que os artistas contemporâneos revisitam o passado colonial, os regimes totalitários e as suas heranças? O que é que os motiva a evocar acontecimentos que ocorreram na sua infância ou precederam o seu nascimento? Em que medida tais abordagens influenciam a construção das democracias em que cresceram?

Nos últimos anos o cinema tem vindo a empreender uma atenção crítica a temas traumáticos dos regimes totalitários, ao tempo colonial e aos processos de rutura. Interrogando o “arquivo”, as gerações seguintes recusam-se a colocar um ponto final na história, uma história feita de silêncios familiares, hiatos, fragmentos, mas também de discursos oficiais, celebrações, narrativas escolares, fotografias, filmes, imagens.

Arquivo e pós-memória

é o tema que associa o Porto/Post/Doc/

e o projeto de investigação europeu

MEMOIRS

Filhos de Império e Pós-memórias Europeias, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

(5)

porto/

post/

doc 2017

29 nov a 3 dez

Teatro Rivoli

FBAUP

Porto

no

Pós-memória é esta memória discursiva dos descendentes elaborada entre a memória familiar e a memória pública, que assim define um reportório relativamente a um tema ou a um acontecimento: temos na nossa memória um conjunto de imagens do Holocausto, das prisões da PIDE, dos campos, das descolonizações, das guerras coloniais. A questão, porém, é mais complexa pois a pós-memória produz-se na interseção entre a memória familiar e a memória pública. Quando hoje um filho de um preso político ou de um desaparecido, um filho das guerras coloniais ou da descolonização encontra fotografias da família, cartas, objetos os seus códigos de leitura estão alimentados por muitas outras coisas que já viu. Uma outra fonte para esta revisitação é o arquivo oficial, aquela memória latente, que de certa maneira desapareceu do horizonte, e que vai olhar, descobrindo-lhe as omissões e fazendo-o compreender quem é, qual o passado de onde emerge e, com ele, o seu país. A pós-memória é sempre uma interrogação que parte do contemporâneo, um apelo à construção de uma democracia com memória.

António Sousa Ribeiro Margarida Calafate Ribeiro

@ Fi lip a C ésa r

(6)

porto/

post/

doc 2017

29 nov a 3 dez

Teatro Rivoli

FBAUP

Porto

programação

no

3

El Nome de los Árboles

Ramón Lluís Bande 2015

102’

Quando não há provas para o trabalho científico dos historiadores, ou as que existem estão ocultas, o que resta é o relato do horror tal como foi preservado pelos que o viveram e pelos seus descendentes. É isto que faz o asturiano Ramón Lluís Bande, que está há anos a documentar a repressão dos militantes republicanos que continuaram, depois da Guerra Civil, a luta armada contra o franquismo. O resultado é uma inspiradora reivindicação da palavra e da História contada, a História de um país para além das versões oficiais.

Painel #1:

Arquivo e Pós-Memória (Archive and Post-Memory) 120’

O arquivo das imagens em movimento é um lugar institucionalizado, onde se guardam as memórias visuais do passado. Neste painel, discutir-se-á a forma como esse arquivo pode ser usado para reinterrogar a História e como ele está a ser explorado por investigadores e criadores mais jovens. Tiago Baptista

(diretor do ANIM – Museu do Cinema) Inês Sapeta Dias

(programadora da Videoteca de Lisboa) Maria do Carmo Piçarra

(investigadora e professora universitária) Vicente Sánchez Biosca

(investigador e professor universitário) Paulo Cunha - moderador

(professor universitário) 29 novembro | 18h00 FBAUP 30 novembro | 10h00 FBAUP

FÓRUM DO REAL

Arquivo e Pós-Memória

(7)

porto/

post/

doc 2017

29 nov a 3 dez

Teatro Rivoli

FBAUP

Porto

programação

no

Painel #2: Pós-Memória // Ditadura (Post-Memory // Dictatorship) 120’

A história das ditaduras tem sido terreno fértil para destruir a verdade política desses tempos violentos e traumáticos. No entanto, uma nova geração de autores tem procurado investigar o arquivo de forma a revelar as memórias escondidas desse período.

Jorge La Ferla (crítico cultural) Diego Schipani (realizador e produtor) José Miguel Ribeiro (realizador)

Margarida Calafate Ribeiro - moderadora (CES – Universidade de Coimbra)

Painel #3:

Pós-Memória // Colonialismo (Archive and Colonialism) 120’

A relação colonial entre os países ocidentais e os países africanos tem sido questionada nas últimas décadas, reivindicando-se uma revisão da história oficial. No cinema, e a partir do olhar europeu, essa relação tem sido exposta pela revelação dos arquivos como lugar de construção de discursos. Paulo Faria (escritor) Raquel Ribeiro (Escritora e investigadora) Filipa César (realizadora) Raquel Schefer (realizadora)

António Sousa Ribeiro - moderador (CES – Universidade de Coimbra)

30 novembro | 16h00 FBAUP 30 novembro | 14h00 FBAUP

FÓRUM DO REAL

Arquivo e Pós-Memória

FÓRUM DO REAL

Arquivo e Pós-Memória

(8)

porto/

post/

doc 2017

29 nov a 3 dez

Teatro Rivoli

FBAUP

Porto

programação

no

5 Avó (Muidumbe) Raquel Scheffer 2009 11’ Um exercício de desconstrução fílmico sobre a melancolia colonial em Moçambique.

Spell Reel Filipa César 2017

95’

Amílcar Cabral estava consciente da importância de um outro cinema como instrumento da descolonização e por isso incentivou a formação dos primeiros realizadores da Guiné-Bissau como Flora Gomes, Suleimane Biai e Sana na N’Hada. Estes realizadores estão presentes neste filme coletivo, mas o protagonista são as imagens do arquivo do Instituto do Cinema levantadas depois de anos de esquecimento, sujeitas à humidade e ao calor, perdidas e que agora como matéria do filme também restauram as memórias inquietas da luta pela independência e dos anos da criação de uma Guiné pós-Independência.

1 dezembro | 18h30 TM Rivoli, Auditório Isabel Alves Costa

1 dezembro | 18h30 TM Rivoli, Auditório Isabel Alves Costa

(9)

porto/

post/

doc 2017

29 nov a 3 dez

Teatro Rivoli

FBAUP

Porto

programação

no

Estilhaços (animação 2D) José Miguel Ribeiro 2016

18’

Como um choque entre dois automóveis pode despoletar a recordação de um episódio de mortandade levado a cabo numa ‘picada’ na Guiné por uma patrulha do exército colonial português e como essa recordação separou uma família: “pai há 40 anos trouxeste a guerra para dentro desta casa”, acusa o filho ao pai.

Ejercicios de Memoria

Paz Encina 2016

70’

A primeira imagem é de um rio e de uma criança a entrar dentro de água. Já estamos no universo melancólico e rural do cinema de Paz Encina. Mas debaixo desta calmaria que é só aparente surgem as histórias dos filhos de Agustín Goiburú, um opositor político à ditadura de 35 anos de Alfredo Stroessner que durante o seu regime de terrorismo de Estado torturou, matou e fez desaparecer mais de 128 mil paraguaios. Três crianças que nunca tiveram infância relatam a sua história de exílio e terror enquanto a mãe, debruçada sobre uma janela, espera pelo marido que nunca há de chegar.

2 dezembro | 21h00 TM Rivoli, Auditório Isabel Alves Costa

2 dezembro | 21h30 TM Rivoli, Auditório Isabel Alves Costa

(10)

porto/

post/

doc 2017

29 nov a 3 dez

Teatro Rivoli

FBAUP

Porto

programação

no

7 Cuatreros Albertina Carri 2016 83’

Depois de no ano passado termos apresentado Los Rubios regressamos a Albertina Carri e à Argentina do tempo da ditadura com um filme feito sobre um filme que nunca existiu, sobre a violência do Estado e sobre Isidro Velásques, uma espécie de Robin dos Bosques e líder revolucionário. Cuatreros lança também uma pergunta: vale a pena continuar a fazer filmes, a produzir imagens quando há tantos filmes, tantas imagens sobre o passado que não puderam ainda ser vistas, difundidas, questionadas, e com elas o terror das ditaduras?

Sinopses de António Pinto Ribeiro, excepto a de “El Nome de los Árboles”, de Martin Pawley.

3 dezembro | 16h30 TM Rivoli, Auditório Isabel Alves Costa

Referências

Documentos relacionados

(LTFP) aprovada pela Lei nº 35/2014, de 20/06, e do DL nº 209/2009, de 3/09, na sua redação atual, conjugados com a alínea b) do art.º 3º e art.º 19º da Portaria 83-A/2009,

Orchidaceae de um fragmento campestre em Ponta Grossa, Paraná, Brasil — Foi levantada a listagem da família Orchidaceae de um fragmento campestre localizado na

A arquitetura proposta possui quatro características principais: (i) inteligência no controle de temperatura, baseado em sensores e agendas de ocupação para conforto

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Na microrregião de Porangatu (GO), no Norte Goiano, onde a cultura está em estágio mais inicial de expansão, a demanda está relacionada às soluções para o manejo de