• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DCHT CAMPUS XVI IRECÊ BA PESQUISA DE ESTÁGIO II EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DCHT CAMPUS XVI IRECÊ BA PESQUISA DE ESTÁGIO II EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DCHT CAMPUS XVI IRECÊ – BA

PESQUISA DE ESTÁGIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL DOCENTES: FLÁVIA LORENA E JOELMA BISPO DISCENTES: ELANE CARMO E TARCÍSIO MIRANDA

VAMOS BRINCAR DE QUÊ

IRECÊ

2012

(2)

ELANE CARMO DA SILVA TARCÍSIO MIRANDA DE FREITAS

VAMOS BRINCAR DE QUÊ

IRECÊ 2012

Projeto de estágio solicitado pelas professoras

Flávia Lorena e Joelma Bispo como requisito a

aprovação na disciplina de pesquisa e Estágio II na

Educação Infantil do 6º semestre de Pedagogia.

(3)

APRESENTAÇÃO

O presente projeto tem como objetivo instigar o raciocínio lógico, a criatividade e a socialização entre os alunos, utilizando jogos e brincadeiras que proporcionem momentos de lazer, onde seja possível aprender brincando.

Será desenvolvido na Escola Municipal Arco-Ires na cidade de Presidente Dutra, no período de 16 de Outubro de 2012 a 05 de Novembro de 2012, tendo como público alvo os alunos do grupo quatro da Educação Infantil.

A Escola Municipal Arco-Ires tem como objetivo mobilizar recursos humanos e materiais para desenvolver ações pedagógicas de forma significativa, tendo entre outros objetivos promover a inclusão social. Nessa perspectiva vamos trabalhar priorizando as atividades que envolvam jogos e brincadeiras, acompanhadas das atividades secundárias, sendo trabalhados também os conteúdos que já fazem parte da proposta da escola.

A escola Arco-Ires é uma escola de médio a grande porte, funcionando um total de sete turmas de educação infantil. A escola possui dois banheiros para uso dos alunos, sendo um masculino e outro feminino, e um outro para o uso exclusivo dos funcionários que este se localiza dentro da diretoria; uma diretoria; uma sala de professores; uma cantina; uma biblioteca, que funciona como sala de multimídia; e um pátio para as atividades livres durante o momento de recreação que dura em torno de trinta minutos. A mesma fica localizada próxima à câmera municipal de vereadores da cidade de Presidente Dutra, atendendo aproximadamente a duzentos e oitenta crianças entre três e seis anos de idade e dispões de um corpo administrativo composto de uma diretora, uma secretária, um corpo docente composto por dez professores, um porteiro, um vigilante e cinco pessoas que auxiliam no apoio ao pleno funcionamento da escola, como limpeza e distribuição da merenda para as crianças.

A turma a qual se destina este projeto de estágio funciona na sala de número

quatro, onde acomoda dezessete alunos com idades entre quatro e cinco anos

que estão matriculados no grupo quatro da educação infantil. A classe é

caracterizada por apresentar um público diversificado, isso devido às diferenças

(4)

sociais presentes na mesma, refletindo dessa forma no comportamento das crianças.

Dessa forma, pensamos em um projeto de aprendizagem e intervenção pedagógica voltada para a utilização de jogos e brincadeiras na sala de aula visando à aprendizagem dessas crianças de forma prazerosa e lúdica.

JUSTIFICATIVA

Este projeto foi elaborado a partir de observações sistematizadas do espaço escolar e, mais especificamente da sala de aula, durante um período de 25 horas de observações, através das quais pudemos notar que a não utilização dos jogos e brincadeiras nas atividades diárias da turma faz com que os alunos se desinteressem, com muita facilidade, pela aula.

Diante dessa conjuntura, percebemos a necessidade de utilizar atividades que despertasse o interesse dos alunos, atividades essas como brincadeiras e jogos e, dessa forma, mostrar a importância e eficiência do uso de jogos e brincadeiras na educação infantil.

Os jogos vêm sendo mal interpretados e, muitas vezes, vitimas de preconceitos, tanto por parte de alguns professores conservadores, quanto por parte dos próprios pais, que criticam o uso dos mesmos afirmando que seus filhos estão

―perdendo tempo‖.

Dessa forma, o jogo nem sempre foi visto como didático, pois como a idéia de jogo encontra-se associada ao prazer, ele era tido como pouco importante para a formação da criança. Sendo assim, a utilização do jogo como meio educativo demorou a ser aceita no ambiente educacional. E ainda hoje, ele é pouco utilizado nas escolas, e seus benefícios são desconhecidos por muitos professores.

Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona

ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas com o

seu crescimento físico e assim socializa-se, pois brincar é a essência da

criança e através da brincadeira ela constrói e reconstrói sua personalidade e

(5)

seu mundo, assim estruturando-se para desafios posteriores. Por isso a utilização dos jogos na aprendizagem é de fundamental importância para que as crianças possam desenvolver as habilidades cognitivas e motoras.

Assim, o jogo didático constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecendo a apropriação de conceitos e de modo que possa atender às características da infância e adolescência.

OBJETIVO GERAL

Aprender através de jogos e brincadeiras, de forma prazerosa e lúdica, onde as crianças desenvolvam habilidades motoras, cognitivas, afetivas e morais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Ampliar habilidades motoras e sociais a partir dos jogos de regras;

 Discutir as regras dos jogos e brincadeiras;

 Brincar respeitando regras estabelecidas;

 Montar objetos e formas a partir de jogos de encaixe;

 Aumentar a capacidade da memória aguçando a imaginação;

 Desenvolver as noções espaços-temporais.

(6)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Brincar é sinônimo de aprender. Más, nem sempre se pensou dessa forma, pelo contrário, ainda hoje muitos ainda associam ao ato de brincar como um simples ―passa tempo‖ de crianças, desprezando assim todos os beneficios que as brincadeiras proporcionam para quem as vivencia, pois o brincar e o jogar geram um espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e a criatividade. Isso acoantece por que segundo Luckesi o ato de brincar exige da criança uma entrega total, tanto do corpo quanto da mente.

De acordo ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.

É brincando que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao outro. O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras, proporcionam experiências possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.

Para Vygotsky (1998), o educador poderá fazer o uso de jogos, brincadeiras, histórias e outros, para que de forma lúdica a criança seja desafiada a pensar e resolver situações problemáticas, para que imite e recrie regras utilizadas pelo adulto, onde o lúdico pode ser utilizado como uma estratégia de ensino e aprendizagem possibilitando a produção de uma experiência significativa para as crianças tanto em termos de conteúdos escolares como de desenvolvimento de competências e habilidades.

A prática do jogo faz com que muitas atitudes fundamentais sejam observadas

pelas crianças, pois para participar as crianças precisam ser ativas, envolvidas,

cooperativas e responsáveis.

(7)

Ao lidar com os objetos existentes na brincadeira e nos jogos a criança pode lidar com o significado das palavras por meio do próprio objeto concreto e por esta ação de brincar a criança, embora não possua linguagem gramatical, consegue internalizar a definição funcional de objetos e passa a relacionar as palavras com algo concreto.

Na infância, o ser humano desenvolve várias habilidades motoras que serão aperfeiçoadas ao longo de sua vida, mas, para que isso ocorra, são necessários estímulos motores adequados à faixa etária. Tais estímulos podem ser alcançados com a utilização do brinquedo, das brincadeiras, e principalmente dos jogos, que concretizam seu objetivo no desenvolvimento da criança.

É inegável a importância do jogo para a criança. O jogo auxilia na formação do humano, tanto motora quanto cognitiva, e ensina valores durante a infância que permanecem por toda vida.

CONTEÚDOS

 Práticas de leitura;

 Práticas para o reconhecimento do alfabeto;

 Noções de espaço, tempo e massa;

 Como trabalhar em equipe (convivência social);

 Contos (narrados e musicalizados);

 Noções de tamanho;

 Lateralidade;

 Oralidade.

METODOLOGIA

A metodologia de trabalho irá priorizar o desenvolvimento de atividades que

proporcionem a interação no trabalho em equipe, além de trabalhar sua posição

no espaço físico estimulando o desenvolvimento da autonomia e independência

da criança.

(8)

Para a realização e aplicação do projeto serão necessários dois estagiários, para nortear as atividades que serão desenvolvidas; as professoras regentes, para observar o andamento dos trabalhos; e as professoras orientadoras do estágio, para avaliar o desenvolvimento do estágio.

As atividades serão realizadas com objetivo de reforçar laços de convívio social através do uso de jogos como eixo principal.

Serão trabalhados, além dos jogos, contos infantis, dinâmicas, atividades voltadas para as disciplinas de português e matemática que já fazem parte do projeto pedagógico em vigor na escola.

RECURSOS

Materiais: Quadro, giz, apagador, papel ofício, lápis, borrachas, apontadores, contos infantis, lápis colorido, giz de cera, EVA, TNT, cartolina, jogos educativos, maleta lúdica, etc.

AVALIAÇÃO

Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais a avaliação na Educação Infantil deve ser processual e contínua com relatos individuais, registros e avaliação formativa. Sendo assim, o processo avaliativo se dará de forma sistemática e contínua e consistirá em uma análise diária do desempenho da criança e de aspectos específicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas de conhecimento abordados na Educação Infantil.

As situações de avaliação devem se dá em atividades contextualizadas para que

se possa observar a evolução da criança. Tais atividades devem priorizar o

desenvolvimento físico (corporal); psicológico (noção); comportamento e

realização de atividades em grupo e os resultados destas ações servirão de

referencia para a avaliação, no que se refere ao desenvolvimento de habilidades

e competências.

(9)

REFERÊNCIAS

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: Uma abordagem a partir da experiência interna. < http://www.luckesi.com.br/>. Acesso em 09.10.12

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília:

MEC/SEF, 1998.

(10)

PLANEJAMENTO TURMA: GRUPO 4

DURAÇÃO: 15 dias

TEMA: Jogos e brincadeiras OBJETIVOS:

 Ampliar habilidades motoras e sociais a partir dos jogos de regras;

 Discutir as regras dos jogos e brincadeiras;

 Brincar respeitando regras estabelecidas;

 Montar objetos e formas a partir de jogos de encaixe;

 Aumentar a capacidade da memória aguçando a imaginação;

 Desenvolver as noções espaços-temporais.

DESENVOLVIMENTO:

PRIMEIRA SEMANA: Discutir com as crianças sobre brincadeiras e jogos... O que é isso? Que brincadeiras elas conhecem? Será que em todos os lugares elas brincam do mesmo jeito? Usando como suporte a música ―Brincadeira de criança‖

e desenhos livres feitos pelas próprias crianças sobre as suas brincadeiras preferidas.

PRIMEIRO DIA

TEMA DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS OBJETIVO DA AULA

→ Realizar contagem

→Ampliar a coordenação olho-mão

→Saber esperar a vez

→Fazer registro da contagem

→Utilizar estratégias próprias de registro de contagem.

1º MOMENTO: Acolhimento (Forrar as mesas com papel metro e entregar giz de

cera para que as crianças possam desenhar livremente);

(11)

2º MOMENTO: A roda (Apresentar o projeto e todos os jogos e brincadeiras que serão trabalhadas durante o estágio e, em seguida, ao som da música

―brincadeira de criança‖ entregar folhas de papel em branco para que as crianças desenhem suas brincadeiras preferidas);

3º MOMENTO: Primeira atividade (Jogo do Boliche)

Apresentar o boliche para as crianças explicando as regras do jogo, caso as crianças já conheçam, deixar que elas mesmas expliquem estas regras.

 Dividir a classe em grupos para jogar.

 A cada jogada um membro do grupo joga e todos contam oralmente as garrafas que foram derrubadas.

- INTERVALO –

4º MOMENTO: Continuação da atividade

 Na segunda rodada, cada criança contará as garrafas que derrubou.

 Explicar para as crianças que nesta rodada, elas devem registrar a quantidade de garrafas que derrubar.

 Distribuir uma folha de papel entre os grupos, orientando para passar um traço, dividindo a folha em tantas partes quantos forem os membros do grupo. Cada criança deve escrever seu nome no alto de uns das colunas da folha.

 Á medida que forem jogando, cada um deve contar quantas garrafas derrubou e registrar essa quantidade como souber (com desenhos, tracinhos, bolinhas, algarismos) na coluna correspondente ao seu nome.

No final do jogo, auxiliar as crianças a somarem os pontos.

(12)

SEGUNDO DIA TEMA DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS OBJETIVO DA AULA:

Conhecer o alfabeto

1º MOMENTO: Acolhimento (Música infantil ―Dona Aranha‖) 2º MOMENTO: A roda (Clássico Infantil)

3º MOMENTO: Construindo o Jogo da memória alfabética

 Construir o jogo da memória junto com as crianças na sala de aula.

- INTERVALO –

4º MOMENTO: Jogando o jogo da memória alfabética

 Explicar as regras do jogo para as crianças, fazendo associações com as letras do alfabeto e instigando os alunos a listar mais palavras que

comecem com as referidas letras.

- SAÍDA -

TERCEIRO DIA TEMA DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS OBJETIVO DA AULA: Explorando o alfabeto

1º MOMENTO: Acolhimento (utilizar massinha de modelar)

2º MOMENTO: A roda (Brincadeiras livres escolhidas pelas crianças)

3º MOMENTO: Primeira atividade (Atividade impressa tendo como conteúdo o alfabeto)

- INTERVALO –

4º MOMENTO: Segunda atividade (Distribuir folhas de papel em branco para as crianças explorar a sua imaginação)

- SAÍDA -

(13)

QUARTO DIA TEMA DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS

OBJETIVO DA AULA: Explorando os números de 0 a 15 1º MOMENTO: Acolhimento (Brincadeiras livres)

2º MOMENTO: A roda (narração de contos infantis escolhidos pelas crianças) 3º MOMENTO: Primeira atividade (Bingo dos números)

 Construir o bingo junto com as crianças e em seguida explicar o jogo para as mesmas, fazendo uso do jogo na prática.

- INTERVALO –

4º MOMENTO: Segunda atividade (Jogo da memória com imagens de brincadeiras)

QUINTO DIA TEMA DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS OBJETIVO DA AULA: Trabalhando a letra T 1º MOMENTO: Acolhimento

2º MOMENTO: A roda (cantigas de roda como: atirei no pau no gato, circo pegou fogo, etc.)

3º MOMENTO: Primeira atividade escrita (trabalhando a letra T) - INTERVALO –

4º MOMENTO: Segunda atividade - Brincando com as letras: Formar palavras com as crianças a partir de quebra cabeça com o alfabeto.

- SAÍDA –

(14)

SEGUNDA SEMANA: Nesta semana iremos trabalhar com as crianças os jogos e brincadeiras que elas já conhecem partindo para as que ainda não conhecem, contemplando também o conteúdo obrigatório da semana como o numeral 16 e a letra V do nosso alfabeto.

SEXTO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADERIAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Trabalhar a letra V através dos jogos e brincadeiras 1º MOMENTO: Acolhimento: Mural do Grupo 4 – Colar papel metro em uma das paredes da sala para que as crianças usem a sua imaginação para expressar o que elas quiserem através de desenhos usando lápis de cera; lápis de madeira;

indrocor; tintas; colagem; etc.

2º MOMENTO: A roda (Instigar as crianças a falarem sobre o seu final de semana, sobre as brincadeiras que realizaram, perguntando quais elas pensaram em brincar na escola para essa semana e depois narrar o Conto infantil ―A vaca malhada‖)

3º MOMENTO: Primeira atividade (Trabalhando a letra V através de atividade impressa)

-INTERVALO-

4º MOMENTO: Segunda atividade (texto impresso): propor as crianças que circulem as palavras que se iniciam com a letra V

-SAÍDA-

SÉTIMO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Apresentar o numeral 17 de forma divertida, buscando

a compreensão das crianças sobre o uso do numeral 17.

(15)

1º MOMENTO: Acolhimento (continuação da confecção do Mural do grupo 4:

colagem)

2º MOMENTO: A roda (Cantando e interpretando a música ―Minha mãe mandou comprar‖).

3º MOMENTO: Primeira atividade (Trabalhando o numeral 16): atividade ilustrativa e impressa que contemple o numeral 16.

-INTERVALO-

4º MOMENTO: Segunda atividade (Brincando com os números de 1 a 16): Bingo dos números

-SAÍDA-

OITAVO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Fazer com que as crianças possam se divertir e ao mesmo tempo estimular o cérebro da criança para que a lógica, a observação e a atenção possam agir.

1º MOMENTO: Acolhimento (Brincadeiras livres)

2º MOMENTO: A roda (História de Pinóquio boneco de madeira)

3º MOMENTO: Primeira atividade (Trabalhando com recortes e colagens): Propor as crianças que citem nomes de pessoas, objetos, animais e coisas que comecem com a letra V fazendo uma lista de todos no quadro. Depois disso, entregar revistas e jornais para que as crianças recortem e colem as imagens encontradas que começam com a letra V em um pequeno mural exposto na parede da sala.

-INTERVALO-

(16)

4º MOMENTO: Segunda atividade (caça palavras): atividade impressa onde as crianças irão procurar palavras com a letra V.

-SAÍDA-

NONO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Desenvolver o raciocínio lógico através do jogo de regras, através da interação das crianças na hora de jogar.

1º MOMENTO: Acolhimento (Desenhos livres em folhas de ofício) 2º MOMENTO: A roda (Cantigas de roda)

3º MOMENTO: Primeira atividade (Brincando de dominó): Brincar com as crianças com o dominó gigante, apresentando para as crianças as regras do jogo ou deixar que as próprias crianças expliquem caso já saibam.

-INTERVALO-

4º MOMENTO: Segunda atividade (Trabalhando com numeral 16): atividade impressa onde as crianças irão fazer relação de quantidades com os números de 1 a 16.

-SAÍDA-

DÉCIMO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADEIRAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Desenvolver a autoestima nas crianças através de

brincadeiras onde elas se reconheçam.

(17)

1º MOMENTO: Acolhimento (Brincando de faz de conta): Confeccionar máscaras junto com as crianças para brincar de faz de conta.

2º MOMENTO: A roda: Narração de um conto infantil escolhido pelas crianças 3º MOMENTO: Primeira atividade: atividade impressa onde as crianças irão completar com a letra V os espaços que formam palavras que iniciam com a letra V e irão circular imagens que começam com a referida letra.

4º MOMENTO: Segunda atividade: Pintura impressa -SAÍDA-

TERCEIRA SEMANA: Nessa semana iremos explorar os jogos e brincadeiras que as crianças ainda não conhecem, ou pelo menos parte delas ainda não conhecem, como jogos e brincadeiras de outras regiões do país intercalando-as com a realidade das crianças da Escola Arco-Íris.

DÉCIMO PRIMEIRO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADERIAS

OBJETIVO ESPECÍFICO DA AULA: Levar as crianças a desenvolver sua criatividade.

1º MOMENTO: Acolhimento (Utilizar tinta guache na confecção de desenhos livres pelas crianças – Explorando a criatividade)

2º MOMENTO: A roda: (Cantigas de roda – Música da XUXA - Brincadeiras regionais)

3º MOMENTO: Primeira atividade: Apresentando a letra X utilizando a lousa

como suporte e um cartaz ilustrativo que contenha imagens de objetos e palavras

que se iniciam com a letra X OUTRAS PALAVRAS COM A LETRA X

(18)

4º MOMENTO: Segunda atividade: Trabalhando a letra X através de atividade impressa.

-SAÍDA-

DÉCIMO SEGUNDO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADERIAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Trabalhar a identidade das crianças

1º MOMENTO: Acolhimento (Utilizar o espelho para explorar as características das crianças);

2º MOMENTO: A roda: (Trabalhar a caixa surpresa (a coisa mais importante do mundo)). Colocar 17 jogos diferentes no Baú mágico para serem contados com os alunos.

3º MOMENTO: Primeira atividade: apresentando o numeral 17 de forma lúdica.

(Utilizando um dominó divertido)

4º MOMENTO: Segunda atividade: Atividade impressa que contemple o numeral 17.

DÉCIMO TERCEIRO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADERIAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Trabalhar as abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico- matemático.

1º MOMENTO: Acolhimento (Massa de modelar). Levar pra sala farinha de trigo, sal, tinta guache e água para produzir junto com as crianças uma massa de modelar.

2º MOMENTO: Trabalhando com as crianças a massa de modelar produzida em

sala, explorando a criatividade das crianças de forma livre e dirigida.

(19)

3º MOMENTO: A roda: (Música infantil)

4º MOMENTO: Utilizar a massa de modelar criada com as crianças no primeiro momento da aula para trabalhar a coordenação motora. Propor as crianças que façam várias bolinhas com a massinha e coloque-as sobre a mesa, depois contar as bolinhas junto com as crianças.

-SAÍDA-

DÉCIMO QUARTO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADERIAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Trabalhar a autonomia com as crianças através das brincadeiras livres, desenvolvendo a construção da sua identidade e personalidade, através da imaginação.

1º MOMENTO: Acolhimento (Expor alguns brinquedos na sala, deixando os alunos à vontade para brincarem livremente)

2º MOMENTO: A roda: Propor aos alunos que fiquem em circulo, delimitando com auxilio de um giz onde cada um deverá se sentar. Em seguida apresentar para eles alguns livros infantis instigando-os a folhearem e que depois eles escolham um para ser lido em grupo pelos estagiários (nós).

3º MOMENTO: Primeira atividade: Conteúdo exigido pela escola (Trabalhar o numeral 18, assim como os demais numerais até chegar ao número 18).

4º MOMENTO: Segunda atividade: Atividade impressa, onde as crianças irão fazer associação de elementos com o seu respectivo número.

-SAÍDA-

(20)

DÉCIMO QUINTO DIA OBJETIVO DA AULA: JOGOS E BRINCADERIAS

OBJETIVO ESPECÍFICO: Encerramento e avaliação do estágio pelas crianças.

1º MOMENTO: Acolhimento (Brincadeiras realizadas durante o estágio escolhidas pelas crianças para brincarem nesse momento).

2º MOMENTO: A roda: (Avaliação do estágio com as crianças) 3º MOMENTO: Confraternização de encerramento do estágio.

4º MOMENTO: Entrega de todas as atividades (armazenadas em uma pasta individual por aluno) produzidas durante o estágio pelas crianças.

-SAÍDA-

(21)

ANEXOS

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO

ESCOLA MUNICIPAL ARCO-IRIS

ALUNO (a): __________________________________________

ESTAGIÁRIOS (UNEB): ELANE E TARCÍSIO

Vamos trabalhar a letra V v

(22)

ESCOLA MUNICIPAL ARCO-IRIS

ALUNO (a): __________________________________________

ESTAGIÁRIOS (UNEB): ELANE E TARCÍSIO

(23)

ESCOLA MUNICIPAL ARCO-IRIS

ALUNO (a): __________________________________________

ESTAGIÁRIOS (UNEB): ELANE E TARCÍSIO

(24)

ESCOLA MUNICIPAL ARCO-IRIS

ALUNO (a): __________________________________________

ESTAGIÁRIOS (UNEB): ELANE E TARCÍSIO

Vamos circular as palavras que possuem a letra v

(25)

ESCOLA MUNICIPAL ARCO-ÍRIS

ALUNO (a): __________________________________________

ESTAGIÁRIOS (UNEB): ELANE E TARCÍSIO

Vamos trabalhar a letra x X

(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

© ABNT 2007 Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo

Todos os idosos realizaram a avaliação inicial com vistas a averiguar os critérios de inclusão. Aqueles que foram incluídos na pesquisa responderam ao questionário

MORAIS (2009) cita algumas formas de se evitar ou minimizar os impactos ambientais inerentes à realização das atividades em questão, sugere-se, no mínimo, a

2. Ao final de cada etapa eliminatória será publicada a relação nominal dos aprovados, no site www.posgraduacaoenfermagem.ufc.br, sem a nota atribuída. O candidato que tiver

Devido ao grande número de relatos de casos envolvendo inúmeros efeitos adversos, elevada toxicidade e, até mesmo mortes no Brasil e no mundo ocasionadas por essa nova

Foram excluídos do universo de análise os bancos que centralizam seus negócios nos setores de atacado, realizando basicamente operações estruturadas para grandes empresas, assim

Este projeto tem o objetivo verificar o nível de maturidade da atividade de auditoria interna da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais a partir da aplicação do