• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

EDITAL EXTRAORDINÁRIO DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/2014

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS), de acordo com o Regimento Interno e por deliberação da Comissão de Pós-Graduação, comunica a abertura do Processo de Seleção para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico (MA) do PPGCMH, com início previsto para setembro/2014, o qual será regido pelas normas a seguir:

I - Das Vagas

Art. 1º- As vagas de que trata o presente Edital serão distribuídas entre os orientadores do Programa conforme tabela apresentada no ANEXO 1.

Art. 2º - O preenchimento das vagas para cada orientador obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com os critérios estabelecidos para o Processo de Seleção.

II - Da Inscrição

Art. 3º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período entre 04e 15 de agosto de 2014 na Secretaria do PPGCMH, sito à Rua Felizardo, 750 no horário de funcionamento da secretaria (segunda a sexta-feira das 8hs às 12hs e das 13:30hs às 18hs), ou, ainda, por meio do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada, via SEDEX para o endereço: Escola de Educação Física; Secretaria de Pós-Graduação; Rua Felizardo, 750; CEP: 90690-200; Bairro Jardim Botânico; Porto Alegre/RS, no período correspondente ao da inscrição. Sob

(2)

nenhuma hipótese serão aceitos documentos entregues ou postados após o último dia de inscrição, mesmo em caráter de substituição ou complementação.

Parágrafo 1º- A inscrição será realizada utilizando os formulários disponíveis na secretaria do Programa ou na sua página eletrônica (http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/)sendo somente efetivada quando do recebimento completo e correto da documentação exigida.

Art. 4º - Somente serão aceitas inscrições de candidatos que apresentarem os seguintes documentos:

(a) Ficha de Inscrição com indicação prévia de 01 (um) Orientador (ANEXO 2); (b) Histórico Escolar do Curso de Graduação (cópia);

(c) Carteira de identidade (cópia);

(d) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia);

(e) Curriculum da base Lattes atualizado;Planilha eletrônica (ANEXO 3) que

está disponibilizada na página do PPGCMH

(http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/)numerando e anexando os documentos apresentados na sequência;

(f) Uma Fotografia3 X 4 recente;

(g) Comprovante de pagamento (original) da Taxa de Inscriçãono valor de R$ 100,00 (cem reais).

(h) Para candidatos estrangeiros, comprovante de proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS), exceto quando esta língua for oficial no país de origem, ou segundo legislação específica;

(i) Projeto de Pesquisa em três vias, com no máximo 30 páginas, digitadas em Fonte Arial 12 e espaçamento entre linhas 1,5, com cronograma de execução preferencialmente inferior a 24 (vinte e quatro) meses;

Parágrafo 3º- A taxa de inscrição será recolhida por meiode depósito bancário via FAURGS conforme os seguintes dados bancários:

(3)

Banco do Brasil: » Agência: 3798-2

» Código Identificador: 3906-3 » Conta: 300.000-1.

Cada candidato deverá pagar a taxa de R$ 100,00 (cem reais), salvo em casos de solicitação de isenção, previsto no Parágrafo 4º.

Parágrafo 4º- Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos no período de 31de julho a 01de agosto de 2014 utilizando formulário disponível na página do PPGCMH (http://www.ufrgs.br/ppgcmh), (ANEXO 4). O resultado estará à disposição do solicitante a partir de 05 de agosto de 2014 junto à secretaria do Programa e na página do Programa (http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/).

Art. 5º- As inscrições serão homologadas pela Comissão de Pós-Graduação, após verificar que obedecem às orientações deste Edital. A lista das inscrições homologadas será divulgada na página do programa (http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/)no dia 18 de agosto de 2014.

Art. 6º- O material de inscrição dos candidatos não selecionados deverá ser retirado junto à secretaria do PPGCMH até o prazo máximo de 30 dias após a divulgação dos resultados, a partir do qual o material será descartado.

III - Da Seleção

Art. 7º- Os candidatos com inscrições homologadas participarão do Processo de Seleção com as seguintes etapas: entrevista,prova escrita,projeto de pesquisa e análise do Curriculum Vitae, as quais serão realizadas entre os dias 25e 28de agosto de 2014, cujo cronograma será tornado público pelo Programa. A prova escrita será realizada no dia 25 de agosto, a partir das 9 h, na ESEF, com até 4 horas de duração. As entrevistas serão realizadas na ESEF, a sala específica e os horários das entrevistas serão divulgados até dia 22 de agosto de 2014 na secretaria e na página do Programa (http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/).

(4)

Parágrafo 1º - Etapas e critérios de avaliação:

1. Os critérios para avaliação da Entrevista serão pautados pela profundidade e conhecimento dos candidatos sobre sua produção científica, seu projeto de pesquisa, linha de pesquisa do orientador, utilização de linguagem científica, capacidade de responder questionamentos, motivação e clareza de objetivos quanto à realização do mestrado, bem como a disponibilidade de tempo para realização do mesmo.

2. A Prova Escrita será avaliada quanto ao conhecimento demonstrado sobre os temas específicos questionados, e/ou compreensão e interpretação de texto/figuras/gráficos/tabelas/etc. O material poderá ser nos seguintes idiomas: português, inglês ou espanhol.O escopo da prova escrita é de temas da linha de pesquisa do orientador para o qual o candidato se inscreveu, de acordo com o Artigo 1º deste edital.

3. O Projeto de Pesquisa será avaliado quanto à pertinência à área de concentração e à linha de pesquisa do orientador. Além disso, será avaliada a relevância, a consistência teórica e a adequação do projeto ao tempo de realização do curso (24 meses).

4. A análise do Curriculum Vitae será realizada segundo a planilha eletrônica (ANEXO3)disponibilizada na página do PPGCMH (http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/). Os candidatos deverão organizar a comprovação de seu curriculum vitae, numerando e anexando os documentos apresentados rigorosamente na sequência em que aparecerem na planilha eletrônica. Os critérios de avaliação do Curriculum

Vitae serão:

(a) Será considerado conceito A na análise do Curriculum Vitae aquele candidato que atingir simultaneamente:

i. no mínimo, 30 (trinta) pontos no item Produção Científica; ii. pontuação mínima (um ponto) nos itens Experiência

Profissional ou Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; (b) Será considerado conceito B na análise do Curriculum Vitae aquele

(5)

i. entre 5 (cinco) e 29 (vinte e nove) pontos no item Produção Científica

ii. pontuação mínima (um ponto) nos itens Experiência Profissional ou Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

(c) Será considerado conceito C na análise do Curriculum Vitae aquele candidato que atingir simultaneamente:

i. entre 0 (zero) e 4 (quatro) pontos no item Produção Científica; ii. pontuação mínima (um ponto) nos itens Experiência Profissional

ou Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

(d) Será considerado conceito Dna análise do Curriculum Vitae aquele candidato que não comprovar nenhum ponto (apresentar zero ponto) simultaneamente nos três itens do currículo (Produção Científica, Experiência Profissional ou Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão).

Parágrafo 2º - Classificação: Os candidatos deverão obter no mínimo conceito C em cada etapa da seleção (entrevistas, prova escrita, projeto de pesquisa e análise de currículo).

Os conceitos correspondem aos desempenhos conforme Art. 135 do Regimento Geral da UFRGS:

A – conceito ótimo; B - conceito bom; C – conceito regular; D – conceito insatisfatório.

1.A classificação dos candidatos será realizada de acordo com o ordenamento proposto no ANEXO6. Em caso de empate na classificação, a pontuação obtida no item Produção Científica do Curriculum Vitae será utilizada como primeiro critério de desempate dos candidatos. Persistindo o empate, a pontuação obtida no item Experiência Profissional do Curriculum Vitae será utilizada como segundo critério de desempate dos candidatos. Persistindo o empate, o terceiro critério de

(6)

desempate dos candidatos será a pontuação obtida no item Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curriculum Vitae.

IV - Dos Resultados

Art. 8º-Divulgação dos resultados: até o dia 01 de setembro de 2014 na página do Programa (http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/).

Art. 9º-Serão recebidos recursos quanto ao resultado do processo seletivo pela Secretaria do PPGCMH entre os dias02 e 03 de setembrode 2014;

Art. 10º- Os resultados finais da seleção serão divulgados na página do PPGCMH (http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/)no dia08de setembro de 2014.

Parágrafo 1º- A aprovação nas provas seletivas não implica na obtenção de bolsa de estudos.

Parágrafo 2º- O curso não se responsabilizará, sob nenhuma hipótese, com nenhum tipo de compensação financeira de alunos que se dispuserem a cursar o mestrado sem bolsa de estudo.

V - Do Ingresso

Art. 11º- Para a admissão no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano o candidato deverá ter satisfeito as seguintes condições:

1. Ter sido aprovado no processo de seleção

2. Apresentar comprovante de conclusão de curso de graduação em qualquer área do conhecimento (diploma ou certificado de conclusão de curso).

3. Apresentar declaração de aceite do orientador (ANEXO 5).

4. Efetuar matrícula de acordo com calendário aprovado pela Comissão de Pós-Graduação.

(7)

Art. 12º - Os candidatos aprovados que desejam se candidatar à bolsa de mestrado devem participar do Processo Classificatório para concessão de Bolsa de Estudos no Curso de Mestrado. Conforme normas e cronograma aprovados pelo PPGCMH.

VI – Da Comissão de Seleção

Art. 13º - A Comissão de Seleção neste Processo Seletivo será designada pela Comissão de Pós-Graduação e divulgada na secretaria do PPGCMH e na página eletrônica do Programa. A Comissão de Seleção será composta de 02 (dois) professores do PPGCMH/UFRGS.

VII – Dos Casos Omissos

Art. 14º – Os casos omissos ou situações não previstas neste edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação deste Programa de Pós-Graduação.

VIII – Calendário

Período de vigência do Edital: anual; este edital, extraordinário, é vigente para o período de seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano para 2014, conforme datas descritas.

Inscrições: apartir do dia 04 até o dia 15 de agosto de 2014 (segunda a sexta-feira das 8hs às 12hs e das 13:30hs às 18hs).Inclusive documentação via Correio. Período de solicitação de isenção de taxa de inscrição: do dia 31 atéde julhoaté o dia 01 de agosto de 2014, das 8hs às 12hs e das 13:30hs às 18hs.

Resultado da solicitação de isenção de taxa de inscrição: dia 05 de agosto de 2014.

Divulgação dos Inscritos: 18 de agosto de 2014. Prova Escrita: 25 de agosto de 2014.

(8)

Análise de currículo, do projeto de pesquisa e entrevista: entre 25 a 28 de agosto de 2014.

Divulgação dos resultados parciais: dia 01 de setembro de 2014, no site do PPGCMH.

Período de recursos: do dia 02 até o dia 03 de setembro de 2014, das 8hs às 12hs e das 13:30hs às 18hs.

Divulgação dos resultados dos recursos:05 de setembro de 2014.

(9)

ANEXO 1

QUADRO DE ORIENTADORES E VAGAS DISPONIBLIZADAS NO PROCESSO SELETIVO EXTRAORDINÁRIO DE MESTRADO 2014

Orientadores Vagas Mestrado Adriane Vieira 01 Flávia Meyer 01 GracieleSbruzzi 01

(10)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO - MESTRADO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS - VALOR DA INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS - Preenchimento e entrega obrigatórios

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SOLICITANTE (anexar cópia frente e verso do documento de identidade - item 2.1, alínea c) do Edital)

NOME: _____________________________________________________________________________________________________________________

NÚMERO DA IDENTIDADE: ___________________________________ CPF:______________________________ ESTADO CIVIL: ______________

ENDEREÇO: ________________________________________________________________________________________________________________

BAIRRO: _______________________________ CIDADE:___________________________ TELEFONE: _________________________________

2. ESCOLARIDADE - item 1.1 do Edital - (indique a documentação anexada – cópias autenticadas – conforme item 2.1 do Edital)

( ) Histórico escolar e certificado de conclusão de seus estudos de 3º Grau – cópias autenticadas em cartório ou autenticadas pela Universidade que emitiu o documento.

3. BENEFÍCIO - comprovação conforme item 2 do Edital

( ) Desconto de 50% do valor da inscrição (comprovação de que cursou a

totalidade do 3º Grau em Universidade Pública ou Privada com bolsa de estudos).

( ) Isenção do valor de inscrição (comprovação de que cursou a totalidade do

3º Grau em Universidade Pública ou Privada com bolsa de estudos e de carência socioeconômica, nos termos do Edital).

No caso de solicitação de isenção, devem ser adicionalmente preenchidos e observados os quadros abaixo, conforme a situação do solicitante.

4. INFORMAÇÕES SOBRE MORADIA

CONDIÇÕES DE MORADIA DO SOLICITANTE:

( ) RESIDE COM OS PAIS ( ) RESIDE COM CÔNJUGE/COMPANHEIRO(A) ( ) RESIDE SOZINHO ( ) RESIDE COM__________________________

EM IMÓVEL:

Solicitação Nº.: ANEXO 4

(11)

( ) PRÓPRIO ( ) ALUGADO ( ) EM ÁREA VERDE ( ) FINANCIADO ( ) PRÓPRIO EM TERRENO ALHEIO ( ) CEDIDO

( ) PENSIONATO ( ) DIVIDE ALUGUEL ( ) OUTRO_____________________________________________________________________________

Anexar cópia frente e verso da conta de luz do mês de fevereiro ou março de 2012 (não precisa estar paga), conforme item 2.2.2 do Edital. Não apresentando conta de luz, declarar o motivo por escrito. Neste caso, anexar cópia de outro comprovante de endereço (correspondência recebida, conta de água, telefone, doc bancário, etc).

5. PARTICIPANTES DO GRUPO FAMILIAR (INCLUINDO O SOLICITANTE) definido para este fim como o conjunto de pessoas que residem na mesma

casa e/ou contribuem para a renda familiar e/ou dependem da renda familiar declarada pelo solicitante; devem ser anexadas cópias frente e verso dos documentos conforme o item 2.2 do Edital.

NOME IDADE VÍNCULO* OCUPAÇÃO**

PARTICIPAÇÃO NA RENDA FAMILIAR***

TIPO DE COMPROVANTE DE RENDA ANEXADO**** 1. SOLICITANTE R$ 2. R$ 3. R$ 4. R$ 5. R$ 6. R$ 7. R$

OBS: No caso de pagamento de PENSÂO ALIMENTÍCIA, registre o beneficiário como participante do grupo, indicando a situação “PENSÃO” no

campo Vínculo, e anexe os documentos comprobatórios da situação.

* Vínculo é o grau de parentesco ou afinidade com o solicitante (exemplos: pai, tio, cônjuge, companheiro, amigo, etc.). ** Atividade remunerada ou não (exemplos: estudante, do lar, informal, motorista, s/ocupação (menores), desempregado, etc.). *** No caso do participante não contribuir com a renda familiar, preencha com 0,00.

**** Descrição do comprovante (contracheque, declaração com duas testemunhas, carteira de trabalho, extrato bancário (pensionistas), etc.).

DECLARO JÁ TER PREENCHIDO E ENVIADO MINHA SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO E QUE AS INFORMAÇÕES PRESTADAS NESTE DOCUMENTO SÃO VERDADEIRAS, PODENDO SER CONFIRMADAS, PELO PPGCMH, POR VISITA E/OU ENTREVISTA. OUTROSSIM, INFORMO QUE ESTOU CIENTE DE QUE, SE COMPROVADA A OMISSÃO E/OU INVERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS NOS DOCUMENTOS APRESENTADOS, ESTOU SUJEITO ÀS PENALIDADES LEGAIS CABÍVEIS. ESTOU CIENTE DE QUE A FALTA PARCIAL OU TOTAL DE INFORMAÇÕES E/OU DOCUMENTOS É DE MINHA INTEIRA RESPONSABILIDADE, E QUE ESTA ACARRETARÁ O INDEFERIMENTO DESTA SOLICITAÇÃO.

ASSINATURA DO SOLICITANTE:__________________________________________________ DATA: _______/______/__________ (conforme o documento de identidade)

Referências

Documentos relacionados

A ideia era que, além das conversas por chamada de vídeo que fazíamos para acompanhar o final da gestação, ela pudesse contar — quando desejasse — como estava

Em ambos os casos, o Comitê de Exame de Substâncias Químicas examinará o conteúdo das notificações (para as substâncias químicas proibidas ou estritamente regulamentadas)

base quadrada. Ao seu redor, cada um produz um campo magnético cujas linhas se assemelham ao desenho esquematizado. Suficientemente distantes um do outro, os ímãs são cortados

PR - Um prato de trigo para um tigre, dois pratos de trigo para dois tigres, três pratos de trigo para três tigres .... dez pratos de trigo para

Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da aula prática laboratorial para a formação de alunos do curso técnico em análises clínicas de uma

 Ao  final  do  curso  o  aluno  deverá  ser  capaz  de  modelar  e   descrever  fenômenos  aleatórios,  usando  técnicas  probabilísticas  e  descritivas;;

O hóspede deverá apresentar-se no aeroporto 2 (duas) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo nacional e 3 (três) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo

Foi realizada avaliação, composta por dois testes que avaliam a mobilidade funcional, nomeados Short Physical Performance Battery (SPPB) e Timed up and go (TUG); avaliação