• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA DOS DEPUTADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA DOS DEPUTADOS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 18/04/2002

IV - BREVES COMUNICAÇÕES

ROBERTO BALESTRA (PPB, GO) – Questionamento sobre as razões do contingenciamento, por Ministérios, de verbas relativas a emendas apresentadas pelos Parlamentares ao Orçamento Geral da União.

PRESIDENTE (Themístocles Sampaio) - Associação ao pronunciamento do Deputado Roberto Balestra.

NELSON PELLEGRINO (PT, BA) – Transcurso do 156º aniversário de fundação do Município de Mata de São João, Estado da Bahia — 15 de abril. Expectativa de aprovação de projeto de decreto legislativo sobre ratificação, pelo Governo brasileiro, do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional.

WALTER PINHEIRO (PT, BA) - Felicitações aos pequenos e médios produtores rurais pela aprovação da medida provisória sobre renegociação da dívida agrícola. Urgente inclusão na pauta de projetos sobre criação de planos de carreira de servidores públicos e sobre melhoria das condições de trabalho da categoria.

(2)

LINCOLN PORTELA (Bloco/PSL, MG) – Impacto socioeconômico provocado pelo crescimento da população idosa no Brasil.

LUIZ SÉRGIO (PT, RJ) – Deterioração da estrutura física e funcional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Necessidade de ação conjunta do Reitor Carlos Lessa, do Ministério da Educação e da comunidade científica para recuperação do campus universitário.

DR. EVILÁSIO (Bloco/PSB, SP) – Relevância dos trabalhos realizados pelo Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco em prol de crianças e adolescentes em situação de risco, em São Paulo, Estado de São Paulo. Excelência da atuação do diretor da entidade, Padre Jefferson Luiz Pereira da Silva.

AVENZOAR ARRUDA (PT, PB) – Regozijo com a aprovação da Medida Provisória nº 24, de 2002, sobre a repactuação e o alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural contratadas sob a égide do Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Insuficiência do novo valor do salário mínimo determinado pela Medida Provisória nº 35, de 2002.

JOÃO LEÃO (PPB, BA) – Urgente adoção de medidas governamentais para reversão da crise financeira enfrentada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba — CODEVASF.

HUGO BIEHL (PPB, SC) – Perdas da produção agrícola na região oeste do Estado de Santa Catarina em decorrência da estiagem. Necessidade de apoio do Governo Federal aos agricultores atingidos pelo fenômeno climático. Reunião entre o Governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, e a bancada federal catarinense para discussão do assunto.

(3)

RONALDO VASCONCELLOS (Bloco/PL, MG) - Anúncio de apresentação de projeto de lei sobre obrigatoriedade de concessão de tratamento equânime pelas emissoras de rádio e televisão a candidatos a cargos políticos.

WELLINGTON DIAS (PT, PI) – Dificuldades enfrentadas pelos produtores de caju do Estado do Piauí. Promoção de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para o combate da praga da mosca branca na cultura cajueira. Responsabilidade do Governo Federal pela implantação de programa de substituição de copas; elaboração de projeto para criação do Centro Tecnológico do Caju e ampliação do crédito rural aos produtores rurais. Denúncia de violências praticadas por empresários do ramo de carcinicultura contra pescadores e pequenos criadores de camarão no litoral do Estado do Piauí.

B. SÁ (PSDB, PI) – Transcurso do Dia Internacional da Luta pela Reforma Agrária — 17 de abril. Competência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na implantação de programas de assentamentos rurais e na regularização documental de agricultores no Estado do Piauí.

(4)

REGINALDO GERMANO (PFL, BA) - Contrariedade à liberação do uso de drogas no País. Conveniência de extradição, pelo Governo brasileiro, da cantora mexicana Gloria Trevi.

VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB, AM) – Descumprimento, pelo Governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes, de compromisso firmado com a empresa Petróleo Brasileiro S. A. — PETROBRAS sobre construção dos Gasodutos Urucu—Manaus e Urucu—Porto Velho. Despropósito da política defendida pelo Governador amazonense relativamente ao transporte do gás natural produzido no Estado.

FEU ROSA (PSDB, ES) – Lançamento do livro “Como Organizar uma Campanha Política”, de autoria do jornalista Marcos Rosetti.

JOSÉ CARLOS ELIAS (PTB, ES) – Escalada da violência no Estado do Espírito Santo. Solicitação de intervenção federal na área de segurança pública do Estado.

MARÇAL FILHO (PMDB, MS) – Transcurso do 52º aniversário de fundação do jornal O Progresso, do Estado de Mato Grosso do Sul — 21 de abril.

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Convocação dos Deputados ao plenário para início da Ordem do Dia.

MIRIAM REID (Bloco/PSB, RJ) – Improcedência da denúncia de prática de abuso de poder político pela oradora.

ALMERINDA DE CARVALHO (PPB, RJ) – Instalação do campus da Universidade Federal Fluminense no Município de São João de Meriti, Estado do Rio de Janeiro.

(5)

DR. ROSINHA (PT, PR) – Inoperância dos conselhos profissionais e dos conselhos de ética no País. Apresentação de projeto de lei sobre extinção da Ordem dos Músicos do Brasil.

SIMÃO SESSIM (PPB, RJ) – Críticas aos sucessivos aumentos nos preços dos derivados de petróleo no País.

SÉRGIO BARROS (PSDB, AC) - Defesa de criação do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Acre. Desempenho do agronegócio no comércio exterior. Presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, no Fórum dos Secretários de Agricultura.

DR. HELENO (PSDB, RJ) – Artigo “Inocência Embriagada", de autoria das jornalistas Ana Beatriz Magno e Érica Montenegro, sobre o uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, publicado pelo Correio Braziliense. Elogio ao Governo do Distrito Federal pela edição de portaria proibitiva da venda de bebidas alcoólicas após as 22h. Urgente apreciação, pela Casa, de proposta restritiva do consumo de álcool.

PAULO PAIM (PT, RS) – Ressalvas ao Projeto de Lei nº 1.295, de 1999, sobre alteração do sistema de concessão de licença para exploração e condução de veículos de aluguel. Responsabilidade do Poder Público pela viabilização das condições de trabalho e segurança aos profissionais da área de transporte.

AIRTON CASCAVEL (Bloco/PPS, RR) – Necessidade do aumento da produção brasileira de petróleo. Defesa de manutenção da empresa Petróleo Brasileiro S. A. – PETROBRAS como empresa estatal.

FERNANDO FERRO (PT, PE) - Elogio à Guarda Municipal de Recife pelo lançamento do Projeto Recife, a Ponte para a Paz.

(6)

NELSON MARQUEZELLI (PTB, SP) – Visita à Capital Federal de comitiva do Município de Catanduva, Estado de São Paulo. Defesa do uso de sementes geneticamente modificadas pela agricultura brasileira.

JOÃO MAGNO (PT, MG) – Expectativa sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal a respeito da verticalização das coligações partidárias. Contrariedade à decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre o assunto.

SÉRGIO NOVAIS (Bloco/PSB, CE) – Nota intitulada "Toda Solidariedade aos Servidores da FUNASA", de autoria do orador. Apresentação de requerimento de informações ao Banco Central do Brasil sobre a falência do sistema de telefonia do Brasil.

JUQUINHA (Bloco/PL, GO) – Razões da expansão do setor pecuário brasileiro. Importância da adoção de política destinada à divulgação do segmento agropecuário nacional no mercado externo.

RUBENS BUENO (Bloco/PPS, PR) – Natureza falaciosa dos argumentos apresentados pelo Governo Federal para privatização de órgãos públicos. Críticas aos seguidos aumentos de preços de derivados de petróleo.

LUCIANO CASTRO (PFL, RR) – Escalada da violência no País. Urgente implementação de políticas públicas de repressão ao crime. Importância de ação conjunta entre a sociedade brasileira e órgãos governamentais para redução dos índices de criminalidade.

RUBEM MEDINA (PFL, RJ) – Razões da crise enfrentada pela área de telecomunicações. Sugestões para retomada do crescimento do setor.

(7)

LUIZ BITTENCOURT (PMDB, GO) – Inauguração do Tribunal do Júri pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Goiás.

INOCÊNCIO OLIVEIRA (PFL, PE) – Congratulação ao Jornal do Commercio pela publicação de reportagens sobre a recuperação do setor canavieiro do Estado de Pernambuco. Implantação, pelo Governador Jarbas Vasconcelos, do Programa de Recomposição e Racionalização da Atividade Canavieira da Mata Norte de Pernambuco e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco. Expectativa de retomada, pelo Governo Federal, do Programa Nacional do Álcool.

PAULO MOURÃO (PSDB, TO) - Questionamento do Governo brasileiro junto à Organização Mundial do Comércio sobre as medidas protecionistas à agricultura adotadas pelos Estados Unidos da América e pela União Européia. Reivindicação dos produtores rurais brasileiros de alocação de recursos para financiamento do custeio e comercialização da produção agrícola e redução das taxas de juros do crédito rural.

NILTON CAPIXABA (PTB, RO) – História da ocupação demográfica do Estado de Rondônia. Aumento do fluxo migratório para a Região Norte nas duas últimas décadas. Urgência na adoção de ação entre governantes para contenção do êxodo rural. Necessidade de realização de investimentos em infra-estrutura urbana. Proposta para realização de seminário destinado à discussão de projeto de desenvolvimento socioeconômico para o Estado.

BEN-HUR FERREIRA (PT, MS) – Aprovação, pelo Senado Federal, de projeto de lei sobre estabelecimento de cotas de participação de negros e pardos em universidades, cargos públicos e no crédito educativo. Objeção do Ministro da Educação às propostas de ação afirmativa para superação de desigualdades sociais.

(8)

competência legislativa para delimitação territorial dos Municípios. Elogio ao Vereador Luiz Helvécio pela apresentação à Câmara Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, do projeto de lei sobre instituição do dia 22 de setembro para realização da Campanha “Na cidade, sem meu carro".

AGNELO QUEIROZ (Bloco/PCdoB, DF) – Urgente aprovação dos Planos de Cargos e Salários dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União.

FEU ROSA (PSDB, ES) – Trajetória política do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias.

WILSON BRAGA (PFL, PB) – Manifestação de pesar pelo falecimento do ator e professor de teatro Ednaldo do Egypto, do Estado da Paraíba.

PAULO ROCHA (PT, PA) - Transcurso do Dia do Índio — 19 de abril. Necessidade de demarcação das terras indígenas. Conveniência de rejeição, pela Casa, do projeto de lei sobre permissão às empresas privadas da exploração de recursos minerais em áreas pertencentes aos índios. Apoio à proposta de criação do Estatuto dos Povos Indígenas.

PINHEIRO LANDIM (PMDB, CE) - Transcurso do Dia do Índio — 19 de abril. Demarcação de terras indígenas no Governo Fernando Henrique Cardoso. Necessidade de implementação de políticas de apoio ao desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas. Empenho da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias na discussão, pelo Congresso Nacional, de proposições de interesse dos índios brasileiros.

(9)

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Requerimento de urgência para tramitação do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.664, de 2002, sobre o texto do Protocolo de Quioto, a Convenção Quadro das Nações Unidas acerca de mudança de clima.

Usaram da palavra para encaminhamento da votação os Srs. Deputados FERNANDO GABEIRA (PT, RJ), LUIZ CARLOS HAULY (PSDB, PR).

Usou da palavra para orientação da respectiva bancada o Sr. Deputado INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB, CE).

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Aprovação do requerimento.

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Inclusão do projeto na pauta de sessão deliberativa da próxima semana.

Usou da palavra pela ordem o Sr. Deputado RUBENS BUENO (Bloco/PPS, PR).

JOÃO PAULO (PT, SP - Pela ordem) – Transcurso do aniversário de nascimento do Deputado Professor Luizinho — 18 de abril.

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Requerimento de urgência para tramitação do Projeto de Lei nº 6.033, de 2002, sobre alteração do nome da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina.

Usou da palavra para encaminhamento da votação o Sr. Deputado GILMAR MACHADO (PT, MG).

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Aprovação do requerimento.

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Inclusão do projeto na pauta da sessão deliberativa da próxima semana.

(10)

Parlamentar de Inquérito destinada à investigação de irregularidades no Banco do Estado de São Paulo — BANESPA.

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Votação de requerimento para prorrogação, por trinta dias, do prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada à investigação de irregularidades em contratos de instalação do Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM.

Usou da palavra para encaminhamento da votação o Sr. Deputado ARLINDO CHINAGLIA (PT, SP).

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Aprovação do requerimento.

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Discussão, em turno único, do Projeto de Decreto Legislativo nº 312-A, de 1999, que aprova o texto de modificação do Convênio Constitutivo do Fundo Monetário Internacional, que trata de Alocação Especial de Direitos Especiais de Saque — DES.

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Encerramento da discussão.

Usou da palavra para encaminhamento da votação o Sr. Deputado DR. ROSINHA (PT, PR).

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Aprovação do projeto e da redação final. Encaminhamento da matéria ao Senado Federal.

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Discussão, em turno único, do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.334-A, de 2001, que aprova o texto do acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Coréia, sobre Isenção de Vistos, celebrado em Seul, em 18 de janeiro de 2001.

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Encerramento da discussão.

(11)

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Discussão, em turno único, do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.661-A, de 2002, que aprova o texto do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, aprovado em 17 de julho de 1998 e assinado pelo Brasil em 7 de fevereiro de 2000.

Usaram da palavra para discussão da matéria os Srs. Deputados NELSON PELLEGRINO (PT, BA), ORLANDO FANTAZZINI (PT, SP. Discurso retirado pelo orador para revisão.), REGIS CAVALCANTE (Bloco/PPS, AL), ANTONIO CARLOS PANNUNZIO (PSDB, SP), LUIZ CARLOS HAULY (PSDB, PR), PAULO DELGADO (PT, MG), BETO ALBUQUERQUE (Bloco/PSB, RS), SOCORRO GOMES (Bloco/PCdoB, PA), HAROLDO LIMA (Bloco/PCdoB, BA).

PRESIDENTE (Efraim Morais) – Encerramento da discussão.

Usaram da palavra para encaminhamento da votação os Srs. Deputados NELSON PELLEGRINO (PT, BA), HAROLDO LIMA (Bloco/PCdoB, BA).

Usaram da palavra pela ordem os Srs. Deputados PAULO DELGADO (PT, MG), HAROLDO LIMA (Bloco/PCdoB, BA).

Usaram da palavra para orientação das respectivas bancadas os Srs. Deputados MEDEIROS (Bloco/PL, SP), HAROLDO LIMA (Bloco/PCdoB, BA), REGIS CAVALCANTE (Bloco/PPS, AL), ENI VOLTOLINI (PPB, SC), NELSON PELLEGRINO (PT, BA), MENDES RIBEIRO FILHO (PMDB, RS), JOSÉ THOMAZ NONÔ (PFL, AL), ENI VOLTOLINI (PPB, SC), ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB, SP).

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Aprovação do projeto e da redação final. Encaminhamento da matéria ao Senado Federal.

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Discussão, em turno único, do Projeto de Resolução nº 81-A, de 2000, que cria o Grupo Parlamentar Brasil—Armênia.

(12)

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Votação e aprovação da emenda adotada pela Mesa ao Projeto de Resolução nº 81-A, de 2000.

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Votação e aprovação do Projeto de Resolução nº 81-A, de 2000, ressalvados os destaques.

PRESIDENTE (Efraim Morais) - Votação e aprovação da redação final. Promulgação da resolução.

Apresentação de proposições:

EURÍPEDES MIRANDA (Bloco/PDT, RO - Pela ordem) – Regozijo com o acordo celebrado entre o Governo e a Oposição em torno da medida provisória sobre criação da Agência Federal de Prevenção e Controle de Doenças.

DIVALDO SURUAGY (PST, AL - Pela ordem) – Natureza assimétrica do federalismo brasileiro. Necessidade de regulamentação, pelo Congresso Nacional, da cooperação intermunicipal, com vistas à celeridade no processo de desenvolvimento dos Municípios. Objetivos do grupo de trabalho criado pelo Ministério da Integração Nacional para estudo do federalismo cooperativo.

ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB, SP - Pela ordem) – Transcurso do Dia do Instrutor de Ioga — 18 de abril.

ALDO ARANTES (Bloco/PCdoB, GO - Pela ordem) – Transcurso do 30º aniversário do movimento Guerrilha do Araguaia — 12 de abril.

RAIMUNDO GOMES DE MATOS (PSDB, CE - Pela ordem) – Transcurso do Dia do Exército — 19 de abril.

(13)

SERAFIM VENZON (Bloco/PDT, SC - Pela ordem) - Apresentação de projeto de lei sobre obrigatoriedade da exibição de eventos esportivos pelas emissoras de televisão.

LUIZ ALBERTO (PT, BA - Pela ordem) - Solidariedade à campanha instaurada por entidades contra a adesão do Brasil à Área de Livre Comércio das Américas.

JOÃO GRANDÃO (PT, MS - Pela ordem) - Transcurso do 52º aniversário de fundação do jornal O Progresso, do Município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul.

REGIS CAVALCANTE (Bloco/PPS, AL - Pela ordem) - Discordância com a adoção de medidas de exceção e do uso das Forças Armadas no combate à violência e ao crime organizado.

TARCISIO ZIMMERMANN (PT, RS - Pela ordem) - Protesto contra redução e atraso na liberação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador destinados à qualificação profissional. Relevância social do Plano Nacional de Formação Profissional.

SÉRGIO CARVALHO (PSDB, RO - Pela ordem) - Defesa da aprovação do projeto de lei de autoria do orador sobre obrigatoriedade da implantação de sistema integrado de transporte coletivo urbano nas cidades de médio porte.

HAROLDO LIMA (Bloco/PCdoB, BA - Como Líder) - Apreciação, pelo Supremo Tribunal Federal, de ação direta de inconstitucionalidade contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre verticalização das coligações partidárias.

CORIOLANO SALES (PMDB, BA - Pela ordem) - Inauguração do Banco Postal no Município de Caraíbas, Estado da Bahia.

(14)

no tocante à sistemática de atuação do Conselho Nacional de Assistência Social e de concessão do certificado de entidade beneficente de assistência social.

FREIRE JÚNIOR (PMDB, TO - Pela ordem) – Anúncio de pronunciamento sobre abertura de processo contra o Governador Siqueira Campos, do Estado do Tocantins, por omissão e negligência.

PAULO DELGADO (PT, MG - Pela ordem) – Solidariedade ao Embaixador José Maurício Bustani, Diretor-Geral da Organização para Proibição das Armas Químicas, em face de pressões exercidas pelo Governo dos Estados Unidos da América. Artigo “EUA preparam golpe contra agência da ONU”, de George Monbiot, publicado no jornal inglês The Guardian.

LUCIANO ZICA (PT, SP - Pela ordem) – Críticas a manobras oportunistas em favor da privatização da empresa Petróleo Brasileiro S. A. — PETROBRAS. Defesa de revogação do art. 64 da Lei nº 9.478, de 1997, sobre regulamentação do setor petrolífero.

TÂNIA SOARES (Bloco/PCdoB, SE - Pela ordem) – Candidatura do Senador José Eduardo Dutra ao Governo do Estado de Sergipe e do Vice-Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ao Senado Federal.

PEDRO CELSO (PT, DF - Pela ordem) – Denúncia da Associação Nacional dos Servidores de Apoio Logístico da Polícia Federal sobre irregularidades na contratação de pessoal terceirizado pela instituição.

PEDRO EUGÊNIO (PT, PE - Pela ordem) – Defesa de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 509, de 2002, de autoria do orador, sobre as prerrogativas da União na determinação dos limites das áreas litigiosas de Estados e Municípios. Ocorrência de litígios na definição dos limites entre Municípios pernambucanos.

(15)

VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB, AM - Pela ordem) – Assunção, pelo Prof. Samuel Benchimol, de cadeira na Academia Amazonense de Letras.

FEU ROSA (PSDB, ES - Pela ordem) – Votos de sucesso ao Ministro Guilherme Dias, do Planejamento, Orçamento e Gestão.

SÉRGIO BARROS (PSDB, AC - Pela ordem) – Convite ao Ministro da Previdência e Assistência Social, José Cechin, e ao Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social para a solenidade de inauguração de nova agência do INSS no Estado do Acre.

SOCORRO GOMES (Bloco/PCdoB, PA - Pela ordem) – Discordância do Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Antônio Valente, com o posicionamento do Presidente do Banco Central, Arminio Fraga, de defesa dos interesses de concessionárias de serviços de telecomunicações dos Estados Unidos da América. Solidariedade do Partido Comunista do Brasil ao Embaixador José Maurício Bustani, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Proibição de Armas Químicas.

JOSÉ THOMAZ NONÔ (PFL, AL - Pela ordem) – Responsabilidade do Presidente do Partido da Frente Liberal, Senador Jorge Bornhausen, pela unidade do partido. Vinculação da decisão de lançamento, pelo PFL, de candidato ao Governo do Estado de Alagoas ao resultado do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, de ações diretas de inconstitucionalidade contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral pela verticalização das coligações partidárias.

PAULO GOUVÊA (PFL, SC - Pela ordem) – Elogio à Rede Globo de Televisão pelo enfoque, na novela O Clone, dos malefícios causados pelo uso de drogas.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Embora o momento ideal para obtenção de sementes de alta qualidade, seja logo após a maturidade fisiológica, a alta umidade da semente e da própria planta, associada ao

Considerado como a fábula clássica, a versão de Esopo de “A Raposa e as Uvas”, narra a história da Raposa que deseja alcançar alguns cachos de Uvas escuras, que lhe

Traçar um perfil das mulheres trabalhadoras não trata apenas de definir características dessas mulheres, mas também de compará-las aos homens trabalhadores, para

Estamos realmente com sobrecarga de funções – pressão autoimposta, diga-se –, o que faz com que percamos nossa conexão com a feminilidade: para ser mulher não basta

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e