• Nenhum resultado encontrado

o projeto integrado de pesquisa em Neurolingilistica, no qual se insere esta nova

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "o projeto integrado de pesquisa em Neurolingilistica, no qual se insere esta nova"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

F1LMAGEM E ELABORAC;lo DE BANCO DE DADOS EM NEUROLINGOfSTICA

Carla Cristina NUNES

Fernanda Rodrigues CACCIARI (UNICAMP)

ABSTRACT: In this text, we will describe the need of an audiovisual registration, in order to organize and prepare a data bank, as well as we will point out the objectives and the theoretical-methodological aspects of the Filming Project.

KEY WORDS: Registration, audiovisual,Neurolinguistics.

o

projeto integrado de pesquisa em Neurolingilistica, no qual se insere esta nova experiancia de registro audiovisual, tem0interesse pela investigacao de processos de sfgnificacao ou de relaci5es entre cognicao e discurso, investigando, assim, diferentes aspectos que constituem a atividadediscursiva.

Trata-se de uma pesquisa que obedece a uma determinada estrutura de funcionamento e se caracteriza pelo acompanbamento longitudinal em gropo no Centro de Convivancia de Afasicos (CCA), que funciona no IEL, coordenado por Maria Irma H. Coudry e Edwiges M. Morato. Esta pesquisa tem como eixo central0exercfcio vivo da linguagem em diversos contextos enunciativos. Dela participam sujeitos cerebro- lesados, reunidos em virtude de seus problemas neuropsicol6gicos, neuro16gicos e neurolingilisticos, e pesquisadores (bolsistas e p6s graduandos na area de Neurolingilistica e Neurociancia da UNICAMP), vivenciando situ~oes de uso s6cio- cultural da linguagem.

Cabe ressaltar que 0 CCA faz parte da Unidade de Neuropsicologia e Neurolingilistica (UNNE), do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP e do Departamento de Lingilistica da UNICAMP.

N6s, pesquisadoras, buscamos estudar os diversos aspectos que constituem a atividade lingilistico-cognitiva, entre outros, com 0 objetivo de articular0 modo de funcionamento da linguagem ao modo de funcionamento dos processos cognitivos, centrando-se na ancUisedo conjunto de sintomas lingillstico-cognitivos apresentados pelos sujeitos portadores de sfndromes neurol6gicas (afasias, sindromes frontais e neurodegenerescancias).

(2)

Para tomar viavel a analise do conjunto de sintomas lingiiistico-cognitivos apresentados pelos sujeitos cerebro-1esados e dos processos de significacao, tornaram necessarios vanas formas de registro para 0 estudo dos dados obtidos nos encontros semanais.

As reunioes do grupo do CCA passaram a ser gravadas em fita k-7 a partir de 1989. Em setembro de 1992, com 0inicio do Projeto Integrado, foram iniciadas as primeiras transcricoes. Em funCao das peculiaridades das pesquisas de discurso oral somadas aque1as encontrados no discurso pat01ogico, e de se imaginar as dificuldades encontradas neste tipo de registro em audio, como: "ma qualidade das gravacoes, superposicao de vozes, dificuldade de identificar qual dos pacientes falava ... (Relatorio Projeto Integrado, 1995). As pesquisas atuais de discurso oral continuam apresentando as dificuldades acima descritas, 0 que sugere a rediscussao da forma de registro dos dados orais, no sentido de minimizar estas dificuldades.(ver Kiipper, Dal Fabbro e Dias, nesta sessao de comunicacao coordenada).

Nurn primeiro momento, 0 recurso encontrado para facilitar a transcricao foi 0 registro Por escrito das sessoes do grupo, realizados pe1as pesquisadoras que participam doprojeto.

Todo este esforco para a organizacao dos dados lingiiistico-cognitivos dos sujeitos cerebro-lesados tern0proposito de configurar urn futuro banco de dados. Desta

maneira, a partir do objetivo da pesquisa e em funcao das exigencias de organizacao de urn banco de dados, surgiu a necessidade de elaborar urn registro tambem visual das sessoes.

o

projeto de fllmagem possibilita a producao de urn material audiovisual que, aliado as fitas K-7 e as anotacoes das pesquisadoras, compoe urn acervo mais completo de dados lingmstico-cognitivos. Assim, a fllmagem, sendo urn outro recurso de registro, pode assessorar as transcricoes das fitas K-7.

Em suma, a fllmagem tern como objetivo 0 registro em audiovisual das sessoes do CCA. Nessas sessoes, varios processos lingiiistico-cognitivos estao envolvidos nas diversas atividades discursivas realizadas com sujeitos cerebro-1esados. Este material audiovisual tern 0intuito de registrar as estrat6gias alternativas das quais estes sujeitos se utilizam no processo de (re)significacao. Faz-se necessano esclarecer ainda que a filmagem esta diretamente ligada aos objetivos te6rico-metodologicos do Projeto Integrado.

Como 0 Projeto Integrado visa destacar, tanto no trabalho cHnico-terapeutico, quanto no de pesquisa, a questao do sentido/significacao, e como nos sujeitos cerebro- lesados 0que esta afetado sac os processos de significaclio relativos a urn determinado nivel de analise repercutindo em outros no funcionamento discursivo da linguagem, e atraves do uso efetivo da linguagem em determinada situacao ou contexte que podemos observar os processos lingiiistico-cognitivos alterados e as estrat6gias alternativas de que os sujeitos cerebro-lesados se utilizam no processo de (re)significacao. Isto porque a significacao resulta de sentidos estabelecidos conjuntamente entre interlocutores num contexto social e hist6rico.

(3)

o

que acabamos de dizer mostra a importAncia da vincu1a~aoda linguagem ao contexto e as situa~oes discursivas nas quais se inserem. Isto

e,

exige-se que se leve em conta na explica~ao da significa~ao0conjunto de fatores e rela~6es que se estabelecem entre os participantes.

Isto quer dizer que "para uma teoria enunciativa-discursiva, a cons~ao da significa~aodepende de relayOescomplexas que servem de medi~ao entre0locutor e a llngua, de acordo com as instru~oes que ele interpreta e que orientam a constru~ao de sentido" (Morato&Coudry, 1991).

Acreditamos, entao, que0registro em audiovisual, sendo um material privilegiado podera reconstituir, da forma mais fidedigna,0contexto, no qual os processos verbais e niio verbais foram elaborados pelos interloeutores, pois proporciona uma forte

"impressao de realidade", devido a presen~a do MOVIMENTO, uma vez que "os individuos niio duvidam nem por urn instante de que0movimento seja real,ja que eles o viram."(Metz, 1972)

A fihnagem consiste em colocar muitos indices de realidade em imagens que foram animadas por urn movimento real e confere assim urn poder de convic~ao inedito; mas ainda assim enriquecidas, nao deixam de ser percebidas como imagens.

A conjun~iio da realidade do movimento e a apar~cia das formas motiva 0

sentimento da vida concreta e a perc~ao da realidade objetiva. As formas emprestam seu arcabouyo objetivo ao movimento e0movimento da consistancia as formas.

E

a sens~ao de MOVIMENTO que proporciona uma aproxima~aomais fidedigna da "impressao da realidade", ou seja, a presenya do MOVIMENTO instaura indices de realidades nas imagens (resultantes da inter~ao da impressao da realidade e da percepCao da rea1idade), possibilitando a recons~o do contexto, pela seqtiencializ~ao temporal das imagens.

A necessidade de salientar a importAncia do registro audiovisual das sessoes

e

justamente porque este trata de inserir, nas imagens, movimentos que desencadeiam, no espectador, a sens~iio de participacao na cena e interesse na observacao dos movimentos realizados pelos sujeitos cerebro-lesados.

A observayao dos movimentos, por sua vez,

e

importante uma vez que as sessoes do CCA envolvem atividades que relacionam nao apenas a linguagem verbal e nao verbal, mas tambem habilidades praxicas que acompanham a atividade discursiva.

Desde0inicio do Projeto Integrado estas atividades vinham sendo registradas somente em audio, os gestos realizados pelos pacientes, relativos as atividades gestuais especificas, eram registrados por escrito pelas pesquisadoras. "Tal processo de anot~ao tern muito de precario e de comprometedor com a qualidade do trabalho de pesquisa: e dificil conseguir olhar e anotar, com precisao, todos os movimentos de todos os pacientes. Isto compromete0trabalho de investigadores que visam estudar justamente a rel~iio entre a linguagem verbal e niio-verbal nestes pacientes" (vide Relat6rio Projeto Integrado, 1995).

Tem sido, entao, de suma importancia0registro audiovisual de tais atividades.

A metodologia do Projeto de Filmagem consiste em transformar os registros originais em edi~oes que permitam observar 0processo de reconstruyao lingiiistico-

(4)

cognitivo dos sujeitos dentro dos procedimentos metodol6gicos utilizados nas sessoes do CCA.

o

fato de transformar os registros originais em edicoes nos coloca frente a uma dificil tarefa, que e a de selecionar e compilar imagens. Para que este procedimento ocorra e de extrema necessidade que estejamos embasados e engajados em urn arcabouco te6rico,0qual tornara possivel privilegiar momentos do fenomeno, no caso lingilistico-cognitivo, em sens aspectos mais relevantes(o que significa dizer que os procedimentos metodo16gicosutilizados pelo gropo iraQ direcionar nossa observa~ao e sele~aodo fenomeno).

E

interessante ressaltar que a observa~ao precisa ser antes de tudo sistematizada e organizada. Isso implica a existencia de um planejamento cuidadoso do trabalho.

"Planejar a observacao significa determinar com antecedencia '0 que' e '0 como' observar" (LUdke&Andre, 1986).

Definindo claramente 0 foco de investig~ao e a sua configuracao espaco- temporal, fica mais ou menos evidente quais os aspectos que serao cobertos pela observacao e qual a melbor forma de captA-los.

As edi~oes estiio baseadas em urn roteiro de filmagem que por sua vez procura recobrir as vadas e diferentes situa~oes enunciativas ocorridas no CCA, tais como:

montagem conjunta de urn painel com informacoes e acontecimentos veiculados na midia nacional durante a semana, anota~oes nas agendas pessoais de cada sujeito, no que se refere aos seus compromissos, viagens, visitas e passeios, comentarios de qualquer ordem, discursos indiretos, enuncia~oesproverbiais, interpreta~ao de piadas e de sentidos implicados ou metaf6ricos gerais, atividades inferenciais, dramatiza~oes, comemoracoes, saraus musicais, intervale para tomar cafe, visitas, etc.

o

roteiro de filmagem foi organizado/planejado a partir dos procedimentos metodo16gicos e atividades lingtifstico-cognitivas utilizados no CCA: AGENDA, JORNAL, FOTOS.

As cenas editadas sac aquelas que, a partir de urn determinado procedimento metodo16gico,desencadeiam varios processos cognitivos e lingtiisticos envolvidos na atividade simb6lica que por sua vez, rnobilizam a grande rnaioria dos participantes do grupo, proporcionando a reconstrucao de sentido e uso de processos alternativos lingwstico-cognitivos.

Iniciamos as filmagens em seternbro de 1995. Atualrnente pOSSUlrnOS14 gravacoes das sessoes do CCA e 3 fitas editadas, sendo 2 referentes aos procedimentos rnetodo16gicosagenda e jornal e 1 referente as atividades lingilistico-cognitivas.

RESUMO: Neste texto descrevemos a necessidade do registro audiovisua~ em fun~jjo da organiza~jjo de um banco de dados em Neurolingii{stica, como tambem salientamos os objetivos e pressupostos te6rico-metodo16gicos do Projeto de Filmagem.

PALAVRAS-CHAVB: Registro, audiovisual, Neurolingtiistica.

(5)

LODKE, M. &ANDRE, M.E.D,A. (1986).Pesquisa em educariio: abordagens qualitativas.Sio Paulo.

E.P.U.

MORATO, R.M. &COUDRY, MI.H (1995).Relat6rio do projeto integrado de pesquisa: "Contribuiroes da pesquisa Neurolingii£rtica para a avaliariio do discurso verbal e mental", Campinas: lEI..

UNICAMP.

__ . (1991). Processos enunciativos-discursi-vos e patologia da 1inguagem: algumas quest5es lingilistic~cognitivas, CEDES,24: 66-78.

Referências

Documentos relacionados

De maneira sucinta, porém objetiva, este artigo, propôs dirimir possíveis controvérsias à visão do Tratado da Amizade, bem como explicitar relevantes avanços no

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

No desenvolvemento deste proxecto realízase primeiro unha revisión da situación do turismo en España e en Galicia (cunha puntualización sobre o destino Ferrolterra - Rías Altas), a

Exclusivo. Terapia manual osteopática. Inovação no diagnóstico e tratamento clínico. Sistema osteo-articular, neural, sistema nervoso autónomo, sistema visceral, craniano,

No fim de 1988 Walia et al., introduziram o primeiro instrumento endodôntico manual produzido com fio ortodôntico de NiTi, demonstrando que o mesmo possuía duas a três vezes maior

Deste modo, destaca-se que muito embora os resultados da pesquisa estejam sujeitos às limitações econométricas inerentes ao modelo de ajustamento parcial e na configuração

Thus, this study aimed to identify stress conditions in soybean crops, in three cultivation environments, using images obtained by UAV processing techniques, leaf and soil

Fonte: Elaborado pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas a partir dos dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego <www.mte.gov.bfr>.. A