• Nenhum resultado encontrado

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE VALONGO RELATÓRIO AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS Área Territorial de Inspeção do Norte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE VALONGO RELATÓRIO AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS Área Territorial de Inspeção do Norte"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE

VALONGO

RELATÓRIO

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2019-2020

Área Territorial de Inspeção do Norte

(2)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Constituição do Agrupamento

Jardins de Infância e Escolas EPE 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB SEC

Escola Básica de Bela X X

Escola Básica de Gandra X X

Escola Básica de Sampaio X X

Escola Básica D. António Ferreira Gomes X X

Escola Básica e Secundária de Ermesinde X X X

(3)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde – Valongo 3

1. Introdução

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, alterada pelo Art.º 182 da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos de Avaliação Externa das Escolas, o primeiro entre 2006-2007 e 2010-2011 e o segundo entre 2011-2012 e 2016-2017.

No ano letivo 2018-2019 iniciou-se o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas.

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma metodologia que inclui a observação da prática educativa e letiva, efetuada nos dias 13 e 14 de janeiro, a análise dos documentos estruturantes, dos dados estatísticos oficiais e das respostas aos questionários de satisfação aplicados a alunos, docentes e não docentes e pais/encarregados de educação, bem como a visita às instalações e entrevistas a elementos da comunidade educativa, realizadas entre os dias 20 e 23 de janeiro.

A equipa de avaliação externa visitou a escola básica de Bela, a escola básica de Gandra, a escola básica de Sampaio, a escola básica D. António Ferreira Gomes e a escola básica e secundária de Ermesinde. E realizou a observação da prática educativa e letiva em todos os estabelecimentos de educação e ensino do Agrupamento.

Escala de avaliação

Níveis de classificação dos quatro domínios

Excelente: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo práticas inovadoras e resultados notáveis. Não existem áreas que carecem de melhorias significativas. Tanto as práticas inovadoras como os resultados notáveis são generalizados e sustentados.

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Bom: os pontos fortes sobrepõem-se significativamente aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise.

Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda áreas significativas de melhoria.

Suficiente: os pontos fortes sobrepõem-se aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise, mas a ação ainda não é generalizada, nem sustentada. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda lacunas importantes e a melhoria nos últimos anos não é evidente.

Insuficiente: os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes ou existem áreas importantes que carecem de melhorias urgentes. Os resultados são globalmente negativos e não revelam uma tendência de melhoria consistente.

O relatório apresentado no âmbito da Avaliação Externa das Escolas 2019-2020 está disponível na página da IGEC.

(4)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2. Quadro resumo das classificações

DOMÍNIO CLASSIFICAÇÃO

Autoavaliação Suficiente

Liderança e gestão Muito Bom

Prestação do serviço educativo Bom

Resultados Bom

3. Pontos fortes

DOMÍNIO PONTOS FORTES

Autoavaliação

▪ Capacidade reflexiva e crítica na análise dos dados e monitorização regular dos diversos projetos, medidas e atividades, permitindo a identificação de estratégias de melhoria que visam o sucesso integral das crianças e dos alunos.

Liderança e gestão

▪ Promoção de estratégias que contribuem para a criação de um sentido de pertença, de coesão organizacional e de envolvimento da comunidade educativa.

▪ Ação concertada de docentes e não docentes no acompanhamento e integração das crianças e alunos, com reflexos num ambiente escolar tranquilo, seguro, socialmente acolhedor e respeitador das diferenças.

▪ Práticas de gestão e distribuição dos recursos humanos, considerando o perfil individual e as necessidades organizacionais, bem como o reforço da formação interna, com recursos próprios, de acordo com as suas necessidades e prioridades pedagógicas.

Prestação do serviço educativo

▪ Sinergia das várias estruturas e projetos no acompanhamento e orientação escolar, vocacional e profissional, visando o sucesso de todos os alunos.

▪ Oferta educativa diversificada, com respostas qualificadas para uma população escolar social e culturalmente muito heterogénea.

▪ Abordagens educativas de inovação curricular e pedagógica que envolvem os alunos em atividades que combinam diferentes conhecimentos e promovem o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico.

Resultados

▪ Atividades promotoras do desenvolvimento pessoal e social de crianças e alunos, promovendo práticas indutoras de comportamentos saudáveis e o desenvolvimento de atitudes e valores.

▪ Reconhecimento da comunidade pelo serviço educativo prestado, em particular, na qualificação de adultos, na recuperação de alunos para o sistema educativo, assim como no desenvolvimento de iniciativas de reconhecido valor cultural, artístico, solidário e desportivo.

(5)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde – Valongo 5

4. Áreas de melhoria

DOMÍNIO ÁREAS DE MELHORIA

Autoavaliação

▪ Consolidação de um processo de autoavaliação holístico, que se configure como uma ferramenta estratégica em áreas prioritárias de intervenção.

▪ Continuidade no desenvolvimento de práticas de autoavaliação sistemáticas e intencionais em prol da consistência e melhoria do processo.

Liderança

e gestão ▪ Eficácia dos circuitos de comunicação por via da atualização permanente da página Web.

Prestação do serviço educativo

▪ Dinamização estratégica do centro de apoio à aprendizagem, favorecendo respostas personalizadas a todas as crianças e alunos.

▪ Generalização de práticas de avaliação formativa e de aferição de critérios e de instrumentos de avaliação para a melhoria das aprendizagens.

▪ Fomento da regulação das práticas educativa e letiva, permitindo a reorientação da ação docente para a melhoria da prestação do serviço educativo.

Resultados

▪ Identificação dos fatores explicativos do insucesso académico, inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem, de modo a permitir a implementação de ações mais consequentes e eficazes na melhoria dos resultados.

5. Juízos avaliativos

5.1 – Autoavaliação Desenvolvimento

A autoavaliação é desenvolvida por uma equipa constituída recentemente, representativa da comunidade educativa, com um plano de comunicação claro e objetivo dos processos e resultados centrado no desenho e implementação do recente projeto educativo. Ainda não constitui um processo holístico, que se configure como uma ferramenta estratégica em áreas prioritárias de intervenção.

Destaca-se a capacidade reflexiva e crítica na análise dos resultados académicos e monitorização dos diversos projetos, medidas e atividades, permitindo a identificação de estratégias de melhoria que visam o sucesso integral das crianças e dos alunos.

(6)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Consistência e impacto

As práticas de autoavaliação desenvolvidas até 2019 eram sistemáticas e intencionais. Por via de alterações da organização interna, estas foram descontinuadas, com impacto na consistência e melhoria do processo.

Apesar das ações de melhoria em desenvolvimento, que estão a ser monitorizadas, não há ainda evidências sistémicas que nos revelem impactos ao nível organizacional, no processo de ensino e aprendizagem, na definição das necessidades de formação contínua e na educação inclusiva.

5.2 – Liderança e gestão Visão e estratégia

A visão e a missão – Conhecimento e Humanismo – estão enquadradas por valores e princípios consistentes com os objetivos do projeto educativo, com vista à consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Os documentos orientadores do Agrupamento são claros e coerentes entre si. Preveem e promovem relações estreitas com a comunidade envolvente, através de uma grande diversidade de protocolos e parcerias. Mantêm e explicitam de forma clara a visão estratégica organizacional, com enfoque na qualidade do serviço educativo, em harmonia com os objetivos, metas e estratégias definidos no projeto educativo, com relevância para as opções curriculares constantes dos documentos da escola para o desenvolvimento de todas as áreas de competência consideradas no Perfil dos Alunos.

Liderança

A liderança da diretora e da sua equipa é consensualmente aceite pela comunidade educativa, que aprecia, particularmente, o facto de ser acessível e dialogante. Valoriza as lideranças intermédias, coresponsabilizando-as nas tomadas de decisão e criando boas condições para o exercício das suas competências e funções. De realçar, as estratégias que contribuem para a criação de um sentido de pertença, de coesão organizacional e de envolvimento da comunidade educativa.

São muitas e variadas as parcerias e os projetos desenvolvidos, com instituições públicas, empresas, associações, estabelecimentos do ensino superior e outros agentes. O seu âmbito e objetivos dão maior sentido e oportunidades à inovação e à promoção da qualidade das aprendizagens.

É de realçar o estabelecimento de parcerias com instituições ligadas às artes performativas e musicais, na convicção de que estas atividades de enriquecimento do currículo promovem a autoestima e o bem-estar pessoal e social; a aposta em programas de internacionalização (Erasmus+

e outros projetos europeus), abrindo novas perspetivas aos alunos e dando-lhes mundividência; o estímulo a novas experiências pedagógicas (projeto SELF, Projeto STEM, PRAKTIK) com forte impacto nas práticas letivas, valorizando e motivando os alunos para a aprendizagem, através do

(7)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde – Valongo 7

Gestão

O envolvimento dos alunos nas diferentes atividades evidencia práticas de gestão e de organização flexíveis do trabalho educativo/letivo com os grupos e as turmas. Existem códigos explícitos de conduta, devidamente divulgados na comunidade educativa, com critérios claros, consensuais e objetivos, para a aplicação de medidas disciplinares aos alunos.

O ambiente escolar é caracterizado por uma relação de proximidade entre alunos, docentes e demais profissionais. É bem evidente a ação concertada de docentes e não docentes no acompanhamento e integração das crianças e alunos, com reflexos num ambiente escolar tranquilo, seguro, socialmente acolhedor e respeitador das diferenças.

Na gestão dos recursos humanos, são consideradas as características pessoais, profissionais e académicas que possam potenciar ou dificultar o desempenho dos agentes da comunidade escolar.

Os docentes realizam formação diversa e adequada, promovida pelo centro de formação da sua área, já a formação dos assistentes operacionais e assistentes técnicos tem sido residual. Contudo, é realizada formação interna para todos os profissionais, rentabilizando recursos próprios, de acordo com as suas necessidades e prioridades pedagógicas.

A gestão dos recursos materiais é feita tendo em consideração as pessoas e o seu bem-estar, definindo-se critérios de afetação que se articulam, quer com a concretização das iniciativas previstas, quer com as necessidades básicas de funcionamento.

Têm sido desenvolvidos diversos circuitos de comunicação, interna e externa, permitindo o acesso

à informação útil por parte da comunidade educativa. No entanto, a página Web do Agrupamento

necessita de ser atualizada com maior regularidade.

5.3 – Prestação do serviço educativo

Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos

Há uma orientação comum de promoção da autonomia e responsabilidade individual que está patente na sala de atividades e de aula e na ação dos docentes. Desenvolvem uma ação positiva no acompanhamento dos alunos, através da implementação de estratégias que promovem a capacidade interventiva, individual e coletiva, as competências necessárias ao desenvolvimento pessoais, assim como a uma cidadania ativa, na ligação da escola com a família e no envolvimento/corresponsabilização dos pais na vida escolar, muitas vezes apoiada na colaboração das demais estruturas, em particular o serviço de psicologia e orientação escolar (SPO).

É desenvolvido um conjunto de práticas potenciadoras do bem-estar das crianças e alunos, destacando-se as iniciativas diversificadas do plano anual de atividades e o desenvolvimento das parcerias com a comunidade envolvente, bem como a adequabilidade dos programas de orientação escolar e profissional dos alunos.

(8)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Oferta educativa e gestão curricular

Existe uma oferta de percursos educativos diversificada, que vai, na generalidade, ao encontro dos interesses e necessidades de formação dos alunos e da comunidade envolvente. No entanto, a oferta dos cursos profissionais do ensino secundário carece de análise e reflexão mais aprofundada, pela fraca adesão a alguns dos cursos ministrados e pelos resultados que apresentam.

A oferta educativa pauta-se pelo desenvolvimento de práticas de organização e gestão do currículo e da aprendizagem, promotoras de uma educação inclusiva, e integra uma grande diversidade de atividades culturais, científicas, artísticas e desportivas, que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças e alunos. A valorização da dimensão lúdica também está bem patente no desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular e de animação e apoio à família.

Recentemente, o Agrupamento aderiu a projetos de inovação pedagógica, cujo impacto ainda não foi avaliado. A articulação de várias áreas do saber, no desenvolvimento de projetos e atividades, possibilita que todas as crianças e alunos usufruam de experiências educativas mais ricas e diversificadas. Salienta-se também a existência do Programa Português para Todos, que promove o envolvimento dos pais e encarregados de educação.

A gestão curricular tem a sua maior expressão na ação dos conselhos de docentes (educação pré- escolar), de ano (1.º ciclo), nos grupos de recrutamento e nos conselhos de turma. São desenvolvidos projetos transversais no âmbito da estratégia da educação para a cidadania. Ainda não estão generalizadas e consolidadas, na planificação e desenvolvimento curricular, as práticas de articulação curricular vertical e horizontal.

Ensino, aprendizagem e avaliação

O Agrupamento desenvolve iniciativas com vista à integração e respeito pela diferença, sendo percecionada a boa integração dos alunos na comunidade escolar.

A adequação do processo de ensino e aprendizagem às características, necessidades e interesses das crianças e dos alunos é objeto de orientações traçadas nos projetos curriculares de grupo e nos planos de turma. É evidente um investimento em metodologias mais reflexivas e reconstrutivas, assim como em estratégias diversificadas que privilegiam práticas promotoras do espírito crítico, como a metodologia de projeto, o trabalho de grupo e a resolução de problemas.

São desenvolvidas medidas universais que promovem a qualidade das aprendizagens, sendo de relevar as práticas de coadjuvação. A organização diferenciada do espaço de sala de aula corresponde a uma estratégia que estimula a interação e a participação dos alunos.

Há um investimento na dinamização de ações de sensibilização/prevenção de comportamentos de risco e na mediação de situações de conflito em parceria com a Escola Segura e a comissão de proteção de crianças e jovens. Salienta-se, neste âmbito, o funcionamento de uma turma no programa Escola de Segunda Oportunidade, com sede no Centro Social de Ermesinde, criada em parceria com o Agrupamento, contribuindo fortemente para a diminuição do abandono escolar.

(9)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde – Valongo 9

A avaliação para e das aprendizagens tem vindo a ser objeto de análise nas diferentes estruturas, com reflexo mais evidente na alteração das dinâmicas pedagógicas. Há, no entanto, margem de progresso no que toca à utilização da avaliação formativa para reorientar/melhorar o processo educativo e no que respeita à aferição de critérios e de instrumentos de avaliação.

A aposta nas tecnologias digitais é prioritária, como são exemplos as Salas do Futuro e a utilização dos tablets, mas ainda dependentes de formação docente específica para a sua otimização. Verifica- se pouca utilização do ensino experimental e laboratorial, ligado às áreas da Eletrotecnia, Eletrónica e Mecânica, por falta de atualização do respetivo equipamento e degradação física dos espaços. O centro de apoio à aprendizagem ainda não está a ser dinamizado em prol de respostas personalizadas, estando ainda muito focado nos alunos com necessidades específicas de aprendizagem.

Existe uma estratégia eficaz para o envolvimento das famílias, em particular no acompanhamento do percurso escolar dos alunos. É de salientar, a participação ativa e significativa das associações de pais e encarregados de educação na equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva.

Planificação e acompanhamento das práticas educativa e letiva

Em regra, as práticas de regulação do trabalho docente são pouco consistentes e orientam-se, sobretudo, pela verificação do cumprimento do currículo e pela análise e reflexão conjunta dos resultados académicos.

É de relevar a cultura colaborativa e de responsabilização, ao nível da elaboração das planificações, da avaliação, da escolha das metodologias de ensino e aprendizagem e da partilha de experiências significativas e de materiais.

As diferentes lideranças, em início de funções, têm como mecanismo regulatório a análise comparada dos resultados académicos e a identificação dos pontos de situação do cumprimento do currículo.

5.4 Resultados

Resultados académicos

No triénio 2014-2015 a 2016-2017, considerando os alunos do país com perfil socioeconómico semelhante, os resultados dos alunos no 1.º ciclo situam-se abaixo da média nacional; já no 2.º ciclo, os resultados estão próximos da média nacional calculada com os alunos do país que, ao entrarem neste nível de ensino, tinham um perfil semelhante. No 3.º ciclo, no triénio 2015-2016 a 2017-2018, apesar de, em 2015-2016, os resultados estarem em linha com a média dos alunos do país que tinham um nível escolar semelhante à entrada neste ciclo, nos anos seguintes, regrediram para valores inferiores à referida média.

(10)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

A percentagem de alunos que obtém positiva nos exames nacionais do 12.º ano, dos cursos cientifico-humanísticos, após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos, no triénio 2015- 2016 a 2017-2018, estão acima da média dos alunos do país que tinham um nível escolar semelhante à entrada no ensino secundário.

No triénio 2014-2015 a 2016-2017, a percentagem de alunos que concluíram o ensino profissional em três anos ou menos situa-se ainda abaixo da média dos alunos do país que tinham um perfil socioeconómico semelhante à entrada do ensino secundário.

Os cursos vocacionais, básico e secundário, em funcionamento no biénio 2015-2016 a 2016-2017 apresentam taxas de conclusão de 61,9% e 53,7%, respetivamente. No curso de educação e formação Tipo 2, realizado em 2017-2018 a 2018-2019, a taxa de conclusão foi de 64,7%, sendo mais expressiva nos cursos de educação e formação Tipo 3, realizados em 2016-2017 e 2018-2019 (100% e 91,7%, respetivamente).

Os resultados dos alunos oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos estão em linha com os resultados globais do Agrupamento, no último triénio, enquanto, os resultados dos alunos de origem imigrante e de grupos culturalmente diferenciados se situam abaixo deste referencial. No mesmo período, verifica-se uma degradação dos resultados dos alunos com relatório técnico- pedagógico, programa educativo individual e/ou com plano individual de transição (PIT), mais acentuada no ano letivo de 2018-2019, que indiciam a necessidade de uma assertiva monitorização e avaliação da eficácia da aplicação das medidas seletivas e adicionais.

As assimetrias internas de resultados verificam-se, em particular, no 1.º ciclo, na escola básica de Sampaio, e no 3.º ciclo, na escola básica de D. António Ferreira Gomes, cujos resultados se afastaram progressivamente dos referentes nacionais contextualizados. A comunidade escolar, apesar de reconhecer a situação, centra ainda a sua análise no contexto socioeconómico das referidas escolas e na degradação física das instalações da escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Resultados sociais

O Agrupamento incentiva a participação ativa dos alunos na vida da escola que, estimulados, assumem as suas responsabilidades com empenho e entusiasmo. A associação de estudantes propõe e desenvolve atividades da sua iniciativa, não obstante, não se verificar, noutros contextos, propostas de alunos para o plano anual de atividades.

Os alunos conhecem e, de uma maneira geral, respeitam as regras. Apesar do elevado número de ocorrências disciplinares registado desde o início do ano letivo, é consensual o reconhecimento interno e externo quanto à existência de um clima de escola genericamente promotor de um ambiente educativo saudável e favorável às aprendizagens.

As crianças e os alunos são envolvidos em ações de voluntariado e ações de solidariedade e de participação democrática, que estimulam o seu desenvolvimento pessoal e social.

(11)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde – Valongo 11

Verificam-se taxas significativas de colocação no ensino superior na primeira fase e, é de relevar, nos cursos profissionais, a evolução muito positiva de alunos que prosseguiu estudos. Contudo, constata-se o inverso, no que respeita à inserção profissional dos alunos destes cursos. Regista-se, também, a existência de diversos casos de sucesso da inserção de alunos com PIT na vida pós- escolar.

Reconhecimento da comunidade

A comunidade educativa reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Agrupamento, o que se reflete no elevado grau de satisfação dos alunos, dos docentes e não docentes e dos pais e encarregados de educação.

O reconhecimento por parte da sociedade local tem sido manifestado relativamente à participação ativa no programa ERASMUS+ e em várias iniciativas e projetos. De realçar, a valorização dos resultados académicos e sociais através dos quadros de honra e de mérito.

É manifesta a forte identificação dos alunos, dos pais e encarregados de educação e do pessoal docente e não docente com o Agrupamento. Os principais parceiros sociais relevam o seu papel educativo e valorizam o importante impulso para o desenvolvimento da comunidade envolvente.

Salienta-se, neste âmbito, o forte contributo na qualificação de adultos e recuperação de alunos para o sistema educativo, assim como, o desenvolvimento de iniciativas de reconhecido valor cultural, artístico, solidário e desportivo.

6. Proposta de avaliação intercalar

________________________________________________________________________________

São exemplos destas ações, o Projeto “G.U.N.A.S.”, “Leituras em Movimento”, “Voluntariado Europeu”, “Concurso de Decorações Natalícias do espaço exterior da Junta de Freguesia”, Exposições e Caminhadas Solidárias. Releva-se o impacto muito positivo dos projetos de educação para a saúde (em parceria com a ACES/Maia, Valongo), educação ambiental (em parceria com a Lipor, entre outras), Programa de Acolhimento de Refugiados (PAR) - com o ensino de português a duas famílias sírias e Desporto Escolar.

(12)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Data: 3 de fevereiro de 2020

A Equipa de Avaliação Externa: Adriano Silva, Daniela Gonçalves, Jorge Martins e Ramiro Santos

Concordo

À consideração do Senhor Inspetor-Geral da Educação e Ciência, para homologação.

A Chefe de Equipa Multidisciplinar da Área Territorial de Inspeção do Norte

Madalena Moreira 2020-07-08

Homologo

Por delegação de competências do Senhor Ministro da Educação nos termos do Despacho n.º 3407/2020, publicado

no D.R. n.º 55, Série II, de 18 de março de 2020 Inspetor-Geral

da Educação e Ciência

Assinado de forma digital por Luís Alberto Santos Nunes Capela Dados: 2020.07.28 10:21:13 +01'00'

(13)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde - Valongo

A

NEXOS

Anexo 1 – Caracterização

Estabelecimento de Ensino Agrupamento de Escolas de Ermesinde

Concelho Valongo

Data da constituição 4 de julho de 2012

Outros ---

Oferta Formativa

Nível/Ciclo Crianças/alunos

(N.º) Grupos/turmas (N.º)

Educação Pré-Escolar 116 5

1.º CEB 366 19

2.º CEB 333 16

3.º CEB 648 29

ES (Científico-Humanístico) - Ciências e Tecnologias - Ciências Socioeconómicas - Línguas e Humanidades - Artes Visuais

301 69 196

66

12 3 8 3 ES (Cursos Profissionais)

- Técnico de Apoio à Infância - Técnico de Design Gráfico - Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Técnico de Mecatrónica

25 52 59 3

1 3 3 1 Outras ofertas Educativas

- CEF - PIEF - PPT - Qualifica

12 16 60 200

1 1 2 1

TOTAL 2522 108

Ação Social Escolar

Alunos apoiados Número %

Escalão A 453 20,0*

Escalão B 334 14,8*

TOTAL 787 34,8

Recursos Humanos

Docentes 237

Não Docentes

Assistentes

Operacionais 52

Assistentes

Técnicos 14

Técnicos

Superiores 6

(*) Percentagem obtida com base no total dos alunos excluindo as ofertas formativas PPT e Qualifica.

(14)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Anexo 2 – Informação estatística

2.1

Variáveis de contexto

(Ano letivo 2018/2019)

(15)

Código do Agrupamento 306

Escolas de Ermesinde, Valongo

1 249,4

1

ALUNOS TOTAL

Média do nº de anos da habilitação das

Mães

% Mães_NSabe_NRe

sp_Inv

% Alunos com escalão A de ASE

% Alunos com escalão B de ASE

% Alunos que beneficiam de ASE

% Alunos no Ensino Básico

Jovem

% Alunos no Ensino Secundário

Jovem

% Alunos do ensino básico jovem que estão em ensino geral

ou artístico

% Alunos do ensino secundário jovem

que estão em ensino geral ou

artístico

2 269 10,3 22,1% 22,8% 16,9% 39,7% 61,0% 34,2% 98,0% 84,4%

Percentil -> 1 0 1 0 1

P87 P37 P69 P27 P77

Densidade Populacional do Município a que pertence a Unidade Orgânica (habitantes por km2)

Variáveis de contexto globais para a Unidade Orgânica - 2018/2019

152377

(16)

Código da Escola 1790 Unidade Orgânica

250855 Escola Básica de Bela, Ermesinde, Valongo Escolas de Ermesinde, Valongo

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 1 2 2 2 0

N.º de Alunos 24 38 43 39 0

Desvio etário 0,00 0P0 0,26 1P73 0,30 1P78 0,41 1P84

% ASE A 33,3% 28,9% 39,5% 38,5%

% ASE B 16,7% 21,1% 9,3% 15,4%

% ASE 50,0% 1P76 50,0% 1P74 48,8% 1P74 53,8% 1P79

Hab_Mãe (anos) 11,0 0P31 11,2 0P43 9,8 0P16 9,0 0P11

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 10,56 1P81 1,09 0P8 3,95 0P32

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,06 1P56 0,10 1P71 0,37 1P97

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(17)

Código da Escola 1791 Unidade Orgânica

252438 Escola Básica de Sampaio, Ermesinde, Valongo Escolas de Ermesinde, Valongo

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 1 1 1 1 0

N.º de Alunos 20 15 17 17 0

Desvio etário 0,20 1P71 0,40 1P90 0,35 1P83 0,12 0P29

% ASE A 30,0% 6,7% 52,9% 0,0%

% ASE B 20,0% 6,7% 17,6% 5,9%

% ASE 50,0% 1P76 13,3% 0P9 70,6% 1P95 5,9% 0P3

Hab_Mãe (anos) 8,2 0P2 8,2 0P3 9,4 0P12 7,8 0P3

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(18)

Código da Escola 1792 Unidade Orgânica

253273 Escola Básica de Gandra, Ermesinde, Valongo Escolas de Ermesinde, Valongo

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 1 0 2 2 3

N.º de Alunos 24 0 44 41 60

Desvio etário 0,13 1P51 0,27 1P72 0,22 1P53 0,22 0P47

% ASE A 25,0% 34,1% 26,8% 18,3%

% ASE B 12,5% 15,9% 9,8% 23,3%

% ASE 37,5% 0P50 50,0% 1P74 36,6% 0P47 41,7% 0P50

Hab_Mãe (anos) 11,8 1P51 10,4 0P25 10,6 0P35 10,7 1P53

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 9,09 1P69 11,96 1P84 4,15 0P32

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,18 1P91 0,20 1P85 0,13 1P71

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(19)

Código da Escola 1793 Unidade Orgânica

340704 Escola Básica D. António Ferreira Gomes, Ermesinde, Valongo Escolas de Ermesinde, Valongo Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 3 3 3 3 4

N.º de Alunos 54 52 59 67 72

Desvio etário 0,66 1P85 0,58 1P74 0,64 1P71 0,66 1P77 0,64 1P74

% ASE A 40,7% 32,7% 30,5% 34,3% 34,7%

% ASE B 18,5% 19,2% 11,9% 16,4% 15,3%

% ASE 59,3% 1P83 51,9% 1P72 42,4% 0P48 50,7% 1P78 50,0% 1P77

Hab_Mãe (anos) 8,9 0P11 9,3 0P18 9,7 0P32 10,0 0P39 9,0 0P24

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 8,09 0P40 10,40 1P62 21,84 1P99 12,78 1P82 13,34 1P85

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,16 1P63 0,14 1P53 0,37 1P90 0,07 0P16 0,55 1P97

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(20)

Código da Escola 1794 Unidade Orgânica

403362 Escola Básica e Secundária de Ermesinde, Valongo Escolas de Ermesinde, Valongo

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 4 6 7 6 4

N.º de Alunos 112 139 175 144 99

Desvio etário 0,20 0P26 0,20 0P17 0,38 0P36 0,42 0P47 0,28 0P20

% ASE A 20,5% 18,7% 25,1% 26,4% 29,3%

% ASE B 25,0% 20,1% 16,0% 19,4% 11,1%

% ASE 45,5% 1P53 38,8% 0P37 41,1% 0P44 45,8% 1P66 40,4% 1P54

Hab_Mãe (anos) 9,9 0P29 11,3 1P71 11,4 1P75 10,5 1P53 11,3 1P74

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 3,13 0P7 7,85 0P37 11,36 1P73 9,08 1P55 10,32 1P65

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,10 0P38 0,13 0P49 0,26 1P78 0,15 0P47 0,14 0P42

Indicador

N.º de Turmas 9 10 9

N.º de Alunos 247 187 221

Desvio etário 0,26 0P39 0,38 1P54 0,38 0P44

% ASE A 13,4% 9,6% 15,8%

% ASE B 18,6% 15,0% 13,6%

% ASE 32,0% 0P32 24,6% 0P41 29,4% 1P63

Hab_Mãe (anos) 10,3 0P29 11,1 0P49 10,4 0P37

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 7,47 0P43 11,06 1P82 9,81 1P74

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,24 1P80 0,25 1P81 0,13 0P39

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(21)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde - Valongo

2.2

Indicadores de percurso

por ciclo de ensino

(22)

Escolas de Ermesinde, Valongo

1.º Ciclo - Ensino Geral *

171165

2.º Ciclo - Ensino Geral

* No 1.º ciclo os alunos analisados não todos os alunos da escola, mas sim os alunos que ingressaram no 1.º ciclo quatro anos antes do ano letivo de referência, ou seja, são os alunos da coorte que deveriam ter concluído o 1.º ciclo em cada ano letivo

Indicadores de Percurso por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a

% de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17

Nº de alunos analisados 104 84 112

104

84

112

% de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil

semelhante

2014/15 78% 79%

2015/16 75% 82%

2016/17 76% 84%

78% 75% 79% 82%

76% 84%

2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no

indicador # 42 19 18

42

19 18

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17

Nº de alunos analisados 82 127 145 190

82

127

145

190

% de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil semelhante

2013/14 78% 80%

2014/15 83% 85%

2015/16 86% 88%

2016/17 89% 90%

78%

80%

83%

85%

86%

89% 88%90%

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no

indicador # 37 37 33 40

37 37

33

40

(23)

Escolas de Ermesinde, Valongo

3.º Ciclo - Ensino Geral

Escola: #REF! Escolas de Ermesinde, Valongo

ATI: 0,00

Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

# # O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de percursos diretos de sucesso na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

Indicadores de Percurso por ciclo de ensino

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18

Nº de alunos analisados 173 199 156 199

173

199

156

199

% de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante

2014/15 36% 43%

2015/16 42% 44%

2016/17 33% 40%

2017/18 35% 42%

36%42% 43%44%

33% 40%

35% 42%

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no

indicador # # 18 37 19 21

18

37

19 21

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 225 226 237 228 222

225 226

237

228

222

% de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante

2013/14 26% 30%

2014/15 36% 36%

2015/16 39% 34%

2016/17 41% 34%

2017/18 36% 30%

26%36%39% 30%36%

41% 34%

36% 34%

30%

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no

indicador # # 32 55 76 81 81

32

55

76 81 81

(24)

Escolas de Ermesinde, Valongo

Ensino Secundário - Cursos Profissionais

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

Indicadores de Percurso por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a

% de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17

Nº de alunos analisados 46 32 48

46

32

48

% de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil

semelhante

2014/15 33% 50%

2015/16 47% 52%

2016/17 31% 58%

33%

47% 50% 52%

31%

58%

2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no

indicador # 15 38 8

15

38

8

(25)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Ermesinde - Valongo

2.3

Estatísticas por estabelecimento

(Informação estatística mais atualizada disponível no portal InfoEscolas)

(26)

Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 1.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO152377&nivel=1 Escola Básica de Bela, Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315756&nivel=1 Escola Básica de Gandra, Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315542&nivel=1 Escola Básica de Sampaio, Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315004&nivel=1

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 2.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO152377&nivel=2

Escola Básica D. António Ferreira Gomes, Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315058&nivel=2

Escola Básica e Secundária de Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315042&nivel=2

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 3.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO152377&nivel=3

Escola Básica D. António Ferreira Gomes, Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315058&nivel=3

Escola Básica e Secundária de Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315042&nivel=3

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO152377&nivel=4 Escola Básica e Secundária de Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315042&nivel=4

(27)

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS PROFISSIONAIS Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO152377&nivel=5 Escola Básica e Secundária de Ermesinde, Valongo http://infoescolas.mec.pt/?code=1315042&nivel=5

(28)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Anexo 3 – Questionários de satisfação - relatório

(29)

Q1 - Questionário aos alunos do 1.º Ciclo - 4.º Ano

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas de Ermesinde

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 39 92,9 2 4,8 1 2,4 0 0,0 0 0,0

02. O professor apoia os alunos quando têm dificuldades em aprender. 35 83,3 6 14,3 1 2,4 0 0,0 0 0,0

03. Sou incentivado a fazer sempre melhor os meus trabalhos na escola. 25 59,5 15 35,7 2 4,8 0 0,0 0 0,0

04. Sou incentivado a fazer pesquisas para alargar os meus conhecimentos. 18 42,9 19 45,2 5 11,9 0 0,0 0 0,0

05. Nas aulas o professor avalia os meus trabalhos para eu melhorar. 33 78,6 6 14,3 3 7,1 0 0,0 0 0,0

06. Eu avalio o meu trabalho nas aulas. 20 47,6 15 35,7 5 11,9 2 4,8 0 0,0

07. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 22 52,4 15 35,7 4 9,5 1 2,4 0 0,0

08. Na escola faço trabalhos práticos e experiências. 21 50,0 16 38,1 5 11,9 0 0,0 0 0,0

09. Na escola realizo atividades artísticas. 30 71,4 9 21,4 3 7,1 0 0,0 0 0,0

10. Na escola realizo atividades físicas e desportivas. 33 78,6 8 19,0 1 2,4 0 0,0 0 0,0

11. Sou incentivado a ler, dentro e fora da escola. 25 59,5 11 26,2 6 14,3 0 0,0 0 0,0

12. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 27 64,3 11 26,2 4 9,5 0 0,0 0 0,0

13. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 20 47,6 17 40,5 3 7,1 1 2,4 1 2,4

14. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 24 57,1 14 33,3 1 2,4 2 4,8 1 2,4

15. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 29 69,0 10 23,8 3 7,1 0 0,0 0 0,0

16. Alguns dos meus trabalhos são expostos na escola. 24 57,1 16 38,1 1 2,4 1 2,4 0 0,0

17. Os adultos da minha escola ajudam-me sempre que preciso. 33 78,6 6 14,3 3 7,1 0 0,0 0 0,0

18. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 18 42,9 18 42,9 6 14,3 0 0,0 0 0,0

19. Os alunos respeitam os adultos que trabalham na escola. 20 47,6 18 42,9 4 9,5 0 0,0 0 0,0

20. Os alunos participam na elaboração das regras da turma. 31 73,8 10 23,8 0 0,0 0 0,0 1 2,4

21. Sinto-me seguro na escola. 30 71,4 8 19,0 2 4,8 2 4,8 0 0,0

22. Gosto da minha escola. 33 78,6 5 11,9 0 0,0 0 0,0 4 9,5

Total de questionários 42

63,9% 27,6% 6,8% 1,0% 0,8%

Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca Não Responde

Referências

Documentos relacionados

- na página 2, Caracterização do Agrupamento, linhas 8 a 11, onde se lia “No âmbito do primeiro ciclo da avaliação externa das escolas, o Agrupamento Maestro Jorge Peixinho e

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa da Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova de Paiva realizada pela equipa de avaliação,

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Colégio de Nossa Senhora da Graça , realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma

Após a avaliação externa realizada no Agrupamento de Escolas e na Escola Secundária de Alfena, o trabalho desenvolvido em termos de autoavaliação continuou a centrar-se na

O presente relatório tem por base a análise dos documentos de administração e gestão do Agrupamento de Escolas, os resultados da avaliação interna e externa

O primeiro apresenta o quadro conceptual da avaliação externa das escolas; o segundo explicita a metodologia, descrevendo aspetos relativos à operacionalização da

Deste modo, houve uma melhoria significativa relativamente à anterior avaliação externa das escolas, tendo em conta o ponto fraco identificado no relatório dessa

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma metodologia que