• Nenhum resultado encontrado

APLICAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INCRÍVEL VIAGEM DO AR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APLICAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INCRÍVEL VIAGEM DO AR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APLICAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INCRÍVEL VIAGEM DO AR

CESCONETTO, Daiane Barbosa ¹ FELIPPE, Isabela Barbosa ²

CARVALHO, Luccas ³ TRUGILHO, Matheus Lopes4

SILVA, Tatiana Lopes5

INTRODUÇÃO

A respiração é a forma pela qual os seres vivos produzem a energia necessária para a realização das funções vitais, e assim, manter a vida. Isso acontece porque a partir da respiração, obtém-se o gás oxigênio, que junto com os nutrientes chegam às células, transportados pelo sangue.

No ensino fundamental estuda-se o sistema respiratório, quais órgãos que o compõem e suas funções com o auxilio do livro didático. Porém toda a complexidade do sistema respiratório não pode se dar apenas por estudar no livro que a escola oferece o professor, por sua vez, deve buscar novas maneiras de ensinar, trazendo dinamismo para a sala de aula ou até mesmo fora dela. As imagens auxiliam no processo de aprendizagem do aluno, ajudando na assimilação do conteúdo que fora estudado (JOTTA; CARNEIRO, 2009).

Durante uma aula prática é importante usar situações que estão relacionadas com o contexto do aluno, sendo este o objetivo principal do trabalho, dessa forma o sujeito incorpora novos conhecimentos à estrutura cognitiva, e os relaciona com os conhecimentos antigos, assumindo um papel importante no processo de ensino aprendizagem. (AUSUBEL et al, 1980).

________________________

1 Graduanda do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura do Centro Universitário são Camilo-ES, Daianecesconetto1@gmail.com;

2 Graduanda do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura do Centro Universitário são Camilo-ES, Isabela.felippe@hotmail.com;

3 Graduando do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura do Centro Universitário são Camilo-ES, Luccas099@hotmail.com;

4 Graduando do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura do Centro Universitário são Camilo-ES, Matheus_trugilho@hotmail.com;

5 Professora orientadora Tatiana da Silva Lopes, Doutora em Genética e Melhoramento de plantas, do setor de Fisiologia Vegetal, Docente no Centro Universitário São Camilo-ES, tatianalopes@saocamilo-es.br

Cachoeiro de Itapemirim – ES, Junho de 2016.

(2)

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi realizado na Escola Estadual “Domingos Ubaldo”, na cidade de Conduru – ES. A aula foi desenvolvida com os alunos da sétima série do ensino fundamental, que contava no momento com 14 alunos que participaram da atividade lúdica: A incrível viagem do ar. Antes de apresentar de fato a prática, foi usada uma maquete do corpo humano disponibilizada pela escola com o objetivo de mostrar os órgãos do sistema respiratório: Boca, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares, caixa torácica, além do movimento de inspiração e expiração, assim, utilizando do material concreto foi demonstrado como o ar circula dentro do nosso corpo e suas partes constituintes acima citados.

O intuito do trabalho era fazer com que os alunos divididos em três grupos, dois deles com 5 alunos e outro grupo com 4, confeccionassem seu próprio experimento, com o auxílio dos universitários.

Para o desenvolvimento da prática foi necessário garrafa pet para mostrar a caixa torácica, canudo para simular os brônquios e bronquíolos e três bexigas, duas para representar os pulmões e uma para o diafragma. Primeiramente foi feito um corte na garrafa pet ao meio e, logo após, foi feito um buraco ao centro da tampa para introduzir os canudos que foram cortados e emendados para que possam ter duas saídas de ar, uma delas para simular os bronquíolos do pulmão esquerdo e outro o direito, assim as duas bexigas foram coladas ao canudo, a terceira bexiga foi também colada, porém, na parte cortada da garrafa pet para representar o diafragma. Este processo está melhor representado na figura 1:

Figura 1: Demonstração da atividade prática desenvolvida

(3)

Feito isto os alunos colocaram em prática o experimento, soprando o canudo introduzido na garrafa pet para que o ar pudesse então encher as bexigas (pulmão) movimento semelhando o que acontece em nossos pulmões, ou apenas pelo fato de apertar a garrafa pet que faz com que as bexigas também enchem. Com o material produzido foi possível sanar dúvidas sobre o sistema respiratório e trabalhar de maneira dinâmica.

Ao termino das atividades, os experimentos foram expostos no laboratório de ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Domingos Ubaldo” para que outros alunos pudessem ter acesso e para que os professores pudessem utilizar em suas aulas.

DESENVOLVIMENTO

A realização de aulas práticas é muito importante e indispensável para o aprendizado do aluno, ela reforça a assimilação do conteúdo teórico, pois, os alunos visualizam concretamente aquilo que fora explicado. (JESUS et al.,2003).

O ensino de ciências não deve ser memorístico, daí a importância das aulas práticas, com o auxílio das mesmas os alunos entenderam melhor o conteúdo por utilizar de recursos visuais e concretos. No entanto, a escolha dessas aulas deve considerar a realidade dos alunos, e do local onde os mesmos estão inseridos. (KATO e KAWASAKI, 2011).

Dessa forma, Pozo & Crespo (2009), condicionam que a aplicação dos saberes em situações reais favorecendo o ensino aprendizagem no processo construtivo, no qual o aluno assume um papel ativo na construção de conhecimentos. Assim o ensino de ciências deve seguir critérios, onde os alunos tenham um embasamento teórico e prático do conteúdo ministrado, sistema respiratório, pelo qual é formado pelos pulmões e vias aéreas que as conectam com o ambiente externo, proporcionando a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o ambiente e as células do corpo.

Conforme explica Laurence (2005), a ventilação pulmonar ou respiração é processo de trocas gasosas nas vias aéreas e alvéolos, com gases vindos do ambiente, que consiste na renovação do ar contido nos pulmões de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e, sobretudo

(4)

o diafragma, produzindo energia pela célula. A entrada do ar nos pulmões é chamada de inspiração, e a saída do ar dos pulmões é chamada de expiração.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a finalização do experimento podemos observar um grande envolvimento dos alunos durante o processo de construção da dinâmica e do conhecimento estimulado em sala de aula. Cada aluno compreendeu o que cada objeto da dinâmica representava e conseguiram descrever o processo com facilidade. Segundo Jesus et al., (2003), uma aula abordada com dinâmicas e práticas tem uma grande importância para o aprendizado do aluno, ela passa a ser um reforço do que foi assimilado do conteúdo teórico.

O experimento despertou curiosidade e um verdadeiro empenho da parte dos alunos com levantamento de várias perguntas a respeito, e foi importante observar a incorporação do conhecimento construído e adquirido as experiências vividas pelos alunos. Ao compreenderem as questões trabalhadas em sala de aula, os alunos ampliam seus conhecimentos sobre ocasiões que acontecem em sua volta gerando discussões durante as aulas fazendo com que os alunos expõem suas ideias e aprendam a respeitar, entender e se interessar pelas opiniões de seus colegas de classe, formando um vínculo maior sobre o conteúdo, confirmando assim a ideia de que dinâmicas em sala de aula possa ser uma das melhores ferramentas para despertar o interesse dos alunos (LEITE et al, 2005). Diante disso, nota-se que a atividade lúdica foi extremamente satisfatória e tornou-se um conhecimento com grande significância.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na experiência realizada com os alunos, pode-se observar uma grande interação e interesse entre a turma para o conteúdo, tendo uma melhor compreensão do que foi abordado neste, auxiliando na aprendizagem e conhecimento do aluno de forma didática e dinâmica. Foi importante notar que a dinâmica foi realizada dentro de sala de aula com alguns recursos e materiais disponíveis, e que não há necessidade de laboratórios ou outros lugares distintos para a realização de

(5)

uma aula prática ou dinâmica. Além disso, é necessário que cada aluno adquira um conhecimento para ter ciência de como funciona o próprio corpo, compreendendo a importância de cada procedimento.

Avaliamos a atividade aplicada satisfatória e contribuinte para a nossa formação docente destacando o ensino empírico, e aprimorando nossos conhecimentos.

REFERÊNCIAS

JESUS, M. F. Q. et al., Existe Interesse Dos Alunos Por Aulas Práticas De

Biologia? 2003. Disponível em:

http://cacp.unioeste.br/eventos/semanadabio2007/resumos/ EE_04.pdf, Acesso em:

05 de Julho de 2016.

JOTTA, L. A. C. V.; CARNEIRO, M. H. S. Malária: as imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, ABRAPEC, 2009.

Disponível em: <http://www.foco.fae.ufmg.br/pdfs/303.pdf >. Acesso em: 20 Jul. 2016.

KATO, D. S; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência &

Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011. LAURENCE, J. Biologia: ensino médio. Vol.

Único – 1 ed. São Paulo: Nova geração, 2005.

LEITE, A. C. S.; SOUZA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba.

2005. Disponível em: www.fae.ufmg.br/ensaio/volume7especial/artigo_le iteetal.pdf Acesso em: 20 de Julho de 2016.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

No Power BI as tabelas são independentes uma da outra, o que significa que uma conexão deve ser criada para que a interface seja interativa entre todas as tabelas de dados.. Para

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

Descreve-se a experiência da equipe da Estratégia Saúde da Família com a utilização de gel de papaína a 10% no tratamento de úlcera cutânea, que regrediu após o uso do