• Nenhum resultado encontrado

Baseado no formato de prova aplicado pela banca COSEAC UFF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Baseado no formato de prova aplicado pela banca COSEAC UFF"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SIMULADO PREPARATÓRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI (FeSaúde)

Instruções ao candidato – parte integrante do Edital – subitem 18.2

CADERNO DE QUESTÕES

Cargo: ANALISTA ADMINISTRATIVO

Nível

E 101

Código UFF/Coseac

Prefeitura Municipal de Niterói/RJ

Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde)

1. Verifique se recebeu o Caderno de Questões, o Cartão de Respostas e a Folha de Redação.

2. Confira se o Caderno de Questões é referente ao cargo ao qual está concorrendo. Verifique se constam deste Caderno, de forma legível, 50 (cinquenta) questões objetivas e a proposta de Redação, caso contrário notifique imediatamente ao Fiscal. Será eliminado do Concurso o candidato que realizar prova para um cargo diferente do qual concorre.

3. Verifique se seus dados conferem com os que aparecem no Cartão de Respostas e na Folha de Redação, caso contrário notifique imediatamente ao Fiscal. Leia atentamente as instruções contidas neles.

4. Cada questão objetiva proposta apresenta 5 (cinco) opções de respostas, sendo apenas uma correta.

5. No Cartão de Respostas, para cada questão, assinale apenas uma opção, pois atribuir-se-á pontuação zero a toda questão sem opção assinalada ou com mais de uma opção assinalada, ainda que dentre elas se encontre a correta.

6. Sob pena de eliminação do Concurso, na Folha de Redação, não faça qualquer registro que possa identificá-lo. Da mesma forma não é permitido que você faça uso de instrumentos auxiliares para cálculos e desenhos, ou porte qualquer dispositivo eletrônico, inclusive telefone celular, que sirva de consulta ou de comunicação.

7. O tempo para realização da Prova Objetiva e da Redação é de no mínimo uma hora e trinta minutos e no máximo quatro horas e trinta minutos. Os candidatos poderão levar o Caderno de Questões, faltando, no máximo, uma hora para o término da prova.

8. Durante a realização da prova será feita a coleta da impressão digital, colabore com o Fiscal.

9. Para preencher o Cartão de Respostas e a Folha de Redação, use apenas caneta esferográfica de corpo transparente e de ponta média com tinta azul ou preta.

10. Ao término da prova, entregue ao Fiscal o Caderno de Questões, a Folha de Redação e o Cartão de Respostas assinado. A não entrega do Cartão de Respostas e da Folha de Redação, implicará na sua eliminação do Concurso.

11. O Gabarito Preliminar será divulgado no dia 31 de março de 2019, a partir das 16 horas no endereço eletrônico do Concurso.

12. A imagem do Cartão de Respostas, contendo a assinatura, impressão digital e respostas assinaladas pelo candidato será divulgada no dia 10 de abril de 2019, a partir das 14 horas no endereço eletrônico do Concurso.

Após o aviso para o início da prova, o candidato deverá permanecer no local de realização da mesma por, no mínimo, noventa minutos.

Baseado no formato de pro va

aplicado pela banca C

OSEA

C – UFF

(2)

FOLHA DE ROSTO ORIENTATIVA PARA PROVA OBJETIVA

LEIA AS ORIENTAÇÕES COM CALMA E ATENÇÃO!

INSTRUÇÕES GERAIS

● Atenção ao tempo de duração da prova, que já inclui o preenchimento da folha de respostas.

● Cada uma das questões da prova objetiva está vinculada ao comando que imediatamente a antecede e contém orientação necessária para resposta. Para cada questão, existe apenas UMA resposta válida e de acordo com o gabarito.

● Faltando uma hora para o término do simulado, você receberá um e-mail para preencher o cartão-resposta, a fim de avaliar sua posição no ranking. Basta clicar no botão vermelho de PREENCHER GABARITO, que estará no e-mail, ou acessar a página de download da prova.

Você deve fazer o cadastro em nossa plataforma para participar do ranking. Não se preocupe:

o cadastro é grátis e muito simples de ser realizado.

Se a sua prova for estilo Certo ou Errado (CESPE/CEBRASPE):

marque o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Se optar por não responder a uma determinada questão, marque o campo “EM BRANCO”. Lembrando que, neste estilo de banca, uma resposta errada anula uma resposta certa.

Obs.: Se não houver sinalização quanto à prova ser estilo Cespe/Cebraspe, apesar de ser no estilo CERTO e ERRADO, você não terá questões anuladas no cartão-resposta em caso de respostas erradas.

Se a sua prova for estilo Múltipla Escolha:

marque o campo designado com a letra da alternativa escolhida (A, B, C, D ou E). É pre- ciso responder a todas as questões, pois o sistema não permite o envio do cartão com respostas em branco.

● Uma hora após o encerramento do prazo para preencher o cartão-resposta, você receberá um e-mail com o gabarito para conferir seus acertos e erros. Caso você seja aluno da Assinatura Ilimitada, você receberá, com o gabarito, a prova completa comentada – uma vantagem exclusiva para assinantes, com acesso apenas pelo e-mail e pelo ambiente do aluno.

Em caso de solicitação de recurso para alguma questão, envie para o e-mail:

treinodificil_jogofacil@grancursosonline.com.br.

Nossa ouvidoria terá até dois dias úteis para responder à solicitação.

Desejamos uma excelente prova!

(3)

LÍNGUA PORTUGUESA ELIANE FONTANA Texto I

Prólogo

1 No princípio era o Verbo e o Verbo estava junto a Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto a Deus e dever do monge fiel seria repetir cada dia com salmodiante

5 humildade o único evento imodificável do qual se pode confirmar a incontrovertível ver- dade. Mas videmus nunc per speculum et in aenigmate e a verdade, ao invés de cara a cara, manifesta-se deixando às vezes ras

10 tros (ai, quão ilegíveis) no erro do mundo, tanto que precisamos calculá-lo, soletrando os verdadeiros sinais, mesmo lá onde nos parecem obscuros e quase entremeados por uma vontade totalmente voltada para o mal.

15 Chegando ao fim desta minha vida de peca- dor, enquanto, encanecido, envelheço como o mundo, à espera de perder-me no abismo sem fundo da divindade silenciosa e deserta, participando da luz inconversível das inteligên

20 cias angélicas, já entrevado com meu corpo pesado e doente nesta cela do caro mosteiro de Melk, apresto-me a deixar sobre este per- gaminho o testemunho dos eventos miríficos e formidáveis a que na juventude me foi dado

25 assistir, repetindo verbatim quanto vi e ouvi, sem me aventurar a tirar disso um desenho, como a deixar aos que virão (se o Anticristo não os preceder) signos de signos, para que sobre eles se exercite a prece da decifração.

30 Conceda-me o Senhor a graça de ser testemunha transparente dos acontecimentos que tiveram lugar na abadia da qual é bem e piedoso se cale também afinal o nome, ao findar do ano do Senhor de 1327 em que o

35 imperador Ludovico entrou na Itália para reconstituir a dignidade do sagrado império romano, segundo os desígnios do Altíssimo e a confusão do infame usurpador simoní- aco e heresiarca que em Avignon lançou

40 vergonha ao santo nome do apóstolo (falo da alma pecadora de Jacques de Cahors, que os ímpios honraram como João XXII).

Trecho do livro O Nome da Rosa, de Umberto Eco - https://

biblioteca.folha.com.br/1/02/trechos.html

01 Conforme a organização do texto, conside- rando as caracterizações que o marcam, escolha a opção correta.

(A) O autor fez uso da 3º pessoa para indicar que o narrador é onisciente, ou seja, sabe tudo sobre a história e conhece todos os fatos.

(B) O narrador da história é observador, pois conta todos os fatos sem participar deles como personagem.

(C) O narrador participa como personagem secundária, por isso pode observar os acontecimentos e dar testemunhos deles ao leitor.

(D) O narrador é intruso e narra os fatos limitando- se às suas percepções.

(E) A narrativa acontece em 3º pessoa, pois o autor é o sujeito que a escreve e vive os fatos.

02 Entende-se o significado de “Prólogo” como:

(A) Um texto introdutório de uma obra literária com objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto.

(B) Parte final do texto de uma obra de ficção.

(C) É o capítulo final da narrativa.

(D) É o trecho no qual o autor descreve o desfecho de uma cena.

(E) É o desfecho da narrativa antecipado no prefácio.

03 Sobre o termo “imodificável” (l.5), marque o item incorreto.

(A) Tem significado relativo àquilo que não pode sofrer modificações.

(B) Morfologicamente, é uma palavra classificada, no texto, como adjetivo.

(C) É uma palavra paroxítona.

(D) Recebe função sintática de adjunto adnominal.

(E) Possui derivação regressiva.

04 Preservando a correção gramatical, o sentido original do período e a coerência textual, o trecho

“Conceda-me o Senhor a graça de ser testemunha transparente dos acontecimentos que tiveram lugar na abadia...” pode ser reescrito da seguinte maneira:

(A) Oh, Senhor, conceda-me a graça de ser testemunha transparente dos acontecimentos no qual tiveram lugar na abadia.

(B) O Senhor me conceda a graça de ser testemunha transparente dos acontecimentos os quais tiveram lugar na abadia.

(C) Me conceda o Senhor a graça de ser testemunha transparente dos acontecimentos dos quais tiveram lugar na abadia.

(D) Conceda a mim, o Senhor, a graça de ser testemunha transparente dos acontecimentos dos quais tiveram lugar na abadia.

(E) O Senhor conceda a mim a graça de ser testemunha transparente dos acontecimentos das quais tiveram lugar na abadia.

(4)

05 O termo destacado em “apresto-me a deixar”

(l.22) é classificado, no texto, como:

(A) objeto direto.

(B) parte integrante do verbo.

(C) objeto indireto.

(D) sujeito de infinitivo.

(E) adjunto adnominal.

Texto II

Conversa contemporânea – Hmmm, Renata, tá uma delícia!

– Que bom que vocês gostaram – Fantástico!

– Incrível!

– Ma-ra-vi-lho-so!

– Genial, Renatinha!

– É fácil de fazer. É só escolher bem os olhos de tatu, temperar com capacetes frescos...

– De motoboy?

– Não. Tem que ser de motocross.

– Tá. E que mais?

– Aí afogam-se as folhas de manjericão em azeite de lágrimas, e forno!

– Eu disse que era azeite de lágrimas!

– E essa torta, como você conseguiu essa textura?

– Me passa o vinho, por favor?

– Simples. Vai no Santa Bárbara, compra picanha de grilo moída e mistura com polvi- lho alemão. Pronto. Se quiser, joga umas pre- silhas por cima que fica ótimo. O Túlio não gosta. Né, amor?

– Demais, Renatinha, demais!

– Mano, ontem fui no Le Bateau, ou Le Man- teau, não lembro agora...

– É Le Manteau.

– Tá, não importa. Comi uma quiche que foi a melhor quiche que comi na vida. De cebolinha com fios de cabelo de albinos calvos. Coisa de louco.

– Uau!

– Nossa!

– Vou lá amanhã

– Tem que ir, é imperdível!

– Me passa o vinho?

– Ixe, esqueci a sobremesa no fogo. Já volto.

– Ela tá feliz, né?

– Super!

– E como ela tá mandando bem!

– As suas massas também são ótimas, Marcos.

– Por que cê tá me falando isso? Não precisa me comparar com a Renata. Parece que eu tô com inveja dela.

– Tá um pouquinho...

– Era só o que me faltava.

– Abram espaço que eu tô chegando...

Licença! Licençaaa...

– Uhu!

– Aêêê!

– O que é?

– Doce de leite de baby camelo com pêsse- gos frígidos aquecidos em banho josé maria.

– Hmmmmm...

– Arrasou!

– Me passa o vinho? Ei, me passa o vinho aí!

Fabrício Corsaletti - Colunista da Sãopaulo https://m.folha.uol.com.br/saopaulo

06 As características apresentadas no texto mar- cam o gênero textual chamado:

(A) Conto fantástico.

(B) Charge.

(C) Entrevista.

(D) Cartum.

(E) Crônica.

07 Considerando as relações organizadas no texto, infere-se que o autor:

(A) queria retratar uma conversa em um grupo de pessoas afins no momento de uma refeição.

(B) objetivava alcançar o público que tem interesse por culinária.

(C) pretendia fazer uma crítica aos modelos gastronômicos.

(D) incentivava o uso de ingredientes exóticos na culinária moderna.

(E) mostrava que ingredientes refinados não garantiam a qualidade e o sabor dos pratos.

08 No trecho “Que bom que vocês gostaram.”, a forma verbal destacada encontra-se no mesmo tem- po e modo verbal que a seguinte também destacada:

(A) “...com pêssegos frígidos aquecidos...”

(B) “As suas massas também são ótimas, Marcos.”

(C) Tem que ser de motocross.

(D) “Mano, ontem fui no Le Bateau,...”

(E) “Era só o que me faltava.”

09 De acordo com o processo de formação das palavras, a alternativa que apresenta a palavra for- mada a partir do mesmo processo morfológico que

“Renatinha” é:

(A) Imperdível.

(B) Fantástico.

(C) Incrível.

(D) Textura.

(E) Sobremesa.

10 No trecho “... a melhor quiche que comi na vida”, a palavra destacada pode ser substituída por:

(A) à qual (B) na qual

(5)

(C) a qual (D) cuja (E) da qual

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS

JOSÉ WESLEY

11 De acordo com a abordagem neoclássica da administração, as principais funções do processo administrativo são:

(A) fiscalização, comunicação, correção e ação.

(B) planejamentos estratégico, tático e operacional.

(C) comunicação, direção, controle e avaliação.

(D) planejamento, organização, direção e controle.

(E) fiscalização, controle, monitoramento e certificação.

12 O monitoramento de uma atividade e as ações corretivas necessárias à sua efetivação relacionam- -se à função denominada:

(A) controlar.

(B) planejar.

(C) liderar.

(D) organizar.

(E) estruturar.

13 Assim como em organizações privadas, no setor público o trabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizado. O trabalho em equipe repre- senta um grupo de pessoas que destinam suas ex- periências, habilidades e objetivos comuns a realizar uma determinada tarefa. Com base nesse compor- tamento e nas relações interpessoais, é possível ao servidor:

(A) desenvolver um entrosamento bem informal e espontâneo, identificando o caráter e a personalidade divertida de cada um, praticando uma relação bem descontraída com a equipe.

(B) a troca de conhecimentos e contribuição para a agilidade no cumprimento dos objetivos comuns à equipe e traçados para as tarefas e operações.

(C) identificar eventos negativos na organização a fim de elaborar suas estratégias pessoais para lidar com cada um deles a cada novo desafio.

(D) conquistar cargos que exijam um colaborador comprometido, sério, amigo e sempre disponível para tudo.

(E) conhecer de maneira mais íntima, profunda e pessoalmente todos os colaboradores que fazem parte de sua equipe, pois irá trabalhar com eles.

14 É essencial que os integrantes de uma equipe de trabalho se comuniquem de maneira eficaz com outros membros do grupo ou mesmo membros de outras áreas organizacionais. Um fator que contribui positivamente para a eficiência e eficácia dessas co- municações:

(A) é a utilização de um método unificado de comunicação.

(B) é a formação de grupos estruturados formalmente e divididos em níveis hierárquicos.

(C) é o tamanho do grupo, principalmente os que incluam gerentes e engenheiros experientes.

(D) é a formação de grupos formados por pessoas de personalidades semelhantes.

(E) é a comunicação bidirecional entre membros do grupo.

15 Organizações de grande visibilidade devem se planejar para crises. É fundamental que haja uma equipe preparada para entrar em ação nesses mo- mentos. Marque a alternativa que, do ponto de vis- ta do gerenciamento de crise, apresenta uma ação inadequada.

(A) Desenvolver simulações e testes de situações de crise.

(B) Preparar instrumentos que possam ser utilizados em situações de crise.

(C) Avaliar possíveis ameaças internas e externas.

(D) Criar possíveis cenários de crise.

(E) Manter relacionamento estreito com profissionais de imprensa.

16 No que tange aos modelos teóricos de Admi- nistração pública, tem-se que o modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático,

(A) especialização da Administração e padronização de procedimentos, aspectos esses ausentes no modelo burocrático.

(B) meritocracia, em substituição ao clientelismo e nepotismo próprios do modelo burocrático.

(C) verticalização das estruturas, substituindo as estruturas horizontais características da burocracia.

(D) controle de resultados, exercido a posteriori, e não apenas controles estritamente formais.

(E) transferência a entidades do terceiro setor de atividades próprias do núcleo estratégico do Estado, fenômeno denominado desregulamentação.

17 Assinale a alternativa que apresenta o concei- to de administração.

(A) Elaborar previsões antecipadas a respeito dos objetivos, independente da área de atuação

(6)

e dos meios que serão empregados para alcançar os objetivos.

(B) Interpretar os planos para os outros e dar instruções sobre como executá-los com a integração de toda a organização, visando alcançar seus objetivos.

(C) Tomar decisões e realizar ações trabalhando com pessoas e com recursos para alcançar os objetivos organizacionais.

(D) Possibilitar o monitoramento das ações estratégicas e operacionais por meio de relatórios sistemáticos e regulares acerca das ações que visam atingir os objetivos.

(E) Processo de alcançar os objetivos organizacionais por meio do trabalho e com o emprego de instrumentos capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento.

18 Em um ambiente competitivo, as organiza- ções precisam oferecer, de forma sustentável, mais valor a seus clientes, ou seja, precisam ser adminis- tradas estrategicamente. Assinale a alternativa que apresenta um conceito de administração ou gestão estratégica.

(A) Administração estratégica é uma postura assumida por uma organização, desde o presidente até os funcionários operacionais, com a finalidade de proporcionar um ambiente altamente competitivo, que possibilite à organização alcançar seus objetivos.

(B) Administração estratégica é composta por um conjunto de momentos que, no todo, indica que a organização possui atividades e tarefas que visam atingir metas conjunturais, legais, econômicas, políticas, sociais e operacionais, que sejam competitivamente sustentáveis.

(C) Administração estratégica é a organização dispor de dirigentes e funcionários que tenham capacidade e habilidade para lidar com situações de crise permanente, em função do alto grau de competitividade existente no mercado.

(D) Administração estratégica é um permanente estado de mudanças para proporcionar adequada adaptação às condições ambientais, de tal forma que permaneçam competitivas perante seus clientes e concorrentes no mercado.

(E) Administração estratégica é um processo que consiste no conjunto de decisões e ações que visam proporcionar uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente, de forma a permitir que a organização alcance seus objetivos.

19 Uma forma de compreender o conceito e a aplicação da administração é por meio da sua re- presentação como processo administrativo, que materializa a administração por meio das funções planejamento, organização, direção e controle. In- dique a forma que essas funções são encontradas nas empresas:

(A) Como etapas do processo administrativo.

(B) Contidas umas nas outras funções.

(C) Como funções independentes e necessárias.

(D) Como departamentos autônomos e herméticos.

(E) Contidas nas áreas de responsabilidade.

20 Entre as principais características do modelo de administração burocrática estão:

(A) longas filas durante o atendimento ao público.

(B) a estrutura hierarquizada e o formalismo.

(C) horizontalização das estruturas e meritocracia.

(D) caráter irracional da divisão do trabalho e ausência de controles.

(E) excesso de rotinas procedimentais e patrimonialismo.

21 As interações interpessoais no ambiente de trabalho se desenvolvem na constante interação mantida entre os indivíduos. Ora são relações har- moniosas, ora são conflitantes. Dentre as variáveis que restringem o desenvolvimento das relações in- terpessoais, destaca-se a:

(A) cooperação.

(B) proatividade.

(C) manipulação.

(D) empatia.

(E) motivação.

22 As funções clássicas do administra- dor incluem:

(A) planejamento, produção, venda e controle.

(B) liderança, planejamento, captação e organização.

(C) planejamento, organização, comando e controle.

(D) planejamento, execução, distribuição e organização.

(E) organização, comando, produção e análise.

(7)

23 Assinale a alternativa que apresenta os ele- mentos do processo administrativo e sua definição conceitual.

(A) Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados separadamente, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros individualmente e podem afetar todos os demais.

(B) Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados em conjunto, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros e cada um pode afetar todos os demais.

(C) Organização, direção e controle são os únicos elementos do processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros e cada um pode afetar todos os demais.

(D) Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados separadamente, formam o processo administrativo. As funções são separadas e não interferem nos demais elementos do processo.

(E) Planejamento, direção e controle, quando visualizados em conjunto, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros na função organização e, individualmente, pode afetar todos os demais.

24 Em um processo de tomada de decisão em uma organização, normalmente se adota uma se- quência lógica, embora não seja consensual. Mar- que a alternativa que indica uma etapa ideal para o começo desse processo.

(A) Definir o problema.

(B) Gerar linhas de ações alternativas.

(C) Ponderar os critérios.

(D) Estabelecer critérios.

(E) Quantificar a decisão ótima.

25 Assinale a alternativa que apresenta o teórico que dá base para a afirmação “salário não é fator motivacional”.

(A) Mc Gregor.

(B) Ishikawa.

(C) Hezberg.

(D) Deming.

(E) Hawthorne.

NOÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL E PÚBLICA

CLAUDIO ZORZO

26 O conceito de auditoria passou por alterações com o passar do tempo. Considerando os conceitos básicos referentes ao paradigma atual da auditoria interna e da auditoria independente e o novo perfil do auditor, marque a assertiva correta.

(A) Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação, não lhe cabendo o papel de consultoria, que é desempenhado pelas entidades especializadas neste serviço, por exemplo, as auditorias independentes.

(B) A auditoria independente tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização por meio da emissão de uma opinião sobre as ações da empresa auditada.

(C) Segundo a Lei n. 6.404/1976, a auditoria contábil é obrigatória em todas as empresas com PL igual ou maior que 2 milhões de reais, sendo executada mediante uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança corporativa, sendo auxiliada pelos órgãos executivos.

(D) A auditoria contábil encontra-se frente a um novo paradigma, que se baseia na visão dos processos organizacionais com enfoque no gerenciamento dos riscos do negócio implementado pela auditada, buscando aumentar o grau de confiança dos usuários externos nas informações apresentadas.

(E) Tanto a auditoria interna como a auditoria independente devem atender às expectativas externadas pela administração quando da elaboração do planejamento da auditoria.

27 A contabilidade brasileira está passando por diversas atualizações. O objetivo é harmonizar as normas nacionais às normais internacionais. Sobre a contabilidade como ciência, assinale alternativa que apresenta o objetivo da Contabilidade.

(A) É uma ciência social que tem como objetivo controlar o patrimônio de usuários internos e externos para demonstrá-lo por meio dos relatórios financeiros.

(B) É uma ciência exata que tem como objetivo emitir relatórios contábeis e analisar todo o trabalho desenvolvido no processo de escrituração contábil.

(C) A Contabilidade tem o intuito de analisar as demonstrações contábeis, que são os resultados do processo de escrituração contábil, que vêm refletir o patrimônio das empresas, bem como apresentar o resultado

(8)

apurado e o fluxo financeiro.

(D) A contabilidade objetiva o fornecimento de informações de natureza econômica, financeira e patrimonial aos usuários internos e externos para o controle das operações e para o planejamento das empresas.

(E) O objetivo da contabilidade é o de promover a escrituração, a elaboração das demonstrações, a análise sobre as demonstrações e a auditoria, quando estabelecido por Lei ou normas.

A empresa CZ, que apresentava um ativo de

$1.000.000,00 e um passivo de $600.000,00, com- prou, à vista, $50.000,00 de mercadorias e, no mesmo dia, efetuou a venda dessa mercadoria por

$200.000,00 a prazo.

28 Sabendo que as transações não sofreram tributação, podemos afirmar que, após os registros contábeis, o patrimônio líquido passou a ser de:

(A) $ 400.000,00 (B) $ 600.000,00 (C) $ 350.000,00 (D) $ 550.000,00 (E) $ 500.000,00

29 Considerando a classificação dos fatos que alteram o patrimônio de uma empresa, o pagamento de uma dívida de $1.000,00, com desconto de 10%, a compra de mercadorias de $ 3.000,00, sendo me- tade à vista e metade a prazo, e a venda de um ve- ículo de $ 40.000,00 por $ 35.000,00, representam, respectivamente, fatos:

(A) modificativo aumentativo, permutativo e misto diminutivo.

(B) misto aumentativo, permutativo e misto diminutivo.

(C) modificativo diminutivo, modificativo aumentativo e modificativo diminutivo.

(D) misto aumentativo, misto aumentativo e misto diminutivo.

(E) modificativo aumentativo, modificativo aumentativo e modificativo diminutivo.

O contador público do município de Cerro Largo (RS) levantou as seguintes informações referen- tes ao encerramento de um exercício financeiro de 2020, em R$:

• Previsão da receita orçamentária e fixação da despesa orçamentária: R$ 1.000.000;

• Lançamento de receitas: R$ 900.000;

• Arrecadação de receitas: R$ 980.000;

• Empenho de despesas: R$ 850.000;

• Liquidação de despesas: R$ 830.000;

• Pagamento de despesas: R$ 790.000.

30 Considerando a movimentação das receitas orçamentárias, é correto afirmar que, no balanço or- çamentário desse exercício, o resultado foi:

(A) excesso de arrecadação de R$ 80.000.

(B) insuficiência de arrecadação de R$ 100.000.

(C) excesso de arrecadação de R$ 130.000.

(D) insuficiência de arrecadação de R$ 20.000.

(E) resultado financeiro de R$ 130.000.

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E LEI COMPLEMENTAR N. 101/2000

MANUEL PINON

31 De acordo com o estabelecido na LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.

101/2000) Capítulo III, artigo 12 – Da Receita Públi- ca, julgue as assertivas abaixo e marque a alterna- tiva correta.

( )

Reestimativa de receita por parte do Po- der Legislativo só será admitida se com- provado erro ou omissão de ordem técni- ca ou legal.

( )

O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser su- perior ao das despesas de capital cons- tantes do projeto de lei orçamentária.

( )

As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da va- riação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator rele- vante e serão acompanhadas de demons- trativo de sua evolução nos últimos dois anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodolo- gia de cálculo e premissas utilizadas.

(A) Errado, errado, errado.

(B) Certo, certo, errado.

(C) Errado, errado, certo.

(D) Errado, certo, certo.

(E) Certo, certo, certo.

32 Considerando que a LRF – Lei de Responsa- bilidade Fiscal, tem por objetivo estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabili- dade da gestão fiscal, marque a única alternativa incorreta.

(A) A LRF não prevê instrumentos para o aumento do controle da população sobre a gestão dos recursos públicos.

(B) A LRF prevê tratamento diferenciado para municípios que venham a ter o estado de calamidade reconhecido pela respectiva Assembleia Legislativa Estadual.

(C) O Conselho de Gestão Fiscal é relevante à implantação da LRF, tendo, como um dos

(9)

objetivos, ser grande fórum institucional permanente de discussão sobre questões referentes à LRF.

(D) A LRF prevê o Planejamento Governamental como fundamental, considerando a necessidade de estabelecer prioridades.

(E) A LRF é aplicável a todos os entes da Federação.

33 Assinale a alternativa que preenche correta- mente a lacuna abaixo:

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, se verificado, ao final de ___________, que a rea- lização da receita poderá não comportar o cumpri- mento das metas de resultado primário ou nomi- nal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimen- tação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

(A) Um ano.

(B) Um semestre.

(C) Um trimestre.

(D) Um quadrimestre.

(E) Um bimestre.

34 Acerca dos limites em relação à receita cor- rente líquida para os gastos com pessoal no âmbito federal estabelecidos pela LRF, marque a alternativa incorreta.

(A) 3% (três por cento) para custeio de despesas do Distrito Federal e dos ex-territórios.

(B) 3% (três por cento) para o Poder Legislativo incluindo o Tribunal de Contas da União.

(C) 0,6% (seis décimos por cento) para o Ministério Público Federal.

(D) 6% (seis por cento) para o Poder Judiciário.

(E) 37,9% (trinta e sete inteiros e nove décimos por cento) para o Poder Executivo.

35 Acerca da renúncia de receitas no âmbito da LRF, marque a alternativa correta.

(A) A renúncia deve estar acompanhada de medidas de compensação, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição, somente entrando em vigor após a implementação dessas.

(B) Deve o proponente da renúncia demonstrar que essa foi considerada na estimativa de receita na lei orçamentária, podendo, inclusive, afetar as metas de resultados fiscais previstas na lei de diretrizes orçamentárias, desde que demonstrada a plausibilidade de

cumprimento daquelas durante a vigência do plano plurianual.

(C) O cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança sempre implica em renúncia de receitas, tendo em vista que a soma de vários créditos de pequeno valor tem o potencial de gerar grandes receitas.

(D) A renúncia não compreende isenções de caráter não geral, bem como outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado, tendo em vista que somente medidas de caráter geral têm o potencial de gerar perdas de arrecadação.

(E) A renúncia deverá estar acompanhada apenas da estimativa do impacto orçamentário- financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e no ano seguinte, tendo em vista que nos anos posteriores haverá a possibilidade de sua previsão na lei de diretrizes orçamentárias e no plano plurianual.

36 Marque a assertiva que reproduza uma das atribuições da LDO – Lei de Diretrizes Orça- mentárias:

(A) Apresentar o orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos.

(B) Definir as políticas de aplicação e de financiamento das agências governamentais.

(C) Dispor sobre as alterações na legislação orçamentária.

(D) Orientar a elaboração do plano plurianual.

(E) Estabelecer critérios e forma de limitação de empenho.

O anexo de metas fiscais indica as receitas, despe- sas, resultado nominal e primário, e o montante da dívida pública para o exercício a que se referirem e para os dois subsequentes.

37 Marque a alternativa cuja lei traz em seu con- teúdo o anexo de metas fiscais.

(A) Lei Orçamentária Anual – LOA.

(B) Lei do Plano Plurianual – PPA.

(C) Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

(D) Lei Geral de Finanças Públicas – Lei n.

4.320/1964.

(E) Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei n. 101/2000.

38 De acordo com a LRF (Lei Complementar n.

101/2000), é CORRETO afirmar que o Anexo de Metas Fiscais, no qual serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primá- rio e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, deverá integrar o:

(10)

(A) Relatório de gestão fiscal.

(B) Projeto de lei do plano plurianual.

(C) Projeto de lei orçamentária anual.

(D) Projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

(E) Relatório resumido da execução orçamentária.

39 Para os efeitos da Lei Complementar n.101/2000, considera-se despesa com pessoal:

(A) As aposentadorias e pensões relativas a ex- chefes de poder executivo.

(B) As reparações econômicas a anistia-dos políticos não membros da administra- ção pública.

(C) O auxílio-alimentação dos servidores.

(D) A terceirização de atividades não previstas nos planos de carreira dos servidores.

(E) As aposentadorias e pensões pagas pelo regime geral da previdência social.

40 Para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se como receita corrente líquida o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidas, no caso dos Estados,

(A) as contribuições previdenciárias do Estado, bem como a cota parte do Município, também deduzida das contribuições previdenciárias.

(B) a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira tratadas pela LDO.

(C) as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional.

(D) da taxa de administração por conta da gestão da cota parte, distribuída aos Municípios.

(E) as despesas de custeio, correntes e patrimoniais, bem como as parcelas entregues aos Municípios.

ARQUIVOLOGIA ELVIS CORRÊA

41 Dois dos critérios previstos na bibliografia ar- quivística para a classificação dos documentos são em relação à espécie e ao tipo ou tipologia documen- tal. Assinale o item que apresenta corretamente ape- nas exemplos de tipos ou tipologias documentais.

(A) Carta, certidão de nascimento e ofício.

(B) Certidão de nascimento, contrato de locação e termo de posse.

(C) Atestado médico, contrato e memorando.

(D) Alvará de soltura, certidão e contrato social.

(E) Cédula eleitoral, título de crédito e contrato.

42 Assinale o item que apresenta o nome do ins- trumento resultante do processo de avaliação e que determina os prazos de guarda dos documentos nas idades corrente e intermediária, bem como sua des- tinação final (eliminação ou recolhimento para guar- da permanente).

(A) Plano de classificação.

(B) Inventário analítico.

(C) Balanço patrimonial.

(D) Tabela de temporalidade.

(E) Tabela de equivalência.

43 Dentre as atividades de protocolo, assinale o item referente àquela que consiste na identificação e cadastramento dos dados (também chamados de metadados ou pontos de acesso, na bibliografia ar- quivística) dos documentos em sistema manual e informatizado.

(A) Recebimento.

(B) Autuação.

(C) Classificação.

(D) Expedição.

(E) Registro.

REDAÇÃO OFICIAL LUCAS LEMOS

44 Na redação de expedientes oficiais, é fundamental:

(A) evitar linguagem simplória e optar pelo rebuscamento.

(B) utilizar uma forma específica da linguagem administrativa, ou seja, burocrática.

(C) empregar um padrão oficial de linguagem.

(D) seguir as orientações do padrão culto da língua portuguesa.

(E) evitar qualquer tipo de uso de linguagem técnica.

(11)

45 Assinale a alternativa que indica o fecho ade- quado para um documento oficial dirigido a autorida- des superiores.

(A) Atenciosamente.

(B) Respeitosamente.

(C) Saudosamente.

(D) Honradamente.

(E) Admiravelmente.

INFORMÁTICA FABRÍCIO MELO

46 Assinale a alternativa que apresenta exem- plos em que todos os caracteres são proibidos na nomeação de arquivos e pastas do Windows.

(A) \ / : * ? “ < > | (B) \ / : * ? “ < > ! (C) \ / : * ? “ < > _ (D) ( ) : * ? “ < > | (E) = + : * ? “ < > |

47 O protocolo de aplicação da família TCP/IP responsável pelo acesso a páginas seguras é:

(A) HTML.

(B) HTTP.

(C) HTTPS.

(D) SMTP.

(E) FTP.

48 No MS-Edge, o recurso que excluirá o históri- co de navegação, cookies e dados de site, bem como senhas, endereços e dados de formulário, quando o usuário fechar todas as janelas do navegador é a:

(A) Navegação Anônima.

(B) Navegação Privada.

(C) Navegação Privativa.

(D) Navegação InPrivate.

(E) Navegação Segura.

49 No MS-Word 2016, a combinação de teclas utilizada para salvar um documento é:

(A) CTRL+S (B) CTRL+B (C) CTRL+A (D) CTRL+O (E) CTRL+D

50 Considere a seguinte planilha no MS Excel 2016:

Para o aluno ser aprovado, é necessária uma MÉDIA maior ou igual a 7, caso contrário, ele será repro- vado. A fórmula que foi usada na célula F4 e copiada para as demais células; F5, F6, F7 e F8, é:

(A) =SOMA(B4:D4)/3

(B) SOMASE(E4:E8;”>=7”;F4:F8)

(C) =SE(E4>=7;“APROVADO”;“REPROVADO”) (D) =SE(E$4>=7;“APROVADO”;“REPROVADO”) (E) =SE(E4>=7;“REPROVADO”;“APROVADO”)

(12)

UFF/Coseac

Prefeitura Municipal de Niterói/RJ

Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde)

SIMULADO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI (FeSaúde)

ANALISTA ADMINISTRATIVO

FOLHA DE RESPOSTAS

1. 26.

2. 27.

3. 28.

4. 29.

5. 30.

6. 31.

7. 32.

8. 33.

9. 34.

10. 35.

11. 36.

12. 37.

13. 38.

14. 39.

15. 40.

16. 41.

17. 42.

18. 43.

19. 44.

20. 45.

21. 46.

22. 47.

23. 48.

24. 49.

25. 50.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Quais as teorias específicas com que o texto resenhado trava interlocução

Utilizou-se 27 bovinos da raça Nelore, confinados em baias individuais distribuídos aleatoriamente em blocos inteiramente casualizados para avaliar os coeficientes

Entre os produtos lançados, sele- cionamos alguns para tornar sua obra ou reforma mais sustentável, garantindo redução no uso dos re- cursos naturais, melhoria da efi- ciência do

Neste estudo, apresentaremos uma análise qualitativa (Bogdan e Biklen, 1994) de parte da fala das professoras, tendo como propósito gerar compreensões sobre dois aspectos, a saber:

• [STATION LIST] (lista de estações): sintonizar uma estação de rádio DAB+ a partir de uma lista de estações DAB+ disponíveis, ou procurar estações DAB+, se não houver

Após a assinatura da Convenção Coletiva e dos acordos aditivos específi cos, parte das instituições fi nanceiras anteciparão o pagamento da PLR, abono e diferenças

Para tentar esclarecer nuanças dessa organização nosso trabalho objetivou estudar como a estimulação das funções psicomotoras interferiu na organização psicomotora

[r]