• Nenhum resultado encontrado

Ministério do Meio Ambiente. GABINETE DA MINISTRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Ministério do Meio Ambiente. GABINETE DA MINISTRA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Ministério do Meio Ambiente. GABINETE DA MINISTRA

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 13, DE 9 DE JUNHO DE 2005

A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art. 27, § 6º, inciso I da Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, no art. 3º do Decreto no 4.810, de 19 de agosto de 2003, no Decreto-Lei no 221, de 28 de fevereiro de 1967, e na Lei no 8.617, de 4 de janeiro de 1993; e o que consta do Processo IBAMA/Sede no 02001.002681/2004-06, e

Considerando as recomendações das reuniões técnicas sobre peixes ornamentais realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA;

Considerando a necessidade de alterações na lista de espécies de peixes nativos de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia permitidas ao comércio de peixes ornamentais; e

Considerando as atuais revisões taxonômicas e a necessidade de controlar o uso de peixes naturais

1

de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia, resolve:

Art. 1º Permitir, para fins ornamentais e de aquariofilia, a captura, o transporte e a comercialização de exemplares vivos de peixes nativos de águas continentais listados no Anexo I desta Instrução Normativa.

§ 1º Exemplares vivos das espécies de peixes nativos

2

de águas continentais não listadas no Anexo I desta Instrução Normativa estão proibidos de qualquer exploração para fins ornamentais e de aquariofilia, salvo àqueles cujas espécies tenham regulamentação própria que permita a utilização para tais fins.

§ 2º Espécimes vivos de peixes

3

de águas continentais não listados no Anexo I desta Instrução Normativa poderão ser explorados para fins ornamentais e de aquariofilia, desde que não ocorram naturalmente no território nacional ou que sejam reproduzidos por aqüicultor devidamente registrado no órgão competente,

4

acompanhados de comprovante de origem.

§ 3º Exemplares vivos de peixes nativos de águas continentais não listados no Anexo I desta Instrução Normativa poderão ser utilizados como ornamentais, exclusivamente para fins didáticos, educacionais ou expositivos, desde que autorizados pela Gerência-Executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA.

§ 4º Fica permitido expor em restaurantes, para fins de consumo alimentar, exemplares vivos de peixes nativos não listadas no Anexo I

5

desta Instrução Normativa, desde que respeitadas as legislações que regulamentam o uso dessas espécies.

§ 5º A captura e a comercialização de exemplares cuja espécie conste em listas oficiais de espécies sobreexplotadas, ameaçadas de sobrexplotação, de extinção, ou no Apêndice I da Convenção Internacional sobre Comércio das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção-CITES, mesmo que pertencentes a gêneros permitidos por esta Instrução Normativa, devem estar de acordo com as normas estabelecidas nas legislações específicas. Art. 2º Proibir, durante o processo de captura de peixes nativos de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia, as seguintes práticas:

Retificações publicadas no DOU de 24.06.2005

1

...o comércio de peixes nativos... por ...o uso de peixes naturais...

2

...espécies peixes nativos... por ...espécies de peixes nativos...

3

...Espécimes vivos de peixes nativos.... por ...Espécimes vivos de peixes ....

4

....no órgão competente.... por ...no órgão competente, ...

5

...exemplares vivos de peixes nativos de águas continentais para fins ornamentais e de aqüicultura não

listadas no Anexo I... por ... , exemplares vivos de peixes nativos não listadas no Anexo I...

(2)

I - uso de substâncias químicas, anestésicas, tóxicas ou que causem irritações;

II - ações que acarretem danos ambientais ou à fauna aquática; e III - revolvimento de substrato.

Art. 3º A exportação internacional de peixes nativos de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia somente poderá ser realizada mediante Autorização de Exportação, constante no Anexo II desta Instrução Normativa, emitida pela Gerência-Executiva do IBAMA e assinada pelo seu representante legal.

§ 1º A autorização de que trata o caput deste artigo terá validade de no máximo, um ano, expirando, compulsoriamente, no dia 31 de dezembro do ano de sua emissão, sendo obrigatórios

6

os seguintes procedimentos:

I - ao exportador: protocolizar a documentação necessária à solicitação de exportação na Gerência- Executiva do IBAMA; e II - à Gerência-Executiva do IBAMA:

a) analisar a documentação anexa à solicitação protocolizada;

b) controlar as exportações das espécies de peixes nativos de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia citadas no Anexo I desta Instrução Normativa.

c) elaborar parecer técnico, considerando as espécies solicitadas à exportação e as documentações que comprovem os registros obrigatórios nos órgãos competentes com as taxas devidamente pagas; e

d) emitir a Autorização de Exportação e enviar cópia à Coordenação-Geral de Gestão de Recursos Pesqueiros-CGREP, da Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros-DIFAP do IBAMA. § 2º A Autorização de Exportação de que trata o caput deste artigo não se aplica às exportações das espécies que constem ou passem a constar nos Apêndices da Convenção Internacional sobre Comércio das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção-CITES.

Art. 4º A exportação internacional de peixes nativos de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia cuja espécie conste, ou passe a constar, nos Apêndices da CITES, tem autorização própria para cada transação, conforme instituído em legislação específica, diferente do modelo apresentado no Anexo II e do prazo de validade estabelecido no § 1º do art. 3º, desta Instrução Normativa.

§ 1º Os procedimentos necessários à exportação de que trata o caput deste artigo devem seguir o inciso I e as alíneas “a”, “b” e “c” do inciso II, do § 1º do art. 3º, desta Instrução Normativa.

§ 2º Após cumpridas as exigências constantes do § 1º, a Gerência-Executiva do IBAMA enviará solicitação de exportação, parecer técnico e demais documentos à CGREP/DIFAP/IBAMA, que deverá emitir a Licença de Exportação da CITES.

Art. 5º As autorizações de exportação internacionais, concedidas, decorrentes da Portaria IBAMA no 62- N, de 10 de junho de 1992, têm seus prazos de validade assegurados.

Art. 6º O transporte interestadual e internacional de espécies de peixes de águas continentais

7

para fins ornamentais e de aquariofilia, em todo o seu percurso, deve estar acompanhado da Guia de Trânsito de Peixes Ornamentais de Águas Continentais, constante no Anexo III desta Instrução Normativa.

Retificações publicadas no DOU de 24.06.2005

6

...obrigatórios por sendo obrigatórios...

7

...peixes nativos de águas continentais... por ...peixes de águas continentais...

(3)

§ 1º As embalagens contendo espécimes de peixes

8

de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia, constantes do Anexo I desta Instrução Normativa devem apresentar em sua área externa e de maneira visível, etiqueta contendo nome científico e quantidade de exemplares de cada espécie.

§ 2º As Autorizações e Guias de Trânsito de peixes

9

de águas continentais para fins ornamentais e de aquariofilia devem constar primeiramente os nomes científicos das espécies.

Art. 7º O Gerente-Executivo do IBAMA poderá delegar a servidores do IBAMA, mediante portaria, atribuição para emissão das Guias de Trânsito de Peixes

10

de Águas Continentais para Fins Ornamentais e de Aquariofilia.

Art. 8º Aos infratores da presente Instrução Normativa serão aplicadas as penalidades e sanções, respectivamente, previstas na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999.

Art. 9º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 10. Ficam revogadas as Portarias do IBAMA no 62-N, publicada no Diário Oficial da União de 10 de junho de 1992; no 80-N, publicada no DOU. de 27 de julho de 1994; no 03, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas de 29 de julho de 2002; e no 02, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas de 11 de janeiro de 2003.

MARINA SILVA

Retificações publicadas no DOU de 24.06.2005

8

...espécimes de peixes nativos... por ...espécimes de peixes...

9

...Guias de Trânsito de peixes nativos... por ...Guias de Trânsito de peixes...

10

...Guias de Trânsito de Peixes Nativos... por ...Guias de Trânsito de Peixes...

]

(4)

ANEXO I

Nome Científico Nomes Vulgares 1 Abramites hypselonotus Abramites

2 Acanthodoras spinosissimus Ronca-Ronca, Bagre-Roncador, Baiacuzinho-Roncador, 3 Acarichthys heckelii Peixe-Gato, Acará-Branco, Acará-Amarelo

4 Amblydoras hancockii Cascudo-Mole 5 Ancistrus sp. Acari, Cascudo, Bodó 6 Anostomus anostomus Aracú-Listrado, Anostumus 7 Anostomus ternetzi Aracú, Anostumus

8 Apareiodon affinis Canivete, Charuto, Peixe-Charuto, Mariposa 9 Aphyocharax anisitsi Enfermeirinha

10 Apistogramma agassizii Agassizi 11 Apistogramma borellii Apistograma 12 Apistogramma commbrae Apistograma 13 Apistogramma ortmanni Apistograma 14 Apistogramma pertensis Pertence 15 Apistogramma trifasciata Apistograma 16 Apteronotus albifrons Ituí-Cavalo 17 Aspidoras poecilus Aspidora

18 Astyanax bimaculatus Canivete, Lambari, Lambari-Pintado, Matupiri, Piaba-Do- Rabo-Amarelo

19 Astyanax fasciatus Lambari-Do-Rabo-Vermelho, Lambarí-Açu, Matupiri, Piaba-Do-Rio

20 Austrolebias nigripinnis Cinolébia

21 Baryancistrus sp. Acari, Cascudo, Bodó 22 Biotodoma cupido

Acará-Chibante, Acará-Salema, Juruparipindá, Acará- Cupido

23 Brochis britskii Coridora-Gigante

24 Brochis splendens L i m p a - F u n d o - Ve r d e 25 Bryconops caudomaculatus Bricon

26 Bujurquina mariae Acará

27 Bunocephalus amaurus Rabeca, Banjo

28 Bunocephalus coracoideus Cachorro, Cruz-Do-Diabo, Guitarrinha, Rabeca, Rebeca, Viola, Banjo

29 Callichthys callichthys Caboje, Cascudo-Preto, Combó, Peixe-de-Enxurrada, Peixe-do-Mato, Soldado, Tamboatá.

30 Carnegiella marthae Peixe-Borboleta, Peixe-Machado, Borboleta-Branca 31 Carnegiella strigata Borboleta-Listrada, Borboleta-Pintada, Peixe-Machado,

Peixe-Borboleta

32 Catoprion mento Catirina, Piranha, Pacu-Piranha 33 Chalceus erythrurus Arirí

34 Chalceus macrolepidotus Araripirá, Ararí, Chalceu 35 Characidium fasciatum Canivete, Lambari, Torpedo 36 Charax condei P e i x e - Vi d r o

37 Charax gibbosus Corcundinha 38 Chilodus punctatus Cabeça-Para-Baixo 39 Cichlasoma festae Acará

40 Cichlasoma portalegrense Cará-Moita 41 Colomesus asellus Baiacu

42 Colomesus psittacus Baiacu, Baiacu-D'água-Doce

(5)

43 Copeina guttata Copeina 44 Copella Arnoldo Copella

45 Copella metae Copella

46 Copella nattereri Copella 47 Copella nigrofasciata Copella 48 Corydoras acutus Coridora 49 Corydoras adolfoi Coridora 50 Corydoras aeneus Coridora 51 Corydoras agassizii Coridora 52 Corydoras ambiacus Coridora

53 Corydoras arcuatus São-Pedro, Sarro, Coridora

54 Corydoras barbatus Ferreiro, Maria-Da-Serra, Papa-Isca, Sarrinho, Sarro, Coridora

55 Corydoras burgessi Coridora 56 Corydoras caudimaculatus Coridora 57 Corydoras davidsandsi Coridora 58 Corydoras elegans Coridora 59 Corydoras griseus Coridora 60 Corydoras haraldschultzi Coridora 61 Corydoras hastatus Coridora-Mini

62 Corydoras julii Coridora-Leopardo, Leopardo 63 Corydoras melini Coridora

64 Corydoras narcissus Coridora

65 Corydoras nattereri Ferreiro, São-Pedro, Sarro, Coridora 66 Corydoras paleatus Coridora

67 Corydoras parallelus Coridora 68 Corydoras punctatus Coridora 69 Corydoras rabauti Coridora

70 Corydoras reticulatus São-Pedro, Sarro, Coridora 71 Corydoras robineae Coridora

72 Corydoras robustus Coridora 73 Corydoras schwartzi Coridora 74 Corydoras sterbai Coridora 75 Crenicara punctulatum Xadrez

76 Crenicichla alta Joaninha, Jacundá 77 Crenicichla notophthalmus Joaninha, Jacundá 78 Crenicichla regani Joaninha, Jacundá 79 Crenuchus spilurus Crenucho

80 Dekeyseria pulcher Acari, Cascudo 81 Dianema longibarbis Dianema

82 Dianema urostriatum Rondon, Dianema 83 Dicrossus filamentosus Xadrez

84 Dicrossus maculatus Xadrez

85 Eigenmannia sp. Peixe-Espada-Da-Lagoa, Tuvira-Amarela, Transparente 86 Exodon paradoxus Miguelzinho

87 Farlowella sp. Farol-Vela, Farlowella, Jotoxi

88 Gasteropelecus levis Borboleta-Branca, Peixe-Borboleta, Peixe-Galo 89 Gasteropelecus sternicla Sapopema, Voador, Borboleta-Falsa

90 Geophagus altifrons Cará, Acará 91 Gymnocorymbus ternetzi Te t r a - P r e t o 92 Hemigrammus bleheri Rodostomus

93 Hemigrammus erythrozonus Torpedinho, Lambari

94 Hemigrammus marginatus Torpedinho, Bandeirinha-De-Rabo-Amarelo, Bandeirinha- Do-Rabo-Vermelho, Lambari

95 Hemigrammus ocellifer Torpedinho, Lambari, Lambari-Azul, Matupiri, Olho-De-

(6)

Fogo, Olho-Vermelho 96 Hemigrammus pulcher Olho-De-Fogo 97 Hemigrammus ulreyi Ulrey Verdadeiro 98 Hemigrammus unilineatus Piquira

99 Hemiodus gracilis Cruzeiro-Do-Sul 100 Hemiodus sterni Hemiodus sterni 101 Hopliancistrus tricornis Acari, Cascudo 102 Hyphessobrycon sp. Rosaceu 103 Hypostomus sp. Acari, Cascudo 104 Inpaichthys kerri Puxa-puxa 105 Laemolyta taeniata Lisa, Lápis 106 Laetacara curviceps Acarazinho

107 Laetacara dorsigera Acará-Bobo, Acará-Brincalhão 108 Leporacanthicus galaxias Acari, Cascudo

109 Leporacanthicus joselimai Acari, Cascudo

110 Leporellus vittatus Aracu-Pororoca, Solteira, Aracú, Andorinha 111 Leporinus agassizi Aracu

112 Liosomadoras oncinus Liosomadoras oncinus 11

3 Merodontotus tigrinus Ti g r i n u s 11

4 Mikrogeophagus ramirezi Ramirezi 11

5 Moenkhausia affinis Piaba 11

6 Moenkhausia barbouri Piaba 11

7 Moenkhausia colletii Piaba 11

8 Moenkhausia dichroura Piaba-Bota-Fogo 11

9 Moenkhausia gracilima Piaba 120 Moenkhausia hasemani Piaba

121 Moenkhausia intermedia Lambari, Piaba 122 Moenkhausia jamesi Piaba

123 Moenkhausia lepidura Piaba 124 Moenkhausia megalops Piaba

125 Moenkhausia oligolepis Piaba-Rabo-De-Ouro 126

Moenkhausia

sanctaefilomenae Piaba 127 Monocirrhus polyacanthus Peixe-folha

128 Myleus rubripinnis Pacuzinho vermelho 129 Nannostomus beckfordi Torpedinho-Dourado, Lápis 130 Nannostomus digrammus Lápis

131 Nannostomus eques Lápis 132 Nannostomus espei Lápis

133 Nannostomus marginatus Torpedinho, Lápis

134 Nannostomus trifasciatus Torpedinho, Zepelim, Lápis 135 Nannostomus unifasciatus Peixe-Lápis, Lápis

136 Oligancistrus punctatissimus Acari, Cascudo

137 Otocinclus affinis Cascudinho, Limpa-Folhas, Limpa-Vidro 138 Otocinclus flexilis Cascudinho

139 Otocinclus vittatus L i m p a - Vi d r o 140 Paracheirodon axelrodi Cardinal

141 Paracheirodon simulans N é o n - Ve r d e

(7)

142 Parancistrus aurantiacus Acari, Cascudo 143 Parodon suborbitalis Canivete, Mariposa 144 Parotocinclus maculicauda Cascudinho

145 Peckoltia spp Pecoltia 146 Petitella georgiae Rodostomo

147 Poecilia reticulata Arú, Barrigudinho, Bobó, Cospe-Cospe, Guppy, Lebistes, Mexicano, Peito-De-Moça

148 Poecilocharax weitzmani Brilhante 149 Polycentrus schomburgkii Marajó 150 Prionobrama filigera Prionobrama 151 Pristobrycon calmoni Piranha

152 Pseudacanthicus leopardus Assacu-Pintado 153 Pseudanos gracilis Anostumus 154 Pseudanos trimaculatus Anostumus 155 Pterolebias longipinnis Rivulo

156 Pterophyllum scalare Acará-Bandeira, Acará-De-Véu, Acará-Fantasma, Acará- Negro, Pacú-Arú

157 Pygocentrus nattereri Piranha

158 Pyrrhulina brevis Pyrrhulina Pintada 159 Pyrrhulina laeta Pyrrhulina

160 Pyrrhulina rachoviana Pyrrhulina 161 Pyrrhulina vittata Pyrrhulina 162 Rineloricaria fallax Rabo-De-Chicote

163 Rineloricaria lanceolata Cascudo, Viola, Rabo-De-Chicote

164 Rineloricaria lima Acari-Lima, Cascudo-Barbado, Cascudo-Chinelo, Cascu- do-Espada, Lima, Rabo-de-Chicote

165 Rineloricaria parva Cascudo-Espada, Cascudo-Viola, Cascudo-Comprido, Rabo-De-Chicote

166 Rivulus punctatus Rivulo 167 Rivulus urophthalmus Pacuí 168 Satanoperca jurupari Jurupari

169 Scobiancistrus sp. Acari, Bodó, Cascudo 170 Serrapinnus notomelas Caramelo

171 Serrasalmus hollandi Piranha

172 Spectracanthicus murinus Acari, Cascudo 173 Sturisoma barbatum Cascudinho-Bico

174 Symphysodon aequifasciatus Acará-Disco-Azul, Acará-Disco-Castanho, Acará-Disco- Marrom, Acará-Disco-Verde,

175 Symphysodon discus Acará-Disco-Comum, Morere, Peixe-Disco, Disco 176 Tatia aulopygia Ta t i a

177 Thayeria obliqua Ta é r i a

178 Thoracocharax stellatus Borboleta, Papuda, Papudinho, Peixe-Borboleta, Peixe- Machado, Voador

179 Trigonectes strigabundus Tr i g o n e c t e s 180 Uaru amphiacanthoides Uaru

(8)

ANEXO II

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

AUTORIZAÇÃO Nº /(ANO), (CIDADE), (DIA) de (MÊS) e (ANO).

O INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA, por meio de seu representante legal, no uso da competência que lhe foi conferida com base no disposto no Art. 3º da Instrução Normativa MMA n° , de de junho de11 , e tendo em vista o que consta do Processo IBAMA nº / - , resolve:

Autorizar a empresa CNPJ n° estabelecida à ,para EXPORTAR PEIXES ORNAMENTAIS DE ÁGUAS CONTINENTAIS, dentro dos limites estabelecidos, no(s) ANEXO(S) da presente Autorização.

As espécies, objeto deste documento, quando provenientes de cultivo, deverão ser originárias de aqüicultores, devidamente registrados na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da república – SEAP/PR e deverá ser apresentado comprovante de origem das mesmas quando da exportação ou quando exigido pelos fiscais do IBAMA;

As espécies, objeto deste documento, quando provenientes de lojas ou empresas (devidamente registrados na SEAP/PR), deverão estar acompanhadas de comprovante de origem, o qual deverá ser apresentado quando da exportação ou quando exigido pelos fiscais do IBAMA;

Esta autorização não é válida para atividades ou procedimentos sobre o material genético dos espécimes listados no(s) ANEXO(s) com o objetivo de isolar, identificar ou utilizar unidades funcionais de hereditariedade, moléculas decodificadas a partir dessas unidades, a informação nelas contidas, bem como os produtos metabólicos, seja para fins científicos, bioprospecção ou desenvolvimento tecnológico;

A validade desta Autorização está condicionada ao atendimento das exigências estabelecidas pela Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O não cumprimento do disposto nos itens anteriores implicará na revogação desta Autorização e na aplicação das sanções e penalidades previstas na legislação pertinente.

Esta Autorização é válida por, no máximo, um ano, a partir da data de sua assinatura, expirando compulsoriamente no dia 31 de dezembro do ano de sua emissão e não exime a empresa de cumprir o disposto na Medida Provisória nº 2.186-16/01, 23 de agosto de 2001 e do Decreto nº 3.945, de 28 de setembro de 2001, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético.

(Responsável legal- constar carimbo e assinatura)

NOTA: Retificação publicada no DOU de 24.06.2005.

11 de maio de 2005 por de junho de 2005

(9)

ANEXO III

1 – NOME EMPRESA: 2 – MUNICÍPIO DE PARTIDA/UF REGISTRO DO IBAMA

(CTF)

4 – CATEGORIA/ REGISTRO SEAP 5 – DESCRIÇÃO DO TRÂNSITO

AÉREO ( ) RODOVIÁRIO ( ) MARÍTIMO ( ) 6 – ENDEREÇO:

DATA : HORÁ :

TRANSPORTADORA: Nº VÔO

7 – CNPJ: 8 – OBJETIVO DO TRANSPORTE:

COMERCIAL ( ) OUTROS ( ) . PRODUTOS

9 – NOME CIENTÍFICO 10 - NOME VULGAR 11– QUANT.

(UNID.)

VALOR US$

UNIT.)

VALOR US$

TOTAL)

14 - PROCEDENCIA: EXTRATIVISMO ( ) AQUICULTURA ( ) OUTROS ( ) 15 - DESTINO: MERCADO NACIONAL ( ) MERCADO INTERNACIONAL ( )

16 – DESTINATÁRIO: 17 – ENDEREÇO:

18- PAÍS:

19 - DATA DA SOLICITAÇÃO / ASSINATURA DO REQUERENTE ____/_____/____ .

20 - DATA DE EMISSÃO / ASSINATURA E CARIMBO DO REPRESENTANTE DO IBAMA ____/___/___ .

21- N° NOTA FISCAL: 22 - SÉRIE:

23 - IMPORTANTE

1. Esta guia só terá validade com o carimbo e assinatura de liberação do IBAMA;

2. O não cumprimento às informações contidas no campo 5 desta Guia implicará em um prazo de validade da mesma de até 72 horas à sua data de emissão;

3. O preenchimento dos campos 21 e 22 é obrigatório somente para o transporte com fins comerciais;

4. No caso do transporte de peixes oriundos de aqüicultor ou lojas e empresas, é necessário anexar comprovante de origem

5. Esta ficha não possui emendas, rasuras ou ressalvas e, respeitando-se os itens contidos neste campo tem validade de 20 dias.

22 - OBSERVAÇÕES

1ª VIA-ACOMPANHA O PRODUTO 2ª VIA-EXPORTADOR 3ª VIA-IBAMA 4ª VIA-RECEITA FEDERAL 5ª VIA- MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

NOTA: Retificação publicada no DOU de 24.06.2005.

(12)... PEIXE NATIVO DE ÁGUA CONTINENTAL ... por ...PEIXES DE ÁGUA CONTINENTAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE-MMA

GUIA PARA TRÂNSITO DE PEIXES DE ÁGUA CONTINENTAL(12) PARA FINS ORNAMENTAIS E DE AQUARIOFILIA

Nº GUIA

Referências

Documentos relacionados

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

to values observed in mussels exposed to contaminated seawater (conditions A, B, C) (Figure 426.. 4B,

Este estágio despertou-nos para a realidade profissional e a importância do papel do farmacêutico como profissional de saúde, contribuindo, não só para a

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

Este estudo tem por objetivo determinar até que ponto os acontecimentos da vida são entendidos como indutores de stress e os níveis de burnout e de satisfação com

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,