• Nenhum resultado encontrado

COMENTÁRIO BÍBLICO GÊNESIS A DEUTERONÔMIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMENTÁRIO BÍBLICO GÊNESIS A DEUTERONÔMIO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

COMENTÁRIO BÍBLICO

GÊNESIS A

DEUTERONÔMIO

(2)

FINALIDADE DESTA OBRA

Este livro como os demais por mim publicados tem o intuito de levar os homens a se tornarem melhores, a amar a Deus acima de tudo e ao próximo com a si mesmo. Minhas obras não têm a finalidade de entretenimento, mas de provocar a reflexão sobre a nossa existência. Em Deus há resposta para tudo, mas a caminhada para o conhecimento é gradual e não alcançaremos respostas para tudo, porque nossa mente não tem espaço livre suficiente para suportar. Mas neste livro você encontrará algumas respostas para alguns dos dilemas de nossa existência.

AUTOR: Escriba de Cristo é licenciado em Ciências Biológicas e História pela Universidade Metropolitana de Santos;

possui curso superior em Gestão de Empresas pela UNIMONTE de Santos; é Bacharel em Teologia pela Faculdade das Assembléias de Deus de Santos; tem formação Técnica em Polícia Judiciária pela USP e dois diplomas de Harvard University dos EUA sobre Epístolas Paulinas e Manuscritos da Idade Média. Radialista profissional pelo SENAC de Santos, reconhecido pelo Ministério do Trabalho. Nasceu em Itabaiana/SE, em 1969. Em 1990 fundou o Centro de Evangelismo Universal; hoje se dedica a escrever livros e ao ministério de intercessão. Não tendo interesse em dar palestras ou participar de eventos, evitando convívio social.

(3)

CONTATO:

Whatsapp Central de Ensinos Bíblicos com áudios, palestras e textos do Escriba de Cristo

Grupo de estudo no whatsapp

55 13 996220766 com o Escriba de Cristo E-MAIL: teologovaldemir@hotmail.com

Dados Internacionais da Catalogação na Publicação (CIP)

M543 Escriba de Cristo, Central de Ensinos Bíblicos 1969

Comentário Bíblico Gênesis a Deuteronômio

Pedro de Toledo/SP, Livrorama

Bibliomundi, Amazon.com, 2021, 118 p. ; 21 cm

ISBN:

9798488772335

Edição 1°

1. Teologia 2. Bíblia 3. Pentateuco

4. Interpretação bíblica 5.Comentário bíblico

CDD 220 CDU 22

(4)

INTRODUÇÃO

Este é mais um livro que publico com meus comentários sobre a Bíblia, lá se foram 36 anos estudando a Bíblia e sinto-me feliz em apresentar esta publicação com comentários de Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio. Somente quem conhece teologia judaico-cristã sabe da importância destes 5 livros para a compreensão dos mistérios de Deus. Em especial Gênesis, que nos revela a origem da vida, da humanidade, dos eventos de extinção global do passado e a origem das nações, em especial do povo hebreu.

A Bíblia singularmente é uma produção judaica, escrita por judeus, pois quis Deus escolher os hebreus

(5)

como o povo que teria a missão de conduzir a luz de Deus aos homens.

Os cinco livros em questão vão dar a base para a teologia do judaísmo e dos fundamentos do cristianismo, e ainda muito tempo depois surgiria o islamismo com bases teológicas fundamentadas nas narrativas de Gênesis e cujas leis morais do islamismo seguem os princípios do Pentateuco ou como os judeus chamam:

Torá. Ninguém pense que vai ler este livro e vai ser um expert no assunto, na verdade este livro é uma simplória síntese do Pentateuco para iniciantes na fé cristã. Mas considerando o baixo nível de cultura bíblica do público em geral, este livro vai ser um bom guia. Bom proveito com a leitura!!!!

(6)

LIVRO

GÊNESIS DE

INTRODUÇÃO

Título. A palavra Gênesis entrou para a língua portuguesa vindo do grego através do latim. Na Septuaginta (LXX), formava o sobrescrito do primeiro livro da Bíblia. A palavra significa "origem, fonte, ou geração".

A palavra hebraica ber'eshîth, traduzida para "no princípio", é a primeira palavra da Bíblia Hebraica. É com freqüência usada para designar o livro de Gênesis.

Natureza. Gênesis é o livro das origens.

Apresenta uma narrativa majestosa do começo de tudo o que o Criador criou. Responde às perguntas relativas à

(7)

origem do mundo e da vida vegetal, animal e humana.

Fala da instituição da família, da origem do pecado, da concessão da revelação divina, do crescimento e desenvolvimento da raça e da inauguração do plano de Deus para a realização da redenção por meio do Seu povo escolhido. Apresenta e ilustra verdades eternas, e resolve enigmas, mistérios e situações desorientadoras, à luz da vontade de Deus para o Seu povo. Em uma linguagem clara e significativa o escritor apresenta os planos e propósitos de Deus revelados, e as maravilhas do seu procedimento com os homens.

O Gênesis leva o leitor de volta ao momento super-importante da criação quando o Criador onipotente criou por meio da palavra as maravilhas incomparáveis do sol, da lua, das estrelas, dos planetas, das galáxias, das plantas, das criaturas viventes e de alguém que fez à Sua imagem. Nestes cinqüenta capítulos o inspirado escritor desdobra o drama da criação; ele fala de como o pecado entrou sub-reptícia e implacavelmente para introduzir a ruína, o desfiguramento e a morte; revela os frutos trágicos do pecado na derrota patética de nossos primeiros pais e mostra como, mais tarde, a maldade acumulada dos homens trouxe a destruição e quase a aniquilação da sociedade humana. Logo no começo o escritor traça o crescimento da nova raça e finalmente as biografias emocionantes de Abraão, Isaque, Jacó e os filhos de Jacó. O livro termina com a morte de José na terra do Egito.

Gênesis 1-11 apresenta a narrativa da vida do homem desde a criação até ao começo da vida de Abraão. Gênesis 12-50 conta o relacionamento de Deus com o Seu povo escolhido - Abraão, Isaque, Jacó, José e

(8)

seus descendentes. Através de toda a narrativa, a principal preocupação do autor é a de apresentar o propósito de Javé em criar e providencialmente guiar esse povo eleito. Não só o Gênesis, mas a Bíblia toda mostra que por intermédio deste povo, o Senhor procurou revelar a Sua natureza e os Seus planos para o mundo, estabelecer Sua santa vontade na terra e envia Suas

"boas novas" da redenção a todos os homens. Nações e indivíduos são mencionados e descritos no livro apenas quando se encaixam no sublime plano e propósito do Senhor. Os sumerianos, hititas, babilônios e assírios, sempre quando sua história afeta a do povo escolhido, entram no quadro rapidamente a fim de demonstrar o propósito de Deus para o mundo. A cada passo, o Espírito procura tornar a revelação explícita aos homens de todos os séculos. No drama que se desenrola rapidamente, o plano de Deus vai sendo apresentado.

Autoria. Com segurança podemos declarar que Moisés é o responsável pela autoria do livro. É o primeiro livro do Pentateuco que ambas, as Escrituras e a tradição, atribuem a Moisés. Seria difícil descobrir um homem, em toda a série da vida de Israel, que fosse mais qualificado a escrever esta história. Educado na "sabedoria dos egípcios" (Atos 7:22), Moisés foi providencialmente preparado para compreender os registros e manuscritos disponíveis e a narrativa oral. Como um profeta ao qual foi concedido o incomum privilégio de longas horas de comunhão com Deus no Sinai, foi bem preparado para registrar para todas as gerações o retrato do Senhor e das Suas atividades através dos séculos. Que outro indivíduo, através dos séculos, possuiu tais poderes e tal

(9)

fé e que tenha desfrutado de uma comunhão tão íntima com Javé?

A descoberta nos tempos modernos de registros tão antigos como as Cartas de Amarna, a literatura Ugarítica (ou Ras Shamra), e tábuas de barro da Mesopotâmia (Mari e Nuzu), têm capacitado os mestres a reconstruírem os antecedentes históricos e culturais dos registros bíblicos, e descobrir como era a vida no Egito, na Palestina e na Mesopotâmia nos tempos bíblicos.

Igualmente, muitos registros orais e escritos, pela antiguidade adentro, estavam à disposição do ilustre mestre hebreu, cuja educação egípcia e cujos estudos superiores na região do Monte Sinai tornaram-no cônscio dos significativos movimentos mundiais. De acordo com a tradição judia, quando o grande escriba Esdras voltou da Babilônia para Jerusalém, trazendo os manuscritos hebreus do Velho Testamento, ele se dispôs a trabalhar com prodigiosa energia para preservar, copiar e editar o antigo material que tinha em seu poder.

O Gênesis e a Ciência. Se um estudante espera encontrar no Gênesis uma narrativa científica de como o mundo começou a existir, com todas as questões referentes à vida primitiva respondidas na linguagem técnica familiar ao professor ou estudante de ciências, ficará desapontado. O Gênesis não é uma tentativa de responder tais perguntas técnicas. Ele trata de assuntos muito além do reino da ciência. O autor procura nos colocar em contato com o Deus eterno e revelar o significado sagrado do Seu Ser, Seu propósito e Seu relacionamento com as Suas criaturas conforme Ele opera Sua santa vontade. Este livro, tão notável por sua profundidade e exaltação moral, sua dignidade e

(10)

grandeza, descreve o Deus eterno na tarefa de preparar um lugar onde suas criaturas amadas possam viver e crescer e revelar Sua divina glória.

ESBOÇO

I. O princípio de tudo. 1:1 - 11:32.

A. A criação. 1:1 - 2:25.

B. A tentação e a queda. 3:1-24.

C. Os dois irmãos. 4:1-26.

D. Sete e seus descendentes. 5:1-32.

E. O pecado e o Dilúvio. 6:1 - 8:22

F. Vida posterior de Noé e seus descendentes.

9:1 - 10:32

G. A Torre de Babel. 11:1-32.

II. Os patriarcas. 12:1 - 50:26.

A. Abraão. 12:1 - 25:18.

1) A Chamada de Abraão. 12:1-9.

2) O Patriarca no Egito. 12:10-20.

3) A Partida de Ló. 13:1-18.

4) Abraão, Ló, Melquisedeque. 14:1-24.

5) Abrão Recebe a Promessa de um Herdeiro.

15:1-21.

6) Ismael. 16:1-16.

7) Novas Promessas, e a Reação de Abraão.

17:1-27.

8) Sodoma e Gomorra. 18:1 - 19:38.

9) Abraão e Abimeleque. 20:1-18.

10) O Nascimento de Isaque; Ismael Expulso.

21:1-21.

11) Abimeleque e Abraão. 21:22-34.

Gênesis (Comentário Bíblico Moody) 5 12) Abraão e Isaque. 22:1-19.

(11)

13) A Morte e o Sepultamento de Sara. 23:1-20.

14) Eliézer, Isaque e Rebeca. 24:1-67.

15) Últimos Dias de Abraão. 25:1-18.

B. Isaque. 25:19 - 26:35.

1) Isaque e Sua Família. 25:19-34.

2) Isaque e Abimeleque. 26:1-35.

C. Jacó. 27:1 - 36:43.

1) Jacó e Esaú. 27:1-46.

2) Jacó, Labão, Lia e Raquel. 28:1 - 30:43.

3) Jacó Retorna a Canaã. 31:1-55.

4) O Encontro de Jacó com Esaú. 32:1 - 33:17.

5) Jacó e sua família em Siquém. 33:18 – 34:31.

6) A Volta a Betel. 35:1-29.

7) Edom e Seu Povo. 36:1-43.

D. José. 37:1 - 50:26.

1) Primeiras Experiências de José. 37:1-36.

2) Judá e Tamar. 38:1-30.

3) José e a Esposa de Potifar. 39:1-23.

4) As Experiências de José na Prisão. 40:1-23.

5) José e Faraó. 41:1-57.

6) A Primeira Visita dos Irmãos. 42:1-38.

7) Outras Experiências com os Irmãos. 43:1-34.

8) A Proposta Sacrificial de Judá. 44:1-34.

9) O Convite de José a Jacó. 45:1-28.

10) A Migração para o Egito. 46:1-34.

11) Jacó e Faraó. 47:1-12.

12) O Administrador do Sustento. 47:13-27.

13) Jacó e os Filhos de José. 47:28 - 48:22.

14) A Bênção Solene. 49:1-27.

15) Dias Finais. 49:28 - 50:26. [1]

(12)

0000000000000000000000000000

A Bíblia não diz quase nada de como será a vida na eternidade. Mas nos fala da ausência de dor, sofrimento, fome, frio, doença, velhice, morte etc.

Genesis 1. Não ajunte aquilo que Deus separou.

Deep sleepy - Sono profundo. Genesis 2 21 anestesia geral. Cirurgia.

Lameque matou Caim

13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. 14 E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. Genesis 3.13-14

21 E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. 22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão. Gênesis 8.21-22

[6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Gen 9.6.

(13)

A instituição da pena de morte para homicídio.

Livro em que mostro como Jesus defendeu a pena de morte, bem como o apóstolo Paulo. Sem falar as leis do Antigo Testamento.

21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. Genesis 9.21

O vinho é fermentado. Não existe vinho sem fermento. Em poucas horas o suco da uva começa a fermentar.

22 E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.

Genesis 9.22

A nudez é sagrada e com exceção cedo cônjuge, ninguém deve ver, bem mostrar sua nudez. Nem para filhos, muito menos em público.

(14)

25 E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. Genesis 9.25

A Bíblia prega o pátrio poder total. Pais podem bater, expulsar e ofender um filho, mesmo amaldiçoar se fizer por onde.

Os descendentes amaldiçoados de cão incluem os palestinos, os cananeus, várias nações africanas, basta estudar a genealogia de Genesis 10.

Não adianta minimizar a verdade. Os africanos passaram pelo grande período de escravidão por causa da maldição de Noé. Pode chorar e espernear. Pode distorcer a Bíblia e acusá-la de preconceituosa. Deus prometeu que seriam castigado com a escravidão.

Genesis 11 e 12 revelam que as mudanças na atmosfera da terra fizeram com que a longevidade humana diminuísse bastante. De novecentos anos foi caindo gradualmente para duzentos até 100 anos.

19 Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; Genesis 12.19

Suspeito que faraó chegou a ter relação com Sara e consumou com ela tomando-a como esposa. Diante do castigo divino, Faraó a devolveu a Abraão. No mínimo Abraão mostrou um caráter fraco e medroso.

A escolha e eleição divina não é por mérito. Caso contrário, Abraão não tinha tanta virtude assim.

(15)

Deus busca aqueles que o buscam, isto não significa que são os mais corretos e íntegros. A biografia de Abraão tem mácula.

Mas o amor e a eleição divina não é por mérito, é por graça.

A bondade de Deus não tem limites.

Deus castigou faraó e não castigou o mentiroso da história.

Isto se chama GRAÇA.

A parábola do filho pródigo também mostra a graça de Deus poupando o errado. O outro filho todo

"certinho" ficou enciumado por causa da graça de Deus ter alcançado o outro irmão vagabundo.

Não invejei aquele que recebeu perdão e graça.

Cuide para que você também alcance misericórdia.

Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Genesis 13.12.

Abraão buscou habitar nas montanhas, lugar difícil. Ló preferiu o caminho fácil e foi morar nas planícies de Sodoma

Muitas vezes vamos para perto do PECADO, ficamos próximo do perigo e depois reclamamos da sorte.

Ló preferiu Sodoma. A Bíblia diz que ele olhou e tomou a decisão.

E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti. Gênesis 14:21

O Diabo representado pelo rei de Sodoma quer as pessoas, as almas e não está nem aí com os bens.

(16)

Abraão recusou ficar com as ofertas do rei de Sodoma. Deus nos livre de pegar as coisas que o Diabo nos oferece...

Deus prometeu que os descendentes de Abraão dominaram o Oriente Médio. De fato se cumpriu. Judeus e árabes dominam a região. Os árabes são descendentes de Ismael

Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

Gênesis 15:18

Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 16:11,12

Os árabes muçulmanos são historicamente ferozes.

No capítulo 15 Deus fala com Abraão e Abraão questiona Deus. Intimidade com Deus é outro nível...

Deus prometia e ainda explicava a promessa...

Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Gênesis 15:2

E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la? Gênesis 15:8

(17)

Estou em voto perpétuo de ler dois capítulos da Bíblia por dia até o fim da minha vida. Quem quiser se juntar comigo neste ato de devoção perpétuo.

Não esqueci da Sara. Comportou-se como uma bruxa malvada

Ela usou Hagar como objeto sexual

Depois a maltratou tanto que Hagar fugiu de desespero.

O anjo foi consolá-la

Sara ainda infernizou a cabeça de Abraão para mandar Hagar embora.

Agora no capítulo 18 ela riu das promessas de Deus. Deus perguntou: do que está rindo? Ela ainda respondeu. Não ri. Deus falou riu sim!!!!

Mas eleição divina não se discute, Deus ainda disse que ela seria mãe de nações.

Percebe-se que Deus gostava muito de Abraão.

Deus prometendo coisas grandes para Isaque e ele pedindo benção para Ismael. Deus não se irritou, ao contrário. Disse que pelo pedido de Abraão Ismael seria pai de 12 nações árabes.

Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus de diante dele. Gênesis 17:22

Intimidade tão grande que Deus descia para falar com Abraão e depois subia. Está atitude não era comum.

E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço? Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Gênesis 18:17,18

(18)

Eis um cara que tenho inveja...

Deus diz que não faria nada sem falar com o amigo dele. Pois Deus já o considera um dos maiores homem da história da humanidade.

O amor de Deus não tem explicação. Se você sente o amor de Deus por você, você tem tudo!!!!

Abraão não era um cara ambicioso, nem mandão.

Veja na relação com Sara e Ló. Mesmo assim era vencedor em tudo porque Deus era com ele.

Abraão pecava e Deus castigou o faraó.... Vai ter correria com Deus assim na casa do chapéu!!!!!

Deus mandou Ló fugir para as montanhas, mas ele pediu para ficar em Zoar por ocasião da destruição de Sodoma.

Muitos crentes não querem sair do mundo, mas ficar por perto do pecado.

19 Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. 20 Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva. Genesis 19.19-20

Ló saiu de Sodoma, mas Sodoma não saiu dele.

Aquela história do incesto com as filhas é constrangedora.

(19)

Há uma hipótese que um vulcão explodiu no mediterrâneo e jogou lavas de fogo em Sodoma. O período geológico deste acidente corresponde a destruição de Sodoma. Deus direcionou os defeitos para atingir em cheio Sodoma.

A região de Sodoma até hoje é rica em enxofre até na superfície do solo.

A manipulação das massas pelo medo.

Abraão miserável. Despediu Hagar e Ismael com uma garrafa "pet" de água e uns pães...

Na lei de Moisés no tempo de libertar um escravo tinha que da suprimentos, dinheiro, gado, ovelhas etc.

Casalzinho complicado Abraão e Sara

Abraão deu um "chapéu" em Abimeleque, novamente com a velha mentira. Pensando apenas em salvar sua vida.

Homens de Deus, não é Deus. Eles pecam, erram. Não devemos criar demasiadas expectativas sobre as pessoas.

Fico imaginando o milagre de uma mulher sozinha com um filho no deserto, como Hagar sobreviveu.

O anjo os guardou.

Chego a pensar que Abraão despediu Hagar naquelas condições esperando que eles morressem de fome.

Abraão não tinha um caráter bom.

Abraão tinha uma amizade incrível com Deus.

Abraão não era nada... Mas o Deus de Abraão era tremendo.

Convido a todos a lerem a Bíblia. Hoje Gênesis 23 e 24.

(20)

Capítulo 23 de Genesis dedicado a transação da compra de um terreno.

Gên 23 5 os hititas, donos da terra não queriam vender, queriam doar o terreno porque consideravam Abraão um príncipe de Deus.

Ó bicho abençoado este Abraão!!!!

Faraó, Abimeleque e agora os príncipes hititas, todos reconhecendo Abraão como homem de Deus.

Genesis 24 é a tipologia mais clássica do arrebatamento.

Seguindo a leitura diária. Hoje lerei Gênesis 27 e 28.

Jacó, figurinha triste...

Como está escrito: “Amei a Jacó, mas rejeitei a Esaú”. ROM 9.13

Genesis 27.20 Jacó diz: o teu Deus meu pai. Isto mostra que ele era distante de Deus até aquele momento.

Genesis 27 34. Crime de falsa identidade.

Artigo 307 Código Penal.

Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Pena.

Detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

39 Seu pai Isaque respondeu-lhe: "Sua habitação será longe das terras férteis, distante do orvalho que desce do alto céu. Genesis 27.39

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o