• Nenhum resultado encontrado

Trabalho Científico decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Interamericana Asunción - Paraguay. JUAREZ VIANA FERREIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho Científico decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Interamericana Asunción - Paraguay. JUAREZ VIANA FERREIRA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Trabalho Científico decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Interamericana – Asunción - Paraguay.

JUAREZ VIANA FERREIRA

EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E ENSINO MÉDIO: Perspectiva de trabalho e prosseguimento nos estudos.

Minuta descritiva decorrente da pesquisa científica apresentada ao Programa de Pós-Graduação e Extensão Universitária Mestrado em Ciências da Educação, área de concentração: Educação. Curso de Mestrado em Ciências da Educação.

Período: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2015. Orientador (a): Dra Aida Asuncion Arias Gonzáles Coorientadora: Dra Tatiana Lima de Melo

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida a partir de algumas questões a respeito do Ensino Médio integrado à educação profissionalizante, como: somente o Ensino Médio, na modalidade regular, está cumprindo com sua finalidade de formar cidadãos críticos, autônomos, capazes de adaptar com flexibilidade ao meio social e prosseguir nos estudos? Entre outros questionamentos, surgiu a necessidade de desenvolver o presente trabalho de pesquisa, que teve, como meta, discutir a educação profissionalizante, ao nível de Ensino Médio, como forma de oportunizar, aos jovens e adultos excluídos do mercado de trabalho e da educação básica, possibilidade de trabalho e prosseguimento nos estudos. Esta pesquisa iniciou-se a partir de um estudo em uma população-amostra da Escola Estadual Heronides Araújo, no município de Barra do Garças - MT, que oferece esta modalidade de ensino, e no estudo das bases legais, que amparam a educação básica no país, até a proposta de integração da educação básica à educação profissionalizante, implantada pelo decreto nº 5.154 de 2004. Realizou-se uma análise da proposta de integração curricular do Ensino Médio regular com o ensino profissionalizante na modalidade Técnico em Informática, embasada, discutida e comentada por pesquisadores e educadores e autores de grande importância para a crítica do sistema educacional do país. Na pesquisa de campo, foi aplicado um questionário aos alunos do curso Técnico em Informática da Escola Estadual Heronides Araújo, com o objetivo de verificar, quantitativa e qualitativamente, os principais problemas e desafios encontrados por estes estudantes, nesta modalidade de ensino.

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação profissionalizante. Mercado de trabalho. Informática.

VOCATIONAL EDUCATION AND HIGH SCHOOL: Work perspective and continuation of studies.

(2)

Abstract

The research was developed from some questions about High School integrated to vocational education, such as: only High School, in the regular modality, is fulfilling its purpose of forming critical, autonomous citizens, capable of adapting flexibly to the social environment and continue with your studies? Among other questions, the need arose to develop this research work, which aimed to discuss vocational education, at the High School level, as a way of providing opportunities for young people and adults excluded from the labor market and basic education. , possibility of work and continuation of studies. This research began with a study in a sample population of the State School Heronides Araújo, in the municipality of Barra do Garças - MT, which offers this type of education, and in the study of the legal bases that support basic education in the country, up to the proposal for the integration of basic education to vocational education, implemented by Decree No. 5.154 of 2004. An analysis of the proposed curriculum integration of regular high school with vocational education in the Technician in Informatics modality was carried out, based on, discussed and commented by researchers and educators and authors of great importance for the critique of the country's educational system. In the field research, a questionnaire was applied to the students of the Computer Technician course at Escola Estadual Heronides Araújo, in order to verify, quantitatively and qualitatively, the main problems and challenges encountered by these students in this type of education.

Keywords: High School. Vocational education. Job market. Computing.

EDUCACIÓN PROFESIONAL Y BACHILLERATO: Perspectiva laboral y continuación de estudios.

Resumen

La investigación se desarrolló a partir de algunas preguntas sobre el Bachillerato integrado a la educación vocacional, tales como: sólo Bachillerato, en la modalidad regular, está cumpliendo su propósito de formar ciudadanos críticos, autónomos, capaces de adaptarse con flexibilidad al entorno social y continuar con su ¿estudios? Entre otras cuestiones, surgió la necesidad de desarrollar este trabajo de investigación, que tuvo como objetivo discutir la educación vocacional, a nivel de Bachillerato, como una forma de brindar oportunidades a los jóvenes y adultos excluidos del mercado laboral y de la educación básica., Posibilidad de trabajo y continuación de estudios. Esta investigación se inició con un estudio en una muestra poblacional de la Escuela Estatal Heronides Araújo, en el municipio de Barra do Garças - MT, que ofrece este tipo de educación, y en el estudio de las bases legales que sustentan la educación básica en el país, a la propuesta de integración de la educación básica a la educación vocacional, implementada por el Decreto No. 5.154 de 2004. Se realizó un análisis de la propuesta de integración curricular del bachillerato regular con la educación vocacional en la modalidad de Técnico en Informática, con base en, discutido y comentado por investigadores y educadores y autores de gran importancia para la crítica del sistema educativo del país. En la investigación de campo, se aplicó un cuestionario a los estudiantes del curso de Técnico en Informática de la Escola Estadual Heronides Araújo, con el fin de verificar, cuantitativa y cualitativamente, los principales problemas y desafíos que enfrentan estos estudiantes en este tipo de educación.

Palabras clave: Bachillerato. Educación vocacional. Mercado de trabajo. Informática.

Introdução

Diante das inúmeras dificuldades e desafios encontrados pelos alunos matriculados no Curso técnico de Informática, do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante, surgiu a necessidade de desenvolver a presente pesquisa.

(3)

Sabemos que logo após a conclusão do ensino médio, é preciso recursos financeiros para dar continuidade nos estudos e continuar no processo de capacitação intelectual e profissional; no entanto, para custear moradia, alimentação, vestuário, livros recursos tecnológicos e outros, é preciso do suporte destes recursos financeiro, que para a maioria destes jovens, somente ajuda financeira dos pais, não é suficiente para a continuidade dos estudos.

A discussão e análise da proposta de integração da educação profissional neste trabalho, a iniciar por suas bases legais, melhoria da metodologia e didática de ensino, visa assegurar um direito do cidadão principalmente dos indivíduos das camadas menos favorecidas, onde a competitividade é considerada injusta, contribuindo ainda mais para as desigualdades sociais, no entanto cabe aos governantes disponibilizar esta nova modalidade de ensino, e assegurar que todos recursos necessários à sua implementação, sejam cumpridos e bem aplicados, pois não basta simplesmente ofertar o ensino médio profissionalizante, mas garantir e assegurar uma política de qualidade que o projeto requer para sua viabilidade.

Na atual conjuntura política e econômica, sabemos que com aumento da produção, qualidade, competitividade e consequentemente consumo, favorece uma procura por um trabalhador com maior grau de flexibilidade e criatividade, e que seja capaz de contribuir para o desenvolvimento da empresa, indústria, comércio ou até mesmo trabalho informal. Assim, está dissertação, discutirá a educação profissionalizante ao nível de ensino médio, para oportunizar aos jovens e adultos excluídos do mercado de trabalho e da educação básica, possibilidade de trabalho e prosseguimento nos estudos, e para atingir essa meta, este trabalho foi dividido em seis partes, iniciando-se com os “Antecedentes e formulação do problema” onde apresentam-se a importância do tema em questão, contextualiza a formulação do problema dessa pesquisa, os objetivos gerais e os específicos. Na segunda parte foi realizado um levantamento bibliográfico das leis, decretos e resoluções que amparam a implantação do ensino médio integrado à educação profissionalizante. Na terceira parte fez se uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), e dos trabalhos publicados por diferentes autores e instituições de ensino e pesquisa, para implementação da proposta de contextualização dos conhecimentos da base regular, com os da Educação Profissionalizante, como alternativa de melhoria do processo ensino aprendizagem, e aperfeiçoamento da didática dos professores. Na quarta parte, retrata a análise de dados coletados durante a pesquisa utilizando o método indutivo e de caráter quantitativo -qualitativo. Por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, registram-se considerações sobre a opinião dos alunos escola. Define-se, em linhas gerais, a visão dos alunos do ensino médio profissionalizante, bem como as complexidades, os desafios e possibilidades. Na quinta parte, por meio de um questionário

(4)

aplicado aos alunos do curso técnico em informática da Escola Estadual Heronides Araújo, faz-se uma análifaz-se das principais dificuldades e desafios encontrados por estes alunos matriculados nesta modalidade de ensino, tendo como propósito, a obtenção de parâmetros necessários para redução do índice de evasão escolar, melhoraria da qualificação destes indivíduos, e inclusão tecnológica, tornando-os mais flexíveis e habilitados para prosseguir nos estudos, bem como, enfrentar diferentes situações no mercado de trabalho, e na sociedade onde atua. Na sexta parte nomeado de “Conclusões e considerações Finais”, apresenta a conclusão da investigação.

Objetivo geral

Analisar os desafios e dificuldades encontrados, no curso do Ensino Médio Integrado profissionalizante, em relação ao mercado trabalho e o prosseguimento nos estudos dos alunos da Escola Estadual Heronides Araújo em Barra do Garças – MT

Objetivos específicos

• Conhecer a proposta de integração curricular do ensino médio regular com o ensino profissionalizante na modalidade técnico em informática da escola pesquisada; • Verificar as estratégias pedagógicas para a aprendizagem que os requisitos para

inserção no mercado de trabalho;

• Identificar as expectativas dos alunos em relação a sua inserção no mercado do trabalho;

• Apontar as dificuldades dos alunos em relação ao prosseguimento nos estudos. Metodologia

Trata se de um estudo descritivo, transversal de tempo contemporâneo prospectivo, realizado por levantamento de dados através de pesquisa bibliográfica e por meio de questionário pré-elaborado e aplicado a uma população amostra, com o objetivo de obter os dados necessários para contemplação dos objetivos propostos por este trabalho.

Mediante autorização dos pais e ou responsáveis dos alunos e da direção da Escola Estadual Heronides Araújo, foi aplicado um questionário destinado ao grupo de alunos previamente selecionados e matriculados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante. O questionário foi aplicado por uma só pessoa, e no momento da sua aplicação, os alunos receberam as orientações necessárias para seu preenchimento, e que o

(5)

mesmo deveria ser anônimo para assegurar a integridade dos alunos e um maior grau de sinceridade nas suas respostas.

Os dados coletados foram transferidos para tabelas elaboradas com o objetivo de facilitar sua interpretação e cruzamentos dos dados. Os resultados das questões fechadas foram analisados por meio de porcentagem e transferidos para gráficos ilustrativos, enquanto os obtidos pelas questões abertas, foram analisadas e transportadas para tabelas, conforme opinião expressa pelo entrevistado. Os resultados foram comparados com trabalhos sobre o assunto, publicados por meio de artigos, livros e instituições de pesquisas.

Resultados

Na análise de dados quantitativos, verificou-se que 10% dos alunos matriculados nesta modalidade de ensino, tem a necessidade de imediato de atuar nesta área, enquanto 19% dos entrevistados pretendem dar continuidade nesta área de estudo, em um nível superior, no entanto a maioria, cerca de 71% destes alunos, tem como objetivo principal, qualificar em uma determinada área da informática.

Observou-se que, mais da metade dos alunos 57,14% optaram por fazer o curso técnico em informática como opção para poder ter condições de adquirir um trabalho digno e conseguir manter os custos advindos das despesas durante a realização de um curso superior em outra área do conhecimento, seja ele de origem público ou privado, e somando-se aos 19,05% que pretendem fazer um curso na área de informática, tem-se 76,19% dos alunos que necessitam trabalhar para custear as despesas com materiais e recursos necessários à realização de um curso de nível superior; e verificou-se que, apenas 4,76% destes alunos, tem condições suficientes de somente estudar e dar continuidade nos estudos, nesta área do conhecimento.

Constatou-se, ainda, que 23,80% dos alunos matriculados no EMIEP atuam na área do curso e 76,20% não atuam na área de informática, comprovando os dados obtidos nos gráficos 1 e 2, que demonstram que umas parcelas destes alunos necessitam trabalhar para custear as despesas oriundas da continuidade nos estudos. Em relação à questão do trabalho, observou-se que 71% dos alunos nesta fase, não trabalham, provavelmente, por não ter uma qualificação apropriada, dedicar maior tempo nos estudos, falta de tempo suficiente, entre outros, uma vez que o EMIEP, possui aulas nos dois turnos matutino e vespertino, para poder cumprir com a carga horaria dentro dois três anos previstos para o ensino médio. No entanto, 29% dos alunos do EMIEP, necessitam trabalhar para ajudar nas despesas da família e com os estudos, e ainda poder usufruir dos recursos tecnológicos disponíveis, e necessários, como celular, tablete, computador, note book e outros.

(6)

Em relação ao curso técnico em informática, 67% dos alunos do EMIEP, avaliam o curso como regular, apresentando poucas diferenças do ensino regular, enquanto 33% destes alunos consideram o curso técnico em informática integrado ao ensino médio, muito exigente, devido à quantidade de disciplinas ministradas e a necessidade de maior dedicação nos estudos para manutenção da qualidade do curso ofertado e o cumprimento das metas e propostas pedagógicas da estrutura do curso. A respeito da continuidade dos estudos, observa-se que 10% dos alunos, tem intenção de fazer um curso superior na área de informática, e 90% destes alunos optaram por fazer um curso superior em outra área, sem ser específica em informática, uma vez que qualquer modalidade de formação de nível superior exige conhecimentos na área tecnológica; sendo as opções de escolha em ordem decrescente: medicina veterinário, Engenharia, direito, agronomia, medicina, odontologia, psicologia e outros.

Na análise qualitativa dos dados a respeito das melhorias necessárias para o curso técnico em informática, verificou-se que os alunos preferem ter mais aulas práticas, do que aulas teóricas e melhorar a forma de trabalhar as aulas da base comum, estruturar melhor o curso e proporcionar condições suficientes para aprendizagem com aulas mais dinâmicas e eficientes. Em relação aos fatores que causa maior rejeição para os alunos destacou-se que está relacionado à quantidade muito grande de teoria aplicada e pouca contextualização, o que torna as aulas monótonas, e desestimulantes, levando muitos alunos ao abandono ou mudar a modalidade do ensino médio. Na opinião dos alunos do EMIEP, a respeito das condições que mais motivou a desistência de alguns colegas foi a falta de perfil, para esta modalidade de ensino, uma vez que poucos alunos têm acesso às tecnologias, e que na própria escola, o tempo de contato com a multimídia é insuficiente. Sobre as condições necessárias para melhorar as aulas prática de informática, consideram que o ideal seria possibilitar maior interatividade entre eles, de forma que possam contribuir e compartilhar seus conhecimentos e experiências que cada um traz de sua realidade de vida

Considerações finais

A pesquisa permite concluir que somente a legislação que ampara a implantação do ensino médio integrado à educação profissionalizante, não é suficiente para a melhoria da qualidade desta modalidade de ensino no Brasil, e em especial no estado de Mato Grosso.

Fica claro a necessidade do envolvimento de todos os agentes do segmento, para dar maior atenção às questões como os eixos fundantes propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM, tais como: trabalho ciência, tecnologia e cultura; organização pedagógica e curricular entre outros.

(7)

O decreto nº 5.154 de 2004, regulador da educação profissional de nível médio, traz medidas objetivando a ruptura histórica entre formação para o trabalho e preparação para universidade e promover a integração entre educação profissional e educação básica de nível médio. Cabe ao governo amparar por meio de decretos, reformular a legislação relativa ao ensino médio profissionalizante, e principalmente prestar assistência financeira para construção, ampliação, modernização e adequação de espaço físico das escolas; construção de laboratórios e bibliotecas, formação de docentes, gestores e pessoal técnico. Desta forma, possibilitara a estes jovens uma educação integral, tornando-os mais flexíveis e habilitados para prosseguir nos estudos bem como, enfrentar as diferentes situações no mercado de trabalho, na sua realidade local onde está inserido.

Neste trabalho, também foram apresentados alguns fundamentos sobre a concepção de ensino médio integrado à educação profissional, de forma que contemple a formação básica e profissional, possibilitando a continuidade de estudo e preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Para isso, é necessária uma proposta pedagógica que propicie contextualização dos conhecimentos, desfragmentação relacionando cada disciplina entre si em projetos conjuntos para integração curricular, contribuindo assim com a formação técnica profissional necessária à atualidade.

Após uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos através da aplicação do questionário, para os alunos do IMIEP, concluiu-se que são constituídos por um grupo heterogêneo, e possuem interesses diversos, no entanto, a maioria apresenta uma necessidade de qualificar em uma determinada área da informática, mesmo sabendo que terão uma carga horária superior aos dos alunos do ensino regular.

Diante disso, durante ou após a conclusão do ensino médio, alunos do IMIEP terão uma qualificação específica, que facilitara a sua entrada no mercado de trabalho, e terá condições para acompanhar a evolução tecnológica, e dar continuidade aos estudos, em nível superior.

De acordo com os resultados obtidos, os desafios e dificuldades encontrados pelos alunos do IMIEP, relacionam-se à estrutura do curso, por terem muita teoria e poucas aulas práticas, falta de laboratórios específicos, que dificulta a contextualização dos conhecimentos, caracterizando a falta de investimento dos nossos governantes, e o descaso com a educação.

É preciso um envolvimento de todos segmentos da comunidade, para exigir o cumprimento dos direitos de uma educação de qualidade, amparada por lei, e ao mesmo tempo engajar na constituição de um projeto político pedagógico, que atenda às necessidades da comunidade local, por meio estudos, elaboração de projetos que integrem as disciplinas, comprometimento e mudança de postura.

(8)

Buscando melhorar a forma de trabalhar as aulas da base comum, integrando-as com as da área específica, estruturar melhor o curso e proporcionar condições suficientes para aprendizagem com aulas mais dinâmicas e eficientes. Gradativamente ampliar ações e políticas efetivas de forma que possa propiciar formação integral e inclusão digital de todos os cidadãos.

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 4 de outubro de 1999. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Diário Oficial, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 dez. 1999. p.229.

_____. Resolução CNE/CEB nº. 01, de 03/02/2005. Atualiza as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo CNE para o Ensino Médio e para a educação profissional técnica de nível médio às disposições do Decreto nº. 5.154/2004. Disponível em http://www.mec.gov.br. Acesso em 15/03/2015. _____. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 23 de julho de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em 18/03/2015.

DELORS, Jacques. Os quatro pilares da educação. In: DELORS, Jacques et al. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria . O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral dos trabalhadores. In: Hélio da Costa; Martinho da Conceição. (Org.). Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e Certificação Educacional e Profissional. São Paulo: CUT, 2005c, v. 1, p. 19-62.

KUENZER, Acacia Zeneide GRABOWSKI, Gabriel. Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 297-318, jan/jun. 2006. Disponível em: http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso em: 20/03/2015

MOLL, Jaqueline. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

RAMOS, M. N. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. IN: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; e RAMOS, M. N. (orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Editora Cortez, 2005, p. 106-127.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

(9)

Sites:

Referências

Documentos relacionados

Essa pesquisa proporcionou ainda, uma reflexão a respeito do uso das tecnologias na formação de professores, trazendo uma discussão sobre o que se tem oferecido

Neste trabalho foi apresentado o planejamento e desenvolvimento de uma oficina que tem como objetivo o ensino de conceitos de programação e automação usando a

Do conjunto inicial de 155 especialistas convidados para o Painel, apenas 73 destes confirmaram a participação e somente 30 responderam a primeira rodada, contribuindo com

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade total das Units inicialmente ofertadas (sem considerar as Units Adicionais, conforme definido abaixo) poderá ser acrescida

Assistam aulas diariamente, de 2ª a 6ª feira no canal aberto 11.2-TV Univesp; ou pelo YouTube, ou aplicativo do Centro de Mídias SP, das 10:30 h às 12:00 horas às aulas e respondam

b) Constatando-se o recebimento definitivo pelo Gestor de Contrato, o Município efetuará o pagamento à detentora da ata até o decimo quinto dia útil do mês subsequente

No segundo, abordamos o baixo desempenho nas avaliações de Matemática e a gravidade dos resultados; o terceiro foi reservado à descrição sobre algumas das causas

Figura 4: Morfoespécies consumidas por Tapirus terrestris em A: Apenas na RPPN Recanto das Antas; B: Apenas na Rebio Córrego do Veado e Intersecção: Ambas