• Nenhum resultado encontrado

Diário do Paraná' BOMBARDEIOS JOHNSON SUSPENDE ÜMA RAINHA NO BRASIL. fômm f S/IIM ivfg_4 NOVAS CASSAÇOES DE MANDATOS COMUWCAÇAO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Diário do Paraná' BOMBARDEIOS JOHNSON SUSPENDE ÜMA RAINHA NO BRASIL. fômm f S/IIM ivfg_4 NOVAS CASSAÇOES DE MANDATOS COMUWCAÇAO."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EiíISUOTECAflfPbBl.tCÀ DO PARANÁ"?<<..*

Condido torf'5 - CURITIBA - PAai.MA

""- : '

L- .- ' '

..a,--.^ '

í -

/t ~~ ^-N

iu '**? f?) íl} fni

fôMM f S/IIM iVfG_4 NOVAS CASSAÇOES DE MANDATOS

'

"' "'-,"•

a1 ' '

•' .

Diário do Paraná'

(Página 3)

Brasil foi mal

A seleção do ni-,n.i| começou mal a aua tempo- rada Intornnclonal, caindo diante do México, ontem, no MaraeanS. por 2 s 1. O único tonto do» bratllal- ros foi anotado do pênalti o os mexicanos, no final, ensaiaram O tradicional "0|4" cm pleno Maracanã.

Ho|e ae duaa equipes vla|am para Belo Horlsonte, onde loflarío novamente domingo. (Esportes),

FUNDADOR'-DOS- DIÁRIOS ASSOCIADOS- ASSIS ONA^ÊAISBRIAND

$ N.° 3.994 * | CURITIBA, SEXTA-FEIRA, 1.° DE NOVEMBRO DE 1968 | 12 PÁGINAS | * ANO XIV #

Tempo de Chuva

Ao <iue tudo Indica, a Instabilidade que costu- melramente cal sôbre a cidade anualmente, neste

•poea de Todos os Santos • Pinados, vai se repetir.

O Eserltérlo dc Meteorologia continua anunciando chuvas* para o período de hojo prevõ, novamente, tempo nublado, chuvas ocasionais. Trovoada» no Inferior. Temperatura estivei. Os ventos soprarão variáveis, fracos * o visibilidade será rnod"_rí5fa.

JOHNSON

O presidente Lyndon B. Johnson ordenou ontem á noite a suspensão total dos bombardeios norte-ame- {ricanos contra o Vietnam do Norte e informou que o governo de Saigon e a Frente dc Libertação Nacional (Vietcong), seriam admitidos nas conversações dc paz de Paris a partir da próxima quarta-feira. Johnson .afirmou, em discurso, transmitido por rádio e tclevi- são, que tinha motivos suficientes para crer que o Vietnam do Norte iniciaria "rápidas, produtivas, se- rias e intensas negociações numa atmosfera capaz dc levar o progresso" às negociações sôbre a guerra. "A nova fase das negociações que se inicia a 6 de novem- bro, não — repito — não significa que já exista uma paz estável no Sudeste asiático", afirmou o presidente cm seu discurso, que tinha sido gravado em vídeo-tape.

A suspensão dos bombardeios entra em vigor às 10 horas de hoje (hora dc Brasilia), segundo infor- mòu em seu discurso o presidente Johnson.

Os chefes das delegações dos Estados Unidos c do Vietnam do Norte às conversações preliminares de Pa- ris, voltaram hoje pela madrugada aos seus gabine- tes a fim de ficarem disponíveis para quaisquer con- tatos em conseqüência da suspensão total dos bom- bardeios dos Estados Unido, contra o Vietnam do—' Norte.

JOHNSON PODE CANCELAR

Fontes do Governo norte-americano anunciaram ontem à noite que a suspensão dos bombardeios ao Vietnam do Norte, anunciada tfelo presidente Lyndon B. Johnson, seria imediatamente cancelada se conver- sações prontas c frutíferas para terminar á guerra não começarem rapidamente cm Paris. Os informan- tes acrescentaram que os Estados Unidos c o Vietnam do Norte não chegaram ainda a um cessar-fogo no sul, e que por isso a guerra continua no território do Vietnam do Sul.

Uma das fontes afirmou que não ficaria surpre- endida se algumas das divisões norte-vietnamitas que se • retiraram para o Láos c o Vietnam do Norte nas últimas semanas voltassem a lutar no Vietnam do Sul. Mas prosseguiu.. „g giivârn<h-nori;5>í„n-eri<;aiio tem,., „ motivos para crcir que u intensidade _{> luta gofrerá uma redução geral. Não se encontra em exame, acres- centaram as fontes, qualquer diminuição no número de soldados norte-americanos no Vietnam do Sul du- rante os próximos meses.

Outras fontes do governo norte-americano reve- laram ontem à noite que o fato princip'al que levou o presidente Johnson a anunciar ontem a suspensão dos bombardeios ao Vietnam do.Norte foi a aceitação, quinta-feira à tarde, pelo governo sul-vietnamita, des- sa atitude dos Estados Unidos.

O primeiro ataque de aviões dos Estados Unidos contra o Vietnam do Norte ocorreu em agosto de 1964, depois que lanchas,dc patrulha norte-vietnamitas ata- caram dois contratorpedeiros norte-americanos no golfo dc Tonquim. Desde esse dia, aviões norte-ameri- canos.já realizaram 03 754 missões dc ataque contra o território do governo de Hanói.

Trepo

Entram ira HAU Como Ação tb Represália

Tropas israelenses penetraram, hoje de madrugada, Bm território egípcio, numa ação de represália, atacando duas pontes e uma usina geradora de energia elétrica no Vale do Rio Nilo, no Sul do país. Uma nota oficial dis- tribuida em Jerusalém diz que não é possível cumprir a trégua so ela é respeitada apenas por uma das partes.

Uma das pontes fora há pouco inaugurada. (Pág. 5).

Professor nião

Alois Descontado com Portarias Revogadas

O secretário de Educação, revogou ontem 26 ppr- farias que implicavam em desconto de vencimentos, su- pressão de aulas suplementares e exoneração de direto- res e professores participantes do Congresso do Magis- tério Público do Paraná. Êste'conclave será encerrado 2.á-feira com a sanção da lei que cria o Estatuto do Magistério. (Páginas 3 e l.a do 2.o caderno).

Georges Papandreou Morre aos 80 Anos, Depois' de Operação

. ..-primeiro-ministro da Grécia, Georges ' Pa- paiiclreou, morreu na madrugada de hoje, aos 80 anos de idade. Papandreou havia sido operado ontem de uma úlcera no estômago, operação essa que lhe pri- voú de três quintas partes do: órgão. A 'operação cons- tituiu um esforço desesperado para salvar a vida do es^t^irarmioiste^au^ ge odôs à intervenção

SUSPENDE BOMBARDEIOS

ÜMA RAINHA NO BRASIL

ZYyZ'Y%i-J-fftfú ¦ :v;v -v--*."'::>¦ -'-y- ' 7'«'..;':. :-'. >:>'Y0y2*ty. y yffffi'-?%M&f&'-

Rainha Elizabeth

Inicia Hoje sua Visita ao

NBtfiS

Em sua primeira visita ao Brasil, a rainha ÉllzabetK II, acompanhada do príncipe Phillip, desembarca às 17h30m de hoje, no aeroporto de Guararapes, no Recife. Os soberanos ingleses visitarão, ao todo, 5 capitais brasileiras.

A Rainha Elizabeth II i». o Príncipe Phillip, dan- do início à aua visita ao Brasil, desembarcarão hoje, às 17h30m no Recife. Às 18 horas serão recepcionados no Palácio das Princesas pelo governador Nilo Coelho e senhora e embarcarão, à noite, no Iate "Britânia", rumando com destino a Salvador. Revelou-se ontem qué a visita que a Rainha inicia hoje pelo Recife só terá cunho oficial a partir de sua chegada ao Rio, dia 5, e imediato embarque para Brasília. As visitas ao Recife e Salvador são consideradas de cortesia. A Rai- nha vai oferecer a estudantes brasileiros três bolsas de estudo, por ano, durante sua visita ao nosso país.

Os beneficiários das bolsas serão chamados "estudan- tes da Rainha". Por sua vez, 120 homens, seleciona- dos entre os mais capazes da Polícia carioca, integra- rão o esquema de segurança pessoal de Elizabeth II e do Príncipe Phillip.

Ramon Navarro foi Assassinado em sua Casa em Hollywood

Ramon Navarro, um dos mais conhecidos atores do cinema mudo íoi encontrado, ontem, assassinado a pancadas com um instrumento contundente na ca- beca, em sua casa, em Hollywood. O corpo de Novarro estava completamente despido, na cama. Havia man- chás de sangue e sinais de luta no aposento. Novarro tinha 69 anos e nasceu em Durango, no México, filho de um dentista. A família mudou-se para Hollywood em 1913, fugindo de uma guerra civil. Seu primeiro sucesso no cinema foi já no primeiro filme — "O Pri- sioneiro de Zenda". Seus filmes mais famosos foram

"Ben-Hur", "Mata Hari", "O Príncipe Estudante" e

"O Cheique". Contracenou na tela, com atrizes como Greta Garbo, Norma Shearer, Myrna Loy e Alice Ter- ry. O ator jamais se casou, vivendo tranqüilamente num apartamento em North Hollywood ou num ran- cho perto de San Diego. Foi caixeiro, porteiro e dan- çarino, antes de ator.

FLORES EM REVERÊNCIA

TV-PARANA

I y-" 71

PROGRAMAÇÃO PARA HOJE

lí,00 — T.R.E.

16,30 — Seriado 16,45 — Frankcsteln

17,00 — Eítórlaj do Tltlo Mauro 17,10 — Cirquinho Canal 6 17,20 — Anjos do Espa.o 17,25 — Tevelândia 18,25 — Sozinho no Mundo 18,55 — Atualidades Esportiva*

19,00 — Telenotíeiaj 19,15 — Antônio Maria 20,10 — Um Instante Maestro , , 21,10 — p Tempo

. 21,15 — A Caldeira do Diabo ' '22,30 — T.R.E.

23,00 — Jornal da Noite 23,30 — Zé do Caixão 00,00 — DP Manchetes'. '

Medicina na Católica tem 937 Inscritos

Foram encerradas às 13 horas de on- tem, com 937 inscrições, as matrículas ao vestibular de Medicina que a Faculdade de Ciências Médicas da Univeraidado Católi- ca do Paraná fará realizar na^ segunda quinzena de janeiro vindouro. Duas inova- ções assinalaram o processo de inscrições, sendo que a primeira, no dizer de direto- res da própria Escola, veio «economizar tempo, dinheiro e paciência»: o candidato só apresentou requerimento na hora da inscrição, já que os documentos só se- rão exigidos se-fôr. aprovado nós exames;

2 as moças acorrieram em massa, consti- tuindo 30 por cento dos inscritos, algo nunca visto em vistibúlares anteriores.

.Página 6)., Y-Z Y

COMUWCA ÇAO

Começou ontem o movimento nos cemitérios da Curitiba. As flores • toque suwl.n.s d© Todos oi Santos •• Finadas ¦ aBareserani com a Stmab fiscalizando a tabela fixada,).

O Banco do Planalto de Minas Gerais S.A., em decorrência da incor- poração efetivada em,31-10-1968, com o Banco de Minas Gerais S.A., cem d. prazer de comunicar aos seus clientes, amigof e ao público em <?eral cjue, a partir de l.o de novembro de 1.968, passará a funcionar com <x denomi- nação dé:

BANCO DE MINAS ÒERAIS S.A.

continuando a operar no mesmo endereço à rua XV de Novembro, 283, nesta Capital. \

Curitiba, l.o de novembro de 1.968

BANCO DO PLANALTO DE MINAS GIRAIS §,A.

BANCO DI MINAS GERAIS S.A.'

*«: Oj-

-''!

•: -A

(2)

PIHM-llíO CADERNO - PAGINA 2 DIÁRIO DO PARANA ... . . :

NOSSA OPIMÃC

ix âifwpre mi

Praia

Em data de ontem, através decreto tio governador do Estado, foi criado um limpo de Trabalho para íbis dc estudo de medidas, a curto c longo pimo, de atendimento às praias tradicionais do Paraná, com vistas ao inefemento úa turismo. Trata-se, sem dúvida, de pro- vidência compulsória no interesse do desenvolvimento regional, para o qual a indústria turística tem dc ser conside- rada como fator dos mais valiosos.

Entre as medidas que o referido Grupo deverá sugerir figura a progra- mação de melhoramentos cm nossos balneários litorâneos, no tocante à se gurança e comodidade dos banhistas (postas, iluminação, asfaltamento, ajar- dinamentos, etc).

Embora por certo tal capítulo deva estar presente nau cogitações dos que integrarão o referido órgão de estudos, queremos nos permitir aqui lembrar um ponto que, por esta ou aquela razão ate agora não mereceu a atenção das administrações municipais que vêm tendo a seu cargo a assistência às praias do Paraná: a quase absoluta falta de arborização. Praia sem árvores, sobretu- do para a criançada, mas também para os adultos, é praia desumana. Arvores plantadas na/fimbria da faixa arenosa

— copadas, amigas, protetoras árvores como, por exemplo, a amendocira — não dão apenas um grande encanto às praias, quebrando sua desolação c aspe- ridade. As árvores são também a som- bra para o petiz afogucado nas corre- rias pela areia, para os jovens namora- dos nas horas de sol cáustico, para as mamães e vovós que ali se sentam vi- ciando filhos ou netos, para o homem

»u a mulher que vai gozar da brisa ma- .vinha enquanto lê seu romance ou sua revista ou palestra com os amigos, sob a vegetal vasta lunbrela, fruindo o ne- cessário descanso das cánseiras da vido na cidade do dia a dia. A árvore é o complemento necessário da praia de banhos. Que os membros do recém- criado GT dela não se esqueçam em seus estudos e sugestões. E nem a su- bestimem. Que, ao contrário, a valori- zem como realmente imprescindível pa- ra o melhoramento dos tradicionais balneários dc nosso litoral. Que, se pre- ciso, sugiram ao governador ou ao titu- lar da SNG, o Ingresso dc mais um membro era sp u Grupo, um represen- tante da Secretaria da Agricultura, através do qual se terão subsídios sôbre que melhores espécies que se poderiam sugerir para a arborização de nossas praias. E que, como resultado de seu patrocínio à árvore, se consiga que, den- tro de mais uns pares de anos, as praias do Paraná venham a ser conhecidas na- cionalmente também como as mais hu- manas e acolhedoras, as praias que têm areia mas também têm árvores.

s mm

e inflação

Enquanto o Conselho Nacional de Política Salarial indica que os aumen- tos salariais serão feitos agora a cada 12 meses, a CADEP — Campanha de Defesa da Economia Popular — quase simultaneamente, autoriza a majora- ção dos,preços de alguns gêneros es- sehciais, alguns em 20% ou mais.

. Certamente não tem, aquela Cam- panha, culpa do reajuste e não nos é válido analisá-lo contrariamente. O agravamento dos custos operacionais do comércio e da agricultura, periódica- mente, força êste último a entregar o produto ao consumidor final por pre- ços maiores.

Daqui a alguns dias, quando os preços da gasolina forem maj orados, novos aumentos virão. Dessa vez gene- ralizados, porque os combustíveis, como ninguém ignora, têm alto poder de in- dução sôbre toda a estrutura de preços. "

Injusto, portanto, o critério avalia- tivo das correções uma vez que ao che- gar à etapa do aumento, o salário já vale metade ou menos ainda da posi- ção inicial. Isto provoca, conseqüente- mente, a gradativa diminuição do con- sumo em geral, levando a ciasse média a diminuir ao mínimo o consumo de bens duráveis de cuja, dinâmica depen- de a nossa indústria ainda no nasce- douro, para firmar-se definitivamente]

Se desejamos corrigir a curva infla- cionária, os atuais mecanismos não são os' mais, adequados. Nem de preços nem de salários. Ambos estão comprimidos, o que significa que o controle passa a ser artificial e sempre propenso a ruir a qualquer crise conjuntural.

, Os grandes problemas da inflação, os focos majores ainda permanecem imutáveis, consubstanciados no crês- cente "déficit" orçamentário pelo alto custo operacional da máquina adminis- tratava, o. crescente endividamento ex- terno que,não dá tempo nem recursos taça grandes investimentos na econo- mia e, acima de tudo, as aplicações muitas vezes duvidosas e improdutivas rm áreas sem poder de multiplicação, _c;?!.n é o caso de Brasília.

THEOPIflLO DE ANDRADE

NOVA YOKX, outubro -— o ambiento do vfinpcra, do oloiçoes pereidcnoluiH é-iuo fumilliir.

alá acompanhei ulp-unins dcltis, no passado, pura 08 «Diários Associados». Dcsln fui tu, vim upi-mis sentir o ambiento, do voa que om acontecimento»

políticos em Portugal o uu França exigiram a minha utelieilo nn mesma époen. 10 chego para . reta final da cnnipiuilia, cuja repercimsílo em to- da a Fatiropa d multo grande, por motivos Alívios.

Confesso-mo "decepcionado. K iiiiiIh deeepclo- miiln do i|iii- vn deparei o povo americano, quo vojo desiludido e frustrado.. Ocpnis de haver imiiIs- li-iililn n hluili. clvlll/.a .to_, material da: lilstdrla, íim eficiente qur ne transformou cm pnrndl/jina paru. todos os povos du terra, ei-lo h voltas com pi-nhii .nus que, oertamento, «to isolúvels, mus pa- ra cuja boIuç&o nilo Inl lideres il vista.

O pais _ rico, K economia produtiva. Os ms- trtinicntos do trnballio sem conta, Mas está fal- tando ii liderança para enfrentar ns problemas .im silo fruto du própria evoluçílo social, ou dn sltuaçüo Internacional, que é positivamente, ura- ve, depois ipie o imperialismo comunista colocou a Checoslováquia sob a sua bolu.

Os problcmiig estilo nas manchetes dos jor.

nuis o — o que 6 mais gravo — nu consciência do Iodos ns cidadãos, e nilo upcnns dos seus dlrl- gentes. Cliamnm-se guerra do Vietnam, relações entro as raças dentro du sociedade democrática, cducaçilo o revolta estudantil, aumento da Inci- dência do crimes de toda a espécie, despesas di»

governo, c. — maior, pois 6 talvez a caiisn ofi- ciente de todos êles — a Inflaçllo.

1'a'ucoutrcl os preços cm um nivel muito aci- nm dos unos anteriores. O hotel custa'2il% mais.

Uma revista política, dn que sou assinante bá anos duplicou o preço de capi». O crescimento tio valor da propriedade real 6 tal que provoca uma desenfreada especulação Imobiliária. E a moeda caiu lauto quo ficou abaixo da prati, com que era cunhado; O resultado e «pio os pntai-õrs antl- gos desaparecem tio mercado, e os mèlòs-dólnreS, o os «quartos» cst&o sendo fundidos com uma nova liga, de valor intrínseco multo menor. Os preços das utilidades náo silo mais elevados por- quo a racionalização da produçilo diminui, pro- gressivnmcnte, os custos.

RAINHA

LOaNDItlilS — Aa visitas odeiais de llional'- cas c presidentes transformaram-se em aconte- cimentos destacado, da paisagem internacional no século XX. Tratc.se, na realidade, dc um ai- tamente complexo e organizado exercício de co- municaç&o, configurando para o.s chefes de Es- tado a port.tinidade excepcional de ver e ser vis- to, de obter conhecimento, em primeira mão, das terras que os hospedam e de assegurar que eles.

como represen tante. supremos dc seus paises, despertem simpatia e amizade nâo apenas paia suas pessoas, mas também paia seus povos.

Mas, para que esses objetivos sejam alcan- çado», desenvolve-se um tremendo volume de trabalho, consultas e planejamento, rara men -e percebidos por aqueles que aplaudem nas niiilti-

• does ou acompanham as pomposas cerimonias pe- Ia televisão.

Interesse público

Quando o visitante e u-.iia Soberana, ocupan- te de um troíio cujas origens ae perdem na His- toria, bom como uma mulher atraente, chefe do uma família jovem e moderna, o interesse 1'UblU co naturalmente ganha novas alunas. Milhões do pessoas em todo o mundo acompanharão, cheias de interesse, os detalhes da visita da rainha Eli- zabeth II ao .Brasil, que começará oficialmente no momento em que ela e o duque de Edimburgo chegaram a Brasilia no dia 5 de novembro.

O casal real se encontrara no Recife, no dia l.o de novembro, horas depois da chegada da rainha a bordo de um VC.10 da Real Força Aé- rea. O príncipe virá por via aérea do México, onde assistira ao encerramento dos Jogos Olim- picos.

Dessa data em diante, até que o„ esposos reais tomem o avião para Santiago do Chile, no dia 11 de novembro, o "Britannia" será o "pala- cio flutuante, onde formal, e informalmente, rc.

ceberão os seus convidados e repousarão em am- biente familiar.

Primeira visita à América Latina

Recife será a primeira cidade da America Latina vista pela rRinlia, embora ela, indubitavel- mente, tenha ouvido do duque do Edimburgo nu- moroso-s informações sobre os dois países que vi- sitará — Brasil a Chile — que sua alteza conhe- ceu em 1962, e de sua tia, a falecida princesa Marina, duquesa de Kent, que visitou o Chile e o Brasil em 1959 acompanhada da filha, a prince- sa Alexandra.

l»or otvtra lado, há o problema da ordem pú- IjIIca, fiuc já nilo lem aquela solidez dos tcni|ios antigos. Nesta bem-aventurada cldudo do Nova Vork — onde somente havia o crime «Industria- ilzudo» tio «bas fond», ondo agem os «gangsters»

— a c.rlmliialldadu se expandiu do sorte u tirar o sentimento do softiiranç4i dos cldndAos. Fui ' uilvcrtldo por amigos, assim quo cheguei, para nilo andar, tardo da noite, pelas ruas desertas do determinados bairros, praças ou Jardins, como costumava fazer outrora.

altiitto-si! a tudo if.sii ns «riots» dos negros, que Inc.entlclilnt por dá-cá-ilquclu pulha ns casits diis próprios qlntrtclrOos, c iis nihitlfesta_0ès es.

tiidiintis, promovidas pclus comunistas, que un- tram cm conflito com a policia, e têm colocado n lu limas cidades cultas deste pais na mesma ni- vel das dos pulses subdesenvolvidos.

K pairando sobro tudo isso, o espectro da guerra tio Vietnam, que a maioria do povo não compreende o qun está a exigir multo mais, em dinheiro o cm vidas, dn que haviam previsto os qun a apoiaram edmn uma necessidade dc poli- tica internacional, a fim de nilo entregar nn lm- porinllsmo comunista todo o sudeste tia Asla,

A crise, como so ve, 6 grando c Iem muitas cabeças. Mas nilo 6, positivamente, Insoluvcl. Os Estados Unidos já enfrentaram situações piores nn passado. Mus tiveram u sorte-, dada por Deus, de encontrar o estadista que conduzisse a nau a pôrlo seguro. Internam, ute. foi mais greve a crise da guerra civil, chamada tio «guerra de se- cessão», quo ameaçou a existência da Federação, u que foi enfrentada, com coragem o êxito final, pelo grande Abraão I.incoln. K oxte.ntiimeiite, foi cerlameiitc, mais grave a crise do 19.19, quando o nazl-fasclsm. imieiiçou o mundo, e que foi en- rrentailu, coht destemer, peto grande Frunltlln neltíno Kousevolt. Ambos, por isso que oram ver.

diidciriiH estadistas — embora homens que come- leram erros — soubenam fascinar n nação, etlu- cá-ln, o levá-la a um destino vitorioso. VV o quo está a faltar aos Estados Unidos do hoje, ngora que » crise é dupla, de caráter Interno o do ca- rãtcr externo.

A bora do descobrir o novo lider, a ser dia- mudo pnra guiar a nação, seria esta, das ciei.

ções prcsidcncinls do próximo dia 5 do novem-

0T0C0L0

A os.ada da rainha em Keciie será curta, apenas com tempo suficiente paia uma recepção oferecida pelo governador Nlli. Coelho. A visita, no entaniao, somente será iniciada- oficialmente eni Brasilia. A imprensa, no entanto, teia ampla oportunidade do noticiar a visita e>:n Recite e na escala seguinte, Salvador, onde sua majestade chegará às 9 horas da manhã de domingo, 3 de novembro, após um dia no mar. O casal real com- parecerá a uma cerimonia religiosa na igreja An- glicana c visi.ará os pontos pitorescos da cida- de.

O duro trabalho de um Secretário de Imprensa

A responsabilidade por toda a cobertura de imprensa o televisão da visita c, realmente, em todas as visitas da rainha, na Grã-Bretanha ou no estrangeiro; cabe ao secretário de Imprensa, William Heselttps, um/cordial australiano que desde _06_. pr<#ta serf-içu. k família rial, após , ter servido durante alguns aníps no gabinete de sir Robert Memtjles, primeiro-ministro da Austrá- lia.

Na Inglaterra ou em qualquer pais do mun- do, nunca é fácil o trabalho de Heseltine. Cum- pre-lhe reconciliar o desejo natural da imprensa o televisão de satisfazer às exigências de infor- mação do grande publica sóbre a família real co- mo, por exemplo, o fato de os membros da Rea- leza Britânica cumprirem freqüentemente pro- gramas que cansariam um ativo homem de ne- gocio.

Demoras nos programas, rigorosamente cro- nometrados, em virtude do entusiasmo dos foto- gratos, por exemplo, causariam inconveniência a grande número de pessoas e devem ser evitadas.

Por isso mesmo, pede-se aos fotógrafos que tra- balhem de certo3 ângulos o não se acumulem em torno da rainha para não ocultá-la das multidões.

Além disso, a rainha é também esposa e mãe e, como tantas flgura-s mundialmente famosas, gosta do manter separadas suas vidas publicfts.é priva- das. Detalhe algum jamais é fornecido sóbre os aposontos privado, da rainbn ou sobre suas visi- ta a amigos pessoas. Diz um velho ditado que

"o lar inglês é seu castelo" c é razoável esperar que o lar da rainha seja também seu castelo, onde ela possa desfrutar de vida inteiramente sua.

O protocolo simplifica

Atribui-se a Talleyrand a frase "Le proto- cole simplifle da vio". E, isto, por obvias razões.

SEGURO OBRIGATÓRIO E INDENIZAÇÃO DUVIDOSA

SAO PAULO — Corn a eompulsoriedadc de seguro, em Responsabilidade Civil, dos veicu- los automotores em circulação no país, a ati- vidade seguradora recebeu, abruptamente, trtti .'iolento impulso, em termos de volume de ne- gócios. A frota automobilística nacional, esti- mada em quase três milhões de veículos, está levando para os cofres das companhias de se- guro um manancial de recursos da ordem de 250 milhões de cruzeiros novos, por ano, segun- do estimativa do sr. Camargo Aranha, presi- dente do Instituto de Resseguros do Brasil.

Mas essa ampliação do movimento apa- nhou as seguradoras desprevenidas, até men- talmente, para atender às suas novas obriga- ções. Por causa disso, o seguro compulsório es- tá se transformando em foco de atritos entre as empresas de seguro e os segurados. Algu- mas companhias, procurando fugir aos seus compromissos quando são solicitadas a pagar indenizações, criam artifícios e, com isso, ge- ram insatisfação è protestos crescentes.

Quando o seguro era facultativo, o segu-

rado voluntário era em numero reduzido e as eventuais reclamações não adquiriam maior ex pressão. Hoje, porém, com o seguro compulsó- rio envolvendo proprietários de cerca de três milhões de veículos, os-protestos podem for- mar e estão formando um coro que se faz ou- vir nas áreas governamentais responsáveis.

é verdade que, em boa dose, as repartições do trânsito têm responsabilidade pelos inconve mentes sofridos pelos proprietários de veicu- los quando procuram receber as indenizações pelas quais pagaram. Isso indica, antes de tu- do, que devem ser abolidas certas exigências, ainda hoje mantidas pelas seguradoras, para o encaminhamento dos pedidos de indenização.

Se copiamos, quanto ao seguro obrigatório, o figurino de outros países, devemos fazer uma cópia; também no que respeita à rapidez e des- burocratização dos serviços dás companhias que se dedicam a esse ramo de seguros. Os.pro prietários de veículos são obrigados a realizar uma despesa mas nao tem tranqüilidade nem lerteza de que os gastos são compensadores óu

Curitiba, sexta-feira, 1.° àe novembro de T968

0 "PARAÍSO COMUNISTA"

FRANCISCO URAN

hro. Infelizmente, nenhum dos candidatas anre- sentados parece A ulturu da sltuaçüo. O sistema blpartldárlo^é o Ideiil para o bom fiinelomimell*

to das Instituições democráticas dadas ao Msta- do pelos «pais fundadores», ptltis patriarcas dn nacionalidade. Mns, eom o tempo, os partidos eu-

«•loroHuritni-HC. NHo tem havido possibilidade do renovação dos dirigentes.

'Puniu o Partido Democrático quanto o Par- tido Republicano possuem em seus quadros fU gurus que poderiam iirrastnr as massas, o pro- vnetir o entusiasmo • do povo. Mas fornm afasta- dns pela máquina, K o resultado 6 que ambos us eutidltlalos. Inhttl llulirrl llumplirey quanto Kichurd Nixun, nfto si_i sequer admirados nu C.

tllititiliis. NIH. se |ll*otíUhi Bllbe. t|tml o melhor, mus qiint dõles representa o mitl mehor. A sele.

ção não 6 positiva, mus negativa.

O rifseiicantq eom os candidatos oflcluis 0 que eslá a oferecer, chance a um pequeno «lema- gtigo tl<> Álubnma, Oeorgu Wallace, que nfto tem força, nem tempo pura ganhar um apoio que o permita ocupar u Casa nrunca, mas que poderá conseguir t/i número do votos suficiente nos Es- tndos do Stll, para flear como fiel da balança, b trálisforlr u declsfto para a Cosa dos Hoproscir tantes. Fosse elo um homem de talento, melhor orador, rnm Idéias mnls sedutoras, r empolg. irlu a nação, quebrando o velha, sistema blpnrlldrtrln.

Os «pools» indicam quo está a emitir mnls o Bartldq Democrática do quo o Partido Repul blleiino, desequilibrando u(t forças eleitorais. Mus.

se n disputa entre Humphrey o Nlxon for pu- ri'lha, pode acontecer que dns eleições de Ti do novembro não snla o novo presidente dos I2stu- dos Unidos.

Esto eqiillfbrl» poderá vir, so um iiennteei- mento novo, como a pns no Vietnam. )ielft qtml tanto se esforça o presidento lajTidon It. aluhnson, for conseguida antes da data do pleito, q que nfto mo parece provável. Se nndn de novo acontecer, as probabilidades silo, no simtldo da escolha do Xlxnn, perdedor por duss vezes, c que. eom me- lhor técnica eleitoral, procura renhllltar-se.

De qualquer maneira, as iirnus. n !5 de no- vembro, nfto Indlcarfto o candidato que o povo haja preferido, mns aquele quo tenha sido menos rejeitado.

ATHENA MACDONELL

No caso de visitas oficiais, a definição do que 6 aceitável ou nào justlfica.se por motivos pura- mente práticos Certas normas que governam o comportamento perante a rainha tém, polo menos, o mérito de evitar discriminação, como se prlvi- leglos especiais fo_sem concedidos a uns c nega- V)s a outros. Este é o motivo porque a rainha ja- mais concede entrevistas pessoais a jornalistas Isolados ou dá entrevistas coletivas. Este costu- me, porém é tão religiosamente observado na pro- pria Grã-Bretanha como em países estrangeiros.

Náo é, por conseguinte, uma questão de "proto- colo", mas simplesmente do costume e uma con- veniencia.

Ainda assim, a rainha fraiste om que a im- prensa tenha todas as facilidades para realizar o seu trabalho o esso foi um dos pontos discutidos por seu secretario particular, Sir. Martin Char- teris, e seu secretario de Imprensa, William He- seltine, em suas diseus5es com autoridades bra- sileiras em julho ultimo.

Lá: rainha e«.o duque. figrão -. oportunidade do manter contatos sociais com a imprensa e o fa- rão com freqüência. Um "cooktall" informal se- rá realizado logo no inicio da visita, pei-milindo .. rainha e ao duque de Edimburgo conhecerem os jornalistas que farão a cobertura oficial. Bm- bora se trate de um evento social, a recepção vi- sa a dar aos repórteres e jornalistas uma opor- tunidade de conhecerem pessoalmente as pessoas que descreverão nas suas reportagens. Nestas ocasiões, solicita-se aos jornalistas que não tirem fotografias, o que interromperia a oportunidade de conversações cordiais, que se objetiva nes3as ocasiões.

Amiga da Imprensa

Os jornalistas descobrirão que a rainha gosta do coniiecer-lhes o trabalho e, incidentalmente, não é verdade que o protocolo exija que a pessoa fique silenciosa até ser interpelada. A rainha tem prazer em conversar com os jornalistas e o ônus de encontrar algo interessante para dizer não de- ve ser deixado inteiramente a ela.

Na visita no BrasU a rainha receberá em caráter mais pessoe.1 os seua convidados a bordo do "Britannia". O costume, nessas ocasiões, é receber de 50 a 60 pessoas para um jantar, se- guido de uma recepção para 200 pessoas mais tarde. Embora o administrador da Casa Real, bri- gadeiro Geoffrey Roberts, esteja a bordo do "Bri- tannia" para dirigir toda a recepção, os detalhes do jantar e distrações para os hospedes são sem- pre discutaidos pessoalmente cam a rainha.

BENEDICTO RIBEIRO

k mmmsm mum creme V

¦ RIO — O país ficou sabendo, através de denúncia do deputado Celestino Filho, que em Brasília são lançados, cada dia, 1Ó.0Õ0 litrds de leite nos esgotos, por falta d_ comercialização do produto.

a caUii uia, p leite alvo e nuLr.i.-vq, o leite bom das crianças, dos velhos e dos

enfermos, é escoado, como enxurrada es- teril, para a inutilidade dos canos de es- gotos da Capital Federal.

É possível tal crime contra a infân- cia, contra o país, contra o futuro?

O que desejo, com estas minhas sim- pies Unhas, é apenas acentuar a dimen-

são desse crime da imaturidade brasileira.

mesmo justificáveis. Como estão as coisas, o seguro automobilístico obrigatório muito se as- semelha ao sistema previdenciário: emprega- dos e patrões pagam suas taxas, mas na hora em que o servl.o é reclamado, êle não existe ou é dramaticamente deficiente.

Certamente, deve haver seguradoras que se esforçam para prestar eficiente serviço, rnere- cendo o dinheiro que arrecadam dos automo.

bilistas. Mas, as reclamações crescem em volu- me e intensidade, demandando. uma ação go- vernamental enérgica e urgente. O saneamen- to, no fundo, é do interesse das próprias com- panhias de seguro, porque, do contrário, logc veremos algum movimento destinado a trans- ferir, monopolísticaménté, para o governo a função seguradora de veículos. Nesse caso, pa ra o público pagante, a situação nâo melhora- rá. Todavia, se a função foi apenas arrecada- dora, haverá sempre b consolo de saber que pelo menos, os vultuosos recursos vão para os cofres públicos.. • ,

THEREZA ALKMIM

Quantos copos dão um litro? Cinco copos. São pois 50.000 crianças, enfermos e velhos, roubados num copo de leite, por dia.

Era o que queria salientar, numa na- çâo em que hâ crianças que morrem dc fome,

No dia 7 do novembro do 1017, um punhado do bolchoviques sob a orientação do Iiych Lenta e Trotsky se apoderaram do aa- tudo ruàso. nãp da moparqu|a rwírianoff más'das mãos du um governo provisório democrático p.>tabe.ep)do oito meses antes.

Em novembro do aho passado ò iiüinurilstho soviético compiétu meio' netulb da existência,

A i-MierloncIu aovlotiua foi de- nomiiiuda uma «.Grando Expo.

rlenciu • -A- formula 6 unlct poi que dú a impressão do comparar

„ povo russo com as cobaias e cães destinados a laboratórios., E lio entanto, sem duvida ttl- _uma, a Hussia deu o mais lon- go m"is intensivo teste do um jo_o de teorias sociais em toda.

a historia levado a efeito por fanáticos de nervos do aço em um luboratdrlo que abrange uma sexta parto do superfície da terra, enormemontó populado a.

possuidora de recursos naturais..

Nu mundo do hoje dc mudança e movimento veloz, cinqüenta anos são equivalentes d vários, áoculos no passado. Oo modo qun aluguem podo razoavelmeji te uitíuir, como o fizeram naá primeiras ducudua, que ainda é cedo para se julgar mas no en tento o tempo decorrido ja nos' ofercic oportunidade para so fazer um juizo claro o deflnidot Pode alguém afirmar quo ò comunismo uovletlco foi bem

«sucedido»? Até quo ponto con- seguiu ele os objetivos anuncia- doa em 1917? O socialismo não como luoria, mus como um cor po concreto de teoria como o è nu UHSS, ofereço um modelo ra clonal pare emulação ao reato do mundo o isto em particular pelos habitantes e países co.

Ihidos ua chamada revolução do nieahores expectaüvas? Talvez nenhum ouiro fenômeno nos tempos modernos tem sido tão descrito, analisado, documentado o discutido mas após cinqüenta e nm anos de existência seria conveniente avalia-lo.

Nos meses que decorreram desde ns comemorações do 50-.0 aniversário todo 0 movimento comunisla tem sido sacudido por pressões o atritos de ordem in- lema.

Em primeiro lugar, Romênia rompe com Moscou, chegando ao ponto d:i delegação rumena aban- donar o recinto ondo se realiza- va a Conferência em Budapeste, e mais tarde recusou-se a parti, clpcr da conferência do Dresden com a desculpa dc quo não de- sejavam imiscuir-se cm o.s un- internos de outro pais comú nista, nesto caso a Checosiovu- quia.

Em segundo lugar, é bem evi.

dento a retirada dc grande nu- mero de partidos comunistas das idéias..emanadas do Kremlin, pois 20$íí-"(leles recüsaram-SB a enviar delegações à conferên- cia do Budapeste.

Em terceiro lugar, pedidos da liberalização, o o termino do governo de ura só partido, por- tanto liberdade de ação, causou a. invasão da Checoslováquia, Ainda mais, os protestos dos es- ' tudantes cm Varsóvia podem ser considerados como uma expres, são do fato de que o regime do Gomulka, mais o do Walter Ul- bi-icht da Alemanha Oriental, è ainda o quo mais se aproxima às ideologias de Moscou; jamais produziu, apesar das promessas, o liberalismo quo se esperava, a que na Polônia o movimento da liberalização como o .ue so pro cessou ha meses na Checoslova- quia faz parte do uma demanda geral para abolir com cs regras estabelecidas pelo mundo comu- nista,

(Conciui nu S.a pág. do 2.0 cad.l

Diário do Paraná

r umi.iiioi dos Olarias Associado»: .

ASSIS CHATEAUBRIAND Diretor

ADHERBAL G. STOESSER

• *

Propriedade da

«S. A. DIÁRIO DO VARASA»

ADHERBAL G. STRESSER Dirstor-Prtsid-nt.

NEREU MAIA TONIATTI Dir«tor-Gtr.nt«

« •

Redaç&o, Admlnlitraçto, <*»»- bllcidade • Oficina-i:

Rua José Loureiro, 111 —

"TELEX" — 027-853

Fones: 4-3611 . 4-HA9 — (Rede Ínterim — PBX) Telegramas:

cBIABPABANA» — Adml- nistração

«MATUTINO. - Redação Sncursaia:

São Paulo - nua 1 d* Abril, 230 - ?.» andar - a/TOl.

Telefone*: 33-85-S11 e S'í-5709-Direto

Bio d* Janeira — Rua do Carmo, e uobreloja) Telefone: Jl-3613.

Santa Catarina - Rua Ma- rechal Floriano Peixo- to n» 55k - conj. KW - Ponaf-ltía — Blu- tnenau.

Porta Alarra ~ Rua Ora- gua;, 381 — $t ená.

conj. 86/7 — fone ..

•V-a-UO.

VENDA AVULSA Capita]

Olai Oteis a Do-

¦atoío» NCrf O,ao

Intartar: .

Dias oteis,* Do-

wioío* MCrt &»

ASB1NATORA (Via Postal)

***OAL .. .. ;. NCr» 6ff,00 D- R -• NCrt 5,00 T°tal .. ....

SEMESTRAI, ..

D- R. .. .. .

. NCr* 86.00 NCr? 33,00 NCrt S.00

.£__" .__•• •• •• wert_B.ob

?^S ATRASADfOe Nor» 8.S5

m&mümm. '. S

¦y.y:\\.y.y-.x.;..-.i,-.--y. ¦y-xm..,-.-' -,-".. ^ywwaijM^u»^^

t&.y**&*rmS&^5ãrS

Referências

Documentos relacionados

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

A engenharia civil convive com problemas tecnológicos e de gestão, motivo pelo qual projetos apresentam má qualidade. São elaborados rapidamente, sem planejamento,

Com base na literatura revisada, conclui-se pela importância da implantação de um protocolo de atendimento e execução de exame de Ressonância Magnética em

Apesar disso, a Renda Mensal Inicial não possui vinculação alguma com o salário mínimo, ou seja, caso um benefício concedido em um determinado ano tenha RMI

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Dada a presença de fortes desigualdades regionais e o contexto de um sistema de saúde misto, analisou-se especificamente como essa desigualdade se manifesta