• Nenhum resultado encontrado

CATÁLOGO DE FONTES HISTÓRIA DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NA COMARCA DE VILA RICA ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATÁLOGO DE FONTES HISTÓRIA DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NA COMARCA DE VILA RICA ( )"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CATÁLOGO DE FONTES HISTÓRIA DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NA COMARCA DE VILA RICA (1700-1808)

Maria Cristina Rosa1 Vinícius Paulo Gelape2 FAPEMIG3

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos temos acompanhado um acelerado processo de informatização da/na sociedade. A criação de sistemas eletrônicos de informação tornou-se uma marca característica da atual produção tecnológica, que se atualiza ininterruptamente e é marcada por inovações. Na atualidade é inegável a criação de variados recursos com a finalidade de efetivar, de maneira ágil e em curto espaço de tempo, a comunicação entre os indivíduos.

A internet, com seus diversificados dispositivos de acesso aos conteúdos informativos, tornou-se um dos meios mais apropriados para tal finalidade. No que tange a produção e extensão do conhecimento científico, em particular o saber histórico, verificamos que a internet, segundo Almeida (2011, p. 9), configura-se como uma nova categoria de fonte documental para as pesquisas históricas.

A guisa de exemplo, além da disponibilização em meio eletrônico de artigos, monografias, livros, dissertações e teses, é crescente a disponibilização de documentos primários e secundários em banco de dados, possibilitando uma ampla divulgação de conhecimentos e acesso a informação.

A tendência crescente das pesquisas históricas se apropriarem de diferentes fontes e técnicas, não se restringindo ao suporte documental em papel, concretiza preconizações feitas a partir dos anos de 1920 pelos Annales. Naquela circunstância, a historiografia francesa contestava a maneira tradicional de se fazer história e, na busca da renovação de preceitos da pesquisa, propuseram novos objetos de estudos e ampliação do conceito de documento. Um dos célebres historiadores daquela geração, March Bloch, defendia que

1 Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Catálogo e do Núcleo de Estudos sobre o Corpo (NEC).

2 Graduando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, membro do Núcleo de Estudos sobre o Corpo (NEC).

3 Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e desenvolvida no Núcleo de Estudos do Corpo (NEC)

(2)

Poucas ciências, creio, são obrigadas a usar, simultaneamente, tantas ferramentas distintas. É que os fatos humanos são mais complexos que quaisquer outros. É que o homem se situa na ponta extrema da natureza. É bom, a meu ver, é indispensável que o historiador possua ao menos um verniz de todas as principais técnicas de seu ofício. (BLOCH, 2001, p. 81).

Nota-se que a recorrência a multiplicidade de documentos e técnicas são fundamentais para o historiador realizar uma pesquisa histórica sistemática. É com o objetivo de operacionalizar o conhecimento científico, divulgar e promover um enriquecimento mútuo dos pesquisadores que apresentamos o Catálogo de Fontes História da Saúde e da Doença na Comarca de Vila Rica (1700-1808)

APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO

Os instrumentos de pesquisa, como repertórios, inventários, guias, catálogos e índices,

são meios que permitem “... a identificação, localização ou consulta a documentos ou a informações neles contidas” (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005). Ao contrário dos objetos e temas de pesquisa que estão em constante processo de afirmação, refutação e ressignificação, as ferramentas de pesquisa são pouco questionadas. Todavia, elas são essenciais, pois viabilizam pesquisas; facilitam o acesso as informações; possibilitam divulgação de novas fontes e temas de pesquisa. É considerando a importância desses instrumentos de suporte e difusão da informação para a divulgação do conhecimento científico que elaboramos este catálogo temático.

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), catálogo é “instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica”. As catalogações temáticas, ou seja, a organização de fontes de arquivos históricos focada em um assunto, segundo um recorte temporal e espacial e/ou tipos documentais, é amparada na ideia de criar formas de organização e de disponibilização de conhecimentos específicos, favorecendo uma questão que é cara ao pesquisador, o tempo.

Dentre vários interesses e possibilidades, optamos por delimitar a temática deste catálogo a História da Saúde e das Doenças na Comarca de Vila Rica por ser esse um assunto recente e

(3)

ainda pouco estudado, especialmente, no recorte temporal (1700 a 1808) e espacial (Comarca de Vila Rica) elegidos.

A História de Minas Gerais está alicerçada em estudos que procuraram ressaltar questões sociais, econômicas, culturais, religiosas e políticas. Basicamente, os estudos sobre Minas colonial seguem essa dinâmica, ou melhor, esses pilares. Todavia, desses estudos surgem desdobramentos que possibilitam novas discussões e produções científicas. Acerca do século XVIII, muito se discute sobre o apogeu da mineração, a escravidão, as irmandades religiosas, a Inconfidência Mineira, as organizações sociais e políticas, apenas para mencionarmos alguns temas. Todavia, alguns trabalhos despontam com novas temáticas e objetos de pesquisa e o corpo e suas formas de apropriação tornam-se, por vezes, objeto de estudo.

A História do Corpo é um tema que pode ser abordado a partir de diferentes perspectivas, como educação dos corpos, saúde e doença, cuidados corporais e sentidos corporais. Pesquisar sobre a História dos Corpos nas Minas setecentistas pressupõe se enquadrar em uma comunidade científica em que o tema ainda é pouco privilegiado, embora haja um crescimento significativo nos últimos anos de trabalhos historiográficos em que o tema assume o centro do debate.

Pesquisar sobre História da Saúde e das Doenças na América Portuguesa pressupõe, entre outras possibilidades, conhecer práticas e saberes dos agentes das Artes de Curar, quem eram eles e como viviam; compreender formas de cuidar dos corpos; ter conhecimento de remédios e compostos farmacêuticos utilizados e formas de uso; descobrir quem eram os doentes e como adoeciam; quais eram as doenças; como a saúde era compreendida etc.

Esse conjunto de temas é abordado neste catálogo de fontes, cujo conteúdo agrupa referências de fontes primárias e secundárias, e constitui-se como o principal produto da pesquisa “Levantamento e Catalogação de Fontes para Estudo da História dos Corpos na Comarca de Vila Rica (1700 -1808)”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e realizada no Núcleo de Estudos sobre o Corpo (NEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para sua realização, contamos também com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN).

Este catálogo de fontes constitui-se como uma ferramenta de pesquisa importante que pode dar novos subsídios para os estudos da História das Ciências nas Minas setecentistas, enriquecendo discussões e suscitando novas possibilidades de estudos.

A inspiração para sua elaboração foi o “Catálogo História do Corpo em Belo Horizonte”, elaborado pelo grupo de pesquisa do Centro de Memória da Educação Física (CEMEF) da

(4)

Universidade Federal de Minas Gerais, e disponibilizado para consulta na web no endereço:

http://www.cemef.eeffto.ufmg.br/catalogo, em que foram reunidas fontes de arquivos localizados

em Belo Horizonte, que nos possibilitam, a partir de diferentes perspectivas, narrar histórias sobre a educação dos corpos em Belo Horizonte no final do século XIX e início do século XX.

Outra inspiração importante foi o CD Rom “Fontes para uma história das práticas corporais no Paraná”, elaborado por Marcus Taborda de Oliveira (2005), que traz uma gama de fontes e temáticas interessantíssimas para a História da Educação e História da Educação Física que nos mobiliza pensar novas pesquisas bem como valorizar instrumentos de pesquisa que disponibilizam informações aos pesquisadores.

Este catálogo de fontes e tem por objetivo ser uma ferramenta de pesquisa para estudiosos da História das Ciências, História do Corpo, História da Saúde e das Doenças; dar acessibilidade a informações e a documentação sobre a temática abordada; disseminar e difundir informação através de um importante canal de comunicação, a internet; divulgar o potencial dos arquivos consultados e das fontes privilegiadas possibilitando aos pesquisadores vislumbrar novos objetos de pesquisa.

A equipe de trabalho contou com a participação de pessoas vinculadas a três áreas de conhecimento: Educação Física, História e Computação, sendo uma coordenadora, duas historiadoras que trabalharam como consultoras na elaboração das fichas de coleta de dados e estrutura do banco de dados, três bolsistas de iniciação científica, cinco bolsistas de incentivo ao desenvolvimento acadêmicovinculados a Pro Reitoria Especial de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) da UFOP, um Programador e um Design Gráfico.

O resultado do trabalho é muito significativo, pois é com base em extensa pesquisa documental que disponibilizamos informações que dizem sobre doenças e sintomas bem como sua recorrência; formas de tratamento dos corpos; cuidados corporais; agentes das Artes de Curar; remédios e compostos farmacêuticos etc., constituindo-se, pois, como uma referência básica para consulta.

Vinculado ao catalogo de fontes foi elaborado um Glossário das Doenças que tem como objetivo principal ser uma ferramenta para auxiliar os estudos sobre a área a História da Saúde e das Doenças. A elaboração desta ferramenta teve como objetivos: obter uma definição analítica de uma determinada doença ou sintoma; suprir dificuldades encontradas pelos pesquisadores ao lidar com suas variadas terminologias de doenças descritas nas fontes consultadas; evitar anacronismos sobre os sentidos das doenças no contexto social estudado.

(5)

METODOLOGIA DO CATÁLOGO

Este catálogo de fontes constitui-se como um banco de dados, ou seja, um “conjunto de dados relacionados entre si, estruturados em forma de base de dados, gerenciado por programa específico” (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005), disponibilizado para consulta on line, que tem como temática central a História da Saúde e das Doenças na Comarca de Vila Rica (1700-1808).

O catálogo é algo inacabado, pois estamos dando continuidade à catalogação de novas fontes e temos a intenção de ampliar os tipos documentais inicialmente contemplados. Para sua elaboração, preenchimento e consulta foram estabelecidos alguns princípios básicos, discriminados abaixo.

Inicialmente, devido ao grande volume de fontes para este trabalho nos arquivos de Ouro Preto e Mariana, no recorte temporal da pesquisa (1700-1808), foi decidido iniciar o trabalho no Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana, dando prioridade a leitura e catalogação dos inventários do 1º e do 2º ofício. Todavia, sendo a oportunidade de construção do banco de dados única, decidimos elaborar fichas de coleta de dados não só para os inventários, mas também para outros tipos documentais que já começaram a ser pesquisados e catalogados. Sendo assim, foram elaboradas e disponibilizadas no banco de dados, até o momento, fichas para os tipos documentais citados a seguir.

Tipos documentais

- inventário: que pode ter juntado o testamento, ou não4

- ação cível: que pode contemplar tipos documentais diversos, como devassa ex oficio, execução, justificação, notificação, cobrança, dívida, crime, libelo, testamento, entre outros

- devassa eclesiástica

- livro/ manual: livros e manuais de medicina, cirurgia e farmácia publicados especialmente no século XVIII

- fonte secundária: tese, dissertação, livro, monografia, relatório de pesquisa, artigo, entre outros - assento de óbito.

Padrão de formatação e apresentação das informações

4

Embora o inventário seja uma ação cível, ele foi catalogado separadamente devido à série documental do arquivo inicialmente consultado, o AHCSM, ser muito grande e também devido ao potencial dessa fonte específica.

(6)

As informações disponibilizadas no banco de dados foram elaboradas a partir de fichas de coleta de dados específicas por tipo documental, sendo todas elas formadas por três partes: procedência do documento, classificação de conteúdo e classificação física.

Recorte Temporal

As datas limite do catálogo são 1700 e 1808. Registros históricos indicam que no limiar do século XVIII a região das Minas Gerais configurava-se como um território ímpar no âmbito do Império português. O desenvolvimento de atividades mineratórias, o aumento populacional, organização de um espaço urbano e a dinâmica comercial são os principais elementos característicos deste período. O ano de 1700 é um marco cronológico que representa a consolidação da região, que mais tarde passaria a se chamar Comarca de Vila Rica, como grande núcleo minerador atraindo, assim, povos de diversas etnias e suas respectivas concepções e tratamentos dos corpos. O recorte temporal final desse estudo (1808) justifica-se pela conjuntura social, econômica e política que se inicia no Brasil a partir da transferência da corte portuguesa neste mesmo ano. Mudanças como abertura dos portos, sede da monarquia no Rio de Janeiro, criação das universidades, conselho de Estado, novos rumos do comércio, dentre outras, perpassaram todo o território colonial, inclusive em Minas Gerais, local onde as atividades agrícolas se consolidavam. Assim, novas questões relacionadas ao corpo, salubridade e enfermidade seriam suscitadas, bem como novas concepções, medidas e ideias passariam a ser colocados em prática.

Recorte Espacial

A Comarca de Vila Rica, recorte espacial dessa pesquisa, compreendia a Vila de Nossa Senhora do Carmo, hoje cidade de Mariana, e a própria Vila Rica, atualmente Ouro Preto, e seus respectivos arraiais. A escolha dessa região para a pesquisa é devido ela ter sido o centro do ciclo do ouro e, portanto, locus privilegiado de contato mútuo de diferentes culturas, trânsito de pessoas, mercadorias, culturas, enfim, lugar por excelência da diversidade.

Palavras Chave

Foram selecionadas 20 (vinte) palavras chave que abarcam a temática central do catálogo e que indicam o conteúdo da fonte catalogada, facilitando a recuperação da informação.

As palavras chave são: Atestado, Bilhete, Botica, Cobrança, Corpo, Certidão, Dívida, Doença, Escravo doente, Estudo de caso, Ferimento/ Ferida, Instrumento de trabalho, Livro/

(7)

Manual, Objeto de cuidado, Oficio das Artes de Curar, Procedimento de Cura, Receita, Recibo, Remédio/ Composto farmacêutico, Saúde.

Formas de Consulta ao Catálogo

Este catálogo possui essa versão em CD Room, que contém informações mais específicas sobre o catálogo e a pesquisa que deu origem ao mesmo. A partir desse CD Room tem-se acesso ao link para consulta dos dados que estão disponibilizados apenas on line. Na página do catálogo o consulente tem acesso a informações gerais sobre o catálogo, como: sobre o catálogo; metodologia do catálogo; links interessantes sobre a temática que possibilitam a navegação em outras páginas correlatas; consulta aos dados disponibilizados no catálogo; créditos e forma de contato. As formas de consulta aos dados estão discriminadas abaixo no item “como usar o catálogo”.

Formas de Colaboração

Este catálogo está aberto para novas contribuições e indicações de fontes. Os interessados em colaborar devem entrar em contato através do endereço disponibilizado na página do catálogo.

COMO USAR O CATÁLOGO

As informações no catálogo de fontes História da Saúde e das Doenças podem ser acessadas na página www.nec.ufop.br/catalogo. As consultas podem ser realizadas a partir de vários campos, como por:

- tipo documental: foram disponibilizados, até o momento: inventário, inventário com testamento, fonte secundária, livro/manual, ação cível, assento de óbito, devassa eclesiástica; - data: necessário determinar o recorte temporal desejado, apontando a data inicial e a data final - palavra chave: são disponibilizadas ao consulente três caixas de combinação aberta para escolha de palavras chaves, segundo a lista de palavras chaves utilizada no preenchimento do catálogo

- nome: é necessário digitar o nome da pessoa (observar as orientações na metodologia do catálogo)

(8)

- local: é necessário digitar o local desejado

- endereço: informar os campos códice, auto, nº do livro - ocupação/ofício: informar a ocupação ou ofício desejado

As palavras digitadas para consulta não devem ser acentuadas.

Ao realizar a consulta será disponibilizado ao consulente o total de resultados da pesquisa encontrados, ou seja, o total de fichas catalogadas.

Para cada ficha encontrada são informados os seguintes itens: Tipo Documental, Arquivo/Biblioteca/Museu/Site, Endereço, Ficha Nº e Visualizar Ficha.

Ao clicar no item Visualizar Ficha, será disponibilizada ao consulente a ficha completa em PDF.

PERSPECTIVAS FUTURAS

O Edital 01/2009 – Demanda Universal foi uma oportunidade impar para a efetivação deste catálogo, pois sem os recursos destinados a compra de material permanente, pagamento de serviço de terceiros e de bolsas de iniciação científica, não seria possível a sua execução.

A proposta é dar continuidade a alimentação do banco de dados. Para isso, contamos com a participação de 4 (quatro) bolsistas de incentivo ao desenvolvimento acadêmico, vinculados a Pro Reitoria Especial de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) da UFOP, que têm bolsa com vigência até dezembro de 2012.

Tem-se a perspectiva de prosseguir o trabalho, inicialmente finalizando a catalogação das fichas já preenchidas referentes à pesquisa no AHCSM. Posteriormente serão catalogados dados de pesquisas já realizadas e que tem temáticas similares, como a pesquisa “Saberes e práticas dos cirurgiões: um estudo sobre os cuidados corporais na comarca de Vila Rica”, que foi desenvolvida sob orientação da professora Maria Cristina Rosa, no período de 2007 a 2009, com bolsa PROBIC/FAPEMIG da UFOP. Além disso, foi solicitada a continuidade da pesquisa que dá base a este catálogo, dando maior enfoque as doenças dos escravos, no Edital PIBIC da UFOP de 2012.

Como já apontado, o potencial dos acervos dos arquivos de Ouro Preto e Mariana para o desenvolvimento de pesquisas na temática História da Saúde e das Doenças é vasto, consequentemente o banco de dados do catálogo será alimentado com os resultados das pesquisas já realizadas e outras que surgirão.

(9)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Fábio Chang de. O historiador e as fontes digitais: uma visão acerca da internet como fonte primária para pesquisas históricas. Revista do Corpo Discente do PPG-História da UFRGS, Num.8, vol. 3, Janeiro - Junho 2011.

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BLOCH, March. Apologia da história ou o ofício do historiador. Marc Bloch; prefácio, Jacques Le Goff; apresentação à edição brasileira, Lilia Moritz Schwarcz; tradução, André Telles. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CATALOGO HISTÓRIA DO CORPO EM BELO HORIZONTE. Disponível em: http://www.cemef.eeffto.ufmg.br/catalogo/

OLIVEIRA, Marcus Taborda de Oliveira. Fontes para uma história das práticas corporais no Paraná[CD Rom]/Responsável técnico Luiz Cláudio Serra Azeredo. Curitiba, 2005.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2º ed. – Belo Horizonte: Autentica, 2004.

ROSA, Maria Cristina Rosa. Projeto de Pesquisa: Levantamento e catalogação de fontes para estudo da história dos corpos na comarca de Vila Rica (1700 -1808). (mimeo)

ROSA, Maria Cristina Rosa. Catalogo de Fontes História da Saúde e das Doenças (1700-1808). 2012. CD Rom.

Referências

Documentos relacionados

Estas erupções fundamentalmente havaianas e/ou strombolianas foram de explosividade baixa a média, e emitiram na maioria “bagacinas” (lapilli), bombas e lavas basálticas fluidas

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Segundo o projeto original do Construlink(1998), este tem como objetivo, além da disponibilização de informação do tipo da priorizada pelo InfoHab, a prestação de

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

Os rios Paraná e Ivinheima, assim como os ambientes mais diretamente a eles conectados, como os ressacos, por exemplo, apresentaram os maiores valores desta forma de

É possível observar que, utilizando-se a velocidade 0,05 cm/s, as bandas de EVOH e poliamida são melhor visualizadas, sugerindo que esse polí- meros encontram-se em camadas

Analogous to the conventional wisdom that the first-round effect of negative price shocks should not elicit a monetary response, the same could be said for positive supply

The implied increase in real income (controlling for relative price changes) that would explain the change in durable goods holdings and ownership shown in Table 7 and Figure 9