• Nenhum resultado encontrado

ABIC PREMIA OS MELHORES DA QUALIDADE 2011 NO PROGRAMA DE QUALIDADE DO CAFÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ABIC PREMIA OS MELHORES DA QUALIDADE 2011 NO PROGRAMA DE QUALIDADE DO CAFÉ"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição 059 / Rio de Janeiro, 07 de fevereiro 2012

ABIC PREMIA OS MELHORES DA QUALIDADE 2011 NO PROGRAMA DE QUALIDADE DO CAFÉ

Na foto: Leidiliz Lima Gatti, Diretora Executiva e Vagner Milani Diretor Industrial da Torref. Noivacolinense, vencedora da categoria Gourmet

Na foto: Maurício Prata dos Santos, filho do Sr. Meneval Prata dos Santos, entre os amigos Eduardo Rodrigues, (à direita) Sydnei Pimentai (à esquerda), vencedor da categoria Superior.

Na foto: Mariangela Tarameli, Diretora da empresa Serra da Grama, Takamitsu Sato e Bernardo Wolfson, Presidente e Vice-Presidente da ABIC, vencedora da categoria Tradicional.

Pelo quinto ano consecutivo, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café premia as empresas que tiveram seus produtos melhor avaliados no PQC – Programa de Qualidade do Café, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet. Lançado no final de 2004, esse programa é hoje o maior e mais abrangente sistema certificação da qualidade para café torrado e moído em todo o mundo, visto que as demais certificações atestam a qualidade da matéria-prima, o grão verde, e não o produto após ser industrializado.

Contando hoje com 434 marcas certificadas e monitoradas permanentemente pela ABIC, o PQC tem auxiliado as empresas a diferenciarem suas marcas, focando nichos específicos, o que tem influenciado positivamente no crescimento do mercado interno, dada a melhoria contínua da qualidade do café à disposição dos consumidores de todas as classes e rendas.

Essa é a estratégia do PQC:

aumentar a demanda a partir da total satisfação dos clientes seja qual for a categoria de

produtos.

Em evento realizado no dia 24 de janeiro de 2012, no Auditório do Sindicato de São Paulo, com a presença de representantes importantes do setor cafeeiro, imprensa e convidados das empresas premiadas, a ABIC apresentou os vencedores do prêmio

“Melhores da Qualidade 2011”, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet. “O foco da premiação é diferenciar os produtos em qualidade e preço e para isso contamos com uma rede de sete laboratórios e cinco certificadoras”, disse o diretor-executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz.

Os melhores cafés do PQC em 2011 são produzidos por duas indústrias paulistas e uma mineira. Na categoria Melhor Gourmet, o vencedor foi o Café Morro Grande Expresso, produzido pela Torrefação Noivacolinenses, de Piracicaba (SP). Na categoria Melhor Superior, o vencedor foi o Café do Produtor, em grão torrado para moinho, da indústria mineira Prata dos Santos, de Uberaba. E o Melhor Tradicional foi o Café Serra da

(2)

Grama Intenso, produzido pela torrefadora Café Serra da Grama, de São Sebastião da Grama (SP).

“Mais que uma premiação, a inclusão da marca no rol dos Melhores do PQC destaca os esforços dessas indústrias em manter e melhorar os seus produtos, atendendo a Norma de Qualidade Recomendável e as Boas Práticas de Fabricação de Cafés Torrado em Grão e Cafés Torrados e Moídos”, diz o presidente da ABIC, Américo Sato, comemorando o fato de as empresas premiadas serem de porte médio e atuação regional. “Isso mostra que elas estão investindo em tecnologia, na aquisição de boas matérias-primas e no controle da qualidade final”.

Vantagens em cadeia

O objetivo do PQC é incentivar que as indústrias diferenciem seus produtos em qualidade e preço. Para as empresas, a vantagem está na possibilidade

de melhor focar seu negócio, lançando ou reposicionando suas marcas de acordo com o perfil de seus consumidores.

Para o varejo, é um diferencial importante que permite ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar. Para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo: fazê-los descobrir que café não é tudo igual, mas que existem diferenças inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa, e que existem marcas para todos os gostos e bolsos.

O programa é gerenciado pelo Instituto Totum (organismo certificador credenciado e especializado na gestão da qualidade), e é de adesão voluntária, cabendo à torrefadora indicar qual a categoria pretendida para sua marca. O que determina a categoria do produto é a Nota de Qualidade Global do Café na Xícara, conferida em uma escala de 0 a 10 por

experientes profissionais em avaliação sensorial.

Para Cafés Tradicionais, a nota deve ser igual ou superior a 4,5; para Cafés Superiores, nota igual ou superior a 6,0 pontos e até 7,2; e Cafés Gourmets nota igual ou superior e 7,3 até 10.

Os produtos são avaliados em provas cegas (sem identificação da marcas) e a nota é dada ao conjunto de atributos: aroma, sabor, corpo, finalização, equilíbrio e doçura.

Os Melhores Cafés do PQC em 2011 obtiveram as seguintes notas: o Café Morro Grande Expresso, venceu na categoria Gourmet com a nota 8,0; o Café do Produtor, em grão torrado para moinho, conquistou a nota 7,2 na categoria Superior (máxima), e o Serra da Grama Intenso, a nota 6,4 na categoria Tradicional (o que permitiria à empresa posicionar a marca no mercado como um produto Superior).

Representantes do Setor Agronegócio, Imprensa e Convidados

assistem atentamente à premiação “Melhores do PQC 2011”. Degustação dos cafés premiados em “Melhores do PQC 2011”.

(3)

IN 16 - Empresas devem encaminhar ao MAPA laudos de Microscopia e Umidade até o final deste mês de fevereiro.

As indústrias devem encaminhar até final de fevereiro os laudos das análises de microscopia e umidade realizadas em suas marcas, para a Coordenação- Geral de Qualidade Vegetal – Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal - CGQV/DIPOV, conforme determina a circular 036/2011 do MAPA.

Os limites estabelecidos pela IN 16 são 1% de Impureza e 5%

de Umidade (isoladamente, o percentual máximo de matérias

estranhas permitido no Café Torrado em Grão e no Café Torrado e Moído é de 0,1%).

Até o momento o único laboratório credenciado pelo MAPA para a realização destas análises é o NUGAP – Núcleo Global de Análise e Pesquisa, localizado em Minas Gerais.

As empresas poderão entrar em contato com a Sra. Giselia Campos ou Marcio Coelho através do telefone (31) 3313- 1616 ou e-mail nugap@

bol.com.br para maiores

informações sobre análises.

Para encaminhamento dos laudos as empresas devem encaminhar uma cópia para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal - CGQV/DIPOV, Esplanada dos Ministérios, Bloco D - Anexo do MAPA, 3º andar, Ala B, Sala 338 - 70.043-900 - Brasília - DF, aos cuidados do Sr. Fabio Florêncio Fernandes.

CREA – Mais uma decisão a favor da ABIC

Em mais uma das ações propostas pela ABIC contra o Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo – CREA foi concedida a antecipação de tutela para impedir o órgão de fiscalizar, enviar boletos, aplicar multas ou exigir a contratação de engenheiros em indústrias de café. O objetivo final das ações é a declaração da inexistência de relação jurídica entre o CREA e as autoras, mas a antecipação de tutela tem o objetivo de fazer com que o réu deixe de coagi-las a se registrar naquele conselho. Se o CREA descumprir a decisão terá contra si a aplicação de multa diária.

Com isso, as empresas:

INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS CASSIANO LTDA., ALÉCIO GOTTI LTDA. e VELLINI ALIMENTOS LTDA., ficam protegidas das ações ilegais do CREA que não poderá aplicar penalidades, exigir o registro das autoras ou contratação de profissional ligados ao Réu.

Tais ações foram iniciadas a partir de maio de 2008, quando o Conselho Gestor da entidade decidiu patrocinar tais questões. Caso sua indústria tenha algum tipo de problema com o CREA, CRQ ou outro Conselho de fiscalização profissional deve entrar em contato com o advogado da ABIC, Dr. Alexandre Lima, para maior orientação.

Contato Departamento Jurídico da ABIC:

Dr. Alexandre Lima Telefone: (21) 2206-6150 E-mail: alexandre@abic.com.br

(4)

Abaixo, descrevemos em números a evolução dos programas de certificação ABIC: Selo de Pureza, Programa de Qualidade, Cafés Sustentáveis e Círculo do Café de Qualidade. Se você ainda não tem uma dessas certificações ou possui alguma dúvida quanto a elas, entre em contato conosco através do e-mail aline@abic.com.br que estaremos prontos para lhe auxiliar.

Programas de Certificação ABIC

(5)

PQC - Programa de Qualidade do Café - Novas Certificações

Coletas dos Programas de Certificação ABIC.

No mês de janeiro/2012, a ABIC realizou 158 coletas para os seus programas de certificação.

Os estados coletados foram: RJ (9), MG (110), ES (2), SP (4), GO (7), RO (8), PR (17) e SC (1).

Ao lado você encontrará a distribuição geográfica das coletas.

Dica ABIC

Depois de abrir o pacote de café, transfira o pó para um pote de plástico ou de vidro ou em uma lata, que seja hermeticamente fechado, e guarde preferencialmente na geladeira.

O pote tem que estar muito bem fechado para não entrar ar e, no caso da geladeira, para o café não entrar em contato com a umidade e o pó não adquirir os odores dos outros produtos lá guardados.

Você pergunta, ABIC responde.

Qual o prazo de validade para o café torrado e moído?

A Legislação em vigor para o assunto, Resolução RDC 259 de 20/09/02, especialmente seu item 6.6, Instrução Normativa 16/2010 do MAPA, Resolução 277 de 22/09/05 e a Lei 8.078/90, em seu artigo 31 não estabelecem um prazo fixo para o produto, de maneira que o fabricante é o responsável por tal informação.

Cada indústria deverá ser capaz de comprovar que seu produto está adequado ao consumo até a data final da validade que indica em sua embalagem sob pena de responsabilização.

Qual a equivalência de resultados de cor da Torra entre o Disco Agtron e o Colorímetro?

Agtron: 25

Colorímetro: 46 a 51 Agtron: 35

Colorímetro: 51 a 56 Agtron: 45

Colorímetro: 55 a 59 Agtron: 55

Colorímetro: 61 a 88 Agtron: 65

Colorímetro: 81 a 102

Agtron: 75

Colorímetro: 101 a 121 Agtron: 85

Colorímetro: 125 a 137 Agtron: 95

Colorímetro: 135 a 146

Empresa Produto Categoria

Ind. e Com. Café Floresta S/A Floresta Extra Forte à Vácuo Tradicional Oliveira Faria Ind. e Com. Ltda ME Madame D'orvilliers Espresso Gourmet Gourmet Café Caiçara Ltda. São Joaquim Tradicional TM a Vácuo Tradicional

São Joaquim Extra Forte a Vácuo Tradicional Vereda Alimentos Ltda. Vereda Torrado e Moído Extra Forte Tradicional

(6)

Marcas novas Autorizadas ao uso do Selo de Pureza

Marcas que receberam autorização do Comitê Permanente de Qualidade para utilizarem o Selo de Pureza ABIC:

Marca: VRD UF: Minas Gerais

Empresa: VEREDA ALIMENTOS LTDA Marca: COAGRONEP

UF: Minas Gerais

Empresa: B & J RIBEIRO LTDA

Empresas Associadas com Impurezas

Empresa: CENTRO AGRO. EMP. DE CAFÉ LTDA (SP)

Marca Impura: ATIBAIENSE

Marca (s) que não pode (m) usar o Selo: ALCALANTO, PRETO, PAOLINETTI, VINHEDO E MONTE SANTO

Penalidade: Suspensão por impureza – 180 dias (até 05/06/2012).

Empresa: CAFÉ SÃO JOSÉ LTDA (MG) Marca Impura: DO DIA

Marca (s) que não pode (m) usar o Selo:

DO DIA E DONA ALBERTINA

Penalidade: Excluído por impureza em dezembro/2012.

Uso Indevido do Selo de Pureza ABIC

Empresas que utilizam o Selo de Pureza sem a devida autorização:

Empresa: RODEIO IND. E COM. DE CAFÉ LTDA (TO)

Marca: RODEIO

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: IND. TORREF. E MOAG. DE CAFÉ GUILHERMINO LTDA (MG)

Marca: CAMPO FORTE

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: CIRO SARAIVA LIMA & CIA LTDA (PA)

Marca: LISBEL

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: AMAZONIA IND. E COM. DE ALIM. LTDA (PA)

Marca: LISBEL

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Uso Indevido do Selo Cafés do Brasil

Empresas que utilizam o “Selo Cafés do Brasil” sem a devida autorização:

Empresa: BRAZILIAN BIO TRADE AGRONEGOCIOS ORGANICOS LTDA (RITA VALERIA CHAVES MAFRA (BA)

Marca: RIACHO DOCE

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: RITA VALERIA CHAVES MAFRA (BA)

Marca: RIACHO DOCE

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: ADELAIDE SORAYA SOBRINHO SOUZA DE COMQUISTA - ME (BA) Marca: DA LÔRA

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: O SENHOR CAFE DE MINAS COM. DE CAFE LTDA (MG)

Marca: O SENHOR DE MINAS

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: ESCOLA DE MINAS COM. DE CAFÉ LTDA (MG)

Marca: O SENHOR DE MINAS

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Uso Imitativo do Selo de Pureza

Selos imitativos são aqueles que procuram confundir os consumidores porque são visualmente parecidos com o Selo ABIC.

Tais imagens possuem similaridades já que os selos imitativos geralmente são

retangulares, possuem um picote igual ao selo original, possuem traços paralelos acima e abaixo em cor vermelha, utilização da mesma letra ou de palavras como

“Pureza”.

Empresa: CAFEEIRA FATIMENSE LTDA (PR)

Marca: OLICAFÉ

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: PALMEIRA COFFEE COM. DE CAFE LTDA (MG)

Marca: MATINATA

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: CAPEL EMPACOTADORA E COM.

DE CAFÉ EM GERAL LTDA (SP) Marca: PURO

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Empresa: TORREF. E MOAG. DE CAFÉ TAUBATE LTDA (SP)

Marca: BAMBI

Providência tomada: Notificação Extra- judicial. Encaminhou novo modelo de embalagem sem o Selo.

Empresa: IND. COM. E SERV. QUALITY (AM)

Marca: SABOR MINEIRO

Providência tomada: Notificação Extra- judicial.

Decisões do Comitê Permanente de Qualidade.

Você Sabia?

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas idosas que bebiam uma xícara de café convencional antes de se submeterem a um teste de memória obtinham melhores resultados do que pessoas da mesma idade que optavam por sucos naturais. De acordo com os pesquisadores, produtos ou atitudes que reforçam os níveis de energia do corpo, como o próprio café ou uma sesta durante a tarde ou até um passeio, podem melhorar a memória.

Outros aspecto interessante da pesquisa revela que tal fato pode não se aplicar a pessoas que não sejam consumidoras regulares de café.

Fonte: Webcare - Saúde on-line (www.

webcare.pt).

(7)

Empresas Não Associadas com Impurezas / Misturas.

Abaixo, transcrevemos as principais adulterações com suas respectivas marcas e locais de coleta. Essas marcas estarão destacadas em amarelo na tabela a seguir:

Merecem destaques as seguintes adulterações:

Marca: Fazenda Dona Lica (Ibitiura de Minas / MG) – 8,23% Cascas e Paus + Sedimentos

Dados da Coleta: Coletado no estabelecimento LUIZ CARLOS AMARANTE CRUZ em 30/09/2011.

End.: R: ANTONIO PINTO DE CARVALHO, 156 - IBITIURA DE MINAS / MG .

Marca: Vicosense (Viçosa/ MG ) – 7,95%

Milho

Dados da Coleta: Coletado no estabelecimento VALERIA PATRICIA SILVEIRA SANTOS-ME em 03/11/2011.

End.: AV: SENADOR LEVINDO COELHO, 459 - UBA / MG.

Marca: Caseiro (Inhapim / MG) – 5,02%

CASCAS E PAUS + SEDIMENTOS

Dados da Coleta: Coletado no estabelecimento SUPERMERCADO STURZENECKER em 20/09/2011.

End.: R: OSVALDO SILVA ARAUJO, 521 - INHAPIM / MG.

UF Cidade Empresa Endereço Marca Impureza Data Coleta

MG ASTOLFO DUTRA R. C COM. E IND. ESTRADA ASTOLFO DUTRA,

SERRA DA BOA VISTA, S/N.º COPA REAL 2,03% CASCAS E PAUS 22/9/2011

MG CAJURI CAFE CAJURI LTDA. RUA JOSE DAIBES, 70 BONZAO 1,62% CASCAS E PAUS 22/9/2011

MG CAPUTIRA VINICIUS PEREIRA BARBOSA-ME CORREGO DOS LOPES, S/N MANHUASSU 5,71% CASCAS E PAUS 16/11/2011 MG CAPUTIRA CELSO GONÇALVES ANTUNES - ME CORREGO SAO FRANCISCO MASTER 3,77% CASCAS E PAUS 20/9/2011 MG CARATINGA M & M CAFE IND. E COM. LTDA RODOVIA MG 425 - KM 01

GALPÃO 2 ROZAMINAS 2,63% CASCAS E PAUS 16/11/2011

MG COIMBRA CEREALISTA LIDER MINEIRO LTDA BR 356, KM 200 CASEIRO MINEIRO 3,5% CASCAS E PAUS 22/9/2011 MG CONCEIÇÃO DO RIO

VERDE COM. IND. E EXP. DE VALE DO RIO

VERDE LTDA RUA JOAO FRANCO, 123 CAMBUQUIRA 1,93% CASCAS E PAUS +

SEDIMENTOS 1/10/2011

MG ENGENHEIRO CALDAS COM. PALATO - ME LTDA R. MANOEL MARTINS, 55 SITIO MINEIRO 5,42% CASCAS E PAUS 20/9/2011 MG ERVALIA NEGRITO IND. E COM. DE CAFE LTDA.. ROD. ERVALIA-ARAPONGA, KM

2,2 DONALICE 1,66% CASCAS E PAUS 21/9/2011

MG ESPERA FELIZ HNPH MORAIS COM E IND. DE TORREF.

DE CAFE LTDA. ROD. ESTRADA PARAISO, S/N MA

KM 17 COA-VAP 2,75% CASCAS E PAUS 20/9/2011

MG IBITIURA DE MINAS IND. AWA AILTON CARLOS DE

CARVALHO -ME RUA.ANTONIO ELOI FILHO,76 FAZENDA DONA LICA 8,23% CASCAS E PAUS +

SEDIMENTOS 30/9/2011

MG IBITIURA DE MINAS IND. E COM. DE CAFÉ TORRADO

MONTEIRO LTDA RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 940 GRAO PURO 8,17% CASCAS E PAUS +

1,00% MILHO 15/8/2011

MG IMBE DE MMINAS IND. E COM. SANTOS MACIEL LTDA. RUA PADRE CELESTINO, 81 PAULA MACIEL 1,69% CASCAS E PAUS +

SEDIMENTOS 20/9/2011

MG INHAPIM CAFE INHAPIM LTDA. CORREGO DE SAO SILVESTRE

S/Nº CASEIRO 5,02% CASCAS E PAUS +

SEDIMENTOS 20/9/2011

MG MANHUACU ELIZETH MARIA DE SOUZA CARRILHO -

ME FAZENDA ROCA GRANDE CAFESCO 2,97% CASCAS E PAUS 20/9/2011

MG MONTE SIAO CAFE SOL DA MANHA LTDA. ME FAZENDA SAO JOSE SOL DA MANHA 1,91% CASCAS E PAUS 9/10/2011

MG MURIAE CAFE GOLINHO DO BRASIL LTDA RUA RAMO, A1 GOLINHO 3,4% CASCAS E PAUS 22/9/2011

MG SANTA BARBARA DO

LESTE COM. E IND. ITAUNA LTDA. ROD. BR 116 - KM 555 CARATINGA 2,02% CASCAS E PAUS 3/11/2011 MG UBA INDUSTRIA E COMERCIO ELDORADO DE

CAFE LTDA AV: DR. FECAS, 157 CHAMINE 2,96% CASCAS E PAUS +

0,36% SEDIMENTOS 23/9/2011 MG UBA PECLAFE IND. E COM. DE CAFE LTDA -

ME ESTRADA UBA-GUIDOVAL, S/N

GALPAO A DO BOM 4,35% MILHO 23/9/2011

MG VICOSA EMERSON MILAGRES MIRANDA - ME RUA JORGE RAMOS, 250 VICOSENSE 7,95% MILHO 3/11/2011

PE CARUARU MARIA CELIA DE ALBUQUERQUE ISSAC -

ME. RUA PONTA PORA, No 200 SERRANO 3,34% CASCAS E PAUS +

0,74% SEDIMENTOS 3/11/2011 PR APUCARANA ALBATROZ ALIMENTOS LTDA. AV. GOV. ROBERTO DA SILVEIRA,

1449 CASEIRO 6,31% CASCAS E PAUS 20/9/2011

PR CARLOPOLIS LEANDRO DA VEIGA R: CHUVA DE OURO, 176 COQUINHO 3,43% CASCAS E PAUS 20/9/2011

PR CASCAVEL PRODS. ALIM. GUARUJA LTDA. ROD. BR 277 - KM 600 NOSSO CAFE 1,59% CASCAS E PAUS 14/9/2011 PR FRANCISCO BELTRAO MUNDIAL ALIMENTOS LTDA RUA ANTONIO CARNEIRO NETO,

1011 SUDOESTE 1,82% CASCAS E PAUS +

SEDIMENTOS 14/9/2011

PR JACAREZINHO POMPEIA & REHDER LTDA. ESTANCIA SANTA CAMILA ROD.

PR 431 - KM 26 POMPEIA 5,95% CASCAS E PAUS 3/11/2011

PR JOAQUIM TAVORA FERREIRA & GARCIA LTDA RUA RUI BARBOSA, 50 NOVO 4,12% CASCAS E PAUS 3/11/2011 PR NOVA FATIMA CAFEEIRA FATIMENSE LTDA RUA FRANCISCO CARDOSO DE

ABREU S/Nº ANTIGA RUA E OLICAFE 2,43% CASCAS E PAUS 3/11/2011

(8)

Expediente: Este Boletim é um informativo da Associação Brasileira da Indústria de Café para todos os seus associados. Produzido pela Diretoria de Comunicação e editado pela ABIC. As matérias transcritas neste informativo são de responsabilidade de seus autores, e não representam as opiniões e pontos de vista da ABIC.

ABIC - Telefone: (21) 2206-6161 - FAX: (21) 2206-6155 www.abic.com.br - abic@abic.com.br - @abic_cafe

...continuação

UF Cidade Empresa Endereço Marca Impureza Data Coleta

SC TUBARAO CAFE CASTRO COM. E IND. LTDA. RUA JOSE BRESSAN, 580 CASTRO 5,65% CASCAS E PAUS +

SEDIMENTOS 22/10/2011

SP GUARATINGUETA CAFE PIRAQUARA LTDA. AV. BASF, 701 BRASILEIRINHO 2,94% CASCAS E PAUS 20/10/2011 SP GUARATINGUETA CAFE PIRAQUARA LTDA. AV. BASF, 701 ROSA DE OURO 4,15% CASCAS E PAUS 21/10/2011 SP RIBEIRAO DO SUL CAFE RIBOM LTDA - ME EST. VICINAL JOAQUIM C. DE

MELLO, 120 RIBOM 1,69% CASCAS E PAUS 10/10/2011

SP SAO MANUEL TORREF. E MOAG. CAFE GRAVA

ANERCIO MARCO GRAVA & CIA. RUA QUATRO DE JUNHO, 140 SEM LIMITES 2,26% CASCAS E PAUS 8/10/2011 SP TAUBATE COMERCIAL DE CAFE CASTRO ALVES

LTDA RUA.VERA VASCONCELLOS DA

SILVA ,65 MONTE SUL 2,58% CASCAS E PAUS 5/10/2011

UF Cidade Empresa Marca

SP AVARE CAFE CASTRO TORREF. E MOAG. LTDA CASTRO

MARCAS HOMÔNIMAS PURAS

Referências

Documentos relacionados

A seca no período da granação de 2010 influenciou sensivelmente o número de defeitos, o tipo, o tamanho dos grãos e a qualidade do café conilon; os defeitos de maior incidência

População em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e

No mês de agosto/2012, a ABIC realizou 180 coletas para os seus programas de certificação: Selo de Pureza, Programa de Qualidade, Cafés Sustentáveis e Círculo de Café

När du installerar eller avinstallerar programvaran under Windows Vista® Home Basic/Windows Vista® Home Premium/ Windows Vista® Business/Windows Vista® Ultimate/Windows® XP

CREME CORPORAL PARA MASSAGEM COM PRINCÍPIO ATIVO: EXTRATO DE ALGAS MARINHAS, EXTRATO DE CASTANHA DA ÍNDIA, EXTRATO DE ARNICA, EXTRATO DE CENTELHA ASIÁTICA, EXTRATO DE EQUISETO,

Com base na unidade de Haugh, o revestimento com fécula de mandioca aumentou a vida útil dos ovos em temperatura ambiente em comparação com os ovos não

Ungi Café Comércio e Indústria Ltda MG Bento Grão Extra Forte Pouch sem válvula TM Tradicional 30/04/2016. Ungi Café Comércio e Indústria Ltda MG Bento Grão Tradicional Pouch

São Paulo, novembro de 2010 – A partir do dia 20 de novembro, a Café Bom Dia, maior exportadora de café torrado e moído e café torrado em grão do Brasil, coloca nos supermercados