• Nenhum resultado encontrado

A Educação a Distância e a Graduação em Direito no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Educação a Distância e a Graduação em Direito no Brasil"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A Educação a Distância e a Graduação em Direito no Brasil

Emerson Benedito FERREIRA1 Mario Marcos LOPES2

Resumo: Considerando as inúmeras possibilidades e facilidades proporcionadas pela tecnologia no campo educacional, que têm provocado mudanças em muitas das práticas pedagógicas, a presente pesquisa bibliográfica objetiva apontar a oferta no Brasil de cursos de Graduação em Direito na modalidade a distância (EaD). Observa-se que o estudo jurídico em EaD possibilita uma variedade de abordagens metodológicas e diversos enfoques, suscitando no aluno um desenvolvimento criativo, flexível à sua realidade, facilitando o seu crescimento pessoal.

Palavras-chave: EaD. Direito. Graduação.

1 Emerson Benedito Ferreira. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Direito Educacional, Filosofia da Educação e Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Licenciado em História pelo Claretiano – Centro Universitário. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). E-mail: <emerson_ufscar@hotmail.com>.

2 Mario Marcos Lopes. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara. Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação (FATECE). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

(2)

Distance Education and Law Graduation in Brazil

Emerson Benedito FERREIRA Mario Marcos LOPES

Abstract: Considering the innumerable possibilities and facilities provided by technology in the educational field, which have brought about changes in many of the pedagogical practices, the present bibliographic research aims to point out the offer in Brazil of Undergraduate Law courses in distance mode (EaD). It is observed that the legal study in distance education allows a variety of methodological approaches and diverse approaches, raising in the student a creative development, flexible to his reality, facilitating his personal growth.

Keywords: EaD. Right. University Graduate.

(3)

1. INTRODUÇÃO

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação tem crescido amplamente, e são inúmeras as formas pelas quais essas tecnologias têm se incorporado nos processos educativos e no meio social. Com o aumento de computadores conectados à internet nos últimos tempos, também têm crescido as possibilidades e facilidades proporcionadas pelas TICs no campo educacional, provocando mudanças em muitas das práticas pedagógicas.

Com essa rápida evolução das TICs, os indivíduos agora podem interagir de novas maneiras, ainda que não compartilhem do mesmo ambiente espaço temporal, estando dispersos no espaço e no tempo, respondendo a ações que acontecem em distantes e diferentes ambientes e, até mesmo, em localidades remotas.

Segundo Clementino (2007), com a crescente oferta de cursos a distância e o aumento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, têm ocorrido uma expansão das possibilidades e do desenvolvimento de maior interação entre professores, tutores e alunos, em que todos os participantes podem ter voz ativa.

Especialmente na área jurídica, a tecnologia e a informática têm se tornado grandes aliadas no aperfeiçoamento e na capacitação dos profissionais do Direito. Ao contrário do que se teme, o ensino jurídico a distância não desvirtua a finalidade acadêmica de aprendizagem; pelo contrário, contribui na formação do profissional. É por esse motivo que a procura por cursos jurídicos a distância já ultrapassou a de cursos presenciais em programas de Pós-Graduação e extensão universitária.

Nesse contexto, a presente pesquisa bibliográfica objetiva apontar a oferta no Brasil de cursos de Graduação em Direito a distância (EaD), além de trazer à tona discussões sobre o perfil do estudante dessa modalidade de Educação.

Do mais, é importante apontar que, no âmbito jurídico, as legislações e as decisões jurisprudenciais se modificam e se renovam diariamente. Desse modo, o ensino presencial nos cursos de Direito

(4)

torna-se cada vez mais dependente do ensino a distância, com o compartilhamento de atualizações legislativas em tempo real, no exato momento em que estas se refletem na ciência jurídica.

2. DESENVOLVIMENTO

No Brasil, a EaD desembarcou no final do século XIX.

Aprendia-se datilografia por correspondência; posteriormente, as aulas passaram a ser transmitidas pelas rádios. A utilização do rádio como meio de comunicação e de aprendizagem fez criar o primeiro curso de EaD, em 1939, o de “rádio técnico”. Depois, o ensino a distância voltou-se ao ensino de adultos, com os antigos supletivos, por meio dos chamados “telecursos”.

Legalmente, a EaD passou a existir no Brasil em 1996, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, nº 9.394 (BRASIL, 1996), que, em seu artigo 80, determinava a necessidade de credenciamento das instituições educacionais e atribuía à União a competência para regulamentação dos requisitos para registro de diplomas, o controle e a avaliação de programas de EaD. Em 2005, o Ministério da Educação publicou o Decreto nº 5.622, reeditado em 2017, por meio do Decreto nº 9.057 (BRASIL, 2017), que define, em seu artigo 1º, a EaD como:

[...] modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos (BRASIL, 2017, [n.p.]).

Na área do Direito, a Universidade de Londres foi a primeira universidade aberta à distância de que se tem notícia no mundo. Ela existe há 154 anos e, por meio de seus cursos por correspondência, formou algumas grandes figuras da humanidade, a exemplo do ex- presidente Nelson Mandela.

(5)

Da mesma forma, o modelo educativo da Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned), na Espanha, baseado na Educação a Distância há mais de 40 anos, mantém, dentre muitos outros, a Facultad de Derecho, com o objetivo de levar o Ensino Superior às diversas regiões populacionais, longe dos grandes centros urbanos, onde não se concentravam as faculdades.

A Uned, hoje, transformou-se na maior universidade da Espanha.

Além dela, a Universitat in La Internet (Unir) oferece curso de Direito a distância, com diploma válido em toda a União Europeia (SALLUM, 2012).

Na América Latina, a Universidade Tecnica Particular de Loja, no Equador, foi a pioneira da Educação a Distância. Dentre os cursos oferecidos, encontra-se a Abogacía (Advocacia). Outras universidades latino-americanas, também influenciadas pelas ferramentas tecnológicas, hoje acessíveis em massa, dispõem, em seu currículo, do curso jurídico de Ensino Superior, destacando- se a Universidade Siglo 21, Universidad Blas Pascale, o Instituto Universitario de La Policia Federal, na Argentina, Universidad Atenas Veracruzana e Universidad Virtual Hispanica do México, no México (SALLUM, 2012).

No Brasil, em que pese toda a manifestação desfavorável à criação de cursos de Direito em EaD (FIORILLO; LINHARES, 2013), a metodologia tornou-se imprescindível no aprendizado jurídico. Já são oferecidos, em larga escala, cursos de aperfeiçoamento profissional e preparatórios para concurso, de extensão acadêmica e até Pós-Graduação, em que a procura por essa metodologia, mais dinâmica e acessível, já ultrapassou a dos cursos presenciais (SALLUM, 2012).

Ademais, o modelo presencial de cursos superiores já começa a ter disciplinas cursadas parcial ou totalmente a distância, utilizando-se dos chamados “Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

(AVA) e que integram o próprio ambiente acadêmico.

Na busca do atendimento mais ampliado às demandas sociais que caracterizam o século XXI e com a gama de tecnologias existentes no mercado virtual, a Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) foi a pioneira e é a única no país a oferecer o

(6)

curso de Direito na modalidade a distância, conforme consulta no Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC, 2019).

Nesse sentido, o curso não difere dos demais, ao objetivar a formação de Bacharel em Direito:

[...] habilitado ao exercício profissional jurídico, com capacidade de análise, de crítica, domínio de conceitos, argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, na condição de agente parceiro do processo de transformação da sociedade global à base dos valores da Justiça Social e em busca do incremento à cidadania (UNISUL, 2019).

O curso atingiu, em 2015, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o conceito 4, consolidando um novo paradigma de ensino do Direito, agora irreversivelmente inscrito na história.

No mais, o aluno, ao escolher um curso na EaD, deverá estar pronto para mudar paradigmas. Mesmo em cursos que oferecem sistema de tutoria, ele necessitará de uma nova postura, diferente daquela adotada na maioria dos cursos ministrados em sala de aula tradicional.

Estudar e aprender pela modalidade a distância requer algumas características, imprescindíveis para refletir a qualidade do curso desenvolvido. São elas: metas bem definidas; disciplina, com adequação de horários e realização de tarefas; persistência;

curiosidade; criatividade; domínio das ferramentas que fazem parte do oferecimento do curso; muita leitura e constante pesquisa.

A informação está sendo criada e recriada a uma velocidade e a um volume jamais vistos, levando os profissionais da área jurídica a serem forçados a uma atualização constante e, muitas vezes, de forma autônoma.

Nesse sentido, a EaD democratiza e simplifica o acesso ao conhecimento, funcionando como um mecanismo de justiça social, inclusive porque beneficia pessoas que, por diversos motivos, não podem se deslocar até uma instituição de ensino presencial,

(7)

tais como as que trabalham em horários alternativos ou viajam constantemente.

Ao analisar o perfil do aluno a distância, o doutrinador jurídico Luiz Flávio Gomes concluiu que:

O ensino a distância exige muita disciplina do aluno. Se de um lado existe certa flexibilidade de horário, sobretudo nas suas tarefas extraclasse, de outro, é certo que se o aluno não se dedica ao estudo fica defasado (e não acompanha o curso). Aliás, essa é uma das causas mais comuns para a desistência do aluno (evasão).

[...]

Em virtude dos avanços das novas tecnologias e do estilo de vida formatado pela era da (pós) modernidade, são poucos os que suportam (durante o curso de graduação) ficar sentados horas e horas numa sala de aula todos os dias úteis da semana. A dificuldade de locomoção também é muito grande (GOMES, 2009, [n.p.]).

O método de estudo jurídico em EaD permite extrair diferentes abordagens metodológicas e diversos enfoques, suscitando no aluno um desenvolvimento criativo, flexível à sua realidade, facilitando o seu crescimento pessoal pautado pela diversidade de sua região ou classe social. O curso jurídico a distância no Brasil é, portanto, uma realidade iminente.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o avanço tecnológico cada vez mais integrado e veloz, os conceitos de presença e distância alteram-se profundamente, e as formas de ensinar e aprender sofrem mudanças em decorrência disso.

Com a velocidade com que as legislações são alteradas e as decisões judiciais são proferidas, influenciando as interpretações doutrinárias e jurisprudenciais no âmbito jurídico, a ferramenta virtual para o ensino jurídico torna-se uma grande aliada no curso de Direito.

(8)

Os cursos jurídicos necessitam do aprendizado a distância, utilizando-se de metodologias de acesso a essas informações em tempo real, no exato momento em que essas transformações operam no mundo jurídico.

Um curso jurídico a distância no Brasil não é mais uma cogitação, é realidade. Foi implantado por uma instituição de ensino na região Sul do país e está apresentando evolução satisfatória, semelhante ou, até mesmo, superior, em comparação aos inúmeros cursos presenciais disponíveis no território nacional.

Um bom material didático, o acompanhamento de atualizações e posicionamentos jurídicos e doutrinários, uma eficiente integração entre alunos e entre estes e o professor, aliados aos recursos tecnológicos de última geração, compõem o que um curso jurídico a distância requer para atingir seu real objetivo:

formar profissionais capacitados a dirimir conflitos de interesses, pautados em ética, cidadania e respeito social.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 27 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 maio 2017. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/

legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio-2017-784941-publicacaooriginal- 152832-pe.html>. Acesso em: 17 abr. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 17 abr. 2019.

CLEMENTINO, A. Comunicação e Interação no Ensino Online. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 13, 2007. Anais..., Curitiba – PR:

ABED, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/

tc/55200763301PM.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

FIORILLO, C. A. P.; LINHARES, M. T. M. Educação jurídica e meio ambiente digital na sociedade da informação. In: SILVEIRA, V. O.; SANCHES, S. H. D.

F. N.; COUTO, M. B. (Orgs.). Educação jurídica. São Paulo: Saraiva, 2013. p.

197-213

(9)

GOMES, L. F. Ensino a distância e presencial: igualdade no desempenho dos alunos. Conteúdo Jurídico, Brasília, 19 nov. 2009. Disponível em: <http://www.

conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.25480&seo=1>. Acesso em: 14 maio 2019.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Sistema de consulta de instituições credenciadas para Educação a Distância – Siead. Disponível em: <http://emec.

mec.gov.br/>. Acesso em: 17 abr. 2019.

SALDANHA, C. T. Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística.

2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2011.

SALLUM, Y. M. Curso de Direito na modalidade EaD. Revista JurisFIB, v. 3, ano III, p. 57-68, dez. 2012.

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Direito.

Disponível em: <http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/graduacao/

direito>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Referências

Documentos relacionados

Apesar do cenário de crise, instalado no mundo, desde 2008, compreendemos que a cana-de-açúcar já detém no Brasil um patrimônio produtor, gerador de demandas, consideradas por

Este seguro prevê e regula a inclusão, automática dos cônjuges dos Segurados Principais que estejam em perfeitas condições de saúde, na qualidade de Segurados

Neste estudo sobre a história do ensino do Cálculo Diferencial e Integral, que tomou como recorte o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

O movimento cognitivista enfatiza o funcionamento do sistema cognitivo, esta- belecendo uma ruptura no domínio da in- vestigação na psicologia. A pesquisa tradi- cional

Logo, o presente trabalho tem como objetivo geral propor metáforas de interação com o usuário para ferramentas CASE baseadas na tecnologia touch-screen.. Assim, com o