• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE. Caderno de Questões DIREITO. Data: 19/03/2017 Horário: 09h00 às 12h00 Número de questões: 40 (quarenta)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE. Caderno de Questões DIREITO. Data: 19/03/2017 Horário: 09h00 às 12h00 Número de questões: 40 (quarenta)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE

PROVA – DIREITO Página 1 de 11 DEDEFFEENNSSOORRIIAA PPÚÚBBLLIICCAA DDAA UUNNIIÃÃOO EEMM PPAALLMMAASS –– DDPPUU

Caderno de Questões

DIREITO

Data: 19/03/2017 – Horário: 09h00 às 12h00 Número de questões: 40 (quarenta)

1. Verifique se este Caderno de Questões corresponde com o curso que você está matriculado, caso não seja, solicite a substituição para o fiscal da sala.

2. Não haverá substituição da Folha de Respostas, em caso de rasura a resposta será anulada.

3. Cada candidato receberá um Caderno de Questões e uma Folha de Resposta para transcrever as respostas da prova. Preencher a folha de resposta seu com nome e CPF.

4. A Folha de Resposta não será substituída em qualquer hipótese, devendo o candidato tomar o devido cuidado no seu manuseio e preenchimento.

5. Na correção da Folha de Resposta, será atribuída nota 0 (zero) às questões não assinaladas ou que contiverem mais de uma alternativa marcada ou emenda ou rasura, ainda que legível. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas.

6. O tempo previsto para aplicação das provas será de 3h, não havendo, por qualquer motivo, prorrogação em virtude de afastamento de candidato da sala.

7. O candidato somente poderá deixar o local de prova, após transcorrido 1(uma) hora do inicio da prova, sob pena de ser desclassificado.

8. Será permitido o candidato retirar-se do local de prova levando o caderno de questões, 1(uma) hora antes do término da prova.

9. As provas serão realizadas sem consulta a qualquer material, não sendo permitida, durante sua realização, a comunicação entre os estudantes ou a utilização de aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, palmtop, notebook, receptor, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio do tipo databank, gravador, pager, etc.), livros, anotações ou qualquer outro tipo de objeto ou material semelhante.

10. Será excluído do processo seletivo o candidato que:

*utilizar qualquer meio de consulta, como livros ou anotações, incluindo telefones celulares ou quaisquer outros aparelhos;

*retirar-se da sala antes do prazo indicado;

*ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal da prova;

*fizer anotação de informação relativa às suas respostas em qualquer meio que não os permitidos;

*recusar-se a entregar o Cartão de Respostas ao término do tempo destinado à sua realização;

*ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.

11. Os gabaritos serão divulgados no sítio do CIEE nos dias 20/03 e 20/04.

12. Os recursos referentes às questões aplicadas nas provas e respectivas respostas corretas publicadas em gabarito provisório, devem ser enviados no e-mail concurso.dpupalmas@ciee.org.br, nos dias 21 e 22/03/2017, conforme modelo disponível para download no sítio do CIEE na internet (www.ciee.org.br), no link do processo seletivo.

13. Se do exame dos recursos resultarem anulação de questão, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

14. Será elaborada lista de classificação, em ordem decrescente de pontos obtidos.

15. Não será fornecido ao estudante comprovante de classificação no processo seletivo, valendo, para esse fim, a lista de classificação divulgada no sítio do CIEE na internet.

16. O resultado definitivo será divulgado no dia 02/05/2017, no sítio do CIEE na internet.

17. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, Editais e comunicados referentes a este processo seletivo, os quais serão afixados no sítio do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE www.ciee.org.br, devendo manter atualizados seus dados cadastrais junto a esta instituição.

18. A participação no processo seletivo implica na concordância com todas as normas e condições contidas no Edital de Seleção e respectivo Termo Aditivo.

Boa Sorte!

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES E AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

(2)

Direito 2 DIREITO

DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Sobre a organização dos Poderes, prevista no texto constitucional, e as proibições aos deputados e senadores, assinale a alternativa correta.

(A) Os Deputados e Senadores não poderão, desde a posse, firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

(B) Os Deputados e Senadores não poderão, desde a expedição do mandato, aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis “ad nutum”, nas pessoas jurídicas de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público.

(C) Os Deputados e Senadores poderão, desde a posse, ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

(D) Os Deputados e Senadores poderão, desde a posse, ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

2. A respeito dos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

(A) A construção de uma sociedade livre, justa e solidária constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil.

(B) A garantia do desenvolvimento nacional constitui fundamento da República Federativa do Brasil.

(C) A erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais constitui fundamento da República Federativa do Brasil.

(D) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

3. No que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.

(A) Será concedido habeas data sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

(B) Haverá a concessão de mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

(C) Será concedido habeas data sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

(D) Haverá a concessão de mandado de injunção para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.

4. Sobre o estado de defesa, assinale a alternativa incorreta.

(A) Poderá haver a restrição ao direito de reunião, ainda que exercida no seio das associações.

(B) Existe a possibilidade de restrição ao sigilo de correspondência.

(C) O sigilo de comunicação telegráfica e telefônica será absoluto.

(D) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

5. De acordo com a Constituição Federal, artigo 145, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

I. impostos.

II. taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.

III. contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.

É correto o que está contido em

(A) I e II, apenas.

(B) II e III, apenas.

(C) I, II e III.

(D) I e III, apenas.

DIREITO ADMINISTRATIVO

6. A respeito dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.

(A) Os atos do processo administrativo sempre dependem de forma determinada.

(B) Os atos do processo administrativo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.

(3)

3 Direito (C) O reconhecimento de firma deve ser sempre exigido

quando se tratar de documentos oponíveis perante a Administração Pública.

(D) Os órgãos administrativos não poderão autenticar documentos exigidos em cópia.

7. A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

(A) Segundo o Princípio da Eficiência, o administrador não pode buscar outro objetivo ou praticá-lo com interesse próprio ou de terceiros.

(B) O Princípio da Legalidade impõe a divulgação oficial dos atos, processos e contratos para o conhecimento público.

(C) O Princípio da Moralidade exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza e rendimento funcional, com resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da coletividade.

(D) O Princípio da Legalidade prevê que as entidades públicas e a ação do administrador público devem estar condicionadas aos mandamentos legais.

8. Sobre os poderes da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

(A) O Poder de Polícia prevê a distribuição e o escalonamento das funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

(B) O Poder Disciplinar prevê a organização interna das instituições, incluindo a estipulação de regras de comportamento e a condução de processos administrativos para apurar infrações cometidas por agentes públicos e cidadãos vinculados à instituição.

(C) O Poder de Polícia é o poder de as entidades administrativas somente editarem normas gerais e abstratas.

(D) O Poder Normativo permite que certas entidades regulem a vida do particular de modo geral, fiscalizando a aplicação da lei.

9. A respeito dos atos de improbidade previstos na Lei nº 8.429/1992, assinale a alternativa correta.

(A) Considera-se agente público todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de Território.

(B) Àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta não são aplicáveis as disposições da Lei nº 8.429/1992.

(C) Apenas os agentes públicos cujo ingresso ocorreu por Concurso Público são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

(D) Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa de terceiro, não haverá o integral ressarcimento do dano.

DIREITO TRIBUTÁRIO

10. A respeito da prescrição da ação de cobrança prevista no Código Tributário Nacional (CTN), assinale a alternativa correta.

(A) A prescrição não se interrompe pelo despacho do juiz que ordena a citação em execução fiscal.

(B) A prescrição não se interrompe pelo protesto judicial.

(C) A prescrição se interrompe por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor.

(D) A prescrição não se interrompe por qualquer ato inequívoco ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do débito pelo devedor.

11. Assinale a alternativa que apresenta uma causa de extinção do crédito tributário prevista no Código Tributário Nacional (CTN).

(A) Moratória.

(B) As reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo.

(C) O pagamento.

(D) A concessão de medida liminar em mandado de segurança.

12. Sobre a execução fiscal prevista na Lei nº 6.830/1980, assinale a alternativa correta.

(A) A execução fiscal não poderá ser promovida contra o fiador.

(B) A execução fiscal poderá ser promovida contra o espólio.

(C) A execução fiscal não poderá ser ajuizada contra o responsável da pessoa jurídica.

(D) A execução fiscal não poderá ser promovida contra os herdeiros necessários.

13. Sobre a suspensão da execução fiscal, prevista na Lei nº 6.830/1980, assinale a alternativa correta.

(A) O Juiz não poderá suspender o curso da execução, enquanto não for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora.

(B) Em caso de suspensão do curso da execução, será aberta vista dos autos apenas ao representante judicial do executado.

(4)

Direito 4 (C) Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano, sem que

seja localizado o devedor ou encontrados bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos.

(D) Caso o devedor ou seus bens sejam encontrados, não serão desarquivados os autos para prosseguimento da execução.

DIREITO INTERNACIONAL

14. A respeito da concessão de visto temporário previsto na Lei nº 6.815/1980, assinale a alternativa correta.

(A) O visto temporário poderá ser concedido ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil em viagem cultural ou em missão de estudos.

(B) Não haverá a concessão de visto temporário ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil em viagem de negócios.

(C) Não haverá a concessão de visto temporário ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil na condição de artista ou desportista.

(D) Na condição de estudante, somente poderá ser concedido o visto permanente ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil.

15. Sobre o registro do estrangeiro previsto na Lei nº 6.815/1980, assinale a alternativa correta.

(A) O estrangeiro não poderá ter o registro cancelado se obtiver a naturalização brasileira.

(B) O estrangeiro poderá ter o registro cancelado se tiver decretada sua expulsão.

(C) Se o estrangeiro registrado como permanente requerer a saída do território nacional em caráter definitivo, renunciando, expressamente, ao direito de retorno no prazo de dois anos, não poderá ter o registro cancelado.

(D) Caso o estrangeiro registrado como permanente se mantenha ausente do Brasil por prazo superior a dois anos, não poderá ter o registro cancelado.

16. A respeito da deportação, assinale a alternativa correta.

(A) A deportação consiste na saída compulsória do estrangeiro.

(B) A deportação não poderá ser concedida ao país da nacionalidade do estrangeiro ou para outro que consinta em recebê-lo.

(C) Em nenhum caso as despesas com a retirada do estrangeiro serão custeadas pelo Tesouro Nacional.

(D) O estrangeiro não poderá ser dispensado das penalidades relativas à entrada ou estada irregular no Brasil ou formalidade cujo cumprimento possa dificultar a deportação.

17. Sobre a Expulsão do estrangeiro, assinale a alternativa correta.

(A) O estrangeiro que praticar fraude a fim de obter a sua entrada ou permanência no Brasil não poderá ser expulso do país.

(B) O estrangeiro que tiver entrado no território nacional com infração à lei, e dele não se retirar no prazo que lhe for determinado para fazê-lo, não sendo aconselhável a deportação, não poderá ser expulso do país.

(C) A Lei nº 6.815/1980 prevê que o estrangeiro que se entregar à vadiagem ou à mendicância poderá ser expulso do Brasil.

(D) O estrangeiro que desrespeitar proibição especialmente prevista em lei para estrangeiro será apenas deportado e não expulso do Brasil.

DIREITO PENAL

18. Sobre o Erro do Tipo e de Proibição, assinale a alternativa correta.

(A) O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui a culpa, mas permite a punição por crime doloso, se previsto em lei.

(B) É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo.

(C) O erro sobre a ilicitude do fato, se evitável, isenta de pena.

(D) Considera-se evitável o erro se o agente atua com a consciência da ilicitude do fato, quando lhe era impossível, nas circunstâncias, ter ou atingir essa consciência.

19. Sobre o tráfico de entorpecentes, assinale a alternativa correta.

(A) Quem prescreve drogas, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, não será enquadrado nas penas previstas na Lei nº 11.343/2006 (repressão à produção não autorizada e ao tráfico de entorpecentes).

(B) Quem semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas será punido com as penas previstas na Lei nº 11.343/2006 (repressão à produção não autorizada e ao tráfico de entorpecentes).

(C) Quem utiliza local de sua propriedade para a guarda ou vigilância, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, para o tráfico ilícito de drogas, não responderá pelas penas previstas na Lei nº 11.343/2006 (repressão à produção não autorizada e ao tráfico de entorpecentes).

(D) Quem induz, instiga ou auxilia alguém ao uso indevido de droga não responderá pelas penas previstas na Lei nº 11.343/2006 (repressão à produção não autorizada e ao tráfico de entorpecentes).

(5)

5 Direito 20. Com relação às disposições sobre contrabando e

descaminho, assinale a alternativa correta.

(A) Não se enquadra como contrabando a importação clandestina de mercadoria que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente.

(B) Enquadra-se como contrabando reinserção no território nacional de mercadoria brasileira destinada à importação.

(C) Não se enquadra como contrabando a venda de mercadoria proibida pela lei brasileira.

(D) Enquadra-se como contrabando a aquisição, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, de mercadoria proibida pela lei brasileira.

21. Com relação aos meios de obtenção de provas previstos na Lei nº 12.850/2013, assinale a alternativa correta.

(A) A colaboração premiada não será admitida como meio de obtenção da prova.

(B) A captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos será admitida em qualquer fase da persecução penal.

(C) O acesso a registros de ligações telefônicas e a dados cadastrais constantes de bancos de dados públicos ou privados somente serão admitidos na fase de instrução processual.

(D) O afastamento dos sigilos financeiro, bancário e fiscal não serão admitidos em todas as fases da persecução penal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

22. No que diz respeito à competência prevista no Código Penal, assinale a alternativa correta.

(A) Não sendo conhecido o lugar da infração, a competência será regulada pelo domicílio ou residência do réu.

(B) Se o réu tiver mais de uma residência, a competência será firmada pela conexão.

(C) Se o réu não tiver residência certa ou for ignorado o seu paradeiro, não será fixado juízo competente pelo seu processo.

(D) Nos casos de exclusiva ação privada, o querelante não poderá preferir o foro da residência do réu, ainda quando conhecido o lugar da infração.

23. Com relação ao procedimento ordinário, assinale a alternativa correta.

(A) O procedimento ordinário será adotado quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima for inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.

(B) No procedimento ordinário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê- la-á e ordenará a citação do acusado para responder

à acusação, por escrito, no prazo de 15 (quinze) dias.

(C) No caso de citação por edital, o prazo para a defesa começará a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constituído.

(D) Não apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, não constituir defensor, o juiz nomeará defensor para oferecê-la, concedendo-lhe vista dos autos por 20 (vinte) dias.

24. Sobre os recursos previstos no Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta.

(A) Os recursos que, por erro, falta ou omissão dos funcionários, não tiverem seguimento ou não forem apresentados dentro do prazo serão prejudicados.

(B) O Ministério Público não poderá desistir de recurso que haja interposto.

(C) O recurso não poderá ser interposto pelo querelante.

(D) Será admitido o recurso da parte que não tiver interesse na reforma ou modificação da decisão.

25. Com relação aos juizados especiais federais criminais, assinale a alternativa correta.

(A) Compete ao Juizado Especial Federal Criminal processar e julgar os feitos de competência da Justiça Federal relativos às infrações de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência.

(B) Na reunião de processos, perante o juízo comum ou o tribunal do júri, decorrente da aplicação das regras de conexão e continência, não serão observados os institutos da transação penal e da composição dos danos civis.

(C) Para a audiência de composição dos danos resultantes de ilícito criminal, o representante da entidade que comparecer não terá poderes para acordar, desistir ou transigir.

(D) Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima de 4 (quatro) anos, cumulada ou não com multa.

DIREITO CIVIL

26. A respeito das disposições sobre capacidade civil, assinale a alternativa correta.

(A) A menoridade cessa aos 21 (vinte e um) anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

(B) Nos casos de emancipação, a menoridade poderá ser cessada somente pela concessão de ambos os pais, mediante instrumento público com homologação judicial.

(C) A menoridade poderá ser cessada pelo casamento.

(D) Pela aprovação em emprego público efetivo.

(6)

Direito 6 27. Sobre o inadimplemento das obrigações, assinale a

alternativa correta.

(A) Em caso de descumprimento da obrigação, o devedor não responderá por perdas e danos.

(B) Nas obrigações negativas, o devedor é havido por inadimplente apenas no dia do vencimento da obrigação.

(C) Pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor.

(D) Nos contratos benéficos, responde por dolo o contratante, a quem o contrato aproveite, e por simples culpa aquele a quem não favoreça.

28. A respeito da responsabilidade civil, assinale a alternativa correta.

(A) Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, não está obrigado a repará-lo.

(B) Em nenhuma hipótese haverá obrigação de reparar o dano que ocorreu independente de culpa.

(C) O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.

(D) No caso em que o perigo ocorrer por culpa de terceiro, não poderá o autor do dano contra este ajuizar ação regressiva para haver a importância que tiver ressarcido ao lesado.

29. Com relação às disposições gerais relativas ao direito à sucessão previsto no Código Civil, assinale a alternativa correta.

(A) A sucessão não pode ser aberta no lugar do último domicílio do falecido.

(B) A sucessão ocorrerá por lei ou por disposição de última vontade.

(C) Regula a sucessão e a legitimação para suceder a lei vigente ao tempo da abertura do inventário.

(D) O testador poderá dispor de toda a herança, mesmo havendo herdeiros necessários.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

30. Sobre a responsabilidade das partes por dano processual, assinale a alternativa correta.

(A) É considerado litigante de má-fé aquele que opõe resistência justificada ao andamento do processo.

(B) É considerado litigante de má-fé aquele que procede de modo prudente em qualquer incidente ou ato do processo.

(C) É considerado litigante de má-fé aquele que provoca incidente processual manifestamente infundado.

(D) Quem interpõe recurso com intuito manifestamente protelatório não é considerado litigante de má-fé.

31. Sobre as situações que podem ensejar a suspensão do processo, assinale a alternativa correta.

(A) O processo não será suspenso pela perda da capacidade processual de qualquer das partes.

(B) O processo não será suspenso pela convenção das partes.

(C) O processo será suspenso quando, havendo vários patronos, o advogado responsável pelo processo tornar-se pai.

(D) O processo será suspenso quando pelo parto ou pela concessão de adoção, a advogada responsável pelo processo constituir a única patrona da causa.

32. No que diz respeito ao processo nos juizados especiais federais cíveis, assinale a alternativa correta.

(A) Compete ao Juizado Especial Federal Cível processar, conciliar e julgar causas de competência da Justiça Federal até o valor de 40 (quarenta) salários mínimos, bem como executar as suas sentenças.

(B) Quando a pretensão versar sobre obrigações vincendas, para fins de competência do Juizado Especial, a soma de 12 (doze) parcelas poderá exceder o valor máximo de competência previsto em lei.

(C) No foro onde estiver instalada Vara do Juizado Especial, a sua competência é relativa.

(D) O Juiz poderá, de ofício ou a requerimento das partes, deferir medidas cautelares no curso do processo, para evitar dano de difícil reparação.

33. Sobre a ação civil pública, assinale a alternativa correta.

(A) A ação civil pública deverá ser proposta no domicílio do réu, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.

(B) A propositura da ação não prevenirá a jurisdição do juízo para todas as ações posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.

(C) A ação civil pública poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.

(D) Não poderá ser ajuizada ação cautelar objetivando evitar dano ao patrimônio público e social.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

34. A respeito do benefício de prestação continuada, assinale a alternativa correta.

(A) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

(B) Para efeito de concessão do benefício de prestação continuada, a família é composta apenas pelo

(7)

7 Direito requerente, o cônjuge ou companheiro(a) e os pais,

desde que vivam sob o mesmo teto.

(C) Para efeito de concessão do benefício de prestação continuada, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

(D) Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/3 (um terço) do salário-mínimo.

35. Com relação à qualidade de segurado, assinale a alternativa correta.

(A) No caso de falecimento da segurada ou segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono.

(B) A perda da qualidade de segurado não importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade.

(C) A perda da qualidade de segurado prejudica o direito à aposentadoria para cuja concessão tenham sido preenchidos todos os requisitos, segundo a legislação em vigor à época em que estes requisitos foram atendidos.

(D) A perda da qualidade de segurado ocorrerá no dia do término do prazo fixado no Plano de Custeio da Seguridade Social para recolhimento da contribuição referente ao mês imediatamente posterior ao do final do período de graça.

36. Com relação aos prazos de carência para a concessão dos benefícios previstos na Lei nº 8.213/1991, assinale a alternativa correta.

(A) Para a concessão do auxílio-doença, devem ser recolhidas 10 (dez) contribuições mensais.

(B) Para a concessão da aposentadoria por idade, devem ser recolhidas 180 (cento e oitenta) contribuições mensais cumuladas com a idade de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos de idade, se mulher.

(C) Para a concessão do salário-maternidade, para as seguradas contribuintes individuais, devem ser recolhidas 12 (doze) contribuições mensais.

(D) Em caso de parto antecipado, o período de carência não poderá ser reduzido.

37. São descontos previstos na Lei nº 8.213/1991 e que podem ser realizados nos benefícios previdenciários o que se encontra nas alternativas abaixo, exceto em uma.

Assinale-a.

(A) Descontos referentes a contribuições devidas pela Previdência Social ao segurado.

(B) Descontos referentes a valores anteriormente pagos aos beneficiários além do devido.

(C) Descontos referentes ao Imposto de Renda retido na fonte.

(D) Descontos referentes à pensão de alimentos decretada em sentença judicial.

REGIME JURÍDICO DA DEFENSORIA PÚBLICA

38. Sobre as funções institucionais da Defensoria Pública, assinale a alternativa correta.

(A) O acompanhamento de inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado.

(B) O recebimento da denúncia na ação penal subsidiária da pública é uma função institucional da Defensoria Pública.

(C) Não é papel da Defensoria o exercício da curadoria especial nos casos previstos em lei.

(D) A Defensoria não possui como função a atuação nos estabelecimentos policiais, penitenciários e de internação de adolescentes.

39. São objetivos da Defensoria Pública o que se encontra nas alternativas abaixo, exceto em uma. Assinale-a.

(A) A primazia da dignidade da pessoa humana e a redução das desigualdades sociais.

(B) A negação do Estado Democrático de Direito.

(C) A prevalência e efetividade dos direitos humanos.

(D) A garantia dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

40. Assinale a alternativa que apresenta um órgão de Administração Superior da Defensoria Pública da União.

(A) As Defensorias Públicas da União nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios.

(B) Os Núcleos da Defensoria Pública da União.

(C) Os Defensores Públicos Federais nos Estados, no Distrito Federal e nos Território.

(D) A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União.

Referências

Documentos relacionados

A/C = assist-control (auxilio-controle); APRV = airway pressure release ventilation (ventilação de liberação de pressão das vias aéreas); CMV = continuous

Também podem ocorrer os seguintes eventos adversos: diminuição do número de granulócitos, eosinófilos e leucócitos (célula do sangue responsáveis pela defesa),

áreas da Engenharia Mecânica, bem como de competências em computação científica, bases de dados e gestão, CAD/CAM/CAE e aplicações informáticas para automação;. Aquisição

Favor notar que a Gestora faz única e exclusivamente a administração de carteira de Fundos de Investimento em Participações. A gestão de tais tipo de Fundo, por definição não

A su- pervisão da condição de saúde periodontal dos pacien- tes internados é necessária, porque o paciente internado tende a negligenciar seus hábitos de higiene oral, ficando

Lesão precoce (4-7 dias) Colonização bacteriana Neutrófilos Monócitos/macrófagos Linfócitos (células B e T) Aumento da vasculite Proliferação de vasos Aumento da perda

Após os 12 (doze) meses iniciais de vigência o contrato poderá ser denunciado pelo CONTRATANTE sem a incidência da multa de que trata a cláusula anterior. O encerramento

O segundo movimento da obra Concertino para violino e Orquestra de Câmara de César Guerra-Peixe apresenta elementos característicos da música Armorial.. Este