• Nenhum resultado encontrado

ACIDENTES OFÍDICOS: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA COM IMPORTANTE PAPEL DA COMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ACIDENTES OFÍDICOS: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA COM IMPORTANTE PAPEL DA COMUNIDADE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO

( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE

( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

ACIDENTES OFÍDICOS: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA COM IMPORTANTE PAPEL DA COMUNIDADE

Felício de Freitas Netto (feliciofnetto@gmail.com)1 Fabiana Postiglione Mansani (fpmansani@gmail.com)2

Resumo: Os acidentes ofídicos representam um grave problema nacional de saúde pública. A identificação do animal causador do acidente é um procedimento importante na medida em que possibilita avaliar, de modo acurado, a provável gravidade do caso. A OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que ocorram no mundo 1.250.000 a 1.665.000 acidentes por serpentes peçonhentas ao ano, com 30.000 a 40.000 mortes, ou seja, a taxa de letalidade mundial é estimada em torno de 0,03%. Os objetivos deste evento dentro do projeto Liga Acadêmica de Terapêutica Médica Aplicada (LATEM) foram proporcionar o correto manejo inicial dos acidentes ofídicos por parte dos universitários e da população da comunidade que assistira o evento. A atividade ocorreu no mês de junho de 2020 através da plataforma de transmissão remota GoogleMeet, possibilitando grande participação de cidadãos não pontagrossenses, evidenciando de maneira veemente o propósito extensionista do evento. As dúvidas levantadas pelos ouvintes ao decorrer da explanação, proporcionando um rico aprendizado, com argumentos, posicionamentos e informações totalmente embasadas nas mais atuais literaturas científicas sobre o tema, utilizando-se uma linguagem acessível – também – aos membros da comunidade participantes, justificando a ação extensionista e propondo novas edições com abordagens diferenciadas e mais integrativas.

Palavras-chave: Ofidismo. Serpentes. Reconhecimento. Saúde.

1 Equipe de Execução; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Medicina e feliciofnetto@gmail.com.

2 Coordenadora; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Setor de Ciências Biológicas e da Saúde e fpmansani@gmail.com.

(2)

PROJETOS VINCULADOS

Liga Acadêmica de Terapêutica Médica Aplicada (LATEM).

PÚBLICO-ALVO

Universitários das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, além de toda a comunidade interessada no assunto acerca dos acidentes ofídicos.

MUNICÍPIOS ATINGIDOS

Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, municípios de Santa Catarina e São Paulo.

LOCAL DE EXECUÇÃO

O evento fora realizado por via remota através da plataforma do GoogleMeet.

JUSTIFICATIVA

Os acidentes ofídicos representam um grave problema nacional de saúde pública. A identificação do animal causador do acidente é um procedimento importante na medida em que possibilita avaliar, de modo acurado, a provável gravidade do caso. No Brasil, existem cerca de 400 espécies de serpentes, das quais – de fato – a maioria compreende as serpentes desprovidas de peçonha, ou seja, sem importância médica. Todavia, as serpentes peçonhentas estão contidas em duas grandes famílias, sendo elas Viperidae e Elapidae, cujas serpentes são popularmente conhecidas como cascavel, jararaca e sururucu-pico-de-jaca – na família Viperidae – e dentre os elapídeos, cita-se a coral verdadeira. (SILVA, PARDAL, 2018)

A OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que ocorram no mundo 1.250.000 a 1.665.000 acidentes por serpentes peçonhentas ao ano, com 30.000 a 40.000 mortes, ou seja, a taxa de letalidade mundial é estimada em torno de 0,03%. Porém, a morbidade após os acidentes é bastante pronunciada, podendo envolver amputações de membros, sepse de foco em partes moles, fibrose pulmonar, paraparesia, parestesia crônica e síndrome do membro fantasma.

(3)

A mortalidade dos acidentados varia nas diferentes regiões do mundo. Na Ásia, principalmente na Índia, Paquistão e Birmânia, os acidentes ofídicos provocam de 25 mil a 35 mil óbitos por ano. Na Nigéria, ocorrem 500 casos por 100 mil habitantes, com taxa de mortalidade de 10%. Nos Estados Unidos, 12 a 15 dos 8 mil casos anuais são fatais, levando a uma mortalidade de 0,2%. Na África, ocorrem de 400 a 1.000 mortes por ano. Já no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, ocorrem entre 19 mil a 22 mil acidentes ofídicos por ano. (SANTOS, 2009)

Nesse entender, a Liga Acadêmica de Terapêutica Médica Aplicada (LATEM), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve a iniciativa de realizar uma conferência por via remota para auxiliar os participantes a reconhecerem as principais serpentes peçonhentas brasileiras para auxiliarem no manejo clínico de eventuais vítimas, demonstrando assim sua atividade extensionista e de educação à comunidade.

OBJETIVOS

Os objetivos deste evento dentro do projeto Liga Acadêmica de Terapêutica Médica Aplicada (LATEM) são:

 Geral

- Proporcionar o correto manejo inicial dos acidentes ofídicos por parte dos universitários e da população da comunidade que assistira o evento.

 Específicos

- Proporcionar conhecimento e informação aos representantes da comunidade acerca dos acidentes com serpentes;

- Discutir sobre o reconhecimento dos diferentes gêneros de serpentes peçonhentas;

- Discutir sobre a bioquímica da peçonha das serpentes peçonhentas.

METODOLOGIA

O evento online sobre Acidentes Ofídicos fora estruturado em 4 módulos, gerando uma carga horária total de 5 horas, abordando os aspectos gerais do ofidismo, assim como os acidentes específicos, tais quais acidente botrópico, crotálico, laquético e elapídico.

(4)

A atividade ocorreu no mês de junho de 2020 através da plataforma de transmissão remota GoogleMeet, possibilitando grande participação de cidadãos não pontagrossenses, evidenciando de maneira veemente o propósito extensionista do evento.

A explanação feita por parte do palestrante estruturou-se com uma linguagem de fácil acesso, atingindo com êxito todos os ouvintes do evento, o que pode ser comprovado a partir de um questionário de satisfação disponibilizado ao final da aula, via GoogleForms, no qual 100% dos ouvintes evidenciaram estar “totalmente satisfeitos” com a metodologia do evento.

RESULTADOS

Esta atividade, em especial, visto o atual cenário mundial e, principalmente, brasileiro a respeito dos acidentes ofídicos e, também, dos animais peçonhentos como um todo, trouxe inúmeros conhecimentos para os ouvintes, propiciando uma rica troca de informações. A medicina tem como objetivo final a melhoria de saúde do paciente. E como o paciente está inserido na comunidade, esta faz parte da área de atuação do médico. Sendo assim, a melhoria em termos teóricos e práticos trazidos pelo evento contribuem com a melhoria da abordagem e tratamento das vítimas de acidentes com serpentes peçonhentas, os quais podem trazer, a elas, alta morbidade e mortalidade caso haja negligência no atendimento.

As concepções sobre animais peçonhentos e venenosos ainda se confundem, principalmente, quando envolvem a sua veiculação pela mídia escrita e/ou falada, que por vezes veicula as duas denominações como sinônimos, ou utiliza erroneamente um termo para designar atividade de outro animal, a ser citada como exemplo a “jararaca como animal venenoso”, quando essa espécie é melhor definida como sendo peçonhenta.

E, como já fora dito, os acidentes envolvendo animais peçonhentos possuem ampla importância médica, visto que ocorrem em um número significativo a cada ano no Brasil e no mundo. Os números mostram que, no Brasil, a maioria dos acidentes ocorre com escorpiões (39,7%), serpentes (30,2%) e aranhas (19,7%). O tratamento exige rapidez no atendimento e reconhecimento do agente causador do agravo, disponibilidade dos soros e medicamentos não alérgicos. Ainda assim, o nível de morbidade e mortalidade tendem a ser elevados. Essa

(5)

informação ratifica a grande importância do conhecimento e informação sobre este tema.

(BRASIL, 2019)

A palestra sobre acidentes ofídicos trouxe muito conhecimento referente aos métodos de diferenciação entre as serpentes peçonhentas e não peçonhentas, um ponto fundamental para a integral compreensão do tema. Além disso, a explanação acerca de como reconhecer as espécies mais prevalentes, o fenótipo característico de cada grupo e as típicas apresentações clínicas também fora muito útil aos ouvintes, mesmo porque a partir dessas informações que toda a conduta terapêutica pode ser implementada de forma eficaz. Por conseguinte, o palestrante encerrou a discussão com a explicação acerca dos soros antiofídicos, o único tratamento realmente efetivo contra a peçonha das serpentes.

Para finalizar, o palestrante pode sanar as dúvidas levantadas pelos ouvintes ao decorrer da explanação, proporcionando um rico aprendizado, com argumentos, posicionamentos e informações totalmente embasadas nas mais atuais literaturas científicas sobre o tema, utilizando-se uma linguagem acessível – também – aos membros da comunidade participantes, justificando a ação extensionista e propondo novas edições com abordagens diferenciadas e mais integrativas.

FOTO(S)

Figura 1 – Apresentação sobre Acidentes Ofídicos

Legenda: Momento registrado da apresentação sobre acidentes ofídicos via GoogleMeet, com o palestrante e uma participante docente do curso de Ciências Biológicas.

(6)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A troca de experiências entre os docentes, discentes e a comunidade presentes permitiu ensinamento mútuo entre os participantes e alavancou o interesse pela questão do reconhecimento e manejo dos acidentes ofídicos a nível pré-hospitalar, fato que tem muito impacto em termos de projeto extensionista, com ação comunitária. O resultado final foi de um evento de muita aprendizagem e de muita discussão e respostas à comunidade e aos universitários presentes.

REFERÊNCIAS

1. SILVA, Elder Oliveira da; PARDAL, Pedro Pereira de Oliveira. Envenenamento por serpente Bothrops no município de Afuá, Ilha de Marajó, estado do Pará, Brasil. Rev Pan- Amaz Saude, Ananindeua, v. 9, n. 3, p. 57-62, set. 2018. Disponível em

<http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S21762232018000300057&lng=p t&nrm=iso>. Acesso em 01out. 2020. http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232018000300007.

2. SANTOS, Mauricio Fernando de Lima; FARANI, Marina Cumming; ROCHA, Paulo Novis. Insuficiência renal aguda em acidentes ofídicos por Bothrops sp. e Crotalus sp.:

revisão e análise crítica da literatura. J Bras Nefrol. São Paulo, v.1, n.2, jun. 2009.

3. BRASIL. Acidentes de trabalho por animais peçonhentos entre trabalhadores do campo, floresta e águas, Brasil 2007 a 2017. Boletim Epidemiológico. Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde, v.50, mar. 2019.

Referências

Documentos relacionados

Baseando-se nesses questionamentos o presente estudo está dividido em três partes: na primeira parte foi feita uma revisão bibliográfica sobre governança e de Unidades de

Considerando o importante papel da soroterapia nos acidentes ofídicos, além dos trabalhos que divergem sobre o uso ou não do soro em mulheres grávidas, o

convexas, adjacentes, não confl uentes, lisas, de ápi- ces arredondados a subarredondados, planos a cônca- vos ou ligeiramente ascendentes. Máculas linear ir- regulares, fracas

A rede de comunicação teve um bom desempenho em todos os cenários de teste utilizados nesse trabalho, é possível observar que mesmo com a prioridade das mensagens

5 O parágrafo completo é o seguinte: “Como o demônio com o sinal da cruz perdeu todo o domínio sobre os homens, receando perder também o muito que tinha nesta dita terra,

Tópicos especícos a serem abordados incluem os tipos e atributos das mídia de estado sólido adequadas para uso como disco no FreeBSD, opções de kernel que são de interesse em

Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista semiestruturada, por se tratar de um recurso flexível para a coleta de dados, que permite uma interação entre

Neste trabalho buscou-se trazer discussões sobre dois conceitos (estranhamento e desnaturalização) da Sociologia como estes podem contribuir para efetivação de