• Nenhum resultado encontrado

MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA MATEMÁTICA. b) 35. c) 36. d) 38. e) 40.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA MATEMÁTICA. b) 35. c) 36. d) 38. e) 40."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

MATEMÁTICA

01) Na tabela abaixo estão representadas as idades de um grupo de amigos que sempre se reúnem após o trabalho: Nomes Idade MARCOS 22 PAULO 21 RICARDO 24 RAFAEL 25

Considerando que um quinto elemento se junte ao grupo e sua idade seja 27 anos, a média das idades do grupo será de: a) 22,5 anos. b) 23 anos. c) 23,8 anos. d) 24 anos. e) 25,3 anos.

02) Em determinado concurso, um candidato acertou 15 questões de matemática e errou 5. A razão entre o número de acertos e o numero de questões é:

a) 1/3. b) 3/4. c) 1/5. d) 1/4. e) 3/5.

03) Em uma progressão geométrica de 7 termos, onde o primeiro termo é 2 e o último termo é 1.458, a razão é igual a: a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

04) É correto afirmar que 0,032 hectômetros correspondem a: a) 3,2 metros. b) 32 metros. c) 320 metros. d) 3200 metros. e) 32.000 metros.

05) A matriz transposta da matriz A = [2 3

−1 4] é dada por: a)[−2 −3 1 −4]. b) [4 −1 3 2]. c) [1 0 0 1]. d) [2 −1 3 4]. e) [0 1 1 0].

06) Sobre números complexos, não é correto afirmar que: a) i2 = -1. b) i4 = -1. c) i5 = i. d)i8 = 1. e) i10 = -1.

07) A razão entre a idade de dois irmãos é 3/4. Se a idade do irmão mais novo é 30 anos, a idade do outro irmão é: a) 32. b) 35. c) 36. d) 38. e) 40.

08) As afirmações abaixo se referem ao sistema de medidas:

I – 1 metro cúbico corresponde a 1.000 litros. II – 10 gramas correspondem a 0,1 quilogramas. III – 100 milímetros correspondem a 10 centímetros. Estão corretas as afirmações:

a) apenas I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III.

09) Dos números abaixo, o único que não pertence ao conjunto dos números racionais é:

a) 1/2. b) -1. c) 0. d) 1,1203... e) 1,1212...

10) Sobre geometria, não é correto afirmar que:

a) Pontos colineares são pontos que pertencem a retas diferentes.

b) Por um único ponto passam infinitas retas.

c) Segmentos congruentes são aqueles segmentos que têm a mesma medida.

d) Segmentos adjacentes são aqueles que possuem em comum apenas uma extremidade e não têm outros pontos em comum.

e) Ponto médio é o ponto que divide uma reta em dois segmentos congruentes. PORTUGUÊS 11) Dadas as palavras: I- Cauvo. II- Couro. III- Aumeirão.

Quanto à ortografia, a(s) palavra(s) corretamente grafada(a) é (são): a) I e II. b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 12) Dadas as palavras: I- Suspensso. II- Discurso. III- Socego.

Quanto à ortografia, está (estão) incorreta(s): a) I e II. b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 13) Analise as orações:

I- Adorei sua sombrancelha, amiga!

II- Agiram com tanta intencidade que me assustei. III- Meu cachorro-quente é sem salsicha!

A alternativa que apresenta ortografia correta é: a) I e II.

b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III.

(3)

14) Analise as orações: I- Esse trajeto é muito perigoso.

II- Os bandidos foram presos em fragrante. III- Fiz a viagem dos meus sonhos!

A alternativa que apresenta ortografia correta é: a) I e II. b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 15) Dadas as orações:

I- A pobre mulher já estava velinha de tudo.

II- Sempre compro este estrato com ervas medicinais. III- A extração foi muito dolorosa sem os anestésicos prescritos.

A alternativa incorreta ortograficamente é: a) Apenas a I. b) I e II. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 16) Analise a oração:

“Churrasquear é uma arte que os gaúchos bem conhecem.”

Quantas letras e quantos fonemas apresenta? a) 40 letras e 40 fonemas. b) 42 letras e 39 fonemas. c) 43 letras e 39 fonemas. d) 43 letras e 38 fonemas. e) 43 letras e 37 fonemas. 17) Analise a oração:

“Os animais que sofrem maus tratos ficam irreconhecíveis.”

Quantas letras e quantos fonemas apresenta? a) 40 letras e 40 fonemas. b) 39 letras e 39 fonemas. c) 38 letras e 36 fonemas. d) 38 letras e 37 fonemas. e) 38 letras e 38 fonemas. 18) Dadas as orações:

I- Gostava de crianças, além disso, precisava do emprego.

II- Não só Isabela, como também Isadora, partiram para a Islândia sem data para voltar.

III- Estava ansiosa pelo que viria acontecer. A alternativa que apresenta conjunção aditiva é: a) Apenas a I. b) I e II. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 19) Dadas as orações:

I- Chorei muito, apesar de tudo, ainda sofro por nós dois. II- Sabia de todas as complicações, não obstante, mantinha a fé.

III- Rezava todas as manhãs, ou seja, acordava com o terço na mão.

A alternativa que não apresenta conjunção adversativa é: a) Apenas a I. b) I e II. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 20) Analise as orações:

I- Embora tivesse dinheiro, era uma pessoa muito agradável.

II- À medida que estudo, descubro que não sei de nada. III- Como tinha previsto, não durou muito aquele relacionamento.

A sequência correta quanto à oração subordinada adverbial é:

a) Condicional, causal, conformativa. b) Concessiva, condicional, conformativa. c) Concessiva, proporcional, conformativa. d) Proporcional, consecutiva, temporal. e) Consecutiva, causal, temporal.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

As questões 21, 22 e 23 referem-se à rinossinusite. 21) Quanto à epidemiologia, é incorreto afirmar:

a) A rinossinusite é uma doença de grande incidência entre adultos e crianças. É definida como uma inflamação específica da mucosa que forra as cavidades paranasais ou seios da face, causada por agentes físicos, químicos ou microbiológicos.

b) Estima-se que 20% de pessoas adultas terão ao menos um episódio de rinossinosite ao longo de suas vidas, sendo a incidência influenciada por fatores regionais, ambientais e socioeconômicos.

c) Estima-se que no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas têm rinossinusite a cada ano.

d) Se for incluído no diagnóstico o processo inflamatório que acomete a mucosa do nariz e os seios paranasais em gripes e resfriados comuns (infecções virais), a incidência anual de rinossinusite por habitante chegará a duas por ano em adultos e até quatro vezes ao ano em crianças.

e) N.D.A.

22) Sobre o quadro clínico, é possível afirmar que: I) A inflamação crônica implica em uma contínua resposta inflamatória com necrose, fibrose e supuração ativas presentes ao mesmo tempo, levando a alterações irreversíveis.

II) Tanto na rinossinusite aguda como na crônica, o epitélio ciliado do forramento cavitário é destruído ou inativado, impedindo a drenagem normal das secreções. III) Os agentes infecciosos da da rinossinusite aguda são: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae (responsáveis por 60% dos casos), Staphylococcus

aureus (8%) e Moraxella catarrhalis (4% em adultos e até

20% em crianças).

IV) Na rinossinusite hospitalar, as bactérias gram negativas predominam. Vários estudos mostram a

Pseudomonas aeruginosa como a mais comum, seguida

por Klebsiella pneumoniae, Enterobacter sp, Proteus

mirabilis e Escherichia coli.

V) Em imunodeprimidos, podemos encontrar infecções fúngicas.

a) Todas estão corretas.

b) Apenas I, II e IV estão corretas. c) Apenas I, III e V estão corretas. d) Apenas III e IV estão corretas. e) Apenas II, IV e V estão corretas.

23) Quanto ao diagnóstico, assinale a alternativa incorreta:

a) É basicamente clínico, podendo ser confirmado por métodos diagnósticos modernos.

b) Na rinossinusite aguda, o sintoma relacionado mais frequente é a dor facial (em peso ou congestão), que piora com o abaixar da cabeça.

c) A dor pode se localizar na região correspondente ao seio da face afetado.

d) A dor é mais intensa pela manhã, melhorando com o decorrer do dia e, à noite, há diminuição da secreção.

(4)

e) Na rinossinusite maxilar, a dor se localiza na região maxilar, com irradiação para a arcada dentária.

As questões 24 e 25 referem-se à otite média ou doença da orelha média.

24) Assinale a alternativa incorreta:

a) Apesar de se tratar de uma situação clínica bastante comum e devido ao fato de crianças com otite média poderem se apresentar assintomáticas, oligossintomáticas ou com sintomas inespecíficos, o diagnóstico certamente depende, também, da realização da otoscopia.

b) Os vários tipos de otites médias, estágios diversos de um mesmo quadro, são classificados clinicamente em: otite média aguda, otite média serosa ou secretora, efusão crônica da orelha média e otite média recorrente. c) A doença da orelha média na infância é um importante problema de saúde em todos os países e apresenta alta morbidade e baixa mortalidade, sendo frequentemente responsável por sequelas como hipoacusia, distúrbios da linguagem, problemas de sociabilidade, distúrbios do aprendizado e eventuais complicações supurativas. d) A doença geralmente ocorre a partir dos 5 anos de idade, em decorrência dos quadros gripais.

e) Aproximadamente entre 10% a 40% das visitas de crianças menores de 5 anos aos serviços de saúde são atribuídas às otites médias. Nos ambulatórios, 40% das prescrições de antibióticos são atribuídas às otites, sendo que, provavelmente, a metade não tem indicação de antibioticoterapia.

25) Quanto à otite média secretora ou serosa, é correto afirmar:

I) É o que se segue à otite média aguda, caracterizando-se pela inflamação da orelha média com a precaracterizando-sença de fluido na orelha média, sem que haja sinais e sintomas de infecção aguda.

II) Com quadro assintomático, o diagnóstico é realizado, casualmente, através de otoscopia realizada nas consultas de rotina.

III) A queixa é de dor em pontada, acompanhada de inquietação e inapetência em crianças menores.

IV) Na otoscopia, observamos efusão na orelha média, com membrana timpânica opacificada, espessada, às vezes com aumento da vascularização, podendo haver abaulamento ou retração.

a)Todas estão corretas

b) Apenas I, II e III estão corretas. c) Apenas I, II e IV estão corretas. d) Apenas a II e III estão corretas. e) Apenas a I e IV estão corretas.

26) Sobre o quadro de mastoidite, é correto afirmar que: a) Há presença de tumefação dolorosa ao toque atrás da orelha, sendo o tratamento recomendado antibiótico e analgésico.

b) Há presença de secreção purulenta visível no ouvido há menos de 14 dias.

c) Não é um quadro de urgência, não sendo necessário tratamento em âmbito hospitalar.

d) É um quadro assintomático e a otoscopia se apresenta sem alteração.

e) É um quadro de acometimento dos seios da face. 27) São considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiogramas, nas frequências de 3000 e/ou 4000 e/ou 6000 Hz, apresentem limiares auditivos:

a) Acima de 25 dB (NA). b) Acima de 15 dB (NA). c) Abaixo de 25 dB (NA). d) Abaixo de 15 dB (NA).

e) N.D.A.

28) Quanto aos ruídos aos quais os trabalhadores estão expostos, as diretrizes e parâmetros que os avaliam e os acompanham devem estar relacionados:

a) Ao audiômetro, que será submetido periodicamente a procedimentos de verificação e controle de seu funcionamento.

b) À periodicidade dos exames audiométricos. c) À aferição acústica bimestral.

d) À calibração acústica, sempre que a aferição acústica indicar alteração, obrigatoriamente a cada 5 anos. e) N.D.A.

29) As causas das disfonias infantis podem ser orgânicas, funcionais ou orgânico-funcionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

a) Apenas traumatismos laríngeos são considerados funcionais.

b) Papiloma, cisto laríngeo e laringomalácia são alterações orgânicas.

c) Diafragma laríngeo, sulco vocal, cisto laríngeo, papiloma e laringomalácia são alterações orgânico-funcionais.

d) Alterações laríngeas como diafragma laríngeo, sulco vocal ou cisto laríngeo são alterações funcionais.

e) N.D.A.

30) O SUS deve prestar atendimento integral aos cidadãos, o que supõe a realização de ações, exceto: a) Realizar ações de prevenção da doença.

b) Realizar ações de promoção da saúde.

c) Realizar ações como o tratamento da doença e de reabilitação das funções alteradas do organismo.

d) Realizar exclusivamente consultas e internações como metas prioritárias da integralidade em saúde.

e) Trabalhar junto a comunidade nas ações no território, reconhecendo assim espaços vivos de saúde.

31) Sobre a Vigilância em Saúde, é incorreto afirmar: a) É um conjunto de ações que abrange a Promoção de Saúde apenas.

b) Tem como objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população. c) A vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para a prevenção de doenças.

d) Integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

e) Visa levantar riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a plenitude da atenção.

32) Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), é incorreto afirmar:

a) A transversalidade é um dos princípios da PNH que visa reconhecer as diferentes especialidades e práticas de saúde, as quais podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma corresponsável.

b) A indissociabilidade é um dos princípios da PNH e faz referência quanto à autonomia dos sujeitos e coletivos. c) O protagonismo é um dos princípios da PNH, que faz referência quanto ao usuário não ser apenas paciente e os trabalhadores de saúde não serem apenas cumpridores de ordem, pois só se consegue fazer mudanças quando existe o reconhecimento do papel de cada um. É a ampliação da autonomia.

(5)

d) A gestão e a atenção nunca devem caminhar separadas, pois a decisão da gestão interfere diretamente na atenção à saúde.

e) A PNH atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho.

33) Por que o Pacto pela Saúde? Assinale a incorreta:

a) Tentativa de superar a fragmentação das políticas e programas de saúde.

b) Construção de redes do cuidado com articulação interfederativa e sistêmica.

c) Qualificação da gestão.

d) Pela pouca autonomia dos entes federados. e) N.D.A.

34) Quanto às prioridades do Pacto pela Vida, assinale (V) se verdadeira e (F) se falsa e escolha abaixo a alternativa correta:

( ) Saúde do Idoso.

( ) Prevenção do câncer do colo de útero e de mama. ( ) Redução da mortalidade infantil e materna. ( ) Controle das doenças emergentes e endemias. ( ) Promoção da Saúde.

( ) Fortalecimento da Atenção Básica. a) V, V, V, V, V, V.

b) F, F, V, V, F, F. c) V, V, V, F, V, F. d) F, V, V, F, V, V. e) V, V, V, V, F, V.

35) A vigilância epidemiológica tem como propósito: a) Fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

b) Fornecer informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.

c) Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se em importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas correlatas.

d) Hoje se responsabiliza ativamente pela fiscalização das áreas de manipulação de alimentos, assim como é considerada autoridade sanitária perante as ações de fiscalização de farmácias e clínicas privadas.

e) Dentre suas ações prioritárias estão a coleta de dados e o estudo aprofundado dos agravos como as Doenças Transmissíveis e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

36) Complete o texto abaixo:

O Sistema Único de Saúde é a Política Pública que desenvolve ações de saúde pública nos âmbitos municipal, estadual e federal e:

a) Representa uma conquista da sociedade, legitimada na Constituição de 1988.

b) O seu princípio de integralidade traz o desafio de sua responsabilidade pela assistência na recuperação, proteção e promoção da saúde.

c) Ao definir saúde como um direito de todos, fica rompida pela lei a desigualdade do acesso à assistência. d) Abrange as áreas da atenção básica de média e alta complexidade, da assistência farmacêutica, da vigilância em saúde e da gestão pública.

e) Todas as alternativas estão corretas.

37) Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. Assim, os serviços de

saúde devem saber quais são as diferenças dos grupos da população e trabalhar com as necessidades apresentadas. Essa afirmativa faz referência ao seguinte princípio doutrinário do SUS:

a) Universalidade. b) Equidade. c) Integralidade. d) Solidariedade. e) Fraternidade.

38) Como se dá a Participação Social no Sistema Único de Saúde (SUS)? Analise as situações abaixo apresentadas e assinale a que, de forma incorreta, traz essa participação:

a) A participação da comunidade é um dos princípios do SUS e está definida na Lei Federal 8080/90 e devidamente formalizada na 8.142/90.

b) A população tem o direito de interferir na definição das políticas e programas de saúde de sua localidade e fiscalizar o seu cumprimento, sendo cada um responsável em buscar melhorias por si só e diretamente com o Poder Executivo.

c) A Lei Federal 8.142/90 criou duas instâncias para a participação da comunidade, que são a Conferência de Saúde e os Conselhos de Saúde.

d) Através das Conferências de Saúde, que deverão se reunir a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

e) Os Conselhos de Saúde têm caráter permanente e deliberativo. Trata-se de um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

39) A reorganização da Atenção Básica, numa estratégia de reorientação do modelo assistencial, com as perspectivas de mudar um processo que estava voltado para o enfrentamento da doença em detrimento da promoção da saúde, capaz de garantir as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde através dos princípios gerais do SUS se dá através:

a) Da Estratégia Saúde da Família.

b) Do modelo assistencial que tem o médico como o principal profissional responsável para que a gestão do cuidado aconteça.

c) De um modelo que garanta acesso a consultas, exames e medicamentos.

d) De uma saúde suplementar que seja prioritária na prestação de serviço para o SUS.

e) Que o indivíduo seja visto e integrado ao Sistema de Saúde pela queixa apresentada, garantindo que a Unidade de Saúde realize o papel de um Pronto Atendimento Básico como ação prioritária.

40) A Política Nacional de Humanização no SUS possui uma ferramenta de extrema importância para garantir o acesso da população, garantindo prioridades a partir de uma escuta qualificada e ampliada na rede de Atenção à Saúde. Essa ferramenta é:

a) A triagem.

b) A agenda eletrônica. c) O acolhimento. d) A educação em Saúde.

(6)

Referências

Documentos relacionados

a) São totalmente descartáveis, podendo ser suprimidos do sistema. b) São opcionais e servem para serem confundidos com sistema de esgoto. c) Não devem ser usados. 38)

a) A transmissão de bem imóvel por natureza ou por acessão física. b) A transmissão de direitos reais sobre bens imóveis, exceto os direitos reais de garantia.

a) Universalidade. 38) Como se dá a Participação Social no Sistema Único de Saúde (SUS)? Analise as situações abaixo.. b) A população tem o direito de interferir

21) A enfermagem é uma profissão baseada no cuidado e bem estar dos indivíduos, com base nos direitos humanos das relações interpessoais. Nessa área, a ética estaria

a) Os sintomas paranoides são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações auditivas de conteúdo persecutório. b) Ocorre alteração das funções mais básicas

a) Incentivar a implantação da Comissão de Farmácia e Terapêutica no município, visando qualificar o processo de seleção dos medicamentos, usando a Relação

a) Universalidade. b) A população tem o direito de interferir na definição das políticas e programas de saúde de sua localidade e fiscalizar o seu cumprimento, onde cada

a) Universalidade. b) A população tem o direito de interferir na definição das políticas e programas de saúde de sua localidade e fiscalizar o seu cumprimento, sendo