• Nenhum resultado encontrado

Hospital Estadual Carlos Chagas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hospital Estadual Carlos Chagas"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 012/2012

Seleção para a escolha de entidade de direito privado sem fins lucrativos,

quali-ficada como Organização Social na área de atuação de Hospital Geral com perfil

de alta complexidade, para celebrar contrato de gestão, operacionalização e

execução dos serviços de saúde no Hospital Estadual Carlos Chagas.

Hospital Estadual Carlos Chagas

Unidades de Terapia Intensiva – RJ

Relatório de Março / 2016

Serviço Público Estadual Processo: E-08/7525/2012 Data: 11/12/2012 Fls. 1

(2)

RELATÓRIO DE DESEMPENHO

CONTRATANTE: SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE: LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA JÚNIOR

CONTRATADA: PRÓ SAUDE ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HOSPITALAR

DIRETOR OPERACIONAL PELA ORGANIZAÇÃO SOCIAL: FREDERICO ALEXANDRE COLTRO

DIRETOR TÉCNICO: LUIZ CLAUDIO MONTEIRO TEIXEIRA

ENTIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL CARLOS CHAGAS

CNPJ: 24.232.886/0131-45

DIRETOR EXECUTIVO DA UNIDADE: FREDERICO ALEXANDRE COLTRO

(3)

INTRODUÇÃO

A PRÓ-SAÚDE - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade sem fins lucrativos, denominada como Organização Social vem através deste, demonstrar o resultado de Março de 2016, referente ao Contrato de Gestão nº 12/2012 celebrado junto a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, tendo por objeto, a operacionalização da gestão e a execução de ações e serviços de saúde nas Unidades de Terapia Intensiva a serem prestados no Hospital Estadual Carlos Chagas, CNES 2142295, em tempo integral, que assegure assistência universal e gratuita à população.

A PRÓ-SAÚDE busca o atendimento do objetivo de ampliar, modernizar e qualificar a capacidade instalada de leitos de UTI Adulto e Pediátrico no Hospital Estadual Carlos Chagas, elevando a oferta de leitos, ofertando serviços de qualidade e assegurando aos usuários uma assistência em caráter contínuo e resolutivo.

Com foco na RDC nº 7 de 24 de fevereiro de 2010, cujo objetivo é de estabelecer padrões mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva, visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e ao meio ambiente, a PRÓ-SAÚDE vem atuando na valorização de seus profissionais, qualificando o atendimento aos usuários e assegurando o atendimento humanizado aos usuários e seus familiares.

Este relatório vem demonstrar as atividades desenvolvidas no mês de Março, no processo de estruturação, organização e gestão dos recursos necessários para o cumprimento dos objetivos propostos no Contrato de Gestão, de forma a prestar contas dos recursos utilizados com o gerenciamento e a assistência integral e interdisciplinar aos pacientes críticos adultos e pediátricos, buscando o aperfeiçoamento do uso dos recursos públicos.

(4)

1. ANÁLISE GLOBAL DO HOSPITAL

1.1. ME T AS CONTR ATUAI S QU ANTI T ATI V AS

Em conformidade com a Lei 6.043 de 19 de setembro de 2011 que dispôs sobre a qualificação das Orga-nizações Sociais, definiu entre outras, as regras de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos contra-tos de gestão. Apresentamos a seguir um descritivo qualitativo e quantitativo das atividades desempenha-das no Hospital Estadual Carlos Chagas pela Pró-Saúde.

Visando o sucesso e a transparência da parceria firmada entre a Pró-Saúde e a SES-RJ na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS, relatamos abaixo os resultados e nossas considerações sobre as metas quantitativas e qualitativas.

(5)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, com resultado dentro da meta nos ultimos 3 meses. Porém verifica-se uma tendencia desfavorável, apontando para o pior sentido do indicador.

Comentário: Em março a UTI Adulto alcançou a meta estabelecida pela SES atingindo um total de 26 saídos na unidade. A redução no giro de leitos neste período foi consequência direta do aumento no tempo médio de permanência dos pacientes na unidade, devido à evolução clínica e resposta terapêutica lenta encontrada na maioria dos pacientes. Este perfil de gravidade dos pacientes admitidos no mês de março pode ser observado no aumento em 05 pontos no sistema de classificação de prognósticos, o APACHE II, quando comparados ao mês anterior.

(6)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, visto que manteve-se dentro da meta previamente estabelecida nos últimos 3 meses analisados, entretanto apresenta uma tendência desfavorável devido ao declíneo no número de saídos, apontando para o pior sentido do indicador.

Comentário: No mês de março, atingimos a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde para este indicador. Tivemos índice de renovação reduzido, devido ao déficit de absorção de nossos pacientes, na enfermaria pediátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas e de outros hospitais pediátricos.

1.2. METAS CONTRATUAIS QUALITATIVAS

A) Taxa de Mortalidade

(7)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo apresentando-se dentro da meta esperada nos útlimos 3 meses analisados, contudo sua tendencia demonstra-se desfavoravel, apontando para o pior sentido do indicador, quando observamos a linha crescente em direção ao limite estabelecido.

Comentário: Apesar do aumento da gravidade no perfil clínico encontrado nos pacientes admitidos em março na UTI Adulto, a unidade manteve sua letalidade dentro do esperado, apresentando um SMR de 0,90.

(8)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, com resultado dentro do esperado nos últiomos 3 meses avaliados e com tendência favoravel mantendo seus valores distantes do valor limite estabelecido.

Comentário: No mês de março, tivemos um óbito em nossa Unidade. A taxa de mortalidade padronizada foi 0,61%, com probabilidade de óbito 9,79%, elevando índice prognóstico PIM2 em 10,40%, relacionado a diversos pacientes potencialmente determinante de instabilidade.

(9)

UTI Adulto – Média de Permanência

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, mantendo-se na meta previamente estabelecida dentro dos últimos 3 meses. Todavia, sua tendência pode ser classificada como desfavorável devido a sua linha crescente apontando para o pior sentido do indicador.

Comentário: Em março houve um aumento no tempo médio de permanência na UTI Adulto, uma vez que encontramos um aumento na gravidade do perfil clínico dos pacientes admitidos no setor. Quando comparamos ao período anterior, observamos um aumento significativo na utilização de dispositivos invasivos, principalmente na taxa de utilização de ventilação mecânica, com pacientes de difícil desmame ventilatório. A lenta evolução clínica dos pacientes dificultou a rotatividade dos leitos da unidade, e ainda assim, o valor de tempo médio de permanência em dias ficou dentro do esperado pela SES.

(10)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, mantendo-se dentro da meta estabelecia nos útlimos 3 meses analisados, porém sua tendencia está desfavoravel apontando para o pior sentido do indicador.

Comentário: No mês de março, a taxa de permanência foi maior que a do mês anterior, devido a continuidade no tratamento de um paciente crônico, há mais de 10 meses, que aguarda a entrega de aparelho de BIPAP, concedido por determinação judicial e devido a déficit de absorção de nossos pacientes, na enfermaria pediátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas.

(11)

UTI Adulto – Taxa de Reinternação em 24 Horas

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo e com tendência favoravél, conservando-se zerado, ou seja, dentro do limite esperado, apontando para o melhor sentido do indicador.

Comentário: Não houve reingresso de pacientes na UTI Adulto em menos de 24h após a alta da unidade, no período de análise do indicador.

(12)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo e com tendência favoravél, permanecendo zerado, ou seja, dentro do limite esperado o que aponta para o melhor sentido do indicador.

Comentário: No mês de março, como nos meses anteriores, não apresentamos reinternações em até as 24 horas após a alta.

D) PAV – Densidade Incidência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica UTI Adulto – PAV

(13)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, com resultado dentro do esperado nos últiomos 3 meses avaliados e com tendência favoravel por manter seus valores distantes do valor limite estabelecido.

Comentário: Em março houve um aumento significativo na taxa de utilização de ventilação mecânica na UTI Adulto e foram observados 02 episódios de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Os pacientes que desenvolveram esta infecção relacionada à saúde tinham em comum os seguintes fatores que contribuíram para o desenvolvimento desta infecção: pacientes em graves condições clínicas, com desenvolvimento de resistência dos microorganismos aos antibióticos administrados, longo tempo de permanência na unidade (ambos superiores à 29 dias), tempo de ventilação mecânica prolongada e de difícil desmame ventilatório. Além dos fatores intrínsecos dos pacientes, a unidade também observou algumas faltas pontuais de materiais de assistência ventilatória como filtro umidificador e frascos coletores para aspiração traqueal, facilitando o acúmulo de secreções respiratórias nos pacientes em ventilação mecânica. Errata: Em janeiro de 2016 foram sinalizadas apenas 02 PAVM's, porém o número correto de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica no período é de 04 eventos, totalizando uma Taxa de Incidência de PAV de 22,1%. Neste período especificado, além das causas clínicas como pacientes de difícil manejo ventilatório, pacientes em longa espera para realização de traquestomia dificultando assim o seu desmame ventilatório, destacamos um fator externo relevante: o aumento na temperatura do ambiente da unidade devido à problemas técnicos no ar condicionado. O aumento da temperatura da unidade favoreceu, e muito, o crescimento de microorganismos multirresistentes nos pacientes gravemente enfermos. Vale lembrar que esta não conformidade já foi solucionada, e as taxas de PAV's vem sendo controladas na unidade e nos meses subsequentes esta taxa ficou dentro do valor esperado pela SES.

(14)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, permanecendo zerado, ou seja, dentro do limite esperado e com tendência favoravél apontando para o melhor sentido do indicador.

Comentário: No mês de março, houve um aumento significativo do número de ventilação mecânica. Por consequência do perfil dos nossos pacientes, utilizamos uma quantidade menor de suporte ventilatório não invasivo(VNI), totalizando 04 esse mês. Entretanto não tivemos nenhum caso de pneumonia associada Ventilação Mecânica.

E) IPCS - Densidade de Incidência de Infecção Primária da Corrente Sanguínea Relacionada ao Acesso Vascular Central

(15)

UTI Adulto – IPCS

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, dentro do limite esperado (permanecendo em zero) e com tendência favoravél apontando para o melhor sentido do indicador.

Comentário: Assim como observado na taxa de utilização de outros dispositivos invasivos na UTI Adulto, em março também encontramos um aumento significativo na taxa de utilização de cateter venoso central, justificado pelo aumento na gravidade dos pacientes internados na unidade. Ainda assim, não foram observados episódios infecciosos relacionados à este dispositivo.

(16)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo, dentro do limite esperado (permanecendo em zero) e com tendência favoravél apontando para o melhor sentido do indicador.

Comentário: No mês de março, tivemos um aumento significativo do número CVC (Cateter Venoso Central), devido ao perfil dos nossos pacientes. No entanto de acordo com o protocolo de prevenção de infecção de corrente sanguínea, mantivemos o índice de infecção zerado.

F) ITU - Densidade de Incidência de Infecção do Trato Urinário Relacionada ao Cateter Vesical

(17)

UTI Adulto – ITU

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo e com tendência favoravél, permanecendo zerado, ou seja, dentro do limite esperado o que aponta para o melhor sentido do indicador.

Comentário: Em março houve um aumento significativo na taxa de utilização do cateter vesical de demora na UTI Adulto, porém o valor da Taxa de Infecção do Trato Urinário associada à este dispositivo manteve-se em zero.

(18)

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo e com tendência favoravél, permanecendo zerado, ou seja, dentro do limite esperado o que aponta para o melhor sentido do indicador.

Comentário: No mês de março, apresentamos um aumento significativo na taxa de utilização de cateter vesical de demora (CVD), em relação ao mês anterior. Com média de permanência 7,83 dias . Porém, mantem-se em zero, o número de eventos de infecções do trato urinário(ITU), relacionado ao uso deste dispositivo.

(19)

A) Taxa de Ocupação Hospitalar

UTI Adulto – Taxa de Ocupação

Comentário: Devido ao mês de março ser mais extenso, observamos um número de pacientes-dia maior. Em contra- partida, encontramos uma rotatitivade de leitos menor no período, levando à uma taxa de ocupação na UTI Adulto de 100%.

UTI Pediátrica – Taxa de Ocupação

Comentário: No mês de março, a taxa de ocupação da Unidade foi maior em relação ao mês anterior, devido a permanência de paciente crônico, porém com aumento de duração média de internação

(20)

impactando no giro de leito e refletindo no número de admissões.

B) Número de Internações no Período

UTI Adulto – Número de Internações

Comentário: Em março todos os pacientes internados na UTI Adulto eram procedentes da emergência do Hospital Estadual Carlos Chagas, totalizando 26 admissões no período.

(21)

Comentário: No mês março, obtivemos 04 internações proviniente do HECC (Hospital Estadual Carlos Chagas), sendo as demais de outras unidades hospitalares e municípios do Estado do Rio de Janeiro, totalizando em 19 admissões.

2. INDICADORES DE PRODUÇÃO

2.1. Nº de Leito s por E s pecialida de

Comentário:

A unidade mantém a quantidade de 10 leitos para adulto e 8 para pediátrico.

2.2. Nº de Intern açõ es p or Esp ecialida de

Comentário:

UTI Pediátrica - No mês março, obtivemos 04 internações proviniente do HECC(Hospital Estadual Carlos Chagas), sendo as demais de outras unidades hospitalares e municípios do Estado do Rio de Janeiro, totalizando em 19 admissões.

UTI Adulto - Em março todos os pacientes internados na UTI Adulto eram procedentes da emergência do Hospital Estadual Carlos Chagas, totalizando 26 admissões no período.

2.3. Nº de Saí dos p or E specialid ade

Comentário:

UTI Pediátrica - No mês de março, atingimos a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde para este indicador. Tivemos índice de renovação reduzido, devido a déficit de absorção de nossos pacientes, na enfermaria pediátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas e de outros hospitais pediátricos.

UTI Adulto - Em março a UTI Adulto alcançou a meta estabelecida pela SES atingindo um total de 26

2.1. Nº de Leitos por Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 8 8 8 8

UTI Adulto 10 10 10 10

Outros 0 0 0 0

Total 18 18 18 18

2.2. Internações por Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 21 20 19 60

UTI Adulto 34 30 26 90

Outros 0 0 0 0

Total 34 50 45 129

2.3.Saídos por Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 18 21 18 57

UTI Adulto 33 30 26 89

Outros 0 0 0 0

(22)

saídos na unidade. A redução no giro de leitos neste período foi consequência direta do aumento no tempo médio de permanência dos pacientes na unidade, devido à evolução clínica e resposta terapêutica lenta encontrada na maioria dos pacientes. Este perfil de gravidade dos pacientes admitidos no mês de março pode ser observado no aumento em 05 pontos no sistema de classificação de prognósticos, o APACHE II, quando comparados ao mês anterior.

2.4. Perce ntual d e Ocup ação p or Es pecialid ade

Comentário:

UTI Pediátrica - No mês de março, a taxa de ocupação da Unidade foi maior em relação ao mês anterior, devido a permanência de paciente crônico, porém com aumento de duração média impactando no giro de leito e refletindo no número de admissões.

UTI Adulto - Devido ao mês de março ser mais extenso, observamos um número de pacientes-dia maior. Em contra- partida, encontramos uma rotatitivade de leitos menor no período, levando à uma taxa de ocupação na UTI Adulto de 100%.

2.5. Média de P ermanê n cia

Comentário:

UTI Pediátrica - No mês de março, a taxa de permanência, foi maior que a do mês anterior devido a continuidade no tratamento de um paciente crônico, há mais de 10 meses, que aguarda a entrega de um aparelho de BIPAP, concedido por determinação judicial, e devido a déficit de absorção de nossos pacientes na enfermaria pediátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas.

UTI Adulto - Em março houve um aumento no tempo médio de permanência na UTI Adulto, uma vez que encontramos um aumento na gravidade do perfil clínico dos pacientes admitidos no setor. Quando comparamos ao período anterior, observamos um aumento significativo na utilização de dispositivos invasivos, principalmente na taxa de utilização de ventilação mecânica, com pacientes de difícil desmame ventilatório. A lenta evolução clínica dos pacientes dificultou a rotatividade dos leitos da unidade, e ainda assim, o valor de tempo médio de permanência em dias ficou dentro do esperado pela SES.

2.4. Percentual Ocupação Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 63,7% 70,7% 77,8% 0,21

UTI Adulto 99,7% 98,6% 100% 0,30

Outros 0 0 0 0,00

Total 0,817 0,8465 1 0,26

2.5. Média Permanência Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 8,78 7,81 10,72 2,73

UTI Adulto 9,36 9,53 11,92 3,08

Outros 0 0 0 0,00

(23)

2.6. RE CURSOS HUM AN OS

A) Quadro Total de Colaboradores

B) Quadro de Admissões e Rescisões/Mês

MÊS e ANO

DEMISSÕES 06

(24)

2.7. ENF ERM AG EM

UTI Adulto

Taxa de Reações Transfusionais

Comentário: Em março, foram realizadas 28 sessões de hemotransfusão na UTI Adulto e não foram relatados episódios de reação transfusional.

(25)

Comentário: Em março avaliamos 36 pacientes, onde 23 pacientes possuíam alto risco para desenvolvimento de UPP, 12 pacientes apresentavam risco moderado e apenas 1 paciente tinha baixo risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão. No período analisado, 06 pacientes desenvolveram UPP na unidade, onde todos possuíam alto risco para desenvolvimento de UPP e a maiora apresentava longo tempo de permanência na unidade, superior à 25 dias de internação. Neste mês a UTI Adulto adquiriu superfícies especiais de manejo de pressão, os coxins, para que sejam utilizados na prevenção de úlcera por pessão. Além do investimento deste material, as lideranças de enfermagem, em parceria com o NQSP promoveu a Semana de Prevenção de UPP, com o intuito de conscientizar e capacitar a equipe quanto à prevenção e tratamento deste vento adverso.

Incidência de Flebite

Comentário: Devido ao perfil de gravidade dos pacientes admitidos no peródo de março, observamos uma redução na taxa de utilização de acesso venoso periférico e não foram identificados episódios de flebite na UTI Adulto.

(26)

Comentário: Em março não foi observado nenhum episódio de queda de paciente na unidade, assim como em períodos anteriores.

UTI Pediátrica

Taxa de Reações Transfusionais

Comentário: No mês de março, o número de hemotransfusão, foi superior ao mês de fevereiro, devido a gravidade de nossos pacientes. Tivemos um caso de reação hemotransfusional, em nossa Unidade. O paciente apresentou reação alérgica, sendo interrompida imediatamente a hemotransfusão, realizado corticóide, comunicado ao banco de sangue, sem danos ao paciente.

Índice de Novos Casos de Úlcera por Pressão

Comentário: No mês de março, como nos meses anteriores, não apresentamos casos de úlcera por pressão na Unidade, isso devido ao perfil dos nossos pacientes e a assistência de qualidade prestada e

(27)

eficácia no tratamento.

Incidência de Flebite

Comentário: No mês março, tivemos uma pequena redução de AVP (acesso venoso periférico), pelo perfil de nossos pacientes, permanecendo este dispositivo de primeira escolha. E dentre estes acessos não tivemos caso de flebite.

(28)

Comentário: No mês de março, assim como em meses anteriores, não foram registrados episódios de queda de pacientes na unidade. Isso demonstra, que prestamos uma assistência eficaz e segura aos nossos pacientes.

2.8. SERVIÇO SOCI AL

UTI Adulto

Taxa de Atendimento

Comentário: Durante o mês de Março /2016 foram admitidos 32 pacientes no CTI Adulto, sendo acolhidos pelo Serviço Social por entrevista social 25 desses pacientes ou familiares. Neste período foram abordados familiares com demandas sociais como orientações, encaminhamentos para solicitação de beneficios, comunicação de óbito, solicitação de identificação civil ( IFP) . Conforme plano Estátistico esse mês foi contabilizado 56 demanda para este serviço dos 25 pacientes ou familiares atendidos.

(29)

UTI Pediátrica

Taxa de Atendimento

Comentário: O mês de Março de 2016 foram internados 19 pacientes na UTI Pediátrica, hevendo 19 admitidos pelo Serviço Social com Entrevista Social e preenchimento da FASS. Conforme Plano Estatístico houveram 142 demandas para este serviço. Demandas como: encaminhamentos, retirada de cópias de documentos, declarações de acompanhamento e comparecimento fornecidas , relatório social, convocação familiar , contatos com Conselhos tutelares,Notificação de Violência, acompanhamento familiar,aplicação da pesquisa de satisfação ... O perfil sócio econômico dos responsáveis pelas crianças internadas são em sua maioria com residência própria ( com 14 desses pacientes, embora 5 destes pacientes moram em comunidade); 4 moram de aluguel e 1 em residências cedidas. Com seus rendimentos : 6 famílias recebem acima de 1 salário; 2 famílias ganham até um salário e 4 famílias recebem o BPC - Benefício de Prestação Continuada ; Bolsa Família ( 3 familiares inseridos no PBF- Programa Bolsa Família, que varia o valor de acordo com o perfil familiar); 2 familiares sem renda alguma, dependendo da ajuda de terceiros e 2 familiares com renda de 1 salário.

(30)

2.9. SERVIÇO DE P SICO LOGI A

UTI Adulto

Taxa de Avaliação

Comentário: No mês de Março/16, tivemos um aumento de aproximadamente 40% em relação ao mês anterior.

(31)

UTI Pediátrica

Taxa de Avaliação

Comentário: No mês de Março/16 conseguimos atingir a nossa meta, os 100%. Continuamos com um paciente morador,na qual continuamos dando todo o suporte psicológicos aos responsáveis.Algumas mães esse mês necessitaram de um acompanhamento diário, com várias abordagens no mesmo dia, pois não estavam conseguindo se adaptar muito bem a internação.

(32)

2.10. SERVIÇO DE FISIO TER AP I A

UTI Adulto

Taxa de Extubação Acidental

Comentário: Em Março/16 tivemos um caso de extubação acidental. Observamos que necessitamos de uma melhor fixacão do TOT( tubo oro-facial),pois o tipo de fixador atual não possui uma trava de segurança eficaz, facilitando o deslocamento do TOT com maior facilidade consequentemente podendo levar a extuabação.

(33)

Número de Atendimentos

Comentário: Em Março/16 passamos de 2000 atendimentos/mês, superando os dois últimos meses e a meta mínima, demonstrando o envolvimento da equipe com os nossos indicadores.

(34)

Comentário: Em Março/16 tivemos uma maior produtividade totalizando 12 desmames da ventilação mecânica invasiva em 15 pacientes elegíveis para o mesmo. Consideramos um bom resultado e conforme observamos, superamos a meta mínima de 75%.

Efetividade da Ventilação Não Invasiva (VNI)

Comentário: Em Março/16 tivemos 3 pacientes com indicação para o uso de Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNI), totalizando 08 procedimentos. Podemos observar pela compilação de dados que houve somente 1(uma) falha e apesar de numericamente não atingirmos a meta desejada, podemos ter uma analise crítica bastante satisfatória do resultado.

(35)

UTI Pediátrica

Taxa de Extubação Acidental

Comentário: Em março/16 tivemos uma única extubação acidental devido paciente estar agitado, sendo ele sindrômico de dificil sedação, facilitando a extuabação acidental devido a agiatação psicomotora momentânea.

Número de Atendimentos

Comentário: Em março/16 continuamos em uma escala crescente do nosso número de atendimentos mês, claramente visualizada no gráfico. A equipe segue motivada e parabenizada pela conquista.

(36)

Desmame Bem Sucedido de Ventilação Mecânica Invasiva (VMI)

Comentário: Em março/16 voltamos a alcançar a meta mínima proposta que é de 70% de sucesso no desmame da ventilação mecânica. Obtivemos sucesso com mais da metade dos pacientes elegíveis ao desmame.

Efetividade da Ventilação Não Invasiva (VNI)

Comentário: Em março/16 mantivemos o percentual de 100% de efetividade na Ventilação Não Invasiva, alcançando nossa meta em sua totalidade.

(37)

UTI Adulto

Percentual de Aporte Energético em 72 horas

Comentário: A partir de 70% do Valor Energético Total ( VET) de um paciente em 72 horas, ser considerado um bom percentual de referência, quanto mais próximo dos 100%, siguinifica o sucesso da terapeutica nutricional. No mês de março 89,5% dos pacientes atingiram o VET esperado. Tivemos dois (2) pacientes não conseguiram atingir VET nas 72 horas de terapia nutricional, pois cursaram com instabilidade hemodinâmica e evoluiram à óbitos.

(38)

Comentário: O volume prescrito de dietas no mês de março foi de 322,7 Litros, foram infundido 288,6L destes. No resultado do balanço, 34,1 Litros dos volumes prescritos não foram infundidos, devido a instabilidade hemodinâmica apresentada pelos pacientes. O resultado de 89,4% é bastante satisfatório.

Taxa de Avaliação Nutricional

Comentário: Tivemos 26 internações no mês de março, desses,100% foram submetidos a avaliação nutricional.

UTI Pediátrica

(39)

Comentário: É considerado um bom percentual, a partir 70% do Valor Energético Total ( VET) de um paciente, ser alcançado em 72 horas de internação. Em março, cursamos com 11 pacientes em terapia nutricional em 72 horas. 81,8% atingiram o valor energético total no prazo esperado, 81,8% ou seja (2) dois pacientes necessitaram de mais tempo para evolução nutricional, devido a gravidade da doença e instabilidade.

(40)

Comentário: O volume prescrito de dietas no mês de março foi de 126,43 litros( L), sendo infundido 106,26 L. No resultado do balanço 20,17 L não foram infundidos. Tivemos 84% de aceitação do volume de dieta na UTI pediátrica. Cursamos com um nível alto de gravidade, no entanto a resposta a terapia nutricional manteve-se em bom resultado.

Taxa de Avaliação Nutricional

Comentário: Tivemos 19 internações no mês de março, onde 94,7% dos pacientes, foram submetidos a Avaliação Nutricional. Apenas 1(um) paciente não foi submetido ao procedimento, obteve alta antes das 72 horas.

(41)

UTI Adulto

Porcentagem de Pacientes Atendidos

Comentário: Dentre os 26 pacientes admitidos na unidade 10 pacientes foram acompanhados pela fonoaudiologia, dessa forma foram atendidos 38,5% dos pacientes admitidos, no período houveram 12 óbitos. A fonoaudiologia teve uma redução em sua assistência uma vez que a maioria dos pacientes permaneceu em ventilação mecânica por longo período impossibilitando atuação fonoaudiológica. O rastreamento dos critérios de risco para disfagia aumentou, quase alcançando a totalidade dos pacientes, num total de 25 rastreios para um total de 26 admissões. Foram realizados 88 procedimentos, dentre eles: 7 anamneses com familiar, 8 avaliações estruturais/oromiofuncionais, 8 avaliações funcionais de deglutição, 1 avaliações de segmento para progressão de consistência, 14 gerenciamentos das dietas, 2 adequações de utensílio, 8 orientações quanto a oferta, 9 fonoterapias, 1 bleu dye test, 1 blue dye test modificado,1 indicação de troca de cânula de TQT E e 28 atendimentos interdisciplinares.

(42)

UTI Pediátrica

Porcentagem de Pacientes Atendidos

Comentário: Foram acompanhados pela fonoaudiologia 14 pacientes dentre os 19 pacientes admitidos, sendo assim foram 73,7% atendidos. Não foi possível alcançar a meta. Isto se deu pelo aumento do número de pacientes crônicos admitidos na unidade, e a reinternação de uma paciente em uso de gastrostomia, não elegível para acompanhamento fonoaudiológico. Foram realizados 242 procedimentos. Os procedimentos realizados no período foram:16 anamneses com familiar, 14 avaliações estruturais/oromiofuncionais, 8 avaliações da sucção não nutritiva, 8 estimulações sensório motora oral, 3 avaliação das mamas, 3 incentivos ao aleitamento materno, 2 avaliações de seio materno, 3 gerenciamentos em seio materno, 3 orientações ao aleitamento, 6 avaliações com mamadeira , 4 adequação de bico, 3 adequação de consistência, 3 treino de mamadeira, 10 gerenciamentos de mamadeira, 9 orientações de mamadeira, 11 avaliações de dieta, 46 gerenciamentos de dieta, 3 avaliações de segmento para progressão de consistência, 5 progressões de consistência, 1 blue dye

(43)

3. REL ATÓRIO FIN AN CEIRO 3.1. MOVIMENTO ECONÔMICO

4. OUTRAS INFORMAÇÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Treinamentos:

 Treinamento do Protocolo de Diarréia;  Evento:

 Páscoa HECC  Eventos Externos:

 Treinamento UPP – Hospital Anchieta

Referências

Documentos relacionados

Revisamos as informações contábeis intermediárias da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR (“Companhia”), contidas no Formulário de Informações Trimestrais – ITR

Um outro exemplo é o elemento Arquitetura de TI (Quadro 17), onde os principais componentes que surgiram foram Suporte, ERP, CAD e SCM. Ficou evidenciado na descrição

O aviário de Manuel Ramos Inês desenvolve a actividade de engorda avícola, tendo como objectivo a actividade de engorda de frango em regime intensivo, para um efectivo por bando

prova, esta autora respeitou os seguintes critérios linguísticos: (i) possibi- lidade de todas as palavras a incluir na prova serem apresentadas sob forma de estímulo visual

Importa investigar nesse cenário como tem sido o trabalho do professor formador e como as instituições têm desenvolvido modos de assegurar ou não condições adequadas de trabalho e

Não obstante esta valorização, a maioria dos Diretores Técnicos (60%) referiu que nem todos os Técnicos de Exercício Físico que trabalhavam no ginásio que dirigem são

Os objetivos do presente estudo são: estimar a validade da IVA realizado por médico no processo de rastreamento das NIC e lesões HPV- induzidas, comparando o seu desempenho com o

Na avaliação do efeito da temperatura de cloração sobre a cinética da reação, a aplicação do Modelo do Núcleo Não Reagido é adequada para interpretar os