• Nenhum resultado encontrado

Regime Especial de Admissão para Maiores de 23 Anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regime Especial de Admissão para Maiores de 23 Anos"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Regime Especial de Admissão para Maiores de 23 Anos

2019

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

Engenharia Eletrotécnica

1. Número de Vagas

Nos termos do nº 2 do artigo 25º do DL nº 113/2014, de 16 de julho, o numero total de vagas aberto anualmente em cada instituição de ensino superior para a candidatura a matrícula e inscrição através do concurso para os aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, não pode ser inferior a 5% do número de vagas fixado para o regime geral de acesso para o conjunto dos ciclos de estudos dessa instituição.

2. Calendário

Ato Data

Candidatura 21 de fevereiro a 21 de março

Divulgação da lista provisória de candidatos admitidos 27 de março

Reclamações 28 de março a 1 de abril

Divulgação da lista definitiva de candidatos admitidos 3 de abril

Prova de Cultura Geral 13 de abril

Entrevistas 15 de abril a 24 de maio(1)

Prova de Conhecimentos Específicos (escrita) 25 de maio Prova de Conhecimentos Específicos

(oral caso exista)

5 a 8 de junho(1)

Afixação da lista de classificações provisória 24 de junho

Reclamações 25 de junho a 28 de junho

Afixação lista de classificações final até 15 de julho (1) Será afixado calendário específico pelo Dep. Eng.ª Eletrotécnica

(2)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

3. Estrutura das Provas

a. Prova de Cultura Geral

A prova será constituída por um módulo de cultura geral, destinado a avaliar as capacidades de interpretação, exposição e expressão de ideias. Incidirá sobre temas atuais e de interesse geral.

Objetivos:

A prova de Cultura Geral tem por objetivo a avaliação das capacidades de interpretação, exposição e expressão de ideias por parte do candidato. Para tal, este será solicitado a pronunciar-se sobre temas atuais e de interesse geral.

Para esclarecimento adicional, é disponibilizada uma prova modelo.

Modelo de prova: ver Anexo A

Data de realização: 13 de abril 2019 (sábado) Local: a anunciar !

Horário: 9.30H

b. Prova Conhecimentos Específicos

A prova será constituída por dois módulos:

 Um módulo dirigido à avaliação de conhecimentos básicos indispensáveis ao ingresso e progressão no Curso de Engenharia Electrotécnica:

o Matemática; o Física e Química;

 Um módulo incidente nas áreas do conhecimento das provas de ingresso exigidas para o Curso de Engenharia Electrotécnica. O candidato poderá optar por uma das seguintes áreas:

o Matemática; o Física e Química; (2) o Geometria Descritiva;

(2) Apesar da disciplina se denominar "Física e Química", assume-se que para o ingresso no curso de

(3)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU Conteúdos programáticos:

Física-Química, Matemática e Geometria Descritiva: ver Anexo B

Modelo de provas: ver Anexo C

Data de realização: 25 de maio 2019 (sábado) Local: a anunciar !

Horário: 09.30H

4. Sessões de Apoio

 Matemática

Curso de Preparação: ver Anexo F

Data de realização: de 23 abril a 23 de maio 2019 Local: sala 3 e 16

Horário: ver Anexo F

Docente Responsável: Dr. Nuno Conceição Contacto: nconceicao@estgv.ipv.pt

 Física e Química:

Datas / horas / locais: 15 e 22 de maio, às 18:00, Lab. Física Docente Responsável: Dr. José Carlos Martins

Contacto: jcmartins@estgv.ipv.pt

 Geometria Descritiva:

Datas / horas / locais: 20 e 23 de maio, das 14:00 às 15:30, no gabinete 50 Docente Responsável: Eng. Ricardo Almeida

(4)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

5. Documentação necessária à candidatura

 Fotocópia do Cartão do cidadão ou Bilhete de identidade e cartão de contribuinte  Procuração, quando representado por procurador

 Curriculum vitae onde indicará as motivações de candidatura ao curso em causa;

 Declaração sob compromisso de honra, de que não é titular de habilitações de acesso ao Ensino Superior  Documentos (diplomas, certificados de habilitação, relatórios e outros) que permitam demonstrar as

habilitações e currículo.

6. Mais informações

Prof. Vasco Santos - Extensão Telefónica 1028

Telefone Geral: +351.232.480500 Fax: +351.232.424651

7. Candidatos admitidos

Ver anexo D

8. Calendarização das Entrevistas aos candidatos

Ver anexo E

Anexos:

 A - Programa/Modelo Prova Cultura Geral (PCG)

 B - Conteúdos programáticos para a Prova de Conhecimentos Específicos (PCE)  C - Modelos de Provas Conhecimentos Específicos (PCE)

 D - Lista de candidatos admitidos  E - Calendarização das entrevistas

(5)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

ANEXO A

Prova Modelo

(6)

Página 1 de 4

Seguindo o que determina a Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, tomada em 9 de dezembro de 2010, as respostas dadas devem estar em consonância com as normas estabelecidas para o uso do Novo Acordo Ortográfico.

Grupo I

Aquele 15 de outubro tinha tudo para ser um dia feliz. A família iria juntar-se para o batizado das minhas duas sobrinhas, Laura e Sofia, e, juntos, festejaríamos os 70 anos do meu pai. Seria uma festa dois em um. No dia anterior viajara do Porto, onde vivo, para Oliveira do Hospital, a terra onde nasci, cresci, onde tenho toda a família e as recordações de infância. À hora do batizado, às 16 horas, o céu cobria-se de negro, mas o fogo estava longe, diziam-nos, na zona de Seia, de um lado, na zona de Coja, Arganil, do outro. Em dias de festa de família, pouco se olha para o telemóvel e muito menos se liga a televisão. Desconhecíamos, pois, o cenário que se vivia nesse domingo no País. Os olhares eram todos para as duas irmãs, de dez meses e cinco anos, aperaltadas com lacinhos e vestidinhos brancos. Depois da cerimónia na igreja, a família juntar-se-ia para brindar à saúde das meninas e dos 70 anos do avô. Não fosse o fogo…

O meu pai recebe um telefonema a avisar que a quinta que possui a 15 quilómetros dali estava a arder. Sai disparado com os meus irmãos e, transtornado, tenta enfrentar as chamas com a intenção de abrir o estábulo e soltar os dois cavalos. É, obviamente, impedido. Derrotado, volta para Oliveira do Hospital. Nas horas seguintes, tudo se precipita. A eletricidade falha a partir das 19 horas. Não há rede de telemóvel, nem internet. Cai a noite e o cheiro a fogo adensa-se. Estamos no centro urbano e todo o concelho está rodeado de fogo. Vem de todos os lados. Sigo para o quartel, a dois passos da casa dos meus pais, e um dos bombeiros diz-me, exausto, olhos pejados de lágrimas, que, em 40 anos, “nunca vira nada assim”. A cinco quilómetros dali, a aldeia do meu sogro, Lajeosa, tem casas a arder. Não conseguimos chegar lá, nem saber nada dele porque os telefones não funcionam. A noite só se ilumina com as luzes dos carros dos bombeiros ou com a lanterna do telemóvel cuja bateria deixará de funcionar dentro de poucas horas. Escutam-se dezenas de explosões, a pouca distância dali. Sentimos medo, sentimo-nos impotentes.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS

(Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de Março)

PROVA DE CULTURA GERAL

PROVA MODELO Duração: 90 minutos

(7)

Página 2 de 4 O vento aumenta, como um demónio à solta, o ar é abafado (à meia-noite estavam 30 graus) e traz cinza e fagulhas. As chamas não chegam à casa dos meus pais, mas o seu trepidar escuta-se próximo. Aos gritos, avisam-nos para prepararmos as mangueiras, se o cenário piorar. Lá fora, só se consegue andar com máscara ou lenços a tapar olhos e boca. Há fagulhas vermelhas que saltam de um lado para o outro, sem sabermos onde irão cair.

Começam a chegar-nos a casa pessoas, assustadas, vindas de algumas das aldeias a arder. O João pede-nos que olhemos pela mãe, enquanto vai ajudar o pai a apagar as chamas que rondam a casa. A Tina chega com a família depois de percorrer uma estrada em chamas. A Isabel vem pedir guarida porque o marido não a veio buscar depois do trabalho, como habitualmente. A Liliana está aflita por não conseguir chegar à casa da mãe onde os filhos ficaram a passar a noite. O Zé vem tresloucado depois de ter enfrentado as chamas em casa e desespera por não saber da mãe e da irmã. Os telemóveis continuam sem funcionar, está escuro, só as velas nos iluminam. A noite é longa e sentimos uma impotência total. Ligamos o rádio do carro na tentativa de saber o que se passa. Sigo, de novo, para os bombeiros em busca de melhores notícias. Nada. O ar continua irrespirável. Tudo à volta está vermelho, da cor do fogo.

Durante a noite, as imagens de Pedrógão Grande não me saem da cabeça. O nascer do dia não vai trazer nada de bom, calculo. Como pode tudo isto estar a acontecer? Outra vez? As (más) notícias começam a chegar ao amanhecer, sob um céu coberto de um manto de fumo. Pedro, o marido da Isabel, não a foi buscar porque morrera pelo caminho. Cristiana morrera nas chamas na estrada à entrada da cidade, quando tentava fugir com o marido e a filha. A fábrica de um amigo de infância ardera por completo, tal como muitas outras. Dezenas de casas foram consumidas pelas chamas, como a de Aristides, que conheço desde miúda, ou a de Kin, o músico alemão que me dizia há anos, numa reportagem para a VISÃO, que trocara a Alemanha para viver num “happy valley”, o vale encantado como ele chamava a Benfeita, no concelho de Arganil, onde mais de 20 famílias também ficaram sem nada. Aquele 15 de outubro tinha tudo para ser um dia feliz. Mas não o foi – para nós e para tantas famílias. A minha sobrinha, na inocência dos seus cinco anos, perguntava, entre choros: “Porque é que decidiram fazer o meu batizado no dia do incêndio?” Tu não sabes, Laura, nem podes ainda saber, mas o incêndio não escolhe dias nem horas. Prometo-te que ainda iremos brindar à tua saúde e à do avô – faremos a festa que não fizemos.

(Artigo publicado na Visão, de 17 de outubro de 2017) 1. Dê um título ao texto. Justifique. (cerca de 80 palavras)

2. Explique o significado da seguinte afirmação: “Aquele 15 de outubro tinha tudo para ser um dia feliz.” (cerca de 80 palavras)

(8)

Página 3 de 4

Grupo II

Analise as frases abaixo e reescreva-as, corrigindo o erro presente em cada uma delas.

1. Não haveriam razões para ele cancelar o contrato. 2. A empresa lançará um novo modelo de microondas.

3. A infra-estrutura do prédio não era adequada às necessidades da empresa. 4. Fábio e Maurício, são supervisores do departamento de vendas.

5. Ontem passei horas e horas atráz de alguém que pudesse formatar o meu computador. 6. Haviam vários relatórios para eu analisar durante o feriado.

7. Chegou em a Portugal a três dias. 8. Obrigado, disse a rapariga. 9. Vendeu uma grama de ouro.

10. Não tenho quaisqueres dúvidas de que tenho razão.

11. Esta nova medida vai de encontro ao que pretendíamos, por isso saímos satisfeitos da reunião.

12. Houve uma grande aderência do público ao nosso novo produto. 13. Preciso de destrocar esta nota.

14. Tenho de ir às compras para encher a dispensa. 15. Adoro desfolhar um livro acabado de comprar.

Grupo III

Num texto bem estruturado, com cerca de duzentas palavras, apresente uma reflexão sobre as ideias expostas no texto transcrito a seguir.

(9)

Página 4 de 4 tantas vezes, pelo dobro do que é oferecido como salário de entrada em Portugal), passou a fazer parte do quotidiano desta nova geração. Aquilo que era um drama, é agora, até muitas vezes, uma festa, um abrir de horizontes, uma oportunidade de enfrentar desafios. A grande questão é que se esta saída de jovens é boa para cada um deles individualmente, ela acaba por ser prejudicial para o País: não ajuda à criação de riqueza, diminui a produtividade da economia, deixa escapar talento e espírito de mudança.”

(Artigo publicado na Visão, de 11 de janeiro de 2018)

Cotação das Questões (200 pontos/20 valores):

Grupo I (70 pontos) Questão 1 – 15 pontos Questão 2 – 30 pontos Questão 3 – 25 pontos

Grupo II (45 pontos) Cada frase – 3 pontos

Grupo III (85 pontos)

Critérios de Avaliação da Prova:

- Estruturação temática e discursiva - Correção linguística

(10)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

ANEXO B

(11)

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Departameto de Eng.ª Electrotécnica – Conteúdos Programáticos Provas de Conhecimento Específico – Maiores de 23 Página 1 de 6

Provas de Admissão para maiores de 23 anos

2019

Provas de Conhecimento Específico

(12)

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Departameto de Eng.ª Electrotécnica – Conteúdos Programáticos Provas de Conhecimento Específico – Maiores de 23 Página 2 de 6

Programa de Física e Química

Apesar da disciplina se denominar “Física e Química”, assumimos que para o ingresso nos cursos de Engª Electrotécnica e Engª Informática assume importância fundamental a componente de Física.

Parte I (resposta obrigatória)

1 - Unidades de medida

Ø O sistema Internacional

2 - Materiais

Ø Propriedades físicas e químicas dos materiais Ø Transformações físicas e transformações químicas

3 - Movimento

Ø O estudo dos movimentos rectilíneos

Ø Calcular velocidade média e aceleração média num dado intervalo de tempo.

Ø Queda de um corpo no campo gravítico terrestre

4 - Energia

Ø Fontes e formas de energia Ø Transferências de energia

5 - Sistemas eléctricos.

Ø Princípios básicos de electricidade. Ø Corpos com carga eléctrica

Ø Acções entre corpos com carga eléctrica.

Parte II (módulo de opção)

1 – Cinemática do ponto material;

Ø Posição, velocidade e aceleração; Ø Movimento rectilíneo;

Ø Movimento circular

2 - Dinâmica

Ø A natureza das forças Ø Forças de atrito Ø Massa e Peso

Ø O conceito de força resultante Ø Leis de Newton

Ø Lei da gravitação universal

Ø Componentes normal e tangencial da aceleração

3 - Forças elásticas

Ø Movimento de um corpo sujeito a uma força elástica Ø Posição e velocidade do oscilador harmónico.

4 - Campo Eléctrico

Ø Campo eléctrico criado por cargas pontuais

Ø Representação esquemática de um circuito eléctrico Ø Aplicação da Lei de Ohm num circuito resistivo Ø O conceito de resistência equivalente.

Ø Associações de resistências

(13)

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Departameto de Eng.ª Electrotécnica – Conteúdos Programáticos Provas de Conhecimento Específico – Maiores de 23 Página 3 de 6

Bibliografia:

• Manuais de FISICO-QUÍMICA do 3º Ciclo

(14)

 

 

 

CANDIDATURA À REALIZAÇÃO DE PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS 

A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR 

DOS MAIORES DE 23 ANOS 

 

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PROVA DE CONHECIMENTOS 

ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA 

 

 

Prova  Obrigatória  (Engenharia  do  Ambiente;  Engenharia  Electrotécnica; 

Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Gestão Industrial) 

 

 Operações algébricas em IR.   Noções básicas de estatística e probabilidades.   Equações e sistemas de equações.   Sucessões: definição e termo geral de uma sucessão.   Geometria no plano e trigonometria.   Funções: Generalidades de funções, função afim, função quadrática. 

Prova  Opcional  (Engenharia  do  Ambiente;  Engenharia  Civil;  Engenharia 

Electrotécnica;  Engenharia  Mecânica;  Gestão  Industrial;  Tecnologias  e 

Design de Multimédia) 

 

 Operações algébricas em IR.   Noções básicas de estatística e probabilidades.   Equações e sistemas de equações.   Sucessões: definição e termo geral de uma sucessão.   Geometria no plano e trigonometria. 

 Funções:  Generalidades  de  funções,  função  afim,  função  quadrática,  função  exponencial,  função  logarítmica,  funções  trigonométricas,  noção  de  limite,  continuidade e derivadas. 

Bibliografia (recomendada): 

 

(15)

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Departameto de Eng.ª Electrotécnica – Conteúdos Programáticos Provas de Conhecimento Específico – Maiores de 23 Página 4 de 6

Programa de Matemática

Parte I (resposta obrigatória)

• Noções básicas de estatística e probabilidades

• Conceitos elementares: conceitos básicos de operações com números reais, sistemas de equações, inequações, razões trigonométricas de um ângulo agudo.

• Generalidades sobre funções: conceitos básicos, funções polinomiais, e presentação gráfica, estudo da monotonia e extremos, etc.

Parte II (módulo de opção)

• Estatística descritiva, probabilidades e combinatória; • Geometria analítica no plano;

• Vectores no plano e no espaço, produto escalar e aplicações; • Trigonometria;

• Sucessões;

• Função exponencial e função logarítmica,

• Estudo de funções: domínios, limites, continuidade, existência de assimptotas, derivadas, estudo do sinal da primeira derivada, estudo do sinal da segunda derivada e representação gráfica.

Bibliografia

(16)

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Departameto de Eng.ª Electrotécnica – Conteúdos Programáticos Provas de Conhecimento Específico – Maiores de 23 Página 5 de 6

Programa de Geometria Descritiva

Introdução ao Estudo da Geometria Descritiva.

Noções Gerais

- Normalização. - Noção de projecção.

- Métodos de Representação. Sistemas de Projecção. - Sistemas de Projecção Axonométrica.

- Múltipla Projecção Ortogonal ou das Vistas.

- Método da Dupla Projecção Ortogonal (Geometria de Monge). Fundamentos e Definições. - Representação do Ponto. - Representação da Recta. - Representação do Plano.

Intersecção e União

- Introdução. - Intersecção de Rectas. - Intersecção de Planos.

- Intersecção de Recta com Plano. - Rectas Paralelas.

- Planos e Rectas Paralelos. - Planos Paralelos.

Perpendicularidade

- Introdução. Condições de Perpendicularidade. - Rectas e Planos Perpendiculares.

- Planos Perpendiculares.

- Perpendicular Comum de Duas Rectas.

Mudança de Planos de Projecção

- Introdução.

- Novas Projecções do Ponto, Recta e Plano. - Problemas Métricos de Distâncias e Ângulos.

Rebatimentos

- Rebatimentos de Pontos e Rectas. - Contra-rebatimentos.

- Verdadeira Grandeza de Figuras Planas - Distâncias e Ângulos.

Bibliografia:

(17)

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Departameto de Eng.ª Electrotécnica – Conteúdos Programáticos Provas de Conhecimento Específico – Maiores de 23 Página 6 de 6

Formatação da Prova

Prova de Conhecimento Específico Duração

1ª Parte (resposta obrigatória) Matemática – Parte I Física - Parte I

30 30

60min

(18)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

ANEXO C

Modelos Provas

(19)

Instituto Politécnico de Viseu 

Escola Superior de Tecnologia e Gestão 

 

Prova Escrita de Avaliação de Conhecimentos e Competências  

para Maiores de 23 Anos 

 

Prova Modelo de Matemática (Opcional)   

 

 

 

 

2019

GRUPO I     As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla.   Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas, das quais só uma está correta.   Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa que selecionar para cada  questão. 

 Se  apresentar  mais  do  que  uma  resposta,  a  questão  é  anulada,  o  mesmo  acontecendo  se  a  letra transcrita for ilegível.   Não apresente cálculos.    1. Seja b um número real positivo e  b a  1  .   Podemos afirmar que:  (A)  a b2 1  (B)  a2b1  (C)  ab1  (D)  Nenhuma das opções  2. Considere a sucessão 

 

vn  de termo geral definido por vn        10 1 10 ) 1 ( n se n se n   Podemos afirmar que: 

(A)  v3   v4 (B)  v4v20  (C)  2 é termo da sucessão 

 

vn   (D)  Nenhuma das opções 

(20)

4.  Na Figura está parte da representação gráfica de uma função g, de domínio IR\{0}.     Qual das afirmações seguintes é verdadeira:  (A) A primeira derivada de g em x=1 é positiva.  (B) A segunda derivada de g em x=1 é negativa.  (C) O valor de lim ( ) 0 g x x não existe.  (D) Nenhuma das afirmações anteriores é verdadeira.  5. A função h definida por         k x se x k x se x x h( ) 22 1   é contínua se e só se o valor de k for igual a  (A)  0  (B)  1  (C) 2  (D)  Nenhuma das opções    GRUPO II 

Nas  questões  seguintes  apresente  o  seu  raciocínio  de  forma  clara,  indicando  todos  os  cálculos que efetuar e todas as justificações necessárias. 

1. Uma  caixa  contém  bombons  com  três  tipos  de  chocolate:  chocolate  branco,  preto  e  de  leite. 

A  probabilidade  de  tirar,  ao  acaso,  um  bombom  de  chocolate  preto  é  0,45  e  a  probabilidade de tirar um bombom de chocolate branco é 0,25. Na caixa há 15 bombons  de chocolate de leite. 

(a) Justifique que existem 50 bombons na caixa. 

(b) Qual é a probabilidade de retirar um bombom da caixa que: 

i. não seja de chocolate de leite? Apresente o resultado na forma de percentagem.  ii. não  seja  de  chocolate  preto  e  não  seja  de  chocolate  de  leite?  Apresente  o 

resultado na forma de fração irredutível.   

(21)

2. Observe a seguinte sequência de figuras.  

  Cada  figura  obtém‐se  juntando  quadrados  cinzentos  segundo  a  regra  sugerida  pelas  figuras. 

Indique  quantos  quadrados  cinzentos  são  necessários  para  construir  a  Figura12?  Justifique.    3. Num laboratório foi estudada a evolução de uma colónia de bactérias. Verificou‐se que o  número N de bactérias, em milhares, h horas após o início da contagem, é dado por  . 8 6 ) ( 2 h h h N   Sabe‐se que a primeira contagem se realizou às 14 horas.  (a)  Quantas bactérias havia às 18 horas?  (b)  Calcule N (2) ‐ N (1) e interprete o resultado no contexto do problema.  (c)  Em que período do dia o número de bactérias foi superior a 13 000?  (d)  A experiência terminou quando o número de bactérias se reduziu a 1000. A que horas  terminou a experiência? 

(e) Qual  o  número  máximo  de  bactérias  que  foi  observado  no  laboratório?  A  que  horas  ocorreu? Justifique. 

     

(22)

Instituto Politécnico de Viseu 

Escola Superior de Tecnologia e Gestão 

 

Prova Escrita de Avaliação de Conhecimentos e Competências  

para Maiores de 23 Anos 

 

Prova Modelo de Matemática (obrigatória) 

 

 

 

 

 

2019

Nas  questões  seguintes  apresente  o  seu  raciocínio  de  forma  clara,  indicando  todos  os  cálculos que efetuar e todas as justificações necessárias. 

 

1. Em  Portugal,  para  medir  a  temperatura,  utilizam‐se  termómetros  graduados  em  graus  Celsius  (ºC), mas, por exemplo, em Inglaterra, utiliza‐se a graduação em graus Fahrenheit (ºF).     Uma fórmula que relaciona os graus Celsius (C) e os graus Fahrenheit (F) é a seguinte:  . 32 5 9   C F   Calcule, em graus Celsius, o valor da temperatura correspondente a 212ºF.   Apresente todos os cálculos que efetuar.    2. O acesso a uma das entradas de um determinado edifício é feito por uma escada de dois degraus  iguais,  cada  um  deles  com  10  cm  de  altura.  Com  o  objetivo  de  facilitar  a  entrada  no  edifício  a  pessoas com mobilidade condicionada, foi construída uma rampa. Para respeitar a legislação em  vigor, esta rampa foi construída de modo a fazer com o solo um ângulo de 3°, como se pode ver  no esquema que se segue (o esquema não está à escala).        

(23)

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

Departameto de Eng.ª Electrotécnica – Conteúdos Programáticos Provas de Conhecimento Específico – Maiores de 23 Página 6 de 6

Formatação da Prova

Prova de Conhecimento Específico Duração

1ª Parte (resposta obrigatória) Matemática – Parte I Física - Parte I

30 30

60min

(24)

Prova de Matemática

Duração: 60 Min.

Continua ...

Engenharia Electrotécnica



Física

Matemática

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS

(Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de Março)

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª Parte – Opcional

19 de Maio de 2018 Duração: 60 minutos

(25)

Prova de Física

Duração: 60 Min.

Continua ...

I.P.V.

Escola'Superior'de'Tecnologia'e'Gestão'de'Viseu'

Provas de Admissão para maiores de 23 anos - 2018

2ª Part e

(Opção)

Prova de Física

Duração da prova: 1h

30º h0

... Continuação do enunciado da prova de Física.

Cotações:

1.a) 15 1.b) 10 1.c) 10 1.d) 10 2.a) 5 2.b) 5 2.c) 5

3.a) 5 3.b) 10 3.c) 10

4. 25 Fim da Prova de Física

I.P.V.

Escola'Superior'de'Tecnologia'e'Gestão'de'Viseu'

Provas de Admissão para maiores de 23 anos - 2018

(26)

... Continuação do enunciado da prova de Matemática.

Fim Prova de Matemática

Engenharia Electrotécnica



Física

Matemática

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS

(Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de Março)

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1ª Parte – Obrigatória

19 de Maio de 2018 Duração: 60 minutos

(27)

Prova de Física

Duração: 30 Min.

I.P.V.

Escola'Superior'de'Tecnologia'e'Gestão'de'Viseu'

Provas de Admissão para maiores de 23 anos - 2018

1ª Part e

(Obrigatória)

Pr ova de Física

1 - Assinale as respostas corretas

1.1 – A velocidade do som na água é menor que no ar………..SIM NÃO 1.2 – O som propaga-se no vazio à velocidade de 340 m/s.………... SIM NÃO 1.3 – As ondas electromagnéticas apenas se propagam no vazio……..SIM . NÃO 1.5 – Durante a queda de um corpo, a energia potencial vai

diminuindo e a energia cinética vai aumentando.…….…… …..SIM NÃO

2 – Qual das seguintes quantidades não representa um valor de potência desenvolvida por uma máquina?

(A) 1200 W (B) 1,5 Cv (C) 1200 J/s (D) 20 KW.h

3 – Um corpo de dimensões desprezáveis é largado verticalmente no sentido descendente, partindo do repouso e atingindo o solo com uma velocidade de 25 km/h. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/s2, Calcule:

a) O tempo que o corpo demorou até atingir o solo b) A altura donde foi largado

4 – Uma cadeira de carrossel em andamento circular e uniforme descreveu uma circunferência de raio 6,2m em 3,0s. Calcule:

a) A velocidade da cadeira. b) A aceleração da cadeira.

5 - Um trovão emite um clarão de luz em simultâneo com uma onda sonora. Um observador ouve o som com atraso de 2,5 segundos relativamente à visualização do raio de luz.

Calcule a que distância do observador ocorreu a descarga elétrica associada ao raio luminoso.

Admita que a visualização do raio é simultânea com a sua emissão.

Fim da prova Física, - 1ª parte

Cotações:

1. 15 2. 15 3. 25 4. 30 5. 15

Fim Prova de Física

Prova de Matemática

Duração: 30 Min.

(28)

3.- Represente o plano δ definido pelos pontos J(1;4;6), K(4;-3;3) e L(-3;-2;-1). Determine as suas retas:

n, horizontal, com 3 cm de cota

dδ, reta de maior declive, contendo o ponto J; p, de perfil, contendo o ponto L.

(3,5 val.)

Engenharia Electrotécnica

Geometria Descritiva

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS

(Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de Março)

Para a resolução da prova deverá utilizar esta folha. Não se esqueça de preencher o cabeçalho.

Leia com atenção.

Boa sorte. Nome: ___________________________________________________

Classificação: ( ) O Docente, ______________________

PROVA DE CULTURA ESPECÍFICA 2ª Parte – Opcional

(29)

1. Represente, em projeção, os seguintes pontos: (3,0 val.) E(3;1;2) F(1;3;1) G(5,-2,4) H(-2;0;3) I(-5;2;0)

J(3;3;4) K(-4;1;2) L(0;-2;3) M(-3;0;0) N(2;2;-2)

2. Represente a reta s, que contém os pontos G(-4;-1;5) e H(2;-4;-2). Determine os pontos notáveis e o

(30)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

ANEXO D

(31)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

ANEXO E

(32)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

ANEXO F

Curso de

(33)

 

Curso de Preparação em Matemática para Acesso ao 

Ensino Superior 

 

OBJETIVOS 

Dotar  os  alunos  com  um  conjunto  de  conhecimentos  teóricos  e  práticos  ao  nível  da  Matemática,  que  são  elementares para a frequência dos cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.   

PÚBLICO ALVO 

Candidatos maiores de 23 anos à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu para os cursos de Licenciatura  em Engenharia do Ambiente; Engenharia Electrotécnica; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Gestão  Industrial; Engenharia Civil; Tecnologias e Design de Multimédia.   

CUSTO

  Gratuito.   

HORÁRIO

  O curso decorrerá de 23 de abril a 23 de maio de 2019, em horário pós laboral, com carga horária total de 40 horas.   

INSCRIÇÕES

  As inscrições para o curso efetuam‐se nos Serviços Académicos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu  no período compreendido entre 3 e 18 de abril de 2019.   

AVALIAÇÃO

  No final do curso haverá uma prova de avaliação de conhecimentos facultativa. A Escola Superior de Tecnologia e  Gestão de Viseu emitirá um certificado de aproveitamento aos alunos que obtiverem classificação superior ou igual  a 10 valores e que assistam, no mínimo, a 80% das aulas lecionadas.   

PLANIFICAÇÃO 

DOCENTE: Nuno Conceição  Nº  aula  Dia da 

Semana  Data  Hora  Sala Sumário  Observ. 

0  Terça  23/04/19  19:30‐22:30  3  Resolução  das  provas  de  avaliação  de  anos 

anteriores. 

Prova de conhecim

e

ntos específicos 

25 de maio

  1  Quarta  24/04/19  19:30‐22:30  16  Operações algébricas em IR.  2  Sexta  26/04/19  21:00‐23:30  16  Operações algébricas em IR. (continuação)  3  Terça  30/04/19  19:30‐22:30  16  Noções básicas de estatística e probabilidades.  4  Quinta  02/05/19  19:30‐22:30  16  Noções  básicas  de  estatística  e  probabilidades. 

(continuação)  5  Sexta  03/05/19  21:00‐23:30  16  Generalidades de funções e função afim.  6  Quarta  08/05/19  19:30‐22:30  16  Função quadrática.  7  Quinta  09/05/19  19:30‐22:30  16  Sucessões e equações.  8  Sexta  10/05/19  21:00‐23:30  16  Geometria no plano e trigonometria.   9  Quarta  15/05/19  19:30‐22:30  16  Estudo de funções: domínios, limites, continuidade e  derivadas.  10  Quinta  16/05/19  19:30‐22:30  16  Funções trigonométricas.  11  Sexta  17/05/19  21:00‐23:30  16  Função exponencial e função logarítmica. 

12  Quarta  22/05/19  19:30‐22:30  16  Resolução  de  exercícios  sobre  os  conteúdos  programáticos lecionados. 

13  Quinta  23/05/19  19:30‐22:30  16  Resolução  de  exercícios  sobre  os  conteúdos  programáticos lecionados. 

(34)

 

 

 

CANDIDATURA À REALIZAÇÃO DE PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS 

A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR 

DOS MAIORES DE 23 ANOS 

 

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PROVA DE CONHECIMENTOS 

ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA 

 

 

Prova  Obrigatória  (Engenharia  do  Ambiente;  Engenharia  Electrotécnica; 

Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Gestão Industrial) 

 

 Operações algébricas em IR.   Noções básicas de estatística e probabilidades.   Equações e sistemas de equações.   Sucessões: definição e termo geral de uma sucessão.   Geometria no plano e trigonometria.   Funções: Generalidades de funções, função afim, função quadrática. 

Prova  Opcional  (Engenharia  do  Ambiente;  Engenharia  Civil;  Engenharia 

Electrotécnica;  Engenharia  Mecânica;  Gestão  Industrial;  Tecnologias  e 

Design de Multimédia) 

 

 Operações algébricas em IR.   Noções básicas de estatística e probabilidades.   Equações e sistemas de equações.   Sucessões: definição e termo geral de uma sucessão.   Geometria no plano e trigonometria. 

 Funções:  Generalidades  de  funções,  função  afim,  função  quadrática,  função  exponencial,  função  logarítmica,  funções  trigonométricas,  noção  de  limite,  continuidade e derivadas. 

Bibliografia (recomendada): 

 

Referências

Documentos relacionados

Na classificação das respostas a estes itens, pode estar prevista pontuação para respostas parcialmente corretas. • Nos itens de resposta curta, a resposta implica,

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU Regime Especial de Admissão para Maiores de 23

Nos termos do nº 2 do artigo 25º do DL nº 113/2014, de 16 de julho, o numero total de vagas aberto anualmente em cada instituição de ensino superior para

Provas de Admissão ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos (2017) Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. PROVA DE CULTURA GERAL

I.S.P.V.– ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU Regime Especial de Admissão para Maiores de 23

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS.. (Dec.Lei nº 64/2006, de 21

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

10.1. A presente Ata poderá sofrer alterações, obedecidas às disposições contidas no art. O gerenciador da ata de registro de preços acompanhará a evolução dos preços