• Nenhum resultado encontrado

2. As dimensões do plano de reestruturação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. As dimensões do plano de reestruturação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2. As dimensões do plano de reestruturação

F. Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação

F.1 Articulação da graduação com a pós-graduação: expansão-quantitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior

1. Diagnóstico da situação atual:

A pós-graduação e a pesquisa na UNIR estão em franca expansão. Iniciando seu primeiro curso de Stricto Sensu recomendado pela CAPES em 1998 (Programa de Pós- graduação em Biologia Experimental), conta atualmente com 2 DINTERs (Doutorados Interinstitucionais UNESP/UNIR nas áreas de Educação e Geociências) e 5 cursos Stricto Sensu, totalizando 6 programas: 5 programas de Mestrado e 1 programa de Doutorado.

Com estrutura física construída especialmente para os programas de Biologia Experimental (M/D), Desenvolvimento Regional (M) e Geografia (M), está ampliando tal estrutura com a construção, em execução, do espaço do Núcleo de Ciências e o início do Bloco do Mestrado em Ciências da Linguagem, contemplado pelo edital MCT-FINEP CT- INFRA 2006/01, onde obtivemos aprovação de R$ 638.000,00 (seiscentos e trinta e oito mil reais), prioritariamente para despesas com alvenaria, o que também possibilitará a criação de novos laboratórios de pesquisa para grupos que estão se consolidando para propor novos programas institucionais de pós-graduação. Tais espaços possibilitam melhores condições de ensino, nos possibilitando propor, em poucos anos, dos programas de Doutorados nos 4 últimos programas citados (Programa de Pós-graduação em desenvolvimento regional e Programa de Pós-graduação em Geografia).

Além dos espaços de salas de aula e coordenações dos Programas Stricto Sensu, também tivemos aporte de verba proveniente de vários editais (FINEP, Ministério da Saúde/CNPq, Furnas, Eletronorte, Petrobras, etc.) que permitiram a ampliação e a instrumentalização de vários grupos de pesquisa, saltando de 26 grupos certificados em 2000 para 35 grupos de pesquisas certificados no CNPQ na presente data e outros 4 aguardando certificação Institucional, além de 18 grupos em preenchimento ou em atualização, num total de 57 grupos de pesquisa institucionais em atividade na UNIR.

Com a formação destes novos grupos, atualmente em fase de consolidação, temos vivenciado o crescimento nas solicitações de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC- UNIR/CNPq) bem como no número de voluntários para o mesmo programa. Com a consolidação dos programas de pós-graduação existentes e o fortalecimento dos grupos de pesquisa, nota-se uma maior interação entre graduação/pós-graduação, quer por meio da participação dos discentes da graduação em pesquisas de grupos vinculados aos programas Stricto Sensu, quer por meio da atuação de discentes da pós-graduação como monitores nas aulas ministradas na graduação (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE) ou ainda pelo número crescente de participação de discentes da graduação em publicações de docentes da UNIR. Embora tenhamos conseguido expandir nossos cursos de Pós-graduação, contando inclusive com aporte de verba para construção de pavilhões específicos aos Programas e/ou grupos de pesquisa a estes vinculados, tal crescimento também levou a uma grande defasagem em termos administrativos.

Hoje contamos com o mesmo contingente de pessoal que contávamos há 7 anos atrás, isto é: uma pró-reitoria responsável por todo o Gerenciamento, Fiscalização e Coordenação Administrativa dos cursos de Pós-graduação (Lato e Stricto Sensu) e Pesquisa de toda a Universidade, conta com apenas 2 docentes e 5 servidores técnicos- administrativos lotados na referida pró-reitoria. Este contingente é insuficiente para gerenciar de forma eficaz as necessidades dos programas e, mais insuficiente ainda, para a necessária criação de uma secretaria de pós-graduação.

A articulação entre os grupos de pesquisa nos dá indicativos de, num futuro próximo (implantação para 2008), seja possível acrescentar, no mínimo 3 Programas Stricto Sensu ao quadro de nossa IFES. Este cenário nos traz preocupação pois necessitaremos de maior número de salas de aula, ampliação da biblioteca para abranger todas as bibliotecas setoriais existentes e mais as que deverão ser criadas, salas de defesa, de coordenação, locais de suporte aos alunos (sala de computadores, ampliação

(2)

dos laboratórios de pesquisa e didáticos, sala de vivencia, etc.). Este incremento no número de Cursos Stricto Sensu a serem oferecidos, embora salutar para a região, poderá tornar insustentável a situação da administração da Pós-graduação e Pesquisa, caso não sejam tomadas medidas para ampliação tato de infra-estrutura física quanto de pessoal, antecipadamente.

2. Metas a serem alcançadas com o cronograma de execução:

O Programa de Integração Graduação, Pós-graduação e Extensão da UNIR propõe cinco grandes metas a serem implantadas nos próximos anos:

Meta 1: Colaborar na elevação do nível dos cursos de graduação através da qualificação de docentes e conseqüente ampliação da pesquisa e cursos Stricto Sensu na Universidade;Cronograma:Submissão ao setor de avaliação da CAPES projetos de Mestrados Acadêmicos e profissionalizantes, doutorados institucionais, interinstitucionais e doutorados em rede. Previsão de submissão: 01 Mestrado profissionalizante (2008); 11 mestrados acadêmicos (1 em 2008, 4 em 2009, 2 em 2010; 2 em 2011 e, 2em 2012);

03 doutorados institucionais a serem implantados, um por ano, a partir de2010; 05 DINTERs, 2 a serem iniciados em 2008 e outros 3 em 2009; 2 doutorados em Rede em conjunto com os outros 8 estados pertencentes a Regional Norte de Pós-graduação e Pesquisa, com início previsto para 2008 e 2009; incentivo a docentes com titulação de Mestre para realizarem doutorado com bolsa PICDT-programa novo e, com titulação de Doutor, para realizarem estágios de pós-doutorado.

Meta 2: Promover a inserção dos alunos da Graduação em Grupos de Pesquisas vinculados a Programa de Pós-Graduação ou a projetos de pesquisa dos alunos da Pós- Graduação. Cronograma: Iniciando em 2008, com ampliação constante até alcançar, em 2012, meta de 20% dos alunos de graduação inseridos em programas institucionais como PIBIC/CNPq-UNIR, PIATAM Oeste (Petrobrás-UNIR) e outras parcerias com a instituições privadas e/ou governamentais (CERON, Aneel, Suez, etc.).

Meta 3: Propiciar um maior contato entre graduandos e pós-graduandos, favorecendo a interação entre os mesmos. Cronograma: Segundo semestre de 2007 e desdobramentos durante o ano de 2008, a partir das readequações e modificações no modelo estrutural e regimental da Universidade que permitirá mobilidade e/ou equivalência entre disciplinas de pós-graduação e graduação; a partir de 2008 com a revitalização da Editora e ampliação das parcerias já existentes entre UNIR e outras IES e Institutos de Pesquisa.

Meta 4: Facilitar a interação e maior visibilidade da Universidade perante a comunidade, bem como estimular um maior relacionamento entre os cursos de Pós- graduação da UNIR com o Ensino médio da rede Publica Pública e Privada de Rondônia.

Cronograma: Reativação, a partir de 2008, do programa de iniciação científica do ensino médio-PIBIC/Jr; ampliação, a partir de 2008, na participação de professores do ensino médio nas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos laboratórios de pesquisa da Universidade; divulgação regular na mídia local e regional, das atividades desenvolvidas pela Universidade.

Meta 5: Promover o intercâmbio entre alunos e docentes da UNIR com outras IES nacionais e internacionais. Cronograma: A partir de 2008 por meio de assinaturas e execuções de convênios, divulgação e participação das pesquisas em eventos nacionais e internacionais, promoção de palestras e eventos que visem trazer docentes- pesquisadores de outras IES visando aproximação da comunidade UNIR das comunidades científicas e acadêmicas de outras IES.

(3)

3. Estratégias para Alcançar as Metas Estratégias para alcançar a meta 1:

Estratégia meta 1: Submissão de projetos institucionais e interinstitucionais a serem avaliados pela diretoria de avaliação de programas da CAPES.

Estratégia meta 2: A inserção dos graduandos realizada por meio de edital ou termo de cooperação entre grupos de pesquisa, visando incentivar o acesso destes alunos nos grupos de pesquisa vinculados a Programas de Pós-Graduação, com participação dos mesmos em projetos de pesquisa dos pós-graduandos, na qualidade de colaboradores, de forma a auxiliar o pós-graduando em suas atividades de investigação e, ao mesmo tempo, compartilhar com o graduando parte dos dados obtidos para confecção dos Trabalhos de Conclusão de Curso e/ou nas pesquisas vinculadas ao Programa de Iniciação Científica da UNIR. Tais medidas, além de possibilitarem o amadurecimento acadêmico discente, facilitarão a construção de projetos de pesquisa para futuro ingresso em Programas de Pós-graduação Stricto sensu; Previsão no plano de orçamento anual de uma rubrica específica a ser destinada aos grupos de pesquisa que estão vinculados ou que tenham potencial de se vincular a programas Stricto Sensu, implantados ou a implantar nos próximos 5 anos; Previsão no plano de orçamento anual de uma rubrica específica destinada a publicação de edital que contemple projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso que não tiveram verbas aportadas por projetos maiores ou editais anteriores;

Estratégia meta 3: Mudança da designação dos atuais Núcleos para Faculdades;

Atividades de articulação entre graduação e pós-graduação, dentro dos limites estabelecidos pela CAPES, incorporadas nos regimentos para que tais atividades sejam convalidadas como créditos para os mestrandos e doutorandos. Cada atividade terá valor de um crédito, para um total de até dois; Adaptação nos regimentos de cada programa de pósgraduação ou proposição de resolução junto aos conselhos superiores; Reativar os periódicos da UNIR e fazer parcerias com outras IES para publicação, com possibilidade de, contabilizar créditos para graduação quando publicações dos alunos forem feitas em revistas de QUALIS acima de B nacional; Realização de cursos de aperfeiçoamento, oficinas, colóquios etc., de forma que, ao mesmo tempo em que o docente/pesquisador juntamente com seus orientados de pós-graduação, divulguem suas pesquisas, também os discentes da graduação possam ter momentos de aproximação dos mesmos, independente do curso que estejam realizando (Este procedimento deve ser homologado pelos colegiados de cursos.

É necessário afinidade entre disciplinas da graduação, pós-graduação e os projetos de pesquisa, com compatibilidade de carga horária e período de oferecimento das disciplinas); Publicação semestral da lista de disciplinas da pós-graduação e sua inserção, no projeto pedagógico dos cursos de graduação, como disciplinas optativas para efeito de crédito junto ao histórico escolar dos alunos da graduação: os colegiados departamentais em conjunto com os colegiados dos cursos de pósgraduação poderão firmar acordos de cooperação para disponibilizar cargas horárias dos alunos da pós- graduação de modo que estes procedam, dentro de um calendário acadêmico definido, programa de palestras, oficinas, atividades de campo e atividades laboratoriais com alunos da graduação; criação de bolsa monitoria para alunos de pós-graduação, que não tenham outras bolsas e nem vínculo empregatício durante o período que estiverem ministrando disciplinas na graduação ou antes de terem concluídos os créditos obrigatórios.

O valor das bolsas deverão ser proporcional aos Programas freqüentados pelos pós-graduandos (mestrado ou doutorado) e à carga horária da disciplina; inserção de alunos da graduação nas publicações, em todos os níveis, tanto as que são formuladas pelos docentes, quanto pelos discentes da pós-graduação; maior interação entre discentes da graduação, pós-graduação e docentes com intercâmbio entre diversos cursos, dentro das grandes áreas do conhecimento; possibilitar a participação dos alunos da graduação, matriculados nos dois últimos períodos, a freqüentarem disciplinas da pós- graduação Lato e Stricto Sensu, no sentido de que estas sejam aproveitadas na qualidade de disciplinas optativas da graduação e, de modo inverso, possibilitar participação de alunos da pós-graduação em disciplinas da graduação quando houver

(4)

necessidade de nivelamento dos alunos da pós-graduação; implementação das feiras de ciência, fazendo a interligação entre ensino básico, médio, graduação e pós-graduação;

ampliar a participação da Universidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aumentando o número de eventos realizados pelos grupos de Pesquisa da UNIR.

Estratégia meta 4: A implementação do Programa PIBIC-Jr em parceria com CNPq/SEPLAN(RO)/UNIR com levantamento das escolas interessadas em desenvolver o programa PIBIC-JR, bem como o cadastramento dos centros e laboratórios de pesquisa aptos a receber os alunos da rede pública para estágio; previsão orçamentária para adequação de laboratórios que desejam se inserir no programa PIBIC-JR mas que não dispõe de infra-estrutura mínima necessária; confecção, pelos Núcleos e Campi, de uma proposta para ser apreciada pelos colegiados competentes que, uma vez aprovada, estabeleça uma agenda de eventos, com previsão orçamentária anual que financie;

estabelecimento de projeto pedagógico de articulação da UNIR para apreciação junto aos órgãos competentes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, cujo encaminhamento deve ser feito por meio de convite oficial da UNIR; solicitação oficial da UNIR juntos aos órgãos da imprensa (televisão, rádio, jornais) para abertura desse espaço de divulgação e articulação com as coordenações dos mestrados e doutorados para que sejam responsáveis pelo provimento das informações e noticiais de modo geral;

disponibilizar vagas para que os professores da rede pública estadual e municipal possam efetuar matrícula em disciplinas de pós-graduação como aluno especial, em até duas disciplinas, com certificação da Pró-Reitoria Pós-Graduação e Pesquisa ou dos coordenadores de Mestrado ou Doutorado; ampliar a oferta das atividades de extensão de modo a divulgar e debater os resultados das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia junto às comunidades acadêmicas e da sociedade em geral interessadas nos temas com a participação de alunos da pós-graduação cuja atividade poderia contar como crédito ou carga horária optativa; propor articulação ou inserção dos temas de pesquisa e das disciplinas da pós- graduação da UNIR com os temas pedagógicos das instituições de ensino privadas e das escolas de ensino médio do Estado e dos Municípios; ampliar a capacidade da UNIR de publicar os resultados das pesquisas, as agendas de defesas e outros eventos relacionados aos programas de pós-graduação, junto à imprensa local e/ou regional.

Estratégia meta 5: Promover, a partir de 2008, a participação em Editais Internacionais para convênios de cooperação acadêmica e científica com países que tenham instituições de reconhecida excelência. Serão considerados de excelência, instituições que mantenham acordos de cooperação com a CAPES e/ou CNPq ou que recebam indicação de três pesquisadores nível 01 do CNPq; promover ações que busquem uniformizar requisitos, critérios e grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIR e das IES dos países interessados em estabelecer convênios para facilitar reconhecimento de créditos cursados e de títulos obtidos por interessados na condição de alunos especiais em tais instituições conveniadas; incentivar docentes ligados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu a realizarem estágios pós-doutorais em IES nacionais com cursos de Stricto Sensu recomendados pela CAPES com distinção de excelência (classificação 6 ou 7); promover o intercâmbio entre docentes de IES nacionais e/ou internacionais através de acordos para ministrar disciplinas.

4. Etapas:

As ações a serem desenvolvidas distribuem-se em 11 etapas, enumeradas de a-k, que estarão acontecendo, na grande parte do tempo, de modo simultâneo, uma vez que tratam da implementação de ações interdisciplinares.

a) Submissão na CAPES dos projetos de Cursos e/ou Programas Stricto Sensu:

projeto de Mestrado Profissionalizante APCN2008 - área de Administração;

projetos de mestrados acadêmicos: APCN 2008 (Agronomia) APCN2009 (Bioecologia, Educação, Psicologia escolar e, Engenharia Ambiental); APCN2010 (História, Saúde Pública), APCN/2011 (Química, Letras), APCN2012 (Ensino de Ciências, Educação Matemática); Projetos de Doutorado: APCN2010 (Geografia);

(5)

APCN2011( Administração), APCN/2012 (Ciências da Linguagem); projetos de doutorado em Rede em: APCN/2008- (Educação de Ciências - Participação no REAMEC), APCN/2009 (Desenvolvimento Regional; implantação de 5 DINTERs (Agronegócios, Ciências do Movimento Humano, Enfermagem, Ensino de Matemática, Administração);

b) Apoio institucional a grupos de pesquisa: Publicação anualmente, a partir de 2008, de editais que contemplem grupos e/ou projetos de pesquisa onde estejam inseridos alunos de graduação e que não tiveram verbas aportadas de outras fontes de fomento; implantação de um programa institucional de auxílio a grupos de pesquisa vinculados ou com perspectivas de vinculação a programas Stricto Sensu;

c) Reestruturação física e regimental da Universidade prevendo: articulação das atividades entre graduação e pós-graduação; adaptação nos regimentos de cada programa de pós-graduação ou proposição de resolução junto aos conselhos superiores; revitalização da Editora da Universidade (EDUFRO); implantação de uma Secretaria Geral de Pós-graduação; implantação de uma Comissão Permanente para interação graduação/Pós-graduação & pesquisa/extensão;

d) Elaboração e execução de convênios com outras Universidades, Institutos de Pesquisa nacionais e internacionais, por meio da participação de editais organizados por órgãos de fomento a pesquisa e pós-graduação como CAPES, CNPQ, FINEP, etc.;

e) Organização de eventos e cursos integrados graduação/pós-graduação;

f) Reintrodução do Programa PIBIC-Jr (CNPq-SEPLAN/RO- UNIR) iniciando-se com o levantamento das escolas interessadas em desenvolver o referido programa, cadastramento dos centros e laboratórios de pesquisa aptos a receber os alunos da rede pública para estágio e culminando com a publicação de edital e início das atividades para início em 2008;

g) Implantação de um projeto para ampliar a participação de professores do ensino médio nas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos laboratórios de pesquisa da Universidade;

h) Implantação de projeto pedagógico de articulação UNIR/Secretarias Estaduais e Municipais de Educação;

i) Divulgação regular, juntos aos órgãos da imprensa (televisão, rádio, jornais), dos eventos e principais acontecimentos na Universidade;

j) Implementação de projeto de articulação e/ou inserção dos temas de pesquisa e das disciplinas da pós-graduação da UNIR com os temas pedagógicos das Faculdades;

Particulares e das Escolas de Ensino Médio do Estado e do Município;

k) Incentivo da qualificação docente tanto em Programas de Pós-graduação Institucionais quanto pela solicitação à CAPES de cotas de bolsa PICDT- programa novo e de pós doutorado em instituições nacionais e internacionais.

5. Indicadores:

Serão utilizados os indicadores já implantados, tais como Avaliação Anual da SESU, Avaliação anual e trienal da CAPES, os índices gerados pelos aplicativos Coleta CAPES, PINGFES e SINGU-UNIR. Também poderão ser indicadores de realização de metas a quantidade de projetos financiados pelo CNPq, FINEP, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Petrobras, Furnas, entre outras agências de fomento; o incremento no número de grupos de pesquisas certificados pela Instituição no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, bem como o numero de tais grupos que passem a ser considerados em consolidação ou consolidados; quantidade de publicação em revistas indexadas (QUALIS-CAPES) de ampla circulação nacional e/ou internacional, contendo como autores discentes de graduação, pós-graduação e docentes da UNIR;

reconhecimento da excelência dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UNIR através do incremento na proporção do número de candidatos/vaga disponibilizadas; número de alunos egressos dos cursos de graduação da Universidade que foram aprovados em concursos de ingresso na Pós-graduação tanto em programas da própria Universidade quanto em programas de outras Universidades Nacionais;

(6)

reconhecimento da excelência das pesquisas realizadas na UNIR através de convites recebidos por alunos e/ou docentes para participar de Seminários, Simpósios, congressos, dentre outros eventos científico-acadêmicos; Consolidação das cooperações internacionais e fortalecimento dos grupos de pesquisas.

A observação conjunta de vários destes indicadores irá favorecer a mensuração da quantidade e qualidade de pesquisa tão bem quanto a relação entre as alterações efetuadas e a melhoria na qualidade pedagógica da educação superior, uma vez que quanto maior a qualificação docente e a participação discentes em projetos de pesquisa e extensão, maior a experiência e maturidade adquirida, favorecendo o desempenho do docente em sala de aula que ao mesmo tempo estimulará e será estimulado a buscar novos métodos e conceitos a serem estudados e/ou aplicados em sala.

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Ganhos na seleção para a produtividade de látex em população natural de Hevea brasiliensis na Reserva Chico Mendes: estudo de caso das IAPs (Ilhas de alta produtividade).. Genetic