• Nenhum resultado encontrado

Definir procedimentos operacionais e de segurança a serem adotadas quando necessário a realização de trabalho em altura.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Definir procedimentos operacionais e de segurança a serem adotadas quando necessário a realização de trabalho em altura."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1. OBJETIVO

Definir procedimentos operacionais e de segurança a serem adotadas quando necessário a realização de trabalho em altura.

2. APLICAÇÃO

Esta instrução aplica-se a todas as equipes que realizam trabalho em altura.

3. REFERÊNCIAS

 Superintendência de Controle de Endemias. Normas e Recomendações Técnicas para Vigilância e Controle de Aedes Aegypti no Estado de São Paulo. 2009;

 Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6). Equipamento de Proteção Individual – EPI. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978. Ministério do Trabalho e Emprego;

 (NR) N.° 18 da Portaria 3214/78 - Ministério do Trabalho e Emprego;  NR 35 – trabalho em altura, portaria SIT nº313 de 23/03/2012.  IN 11 - Definição da Ficha de Entrega de EPI’s

4. DEFINIÇÕES

 TRABALHO EM ALTURA: Todo trabalho realizado com os pés apoiados acima de 2 metros em relação ao piso ou solo na vertical.

 EPI – Equipamento: todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde

 IN – Instrução Normativa: É um documento de organização e ordenamento administrativo interno destinado a estabelecer diretrizes, normatizar métodos e procedimentos, bem como regulamentar matéria específica anteriormente disciplinada, a fim de orientar os dirigentes e servidores no desempenho de suas atribuições.

 SERVIDOR CAPACITADO: Todo aquele que passar por treinamento de trabalho em altura conforme NR 35.

 SERVIDORES AUTORIZADOS: Todo servidor capacitado e autorizado pela instituição.

 DCV: Diretoria de Combate a Vetores

 SACOP: Seção Avaliação e Controle Operacional da Diretoria de Combate a Vetores;

(2)

 SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em

Medicina no Trabalho: equipe de profissionais da saúde, que ficam

dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores.  CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: visa a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores.

5. JUSTIFICATIVA:

1. os servidores da SUCEN realizam atividades de pesquisa entomológica que implicam, ocasionalmente, em acessar áreas de 2 metros ou mais de altura, classificadas como situação de risco de queda;

2. as tarefas de pesquisa de barbeiros são realizadas em todas as regiões do Estado e em situações diversificadas que incluem busca em imóveis da zona rural e em palmeiras na zona urbana;

3. as atividades de controle e pesquisa larvária de criadouros de Aedes

aegypti são realizadas em todas as regiões do Estado e incluem pesquisas

em recipientes localizados em áreas elevadas de edificações como lajes, calhas, caixas d’agua e telhados;

4. a queda de lugares altos tem se constituído no principal fator ocasionador de acidentes graves e fatais do Estado de São Paulo, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, o que caracteriza essa atividade como de risco de queda, caso não seja realizada com segurança;

Recomendação: A SUCEN adota a partir desta data, a presente Instrução

Normativa, que se aplica às atividades de pesquisa entomológica ou outras atividades em que os servidores ficam expostos a trabalhos em altura, baseando-se também no resumo dos requisitos preconizados pela Norma Regulamentadora (NR) N.° 6 Anexo I, item I – EPI para proteção contra quedas em locais desnivelados (NR) N°18, item 18.16.5 e (NR) N.°35, trabalho em altura da Portaria 3214/78 - Ministério do Trabalho e Emprego.

(3)

I – Procedimentos Gerais:

1. As atividades que envolvam altura, devem ser executados por dupla de funcionários, sendo que um deles terá a atribuição de dar apoio junto à escada.

2. A escada de mão ou de abrir deverá ser própria e em boas condições; 3. Se o local a se acessar possuir rede elétrica energizada, a mesma deve

ser desligada. No caso de rede primária ou de alta tensão cabe ao Encarregado de Turma acionar com antecedência a concessionária para providenciar o desligamento ou proteção da rede.

4. Para uso de qualquer tipo de escada, esta deverá estar apoiada em piso resistente e nivelado.

5. Para vistoria de telhados, beirais, calhas, muros e árvores, o servidor deverá usar escada de mão ou de abrir, permanecendo apoiado na escada para realização da pesquisa.

6. As lajes poderão ser vistoriadas e pesquisadas conforme item 5 ou por meio de deslocamento sobre as mesmas. Neste caso, o servidor

deverá manter uma distância, de pelo menos 0,5 metro do beiral da laje, quando ocorrer o deslocamento sobre a mesma.

7. A escada de abrir deve ter comprimento máximo de 6 metros quando fechada, ser rígida, estável, provida de dispositivo que a mantenha em abertura constante, dotada de degraus antiderrapantes e a distância mínima entre montantes dessa escada de no mínimo, 30 centímetros, aumentando essa distância progressivamente, em direção a sua base, pelo menos em uma das partes da escada.

8. Escadas de até 3 metros de comprimento poderão ser utilizada para vistorias, sem necessidade de utilização de equipamentos de segurança.

9. A escada deverá ser guardada em local que não permita o contato com umidade como também abrigada do sol, de preferência sobre ganchos na parede de forma a não proporcionar empeno nos seus montantes.

(4)

II – Procedimentos para realização de trabalho acima de dois metros de altura do piso na vertical;

1. Todos os envolvidos devem receber treinamento para trabalho em altura, conforme a NR35 e orientações desta Instrução Normativa. 2. Compete a regional a autorização dos servidores que realizarão o

trabalho em altura acima de dois metros conforme Anexo-2.

3. As atividades caracterizadas como trabalho em altura, deverão ser documentadas através da Ficha de Permissão para Trabalho em Altura (FPTA) – Anexo 1, que deverá contar com assinaturas do Encarregado de Turma e do servidor autorizado.

4. Utilizar escada segura e adequada, juntamente com equipamentos de segurança.

5. Para vistoria de telhados, beirais, calhas, muros e árvores o servidor deverá utilizar os equipamentos de segurança quando for realizar atividade com os pés apoiados em degrau acima de 2 metros em relação ao piso ou solo na vertical.

6. Orientações para uso de escadas de mão:

a) Poderá ser utilizada para altura de no máximo 7 metros; necessariamente deverá ser fixada nos pisos inferior e superior, ser dotada de sapata de borracha que impeça o seu escorregamento e posicionada a aproximadamente 60 graus em relação ao chão;

Obs. Para determinar a angulação apoiam-se os pés na base da escada e estendem-se as mãos conforme figura 01.

(5)

Figura01

b) Em caso de utilização de escada apoiada em superfície com risco de deslizamento de sua base, será necessário que a escada seja equipada com sapatas antiderrapantes ou fixar a base através de calços;

c) Quando as escadas forem de alumínio ou outro metal, deve ser dotada de degraus antiderrapantes.

7. No caso de escada extensível, se essa for dotada de dispositivo limitador de curso, colocado no 4o vão a contar da catraca. Caso não haja o limitador de curso, quando estendida, deve permitir uma sobreposição de, no mínimo, um metro;

a) O levantamento dessa escada deve ser feito por dois servidores, um usa o pé como apoio para a escada e o outro deverá levanta-la;

b) O transporte dessa escada deve ser feito por dois servidores, o mais próximo possível das extremidades da escada, sendo que o servidor mais alto deve posicionar-se na frente.

8. Orientações quanto ao uso de equipamento de segurança para trabalho em altura.

a) A escada deverá ser utilizada para subir e descer um nível de cada vez.

(6)

b) Na realização em atividades, para as quais o servidor esteja apoiado em degraus de escada acima de 2 metros de altura do piso na vertical, os equipamentos de segurança a serem utilizados são os seguintes: cinto de segurança tipo para-quedista ( com argolas e mosquetões de aço forjado, ilhoses de material não-ferroso e fivela de aço forjado ou material de resistência e durabilidade equivalente), dispositivo trava-quedas e cabo de segurança ou cabo guia e capacete se necessário (locais com várias barreiras que aumentem o risco de batida na cabeça).

c) Todos os E.P.I.’s utilizados nesta atividade deverão constar na Ficha de Entrega de E.P.I. dos servidores autorizados conforme instrução Normativa 11.

d) O cinto de segurança tipo pára-quedista dotado de trava quedas deverá ser afixado em ponto de apoio seguro, de modo que impeça queda do servidor ao solo. Como ponto de apoio poderá ser usado cabo guia, ou seja, corda de 12 mm de diâmetro com CR (Carga de Ruptura) de no mínimo 20 KN Aproximadamente 2040 Kgf .

e) Quando se realizar trabalho em alturas em locais públicos ou condomínios deve-se sinalizar com fita zebrada. Em caso de serviços de curta duração e/ou de urgência poderá ser substituído por um servidor que deverá acompanhar o serviço de forma a garantir que não haja acesso do publico.

9. Para situações com maior nível de dificuldades, o desinsetizador deverá notificar o Encarregado de Turma. Este deverá realizar uma análise de risco, para verificar se, com alguns equipamentos de segurança adicionais e/ou cuidados, a equipe de controle de vetores poderá ter acesso ao local, ou se será necessário o auxilio do Corpo de Bombeiros.

(7)

IV - Proibições:

1) Uso de escada de montante único (degraus afixados sobre uma única coluna);

2) Uso de escada de mão que se apoie sobre andaime ou superfície vertical que não ofereça segurança para o servidor;

3) O trabalho em condições de chuva ou vento;

4) Utilizar escada fixa, tipo marinheiro, com mais de 3 metros de altura não provida de gaiola protetora (guarda-corpo), quando nas vistorias de imóveis onde esta for encontrada;

5) Deslocamentos (movimentações horizontais) sobre telhados, estuques, forros de madeira, muros, beirais e árvores, para vistoria das edificações e peridomicílios;

6) Apoiar escada atrás de porta;

7) Escada de mão utilizada na posição horizontal;

8) Pegar qualquer material afastado além do comprimento de um braço; 9) Deixar materiais ou equipamentos na escada;

10) Escada metálica próxima à rede elétrica energizada; 11) Utilizar os três últimos degraus de uma escada; 12) Descer de com as costas viradas para escada;

13) Utilizar apenas uma das mãos para subir ou descer à escada; 14) Pintar escada de madeira;

15) Passar de um lado para outro de uma escada de abrir sem descer.

Observação: As Instruções Normativas serão revistas em qualquer período,

(8)

PERMISSÃO PARA TRABALHO EM

ALTURA Vigência: 12/08/2014.

Tipo de Documento:

Formulário Área Emissora: SESMT Revisão: 00

Executante: Data:____/____/____ Incio ____:____hs Fim:_____:_____hs

Endereço/Municipio: SR

CHECK-LIST PARA AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO EM ALTURA (NÍVEL

ELEVADO) SIM NÃO

Não se aplica Os trabalhos a serem realizados têm no mínimo por 2 (duas) pessoas (executante e

acompanhante)? O acompanhante poderá ser da própria área beneficiada. O trabalho é acima de 2 metros?

Para os trabalhos acima de 2 metros é possível usar usada escadas de abrir ou outro tipo, de forma segura?

TRABALHO COM ESCADA DE MÃO OU DE ABRIR

As escadas a serem usadas estão dentro de padrões de segurança?

Se não, o trabalho não pode ser iniciado.

As escadas foram inspecionadas pelo responsável da SR?

Se não, o trabalho não pode ser iniciado.

As escadas estão fixadas em algum local adequado?

Em locais de trabalho onde exista a presença de alguma fonte de energia, estas estão bloqueadas?

As escadas de mão estão atrapalhando a passagem de pessoas por estarem próximas a portas, corredores, vãos de escadas?

Se sim, o local está sinalizado e isolado?

As escadas estão apoiadas em piso resistente, nivelado e não escorregadio? As escadas estão livres das redes e equipamentos elétricos desprotegidos e ou não isolados?

Há condições de usar o cinto de segurança tipo pára-quedista com trava quedas individual e ancorá-lo?

Se sim, as condições são seguras?

Se não, o trabalho pode ser liberado em condições seguras?

Toda escada ao ser adquirida, o Depto de Segurança do Trabalho , deverão ser consultados para especificação e posterior compra.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPIs

Os EPI's e outros equipamentos a serem utilizados foram vistoriados? Os EPI's devem estar dentro dos padrões adequados de segurança. Escadas com sapatas anti-derrapantes;

Trava quedas(verificar cabo de aço ou corda ) Trava-quedas individual

Cintos de segurança (tipo pára-quedista)

Servidores/Trabalhadores que participarão da Tarefa

NOME RG VISTO NOME RG VISTO

(9)

Anexo – 2

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE DE ENDEMIAS

SUCEN

Assunto: Autorização para Trabalho em Altura

Autorizo o S.r João Fulano, R.G. Nº xx.xxx.xx-y, função XX, SR XX,

capacitado em XX/XX/XX conforme treinamento NR 35 - trabalho em altura,

portaria SIT nº313 de 23/03/2012 e instruído pela Instrução Normativa n.18 -

Procedimentos de segurança na atividade de Trabalho em Altura da Sucen e

informações contidas em seu ASO.

Esta autorização visa assim cumprir o requisito no que diz a NR 35 item

.

2.1

alínea J

.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Após 45 dias da realização do leilão o arrematante deverá retirar no Depósito da empresa, RODANDO CERTO SERVIÇOS DE ESTACIONAMENTO E REBOQUE DE VEÍCULOS S/S LTDA,

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

3.- A un tubo de prueba añadir 1 ml de solución de Permanganato de Potasio, acidificar con solución de ácido clorhídrico 1M, agregar 1ml desolución de Yoduro de

Destacaram-se, pelo volume arrecadado, a Contribui- ção Para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com incremento de 12,8%, refletindo a melhoria das importações e