• Nenhum resultado encontrado

MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.237

MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2021

Pesquisa do Instituto HD Data, em parceria com o Dataquest, aponta um cenário curioso em Minas: ao mesmo tempo em que 52% dos entrevistados di-zemdesaprovar aadministraçãodo atualpresiden-te, ele teria ainda assim o voto de 42% do eleitorado, caso as eleições fossem hoje.PÁGINA 4

Bolsonaro

sai na frente

Três pessoas foram presas em Montes Claros sus-peitas de exploração sexual de crianças na inter-net. Ação é resultado da Operação Saint Nicolas, realizada pela Polícia Federal nesta quarta-feira em 11 cidades mineiras. Ao todo, 19 pessoas foram detidas em flagrante.PÁGINA 5

Pornografia

infantil no alvo

Em MOC, sete em cada

dez exames têm Delta

Índicena cidade norte-mineira é o mesmo do Estado, mas já há cidades, como Teófilo Otoni, com 100% de positividade para a variante. Levantamento da UFMG

é feito a partir de sequenciamento genético de amos-tras do vírus. Dados indicam que a cepa mais transmis-sívelcaminhaparasetornarprevalente.Até o

momen-to, são 628 casos da mutação, identificados em 130 cidades mineiras. Nove óbitos foram confirmados. Cuidados continuam indispensáveis.PÁGINA 3

REDE DE CRIMES -Somente com um dos suspeitos foi constatada a transmissão de 1.200 arquivos PÁGINA 8

PF/DIVULGAÇÃO

cozinha e alimentos, é hora de a cerveja ficar mais cara

MUTAÇÃO ACELERADA

Veja avanço da Delta em MOC*

18 A 24/JUL

22 A 28/AGO

5 A 11/SET

4,5

%

4,5

%

47,

6%

47,

6%

75

%

75

%

*Percentual de amostras com a variante FREEPIK

(2)

TURMA DE VEGAS

A CPI quer fechar o cerco a Trento, que admitiu ter viajado a Las Vegas, mas sem citar datas e compa-nhias – onde passaram por lá os senadores Flávio Bolsonaro e Irajá Abreu.

PLANO A

Luciano Hang não pediu um habeas corpus para depor ontem na CPI da Pandemia. Provocador, ele sonha em sair preso e herói, para delírio dos bolsonaristas.

VEM COISA GRANDE

A Polícia Federal envia agentes para o Paraguai des-de sexta-feira para uma operação em parceria com a Polícia Nacional de combate a narcotráfico e lava-gem de dinheiro.

TEM FOGO NO MATO

O Comandante do Oeste do Exército em Campo Grande (MS), general Fernando Santana, reuniu-se na terça-feira por horas a sós com o embaixador do Brasil na Bolívia.

JAIR X PCDOB

O TRE do Maranhão deu ganho de causa ao presidente Jair Bolsonaro, em decisão unânime, numa ação movi-dapelodiretóriodo PCdoBporsupostapropagandaelei-toral antecipada. A ação foi impetrada depois de agenda em Açailândia (MA), em 21 de maio, quando, no seu lin-guajar conhecido, Bolsonaro atacou o governador Flá- vioDino(entãonoPCdoB),dizendoqueoMaranhãopre-cisava “se libertar dessa praga”.

JOGO POLÍTICO

No relatório do procurador Eleitoral Hilton Melo, ao qual a Coluna teve acesso, ele contextualiza o cenário nacional indicando o episódio ser do jogo político: “tanto o elogio quanto a crítica fazem parte da dialética democrática”.

XINGAR VALE?

A decisão do TRE abre um precedente nada

orto-doxo dentro do que se espera de respeito mútuo entre candidatos nas futuras campanhas: dá a entender que xingamentos serão aceitos e trata-dos como cena normal na disputa eleitoral.

EUFORIA, POR ORA

Lula da Silva e o PT abriram consulta interna com dirigentes e militantes para definir o slogan da cam-panha de 2022. “Rumo Certo” surge como um dos temas.

CALMA NA ALMA

Radicado nos EUA, Sérgio Moro passou pelo Brasil, ouviu mundos coloridos do Podemos para disputar a Presidência mas, cauteloso, pediu pesquisas com seu nome.

CONCURSO DA PF

A Federação Nacional de Delegados da PF pediu ao Ministério da Justiça alterações no edital do concurso cuja primeira fase se encerra mês que vem. Querem que o MJ mantenha o cadastro de reserva, além do dobro das vagas oferecidas, a fim de futuras convocações e, desta forma, evi-tar novos gastos com mais concursos.

BRASIL NA OMT

Os vilarejos de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG); Alberto Moreira, em Barretos (SP); e a Vila do Enxaimel, de Pomerode (SC), são os representantes do Brasil selecionados pelo Mi-nistério do Turismo para disputar o selo Best Tourism Villages, o prêmio de excelência de destinos concedido pela Organização Mundial do Turismo.

ESPLANADEIRA

# Associação Santos Inocentes inaugura, dia 2, seu sistema de energia fotovoltaico em Brasília. # Deputado Distrital José Gomes toma posse como presidente Regional do PTB-DF, e Paulo Fernando Melo como vice.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

A terceira dose da vacina contra Covid-19 fi-nalmente é uma realidade no Brasil. A princí-pio, essa dose extra será aplicada em grupos específicos da população. Os primeiros a rece-berem esse reforço serão os idosos que já esta-vam imunizados com as duas doses há mais de seis meses. O novo ciclo já teve início e tem por objetivo evitar que novas variantes possam pro-mover o caos que se instalou no mundo em 2020, quando o vírus paralisou a humanidade.

Essa significativa mudança mostra que, ao contrário do que se imaginava, o vírus conti-nua se modificando e a guerra ainda não está vencida. A dose extra visa proteger a população contra variantes, como a Delta, que estavam conseguindo burlar a segurança trazida pela aplicação das duas doses.

A necessidade de aplicação da dose extra traz com ela o alerta:

mes-mo quem completou o esquema vacinal preci-sa manter todos os cui-dados. Segundo cientis-tas, a dose extra é fun-damental para que o or-ganismo de fato consi-ga construir uma defe-sa eficaz contra o vírus Covid.

Todos os países que já estão com o esquema de vacinas adiantado esta-rão, como o Brasil, apli-cando a terceira dose em sua população, senão por uma questão de saúde, por uma questão

econô-mica, já que novos fechamentos impactam direta-mente na economia.

Já os países mais pobres, infelizmente, seguirão no esquema de vacina a conta-gotas, já que depen-dem da “esmola” dos países mais ricos. Portanto, a conclusão fatal é a de que essa guerra ainda está longe de terminar, porque enquanto a humanida-de não se conscientizar humanida-de que só a imunização coletiva será capaz de promover uma proteção efe-tiva, continuaremos à mercê do vírus e das suas variantes, tentando ganhar uma guerra que pode ser ganha quando voltarmos a agir como humanos que somos, quando a solidariedade for uma regra e não uma exceção. Essa é a grande lição de toda essa guerra e também, a arma para vencermos as mui-tas batalhas.

EDITORIAL]

Já os países mais

pobres,

infelizmente,

seguirão no

esquema de

vacina a

conta-gotas, já

que dependem da

“esmola” dos

países mais ricos

reportagem@colunaesplanada.com.br

LEANDRO MAZZINI

Devassa

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

A CPI da Pandemia pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), vinculado ao Banco Central, relatório com as movimentações financeiras de Danilo Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos. Conforme pedido assinado pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), enviado na sexta-feira, a CPI quer ter acesso às transações no período de 1/1/2018 a 5/7/2021. O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), também pediu a operadoras de telefonia a quebra dos sigilos telefônico de Trento, desde 2018, “incluindo-se o registro e a duração das ligações telefônicas originais e recebidas (remetente e destinatário)”. O Coaf tem até esta sexta-feira para enviar as informações à CPI.

Mais uma

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net Uma publicação da Indyugraf CNPJ 41.833.591/0001-65 Gerente Administrativa: Daniela Mello daniela.mello@funorte.edu.br Editora: Janaina Fonseca Coordenação de redação: Adriana Queiroz (38) 98428-9079 Departamento Comercial: Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante: (31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net

Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

PRETO NO

BRANCO

Delta presente na

maioria dos exames

No Estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a Delta já infectou desde bebês de apenas 1 mês a idosos de 95 anos. As mulheres são as mais contaminadas – 357 casos são do sexo feminino.

Até a última sexta-feira (24), eram 711 casos. Os atuais 628, segundo a SES, se devem por conta de uma revisão no banco de dados, que identificou informações de amostras repetidas.

Já o número de óbitos segue estável. As mortes foram registradas em Belo Horizonte, Contagem, Piraúba, Caratinga (2), Rio Novo, Claro dos Poções, Uberaba e Cabeceira Grande.

Variante já representa 75% das amostras

sequenciadas em Minas e em Montes Claros

u

Não é correto atribuir ao STF a convulsão político-socialquevematravessandoopaís,ondeospoderes nãoseentendemeacabamtransferindooônuspara apopulação.Oproblemadeveseratribuídoexclusiva- menteaoCongressoNacional,queseacovardadian-tedosfatos,justamenteporpartedosseusmembros estarem envolvidos em ilícito e necessitar da conve-niência da nossa Justiça para absolvê-los. É preciso entender que o judiciário tem a obrigação de agir de acordocomanossaconstituição,cujosresponsáveis pela sua elaboração são os parlamentares. Também a punição pelo descumprimento deve partir do Con-gresso. Aliás, no momento em que aquela Casa abre mão da chamada imunidade parlamentar e aceita que seus membros sejam execrados publicamente por ação da Polícia Federal, atendendo determina-ção da Justiça, passo a não acreditar em mais nada.

A imprensa e o escorpião

Jamaisimagineiquechegariaumtempoemquedei-xariade“estufaropeito”edizerquetenhoorgulhode ser jornalista. Hoje estou limitado a dizer que tenho orgulhodepraticarumjornalismosério,semcorrom-per-me ou envergonhar meu leitor. No momento em que profissionais da imprensa, por militância, ou em defesa de interesses próprios, ou patronais, omitem ou deturpam os fatos, estão criando uma fatura que terãoquepagarmaistarde.Hojenãotenhodúvidade queamaioriadosórgãosdeimprensa,independente- mentedeesquerdaoudireita,deixaramdeseroporta-voz da população. Muito triste!

Cimams

ControladoresdosmunicípiosassociadosaoCima- msestãosendoconvidadosaparticiparem,nopróxi-mo dia 29 de outubro, de seminário que irá discutir questões relacionadas com a parte administrativa e contábeisdasprefeituras.Oeventoacontecedurante todo o dia e contará com a presença do procurador-Geral do Estado, Jarbas Soares, e representante do Tribunal de Conta do Estado.

Manga/Itacarambi

OdeputadoGilPereirarepassouinformaçãodando conta de que o Congresso Nacional aprovou recursos deR$20milhõesparainiciarapavimentaçãodotrecho da BR-135 entre Itacarambi, São João das Missões e Manga, de aproximadamente 48 quilômetros. Segun- dooparlamentar,obenefícioteveaparticipaçãodecisi-va do diretor da presidência do Senado e suplente de senador,AlexandreSilveira,queassegurouosrecursos junto aos ministériosda Infraestrutura e da Casa Civil.

Fusão PSL DEM

Tanto o diretório nacional do PSL bem como do DEM “bateram o martelo” em relação à fusão das duas agremiações. A forma com que a nova legenda funcionaráserádefinidaemreuniãomarcadaparao próximo dia 6 de outubro. Aliás, a este respeito, não precisaterboladecristalparaafirmarqueoPSLserá engolido pelos democratas.

Verdadeiros

culpados

u SAIBA MAIS

REGISTROS –Minas soma 628 casos da mutação, identificados em 130 cidades; nove mortes confirmadas

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com Marina Proton Do Hoje em Dia A circulação da va- rianteDeltadonovoco-ronavírus cresce em Minas e também em Montes Claros. Sete em cada dez amostras se-quenciadas do vírus já são positivas para a va- riantenoEstado.Emal-gumas regiões, 100% dos testes indicam a ce-pa mais transmissível, como em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Até o momento, são 628 casos da muta-ção, identificados em 130 cidades mineiras. Nove óbitos foram confirmados.

O avanço cada vez m a i s a c e l e r a d o d a Delta no Estado cons-ta em relatório da UFMG. Conforme Re-nan Pedra, pesquisa-dor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da institui-ção, a tendência é a de que a mutação se torne a única em cir-culação.

“A gente já espera-va esse perfil de subs-tituição (da Gama pa-ra Delta). Está tudo ca-minhando para que

ela (Delta) fixe, e a gente não tenha mais as ou-tras. Isso até um possí-vel surgimento de uma nova cepa”, diz.

O professor também destacou o aumento nos casos identificados. “Já temos regionais que che-garam a 100% dos casos para a cepa, como Juiz de Fora, Teófilo Otoni e Manhuaçu”.

Na Regional de Mon-tes Claros, o crescimen-to vem sendo percebido desde o final de julho. Na semana de 18 a 24 de julho, a taxa de resulta-dos positivos para Del-ta nas amostras analisa-das era de 4,5%.

Percen-tual que saltou para 47,6% no período de 22 a 28 de agosto e que che-ga agora a 75%, na sema-na de 5 a 11 de setembro.

PROTEÇÃO

Em meio ao avanço da cepa, o caminho para evi-tar que ocenário seagrave éum só:proteção,comuso de máscara, higienização das mãos e imunização com as duas doses da vaci-na contra a Covid.

“Mas, mesmo com ní-veis altos de anticorpos, é preciso que a gente siga as medidas de proteção, já que, mesmo com a vacina, as pessoas continuam po-dendo transmitir a

doen-ça”, afirma o infectologis-ta da Saninfectologis-ta Casa BH, Ale-xandre Sampaio Moura.

AMPLIAÇÃO DA TERCEIRA DOSE

O avanço da Delta no Es-tado e no país também evi-dencia a necessidade da aplicação da terceira dose em idosos, considerados mais vulneráveis.

Na terça-feira, o minis-tro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a campanha de vacinação com reforço será ampliada para pessoas acima de 60 anos. Entram neste grupo somente os que tomaram a segunda dose há mais de seis meses no Brasil.

Até agora, o Ministé-rio da Saúde havia anun-ciado a dose de reforço para imunossuprimi-dos, profissionais de saú-d e e p e s s o a s c o m 7 0 anos ou mais.

“Em pessoas idosas, que são as que perdem imunidade com o tem-po, a dose de reforço é im-portante para que se pos-sa manter todos os ní-veis de imunização. É preciso garantir que to-do munto-do esteja protegi-do para que a protegi-doença não circule”, acrescenta

o infectologista. Jornalista, articulista, analista político e empresarial

(4)

Bolsonaro lidera em Minas

Política

Maioria desaprova o presidente, mas admite apoio à reeleição, aponta HD Data

u

Da Redação

A maioria da popula-ção de Minas Gerais de-saprova a administra-ção do presidente Jair Bolsonaro (sem parti-do), mas mesmo assim considera elegê-lo para u m n o v o m a n d a t o , aponta pesquisa do Ins-tituto HD Data em par-ceria com o Dataquest.

Pelo levantamento, 52% dos entrevistados disseram desaprovar a administração federal, enquanto 46% a apro-vam.Jáquantoàcorrida presidencial, Bolsonaro aparece como o preferi-do em topreferi-dos os cenários testados.

No primeiro deles, o presidente tem 42% das intenções de voto con-tra 28% de Lula (PT), 8% de Ciro Gomes (PDT), 6% de Sérgio Moro (sem partido), 5% de Rodrigo Pacheco (DEM), 4% de João Amoedo (Novo), 2%de João Dória(PSDB) e 1% de Guilherme Bou-los (PSOL). Nesse cená-rio, 3% disseram que vão votar em branco ou nuloe1%nãosouberam ou não responderam.

Apesquisafoifeitaen-tre os dias 18 e 23 deste mês junto a 1.071 eleito-res do Estado com ida-des entre 16 e 66 anos. O nível de confiança é de 95%,commargemdeer-ro estimada em 3%.

Emoutrocenário,des-ta vez ciEmoutrocenário,des-tando Emoutrocenário,des-também o governador Romeu Zema como opção do Partido Novo, o presi-dentereduzadiferença, mas ainda assim fica na frente. Nesse caso, Bol-sonaro teria 39% das in-tenções de voto seguido de 27% para Lula e 12% para Zema. Ciro Gomes, S é r g i o M o r o , J o ã o Dória, Guilherme Bou-los, Danilo Gentili (sem partido) e João Amoedo, somados, têm 19% das intenções de voto. Esse cenário teve 3% de vo-tos nulos ou brancos.

OUTRO CENÁRIO

Em um terceiro cená-rio testado, com outros

possíveis nomes como op- çõesdeterceiravia,opresi-dente Bolsonaro seguiu li-derando.Nessecaso, opre-sidente aparece com 43%, enquanto Lula tem 27%, Ciro Gomes tem 8%, Joa-quim Barbosa (sem parti-do) surge com 5%, Amoe-do tem também 5%, Simo-ne Tebet (MDB) com 3%, Dória com 3% e Gentili com 1%. Brancos e nulos somaram 4% enquanto 1% não souberam ou não responderam.

CPI DA COVID

O levantamento tam-bém quis saber a opinião da população mineira so-bre a CPI da Covid-19, em funcionamento no Sena-do. De acordo com o le-vantamento, 50% dos en-trevistados aprovam a CPI, enquanto 47% desa-provam. Nessa pergunta, 3% não souberam ou não responderam.

ANÁLISE

A pesquisa do Instituto HD Data apontando a pre-ferência do eleitor mineiro pela reeleição do presiden-teJairBolsonaroreflete, na opinião do diretor do Insti-tuto Dataquest, Hermes Naves, a “aversão” ao PT. “Minas, ao que parece, tem desde o governo anterior (Fernando Pimentel, do PT)uma certa rejeiçãoà es-querda e ao PT, por isso, já esperávamos esse resulta-do”, avalia Naves.

PROJETO HD DATA

A pesquisa de intenção de voto para as Eleições 2022 é a primeira realiza-da pelo Instituto HD Da-ta, projeto oriundo da parceria entre o jornal Hoje em Dia e o Instituto Dataquest.

Olevantamento foi feito exclusivamente com elei-tores do Estado de Minas Gerais. Os resultados co-meçaram a ser divulgados ontem, a partir da pesqui-sa de intenção de voto pa-ra o governo do Estado.

A ideia, segundo Naves, é a realização de novos le-vantamentos pelo menos a cada dois meses, permi-tindo a construção de uma análise comparativa.

Realização: 18 a 23 de setembro de 2021 lEntrevistas: 1.071 pessoas lIdade: 16 a 66 anos lMunicípios: 100 (cem) das 12 mesorregiões de

Minas Gerais lIntervalo de Confiança: 95% lMargem de Erro: 3%

Pesquisa HD DATA

GOVERNO FEDERAL

De uma maneira geral, o sr. (a) diria que aprova ou desaprova a administração do presidente Jair Bolsonaro?

CPI DA COVID

De uma maneira geral, o sr. (a) diria que aprova ou desaprova a CPI da Covid?

NS/NR NS/NR

Desaprova Aprova Aprova Desaprova

46

%

42

%

39

%

43

%

27

%

8

%

5

%

5

%

3

%

3

%

1

%

4

%

1

%

27

%

12

%

7

%

5

%

2

%

2

%

2

%

1

%

28

%

8

%

5

%

4

%

3

%

3

%

-1

%

1

%

6

%

52

%

2

%

50

3

%

%

47

%

INTENÇÃO DE VOTO

- PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr. (a) votaria?

DADOS TÉCNICOS

CENÁRIO 1

CENÁRIO 2

CENÁRIO 3

DANILO GENTILI GUILHERME BOULOS JOÃO DÓRIA JOÃO AMOEDO SÉRGIO MORO CIRO GOMES ROMEU ZEMA LULA JAIR BOLSONARO NS/NR DANILO GENTILI JOÃO DÓRIA SIMONE TEBET JOAQUIM BARBOSA JOÃO AMOEDO CIRO GOMES LULA JAIR BOLSONARO NS/NR NENHUM/ BRANCOS/ NULOS NENHUM/ BRANCOS/ NULOS NENHUM/ BRANCOS/ NULOS NS/NR GUILHERME BOULOS JOÃO AMOEDO RODRIGO PACHECO SÉRGIO MORO CIRO GOMES LULA JAIR BOLSONARO

2

%

JOÃO DÓRIA

Pelo levantamento, 52% dos

entrevistados disseram desaprovar

a administração federal, enquanto

46% a aprovam. Já quanto à corrida

presidencial, Bolsonaro aparece

como o preferido em todos os

cenários testados

“Minas, ao que parece, tem desde o

governo anterior (Fernando

Pimentel, do PT) uma certa rejeição

à esquerda e ao PT, por isso, já

esperávamos esse resultado”

Hermes Naves

(5)

CONVERSA

INTELIGENTE

Três presos por

crime sexual com

crianças na web

Operação realizada pela Polícia Federal

apreendeu material pornográfico em MOC

u

Leonardo Queiroz Repórter

Três pessoas foram p r e s a s e m f l a g r a n t e em Montes Claros nes-ta quarnes-ta-feira (29) por posse de material por-nográfico envolvendo crianças e adolescen-tes. Somente em um dos alvos foi constata-da a transmissão de 1.200 arquivos.

A ação faz parte da Ope-ração Saint Nicolas, reali-zada pela Polícia Federal, com o objetivo de coibir a prática de exploração se-xual infantil na internet.

A operação integrada entre a Superintendên-cia Regional em Belo Horizonte e todas as de-legacias descentraliza-das da PF no interior de M i n a s c u m p r i u s e i s mandados de busca e apreensão a partir de cinco inquéritos poli-ciais em Montes Claros. Todas as investigações aconteceram de forma isolada e, com os outros três investigados, após análisesuperficial,nãofo-ram encontrados mate-riais suspeitos. Por isso, não foram presos.

NO ESTADO

Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, expedidos pe-la 35ª Vara Federal de

Be-lo Horizonte, em BeBe-lo Ho-rizonte, Contagem, Santa Luzia, distrito de Maria-na, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Varginha, M o n t e sC l a r o s , Divinópolis e Governa-dor Valadares.

Cerca de 160 policiais participaram da opera-ção, resultado de investi-gações da PF a partir do uso de ferramentas e téc-nicas investigativas que permitem a coleta de in-formações na internet e a identificação de usuá-rios que frequentemen-te compartilham ou co-mercializam esse tipo de arquivo na rede.

DELITOS

De acordo com o dele-g a d o f e d e r a l P e d r o Dias dos Santos, res-ponsável pela investi-gação, todo o material apreendido será sub-metido a perícia e veri-ficado se a pessoa que estava de posse do ar-quivo participou dos atos de exploração.

“São vários delitos, co-mo produção, distribui- ção,posseeexploraçãose-xual, todos ligados à mes-ma situação, mes-mas são deli-tos distindeli-tos. No caso das três prisões, ficaram ca-racterizados dois crimes: compartilhamento e

di-vulgação e posse de mate-rial pornográfico”, diz o delegado.

“Caso qualquer pessoa receba arquivos dessa na-tureza, deve-se imediata-menteprocurar as autori- dadescompetenteseapre-sentar esse material e ja-mais transmitir ou divul-gar, até mesmo por curio- sidadeouindignação,por-que sidadeouindignação,por-quem tem posse des-se material comete crime. Tambémquem comparti-lha e disponibiliza come-te crime”, alerta.

Se condenados, os sus-peitos podem cumprir até dez anos de reclusão mais multa.

INVESTIGAÇÃO - Delegados federais Gilvan de Paula e Pedro Dias dos Santos afirmam que apenas com um dos suspeitos houve transmissão de 1.200 arquivos

Asfortesarticulaçõesnosbastidoresdodeputa-do federal Marcelo Aro (presidente Asfortesarticulaçõesnosbastidoresdodeputa-do Progressis-tas Minas) em defesa do governador Romeu Zema (Novo) aumentam rumores de que o seu nome es-tá em alta para compor chapa como vice na pré-candidaturade reeleição do governador mineiro.

Preocupação

Com a especulação da pré-candidatura do pre-feito de Mato Verde, Oscar Lisandro (PDT), a uma vaga na Assembleia em 2022. O deputado esta-dual Carlos Pimenta (PDT) pode perder importan-te aliado para a eleição do próximo ano. Em 2018, o parlamentar teve no município 4.362 votos.

13º salário

O governador Romeu Zema vai pagar, pela pri-meira vez em quatro anos, o 13º salário ao funcio-nalismo público antes do Natal.

Cartas na mesa

O marqueteiro do governador Romeu Zema, Leandro Grôppo, criou atrito com a comunicação do governo depois que recebeu o aval de Zema para dar as cartas no marketing governamental.

Fico

Depois de rejeitar convite do DEM, o governador RomeuZemaresolveupermanecernopartidoNovo.

Vale ouro

Comobotijãodegásvalendoouro(maisdeR$100), o produto virou alvo preferencial dos ladrões.

Perícia

OInstitutoNacionaldoServiçoSocial(INSS)con-vocaaposentados epensionistaspara realizarem a perícia médica de reavaliação de benefício por incapacidade. É preciso agendar a perícia por meio do site ou do aplicativo Meu INSS ou por meio do número 133.

Violação de túmulos

Nem os mortos têm sossego em Montes Claros. Semsegurança,apopulaçãoreclamadedepreda- çõesevandalismonocemitérioBonfim.Acomuni-dade reclama da falta de segurança que facilita açõesdevândaloseviciadosnaviolaçãodetúmu-los e degradação do espaço.

LEO QUEIROZ

Vice do Zema?

Apresentador de TV e observador da cena política Will Nunes willnunesjornalonorte@gmail.com

(6)

Franquias retomam fôlego

Na crise causada pela pandemiadaCovid-19,o comportamentodasem-presas franqueadoras junto aos franqueados foi determinante para a sustentação dos negó-cios. Para segurar os clientes, algumas fran- quiaschegaramaconce- derisençãonopagamen-to dos royalties e treina-mentos gratuitos para adaptação aos sistemas on-line, além de consul-toria financeira.

Foi o caso da Rockfel-ler Language Center, do ramo de idiomas. “Foi ummomentoemquees- sarelaçãodeproximida-de e companheirismo entre os franqueados se intensificou ainda mais. Eesteéofortedestesiste-ma porque cada um

transfere suas experiên-cias, que acabam servindo de case para os outros”, ex-plica André Belz, CEO da Rockfeller. A franquia do-brou o número de opera-ções em Minas do ano pas-sado para este, chegando atualmente a 12 unidades.

Outra empresa que atri-bui a expansão ao relacio-namento mantido na pan- demiaéaBemSegurosCré-dito. “Foram cinco unida-des abertas em Minas nos últimos quatro meses”, cita Marcos Castilho, diretor de Marketing da empresa.

OPORTUNIDADE

Para a empresária Isa-belle Deógene, de 35 anos, a abertura de uma fran-quia foi um sonho realiza-do. Após trabalhar por 18 anos no escritório da

fran-quia Depyl Action – rede de franquias de serviços de beleza e estética –, ela há um mês passou a co-mandar uma unidade da marca no bairro Castelo, região da Pampulha.

“A unidade ia fechar, aí usamos a minha rescisão contratual para que eu pu-desse me tornar dona da franquia. Conhecia todo o modelo de negócio e sabia dos desafios. Mesmo com a pandemia, não me arrepen-doe,hoje,conseguialcançar um objetivo de anos”, diz.

MinasGeraiséoterceiroEs-tado do Brasil em número de redes e unidades de franquias em operação no país. A maio- riadasunidadesatuanosmer-cados de serviços e outros ne-gócios (27,3%); saúde, beleza e bem-estar (16%); e alimenta-ção food service (13,9%).

Economia

Setor vive momento de franca recuperação, após retração com pandemia

u

NEGÓCIO PRÓPRIO - A empresária Isabelle Deógene passou de empregada a dona de uma franquia do ramo de estética em BH

111

André Santos Do Hoje em Dia Depois de amargar perdas e incertezas por causa da pande-mia de coronavírus, o setor de franquias em Minas Gerais já respi-ra mais aliviado, com um aumento de qua-se 50% no 2º trimes-tre deste ano em com-paração com o mes-mo período do ano passado.

É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho, rea-lizada pela Associa-ç ã o B r a s i l e i r a d e Franchising (ABF). Pelo levantamento, as empresas do setor faturaram cerca de R$ 3,16 bilhões entre abril e junho de 2021, c o n t r a R $ 2 , 1 6 b i -lhões no mesmo pe-ríodo de 2020. Em to-do o Brasil, no mes-mo período, o fatura-mento chegou a R$ 41,140 bilhões – alta de 48,4% em relação a 2020. Já em númerodeuni- dades,omercadominei-ro expandiu 9,3% no 2º trimestre deste ano, com um total de 14.574 operações – eram 13.333 no mesmo período de 2020. Os setores que mais se destacaram fo-ram o de entretenimen-to e lazer – com cresci- mentode900%noperío- do–edehotelariaeturis-mo, que subiu 400%.

VACINAÇÃO

Para a diretora da ABF Minas Daniyelle Van Straten, o cresci-mento de todo o setor se explica pela

reaber-tura das atividades eco-nômicas não essenciais e a aceleração do proces-so de vacinação da popu-lação, além de uma for-te demanda reprimida. “Somos um Estado com 853 municípios ávidos por negócios bem estru-turados e, isso, as fran-quias conseguem entre-gar rapidamente. Esta-mos intensificando a presença no interior, on-de há um campo muito v a s t o , c o m d i v e r s a s oportunidades a serem exploradas”. PERFIL Para o coordenador e professor de Especiali-z a ç ã o e m G e s t ã o d e Franquias da PUC Mi-nas Rodrigo Campello, o crescimento do setor de franquias em Minas é justificado pelo supor-te que o modelo de negó-cios traz para quem op-t a p o r a d q u i r i r u m a franquia.

“A franquia oferece três coisas: padroniza-ção, transferência de conhecimento e resulta-dos. E isso dá seguran-ça a esse empreendedor que está começando”.

No entanto, não é so-mente o suporte dado p e l o s f r a n q u e a d o r e s que faz com que os ne-gócios tenham sucesso. “Atualmente, o merca-do não busca investimerca-do- investido-res e, sim, operadoinvestido-res. O sucesso deste modelo de negócios está direta-mente ligado no conhe-cimento e envolvimen-t o d o e m p r e e n d e d o r em participar de todo o processo. Não adianta se dividir, é algo para se estar fulltime”, explica Campelo.

foram abertas por empresas de franquias em Minas nos meses de abril, maio e junho, o

que representa um aumento de 1,5 % frente

ao mesmo período de 2020, conforme a

pesquisa da ABF

MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA

Isenção de royalties

(7)

PerryG.DownséPhD,professordeEducaçãoCristã desde 1976 no Trinity Evangelical Divinity School, em Deerfield, Illinois. É casado com Sandra e tem três fi-lhos. Eles residem em Wildwood, Illinois. Autor de vá-rios livros e artigos, dr. Downs é também pastor em NovaJersey,Pennsylvania,WisconsineIllinois.Elees-creveu um interessante livro sobre Educação Cristã, intitulado “Ensino e Crescimento: uma introdução à educaçãocristã”,publicadonoBrasilpelaEditoraCul-tura Cristã.

O livro se fundamenta sob a perspectiva teológica reformada,o quesignificadizerqueasbasespressu- posicionaisdotextoestãoenraizadasnaleiturabíbli- caapartirdeautoresoriundosdaReformaProtestan-tedoséculo16e,portanto,traztodoseufundamento da teologia bíblica.

É verdade que alguns reformados teriam algumas restriçõesnaaplicabilidadedeteoriadeDowns,espe- cialmentenoqueserefereàutilizaçãodepressupos-tos da Psicologia moderna, que enfatiza, dentre ou-tras coisas, o ser humano independente de Deus.

Todavia, a obra se propõe a trazer os princípios bíblicos como fundamentos e não como acessórios àeducaçãocristã.PerryG.Downs,noprefácio,acer-tadamenteafirmaque“usaaPsicologiaeasteorias de aprendizado como fontes importantes de infor-mação, mas sempre em interação com a Teologia. Eu não quero nem que as Ciências Sociais nem a Teologia se levantem independentemente – ambas devem ser valorizadas, mas a Bíblia deve permane-cer como árbitro final” (p.7).

Aliás,qualquerpressupostoteóricoquesedenomi- necristão,masconsidereaEscrituraSagradacomopon- tosecundário,deveserseriamentequestionado.Nenhu-ma autoridade em assunto de cristianismo pode se so-breporàsEscrituras.Elaéoárbitroapartirdoqualtodas as questões de religião devem ser julgadas.

Olivroédivididoemtrêspartes:naprimeira,oautorse dispõe a estabelecer os princípios e a base do ensino cristãosobaperspectivadopropósitodaeducaçãocris-tã: a maturidade espiritual. Na segunda parte, a ênfase recai no desenvolvimento das teorias da aprendizagem edouso daPsicologia noaprendizado dossereshuma- nos.Aborda,especialmente,odesenvolvimentocogniti-vo,odesenvolvimentomoraleodesenvolvimentodafé. Na terceira parte, o autor se propõe a um trabalho maisprático,estabelecendoosprincípiosdecomosede-ve desenvolmaisprático,estabelecendoosprincípiosdecomosede-ver as pessoas: o aprendizado pela interaçãoepelaobservação,aprendendopelodesenvol-vimento lógico e pela experiência.

Downs busca elaborar uma filosofia da educação cristã e tentar dialogar Ciências Sociais e Teologia, porque compreende o princípio reformado de ver a verdade de Deus nas demais áreas do conhecimento humano. Para o teólogo reformado, onde existe ver-dade Deus está presente, porque ele é verver-dade. As-sim sendo, não importa qual ciência enuncia pontos de verdade, o que interessa, em última instância, é que a verdade está sendo anunciada.

Portanto, se a História aponta verdades, ali deve-mos buscar amparo. Se a Física nos orienta para teses verdadeiras, aqui devemos considerar. A edu-cação genuinamente produtiva é aquela que alia conhecimentos e os considera parte de um todo e

não aquela que fragmenta e destemperadamente tenta anular a verdade sob o ingênuo argumento de uma suposta visão relativa. O fato de perceber-mos relativamente os fatos da realidade não nos dá o direito acadêmico de negar a existência de uma verdade. Apenas devemos ser sinceros e hu-mildes para assumirmos que não somos capazes de ver toda a realidade.

OmaiorpontopositivonaobradeDowns,ameuver,é atentativadealinharpressupostosdasCiênciasSociais comaTeologia,comodestaqueiacima.Oautorentende queénecessáriaacomunicaçãocorretadoqueéopeca-do humano e de sua consequência terrível na vida queénecessáriaacomunicaçãocorretadoqueéopeca-do pecador. O pressuposto da depravação total – ou seja: dequeohomemestáalienadodeDeusemrazãodopeca-dooriginal–estáforademoda,portantoamanutenção queDownsfazdeleédefatoimportante.Evidentemente, uma compreensão correta de quem é o homem e de Deus implicará todo o processo de ensino. Se o homem nãopodecompreenderemqueestadoestádificilmente poderá saber o que fazer.

Cabe ao educador cristão, portanto, ser honesto, e cumprir a ordem dada por Deus de revelar sua vontade divinaàspessoasapartirdesimesmo,averdaderevela- daemsuaPalavra,asEscriturasSagradas.Somoslimita- dos.Sópodemosvercomosnossosprópriosolhos.Por-tanto,énecessárioqueaquiloouaquelequeestáforade nósnos mostre verdadesqueainda não somoscapazes de ver. Não se trata, obviamente, de ensinar a Bíblia ou depregarreligião,masdeperceberqueomundosótem sentidosevistoapartirdarevelaçãoescriturística,aque-la que é completa para significar o mundo.

Por uma educação cristã - a proposta de Perry Downs

(8)

Cerveja pode ficar até 10% mais cara no Brasil, diz Abrasel

Inflação no boteco

Raquel Gontijo Do Hoje em Dia Opreçodacervejapo- deficaraté10%maisca-ro para o consumidor brasileiro. É o que afir-ma a Associação Brasi-leira de Bares e Restau-rantes (Abrasel), nesta quarta-feira (29). Para a associação, o aumento é o reflexo do cenário econômico do país.

De acordo com o pre-sidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, o que se vê é um repasse da inflação que pressiona todaapopulação,osba-res, restaurantes e a ca-deia de produção como um todo.

“A alta dos combustí-veis, a alta da energia, tudo isso acaba puxan-do o preço puxan-dos produ-tos para cima,

incluin-do o da cerveja”, afirma. Segundo ele, o repasse ao consumidor deverá ser entre 7% e 10%, de imedia-to.O gestor conta que ano- tíciatambémnãoébemre-cebida pelo setor, diante das dificuldades dos esta- belecimentosemsemante-rem abertos e pagabelecimentosemsemante-rem as

contas no período durante e pós-pandemia.

“Hoje, 37% dos nossos bares e restaurantes con-tinuam operando no pjuízo. Eles vão precisar re-passar o valor da mesma forma que os supermerca-dos repassam. Infeliz-mente, vamos ter que

pas-sar para o consumidor e ele está vendo que é jus-to”, declara.

AMBEV

Nesta quarta, pela ma-nhã, o jornal Folha de São Paulo havia publicado uma reportagem afirman-do que a Ambev, maior produtora de cervejas do país, informou aos clien-tes e distribuidores que fa-rá um reajuste no preço dos produtos.

Sem confirmar a infor-mação divulgada pelo jornal, a assessoria da Ambev disse que a em-presa faz ajustes perió-dicos e os reajustes va-riam de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem.

A empresa é responsá-vel pela venda das cerve-jas mais consumidas no Brasil, dentre elas a

Brah-ma, Skol, Antártica, Bohe-mia, Budweiser, Stella Ar-tois, Beck’s e Corona.

Apesar da notícia do aumento, o presidente da Abrasel-MG é otimis-ta. “A gente acredita que a venda da cerveja vai continuar subindo m e s m o c o m e s s e a u -mento, porque está che-gando o verão, o tempo está quente, e a cerveja é a bebida preferida do brasileiro”.

Economia

u

EFEITO DOMINÓ - Reajuste é repasse da inflação galopante deste ano em função do aumento de combustíveis, energia e alimentos

FERNANDA CARVALHO/FOTOS PÚBLICAS

A Petrobras anunciou que vai aumentar o preço do diesel A para as distribuidoras. O preço médio de venda nas refinarias passou, desde esta quarta-feira, de R$ 2,81 para R$ 3,06 por litro, um reajuste médio de R$ 0,25 por litro. Nos postos de abastecimento, para o consumidor final, o preço deve subir R$ 0,22, considerando a mistura obrigatória de 12% de biodiesel e 88% de diesel. Segundo a empresa, o reajuste reflete “parte da elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo e da taxa de câmbio”.

“Após 85 dias com preços estáveis, nos quais a empresa evitou o repasse imediato para os preços internos devido à volatilidade externa causada por eventos conjunturais, a Petrobras realizará ajuste no preço do diesel A para as distribuidoras”, informa nota da estatal. *Agência Brasil

Nova alta

do diesel

u SAIBA MAIS

“Hoje, 37% dos nossos bares e

restaurantes continuam operando

no prejuízo. Eles vão precisar

repassar o valor da mesma forma

que os supermercados repassam.

Infelizmente, vamos ter que

passar para o consumidor”

Matheus Daniel Presidente da Abrasel-MG

(9)

Mineirão é trunfo do Gal

na briga pelo Brasileiro

u

Gustavo Andrade @gfandrade Depois de 668 dias, o torcedor do Atlético voltará ao Mineirão p a r a a c o m p a n h a r uma partida do time alvinegro pelo Cam-peonato Brasileiro. A partir da próxima ro-dada, com limitações de capacidade, o retor-no do público está au-torizado na Série A. E justamente no mo-mento que pode con-tar com o apoio de sua torcida, o Galo tem a quantidade de jogos em casa como um de seus principais trun-fos na briga pelo título nacional.

Com 17 partidas a disputar, o Atlético jogará dez vezes em casa, começando pe-lo duepe-lo com o Inter-nacional, neste sábad o ( 2 ) , à s 2 1 h . N e -n h u m d o s o u t r o s a t u a i s i n t e g r a n t e s do G-4 terá tantos jo-gos como mandante até o fim do Campeo-nato Brasileiro.

Segundo colocado, o Palmeiras também en-trará em campo mais 17 vezes, sendo oito de-las previstas para o Allianz Parque. Já o ter-ceiro colocado Fortale-za tem mais 16 parti-das para disputar nes-te Brasileirão, com no-ve delas em casa.

Até mesmo o Fla-mengo, que tem dois jogos a menos que o Atlético e, assim,

ain-da tem 19 compromissos pelo Campeonato Brasi-leiro, não vai atuar tan-tas vezes em casa quanto o Galo. O Rubro-Negro tem nove partidas como mandante e outras dez longe de seus domínios.

DESEMPENHO

Noquedepender doren-dimento no Mineirão, o

Galo tem grandes chances de se dar bem na corrida pelo título.

Sem perder no Gigan-te da Pampulha desde 30 de maio, quando foi der-rotado pelo Fortaleza na primeira rodada, o time de Cuca é o melhor man-dante do Campeonato Brasileiro, com 81,4% de aproveitamento.

Além do revés diante do time cearense, o Atlético tem sete vitórias e um em-pate nos jogos em casa. O segundo melhor aprovei-tamento em casa é do For- taleza,com70%.JáPalmei-ras e Flamengo somaram, respectivamente, 66,6% e 60% dos pontos disputa- dosemcasanoCampeona-to Brasileiro.

Com 17 partidas a disputar, o Atlético jogará dez vezes em casa

LEMBRANÇA POSITIVA – No jogo pelo primeiro turno do Brasileiro, o Atlético venceu o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Colorado é o próximo adversário do Galo, no Mineirão

Duelos com principais rivais

serão fora. Atlético e Flamengo

se enfrentam na 29ª rodada. Já

o reencontro com o Palmeiras

será na 35ª, previsto para

acontecer poucos dias antes

da final da Libertadores

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO DO ATLÉTICO PELO CAMPEONATO BRASILEIRO EM CASA Atlético x Internacional Atlético x Ceará Atlético x Santos Atlético x Cuiabá Atlético x Grêmio Atlético x América Atlético x Corinthians Atlético x Juventude Atlético x Fluminense Atlético x Red Bull Bragantino DO ATLÉTICO PELO CAMPEONATO BRASILEIRO FORA DE CASA Chapecoense x Atlético Atlético-GO x Atlético Flamengo x Atlético Bahia x Atlético Athletico-PR x Atlético Palmeiras x Atlético Grêmio x Atlético

Jogos

restantes

u SAIBA MAIS

(10)

Reinaugurado no último dia 15, o hotel Amster-dam em Montes Claros está sob nova gestão em-preendedora, apostando em novas tecnologias e inovação para atender cada vez melhor os seus clientes. Comandado agora pelas operadoras A Soul Flat e a Trul Hotéis, o Amsterdam possui 85 quartos sendo 50 apartamentos e 35 suítes júnior. Conta ainda com academia, sauna, sala de estar, internet, estacionamento e recepção 24

horas e ainda restaurante com delicioso café. O hotel está localizado a 800 metros do aeroporto Mário Ribeiro e próximo ao Centro Universitário Funorte. Os quartos estão equipados com Wi-Fi gratuito, frigobar, minicozinha, TV a cabo, cofre e visão privilegiada da cidade. O empreendimento fica na avenida Governador Magalhães Pinto, 4.541, Jaraguá. Outras informações pelo telefone (38) 2211-6800.

Há dois anos animando seu seleto público, o grupo Ser Samba, surgido no início da pandemia do novo coronavírus, é uma das apostas no atual cenário norte-mineiro. Com roupagem moderna, ogrupoesbanjamusicalidadeeatendeatodosos perfis, se apresentando em bares, casamentos, aniversários e eventos em geral.

Na voz do cantor Rond Santana, o grupo teve de inícioumaformaçãocomcincointegrantestocan-do sempre o mais atual inícioumaformaçãocomcincointegrantestocan-do pagode e sertanejo, comreleituraseclássicosdesucesso.Foiganhan-do destaque e recebencomreleituraseclássicosdesucesso.Foiganhan-do inúmeros convites para apresentações. Hoje é

umasdasbandasdedes-taque, sendo uma das mais solicitadas em eventos em todo Norte de Minas.

Atualmente, a banda aposta no autoral e a música “Recadinhos” caiu no gosto do públi-co públi-com sua melodia chi-clete e aclamada por todos.

Rond Santana, vocalista do grupo Ser Samba

Hotel Amsterdam sob nova direção

Gih Lopes e Neide Oliveira em noite de festa do colunista João Jorge

Sil Mameluque e Isabel Lôpo, que estará em uma live com o ator e diretor Marcos Breda, nesta quinta-feira, a partir das 19h, pelo Instagram “Eu Jornalista”

Cleriston Lopes e a médica Luciana Santana em noite de festa

O querido casal Vicky e John Roberth, que comanda com sucesso o Dasf Funorte

Nova geração: Grupo

Ser Samba é a nova

aposta no cenário

norte-mineiro

Em nossa página desta quinta-feira, o empresário e modelo Rafael Araújo para Ph Explorer Moda Masculina - Instagram @phexplorer

LÉO QUEIROZ FOTOS LÉO QUEIROZ

LÉO QUEIROZ

GIOVANA REIS/DIVULGAÇÃO

Circulando

Leo Queiroz

queirozleonardo@yahoo.com.br

a melhor notícia está no ar

sintonize 104.9

música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

Jair Bolsonaro Lula João Doria Sergio Moro Ciro Gomes Cabo Daciolo Rodrigo Pacheco Simone Tebet Alessandro Vieira Luiz Felipe D'Ávila Rejeita todos Não rejeitam nenhum Não

Considerando o cenário de disputa de 2º turno entre Bolsonaro e João Doria nas eleições presidenciais de 2022, em quem você votaria?(ESTIMULADA).. Considerando o cenário de disputa

- descentralização administrativa; - participação da sociedade. Como parte desse processo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA/RJ vem implementando mudanças nos

UCSal/ ​Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática DESDE DE SETEMBRO DE 2018 -PITUAÇU - SALVADOR /BA UCSal/ ​Professor de Matemática DESDE FEVEREIRO DE 2017 - PITUAÇU

(d) Contêineres sobrecarregados não têm seu transporte autorizado por lei e a Comerciante não deve exceder o limite de peso máximo indicado em cada contêiner.

Inserção do logo nas costas da camiseta confeccionada para o evento (Exclusivo para a Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil) *1. Menção sobre o

O pesquisador mergulha no campo, e é afetado pela rede de discursos e práticas que lá ocorrem; não há neutralidade de fato, o que não retira o caráter científico

Como se tornar o pior aluno da escola: manual completo, ilustrado, revisado e não recomendado para estudantes / Danilo Gentili.. Livro