• Nenhum resultado encontrado

PPC (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PPC (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA)"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

PPC

(PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA)

Boa Vista - RR

(2)

Dezembro 2007.

APRESENTAÇÃO

A Universidade Estadual de Roraima – UERR a partir do semestre 2006.2, passa a oferecer o Curso de Educação Física com as seguintes áreas de concentração: Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; abrange ainda, espaços não escolares.

A primeira área é constituída de disciplinas que abordam o ensino da Educação Física na Educação Infantil, contempla conteúdos de caráter lúdico- recreativos e específicos no âmbito da psicomotricidade, tem como objetivo formar noções básicas para o desenvolvimento de atividades nesses âmbitos.

A segunda, aborda a Educação Física para as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, propiciando ao estudante conhecimentos e habilidades pertinentes a essa faixa etária. Considerando essa abordagem essencial, será significativa a contribuição do conjunto de conhecimentos que compõem toda a matriz curricular do curso de Educação Física.

A terceira e última parte contempla a Educação Física no Ensino Médio, o desporto, nos seus aspectos do processo histórico, dos métodos e técnicas, bem com de toda a metodologia dos processos pedagógicos a serem adotados na iniciação dos diferentes desportos.

O curso propicia ainda, conhecimentos que permitirão ao profissional atuação em áreas como: clínicas de reabilitação e de emagrecimento , instituições particulares, empresas, organizações não-governamentais (ONGs), clubes, academias, centros comunitários, creches, instituições de aprisionamento, hotéis, emissoras de rádio e televisão, por meio de aulas e/ou orientações sobre diversas atividades motoras de importante valor à formação de hábitos para uma vida saudável na sociedade contemporânea.

O licenciado de Educação Física egresso da UERR será um profissional formado com conhecimentos e habilidades relacionadas com o planejamento,

(3)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

execução e avaliação dos componentes curriculares de Educação Física, frente à espaços escolares e não escolares.

Ressalta -se que as principais características do curso de Educação Física da UERR centram-se no estudo e na pesquisa sobre o movimento humano, no processo de promoção e melhoria da qualidade de vida. Pretende-se um licenciado preparado e capacitado para atuar como profissional da área em todos os segmentos da sociedade. Portanto, a sua área de atuação são as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, tanto em nível escolar, como da sociedade em geral.

1. JUSTIFICATIVA

No contexto social e educacional do Estado de Roraima, há uma carência de profissionais que atendam à demanda na Educação Física escolar, na iniciação esportiva e treinamento de jovens atletas nas escolas e demais entidades, considerando tanto a relação histórica dos jogos escolares, quanto às competições interestaduais e locais, de várias modalidades, verificando-se a necessidade de um profissional para esse mercado, o qual deve ser formado dentro de uma proposta pedagógica muito peculiar, que atenderá a legislação vigente e caracterizará sua ação interventora de forma ética e profissional.

Recentes discussões acerca da formação de professores no âmbito do Ministério da Educação Cultura e Desportos - MEC e do Conselho Nacional de Educação - CNE se consolidaram, por meio de pareceres e resoluções (Parecer CNE/CP 009/2001, Parecer CNE/CP 027/2001, Resolução CNE/CP 1/2002 e Resolução CNE/CP 2/2002), as diretrizes gerais para nortear os projetos pedagógicos dos cursos e das instituições formadoras.

Para a formação de um profissional que atenda às necessidades de uma sociedade complexa, a Universidade Estadual de Roraima – UERR propõe no curso de Licenciatura em Educação Física o confronto com realidades diversas. Os profissionais, no interior de suas disciplinas, deverão desenvolver conteúdos teóricos - práticos, abordagens que atendam todas as faixas etárias, peculiaridades loco -

(4)

regionais, identidades culturais, educação ambiental, formação para o mercado de trabalho bem como atividades relacionadas aos portadores de necessidades educacionais especiais.

Segundo orientações do CNE/CES 7/2004, em seu art. 7º, §1, §2 e §4, a organização curricular do curso articulará as unidades de conhecimento de formação específica e ampliada, definindo as respecti vas denominações, ementas e carga horária em coerência com o marco conceitual e as competências e habilidades almejadas para o profissional que se pretende formar.

A Formação Ampliada abrangerá as seguintes dimensões do conhecimento:

§ Relação ser humano sociedade;

§ Biologia do corpo humano;

§ Produção do conhecimento científico e tecnológico;

A Formação Específica, que abrange os conhecimentos identificadores da Educação Física, contemplará as seguintes dimensões:

§ Culturais do movimento humano;

§ Técnico – instrumental;

§ Didático – pedagógico;

As unidades de conhecimento específico que constituem o objeto de ensino do componente curricular Educação Física serão portanto, aquelas que tratam das dimensões biológicas, sociais, culturais, didático-pedagógico, técnico-instrumentais do movimento humano.

2. CONCEPÇÃO, PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

A denominação Educação Física já sintetiza dois imperativos para o bem- estar do ser humano: a saúde e a educação, onde o profissional irá atuar na

(5)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

do seu equilíbrio físico, emocional e intelectual por meio de ação, envolvendo, basicamente, o trabalho com o corpo, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e ocupação saudável das horas de lazer, atendendo a Resolução Nº.18, de 6 de março de 1997, que reconhece os Profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde.

Segundo o Art. 5º da Resolução Nº. 7/2004 do CNE/CES o projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física se pautará pelos seguintes princípios:

a) Autonomia institucional;

b) Articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

c) Graduação como formação inicial;

d) Formação continuada;

e) Ética pessoal e profissional;

f) Ação crítica, investigativa e reconstrutiva do conhecimento;

g) Construção e gestão coletiva do projeto pedagógico;

h) Abordagem interdisciplinar do conhecimento;

i) Indissociabilidade teoria-prática;

j) Articulação entre conhecimentos de formação ampliada e específica.

Estas normas estabelecem os seguintes princípios: a competência como concepção nuclear na orientação do curso; a simetria invertida, ou seja, coerência entre a formação oferecida e o que se espera do professor; aprendizagem como processo de construção do conhecimento; a pesquisa com o foco no processo de ensino -aprendizagem; a obrigatoriedade do projeto pedagógico de cada curso; a avaliação integrada ao processo de formação; e os conteúdos, como meio e suporte para a constituição das habilidades e competências.

3. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

1. adquirir e dominar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados

(6)

por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

2. pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

3. exercer atividades de ensino nos diversos níveis e modalidades previstas;

4. atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela.

5. atuar em todos os espaços e ambientes, tais como nos programas de educação popular, de educação de adultos, de educação especial e intervenções em contextos não escolares;

dominar os conteúdos disciplinares e as respectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;

6. acompanhar as transformações acadêmico-científicas da educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializa com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

7.utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de pordução e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

4. OBJETIVOS

(7)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

Formar profissionais de Educação Física que assumam competentes posturas pedagógicas e de liderança na sociedade, conhecendo o contexto no qual se situa a docência ou as demais áreas de atuação, com a finalidade de intervenção na realidade.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Educação Física orienta sua ação para concretização dos seguintes objetivos:

§ Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo , formando profissionais críticos e reflexivos comprometidos com as transformações educacionais e sociais, garantindo- lhes a apropriação e construção ativa de conhecimentos, sobre a aprendizagem técnica e habilidades humanas que possibilitem sua atuação profissional.

§ Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

§ Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

§ Formar profissionais que reconheça a importância do Esporte como campo de conhecimento e de atuação profissional;

§ Formar profissionais com habilidades para orientação nos âmbitos da saúde, cultura e lazer, que envolvem o desporto solidário.

(8)

§ Promover a extensão, aberta a participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Dominar as dimensões política, epistemológica e profissional constantes de sua formação acadêmica, bem como ter competência técnica e habilidade necessárias à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários segmentos da educação formal e não formal, bem como programar atividades esportivas, educativas, lúdicas, de lazer e competitivas, com ênfase no aspecto educacional;

Assim, a Prática Profissional se propõe a desenvolver atividades acadêmicas que favoreçam uma imersão no real, tanto no âmbito da sala de aula, como no âmbito da comunidade na qual a escola está inserida. Com esta visão, o profissional a ser formado estará mais preparado para compreender os problemas pedagógicos presentes no seu cotidiano e intervir nos problemas identificados.

5. PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO:

O professor licenciado em Educação Física deverá ter a consciência de que sua prática pedagógica estará contribuindo para a consolidação e transformação da realidade social, com ampla visão dessa realidade. Para tanto, se privilegia uma formação que possibilite identificar, compreender, interpretar e explicar tal realidade, e, ao mesmo tempo, que busque desenvolver ações na perspectiva de construção de uma sociedade crítica, com enriquecimento cultural, possibilitando a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Para exercer suas atividades na área, o profissional formado na Universidade Estadual de Roraima dominará as dimensões política e profissional constantes de sua formação acadêmica, assim como terá competência técnica e habilidades necessárias à elaboração, execução e avaliação de programas/atividades físicas adequados aos vários segmentos de ensino formal, não formal, bem como programas/atividades esportivas, lúdicas, de lazer e competitivas.

(9)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

6. ÁREA DE ATUAÇÃO.

Os estudos e discussões em eventos cientícicos de formação de professores e de licenciaturas apontam para a necessidade de formação de professores com habilidade específica em ensino, mas também com habilidades de pesquisadores, ou seja, que sejam capazes de analizar os contextos nos quais cada realidade está inserida, sempre à luz de referenciais teóricos-metodológicos.

A presente compreensão tem implicações para a área de atuação do futuro profissional de educação Física que poderá desenvolver as seguintes atividades que visem à formação de hábitos para uma vida saudável na sociedade contemporânea. Entre elas:

• Docência em todos os níveis de ensino,

• Participação clínicas de emagrecimento e reabilitação,

• Assessorias e Projetos específicos em instituições públicas e particulares,

• Atividades Laborais em empresas, Organizações não-governamentais (ONGs),

• Aulas em clubes, academias,

• centros comunitários, creches,

• Atividades de Esporte e Lazer em Instituições de aprisionamento,

• Atividades em projetos hoteleiros de entretenimentos,

• Orientações e aulas em emissoras de rádio e televisão,

7. PRÁTICA DOCENTE

Referente ao papel do professor formador que desenvolverá funções docentes no Curso de Educação Física, orienta -se:

• Ser um profissional consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania por meio de uma visão crítica da história e das questões sociais brasileiras, principalmente no que concerne aos aspectos relacionados à Educação Física;

• Dominar as dimensões política, epistemológica e profissional constantes de sua formação acadêmica, bem como ter competência técnica e habilidade necessárias à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas

(10)

adequadas aos vários segmentos da educação formal e não formal, bem como programar atividades esportivas, educativas, lúdicas, de lazer e competitivas, com ênfase no aspecto educacional;

• Colaborar para o aprimoramento dos conhecimentos curriculares, preservando os conteúdos históricos da Educação Física como os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, bem como realizar e divulgar pesquisas com estes conteúdos programáticos.

• Conhecer, dominar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos e metodologias para a produção e intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção e promoção, proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

• Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais e éticos próprios de uma sociedade plural e democrática dominando as dimensões política e profissional constantes de sua formação acadêmica, tendo assim competência técnica e habilidades necessárias à elaboração execução de programas/atividades físicas adequados aos vários segmentos de ensino formal, não formal, bem como programas/atividades esportivas, lúdicas, de lazer e competitivas.

• Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Neste perfil, espera-se que os conhecimentos teóricos-metodológicos favoreçam atividades didáticas-pedagógicas que contribuam com a formação do profissional da Educação Física.

8. ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA CURRICULAR

(11)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima, possui uma organização que perpassa pela matriz curricular, realização de monitorias específicas e de laboratórios multidiciplinares:

§ Laboratório de Anatomia, Fisiologia Geral e Fisiologia do Exercício.

§ Laboratório de Aprendizagem, Biomecânica, Medidas e Avaliação e Treinamento Desportivo.

Os laboratórios deverão ser estruturados com materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento de atividades que facilitem o processo ensino- aprendizagem. A responsabilidade de organização e aproveitamento dos espaços serão coordenados por docentes, em conjunto com discentes e poderão ser utilizados por projetos de pesquisa e extensão, bem como atender a futuros programas de pós-graduação.

Para efeito de questões administrativas o quadro abaixo especifica número de vagas, tempo mínimo e máximo de graduação e carga horária.

Número de vagas para o curso de Licenciatura em Educação Física:

40 VAGAS POR ANO

Tempo para a

integralização do curso:

04 anos - mínimo 07 anos -máximo A Carga horária da

composição curricular do curso está distribuída em 3.484 e ficará assim distribuída:

§ 288 (duzentas e oitenta e oito) horas aula de disciplinas do núcleo comum a todos os cursos.

§ 216 (duzentas e dezesseis) horas aula de disciplinas pedagógicas comuns às licenciaturas.

§ 2.088h (duas mil e oitenta e oito) horas aula curriculares da Licenciatura em Educação Física.

§ 400 (quatrocentas) horas aula de Prática como Componente Curricular obrigatório apresentadas na forma da disciplina de Prática Profissional;

§ 400 (quatrocentas) horas de Estágio

(12)

Supervisionado, a partir do 5º semestre do curso.

§ 72 (setenta e duas) horas destinadas para orientação do trabalho de conclusão do curso.

§ 200 (duzentas) horas de atividades complementares.

Total: 3.484 horas-aulas

8.1. NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMUNS AOS CURSOS DE LICENCIATURA:

O Núcleo Comum aos Cursos de Licenciatura compõe-se de um conjunto de disciplinas, cujo objetivo é propiciar uma formação sobre a política Nacional para a Educação Básica constitui-se pólo de referência para a formação do Professor de Educação Física, que deve agregar em seus conhecimentos o desenvolvimento e a estrutura da educação nacional, bem como a proposta governamental que direciona seu futuro. Da mesma maneira estarão agregados conhecimentos tais como:

aspectos filosóficos, sociológicos, antropológicos e da Língua Materna. Estrutura-se das seguintes disciplinas: Metodologia do Trabalho Cientifico, Humanidades, Comunicação Oral e Escrita, Produção Textual e Política Educacional.

8.2. NÚCLEO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS COMUNS AOS CURSOS DE LICENCIATURA:

O Núcleo das disciplinas pedagógicas comuns aos Cursos de Licenciatura compõe-se de um conjunto de disciplinas, cujo objetivo é propiciar uma formação em nível de conhecimentos teóricos-metodológicos específicos do processo ensino- aprendizagem, são elas: Fundamentos da Educação, Didática Geral e Psicologia Educacional.

8.3. NÚCLEO DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS AO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. DIVIDE-SE EM ÁREAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ÁREAS DO CONHECIMENTO DO CORPO HUMANO E DESENVOLVIMENTO:

(13)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

O Núcleo das disciplinas específicas do Curso de Licenciatura em Educação Física têm como objetivo a oferta de um conjunto de disciplinas que busca a especializar os profissionais capazes de tomar decisões, resolverem problemas, transformarem a realidade apreendida e, sobretudo, agir de maneira política, consciente e sensibilizada diante dos problemas escolares e não escolares relacionados com a profissão.

DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

• Fundamentos de Dança e Expressão, História da Educação Física, Fundamentos das Lutas, Bioquímica, Fundamentos do Handebol, Fundamentos do Atletismo, Fundamentos do Futsal, Bioestatística, Fundamentos da Ginástica, Medidas e Avaliação, Psicologia Aplicada a Educação Física, Fundamentos de Basquete, Fundamentos de Lazer e Recreação, Fundamentos do Treinamento Desportivo, Fundamentos do Futebol, Metodologia Científica Aplicada, Fundamentos da Natação, Fundamentos do Voleibol, Ética Geral e Profissional, Administração e Organização do Desporto Escolar, Dimensões Sócio-Antropológicas da Educação Física, Fundamentos do Fitness, Educação Física para Populações Especiais.

DISCIPLINAS DO CORPO HUMANO E DESENVOLVIMENTO

• Biologia Geral (Citologia e histologia), Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesiologia, Biomecânica, Fisiologia do Exercício e da Nutrição, Desenvolvimento da Aprendizagem Motora, Socorros e Urgências e Bioquímica.

9. PRÁTICA PROFISSIONAL (400h)

As Práticas Profissionais a serem ofertadas nos semestres correntes 3°, 4°, 5°, 6° e 7°, subdivididos em Práticas Profissionais I, II, III, IV e V. Esta maneira fará com que os acadêmicos ingressantes na UERR tenham possibilidades de vivenciar experiências e conhecimentos especializados na área da Educação Física tendo assim associação entre teorias e práticas.

10. ESTÁGIO SUPERVISIONADO (420h)

(14)

O Estágio Supervisionado, em carga horária de 420 horas, representa um momento da formação em que o graduando deverá vivenciar e consolidar conhecimentos, habilidades e competências exigidas para o exercício acadêmico- profissional em diferentes campos de intervenção, sob a supervisão de profissional, a partir da segunda metade do curso.

O Estágio constitui um processo de transição profissional, que procura ligar educação e trabalho e proporciona ao acadêmico a oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidades adquiridos e desenvolver as competências que já detém sob supervisão de um profissional da área.

As Práticas Pedagógicas compreendem uma práxis que objetiva a melhoria do desenvolvimento e amadurecimento pessoal e profissional do acadêmico.. As atividades de estágio profissional supervisionado serão realizadas após a conclusão do equivalente a 50% do curso.

O Estágio no curso de Educação Física compreende as seguintes dimensões:

§ Ética pessoal e profissional para com o desenvolvimento das atividades motoras em geral;

§ Produção de conhecimentos a partir de ações crítica e investigativa;

§ Articulação entre teoria-prática, com vistas a construção de posturas pedagógicas e de liderança;

§ Estimular a pesquisa nas áreas de Educação Física e Esporte de maneira interdisciplinar;

§ Contribuir para formação humana, ética e moral do futuro profissional;

§ Viabilizar a inserção do acadêmico no mercado de trabalho.

11. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200h)

Atividades acadêmicas, científicas e culturais a serem desenvolvidas pelos alunos no período de graduação (200 horas).

(15)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

Considerando que o trabalho acadêmico não deve restringir-se aos limites da sala de aula, nem apenas aos conteúdos contemplados pelos módulos, os alunos deverão complementar sua formação com atividades acadêmicas - científico - culturais, extracurriculares conforme, Resolução CNE nº02/02. Este trabalho visa a total inserção dos estudantes nos meios científicos e culturais, além de oportunizá- los a aprofundar os conhecimentos e o aperfeiçoamento profissional.

As atividades complementares deverão ter sido realizadas ao longo do curso, e devem atender critérios estabelecidos pela instituição para fins de aproveitamento de conhecimentos e de experiências vivenciadas pelo acadêmico, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, sob a forma de apresentações e exposições de trabalhos, participação em eventos científicos, produções individual ou coletiva, ações de caráter científico-cultural, monitoria, estágios extracurriculares, programas de iniciação científica, programas de extensão, estudos complementares, congressos, seminários e cursos.

12. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (72h)

O trabalho de conclusão de curso será uma elaboração monográfica, sob orientação acadêmica de um professor qualificado que deverá atender as normas estabelecidas pela UERR e corresponder as normas institucionais da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

13. AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM:

No curso de Licenciatura em Educação Física, o processo de avaliação terá um caráter contínuo e deverá estar em conformidade com as normas estabelecidas no Estatuto da UERR e com as especificidades do curso.

Quanto ao processo de aprendizagem dos alunos, os meios avaliativos previstos são:

• Avaliações individuais;

• Trabalhos individuais e coletivos, tanto no espaço acadêmico como na comunidade;

• Pesquisas (de acordo com orientações e objeto de estudo em questão).

(16)

Quanto ao processo de avaliação do curso, os segmentos a serem considerados serão:

• O desenvolvimento do projeto acadêmico em geral;

• O exercício da docência nos âmbitos: ensino e extensão;

• O desenvolvimento da pesquisa sua produção e divulgação de resultados.

14. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Semestre Disciplinas Carga

Horária Pré-Requisito Metodologia do Trabalho Científico 72h

Humanidades 72h

Biologia Geral 72h

Fundamentos de Dança e Expressão 72h

História da Educação Física 72h

Didática Geral 72h

Anatomia Humana 108h Biologia Geral

Fundamentos das Lutas 72h

Bioquímica 72h

Fundamentos do Handebol 36h

Fundamentos da Educação 72h

Cinesiologia 72h Anatomia Humana

Fisiologia Humana 108h Anatomia Humana

Comunicação Oral e Escrita I 72h

Prática Profissional I 80h

Fundamentos do Atletismo 72h

Biomecânica 72h

Psicologia Educacional 72h

Fisiologia do Exercício e da Nutrição 72h Fisio.Humana / Bioquímica

Fundamentos de Futsal 36h

Prática Profissional II 80h

Bioestatística 72h

Fundamentos de Ginástica 72h

Psicologia Aplicada à Educação Física 72h

Medidas e Avaliação 72h

Fundamentos de Basquete 36h

Prática Profissional III 80h

Estágio Supervisionado I 130h

Desenvolvimento da Aprendizagem Motora 72h

(17)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

Fundamentos do Futebol 36h

Socorros e Urgências 36h

Metodologia Aplicada 72h

Prática Profissional IV 80h

Estágio Supervisionado II 130h

Fundamentos da Natação 36h

Fundamentos do Voleibol 36h

Ética Profissional 72h

Administração e Organização no Desporto Escolar 72h Dimensões Sócio-Antropológicas da Educação

Física

72h

Prática Profissional V 80h

Estágio Supervisionado III 80h

TCCI 36h

Política Educacional 72h

Fundamentos do Fitness 72h

Educação Física para Populações Especiais 72h

Comunicação Oral Escrita II 72h

Estágio Supervisionado IV 80h

TCCII 36h

CARGA HORÁRIA 3.484h

15. EMENTÁRIO

1° SEMESTRE 1- METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: A Universidade: compreensão da importância dos estudos no ensino superior. A leitura, analise e interpretação de textos na vida acadêmica. Técnicas de leitura: analise textual, temática, interpretativa e problematização. Métodos de estudo: fichamento, resenhas e mapa conceitual. As normas da ABNT e sua aplicação na organização do trabalho científico. Etapas do projeto de pesquisa.

BIBLIOGRAFIA

BOAVENTURA, E. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 6a ed.

São Paulo: Atlas, 2001.

MEDEIROS, J. B. Redação Científica: A Prática de Fichamentos, Resumos, Resenhas. 7a ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ANTUNES, C. A Grande Jogada: Manual Construtivista de como Estudar. 12a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

2- HUMANIDADES CARGA HORÁRIA: 72 h

(18)

EMENTA: Estudo e compreensão de questões relativas ao surgimento da racionalidade ocidental pertinente ao processo de construção cognitivo.

Humanização do homem dentro dos diversos campos do saber, dialogando com outras áreas do conhecimento que tratam de temas que tenham o humano como objeto de investigação, em todas as suas dimensões, nas categorias de tempo e espaço.

BIBLIOGRAFIA

BERLIN, Isaiha. Estudos sobre a humanidade: uma antologia de ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

BUZZI, Arcângelo R. Filosofia para principiantes: a existência humana no mundo.

14 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2003.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiadamente humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

3- BIOLOGIA GERAL CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Estudo da célula de uma maneira integrada com aspectos da histologia e fisiologia. Conhecimento dos diferentes níveis de organização biológica. Estudo da célula procarionte e eucarionte animal: especializações da membrana plasmática (envoltórios, projeções, junções). Estudo dos componentes celulares citoplasmáticos: citoesqueleto, substâncias de reserva e secreção, organelas.

Estudo da divisão celular como núcleo interfásico e divisional. Estudo dos fenômenos celulares de relação: nutrição, secreção, comunicação, locomoção e divisão, associados ao momento funcional celular e interações celulares. Princípios e aspectos da respiração, nutrição e reprodução dos organismos.

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, H. F. & Recco-Pimentel, s. m. A Célula. 2ª ed. São Paulo:

Manole,2007.

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

CARVALHO, H. F. & COLLARES-BUZATO, C. B. Células: Uma Abordagem Multidisciplinar. São Paulo: Manole, 2005.

ALBERTS, b. Fundamentos da Biologia Celular. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed,

(19)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

LODISH, H.; BERK, A.; MATSUDAIRA, P. T.; KAISER, C.; KRIEGER, M. & SCOTT, M. P. Biologia Celular e Molecular. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BOLSORER, S.R.; HYANS, J. S.; SHEPHARD, E. A.; WHITE, H. A. & WEEDMAM, C. G. Biologia Celular. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

4- FUNDAMENTOS DE DANÇA E EXPRESSÃO CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Planejamento e direção de aulas de dança adequadas à realidade das escolas. Associação dos elementos do ensino básico de dança à composição coreográfica e a temas do cotidiano, bem como da cultura popular. Estudo das danças e folguedos folclóricos brasileiros e sua aplicabilidade nas escolas e em outras situações pedagógica. Elementos de iniciação musical e do movimento.

Qualidades rítmo-musicais e habilidades motoras. Métodos e processos para aprimoramento. Linguagem corporal: exploração do potencial do movimento humano e das potencialidades criativas. Noções básicas de posição e elaboração coreográfica. Prática pedagógica sob a orientação e supervisão docente, compreendendo atividades de observação dirigida ou experiências de ensino.

Conhecimentos históricos sobre a dança.

BIBLIOGRAFIA:

RANGEL, Nilda Barbosa Cavalcante – Dança, Educação, Educação Física – Propostas de ensino da dança e o universo da Educação Física Ed. Fontora, São Paulo – 2002.

FERREIRA, Vanja – Dança Escolar – um Novo ritmo para a Educação Física Ed.

SPRINT.

FERREIRA, Vanja – Educação Física Escolar: Desenvolvendo Habilidades Ed.

1° Ed. SPRINT 2006.

GALLARDO, Jorge S. Pérez e SILVIA, Sborquia - A Dança no Contexto da Educação Física Ed. 1° Editora Unijuí 2006.

FERREIRA, Vanja - Dança Escolar Ed. 1° 2005.

5- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Origem e Evolução dos Exercícios Físicos, Educação Física no Brasil:

uma análise no contexto histórico sociocultural. Conceituações sobre a Educação Física inscrita no processo histórico, compreensão sobre os valores inerentes à atividade física/ motora e à Educação Física atuais, tendo em vista o processo histórico pelo qual passaram.

(20)

BIBLIOGRAFIA:

GONÇALVES, Nezilda Leci Godoy - Metodologia do Ensino da Educação Física Ed. IBPEX Curitiba 2006.

CASTELLANI Filho L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta.

Campinas, Papirus, 1988.

MARINHO, Vitor - Concenso e Confleto : Educação Fisica Brasileira Ed. 2°

Editora: Sharpe 2002.

SOLER, Reinaldo Educação Física Escolar Ed. 1° Editora: SPRINT 2003.

SANTIAGO, Leonéa Vitória e FUMES, Neiza de Lourdes Frederico - Diferentes olhares sobre a Educação Física na Escola Ed. 1° Editora: Edufal 2005.

2º SEMESTRE 1- DIDÁTICA GERAL

CARGA HORÁRIA: 72h

EMENTA:.A Didática: pressupostos filosóficos e históricos e suas manifestações na prática pedagógica. Dimensionamento dos conceitos de educação e ensino. O planejamento e os elementos do processo ensino-aprendizagem. Análise dos fundamentos teóricos do planejamento educacional e estudo dos modelos de planejamento e sua relação com o processo de desenvolvimento.

BIBLIOGRAFIA:

CANDAU, Vera Maria (org.). Rumo a uma Didática. 15 ed., Petrópolis: Vozes,2003.

FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. 3 ed., São Paulo:

Cortez, 1996.

LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

VEIGA, Ilma P. A.(coord.). Repensando a didática. Campinas: papirus, 1998.

SCARPATO, Marta(org.). Os procedimentos de ensino fazem à aula acontecer.

São Paulo: AVERCAMP, 2004.

2- ANATOMIA HUMANA CARGA HORÁRIA: 108h

EMENTA: Estudo da organização morfofuncional dos órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano. Estrutura e nomenclatura adequadas à terminologia. Importância da anatomia para a formação do professor de Educação Física. Princípios anatômicos na aprendizagem motora.

BIBLIOGRAFIA:

(21)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

DANGEL, J.G. FATTINI, C.A. Anatomia Humana e Sistêmica Segmentar. Rio de Janeiro. Atheneu: 1987.

GARDNER, E.; GRAY, D.J.; O’RAHILLY, R. Anatomia. Estudo Regional do Corpo Humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

GRAY, F.R. S; GOSS, B.C.M. - Anatomia. 29. Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1997.

KAWAMOTO, E.E. - Anatomia e Fisiologia Humana. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003.

SOBOTA, J; BECHER, H. - Atlas de Anatomia Humana, 20 ed. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 1995. v 1.

3- FUNDAMENTOS DAS LUTAS CARGA HORÁRIA: 72h

EMENTA: Disciplina com abordagem teórico-prática que proporciona aos licenciados em educação física o conhecimento crítico-reflexivo das lutas. História das lutas;

fundamentos básicos; ética; aprendizagem de técnicas básicas; aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem com crianças.

BIBLIOGRAFIA:

TEGNER, Bruce - Guia Completo de Judô Ed. 15° Editora: Record 2002.

GURGEL, Fabio - Manual do Jiu-jitsu - Básico Vol. I Ed. 1° Editora: Axcel Books 2000.

NAKAYAMA, M. - Karatê Dinâmico Ed. 1° Editora: Cultrix 2004.

Emerson Franchini - Judô: Desempenho Competitivo Ed. 1° Editora: Manole 2001.

GURGEL, Fabio - Manual do Jiu-jítsu - Intermediário Vol. II Ed. 1° Editora: Axcel Books 2002.

AREIAS, A. – O que é Capoeira, São Paulo editora: Brasiliense 1987.

4- BIOQUÍMICA

CARGA HORÁRIA: 72h

EMENTA: Organização e o metabolismo dos componentes químicos das células procarióticas e eucarióticas, a importâ ncia da diversidade e complexidade bioquímica no processo de evolução. Estrutura e importância biológica de aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucléicos. Enzimas:

mecanismos, cinética, inibição e regulação. Vitaminas e coenzimas. Bioenergética e visão geral do metabolismo. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos, bases nitrogenadas e proteínas. Bases moleculares da expressão gênica. Integração metabólica e regulação hormonal. Fotossíntese e respiração celular. Fixação biológica nos ciclos biogeoquímicos.

BIBLIOGRAFIA:

(22)

CAMPBELL, M. K. Bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

LENNIGHER, A. Bioquímica. São Paulo: Edgard Blucher, 1976.

MARZZOCO, A. & TORRES, B. B. Bioquímica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

STRYER, L. Bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

VOET, D.; VOET, J. G. & PRATT, C. W. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

5- FUNDAMENTOS DO HANDEBOL CARGA HORÁRIA: 36h

EMENTA: Propõe o estudo teórico e prático através dos seus históricos, fundamentos, técnica de jogo, habilidades individuais, jogadas combinadas entre companheiros, ação coletiva, sistema de defesa e de ataque, posições fundamentais (estuda os gestos técnicos do handebol no desenvolvimento das funções motoras).

Processo pedagógico de iniciação aos jogos. Jogos pré-desportivos e grandes jogos. Análise técnica-tática e estrutural do Handebol, regras, princípios defensivos e ofensivos. Deslocamentos. Aplicação dos princípios científicos no treinamento de handebol. Análise de jogos e jogadores.

BIBLIOGRAFIA:

CONFEDERAÇÂO Brasileira de Handebal. - Handebal: regras internacionais.

Brasília: Secretaria de Educação Física e desportos. 1982.

CONFEDERAÇÂO Brasileira de Handebal. - Regras Oficiais de Handebal. Rio de Janeiro: Palestra Edições Desportivas. 1986.

NAGY-KUNSAGI, Paulo. - Handebol. São Paulo: [s/n], 1978.

SANTOS, Lúcio Rogério Gomes dos. - 1000 exercícios para Handebol. Rio de janeiro. SPRINT. 1997.

TENROLLER, Carlos - Handebol Teoria e Prática Ed. 1° Editora: SPRINT 2004.

3º SEMESTRE 1- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 72h

EMENTA: Estudo do que é educação, considerando os aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, culturais e principais pensadores. A educação grega, romana, a educação do homem medieval, a educação jesuítica, a influência das idéias de Comênius e John Locke para a educação; as idéias iluministas de Rosseau,

(23)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

influência do positivismo para a educação e representantes como Spencer, Durkheim e Augusto Comte, o pensamento pedagógico socialista de Marx, Lênin, Makarenko e Gramsci; o pensamento pedagógico crítico e anti-autoritário; principais educadores latino-americano e suas idéias, educadores brasileiros e influência de suas idéias na educação.

BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.

GADOTTI, Moacir. História das idéias Pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 34 ed. Campinas, São Paulo: autores Associados, 2001.

RIBEIRO, João. O que é positivismo. (Coleção Primeiros Passos). São Paulo:

Brasiliense, 2006.

2- CINESIOLOGIA CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Estudo analítico da biomecânica das estruturas do aparelho locomotor, da estática das articulações, da dinâmica muscular, da biomecânica dos segmentos do corpo humano e dos movimentos desportivos, bem como das habilidades motoras com ênfase na estrutura e funções das articulações dos grupos musculares.

BIBLIOGRAFIA:

LIPPERT, Lynn; PALMIERI, Fátima, - Cinesiologia clínica para fisioterapeutas:

incluindo teste para auto-avaliação. Rio de Janeiro: Revintear, 1996.

TANAKARA, Clarice; FARAH, Estela Adriana, - Anatomia funcional das cadeias musculares. São Paulo: Ícone, 1997.

RASCH, Philip; VASCONCELOS, Marcelo Moacyr de, - Cinesiologia e anatomia aplicada. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

CUTTER, Nancy; KAVORKIAN, C. George; NASCIMENTO, Fernando Gomes do. - Provas funcionais musculares. São Paulo: Monole, 2000.

MIRANDA, Edalton - Bases de Anatomia e Cinesiologia, Ed. 5° Editora: SPRINT 2004.

3- FISIOLOGIA HUMANA CARGA HORÁRIA: 108 h

EMENTA: Despertar no aluno a análise crítica dos fenômenos da fisiologia e proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o mecanismo de respostas em adaptações do organismo vivo em estado homeostático. Fisiologia Celular, Células Sanguíneas, Neurofisiologia, Fisiologia Endócrina, Fisiologia Digestória e Excretora,

(24)

Fisiologia Cardiovascular, Fisiologia Cardiorrespiratório, Fisiologia Músculo- Esquelético.

BIBLIOGRAFIA:

HALL,John E. & GYTON, Artur C. - Tratado de Fisiologia Médica 11 ed. Elzevier 2006.

WIDMAIER, Eric P, RAFF, Hershel e STRANG, Kevin T. - Fisiologia Humana: Os Mecanismos das Funções Corporais 9 edição Ed.Guanabara Koogan 2006.

CIGOLANI, Horácio E., HOUSSAY Alberto B. - Fisiologia Humana Houssay 7 edição Ed. Artmed 2003.

HANSEN, John T. & KOEPPEN Bruce M. - Atlas de Fisiologia Humana de Netter Ed. Artmed 2003.

FRANCONE, Clarice Ashworth, JACOB, Stanley W., LOSSOW, Walter J. - Anatomia e Fisiologia Humana Ed. Guanabara Koogan 2003.

4- COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA CARGA HORÁRIA: 72 h.

EMENTA: Estudo sobre a interatividade da linguagem e suas características discursivas, os mecanismos de leitura e da produção textual.

BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Maria Margarida e HENRIQUES, Antônio. - Língua Portuguesa:

Noções básicas para Cursos Superiores. São Paulo: Atlas, 2004.

CÂMARA JUNIOR, Joaquim Matoso. - Manual de expressão oral e escrita. 21 ed.

Petrópolis: Vozes, 2002.

COSTA VAL, Maria G. - Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

KOCH, Ingedore. - O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Cortez,1999 SOLÉ, Isabel. - Estratégias de leitura. (trad.) Claúdia Schinling. 6 ed. Porto Alegre:

Artmed, 1998.

5- PRÁTICA PROFISSIONAL I CARGA HORÁRIA: 36 h

EMENTA: Fundamentos, concepção, objetivos e história da Educação Física. As atividades recreativas: relação teoria-prática, necessidades, objetivos, conteúdos, metodologia, tempo, recursos e avaliação nas atividades que envolvem o conhecimento da psicomotricidade aplicada a Educação Infantil.

BIBLIOGRAFIA:

(25)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

MARINHO, Inezil Penna. Historia geral da educação física. São Paulo: CIA Brasil, s.d.

MELCHERTS HURTADO, Jonhann G. Guilherme. Educação física pré-escolar e escolar; 1º a 4º série. 4.ed. Curitiba: Fundação da EFPR,PRODIL. 1987.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1985.

TEIXEIRA, Hudson Ventura; PINI, Mário Carvalho. Aulas de educação física 1º grau. São Paulo: IBRASA, 1978.

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até 6 anos.

7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

4° SEMESTRE 1- FUNDAMENTOS DO ATLETISMO

CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Conceito, evolução e importância da modalidade Atletismo; considerações gerais; Classificação e definição das provas; Educativos e processos pedagógicos para fundamentos de corridas rasas, com barreiras/obstáculos e em equipes (revezamentos); Educativos e processos pedagógicos para fundamentos de marcha atlética; Educativos e processos pedagógicos para fundamentos de saltos em extensão, triplo,em altura e com vara; Educativos e processos pedagógicos para fundamentos de arremesso do peso e lançamentos do disco, martelo e dardo;

Planos de aula.

BIBLIOGRAFIA:

FAUS DOTRAS, Guilhermo. Lanzamiento del disco. Bacelona: Editorial Sintes, 1971.

_______. Lanzamiento del peso. Bacelona: Editorial Sintes, 1971.

FERNANDES, José Luis. Atletismo: os saltos: técnica, iniciação e treinamento.

2 ed. São Paulo:EPU, 1978.

FIX , James. F. O novo de corrida. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1980.

LILLIFORS, Jim. Como correr para viver melhor. 2 ed. Rio de janeiro: F. Alves, 1987.

2- BIOMECÂNICA CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Estudar os fatores fundamentais e determinantes para a interpretação da mecânica do movimento humano; entender os métodos de medição e suas dependências práticas e teóricas para análise biomecânica do movimento humano;

entender e oferecer condições para o aluno prosseguir no estudo e desenvolvimento

(26)

da investigação e análise do movimento em tarefas aplicadas. Análise biomecânica de movimentos desportivos. Métodos e técnicas de avaliação biomecânica no esporte

BIBLIOGRAFIA:

HALL, Susan - Biomecânica Básica - Ed. Guanabara Koogan, 4° edição, Rio de Janeiro – 1993.

RASCH, Philp. J. - Cinesiologia e Anatomia Aplicada, Ed. Guanabara Koogan 7ª edição, Rio de Janeiro -1991.

GERMAIN, Blandine Calais - Anatomia para o Movimento Editora – Manole, Vol. 2 2002.

WEINECK, J. - Anatomia Aplicada ao Esporte, Ed. Manole, São Paulo 1990.

CARNAVAL, Paulo Eduardo - Cinesiologia Aplicada aos Esportes, Ed. SPRINT 5°

edição, Rio de Janeiro.

3- PSICOLOGIA EDUCACIONAL:

CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Estudo das contribuições da Psicologia como ciência e as teorias psicológicas. Pressupostos do desenvolvimento humano e da aprendizagem referentes a implicações no processo ensino-aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA:

BOCK, Ana Maria, FURTADO, Odair & TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologia, Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. São Paulo, Ed. Saraiva, 1996.

COLL, César, PALÁCIOS, Jesús & MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia Evolutiva. Vol. 1. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

DOLLE, Jean-Marie. Para compreender Jean Piaget. Uma iniciação à Psicologia Genética Piagetiana. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 1974.

FLAVELL, John H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo, Livraria Pioneira Ed., 1992.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade - parte II. Obras completas Vol. VII. Rio de Janeiro, Imago Ed., 1972.

4- FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DA NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: conceitos atuais de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Nessa segunda disciplina serão abordados temas relativos à fisiologia

(27)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

BIBLIOGRAFIA:

FOX & MATHEUS – Bases fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. Ed.

Guanabara Koogan, 4° edição Rio de Janeiro – 1991.

WEINECK, J.: Fundamentos Gerais da Biologia do Esporte para Infância e Adolescência; Biologia do Esporte; São Paulo: Manole, 2002.

MAUGHAN, Ron, GLEESON, Michael, GREENHAFF, Paul L. - Bioquímica do Exercício e Treinamento, Ed. Manole, São Paulo.

POLLOCK, M., WILMORE, J. - Exercícios na Saúde e na Doença. Avaliação e.

Prescrição para Prevenção e Reabilitação. 2ª edição, Ed. Medsi, Rio de Janeiro:

1993.

NADEAU, M; PÉRONNET, F. - Fisiologia aplicada na atividade física. Ed. Manole.

São Paulo: 1985.

5- FUNDAMENTOS DO FUTSAL CARGA HORÁRIA: 36 h

EMENTA: Histórico do Futsal. Os fundamentos e habilidades técnicas aplicadas ao futsal. As regras e os sistemas básicos do futsal. Princípios pedagógicos direcionados para a iniciação ao futsal.

BIBLIOGRAFIA:

LUCENA, Ricardo. - Futsal: iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.

SANTOS FILHO, José Laudier Antunes dos. - Manual do futsal, Rio de Janeiro:

Sprint, 1998.

CAMPOS, Iranilton Lobardi - A Criança no Futsal Ed. 3° Editora: Futura Mundo Editora 2003.

COSTA, Claiton Frazzon - Futsal - Aprenda a Ensinar Ed. 1° Editora: Visual Books 2003.

APOLO, Alexandre - Futsal - Metodologia e Didática da Apredizagem Ed. 1°

Editora Phorte 2004.

6- PRÁTICA PROFISSIONAL II CARGA HORÁRIA: 36 h

EMENTA: A sala de aula (1º ao 4º ano): relação teoria-prática, necessidades, objetivos, conteúdos, metodologia, tempo, recursos e avaliação nas atividades que envolvem o conhecimento da psicomotricidade aplicada as séries iniciais do Ensino Fundamental. Estudo do código de ética da profissão.

BIBLIOGRAFIA

CANFIELD, Jefferson. - Aprendizagem Motora. Santa Maria/RS: UFSM, 1981.

SCAGLIA, Alcides José - Educação como prática corporal, Editora Scipione

(28)

TISI, Laura Educação Física e Alfabetização, Ed. 1° Editora SPRINT 2004.

CUNHA, Maria Isabel da - O Bom Professor e Sua Pratica, Ed. 18° 2000.

MATTOS, Mauro e NEIRA, Marcos G - Educação Física Infantil – interrelações, Ed. 2° Editora: Phorte 2002.

5° SEMESTRE 1- BIOESTATÍSTICA

CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Conceitos básicos em amostragem: população e amostras; amostra aleatória simples; tabelas de números aleatórios. Tabelas e gráficos; escalas discretas e contínuas; distribuições de freqüências; representação gráfica das distribuições de freqüências. Média aritmética; Mediana; Desvio médio; Variância;

Desvio Padrão; Probabilidade normal e binomial.

BIBLIOGRAFIA:

BUSSAD, W. O. & MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 5a ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

BRAULE, R. Estatística Aplicada com Excel. Rio de Janeiro: Campos, 2001.

CALLEGARI-JAQUES, S. M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre:

Artmed, 2003.

MAGALHÃES, M.N. & LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. 6ª. ed.

São Paulo: EDUSP, 2004.

DONAIRE, D. & MARTINS, G. A. Princípios de Estatística. 4a ed. São Paulo: Atlas, 1990.

PAGANO, M. & GAUVREAU, K. Princípios de Bioestatística. 2ª. Edição. São Paulo: Thompson, 2004.

VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

2- FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA CARGA HORÁRIA: 72h

EMENTA: História da ginástica olímpica e da ginástica rítmica. Estudo dos elementos característicos e dos aparelhos em geral. Uso dos aparelhos como agente estimulador do movimento. Composição de exercícios individuais e coletivos.

Preparação física especifica para GR e GA. O plano de aula para GR e GA. Noções de arbitragem e organização de competições.

BIBLIOGRAFIA:

(29)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

CONCEIÇÃO, Ricardo Batista. - Ginástica Escolar. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

CONFEDERAÇÃO Brasileira de Ginástica. - Regras oficiais de ginástica rítmica desportiva. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1989.

DIECKERT, Jirgen. Ginástica Olímpica: exercícios progressivos e metódicos.

Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1981.

PUBLIO, Nestor Soares - Evolução histórica da Ginástica Olímpica Ed. 2°

Editora: Phorte 2002.

Brochado, Fernando Augusto; Brochado, Monica Maria Viviani Fundamentos de Ginástica Artística e de Trampolins Ed. 1° Editora: Guanabara Koogan 2005.

3- PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: A constituição da Psicologia como ciência e suas contribuições no estudo do desenvolvimento humano e da aprendizagem. A teoria psicológica behaviorista:

pressupostos, concepção de aprendizagem e implicações no processo pedagógico.

A teoria de Freud, Carl Roger, Gagné.

BIBLIOGRAFIA:

FLAVELL, John H. - A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo, Livraria Pioneira Ed., 1992.

DOLLE, Jean-Marie. Para compreender Jean Piaget. Uma iniciação à Psicologia Genética Piagetiana. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 1974.

GOULART, Íris Barbosa. Piage: Experiências Básicas para Utilização pelo professor. Petrópolis, Ed. Vozes, 1993.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo, Ed. Scipione, 1995.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo, T. A.

Queiroz Editor, 1995.

4- MEDIDAS E AVALIAÇÃO CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: cuidados que devem ser considerados na triagem dos alunos antes da realização dos esforços físicos, diversos testes utilizados na avaliação da aptidão física, principais aspectos fisiológicos e metodológicos que regem o treinamento físico direcionado à promoção da saúde condicionamento cardiorrespiratório, treinamento de força e treinamento de flexibilidade.

BIBLIOGRAFIA:

(30)

COSTA, Roberto Fernandes - Medidas e Avaliação em Educação Física. Ed.

Sprint, 2 ed. Rio de Janeiro 2001.

MONTEIRO, Walace - Personal Training, Avaliação e Prescrição, Ed. 4° Editora SPRINT 1998.

FERNANDES FILHO, J. A Prática da Avaliação Física, Teste, Medidas e Avaliação em Escolares, Atletas e Academias de Ginásticas. 2a. ed. Rio de Janeiro: SHAPE, 2003.

MARINS, J.C. B, Giannichi R.S. Avaliação e Prescrição de Atividade Física. Guia Prático 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.

GUEDES, D.P. GUEDES, J. E. R. P. Crescimento, Composição Corporal e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. São Paulo. Editora CLR Balieiro, 1997.

5- FUNDAMENTOS DO BASQUETE CARGA HORÁRIA: 36 h

EMENTA: História e evolução do Basquetebol; Basquetebol aplicado à Educação Física Escolar com aplicação dos fundamentos de: passes, arremessos (jump, bandeja e parado), lance livre, corta luz (e seus variantes), marcação (posição básica de marcação, linha de marcação e linha de passe), sistemas de defesa e ataque básicos; Métodos de ensino (global, parcial e misto) e ação pedagógica do esporte; noções de arbitragem, regras e Sumulas.

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Marcos Bezerra de. - Basquetebol 1000 exercícios. Rio de Janeiro:

SPRINT, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Física e Desportos. Basquetebol. Brasília; MEC / DDD. 1981.

CONFEDERAÇÂO Brasileira de Basquetebol. Regras Oficiais de basquetebol e manual de árbitros 1998: adotados pela Federação Internacional de Basquetebol (F.I.B.A). Rio de Janeiro: CBB, 1998.

DAIUTO, Moacir. Basquete: Metodologia do Ensino. 6.ed. São Paulo: Hemus, 1991.

American Sport Education Program - Ensinando Basquetebol para Jovens Ed. 1°

Editora; Manole 2000.

6- PRÁTICA PROFISSIONAL III CARGA HORÁRIA: 80 h

EMENTA: A sala de aula (5º ao 8º ano). Relação teoria-prática, necessidades, objetivos, conteúdos, metodologia, tempo, recursos e avaliação nas atividades que envolvem o conhecimento das séries finais do Ensino Fundamental. Análise do

(31)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

democrática na escola. Análise da proposta e da prática de ensino da Educação Física, proposta no Projeto Político Pedagógico da escola.

BIBLIOGRAFIA:

GRESPAN, Marcia Regina - Educação Física no Ensino Fundamental - Primeiro Ciclo Ed. 1° Editora: Papirus 2000.

HILDEBRANDT/LAGING Concepções Abertas no Ensino da Educação Física.

Ed. Livro Técnico.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, Brasília: MEC/SEF, 1997.

SÉRGIO, M. A prática e a Educação Física. Lisboa: Compendium. 1978.

MEDINA, J.P.S. A Educação Física cuida do corpo e... "mente". Campinas:

Papirus. 1983.

7- ESTÁGIO SUPERVISIONADO I CARGA HORÁRIA: 130 h

EMENTA: A praxis pedagógica da Educação Física na infância, tendo em conta:

correntes sociológicas, pedagógicas e filosóficas. Análise e elaboração de conteúdos e correspondentes estratégias e técnicas de ensino, materiais auxiliares (seu uso e construção), bem como, a avaliação do processo ensino-aprendizagem.

A educação física na Educação Infantil.

BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia utilizada durante o curso.

6° SEMESTRE

1- DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Estudo da fisiologia humana quando em movimento e análise dos efeitos estruturais, bioquímicos e funcionais de adaptação ao esforço no homem e na mulher sadios, bem como o estudo dos fatores limitantes do desempenho humano nas diferentes faixas etárias. Ceitos básicos de crescimento e desenvolvimento motor. Fatores que afetam o processo de desenvolvimento motor do ser humano. estudo da seqüência do desenvolvimento motor modelos de desenvolvimento. Aquisição de padrões fundamentais de movimento.

(32)

BIBLIOGRAFIA:

BLUCHER - Aprendizagem Motora - conceitos e aplicações ed. Edgard 1984

KOJUBUN, E. & PROENCA, J. E. - Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista ED. DA USP 1988.

GREGORY, V. Payne E LARRY D. Isaacs - Desenvolvimento Motor Humano - Uma Abordagem Vitalícia, Editora: Guanabara Koogan 2007.

GALLAHUE, Dl Oznun Jc – Desenvolvimento Motor, São Paulo, Editora Phorte 2001.

ECKERT, Elen M. – Desenvolvimento Motor Ed. Manole, Terceira Edição 1993.

2- FUNDAMENTOS DO LAZER E RECREAÇÃO CARGA HORÁRIA: 36 h

EMENTA: Análise das dimensões do lazer e da recreação na sociedade contemporânea; o estudo do lúdico e sua relação com o desenvolvimento integral do ser humano e as diferentes formas de aplicação das atividades de lazer e recreação.

BIBLIOGRAFIA:

AMORIM, Marília. Atirei o pau no gato: A pré-escola em serviço. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 115 p.

BARROS, Juliana Monteiro G. O jogo infantil e hiperatividade. Rio de Janeiro:

SPRINT, 2002.

CIVIATI, Héctor. 505 jogos cooperativos e competitivos. Rio de Janeiro: SPRINT, 2003.

DIAS, Genebaldo Freire. Atividades interdisciplinares de educação ambiental:

manual do professor. São Paulo: Global, 1994.

RIZZI, Leonor. Atividades lúdicas na educação da criança: Subsídios práticos para o trabalho na pré-escola e nas séries iniciais do 1° grau. 7. ed. São Paulo:

Ática, 2002.

3- FUNDAMENTO DO TREINAMENTO DESPORTIVO CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: Evolução histórica do treinamento desportivo. Princípios científicos do treinamento desportivo. Treinamento desportivo com crianças e jovens. A preparação desportiva. Regras e princípios fundamentais da preparação desportiva.

Periodização do treinamento (microciclo, mesociclo e macrociclo)

BIBLIOGRAFIA:

BARBANTI, Valdir.Treinamento físico, bases cientificas. São Paulo. Baleero,

(33)

Aprovado pela Comissão Provisória de Implantação da UERR através do Parecer nº. 016/2006 e autorizado pela

DANTAS, Estélio. H. M. A prática da preparação física. 4ª ed. Rio de Janeiro:

Shape, 1995.

WEINECK, Jurgem. Manual do treinamento desportivo. São Paulo. Manole, 1986 HAY, James G. Biomecânica das Técnicas Desportivas. 2. ed. Rio de Janeiro:

Interamericana, 1981.

ZAKHAV, A. Ciência do treinamento desportivo: adaptação técnica. Trad.

GOMES, Antonio Carlos. [s. l] Grupo Palestra Sport, 1992.

4- FUNDAMENTOS DO FUTEBOL CARGA HORÁRIA: 36 h

EMENTA: preparação dos aspectos táticos, técnicos e físicos, além do controle da carga e planejamento do treinamento no futebol.

BIBLIOGRAFIA:

VENLIOLES, Fábio Motta – Escola de Futebol.

American Sport Education Program - Ensinando Futebol para Jovens, Ed. 1°

Editora Manole 2000.

MANTOVANI, Marcelo e FRISSELI, Ariobaldo - Futebol - Teoria e Prática, Ed. 1°

Editora: Manole 1999.

GUERRA, Isabela, BARROS, Turibio Leite de - Ciência do Futebol, Editora Manole 2004

COIMBRA, Eduardo Antunes, OLIVEIRA, José Carlos, DIAFÉRIA, Lourenço e VERÍSSIMO, Luís Fernando - Método Sensorial do Futebol – Infância á Fase Adulta Editora: MAUAD X. 2004.

5- SOCORROS E URGÊNCIAS CARGA HORÁRIA: 36 h

EMENTA: Princípios básicos de higiene e de socorros e urgência. Reconhecimento de situações de emergência e seus procedimentos emergenciais, terapêuticos e preventivos. Como atender e prevenir as emergências diárias: asfixia, ataques, reanimação cardiovascular, fraturas, ferimentos, hemorragias, luxação, torceduras, distensão muscular, queimaduras, afogamentos, envenenamento, contusões, lesões musculares, entorses e lesões de ligamento e meniscos, acidentes provocados pelo calor e frio, estado de choque, intoxicações, envenenamento, perda de consciência.

Transporte de feridos. Profilaxia e traumas esportivos.

BIBLIOGRAFIA:

KAWAMOTO, Emilia. Anatomia e Fisiologia Humana. São Paulo: EPU, 1988.150p

(34)

ROITT, Ivan M. Imunologia. 5. ed. São Paulo: Ateneu, 1999. - Esterilização e desinfecção: fundamentos básicos, processo e controles. 2. ed. São Paulo:

Cortez, 1990.

NOVAES, Rodolfo Alkmim, Giovanni e NOVAES, Jefferson - Guia de Socorros e urgências, Ed. 2° Editora: Shape 2000.

SILVA, Ana Karla da, FERNANDES, Almesinda - Tecnologia e Prevenção e primeiros Socorros, Editora: AB Editora, primeira edição 2007.

SILVA, Roseli Moreira Sousa e – Aspectos Fisiológicos e Primeiros Socorros, Editora: Palavras e Gestos primeira edição 2007.

6- METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA CARGA HORÁRIA: 72 h

EMENTA: A pesquisa científica na Universidade. A pesquisa científica na Educação Física. Paradigmas, Educação Física e Esporte. Características da modernidade e pós-modernidade. A educação física e o esporte na pós-modernidade. Ciência e conhecimento científico. Diferenças entre métodos e técnicas. A importância das discussões metodológicas. O que é epistemologia e filosofia da ciência? Fatos, leis e teorias. Hipóteses Variáveis. Verificação de hipóteses Elaboração de projetos de pesquisa. Aspectos técnicos da redação de um trabalho científico.

BIBLIOGRAFIA:

ARNAVAT, Antonia Rigo e DUEÑAS, Gabriel Genescà - Como Elaborar e Apresentar Teses e Trabalhos de Pesquisa Ed. 1° Editora: Artmed 2006.

SANTI, Maria Célia de - Metodologia de Ensino na Saúde Ed. 1° Editora: Manole 2002.

SPECTOR, Nelson Manual para Redação de Teses Projetos de Pesquisas e Artigos Científicos Ed.2° Editora: Guanabara Koogan

BELTRÃO, Fernanda B., BERESFORD, Heron e MACÁRIO, Nilza M. - Produção em Ciência da Motricidade Humana Ed. 2° Editora: Shape 2002.

MATTOS, Mauro, ROSSETO, Adriano e BLECHER, Shelly - Teoria e pratica da Metodologia da Pesquisa em Educação Física Ed. 1° Editora: Phorte 2004.

7- PRÁTICA PROFISSIONAL IV CARGA HORÁRIA: 80 h

EMENTA: A sala de aula (Ensino Médio) como espaço de construção e reconstrução dos saberes científico-educacionais do desporto educacional e de competição.

Administração Esportiva: análise e desenvolvimento do desporto no Brasil.

BIBLIOGRAFIA:

Referências

Documentos relacionados

Diante de desse evento e de suas consequências particularmente desastrosas para a vida na Terra são idealizadas e propostas algumas formas de gestão do meio ambiente que podem ser

Além de classificar os gêneros ciberjornalísticos em níveis, Salaverría e Cores (2005, p.150-176) também os dividem em quatro tipos: 1) gêneros informativos: transmitem dados,

 Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala, devolva-lhe o Caderno de Prova, o Cartão Resposta devidamente assinado e a Folha Definitiva da Questão Discursiva e deixe o local

Executivos: José Luiz Albuquerque (Ger Compras), Luís Fernando de Souza Leal (Ger  Coml), André Luiz Romão de Oliveira (Ger Ind), Oscar Luiz Romão Oliveira (Ger Geral)

Nesse sentido, nas Instituições de Ensino Superior – IES, o planejamento estratégico se materializa por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI,

Os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal serão escolhidos entre os Participantes e Beneficiários Assistidos, por eleição direta destes, através de consulta ordinária a

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

A avaliação das amostras pelo coeficiente de Pearson permitiu observar um viés positivo com alta correlação linear para os dados de Illumina (Figura 13), para SOLiD um