• Nenhum resultado encontrado

A produção acadêmica brasileira em temas emergentes em gestão de pessoas de 2011 a 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A produção acadêmica brasileira em temas emergentes em gestão de pessoas de 2011 a 2015"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Abr, Mai, Jun, Jul 2016 - v.7 - n.2 ISSN: 2179-684X This article is also available online at:

www.sustenere.co/journals

A produção acadêmica brasileira em temas emergentes em gestão de pessoas de 2011 a 2015

A partir de estudos bibliométricos é possível retratar o estado da arte de um determinado campo da ciência, e investigações desse tipo demonstram utilidade na verificação de tendências, como o crescimento ou a redução do interesse da academia por determinadas temáticas.

O objetivo deste estudo foi mapear a produção acadêmica de 2011 a 2015, sobre temas considerados emergentes na área de Gestão de Pessoas. Para isso, foram analisados 104 artigos publicados nos principais periódicos brasileiros na área de Administração, classificados entre A2 e B2 conforme a WebQualis da CAPES, considerando a caracterização da produção, o conteúdo e as características metodológicas de cada artigo. A maior parte dos artigos está publicado nos periódicos Cadernos EBAPE.BR, RAP, RAM, RAC, REAd e O&S. Os periódicos Cadernos EBAPE.BR e RAP se destacaram entre os outros, com maior número de publicações. Dentre os resultados encontrados, foi possível observar que os temas Gestão de Pessoas na Administração Pública e Gestão da Diversidade não podem mais ser considerados emergentes, uma vez que possuíram um grande número de publicações durante o período. Outros temas, como o Teletrabalho ou a Gestão de pessoas altamente qualificadas, no entanto, ainda requerem maior atenção por parte da academia, já que, juntos, representaram menos de 5% do total de artigos identificados neste estudo.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas; Recursos Humanos; Estudos Bibliométricos.

The brazilian academic production on emerging issues in people management from 2011 to 2015

Bibliometric studies can portray the state of the art in a particular field of science, and such investigations demonstrate utility in verifying trends such as the growth or reduction of the academy’s interest by certain themes. The aim of this study was to map the academic production from 2011 to 2015, on subjects considered to be emerging in People Management area. For this, 104 articles were analyzed, published in the main Brazilian Administration journals, ranked between A2 and B2 in the CAPES’ WebQualis, considering the characterization of production, content and methodological characteristics of each article. Most of the articles were published in journals EBAPE.BR, RAP, RAM, RAC, REAd and O & S. Journals EBAPE.BR and RAP stood out among the others, with the highest number of publications. Among the findings, it was observed that the issues Personnel Management in Public Administration and Diversity Management can no longer be considered emerging, once presented a large number of publications during the period. Other topics, such as Telework or Highly Skilled People Management, however, still require more attention from the academy because, together, accounted for less than 5% of the items identified in this study.

Keywords: People Management; Human Resources; Bibliometric Studies.

Topic: Teoria Geral da Admistração Reviewed anonymously in the process of blind peer.

Received: 05/03/2016 Approved: 10/07/2016

Mariana Martins

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil marianagmartins@hotmail.com

Silvia Pedroso da Costa

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil http://lattes.cnpq.br/9483034344491394

spcosta@gmail.com

Kenny Moreno Santos Fernandes

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

http://lattes.cnpq.br/5508147733592968 kennymorenos@gmail.com

Ana Rute Ribeiro Matos de Faria

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil http://lattes.cnpq.br/9323923076429739

anarutermatos@gmail.com Livia Maria de Padua Ribeiro

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil http://lattes.cnpq.br/3836203930867479

livia.padua2014@gmail.com

DOI: 10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0008

Referencing this:

MARTINS, M.; COSTA, S. P.; MORENO, K.; FARIA, A. R. R. M.; RIBEIRO, L. M. P.. A produção acadêmica brasileira em temas emergentes em gestão de pessoas de 2011 a 2015. Revista Brasileira de

Administração Científica, v.7, n.2, p.110-126, 2016. DOI:

http://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0008

(2)

INTRODUÇÃO

Conforme afirmam Tonelli et al. (2003), o crescimento na produção acadêmica em Administração verificado no Brasil a partir da década de 1980, fez aumentar também o número de balanços e análises sobre o estado da arte desta produção. Neste sentido, o trabalho de Machado-da-Silva et al. (1990) pode ser apontado como aquele que parece ter despertado na academia o interesse pela análise de sua produção em Administração, além da conscientização sobre a necessidade de levantamentos e avaliações desta produção (TONELLI et al., 2003).

A partir da década de 1990, além do trabalho de Machado-da-Silva et al. (1990), outros balanços nas mais diversas áreas da Administração foram realizados, sendo que a grande maioria deles aponta, como resultado de suas análises, para uma baixa qualidade da produção acadêmica, sejam nas áreas de Marketing, Administração da Informação, Administração Pública, dentre outras (TONELLI et al., 2003).

Estes levantamentos têm como objetivo principal avaliar de forma qualitativa e quantitativa a produção acadêmica da área, fazendo uma fotografia sobre o estado da arte em cada temática, tendo como base a quantidade de publicações em periódicos e congressos. Além disto, este tipo de investigação pode ser útil para verificar se a produção acadêmica está seguindo alguma tendência, como o crescimento ou a redução do interesse da academia por determinadas temáticas (SOUZA et al., 2011).

Seguindo este interesse, este artigo teve como objetivo mapear a produção acadêmica de 2011 a 2015, sobre temas considerados emergentes na área de Gestão de Pessoas. O interesse por um estudo dessa natureza advém do fato da área de Recursos Humanos desenvolver uma conotação cada vez mais estratégica nos últimos anos em decorrência do acirramento da competitividade entre as empresas (PAULINO, 2010).

Foram escolhidos, como objeto desta pesquisa, os temas apontados como emergentes por Souza et al. (2011), quais sejam: o assédio moral, gestão de pessoas altamente qualificadas e gestão de múltiplos vínculos empregatícios, expatriação e repatriação, teletrabalho, gestão da diversidade, recrutamento e seleção, remuneração e gestão de pessoas no setor público. Estes temas foram pesquisados nos mesmos periódicos utilizados pelas autoras, com vistas a manter a mesma base de comparação.

Desta forma, o levantamento apresentado neste artigo pretendeu desenvolver uma extensão do trabalho de Souza et al. (2011) que, por sua vez, buscaram avançar em cima do que havia sido realizado no estudo de Tonelli et al (2003). Espera-se, assim, contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre a Gestão de Pessoas nas organizações, por meio do olhar para a produção acadêmica na área, especialmente voltada para os temas considerados emergentes dentro deste campo do conhecimento. Este trabalho apresenta-se estruturado da seguinte maneira: introdução, Gestão de Pessoas e seus temas emergentes, metodologia, análise dos dados e considerações finais.

REVISÃO TEÓRICA

Gestão de Pessoas

(3)

Na atualidade, a Gestão de Pessoas é considerada como fator preponderante para o sucesso e o aumento da competitividade das empresas. Para Caliskan (2010), o recurso mais importante para as empresas são as pessoas. O autor entende que o objetivo da Gestão de Recursos Humanos é selecionar e manter funcionários mais qualificados, comprometidos e motivados. Para isso, se torna necessário adotar medidas para avaliar e satisfazer suas necessidades, e ainda para reforçar e desenvolver as capacidades inerentes das pessoas, fornecendo oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento contínuo. As organizações tem percebido que políticas de Gestão de Pessoas bem sucedidas podem melhorar o desempenho de áreas como produção, qualidade e financeira (SIQUEIRA, 2015).

A Gestão de Pessoas já foi denominada também como administração de recursos humanos e ganhou nova definição, conforme afirma Fischer (1998):

O termo Gestão de Pessoas não significa simplesmente a tentativa de encontrar um substituto renovador para a desgastada noção de Administração de Recursos Humanos. Seu uso, também bastante comum hoje nas organizações, procura ressaltar o caráter da ação:

a gestão e seu foco de atenção: as pessoas. (FISCHER, 1998)

Dessa forma, o termo Gestão de Pessoas reflete uma evolução do pensamento organizacional, de que os trabalhadores não são apenas recursos para as organizações, mas principalmente agentes fundamentais para o desenvolvimento da empresa (MACEDO et al., 2015).

Fischer (1998) também demonstra que as pessoas têm um papel essencial para a concretização da competitividade das empresas, tornando-se um recurso estratégico para se atingir esse objetivo. Entende que as pessoas devem ser gerenciadas de modo a se tornarem “agentes de competitividade”. Sob esse ponto de vista cresce a atuação da área de Gestão de Pessoas para adquirir um caráter estratégico, principalmente no que se refere a uma maior participação nos processos de tomada de decisão, de apoio à estratégia da organização e ainda, como elemento fundamental nos processos de mudança (ULRICH, 2003).

Diante da importância do tema, vários têm sido os estudos acadêmicos que abordam o assunto, fazendo levantamentos e análises da área de Gestão de Pessoas (DUTRA, 2006; CARVALHO NETO, 2012;

MASCARENHAS et al., 2013). Pesquisas voltadas para o levantamento e análise da produção acadêmica, como as meta-análises e as pesquisas bibliométricas, são importantes porque geram conhecimentos relevantes que propiciam o desenvolvimento de determinada área de estudo (MACEDO et al., 2015; TEIXEIRA et al., 2013).

Segundo Deadrick et al. (2009), uma análise sobre as publicações em periódicos se revela como uma maneira de avaliar o desenvolvimento de um campo. Em seus estudos realizaram uma análise em publicações na área de Gestão de Pessoas em mais de 6.300 artigos durante um período de 30 anos. Como resultado deste trabalho evidenciaram que existem dois grupos que são tendências globais nos estudos sobre esta área: os temas tradicionais e os emergentes. Por temas tradicionais entende-se aqueles ligados as atividades funcionais de Gestão de Pessoas, e os temas emergentes são os que refletem os assuntos mais contemporâneos.

Temas Emergentes em Gestão de Pessoas

(4)

Conforme apontado por Souza et al. (2011), há uma agenda de temas emergentes relacionados com a Gestão de Pessoas no contexto brasileiro, dentre os quais se destacam: assédio moral, Gestão de Pessoas altamente qualificadas, gestão de múltiplos vínculos empregatícios, expatriação e repatriação, teletrabalho, gestão da diversidade, recrutamento e seleção, remuneração e Gestão de Pessoas no setor público.

Sobre o assédio moral, Martiningo Filho et al. (2008) realizam uma análise deste fenômeno nas organizações destacando a importância da área de Gestão de Pessoas, especialmente no que se relaciona às práticas adotadas para a identificação e gerenciamento de fatores no ambiente de trabalho, os quais possam aumentar as chances de surgimento do assédio moral. Os autores ressaltam ainda que:

O processo de assédio moral no trabalho traz sérios prejuízos para o indivíduo, para a organização e para a sociedade. Os indivíduos acometidos pelo assédio moral, ao se sentirem ameaçados, deixam de levar uma vida normal e veem prejudicado todo o contexto de sua vida pessoal. (MARTININGO FILHO et al., 2008).

A respeito da gestão de pessoas altamente qualificadas, Valerio Netto et al. (2006) reiteram que nas organizações em que o conhecimento é peça chave para o desenvolvimento e sucesso da empresa, as habilidades e experiências dos profissionais nelas inseridas podem representar um grande diferencial. Neste sentido, a execução de práticas de gestão capazes de selecionar e reter este tipo de profissional torna-se fundamental para a sobrevivência das organizações no contexto de constantes mudanças pelas quais passa o mundo do trabalho, daí a importância dos estudos relativos ao tema.

Sobre a gestão de múltiplos vínculos empregatícios, Fernandes et al. (2005) evidenciam a importância do estudo do tema ao realizar uma análise das formas como os gestores de grandes empresas brasileiras estão lidando com a força de trabalho flexível. Os autores comparam a evolução do tratamento dado aos trabalhadores do quadro efetivo das empresas com o tratamento destinado aos terceirizados. Ao se levar em conta que o número de empregados terceirizados já é maior que a quantidade de trabalhadores dos quadros efetivos em grande parte dos casos das maiores empresas do país, os estudos dessa dimensão da gestão não devem ser relegados a segundo plano, sendo fundamentais as pesquisas relativas ao tema (FERNANDES et al., 2005).

A expatriação também surge como tema relevante a ser estudado no contexto da Gestão de Pessoas, uma vez que, no caso de gestores expatriados, estes deverão desenvolver uma série de características que os qualifiquem para a execução deste trabalho. Neste caso, as formas de adaptação, bem como as reações às mudanças estruturais, culturais e tecnológicas será preponderante para o sucesso do expatriado, que por sua vez, poderá ter sua capacidade de adaptação potencializada por práticas de Gestão de Pessoas (HOMEM et al., 2006). Outro tema emergente em Gestão de Pessoas, e que merece atenção é o teletrabalho, que é definido por Sakuda et al. (2005) como:

o uso de computadores e telecomunicações para mudar a geografia do trabalho aceita, e que envolve diversos aspectos (econômico, social, cultural, organizacional, tecnológico, ambiental, legal e outros) e diversos atores (organizações, indivíduos, governos, fornecedores de tecnologias de informação, sindicatos e outros) (SAKUDA et al., 2005).

(5)

Desta maneira, os estudos sobre o impacto das mudanças nas configurações do trabalho surgem como desafio para melhor compreensão sobre o indivíduo e a atividade laboral, em um ambiente em que não será possível separar as dimensões do trabalho e da vida privada do trabalhador (SAKUDA et al., 2005).

A respeito da gestão da diversidade, Carvalho-Freitas (2009) afirma que essa gestão surge e ganha formas específicas como campo de estudos e práticas dentro das organizações, a partir do processo de e globalização e fusão das empresas e em decorrência da pressão de entidades internacionais ou de movimentos sociais. Fleury (2000) destaca que o tema surge como uma resposta da organização à diversificação e heterogeneidade da força de trabalho. Diversidade esta que envolve uma mistura de diferentes identidades dentro do mesmo ambiente laboral. Daí a importância presença deste tema nas agendas dos estudos relacionadas à Gestão de Pessoas.

Apesar de os temas recrutamento e seleção serem considerados como já tradicionais, Souza et al.

(2011) destacam que a relevância destes e a necessidade de múltiplas abordagens aumentou devido às crescentes mudanças verificadas no mercado de trabalho. Desta forma, estas práticas gerenciamento de recursos humanos passam a ter uma conotação mais estratégica, conforme abordado no estudo de Paulino

(2010). Este trabalho, por sua vez, busca “identificar se as políticas e práticas de recrutamento e seleção de

pessoal adotadas nas empresas correspondem a uma dimensão mais estratégica, ou ainda conservam o caráter operacional advindo do modelo taylorista” (PAULINO, 2010).

A remuneração e suas políticas, também podem ser consideradas como tema emergente na Gestão de Pessoas, uma vez que pode ser abordada sob novos enfoques, na medida em que as configurações organizacionais se alteram. Oliva et al. (2007), por exemplo, ressaltam a importância de políticas que atentem para a ligação entre remuneração e governança corporativa. Em seu estudo, os autores buscam verificar se existe alinhamento entre o sistema de remuneração de executivos e conselheiros e a estrutura de governança corporativa, com vistas a gerar uma literatura que ligue aspectos da política de Gestão de Pessoas com a governança na organização (OLIVA et al., 2007).

Por fim, também como tema emergente tratado nesta pesquisa, tem-se a Gestão de Pessoas no setor público. Assim, ressalta-se a mudança pelas quais a Administração Pública tem passado nos últimos anos, devido às inúmeras reformas empreendidas especialmente com o intuito de transformar a lógica racional- burocrática em uma cultura gerencialista. Neste sentido, Mendes et al. (2000) afirma que:

Nas últimas décadas do século XX, o gerenciamento dos serviços públicos abandonou, em parte, os sistemas baseados na hierarquia burocrática, racionalista, para adotar sistemas mais diversificados. Na base dessas mudanças, encontra-se o modelo gerencialista exercendo influência significativa nas concepções e práticas organizacionais relativas ao setor público (MENDES et al., 2000).

Desta maneira, faz-se interessante estudar estes pontos, para verificar se realmente tais temas

tiveram uma emersão no cenário acadêmico brasileiro, bem como para analisar as demais características

relativas à incidência de tais assuntos na literatura científica. Passando por todos os temas considerados

emergentes que foram trabalhados neste estudo, parte-se, a seguir, para a explicação dos procedimentos

metodológicos utilizados para a realização da pesquisa.

(6)

METODOLOGIA

O objetivo deste artigo foi mapear as produções acadêmicas de 2011 a 2015 sobre temas considerados emergentes na área de Gestão de Pessoas. Para isto, foi realizado um estudo de meta-análise, de natureza descritiva. A meta-análise envolve um método de pesquisa quantitativo que propõe a utilização de estatística para coleta de diferentes pesquisas que estudam um determinado tema no sentido de integrá- los e sintetizá-los (WOLF, 1986). Ela fornece um panorama sobre como andam as pesquisas na área de interesse.

Souza et al. (2011), em sua meta-análise sobre a produção acadêmica na área de Gestão de Pessoas de 2001 a 2010, ofereceram um panorama geral sobre a situação das publicações brasileiras na área. Nesse trabalho, as autoras identificaram temas emergentes dentro da área de Gestão de Pessoas que, segundo elas, precisavam de mais estudos direcionados tanto para atender as necessidades da academia quanto das organizações.

Freitag et al. (2012) também apontam, em seus estudos, para temas emergentes como tendência em RH, gestão estratégica de RH, gestão da diversidade, gestão de talentos, gestão internacional de RH, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento, responsabilidade social e sustentabilidade, gestão de gerações, modalidades de trabalho flexíveis e inovação em Gestão de Pessoas. Os autores evidenciaram que, com exceção do tema Responsabilidade Social e Sustentabilidade, as fontes internacionais são responsáveis pela maior parte dessas publicações.

A intenção desse estudo foi de analisar o cenário nacional, por isso, os temas emergentes escolhidos para analise foram os identificados por Souza et al. (2011), que foram: assédio moral, Gestão de Pessoas altamente qualificadas e gestão de múltiplos vínculos empregatícios, expatriação e repatriação, teletrabalho, gestão da diversidade, recrutamento e seleção, remuneração e Gestão de Pessoas no setor público.

A pesquisa direcionou-se para os principais periódicos nacionais na área de administração entre os níveis A2 e B2, conforme WebQualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em outubro de 2015. Os periódicos selecionados foram Brazilian Administration Review (BAR), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração Pública (RAP), Cadernos EBAPE.BR, Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista Eletrônica de Administração (REAd), Revista de Administração Mackenzie (RAM), Organizações e Sociedade (O&S), Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), Brazilian Business Review (BBR) e BASE Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Os periódicos Revista de Administração Contemporânea Eletrônica (RAC Eletrônica) e Revista de Administração de Empresas Eletrônica (RAE Eletrônica não foram utilizados nesta pesquisa, pois ambos tiveram suas atividades descontinuadas em 2009 e 2011, respectivamente. Foram analisados, nesse estudo, os artigos publicados a partir do ano de 2011 até 2015.

Os critérios de busca dos artigos envolveram pesquisas nossites de cada periódicoa partir de termos

relacionados aos temas emergentes na área de Gestão de Pessoas. As buscas se concentraram no título, nas

(7)

palavras-chaves e resumos dos artigos. Com intuito de reforçar o rigor da coleta dos dados, foi realizada uma segunda série de pesquisa utilizando o

Scientific periodicals eletronic library (SPELL), a partir dos mesmos

termos. O Quadro 1 mostra quais foram os termos utilizados para cada tema, durante as duas séries de pesquisa.

Quadro 1: Lista dos termos pesquisados por tema.

Tema Termos utilizadas na busca

Assédio Moral Assédio moral, assédio, moral harassment, harassment Gestão de Pessoas

altamente qualificadas

altamente qualificadas, highly qualified, “qualif” (indicando: qualificadas, qualificação, superqualificação, sobrequalificação, qualified, qualification, overqualified, overqualification)

Gestão de múltiplos vínculos

empregatícios

múltiplos vínculos,attachments, vínculos empregatícios, employment relationships,, vínculo, “terceiri”

(indicando: terceirizado, terceirização), “flexibili” (indicando: flexibilidade, flexibilização, flexibility),

“contrat” (indicando: contrato, contratação), “empreg” (indicando: emprego, empregatício), “employ”

(indicando: employment, employer, employee).

Expatriação e repatriação

“expat” (indicando: expatriação, expatriado, expatriation, expatriate), “repat” (indicando: repatriação, repatriado,repatriation, repatriate), “intercultura” (indicando: intercultural, interculturalidade),

“estrangeir” (indicando: estrangeiro, estrangeirismo), “foreign” (indicando: foreign, foreigner) Teletrabalho “teletrabalh” (indicando: teletrabalho, teletrabalhador), “telework” (indicando: telework, teleworking,

teleworker) Gestão da

diversidade Gestão da Diversidade, Diversidade,deficiência, diversity management, diversity, disability Recrutamento e

seleção Recrutamento e Seleção, recrutamento, seleção, atração, “seletiv” (indicando: processo seletivo), recruitment and selection, recruiting, selection, attraction, “selectiv” (indicando: selective process) Remuneração “remunera” (indicando: remuneração, remuneration), “salar” (indicando: salário, salarial, salary),

“compens” (indicando: compensação, compensation) Gestão de Pessoas

no setor público

“public” (indicando: público, public), servidor, gestão de pessoas, recursos humanos, people management, human resources, rh, hr, government employee

Com o intuito de abranger diversos pontos de vista ontológicos e epistemológicos nos estudos sobre a área de Gestão de Pessoas em Administração, foram considerados tanto artigos com ênfase em gestão, quanto os que enfatizavam questões das relações de trabalho e estudos organizacionais.

Em um primeiro momento, foram selecionados 121 artigos. Após a leitura de todos os artigos, 17 deles foram excluídos, ou por não se relacionarem aos temas, ou por se tratarem de notas bibliográficas ou resenhas. Dessa forma, a população do estudo foi de104 artigos, que foram analisados considerando a caracterização da produção, o conteúdo e as características metodológicas de cada um deles.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Este estudo teve seu foco em mapear os artigos sobre temas emergentes em Gestão de Pessoas, publicados entre 2011 e 2015, em renomeadas revistas brasileiras, buscando descrever a produção acadêmica sobre o assunto. Para isso, foram definidas três dimensões de análise para o tratamento dos textos localizados: 1) a caracterização da produção – que diz respeito à distribuição dos artigos por periódico e instituição de origem, e à evolução das publicações por ano no período estudado; 2) conteúdo da produção – distribuição dos artigos por tema; e 3) características metodológicas – que apresenta a distribuição por natureza e tipo de pesquisa, além de métodos de coleta e análise utilizados nos artigos.

Caracterização da Produção

(8)

Para a descrição das principais características da produção científica em temas emergentes de Gestão de Pessoas, os dados foram analisados de acordo com a distribuição dos temas por periódico, instituição de origem e a evolução das publicações por ano no período.

O primeiro parâmetro observado foi a frequência dos artigos por periódico. Durante o período estudado, houve uma média de 9,5 artigos publicados sobre temas emergentes em Gestão de Pessoas por periódico, com um desvio padrão de 6,2 (Tabela 1).

Tabela 1: Frequência de artigos por periódico.

Frequência de artigos por periódico

BAR O&S RAC RAP Cadernos EBAPE.com R A E READ RAM RAUSP BBR BASE

Altamente qualificadas 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0

Assédio Moral 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0

Expatriação e Repatriação 0 1 0 0 2 2 1 1 1 0 0

G P ADM PÚBLICA 2 4 9 15 6 0 6 7 2 0 1

Gestão da diversidade 3 3 1 0 4 1 2 3 2 1 0

Recrutamento e Seleção 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 1

Remuneração 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0

Teletrabalho 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0

Vínculo Empregatício 0 2 0 0 1 1 0 1 1 0 0

Total 5 10 13 15 21 4 11 14 8 1 2

% 4,8% 9,6% 12,5% 14,4% 20,2% 3,8% 10,6% 13,5% 7,7% 1,0% 1,9%

Ao analisar a Tabela 1, observa-se que as revistas Cadernos EBAPE.BR, RAP, RAM, RAC, REAd e O&Stiveram produção acima da média encontrada, entre 2011 e 2015. O periódico Cadernos EBAPE.BR se destacou, com um número de artigos publicados acima do desvio padrão encontrado, sendo os temas de maior produção a Gestão de pessoas na administração pública, assédio moral e gestão da diversidade. A RAP, segunda revista com maior frequência de artigos, possui sua produção concentrada na área de Gestão de pessoas no setor público, o que se justifica uma vez que essa revista é direcionada a estudos nesse setor.

Apesar de a RAP ser uma revista especializada em estudos da gestão pública, suas publicações representam menos de 30% do total de produção no tema de Gestão de pessoas na administração pública, no período pesquisado. Tal resultado sugere que, no período entre 2011 e 2015, a publicação de artigos relacionados ao setor público despertou interesse também em periódicos não especializados neste setor.

Outro parâmetro observado foi em relação à origem dos artigos publicados. Analisou-se a produção dos temas emergentes de acordo com instituição de origem do primeiro autor de cada artigo, conforme a Tabela 2.

Diante de uma média de 4,3 artigos de temas emergentes em Gestão de Pessoas produzidos por instituição, as instituições que se destacaram foram FGV/RJ, UFMG, UNB, UFRGS/RS, FUCAPE/ES. Entre elas, a FGV/RJ e a UFMG possuem uma maior produção, sendo aprodução da FGV/RJ mais concentrada em artigos relacionados à gestão da diversidade e a UFMG em artigos relacionados à Gestão de Pessoas no setor público.

A concentração de artigos sobre Gestão da diversidade na FGV-RJ pode ser explicada pela criação,

em 2013, do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão de Excelência. Coordenado pelos professores

(9)

Carmen Migueles, Helio Arthur Reis Irigaray e Marco Tulio Zanini, o núcleo possui interesse em diversos temas entre eles a Gestão da Diversidade e Equidade de Gêneros (EBAPE-FGV, 2013).

Tabela 2: Tema por instituição.

Altamente qualificadas Assédio Moral Expatriação e Repatriação G P ADM PÚBLICA Gestão da diversidade Recrutamento e Seleção Remuneração Teletrabalho Vínculo Empregatício

Total %

FGV/RJ - - - 3 5 - - - - 8 7,7%

UFMG - 2 - 5 - - - 7 6,7%

UNB - - - 5 - - - 5 4,8%

UFRGS/RS - - 2 3 - - - 5 4,8%

FUCAPE/ES - - 3 3 - - - 6 5,8%

FGV/SP - - 1 - 2 1 - - 4 3,8%

Universidade Presbiteriana Mackenzie - 1 - 1 2 - - - - 4 3,8%

UNIFESP/SP 1 - - 1 - - - - 1 3 2,9%

PUC/RJ - - - 1 - 1 1 - 3 2,9%

UFC/CE - - - 2 - - 1 - 3 2,9%

PUC/MG - - - - - 1 - 2 3 2,9%

USP - - - 1 2 - - - - 3 2,9%

UFSC - 1 - 1 - - - - 2 1,9%

UFPB - - - 2 - - - - 2 1,9%

UFLA - - - 2 - - - - 2 1,9%

UNIFAL/MG - - - 2 - - - 2 1,9%

UFSM - - - 2 - - - 2 1,9%

UFV - - - 2 - - - 2 1,9%

UFRJ - - - 1 1 - - - - 2 1,9%

UFES - - - 1 1 2 1,9%

FAC. NOVOS HORIZONTES/MG - - - 2 - - - 2 1,9%

Universidade Estácio de Sá RJ - - - 2 - 2 1,9%

UFBA - - - 1 - - - - 1 2 1,9%

Outros 1 1 2 12 6 2 2 0 2 28 26,9%

Na UFMG, não foi identificado um grupo específico de estudo sobre o tema Gestão de Pessoas no setor público. Entretanto, ao analisar os dados do corpo docente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), disponíveis no site da instituição, percebe-se que vários professores possuem este tema como área de interesse, o que pode influenciar na produção de artigos sobre o tema.

As universidades ou instituições que apareceram nos artigos estudados com apenas uma publicação, foram enquadradas na categoria Outros. São 29 universidades, entre elas: UFRPE, Banco Central do Brasil – BCB, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Paraná, FACULDADES ICESP/BRASÍLIA, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), FUMEC/MG, Universidade Federal de São João del-Rei, Faculdade Meridional – IMED, Ibmec/RJ, PUC/PR, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BH, Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), PUCRS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Gávea Investimentos, Escola Superior de Administração e Gestão (Esags), UNIVERSIDADE POTIGUAR, Faculdade de Tecnologia Senai-Cimatec, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO RJ, Universidade Estadual de Maringá, UFRN, FAC. ANÍSIO TEIXEIRA/BA, UFJF, FUND. INST. ADM. - FIA/SP, UFMA e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A tabela 3 demonstra que, no que diz respeito à evolução das publicações no período estudado – de

2011 a 2015 –, ainda que seja possível observar variações na predominância de artigos sobre determinados

(10)

temas a cada ano, o número total de publicações sobre temas emergentes em Gestão de Pessoas nesse período permaneceu constante, sendo uma média de 20,8 artigos publicados por ano nos periódicos investigados, com desvio padrão de apenas 1,9.

Tabela 3: Evolução de cada tema emergente por ano.

Evolução do Número de Artigos de cada tema emergente por Ano.

2011 2012 2013 2014 2015

Altamente qualificadas 0 0 1 0 1

Assédio Moral 0 0 2 1 2

Expatriação e Repatriação 2 2 4 0 0

G P ADM PÚBLICA 12 10 7 14 9

Gestão da diversidade 4 7 3 3 3

Recrutamento e Seleção 0 1 0 1 1

Remuneração 0 2 2 1 1

Teletrabalho 1 0 1 0 0

Vínculo Empregratício 3 0 1 2 0

TOTAL 22 22 21 22 17

A Tabela 3 também apresenta o destaque que as publicações sobre os temas Gestão de Pessoas na administração pública e Gestão da Diversidade tiveram em relação aos demais, independente do ano, no período abrangido por esta pesquisa. Este destaque está mais bem caracterizado a seguir.

Conteúdo da Produção

Na figura 1, é apresentada a distribuição dos artigos entre os temas emergentes estudados nesta pesquisa. Todos os temas tiveram mais de um artigo publicado neste período, entretanto, percebe-se uma predominância de estudos relacionados a dois temas específicos: Gestão de Pessoas no setor público (50%) e Gestão da Diversidade (19%). Os artigos relacionados aos outros sete temas emergentes representaram, juntos, apenas 31% do total.

Figura 1: Representação dos temas em relação ao total de artigos.

Diante da predominância de artigos relacionados à Gestão de pessoas no setor público e gestão da diversidade, optou-se por apresentar esses temas de acordo com questões mais específicas como a evolução do número de pesquisas com o passar dos anos e os assuntos mais estudados.

Em relação aos estudos sobre gestão de pessoas no setor público, percebeu-se, conforme figura 2, que de 2011 a 2013 houve uma queda nas publicações. Entretanto, o ano de 2014 teve o maior número de

Altamente qualificadas

2% Assédio Moral

5%

Expatriação e Repatriação

7%

G P ADM PÚBLICA 50%

Gestão da diversidade 19%

Recrutamento e Seleção

3%

Remuneração 6%

Teletrabalho

2% Vínculo Empregratício 6%

Representação dos temas em relação ao total de artigos

(11)

publicações em relação à Gestão de Pessoas no setor público. Em 2015 a produção, até outubro, foi de 09 artigos.

Figura 2: Representação dos temas em relação ao total de artigos.

Para analisar os estudos sobre o tema de acordo com suas características específicas, optou-se por categorizar os artigos de acordo com os seguintes assuntos levantados por Bandeira, Arruda, Cabral, Santos, Pessoa (2015): Comprometimento, Cultura, Competências, Qualidade de Vida, Gestão Estratégica de RH, Carreira, Satisfação no Trabalho, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, Mudança Organizacional, Liderança, Comportamento Organizacional, Recrutamento, Seleção e Capacitação, e Avaliação do Desempenho. Os cinquenta e dois artigos referentes ao tema Gestão de Pessoas na Administração Pública foram divididos dentro dessas categorias, conforme pode ser observado na figura 3.

Figura 3: Gráfico com os assuntos tratados nos artigos de gestão de pessoas na administração pública.

A análise do gráfico revela que os temas Comprometimento e Qualidade de Vida foram os que mais se destacaram, cada um representando 13% do total. Outra categoria relevante foi a de Cultura Organizacional que ficou com 12% do total. Para Botelho e Paiva (2011), o tema Comprometimento tem sido relevante para os estudos em gestão pública porque o Estado precisa visar à qualidade na prestação de seus serviços ao cidadão e, para que isso aconteça, o desempenho das atividades pelo servidor público deve ser célere e alcançar resultados eficazes, o que torna necessário um maior comprometimento dos seus servidores. Outros autores justificam a necessidade de mais estudos sobre o tema na área de gestão pública,

0 5 10 15

2011 2012 2013 2014 2015

Evolução dos estudos em Gestão de Pessoas no Setor público

13% 12%

10%

13%

6% 6%

10% 8% 8%

4% 6%

4% 2%

0%2%

4%6%

8%10%

12%14%

16%

01 23 45 67 8

CATEGORIAS GESTÃO DE PESSOAS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

QUANTIDADE %

(12)

devido a carência de pesquisas relatadas pela literatura (OLIVEIRA; CABRAL; SANTOS; PESSOA; ROLDAM, 2014).

Com referência ao tema Qualidade de Vida no Trabalho percebeu-se que é uma área de grande interesse por estudar as interações do homem com o trabalho, evidenciando os aspectos relacionados à saúde e ao adoecimento. Segundo Marques, Martins e Cruz Sobrinho (2011), o trabalho é um fator preponderante nos processos de saúde e adoecimento dos trabalhadores, impactando sobre a forma de viver e trabalhar das pessoas. Vilela, Garcia e Vieira (2013), informam ainda, que a implantação de um modelo gerencialista pela Administração Pública, impôs uma nova lógica nas rotinas do trabalhador tendo reflexos na qualidade de vida dessas pessoas, tornando relevante os estudos sob esse aspecto.

Quanto ao tema Cultura Organizacional, os estudos estavam focados sobre aspectos relacionados à Socialização Organizacional, Resiliência, Identificação com a Organização e Valores Organizacionais. A socialização foi considerada relevante pois o processo de adaptação do indivíduo a uma nova realidade é influenciada por questões culturais. Da mesma forma, a identificação do sujeito com a organização em que trabalha é preponderante porque enfatiza a importância da relação do indivíduo com seu ambiente de trabalho (CARVALHO et al., 2011; MARRA et al., 2014).

Por fim, importante destaque deve ser dado ao tema Avaliação de Desempenho que apresentou um resultado inexpressivo com relação aos demais, com apenas um artigo sobre o assunto. Devido à relevância da questão do desempenho do servidor público, tendo em vista uma maior exigência da sociedade por serviços públicos de melhor qualidade e sendo o servidor público o agente que efetivamente entrega os serviços ao cidadão, entende-se que seria de grande relevância a realização de mais pesquisas sobre essa temática (MENDES et al., 2000).

Em relação aos estudos sobre a gestão da diversidade, observa-se um pico em 2012, conforme figura 4. De 2011 a 2012, a produção sobre o tema quase dobrou, passando de quatro para sete artigos. Entretanto, a partir de 2012 a produção se manteve constante, sendo de três artigos por ano.

Figura 4: Gráfico com evolução dos estudos em Gestão da diversidade.

Os artigos que tratam sobre o tema também foram categorizados de acordo com seus assuntos específicos. Pesquisas sobre gestão da diversidade apontam sobre a heterogeneidade da força de trabalho que podem envolver aspectos como gênero, etnia, orientação sexual, idade, crenças religiosas, nacionalidade ou limitações físicas/psicológicas (BAHIA et al., 2010; SARAIVA et al., 2009; NKOMO et al., 1994). Nesse artigo,

0 2 4 6 8

2011 2012 2013 2014 2015

Evolução dos estudos em Gestão da diversidade

(13)

decidiu-se categorizar os artigos sobre gestão da diversidade da seguinte forma: Cultural, Sexualidade, Gênero, Raça e Etnia, e Pessoas com Deficiência. Conforme a figura 5, é possível compreender a distribuição dessas categorias dentro da temática sobre Gestão da Diversidade.

Figura 5: Gráfico sobre assuntos tratados nos artigos de gestão da diversidade.

Analisando o gráfico, tem-se que a categoria Pessoas com Deficiência obteve um resultado expressivo com relação às demais, ficando com 55% dos artigos sobre Diversidade. As pesquisas sobre Gestão de Pessoas com Deficiência apresentaram maior evidência a partir da promulgação da Lei 8.213/91, que trata da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, obrigando empresas com mais de 100 funcionários a destinarem de 2% a 5% de suas vagas para pessoas nessas condições. No entanto, para Assis e Carvalho-Freitas (2014), o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações tem revelado grandes dificuldades, tanto no que se refere ao processo de recrutamento quanto na retenção desses profissionais. Em seus estudos, Assis e Carvalho-Freitas (2014) afirmam que apesar de terem se passado mais de 20 anos da implementação da lei, as empresas ainda não têm cumprido a sua parte (ASSIS et al., 2014;

MOREIRA et al., 2015).

Campos et al. (2013) afirmam que os estudos sobre inclusão de pessoas com deficiência ainda são escassos. De qualquer forma, diante dos resultados encontrados nessa pesquisa pode-se dizer que o cenário tem melhorado. Em uma meta-análise realizada por Souza et al. (2011) em artigos publicados no período de 2001 a 2010, os autores encontraram apenas 2 artigos, de um total de 117, que tratavam sobre pessoas com deficiência, representando 2% da amostra. Nesta meta-análise, entretanto, foi encontrado um resultado considerado mais promissor, sendo o quantitativo aumentado para 20 em um total de 104 artigos pesquisados, que resultou em 19% do total da amostra.

Características Metodológicas

Meneses et al. (2014) chamam a atenção para a prevalência de pesquisas teórico-empíricas em Gestão de Pessoas. Souza et al. (2011) sugerem que esta prevalência ocorre pela aplicabilidade dos conceitos da área na prática das organizações. Conforme a figura 6, os resultados encontrados demonstraram uma diferença significativa entre o número de estudos teórico-empíricos, que representaram 93% do total, em

15% 5% 15% 10%

55%

0%

20%

40%

60%

0 5 10 15

CULTURAL SEXUALIDADE GÊNERO RAÇA E ETNIA PESSOAS COM DEFICIENCIA Assuntos tratados nos artigos de gestão da diversidade

QUANT. %

(14)

relação aos trabalhos estritamente teóricos, que foram apenas 7%, confirmando esta prevalência também para os temas emergentes.

Figura 6: Gráfico sobre natureza e tipo de pesquisa.

Ao considerar o tipo de pesquisa utilizado, a maior parte das pesquisas teórico-empíricas foi de cunho qualitativo (54%), outra grande parte foi de cunho quantitativo (38%) e apenas uma pequena parte usou triangulação, aplicando tanto métodos quantitativos como qualitativos (8%).

Em relação ao método de coleta, assim como observado por Meneses et al. (2014) e Souza et al.

(2011), os instrumentos mais utilizados foram survey/questionário e entrevistas, respectivamente. É importante ressaltar que os artigos enquadrados na categoria multi-métodos são todos os artigos que adotaram o tipo de pesquisa qualitativa-quantitativa somados aos artigos qualitativos que utilizaram mais de um método de coleta. No que se refere ao método de análise utilizado, a maioria utilizou análise de conteúdo (42%) e análise estatística (34%) (Tabela 4).

Tabela 4: Método de coleta e análise das pesquisas.

MÉTODO DE COLETA # % MÉTODO DE ANÁLISE # %

Entrevista 29 30% Análise de conteúdo 41 42%

Survey/Questionário 30 31% Análise estatística 33 34%

Etnografia 1 1% Não identificado 10 10%

Pesquisa documental 9 9% Análise de discurso 7 7%

Grupo Focal 2 2% Outros 3 3%

Multi-métodos 26 27% Multi-método 3 3%

Mascarenhas et al. (2013) afirmam que as decisões relativas aos métodos utilizados nos trabalhos acadêmicos refletem o reconhecimento do rigor destes trabalhos. A transparência nas explicações sobre as práticas usadas para coletar dados e transformar observações em resultados e conclusões são importantes para demonstrar a coerência entre o problema, a teoria e a metodologia. Em seus estudos sobre a produção científica brasileira em Gestão de Pessoas, de 2001 a 2010, eles encontraram como principais fragilidades metodológicas as justificativas insuficientes, a alegação formal de procedimentos e o pouco detalhamento do percurso metodológico.

Nesta pesquisa, conforme apresentado na tabela 4, não foi possível identificar o método de análise

em dez dos artigos (10% do total), corroborando a fragilidade de pouco detalhamento do percurso

metodológico também para os temas emergentes em Gestão de Pessoas.

(15)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste estudo mapeou-se o perfil da produção acadêmica de 2011 a 2015, sobre temas considerados emergentes na área de gestão de pessoas, publicados nos principais periódicos nacionais, Qualis de Administração de A2 a B2. Os resultados encontrados mostraram que o número de artigos se manteve constante com o passar dos anos, sendo uma média de 20,8 artigos publicados por ano e um desvio padrão de 1,9. A maior parte dos artigos está publicado nos periódicos Cadernos EBAPE.BR, RAP, RAM, RAC, REAd e O&S. Os periódicos Cadernos EBAPE.BR e RAP se destacaram entre os outros, sendo os temas de maior produção relacionados à Gestão de Pessoas na administração pública e gestão da diversidade, respectivamente.

Em relação à origem dos artigos, a FGV/RJ e a UFMG possuem uma maior produção, sendo a produção da FGV/RJ mais concentrada em artigos relacionados à gestão da diversidade e a UFMG em artigos relacionados à Gestão de Pessoas no setor público. Na FGV/RJ existe um grupo cujo interesse é temas ligados à Sustentabilidade e Gestão de Excelência e na UFMG diversos professores possuem como tema de interesse a gestão pública. Tais fatos podem explicar o destaque dessas instituições.

Nos artigos de Gestão de Pessoas da administração pública, os temas Comprometimento e Qualidade de Vida foram os que que tiveram maior número de publicações. O cenário atual, no qual destaca-se a necessidade de uma prestação de serviço público mais eficiente e eficaz, intensifica as discussões acerca do desempenho das atividades pelo servidor público. Essa nova lógica modifica as rotinas de trabalho dos servidores refletindo na qualidade de vida desses trabalhadores. Entretanto, apesar desse cenário, o tema Avaliação de desempenho obteve pouca expressividade nos estudos relacionados à gestão pública.

Os estudos de gestão da diversidade tiveram seu pico de produção em 2012 e, a partir desse ano, se mantiveram constantes. A maioria das pesquisas desse tema possuem como objeto de estudo as pessoas com deficiência, o que evidencia um maior interesse, nos últimos anos, da academia em relação a essas minorias.

Conclui-se, dessa forma, que os temas Gestão de Pessoas na administração pública e Gestão da diversidade não são mais temas emergentes, uma vez que possuíram um grande número de publicações durante o período, principalmente a Gestão de pessoas no setor público, que se destacou. Os outros temas podem, ainda, ser considerados emergentes já que não tiveram um número alto de publicações.

REFERÊNCIAS

ASSIS, A. M.; CARVALHO-FREITAS, M. N.. Estudo de caso sobre a inserção de pessoas com deficiência numa organização de grande porte. Revista Eletrônica de Administração, v.20, n.2, p.496-528, 2014.

BAHIA M. S.; SCHOMMER, P. C.. Inserção profissional de pessoas com deficiência nas empresas: responsabilidades, práticas e caminhos. O. & S., Salvador, v.17, n.54, p.439-461, 2010.

BANDEIRA, E. L.; ARRUDA, H. R.; CABRAL, A. C.; SANTOS, S.

M.; PESSOA, M. N. M.. Estado da arte sobre gestão de

pessoas no setor público: panorama dos estudos realizados entre 2005 e 2014. In: ENGPR, 5. Anais. Salvador: 2015.

BOTELHO, R. D.; PAIVA, K. C. M.. Comprometimento organizacional: um estudo no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Revista de Administração Pública, v.45, n.5, p.1249-1283, 2011.

CALISKAN, E. N.. The impact of strategic human resource management on organizational performance. Journal of Naval Science and Engineering, p.100-116, 2010.

(16)

CAMPOS, J. G. F.; VASCONCELLOS, E. P. G.; KRUGLIANSKAS, G.. Incluindo pessoas com deficiência na empresa: estudo de caso de uma multinacional brasileira. Revista de

Administração, v.48, n.3, p.560-573, 2013.

CARVALHO, V. D.; BORGES, L. O.; VIKAN, A.; HJEMDAL, O..

Resiliência e Socialização Organizacional entre Servidores Públicos Brasileiros e Noruegueses. RAC, v.15, n.5, p.815- 833, 2011.

CARVALHO-FREITAS, M. N.. Inserção e gestão do trabalho de pessoas com deficiência: um estudo de caso. Revista de Administração Contemporânea, n.13, p.121-138, 2009.

CARVALHO NETO, A. M.. Relações de trabalho e gestão de pessoas: entre o macro e o micro? Provocações

epistemológicas. REGE - Revista de Gestão, v.19, n.2, 2012.

DEADRICK, D. L.; GIBSON, P. A.. Revisiting the research- practice gap in HR: a longitudinal analysis. Human Resource Management Review, v.19, n.2, p.144-153, 2009.

DUTRA, J. S.. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.

EBAPE. EBAPE cria o núcleo de estudos em sustentabilidade e gestão de excelência. FGV, 2013.

FERNANDES, M. E. R; CARVALHO NETO, A. M.. Gestão dos múltiplos vínculos contratuais nas grandes empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, n.45, p.48-59, 2005.

FISCHER, A. L.. A constituição do modelo competitivo de gestão de pessoas no Brasil: um estudo sobre as empresas consideradas exemplares. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

FLEURY, M. T. L.. Gerenciando a diversidade cultural:

experiências de empresas brasileiras. RAE - Revista de Administração de Empresas, v.40, n.3, p.18-25, 2000.

FREITAG, B. B.; FISCHER, A. L., ALMEIDA, K. N. T.. Há Produção de Temas Emergentes em Gestão de Pessoas?. In:

ENANPAD, 36. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2012.

HOMEM, I. D; DELLAGNELO, E. H. L.. Novas formas organizacionais e os desafios para os expatriados. RAE Eletrônica, v.5, n.1, p.1-21, 2006.

MARTININGO FILHO, A; SIQUEIRA, M. V. S.. Assédio moral e gestão de pessoas: uma análise do assédio moral nas organizações e o papel da área de gestão de pessoas.

Revista de Administração Mackenzie, v.9, n.5, p.11-34, 2008.

MACÊDO, D. F; OLIVEIRA, R. S; SANTOS; J. M.; GOMES, C. M.

F.. Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho: Análise da Produção Científica Publicada nos anais dos EnGPR. In:

ENANPAD, 39. Anais. Belo Horizonte: ANPAD, 2015.

MACHADO-DA-SILVA, C. L., CUNHA, V. C., AMBONI, N..

Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: ENANPAD, 14. Anais. Florianópolis: ANPAD, 1990.

p.11-28

MARQUES, S. V. D. O.; MARTINS, G. B.; CRUZ SOBRINHO, O..

Saúde, trabalho e subjetividade: absenteísmo-doença de trabalhadores em uma universidade pública. Cadernos EBAPE.BR, v.9, p.668-680, 2011.

MARRA, A. V.; FONSECA, J. A.; MARQUES, A. L.. O Processo de Identificação Organizacional frente à Reforma

Administrativa: um Estudo Exploratório. Revista de Administração Mackenzie, v.15, n.1, 2013.

MASCARENHAS, A. O.; BARBOSA, A. C. Q.. Produção científica brasileira em gestão de pessoas no período 2000- 2010. RAE, São Paulo, v.53, n.1, p.35-45, 2013.

MENDES, V. L. P. S.; TEIXEIRA, F. L. C.. O Novo Gerencialismo e os Desafios para a Administração Pública. In: ENANPAD, 24. Anais. Florianópolis: ANPAD, 2000.

MENESES, P. P. M.; COELHO JÚNIOR, F. A.; FERREIRA, R. R.;

PASCHOAL, T.; SILVA FILHO, A. I.. A produção científica brasileira sobre a gestão de recursos humanos entre 2001 e 2010. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v.15, n.4, p.110-134, 2014.

MOREIRA, L. B.; CAPPELLE, M. C. A.; CARVALHO-FREITAS, M.

N.. A dinâmica identitária de pessoas com deficiência: Um estudo de caso no Brasil e Estados Unidos. RAM - Rev. Adm.

Mackenzie, São Paulo, v.16, n.1, p.40-61, 2015.

NKOMO, S.; COX, T.. Diversidade e identidade nas organizações. In: CLEGG, S.; HARDY, C.; NORD, W. W..

Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999.

OLIVA, E. C.; ALBUQUERQUE, L. G.. Sistema de remuneração de executivos e conselheiros como suporte à estrutura de governança corporativa. BASE, v.4 , n.1, p.61-73, 2007.

OLIVEIRA, M. J. L.; CABRAL, A. C. A.; SANTOS, S. M.; PESSOA, M. N. M.; ROLDAN, V. P. S.. Comprometimento

organizacional e regime de remuneração: estudo em uma carreira pública de auditoria fiscal. RAM - Rev. Adm.

Mackenzie, v.15, n.5, p.72-101, 2014a.

OLIVEIRA, M. J. L.. Comprometimento organizacional e regime de remuneração: estudo em uma carreira pública de auditoria fiscal. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, v.15, n.5, 2014.

PAULINO, M. L. S.. Dimensão estratégica do recrutamento e seleção de pessoal. Administração de Empresas em Revista, v.9, p.145-170, 2010.

SAKUDA, L. O; VASCONCELOS, F. C.. Teletrabalho: desafios e perspectivas. Organização & Sociedade, v.12, n.33, p.39-49, 2005.

SARAIVA, L. A. S; IRIGARY, H. A. R.. Políticas de diversidade nas organizações: uma questão de discurso?. RAE, São Paulo, v.49, n.3, p.337-348, 2009.

SIQUEIRA, L. M.. As práticas de gestão de pessoas como determinantes da aprendizagem organizacional: um estudo empírico nas cooperativas de crédito do Espírito Santo. In:

ENANPAD, 39. Anais. Belo Horizonte: ANPAD, 2015.

(17)

SOUZA, C.; ROGLIO, K. D. D.; TAKAHASHI, A. D. W.. Meta- análise da Produção Acadêmica em Gestão de Pessoas no Brasil (2001-2010). In: ENGPR, 3. Anais. João Pessoa, 2011.

TEIXEIRA, M. L. M.; IWAMOTO, H. M.; MEDEIROS, A. L..

Estudos bibliométricos (?) em administração: discutindo a transposição de finalidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v.14, n.3, p.423-452, 2013.

TONELLI, M. J.; CALDAS, M. P. C.; LACOMBE, B. M. B.;

TINOCO, T.. Produção acadêmica em recursos humanos no Brasil: 1991-2000. Rev. Adm. Empres., São

Paulo, v.43, n.1, p.1-18, 2003.

ULRICH, D.. Os campeões de Recursos Humanos: inovando para obter os melhores resultados. São Paulo: Futura, 2003.

VALERIO NETTO, A.; VALERIO, D. M.. Gestão de pessoas altamente qualificadas em pequenas empresas de base tecnológica. Revista de Administração Mackenzie, v.7, n.3, p.132-147, 2006.

VILELA, E. F; GARCIA, F. C.; VIEIRA, A.. Vivências de prazer- sofrimento no trabalho do professor universitário: estudo de caso em uma instituição pública. Revista Eletrônica de Administração, v.19, n. 2, p.517-540, 2011.

WOLF, F. M.. Meta-analysis: Quantitative methods for research synthesis. Berverly Hills: Sage Publications, 1986.

Referências

Documentos relacionados

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

A estrutura deste trabalho está organizada da seguinte forma: na seção 2 está descrito o processo de mapea- mento do ambiente, utilizando a representação espacial em grade

A Presidente da Comissão de Saúde agradeceu a presença da Delegação da Comissão do Parlamento Federal Alemão (Bundestag) para a Saúde, da Comissária das

Dutra (2006, p.42) afirma que “este modelo deve funcionar como uma lente capaz de ajudar a enxergar a realidade e complexidade, descortinando o invisível, ou seja,

coesão da equipe; alto nível de alinhamento na busca da realização de objetivos. Devido ao seu papel na tomada de decisões, os gerentes e executivos são

A entrevista de seleção é descrita como um evento no qual indivíduos buscam controlar impressões que outros formam a seu respeito no que tange a comportamentos, crenças e