• Nenhum resultado encontrado

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL INE EAD INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL INE EAD INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 1

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

E ESPECIAL

(2)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 2 CONTEÚDO DO LIVRO

FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Segundo Queiroz (2003) a educação inclusiva é uma filosofia, um processo e um movimento de âmbito internacional, cujo objetivo precípuo é possibilitar um sistema unificado de educação para todos os alunos, dentre os quais os portadores de necessidades especiais. Implica transformação da escola nos aspectos políticos, curriculares e gerenciais, de modo a oferecer respostas educacionais eficazes à diversidade da população escolar.

A integração escolar pressupõe uma condição: a inserção do aluno depende de sua capacidade de adaptação e de suas habilidades frente as exigências do sistema escolar, que não pretende modificar- se para atendê-lo. Por outro lado, o modelo de inclusão pressupõe a transformação da escola, de modo a se adaptar as particularidades de seus alunos com vistas a uma educação realmente eficaz e viável para todos.

Como foi visto na retrospectiva histórica da educação inclusiva, a partir da Declaração de Salamanca em 1994, o que se diga de passagem, é muito recente, é que se tem abordado a questão da inclusão e tomou rumos mais claros e de tentativas práticas. Os fundamentos teóricos e metodológicos para a educação inclusiva estão centrados na educação de qualidade para todos e no respeito à diversidade.

Frisando os princípios da escola inclusiva e voltando às falas da Unesco (1994):

O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos por meio de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade.

Os princípios fundamentais da Educação Inclusiva, baseados na promoção e na garantia dos seus direitos dizem respeito:

1. À dignidade humana, observando o direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social;

(3)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 3

2. A busca da identidade própria de cada educando, reconhecendo e valorizando suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências e, por fim,

3. O princípio que se baseia no desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

A escola Inclusiva deveria se adaptar para que todas as crianças, deficientes ou não, tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. Incluir é respeitar e aceitar a individualidade, as diferenças de cada um e aprender com elas. Porém, aceitar e respeitar não é suficiente, é necessário criar condições para que a inclusão aconteça para todos (FRAGELLI, 2005).

DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS ATUAIS DOS ATORES ENVOLVIDOS NA INCLUSÃO E NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

De acordo com Bueno (2001 apud Leonardo; Bray; Rossato, 2009) o Brasil, apesar de não ser signatário da Declaração de Salamanca, vem procurando colocá-la em prática. Assumiu o compromisso político de atribuir alta prioridade política e financeira ao aprimoramento do sistema educacional, tendo como meta deixá-lo apto a incluir todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais. Não obstante, em face das dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas brasileiras, torna- se evidente que há pouco investimento, não apenas no que diz respeito ao processo inclusivo, mas ao sistema educacional como um todo.

Diante disto, defende-se que discutir a inclusão escolar implica em trazer à tona questões muito amplas, como: o pouco investimento no sistema educacional brasileiro; a falta de infraestrutura no tocante a recursos físicos para atender a todos os alunos, sejam eles especiais ou não; o preconceito; a discriminação; e, a falta de credibilidade que ainda impera em relação às pessoas diferentes, principalmente as que possuem algum tipo de deficiência. Essas pessoas são desrespeitadas e não são compreendidas como seres humanos com potencialidades e capazes de produzir como os demais cidadãos (LEONARDO; BRAY; ROSSATO, 2009).

Vigotsky (1997), por outro lado, vê potencialidade e capacidade nas pessoas com deficiência, mas entende que, para estas poderem desenvolvê-las, devem ser-lhes oferecidas condições materiais e instrumentais adequadas. Para o autor, não é a deficiência em si, no que tange ao seu aspecto biológico, que atua por si mesma, e sim, o conjunto de relações que o indivíduo estabelece com o outro e com a sociedade, por conta de tal deficiência. Com isso, deve-se oferecer a tais pessoas uma educação que lhes oportunize a apropriação da cultura histórica e socialmente construída, para melhores possibilidades de desenvolvimento.

Reforçar aqui as diferenças existentes entre os conceitos de integração e inclusão é importante, pois observa-se muitas vezes que o conceito de inclusão é confundido com o de integração física, ou seja, a redução da distância física entre as pessoas com e sem deficiência.

Nesse sentido, Gimenez (2006) analisa que o conceito de integração societal proposto por Carvalho (1991 apud Gimenez, 2006), ou seja, “igualdade de possibilidades legais e administrativas no acesso aos recursos sociais, de influir em sua própria situação pessoal, de realizar trabalho produtivo, de fazer parte da comunidade” seria um primeiro passo para o entendimento e para tomadas de atitudes que sejam condizentes com a efetiva inclusão social.

(4)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 4

De qualquer forma, os desafios são vários, o caminho ainda é longo, uma vez que entre as leis no papel e sua efetivação demanda muito trabalho, mas as perspectivas são positivas, principalmente porque vivemos num estado democrático e percebemos que a sociedade atual não está alienada, tem consciência dos seus direitos.

Poder Público e as Políticas de Inclusão

Do ponto de vista legal, político, educacional e filosófico, o direito à educação inclusiva está assegurado por lei.

Gimenez (2006) enumera as políticas governamentais adotadas, sobretudo nos últimos dez anos, para incentivar esse processo que tem sido adotada tanto no nível municipal, como estadual e federal:

1) A contratação de profissionais especializados para atuação nos segmentos de educação especial e educação inclusiva;

2) A reserva de assentos preferenciais em meios de transporte público e atendimentos preferenciais em instituições tais como bancos e estabelecimentos públicos;

3) A implantação de semáforos com sonorização para indivíduos portadores de deficiência visual e de telefones especiais para indivíduos portadores de deficiência auditiva e disponibilização de cadeiras de rodas em estabelecimentos públicos;

4) O treinamento de cães guia por meio de projetos especiais da polícia militar;

5) A concessão de escolha prioritária de imóveis em conjuntos habitacionais para indivíduos portadores de deficiência;

6) A concessão de linhas de crédito para a aquisição da casa própria e para a compra de veículos adaptados;

7) A criação de Centros de Equoterapia;

8) O desenvolvimento e implementação de programas de prevenção e de programas de treinamento específico para profissionais relacionados ao segmento educacional.

Como se observa, existem as políticas, mas novamente, é preciso lembrar, elas nem sempre são efetivadas e isso é claramente visível na grande maioria dos municípios brasileiros, nem mesmo a integração física e funcional são vistas no dia-a-dia.

Voltando a questão da inclusão para o espaço escolar, também são muitas as barreiras para que se concretizem as propostas de inclusão. Entre elas encontramos:

1. A desinformação por parte da comunidade em geral;

2. A insuficiência de informações atualizadas relativas à pessoa portadora de deficiência;

3. As atitudes de muitos portadores de deficiência que querem conviver apenas com seus pares;

4. As reações de negação à deficiência, ou mesmo de superproteção por parte das famílias dos indivíduos portadores de deficiência;

5. As características de muitas organizações de atendimento às pessoas portadoras de deficiência que apelam para o assistencialismo protecionista;

6. A falta de uma análise crítica em relação à ideia de integração e ambiguidades nos textos e documentos legais em relação tema; e por fim,

(5)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 5

7. A carência de recursos financeiros, humanos e materiais destinados ao atendimento nas áreas da saúde, educação, esporte e preparação para o trabalho (GIMENEZ, 2006).

https://youtu.be/9rR1OGeuOVM

Todas as crianças podem aprender e se desenvolver. As mais sérias deficiências podem ser compensadas com ensino apropriado – Vygotsky.

A instituição Escolar

Partindo da premissa de que a inclusão passa pela diversidade cultural, familiar, de gênero, religiosa, de aptidões e habilidades, devendo permitir ao aluno, contato e convivência com os seus pares, em suas totalidades, e não nas partes, convivendo ainda com pessoas diferentes em seus aspectos físicos, mentais, socioculturais, religião, etnia e para isso todos devem estar sensibilizados. É preciso esforço, empenho, dedicação e profissionalismo por parte de todos. E este é o papel da escola inclusiva.

São várias as adaptações necessárias que a escola precisa fazer para promover a inclusão. Entre elas podem ser citadas a modificação do seu espaço físico em consoante com as necessidades; o oferecimento de atendimento educacional especializado, paralelamente às aulas regulares; a busca do envolvimento de todos os membros da equipe escolar para o planejamento de ações e programas voltados para a temática; a impressão do espírito de coletividade ao corpo docente, diretores e funcionários, mesmo sabendo que estes possuem papéis específicos.

Na inclusão educacional, torna-se necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática. Docentes, diretores e funcionários apresentam papéis específicos, mas precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. Por outro lado, torna-se essencial que esses agentes deem continuidade ao desenvolvimento profissional e ao aprofundamento de estudos, visando à melhoria do sistema educacional.

Além da participação de docentes e gestores no contexto da inserção dos alunos com deficiência na rede regular de ensino, outros fatores, como os relacionados à estrutura do sistema educacional, precisam ser considerados na análise e nas discussões sobre as possibilidades de implementação de projetos nessa área (SANT`ANA, 2005).

Podemos pontuar que cabe ao gestor escolar:

• Proporcionar meios através dos quais o professor possa aprender novas práticas educacionais;

• Encontrar maneiras de estabelecer relações pessoais entre todos os alunos da escola;

• Desenvolver com os professores uma concepção de disciplina, que vigore em toda a escola;

• Ajudar a escola a tornar-se acolhedora e manter-se como uma comunidade;

• Promover uma filosofia baseada em princípios de igualdade, justiça e imparcialidade para todos.

(6)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 6 https://slideplayer.com.br/slide/1350965/

Os Educadores

Além de cursos de formação, para conseguir realizar o ensino inclusivo o professor deve aliar-se em um esforço unificado e consistente. Para tanto, é importante que busque apoio em alguns espaços que possam minimizar e/ou suprir suas dúvidas e questionamentos. O trabalho em equipe é importante, pois envolve indivíduos de várias especialidades que podem trabalhar juntos, planejando e implementando programas para diferentes alunos em ambientes integrados. Muitos professores sentem-se sozinhos porque existe pouca ou nenhuma oportunidade para uma interação cooperativa entre os profissionais. A colaboração e a consulta aos colegas ajudam o professor a melhorar suas habilidades profissionais, além de oferecer apoio psicológico.

Montoan (2005) ressalta que é preciso levar os professores a buscar sempre a qualificação e o aprofundamento dos estudos que lhes permitam trabalhar efetivamente com portadores de necessidades especiais e para completar, perceber que os diretores ou gestores tem que tomar todas as providências - de caráter administrativo - correspondentes e essenciais para efetivar a construção do projeto de inclusão.

Segundo Claúdia Dutra, secretária de Educação Especial do Ministério da Educação, em entrevista à Revista Nova Escola (set/2003):

Essa mudança de conceitos e formação especializada e continuada não é simples. Na verdade, ainda é difícil encontrar professores que afirmem estar preparados para receber em classe um estudante deficiente. A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante. Do ponto de vista burocrático, cabe ao corpo diretivo buscar orientação e suporte das associações de assistência e das autoridades médicas e educacionais sempre que a matrícula de um deficiente é solicitada e, do ponto de vista pedagógico, a construção desse modelo implica transformar a escola, no que diz respeito ao currículo, à avaliação e, principalmente, às atitudes.

Não podemos continuar segregando essas crianças em escolas especiais, que oferecem um ensino pouco estimulante. Quem enfrenta o desafio garante: quando a escola muda de verdade, melhora muito, pois passa a acolher melhor todos os estudantes (até os considerados “normais”).

Na educação infantil

Figueiredo (2000) afirma que a Educação Infantil é a porta de entrada para inclusão escolar, sendo este nível de ensino marcado pelo desenvolvimento das aquisições linguísticas, atitudinais, afetivas, sociais

(7)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 7

e psicomotoras, em que as crianças interagem com muito mais liberdade, sem a preocupação permanente de ter um currículo para cumprir.

Porém, a Educação Infantil tem suas especificidades, como por exemplo, o fato de que as professoras nesse nível de ensino, não apenas educam como também cuidam. De acordo com Forest e Weiss (2003), o cuidar e o educar caminham simultaneamente e de maneira indissociável, possibilitando que ambas as ações construam, na totalidade, a identidade e a autonomia da criança.

Campos (1994) afirma que o cuidar envolve todas as atividades ligadas ao cotidiano da criança como:

alimentar, lavar, trocar, proteger, consolar, entre outras. Demanda, portanto, conhecimentos da área biológica e humana que expressa uma relação entre a saúde e a educação.

Portanto, o cuidar da criança com deficiência física assume importância vital na Educação Infantil, tendo em vista que a faixa etária das crianças nesse nível de ensino se caracteriza pela dependência na realização de várias atividades cotidianas, como também requer maior atenção, pois, devido à curiosidade própria da idade, muitas vezes encontram-se em situações de risco, necessitando que as professoras estejam todo tempo zelando por sua segurança.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998, v.1, p. 68) “a instituição deve proporcionar condições para que os profissionais participem de momentos de formação de naturezas diversas como reuniões, palestras, visitas, atualizações por meio de filmes, vídeos etc.”.

Não podemos esquecer que a importância de conteúdos relacionados à deficiência na formação dos professores vem sendo recomendado desde 1994, de acordo com a Portaria n. 1793/94, que destaca a necessidade de complementar os currículos de formação de docentes que interagem com pessoas com deficiência, sendo recomendada a inclusão de disciplina que trate sobre aspectos éticos, políticos e educacionais dessas pessoas, prioritariamente nos cursos de Pedagogia, Psicologia e em todas as licenciaturas (BRASIL, 1994).

Silva e Silva (2006) levantam a questão de que os profissionais que atendem crianças com deficiência devem não somente diagnosticar os danos motores ou cognitivos, como também avaliar as necessidades das famílias para demandas psicológicas, educacionais, sociais e de lazer.

É importante salientar, os esforços empreendidos pelo governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação, para mudança dessa realidade, ao publicar a Portaria nº. 1793/94, que recomenda, aos cursos da área de saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional) conteúdos relativos aos aspectos éticos - políticos - educacionais da normalização e integração da pessoa portadora de necessidades especiais. Tal medida apesar de já ter sido publicada há 15 anos, parece que não conseguiu ainda, surtir o efeito esperado na maioria das universidades brasileiras (MELO; FERREIRA, 2009).

A sociedade

Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades. As características mais importantes das crianças e jovens com deficiência são as suas habilidades. Uma criança deficiente não é respeitada se for abandonada à sua deficiência, do mesmo modo que não é respeitada se se negar a realidade da sua deficiência. É respeitada se a sua identidade, a sua originalidade, da qual a deficiência também faz parte, for favorecida e quase provocada, isto é, se

(8)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 8

ela for levada a desenvolver-se. Tal é a atitude realista ativa, em situação e em relação. Se for ao contrário, temos o realismo inerte.

Estatisticamente, segundo dados do Censo Escolar 2005, apresentados pela Revista Nova Escola (2005) existem 195.370 alunos com necessidades Especiais matriculados em 30.765 escolas regulares da rede pública e particular - uma média de 6,35 alunos por escola. Apenas 36,5% dessas instituições (11.215 escolas) contam com apoio pedagógico especial. Pode haver, portanto, cerca de 124 mil alunos com necessidades especiais estudando em escolas sem atendimento especial (ACHCAR, 2005).

As crianças não portadoras de necessidades especiais passam a observar e respeitar as necessidades dos colegas. Floresce um senso de responsabilidade pelo bem-estar do colega que acaba por ser um exercício constante nas escolas onde a inclusão funciona.

A Família

Partindo do conceito básico de família como sendo um pequeno sistema social, que vive sob o mesmo teto, tendo a princípio, afinidades pessoais e emocionais, sendo indivíduos que se amam e se apoiam, pode-se inferir que esta desempenha um papel importante na construção da personalidade e do comportamento do indivíduo, bem como participa de sua evolução moral e mental e no estabelecimento de culturas e instituições.

Ao nascer uma criança e sendo esta portadora de alguma necessidade especial, os pais tendem num primeiro momento negar e revoltar com a situação, reagindo cada um à sua maneira e de acordo com seus princípios.

Cabe um acompanhamento especializado e com o decorrer do tempo, as relações podem se tornar equilibradas, de cumplicidade e afetividade entre os membros da família.

A esses familiares pede-se que aceitem uma realidade que não desejam e que não é prevista, uma realidade em que os meios sociais e a mídia pouco abordam e, quando o fazem, é de maneira superficial, às vezes preconceituosa e sem apresentar os caminhos para a inclusão social.

Os pais ou responsáveis por portadores de deficiência, por sua vez, também se tornam pessoas com necessidades especiais: eles precisam de orientação e principalmente do acesso a grupos de apoio. Na verdade, são eles que intermediarão a integração ou inclusão de seus filhos junto à comunidade (MACIEL, 2000).

Enfim, a situação dos pais e das famílias dos portadores de necessidades especiais é delicada, eles sofrem tantas discriminações quantos seus filhos e precisam de um acompanhamento psicossocial, de tolerância, de compreensão e paciência para vislumbrar um horizonte positivo e bonito.

A família e a escola devem encontrar formas criativas e firmes de convencer a comunidade a participar, através de parcerias, da manutenção para a integração/inclusão. O envolvimento das famílias com a escola, como membros ativos e participantes, só tem a acrescentar no desenvolvimento das crianças portadores de necessidades.

https://youtu.be/HhZPB9CkZJk

Historicamente, os pais têm sido uma importante força para as mudanças no atendimento aos portadores de deficiência. Os grupos de pressão por eles organizados têm seu poder político concretizado na obtenção de serviços e recursos especiais para grupos de deficientes, particularmente para deficientes mentais e deficientes auditivos (MAZZOTTA, 1996, p. 64).

(9)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 9

Como resultado dessas lutas constantes pelo acesso e permanência do deficiente na escola, alguns dados do Censo Escolar de 2006 (MEC/INEP) registraram que a participação do atendimento inclusivo cresceu, no Brasil, passando dos 24,7% em 2002 para 46,4% em 2006. Entre 1998 e 2006, houve crescimento de 107,6% no total das matrículas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Também houve no mesmo período crescimento de 28% das matrículas em escolas e classes exclusivamente especializadas e crescimento de 640% das matrículas em escolas comuns do ensino regular consideradas como “inclusão” (SILVA; SILVA 2008).

Enfim, a inclusão e mesmo a integração das pessoas com necessidades especiais é um processo que requer, para sua consolidação, a concorrência de múltiplos esforços e a participação de todos os segmentos da sociedade de forma que se crie uma consciência social.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS E UTILIZADAS

ABBAMONTE, Renata. Inclusão escolar: do que se trata? (2007). Disponível em:

<http://www.netpsi.com.br/artigos/060405_inclusao.htm#> Acesso em: 05 abr.

2010.

ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter

Roberto (orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006.

ACHCAR, Tatiana. Inclusão do aluno com deficiência visual pede sala de apoio.

Revista Nova Escola, set./2005.

ALENCAR, Eunice Soriano de (org). Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. 3 ed. São Paulo: CORTEZ editora, 1995.

ALENCAR, E. S.; FLEITH, D. de S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e prática em psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. Rio de Janeiro: Wak, 2006.

ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi de; et al. Estudo audiométrico de alta frequência em pacientes curados de câncer tratados com cisplatina. Rev. Bras.

[online]. 2008, vol.74, n.3, pp. 382-390. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rboto/v74n3/12.pdf> Acesso em: 10 abr. 2010.

AMORIM, K.S.; YAZLLE, C.; ROSSETTI-FERREIRA, M.C. Saúde e doença em ambientes coletivos de educação de criança de 0 a 6 anos, 1999. Disponível em:

<http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/ROSSETTI.pdf.>. Acesso em: 10 abr. 2010.

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

AQUINO, Julio Groppa (org.) Transtornos emocionais na escola: da consternação à inclusão. São Paulo:

Summus, 1999.

ARANHA, M. S. Inclusão social e municipalização. Em E. Manzini (Org), Educação especial: temas atuais (pp.1-9). Marília: UNESP-Marília Publicações, 2000.

(10)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 10

ARAÚJO, Clarissa Martins de; FONTE, Zélia Maria Luna Freire da. A educação de surdos e a prática pedagógica dos professores ouvintes: possibilidades e limites. Recife: UFPE, 2007.

AUBERT, E. K. Equipamentos adaptativos para crianças com incapacidade fisica.

In: TECKLIN. Fisioterapia pediátrica. Tradução de Adriana Martins Barros Alves.

3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. p 260-289.

BARBOSA, Laura de Monte Serrat. A Psicopedagogia no âmbito da Instituição Escolar. Curitiba:

Eleotério, 2000.

BLANCO, Rosa. Aprendendo na Diversidade: implicações educativas. III Congresso Ibero-americano de Educação Especial (Foz do Iguaçu - PR, 4 a

7.11.1998.

BOBATH, K. Uma base neurofisiológica para o tratamento de paralisia cerebral. 2. ed. São Paulo:

Manole, 1984.

BRASIL. Constituição Federal de 1988.

BRASIL. Lei 4024 /61. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Lei 5692/71. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Lei 9394/96. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Lei 10.172/01 – Aprova o Plano Nacional de Educação.

BRASIL. ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8069/90.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial.

Brasília: SEESP, 1994.

BRASIL. Desafios da Educação Especial, da Secretaria de Educação Especial - SEESP/MEC, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes gerais para o atendimento educacional dos alunos portadores de altas habilidades/ superdotação e talentos. Brasília: MEC/SEESP, 1995.

BRASIL, Ministério da Educação. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília:

MEC/SEESP, 1995.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental: superdotação e talento. Brasília: MEC/SEESP, Vol I, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental: superdotação e talento. Brasília: MEC/SEESP, Vol II, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília:

MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Lucia Helena Lodi (coord.). Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação, SEIF, SEMTEC, SEED, 2003.

(11)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 11

BRASIL, Ministério da Educação. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa /Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos.

Brasília: MEC; SEESP, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – pessoa com surdez. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. DECRETO 3.298/99 Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de

1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.

BRASIL. PARECER CNE/CEB n. 17/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

SIL. PORTARIA MEC n°. 1.679/99 requisitos de acessibilidade a cursos, instrução de processos de autorização de cursos e credenciamento de instituições voltadas à Educação Especial.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2/2001. Institui Diretrizes e Normas para a Educação Especial na Educação Básica.

BRUNO, M. Escola Inclusiva: problemas e perspectivas. Série- Estudos Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n. 10, p. 79-90, 2000.

CAMPOS, M. M. Educar e Cuidar: questões sobre o perfil do profissional de Educação Infantil. In: Brasil.

MEC. Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. Brasília: MEC, 1994.

CARMO, Sônia Maria do. Um breve panorama do que já foi feito pela

educação especial no Brasil e no mundo. Disponível em: <http://www.pedagobrasil.com.br> Acesso em: 14 abr. 2010.

CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de Aprendizagem: uma questão de nomenclatura. Revista Sinpro. Rio de Janeiro: Seminário Dificuldades de Aprendizagem - compreender para melhor educar, 2003.

CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar, São Paulo:

Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda., 2003.

Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Organização Mundial de Saúde (Org.). Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. A História não Contada dos Distúrbios de Aprendizagem. Cadernos CEDES n. 28, Campinas: Papirus, 1993, pp.31- 48.

COLETTA, Débora Della et al. Avaliação psicomotora em pessoas portadoras de paralisia cerebral da APAE de Toledo/Pr. Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 85 - Junho de 2005. Disponível em:

http://www.efdeportes.com/ Acesso em: 14 abr. 2010.

CORREIA, Inês. A Psicomotricidade nas Escolas… uma realidade a emergir Educação Especial. Departamento de Educação Especial - Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano-Santarém, 2009

COSTA, Igor Sporch da. Igualdade na diferença e tolerância. Viçosa: Editora UFV, 2007.

(12)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 12

DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre a educação e cultural. 3 reimpr. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA 1994.

DENARI, F. E. Um (novo) olhar sobre a formação do professor de educação especial: da segregação à inclusão. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DUTRA, Claudia. Revista Nova Escola. Setembro/ 2003.

EIZIRIK, Marisa F. et al. A “onda inclusiva” ou o vento do degelo. Gazeta do Empiria, ano 2, n. 2, dez. 2001. p. 71-78

FERREIRA, Julio Romero. A nova LDB e as necessidades educativas especiais.

Cad. CEDES vol.19 n.46 Campinas Sept. 1998.

FERREIRA, M.E.C.; GUIMARÃES, M. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro:

DP&A, 2003.

FERREIRA, Carlos Alberto de Mattos et al. O Psicomotricista e sua inserção legal na sociedade: relatório do XV Simpósio de Psicomotricidade do UNI- IBMR.

29 de agosto de 2009.

FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Os movimentos possíveis e necessários para que uma escola faça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. IN: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Cláudio Roberto e VICTOR, Sônia Lopes (orgs.) Pesquisa e educação especial: mapeando produções.

Vitoria: Editora EDUFES, 2006.

FIGUEIREDO, R. V. A educação infantil e a inclusão escolar.

Heterogeneidade, cultura e educação. 2000.

FISCHER, Izaura Rufino; MARQUES, Fernanda. Gênero e Exclusão Social.

Trabalhos para discussão. n.113, ago/2001. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/tpd/113.html>

Acesso em: 14 abr. 2010.

FONSECA, Vitor da; Psicomotricidade. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FOREST, N. A.; WEISS, A. L. I. Cuidar e educar: perspectivas para a prática pedagógica na educação infantil. Revista Leonardo Pós, Santa Catarina, v.1, n.3, p. 41-45. 2003.

FRAGELLI, Patrícia Maria. A proposta política de um município para a inclusão escolar: um tema, vários olhares. (Tese de Doutorado em Educação) São Carlos:

UFSCar, 2005.

FREITAS, S. N. A formação de professores na Educação inclusiva: construindo a base de todo o processo.

In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo:

Summus, 2006. p. 161- 181.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Discursos políticos sobre inclusão: questões para as políticas públicas de educação especial no brasil. GT: Educação Especial

/n.15 2004.

(13)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 13

GENES, Milton. Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade

(TDAH/I) In: Revista Sinpro. Rio de Janeiro: Seminário Dificuldades de Aprendizagem - compreender para melhor educar, 2003.

GIL, João Pedro Alcântara et al. O significado do jogo e do brinquedo no processo inclusivo:

Conhecendo novas metodologias no cotidiano escolar.

Disponível em: <http://www.ufsm.br> Acesso em: 15 abr. 2010.

GIL, Marta. Espaço de inclusão. Disponível

em:

<http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/boletins2002.htm>

Acesso em: 15 abr. 2010.

GIKOVATE, Carla Gruber. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Tiques e Síndrome de Tourette. In:

Revista Sinpro. Rio de Janeiro: Seminário Dificuldades de Aprendizagem - compreender para melhor educar, 2003.

GIMENEZ, Roberto. A inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais nas aulas regulares de educação física: repensando sobre a prática <http://www.efdeportes.com/> Revista Digital - Buenos Aires - Ano 11 - n° 98 - Julho de 2006.

GLAT, R.; MAGALHÃES E. F. C. B.; CARNEIRO, R. Capacitação de professores: primeiro passo para uma educação inclusiva. In: MARQUEZINE, M. C. et al. (Org.). Perspectivas multidisciplinares em educação especial.

Londrina: Ed. UEL, 1998.

GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de (orgs.)

Políticas e práticas de educação inclusiva. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

GOTTI, M. O. Integração e inclusão: nova perspectiva sobre a prática da educação especial. Em M.

Marquenzine (Org.), Perspectivas multidisciplinares em educação especial (pp.365-372). Londrina: Ed.

UEL, 1998. Disponível em http:

<//www.educacaoonline.pro.br/art_a_onda_inclusiva.asp?> Acesso em: 15 abr.

2010.

GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliar para promover: as setas do caminho. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

JAKUBOVICZ, R. Avaliação, Diagnóstico e Tratamento em Fonoaudiologia:

Psicomotricidade, Deficiência de Audição, Atraso de Linguagem Simples e Gagueira Infantil, Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2002.

LAPIERRE, André; VIEIRA, José Leopoldo. Tudo está bem se começa bem.

Entrevista concedida a Vítor Casimiro (2007). Disponível em:

<http://www.aprendebrasil.com.br/entrevistas/entrevista0080.asp> Acesso em: 30 mar. 2010.

LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; BRAY, Cristiane Toller; ROSSATO, Solange Pereira Marques. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Rev. bras. educ.

espec. [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 289-306.

(14)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 14

LISITA, Verbena Moreira S. de S; SOUSA, Luciana Freire E.C.P. (orgs.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. XI ENDIPE. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

LORENZINI, M. V. O papel do fisioterapeuta em classe especial de crianças portadoras de deficiência física. Fisioterapia em movimento, v.2, n. 4, p. 17- 25, 1992.

LOUREIRO, Maria Beatriz S. Introdução à Psicomotricidade (Apostila) Simpósio de Atividade Física. Rio de Janeiro: 1983.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares, 2005.

LUIZ, Flávia Mendonça Rosa; BORTOLI, Paula S De; FLORIA-SANTOS, Milena; NASCIMENTO, Lucila Castanheira. A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades. Rev. bras. educ. espec.

[online]. 2008, vol.14, n.3, pp. 497-508.

MACEDO, Lino de. Fundamentos para uma educação inclusiva. Disponível em:

<http://www.educacaoonline.pro.br/art.fundamentosparaeducacaoinclusiva.asp

> Acesso em: 15 abr. 2010.

MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de Deficiência: a questão da inclusão social. Revista São Paulo em perspectiva. V.14, n.2. São Paulo. Abr/Jun. 2000.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa. Formação docente e psicomotricidade em tempos de escola inclusiva: uma leitura com base em Henri Wallon. GT-15:

Educação Especial 2008.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. Revista Nova Escola, Ed.182, maio de 2005.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar:

pontos e contrapontos. 3 ed. São Paulo: Summus, 2006.

MARCHESI, A. Comunicação, linguagem e pensamento. In:Coll, C.; Palácios, J.;

Marchesi, A. (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação (pp.200- 216).

Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MARQUES, C. A.; MARQUES, L. P. Do Universal ao múltiplo: os caminhos da inclusão. In: LISITA, V. M. S.

de S.; SOUSA, L. F. E. C. P. (Orgs.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MARTINS, L. de A. R. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In: MARTINS, L. de A. R. et al. (Orgs.).

Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.

MARTINS, J. S. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais.

Petrópolis.: Vozes, 2002.

MARTÍN, M.C. et al. Incapacidade motora. Orientações para adaptar a escola.

Porto Alegre: Artmed, 2004.

MATOS, Kleber Gesteira. Desafios da Educação Indígena. Revista Presença Pedagógica. V.9, n. 54, nov.dez/2003.

(15)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 15

MAZZOTA, Marcos. Educação Escolar: comum ou especial. São Paulo: Pioneira, 1987.

MAZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo:

Cortez, 1996.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Inclusão e Integração ou chaves da vida

Humana. III Congresso Ibero-Americano de Educação Especial Diversidade na Educação: Desafio para o Novo Milênio Foz do Iguaçu, 4 a 7 de novembro de 1998.

MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade, educação física e jogos infantis. 6 ed. São Paulo:

Ibrasa, 2006.

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; FERREIRA, Caline Cristine de Araújo. O cuidar do aluno com deficiência física na educação infantil sob a ótica das professoras. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 121-140.

MELO, F. R. L. V.; MARTINS, L. A. R. Acolhendo e atuando com alunos que apresentam paralisia cerebral na classe regular: a organização da escola. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 1, p. 111-130, 2007.

METTRAU, Marsyl Bulkool; REIS, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna. Políticas públicas: altas habilidades/superdotação e a literatura especializada no contexto da educação especial/inclusiva.

Ensaio: aval.pol. públ.Educ. [online]. 2007, vol.15, n.57, pp. 489-509.

MORAES, Jair Luiz de. Síndrome de Asperger. In; Revista Sinpro. Rio de Janeiro:

Seminário Dificuldades de Aprendizagem - compreender para melhor educar, 2003.

MRECH, Leny Magalhães. O que é educação inclusiva? (2007) Disponível em:

<http://www.geocities.com/Athens/Styx/9231/educacaoinclusiva.html> Acesso em:

13 abr. 2010.

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. O fenômeno da exclusão social no Brasil.

INED n.3, 1996

NEGRINE, Airton. Educação psicomotora. Porto Alegre; Globo, 1986.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In NÓVOA,

Antônio (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA, Gislene Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico.

5 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

PACHECO, José. Escola da Ponte: formação e transformação da educação.

Petrópolis: Vozes, 2008.

POCINHO, Margarida. Superdotação: conceitos e modelos de diagnóstico e intervenção psicoeducativa.

Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.

3-14.

POPKEWITZ, T. S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3 ed. Lisboa: Dom Quixote,1997.

QUEIROZ, Alessandra. Inclusão: noções anteriores ao ano 2000. Brasília: UnB, 2003.

RECH, Andréia Jaqueline Devalle; FREITAS, Soraia Napoleão. Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS. Rev. bras. educ. espec.

[online]. 2005, vol.11, n.2, pp. 295-314.

(16)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 16

REIS, M. G. O compromisso político-social do diretor como educador. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2000 (Dissertação de Mestrado).

RENZULLI, J. S.; FLEITH, D. O modelo de enriquecimento escolar. In:

CONGRESSO ANUAL DA ANEIS, 3., 2002, Braga. Atas... Braga, PT:

Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação, 2002. v. 3.

RODRIGUES, D. Dez Idéias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

ROSS, P. Pressupostos da integração/inclusão frente à realidade educacional. [Resumo]. Em Resumos de comunicações científicas. III Congresso Íbero- americano de Educação Especial (pp. 239-243). Foz do Iguaçu (PR): Secretaria de Educação Especial, 1998.

ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo de. (orgs.) Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores.

XI ENDIPE. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.

SÁ, Elizabet Dias de. Entrevista sobre inclusão escolar. Disponível em:

<http://www.bancodeescola.com/> Acesso em: 12 abr. 2010.

SAHB, Warlley Ferreira. Educação Especial: olhar histórico, perspectivas e aporte legal. Revista Eletrônica de Direito Educacional, Nov. 2004.

SASSAKI, R. K. 1997. Inclusão: Construindo uma Sociedade Para Todos. Rio de Janeiro: Editora WVA, 174 p.

SANT`ANA, Izabella Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, mai./ago. 2005.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Psicomotricidade, educação especial e inclusão. In:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial Instituto Nacional de Educação de Surdos. Congresso Surdez e Universo Educacional, 14 a 16 de Setembro de 2005/ (organização) INES, Divisão de Estudos e Pesquisas – Rio de Janeiro.

SCHIRMER, Carolina R. et al. Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília: MEC, 2007.

SCHÖN. Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NOVOA, A (Org) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SILVA, Maria de Lourdes Rufino Leal. “Uma atitude diante de alunos hiperativos”

Revista Mundo Jovem. Ano XLII, nº 347, Junho/2004.

SILVA, A. F.; CASTRO. A. L. B.; BRANCO, M. C. M. C. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência física. Brasília:

MEC/SEESP, 2006.

SILVA, K. J.; SILVA, C. S. Fatores ambientais como modificadores de mobilidade e função da criança com deficiência física. Temas sobre desenvolvimento, v. 15, n. 87-88, p. 47-51, 2006.

(17)

WWW.INSTITUTOINE.COM.BR – (31) 2533-0500 17

SILVA, Lorena Gracielle; SILVA, Lohanne Gracielle. Políticas públicas nacionais para a educação especial no período pós LDB (9394/96) e seus desdobramentos no estado de minas gerais e no município de Uberlândia.

Uberlândia: UFU, 2008.

SOUZA, Ângela Maria Costa de; FERRARETO, Ivan. Paralisia Cerebral, aspectos Práticos. São Paulo:

Memnon LTDA, 2001.

TESINI, S. F. E.; MANZINI, E. J. Perspectivas de professores que trabalham com deficientes mentais sobre a proposta de inclusão na rede oficial de ensino. In:

MANZINI, E. J. (Org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. Marília:

Ed. UNESP, 1999.

TIBALLI, E. F. A. Estratégias de inclusão frente à diversidade social e cultural na escola. In: LISITA, V. M.

S. de S.; SOUSA, L. F. E. C. P. (Orgs.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

THOMPSON, Rita. Refletindo Sobre a Educação Inclusiva no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Revista Sinpro. Rio de Janeiro: Seminário Dificuldades de Aprendizagem - compreender para melhor educar, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Termo de Contrato que entre si celebram o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Administração Penitenciária, Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região

Por otra parte, las vendedoras zapotecas clasifican los diversos tipos de chayote en función de criterios como color, forma, textura y consistencia que sirven como indicadores de

Nesse contexto, justifica-se a escolha dos temas abordados no estudo, tendo como problema de pesquisa: “De que forma ocorre a relação entre a percepção de justiça organizacional e

Assim, um adolescente com 12 anos de idade, que comete atos infracionais (crimes), pode ser internado (preso), processado, sancionado (condenado) e, se o caso,

Portanto, considerando que os índices econômico-financeiros são de grande importância para a análise do setor de saúde suplementar e que a instauração dos regimes especiais pode

Na minha aldeia Yvyju, algumas pessoas produzem os artesanatos Guarani, como cestarias, bichinhos de madeira, colares, arco e flechas, pau de chuva e pulseiras

Relator que este Superior Tribunal, em questão análoga, decidiu no mesmo sentido e o Supremo Tribunal Federal também entende que a existência da coisa julgada é

Os acusados HUARK DOUGLAS CORREIA, LUCIANO CORREIA RIBEIRO E FÁBIO LIBERALI WEISSHEIMER tiveram contra si decretada a prisão preventiva, para garantia da ordem pública e conveniência