• Nenhum resultado encontrado

Voluntariado para a Cooperação Sessão de Esclarecimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Voluntariado para a Cooperação Sessão de Esclarecimento"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O Grupo de Trabalho para os Recursos Humanos para a Cooperação da Plataforma Portuguesa das ONGD organiza uma Sessão de Esclarecimentos sobre Voluntariado para a Coope-ração e apresentação públi-ca do Guia para o Coope-rante elaborado por aquele grupo, no próximo dia 5 de Dezembro, entre as 10h00 e as 16h00, no espaço Santa Catarina na Junta de Fre-guesia de Santa Catarina (Largo Dr. António de Sou-sa Macedo, nº 7 , 1200-153 Lisboa).

O Guia do Cooperante trata-se de um documento no qual o grupo tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos dois anos e que

pre-tende compilar toda a infor-mação útil para aqueles que desejam partir para traba-lhar no terreno. Longe de querer organizar uma dis-cussão teórica em torno dos conceitos de Voluntariado ou Cooperação, este Guia apresenta além das informa-ções práticas, um conjunto de pistas que iniciam a reflexão sobre esses assun-tos.

Resultado de um trabalho conjunto entre todas as Organizações do Grupo de Trabalho, este Guia promo-ve a actividade dos voluntá-rios e cooperantes e des-constrói alguns mitos. Esta-rá disponível na página

www.plataformaongd.pt

para quem o quiser consul-tar.

A Sessão de Esclarecimentos sobre Voluntariado para a Cooperação contará com uma pequena palestra pro-ferida por Sónia Fernandes, presidente da Escola de Voluntariado Pista Mágica, sobre o enquadramento conceptual do Voluntariado

para a Cooperação, as suas estratégias, desafios e opor-tunidades, e com a apresen-tação de testemunhos de quatro voluntários que nos contarão a sua experiência no terreno e o trabalho que desenvolveram em diferen-tes áreas.

Para participar basta que envie um email com o seu nome e contacto para:

ana.resende@plataformaong d.pt

Sessão de Esclarecimento

Este grupo é composto pelas ONGD :

Fundação Champagnat

FEC

ISU Leigos Boa Nova Médicos do Mundo

Saúde em Português

(2)

SOBRE A PLATAFORMA

A Plataforma Portuguesa foi constituída em 23 de Março de 1985, imediatamente antes da adesão de Portugal à Comunidade Europeia. Desde 1986 que o número de organizações tem vindo a aumentar de ano para ano e, hoje, a Plataforma integra 55 ONGD - Organizações Não Governamentais de Cooperação para o Desenvolvimento.

Fruto de heterogeneidade dos seus membros, a Plataforma pretende ser um elo de ligação entre as ONGD, a sociedade civil, os órgãos de sobe-rania e outras instituições com vista a potenciar as suas acções num mundo cada vez mais globalizado e carenciado de solidariedade.

A Plataforma tem como objectivos principais:

a) Promover modelos de desenvolvimento sustentado e integrado no estrito respeito pelos Direitos Humanos;

b) Acompanhar e influenciar a concepção, a execução e a avaliação das políticas de Desenvolvimento e de Cooperação a nível nacional e internacional;

c) Propor, incentivar e defender medidas económicas, comerciais e financeiras que respeitem os interesses das populações dos países do Sul e do Norte;

d) Sensibilizar a opinião pública, os decisores e os governos para a urgência de promover um desenvolvimento equitativo e participativo, aos níveis local, nacional, regional e mundial;

e) Facilitar a reflexão e o debate das ONGD sobre áreas temáticas, geográficas e técnicas no âmbito do Desenvolvimento e da Coopera-ção, bem como desenvolver acções de formação;

f) Contribuir para o desenvolvimento institucional e para o reforço da capacidade de intervenção, assim como para o reconhecimento do direito de participação, do sector não-governamental e da sociedade civil dos países do Norte e do Sul;

g) Desenvolver todos os esforços no sentido de aumentar o grau de representatividade do movimento das ONGD, como parte activa da sociedade civil;

h) Representar as ONGD portuguesas, nomeadamente perante os Órgãos de Soberania nacionais, e o CONCORD;

i) Apoiar a promoção das culturas dos países do Sul e do Norte e incentivar o seu intercâmbio.

As organizações que não são membros são convidadas a utilizar gratui-tamente o website da Plataforma onde encontra a actualidade sobre cooperação para o Desenvolvimento. Enquanto membro da Plataforma terá acesso a publicações, acções de formação e a informações exclusivas para os associados.

Para mais informações sobre como solicitar a adesão à Plataforma das ONGD pode contactar o Secretariado da Plataforma:

Rua da Madalena Nº91 2ºEsq 1100-319 ~ Lisboa

info@plataformaongd.pt www.plataformaongd.pt

Para subscrever a newsletter enviei e-mail com a palavra subscrição para: website@plataformaongd.pt MEMBROS da Plataforma ACEP ADDHU ADDOCERE ADPM ADRA AIDGLOBAL AGPD AJAP AJP AMU APCD APCS APOIAR Caritas CIC CIDAC Chapitô CPR Engenho e Obra FCL Fundação Champagnat FEC Fund. Bomfim Fund. Gonçalo da Silveira Fund. Oliveira Martins GRAAL Helpo Humana global IAC IED IEEI IMVF INDE ISU Leigos MdM-P Monte Mundo a Sorrir OIKOS OMAS PCI Pro Dignitate REAPN Saúde em Português SOLIDITAS SOLSEF SOPRO SUL TESE Terras Dentro UMP UNICEF URBÁFRICA VIDA VITAE MEMBROS da DIRECÇÃO Presidente Hermínia Ribeiro - (IMVF)

***

João Martins - (ADRA) João Rabaça - (TESE) Paula Fernandes - (MdM)

Marta Alter - (MONTE)

GRUPOS DE TRABALHO • Ajuda Humanitária e de

Emergência

• Recursos Humanos para

o Desenvolvimento

• Grupo Aidwatch • Educação para o

(3)

Conteúdos

Editorial

Voluntariado para a Cooperação Sessão de Esclarecimento

Presentes Solidários Sugestões para este Natal

Assembleia Geral da Plataforma

Fórum Lisboa

Seminário Anual AidWatch

Conferências e Eventos

Publicações e Relatórios

Oportunidades de Financiamento

Caros leitores,

O próximo mês de Dezembro é um mês de comemora-ções, entre elas o Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 5 de Dezembro, dia comemorado pelo nosso Grupo de Trabalho Recursos Humanos para a Cooperação através de uma Sessão de Esclarecimento sobre Voluntariado para a Cooperação. Tal iniciativa pretende não só esclarecer algumas dúvidas sobre o voluntariado, mas também apresentar alguns testemu-nhos e dar a conhecer o Guia dos Recursos Humanos para a Cooperação, um guia prático, elaborado por este Grupo que organizar uma série de informação útil para todos os que sentem poder fazer a diferença apoiando as populações mais carenciadas.

Com Dezembro chega também o Natal e por isso dedi-cámos a secção projectos ONGD aos presentes solidários das nossas associadas. Veja as sugestões que temos para si, dê àqueles que lhe são próximos e ajude assim milha-res de pessoas desfavorecidas!

O Fórum Lisboa e o Seminário Anual AidWatch são outros dos assuntos focados nesta edição. O primeiro que decorreu em Lisboa de 13 a 14 de Novembro, sob o tema “Criar uma Cultura de Direitos Humanos através da Educação”, teve como objectivo criar uma Plataforma de diálogo e de partilha de experiências e boas práticas entre a Europa e outras regiões do Mundo. Já o segun-do, organizado pelo CONCORD em Bruxelas, de 4 a 6 de Novembro, pretendeu ser não só um espaço de deba-te e partilha de experiências sobre a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), mas também um momento de trabalho no qual se estabeleceu as prioridades para a estratégia 2009/2011.

Aproveitamos para informar que a Plataforma Portugue-sa das ONGD mudará de instalações no final deste mês para a Avenida Infante Santo, nº21, 2º esq. intermédio, 1350-177 Lisboa. Boa leitura! O secretariado da Plataforma 1 4 6 7 6 8 9 10

(4)

Projectos de ONGD

Presentes Solidários

Sugestões para este Natal

Neste Natal seja solidário, dê

àqueles que lhe são próximos e ajude assim milhares de pes-soas desfavorecidas!

A Plataforma deixa aqui as sugestões das nossas associadas: AidGlobal

A AidGlobal leva a cabo o pro-jecto “Mãos Solidárias” através da realização de produtos que designam de solidários uma vez que a sua produção é feita de uma forma graciosa e todos os materiais utilizados são doados à AidGlobal por empresas, entidade e particulares.

Para participar neste projecto, basta apresentar à AidGlobal sugestões de produtos com um design inovador, com utilidade e feitos a partir de materiais diversos.

Um bom exemplo é o caso das malas reversíveis com o design cedido graciosamente pela empresa Antisaque que junta

por um lado o tecido típico Moçambicano: a capulana, e do outro lado as famosas chitas de Alcobaça que foram doadas pelos Armazéns Elísio. Este produto simboliza a coopera-ção entre Portugal e Moçambi-que.

Deste modo, todas as empre-sas, entidades e particulares estão convidadas a juntar as suas mãos solidárias neste pro-jecto, exercendo através dele a sua responsabilidade social e cidadania. Saiba como, contac-tando o Gabinete de Comuni-cação da AidGlobal através dos números 212 471 741 | 960 486 838 ou e-mail comunica-cao@aidglobal.org.

Na página da AidGlobal pode-rá ainda conhecer todos os produtos solidários, e encon-trar algumas sugestões para as suas prendas de Natal.

A AidGlobal disponibiliza ain-da um conjunto de 3 postais de Natal em papel reciclado, com a mensagem de Feliz Natal e Boas Festas.

As receitas resultantes desta iniciativa revertem, na íntegra, para os projectos da organiza-ção.

Fundação Evangelização e Culturas

Este é o Natal em que todos podemos “Dar a Duplicar!”. Esta é a oportunidade ideal para marcar a diferença e asso-ciar-se a este dinamismo de solidariedade!

Através da Campanha Presen-tes Solidários 2009 da FEC, está a contribuir de forma creta para a melhoria das con-dições reais de vida de inúme-ras famílias dos Países Lusófo-nos. A sua compra, feita em nome de um amigo, colega ou familiar seu, será um motivo de esperança para a vida de tantos homens, mulheres e crianças que nestes países enfrentam situações adversas a um desenvolvimento justo e sustentado.

Ao comprar um Presente Soli-dário, o seu dinheiro será entregue aos parceiros da FEC no terreno que farão a compra e a entrega dos bens a quem deles mais precisa. Receberá também um postal relativo ao presente que comprou e que poderá oferecer pessoalmente aos seus amigos, colegas ou familiares como um presente seu neste Natal.

(5)

Desta forma, a Campanha Pre-sentes Solidários 2009 concre-tiza o slogan "Dar a duplicar": está a contribuir directamente com o seu dinheiro para a melhoria das condições de vida das famílias dos Países Lusófo-nos, e esta sua oferta será feita em nome do seu amigo, colega ou familiar que será surpreen-dido pela sua originalidade e generosidade, ao receber o pos-tal ilustrado.

A sua encomenda poderá ser feita no site da FEC -

www.fecongd.net/

Fundação Champagnat Apoie a Fundação Champag-nat adquirindo o postal de Natal da Casa da Criança de Tires! Com apenas 2 sorrisos, o nosso Natal pode ser mais feliz! S a i b a m a i s e m

www.fundacaochampagnat.org

Médicos do Mundo

Os Médicos do Mundo dispo-nibilizam no seu site –

www.medicosdomundo.pt – o catálogo dos seus presentes solidários, sugestões originais para surpreender os seus ami-gos que vão desde agendas, estojos, postais, velas, t-shirts e brinquedos.

Sopro

Ao comprar Postais Solidários da Sopro estará a contribuir de forma concreta e real para um desenvolvimento global mais justo e equilibrado. Em vez de uma simples lembrança, ofere-ça um presente que pode real-mente transformar a vida de inúmeras famílias mais desfa-vorecidas em Moçambique. Esta organização disponibiliza seis tipos de postais que pode

encomendar no através do site

http://www.sopro.org.pt/ main/

Cada postal terá um custo de 0,50€ com envelope. Se desejar encomendar, necessita apenas de preencher uma Nota de Encomenda e enviá-la por email.

Unicef

As suas compras de cartões e produtos UNICEF contri-buem para fazer uma diferença concreta no presente e no futu-ro de muitas crianças que vivem em condições de pobre-za e diariamente enfrentam dificuldades ao nível da ali-mentação, cuidados de saúde, educação e protecção. Enco-mende já no website da organi-zação - http://www.unicef.pt/!

(6)

Nacional

Assembleia Geral da Plataforma

Realizar-se-á no próximo dia

15 de Dezembro 9ª Assembleia Geral Extraordinária e a 22ª Assembleia Geral da Platafor-ma Portuguesa das ONGD. As ordens de trabalho incluem a aprovação da alteração dos

estatutos, a apresentação, dis-cussão e aprovação do Plano de Actividades e Orçamento pre-visional para 2009, a aprecia-ção de candidaturas à Platafor-ma e admissão de novos mem-bros e a discussão sobre sus-pensão ou exclusão de

Associa-dos da Plataforma não cumpri-doras dos Estatutos, entre outros assuntos de interesse. Deste modo, se for associado da Plataforma compareça!

Fórum Lisboa

9ª Assembleia-Geral Extraordinária: 17h00 22ª Assembleia-Geral : 18h00

Avenida Infante Santo, nº21, 2º esq. intermédio, Lisboa

Teve lugar nos passados dias 13 e 14 de Novembro, a edi-ção de 2009 do Fórum Lisboa. O Fórum Lisboa, organizado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa teve, este ano, o apoio da iniciativa das Nações Unidas, Aliança de Civilizações. Tendo como objectivo criar uma Plataforma de diálogo e de partilha de experiências e boas práticas entre a Europa e outras regiões do Mundo - especialmente o Médio Oriente, África e os paí-ses do Sul do Mediterrâneo - o Fórum deste ano teve como tema: “Criar uma Cultura de Direitos Humanos através da Educação”.

Uma vez que muitas das asso-ciadas da Plataforma trabalham nesta área, e o que o seu

traba-lho é altamente reconhecido a nível nacional, o Centro Norte -Sul pediu a colaboração da Plataforma para identificar as ONGD que trabalham na área em Portugal e dinamizar a mostra de boas práticas que decorreu no dia 14 de Novem-bro, a meio da manhã. Com esta mostra de boas práticas ambicionou-se dar uma maior visibilidade às organizações portuguesas que trabalham Educação para os Direitos Humanos.

A mostra de boas práticas, cuja organização e dinamização ficou a cargo do Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento da Platafor-ma, consistiu na passagem de um filme sobre o trabalho das várias organizações do grupo seguido de um debate

silencio-so, onde os participantes podiam escrever comentários e perguntas sobre o filme e sobre o trabalho das organizações portuguesas. Simultaneamente à passagem do filme, houve também um espaço expositivo em permanência onde as ONGD participantes puderam deixar o seu material e contac-tar com os convidados do Fórum.

Foram dois dias muito enri-quecedores para as organiza-ções participantes, que pude-ram, não só demonstram o que de melhor se faz no país em matéria de Educação para Direitos Humanos como tam-bém aprofundar relações com organizações parceiras do Sul, também convidadas no âmbito deste evento.

(7)

Internacional

Seminário Anual AidWatch

De 4 a 6 de Novembro, reali-zou-se, em Bruxelas o Seminá-rio Anual AidWatch. Com a participação de cerca de 50 representantes de redes e Pla-taformas Nacionais, incluindo a Plataforma Portuguesa das ONGD, este encontro preten-deu ser não só um espaço de debate e partilha de experiên-cias sobre a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), mas também um momento de tra-balho no qual se estabeleceu as prioridades para a estratégia 2009/2011.

A iniciativa Aidwatch é uma iniciativa pan-Europeia com-posta por acções e campanhas de lobby que visam monitori-zar e advogar a qualidade e quantidade da ajuda fornecida pelos Estados Membro da UE e pela Comissão Europeia. A rede Aidwatch assume-se assim como um grupo activo, composto por peritos da socie-dade civil de cerca de 27 Esta-dos Membros, que trabalham em conjunto para que os Governos mantenham os seus compromissos relativamente à

quantidade e qualidade da Ajuda. Além das acções de lobby, campanhas de media e actividades, todos os anos, o grupo elabora e publica um relatório que analisa a perfor-mance de cada estado membro e da comissão europeia no que respeita à APD.

2010 e 2011 vão ser anos importantes no que respeita esta temática. 2010 é o prazo limite para a União Europeia cumprir a sua próxima meta de Ajuda Pública ao Desenvol-vimento, sendo também o pra-zo limite para muitas das metas estabelecidas em Paris e em Accra sobre eficácia da aju-da. 2011 é o ano do próximo Fórum de Alto Nível sobre Eficácia da Ajuda, sendo tam-bém o ano em que teremos acesso aos dados que mostram se as metas estabelecidas foram ou não cumpridas.

O Aidwatch terá, por isso, de estar pronto e agir de forma decisiva em 2010 para garantir que a UE fará um esforço final para atingir os seus objectivos e para fazer com que os gover-nos se comprometam com metas mais ambiciosas em matéria de eficácia da Ajuda. A agenda para 2010-2011 salienta a importância da

capa-citação feita em 2008-2009, apostando novamente não só na capacitação, mas também nas acções estratégicas de advocacia Europeia e no apoio efectivo às estratégias de advo-cacia a nível nacional, como forma de combater os novos desafios gerados pelo enfra-quecimento da economia e fadiga dos doadores.

Grande parte das acções de advocacia necessárias para fazer com que a UE cumpra as suas promessas terão de acon-tecer a nível nacional, embora o trabalho baseado em Bruxe-las continue a ser importante. Isto significa que o AidWatch terá de apostar cada vez mais no trabalho com os vários gru-pos nacionais para garantir que estes têm a capacidade e as ferramentas necessárias para construir uma estratégia nacio-nal, como parte de uma estra-tégia europeia.

Num momento em que a crise económica veio colocar os orçamentos da UE sobre pres-são, numa altura em que alguns governos estão a cortar os seus orçamentos relativos à Ajuda e a maioria não irá atin-gir os targets estabelecidos, o trabalho deste grupo assume-se assim mais importante do que nunca.

(8)

Conferências e eventos

1 de Dezembro – Dia Mundial da Sida

2 de Dezembro – Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

2 e 3 de Dezembro – Jornadas Transnacionais Imigração e Criação PROJECTO EQM - Entreprendre Quand Même

É uma iniciativa promovida em Portugal pela ANOP, com apoio da ETNIA e da Junta de Fre-guesia de Santos-o-Velho.

Mais informações em: www.jornadaseqm.wordpress.com

3 de Dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

3 a 5 de Dezembro - Semana de Voluntariado “O.P.S! - Oportunidade Para Ser... Voluntário” A ANEVE, Associação Nacional de Ex-voluntários Europeus, com o apoio do Instituto Portu-guês da Juventude, esta organizar a Semana de Voluntariado intitulada “O.P.S! - Oportunidade Para Ser... Voluntário”, a decorrer de 3 a 5 de Dezembro de 2009 na Fábrica de Braço de Prata em Lisboa, que incluirá Fórum de debate: “Voluntariado – uma cidadania Sustentável”, área de exposições, workshops sobre voluntariado, partilha de experiências, concertos e animação.

5 de Dezembro – Dia Internacional do Voluntariado

5 de Dezembro – Sessão de Esclarecimento: Voluntariado para a Cooperação

10h00 – 16h00 | Espaço Santa Catarina, Junta de Freguesia de Santa Catarina, Lisboa Inscrições para o e-mail: ana.resende@plataformaongd.pt

7 e 8 de Dezembro - “Development Cooperation and Humanitarian Aid in the Context of Islam: Working together for constructive Policies and Partnerships”

Local: Alemanha

Mais informações: http://www.islamic-relief.com/

10 de Dezembro – Dia Mundial dos Direitos Humanos 18 de Dezembro – Dia Internacional dos Migrantes

(9)

Publicações e Relatórios

Relatório da UNICEF Situação Mundial da Infância

Uma edição especial do emblemático relató-rio da UNICEF Situação Mundial da

Infân-cia, que dá conta do impacte da Convenção

sobre os Direitos da Criança e os desafios que continuam por cumprir, foi divulgado no passado dia 19 de Novembro, véspera do vigésimo aniversário da adopção da Convenção pela Assembleia-Geral da ONU.

Mais sobre a CDC: http://www.unicef.org/rightsite/

"A Criança e a Família - Uma Questão de Direito(s) "

O Centro de Recursos em Conhecimento (CRC) do Instituto da Segurança Social, I.P., organizou, no passado dia 12 de Novembro, a sessão de divulgação da obra "A Criança e a Família - Uma Questão

de Direito(s): Visão prática dos principais institutos do Direito da Família e das crianças e jovens" da autoria dos Juízes Paulo Guerra e

Helena Bolieiro.

A publicação foi apresentada pelo Exmo. Senhor Juiz Conselheiro Dr. Armando Leandro - Presidente da Comissão Nacional de Protec-ção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR).

Cadernos temáticos "Migrações e Desenvolvimento"

No âmbito do projecto da INDE “Educação para o Co-desenvolvimento” (EDUCODEV), foram elaborados dois cadernos: “O Papel das Diásporas para a Resolução de Conflitos e Garantia da Estabi-lidade Interna nos seus Países de Origem” e “As Mulheres nas Migra-ções”, que integram uma série de cadernos temáticos que a INDE tem vindo a publicar.

(10)

Oportunidades de Financiamento

Guiné: Iniciativas do Fundo de Desenvolvimento

Data limite de candidatura: 15/1/2010

Fundo Nr.: 129212

Documentos: https://webgate.ec.europa.eu/europeaid/online-services/index.cfm? ADSSChck=1257243489312&do=publi.detPUB&searchtype=QS&orderby=upd&orderbyad= Desc&nbPubliList=15&page=1&aoref=129212

Actores Não Estatais para o Desenvolvimento no Lesoto

Facilitação da participação dos cidadãos e actores não estatais em processos de tomada de decisão política, bem como o acesso a serviços para todos

Fundo Nr: 129041

Data limite de candidatura: 25/01/2010

Documentos: https://webgate.ec.europa.eu/europeaid/online-services/index.cfm? do=publi.welcome&nbPubliList=15&orderby=upd&orderbyad=Desc&searchtype=RS&aofr=12 9041

Direitos Humanos

Apoio campanhas da sociedade civil projectadas para assegurar o funcionamento efectivo do Tri-bunal Penal Internacional

Fundo Nr: 129233

Data limite de candidatura: 29/1/09

Documentos: https://webgate.ec.europa.eu/europeaid/online-services/index.cfm? ADSSChck=1256813292820&do=publi.detPUB&searchtype=QS&orderby=upd&orderbyad= Desc&nbPubliList=15&page=1&aoref=129233

Sri Lanka: Direitos Humanos Fundo Nr: 129174

Data limite de candidatura: 08/02/2010

Documentos: https://webgate.ec.europa.eu/europeaid/online-services/index.cfm? ADSSChck=1257243096273&do=publi.detPUB&searchtype=QS&orderby=upd&orderbyad= Desc&nbPubliList=15&page=1&aoref=129174

Igualdade de Género: Igualdade entre homens e mulheres

Reforço da capacidade dos actores não estatais na promoção dos direitos das mulheres e igual-dade de género na Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, os Territórios Ocu-pados da Palestina, Síria, Tunísia e Mauritânia

Data limite de candidatura: 8/2/10

Referências

Documentos relacionados

Odor Dado não disponível Densidade de vapor Dado não disponível pH Dado não disponível Densidade relativa Dado não disponível Ponto de Fusão Dado não disponível

Os limites de concentração por emissor e por modalidade de ativos financeiro, tratados acima, serão reduzidos proporcionalmente ao percentual de aplicações do FUNDO em cotas de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Este contrato de seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador perante o segurado, conforme os termos da apólice e até o valor da garantia fixado nesta, e

A relação proposta deverá tornar o veículo mais competitivo, de forma a atingir melhor resultado na prova de tração que exige elevado torque, utilizando-se a