• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO ELETRÔNICO Nº /2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PREGÃO ELETRÔNICO Nº /2"

Copied!
58
0
0

Texto

(1)

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 42507277/2

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA / SEGURANÇA PATRIMONIAL COM A EFETIVA COBERTURA DOS POSTOS DESIGNADOS E SISTEMA DE VIGILÂNCIA ELETRÔNICA, PARA A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ.

O.C. Nº: 373384370932008OC00443

O.C. Nº: 373384370932008OC00443

(2)

PREÂMBULO

A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ, torna público que se encontra aberta, licitação na modalidade PREGÃO, a ser realizada por intermédio do sistema eletrônico de contratações, denominado “Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – Sistema BEC/SP”, com utilização de recursos de tecnologia da informação, denominada “PREGÃO ELETRÔNICO nº 42507277/2 - PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA/ SEGURANÇA PATRIMONIAL COM A EFETIVA COBERTURA DOS POSTOS DESIGNADOS E SISTEMA DE VIGILÂNCIA ELETRÔNICA PARA A COMPANHIA DO METRÔ, do tipo menor preço, que será regida pela Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, pelo Decreto Estadual nº 47.297 de 06 de novembro de 2002, pelo Decreto Estadual nº 49.722 de 24 de junho de 2005 e pelo Regulamento para a Licitação na Modalidade PREGÃO Eletrônico para a aquisição de Bens e Serviços Comuns, aprovado pela RD 130/2007 de 11 de julho de 2007 e revisado pela RD 052/2008 de 20 de fevereiro de 2008, e subsidiariamente, no que concerne, às disposições da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e da Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, com alterações posteriores, assim como da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

As propostas deverão obedecer às especificações deste instrumento convocatório e seus anexos e serão encaminhadas, por meio eletrônico, após o registro dos interessados em participar do certame e o credenciamento de seus representantes, no e-CADFOR.

A sessão pública de processamento do PREGÃO ELETRÔNICO será realizada no endereço eletrônico www.bec.sp.gov.br, no dia 14/05/2008 às 09:00 horas e será conduzida pelo Pregoeiro, com o auxílio da Equipe de Apoio, designados nos autos do respectivo processo e indicados no sistema pela autoridade competente.

PRIMEIRA PARTE CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

1. DO EDITAL E OBJETO

1.1. Este Edital é referente ao PREGÃO Eletrônico nº 42507277/2 - PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA/ SEGURANÇA PATRIMONIAL COM A EFETIVA COBERTURA DOS POSTOS DESIGNADOS E SISTEMA DE VIGILÂNCIA ELETRÔNICA PARA A COMPANHIA DO METRÔ.

1.2. O Edital completo estará disponível nos sitios, www.bec.sp.gov.br, www.e-negociospublicos.com.br e www.metro.sp.gov.br a partir do dia 18/04/2008.

1.2.1. A COMPANHIA DO METRÔ não se responsabiliza pelo texto e anexos de editais obtidos ou conhecidos de forma e local diverso do disposto no item 1.2 acima.

1.3. Esta Licitação é do tipo menor preço.

1.4. A adjudicação será feita pelo menor preço total.

1.4.1. A proposta deverá contemplar a quantidade total exigida na Planilha de Serviços e Preços.

1.5. O objeto licitado será adjudicado a uma só PROPONENTE, pelo que não serão aceitas propostas com cotação para quantidade inferior ao objeto licitado.

1.6. Os serviços serão executados sob regime de empreitada por preço unitário.

1.7. Os serviços objeto do Contrato têm prazo de execução de 30 (trinta) meses, contados a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço.

1.7.1. O prazo para a emissão da primeira Ordem de Serviço - OS é de até 30 (trinta) dias, a contar da data da assinatura do Contrato.

1.8. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS SERVIÇOS

1.8.1 Os serviços deverão estar de acordo com o descrito nos Documentos Técnicos integrantes deste Edital, a saber:

- Perfis;

- Descrição dos Postos de Serviço;

- Quadro de Distribuição de Locais e Postos de Serviço; e - Documento Técnico CS-9.83.ME.XX-4XX-001- rev. A.

(3)

2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar do certame todos os interessados em contratar com a Administração Estadual que estiverem registrados no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado de São Paulo, em sua versão web – e-CADFOR, em atividade econômica compatível com o objeto da licitação, e desde que detentores de senha para participar de procedimentos eletrônicos e que tenham credenciado os seus representantes, na forma estabelecida em regulamento próprio.

2.1.1. O registro no e-CADFOR, o credenciamento dos representantes que atuarão em nome da PROPONENTE no sistema de PREGÃO eletrônico e a senha de acesso, deverão ser obtidos anteriormente à abertura da sessão pública e autorizam a participação em qualquer PREGÃO eletrônico, realizado por intermédio do Sistema BEC/SP.

2.1.2. As informações a respeito das condições exigidas e dos procedimentos a serem cumpridos, para o registro do e-CADFOR, para o credenciamento de representantes e para a obtenção de senha de acesso, estão disponíveis no endereço eletrônico www.bec.sp.gov.br.

2.2. A participação no certame está condicionada, ainda, a que o interessado ao acessar, inicialmente, o ambiente eletrônico de contratações do Sistema BEC/SP, declare, mediante preenchimento nos campos próprios, que inexiste qualquer fato impeditivo de sua participação no certame ou de sua contratação, que conhece e aceita o regulamento do Sistema BEC/SP, relativo ao PREGÃO Eletrônico e que se responsabiliza pela origem e procedência dos serviços que cotar.

2.3. A PROPONENTE responde integralmente por todos os atos praticados no PREGÃO eletrônico, por seus representantes devidamente credenciados, assim como pela utilização da senha de acesso ao sistema, ainda que indevidamente, inclusive por pessoa não credenciada como sua representante.

2.4. Cada representante credenciado poderá representar apenas uma PROPONENTE, em cada PREGÃO eletrônico.

2.5. O envio da proposta vinculará a PROPONENTE a todas as condições e obrigações inerentes ao certame.

2.6. Para o exercício do direito de preferência assegurado pela Lei Complementar nº 123/2006 l, deverá constar do registro da PROPONENTE junto ao e-CADFOR a condição de empresa ou de empresa de pequeno porte .

2.7 Serão impedidas de participar da presente licitação as empresas que:

2.7.1 Não atenderem todas as exigências deste edital e seus anexos;

2.7.2 Tenham sido declaradas inidôneas por ato do Poder público;

2.7.3 Estiverem impedidas de licitar ou contratar com a Administração Pública do Estado de São Paulo ou com qualquer de seus órgãos descentralizados;

2.7.4 Estiverem em regime de recuperação judicial ou extrajudicial ou falência;

2.7.5 Empresas em consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição.

2.8. Não será admitida a participação no presente Pregão da empresa cuja proposta tenha sido adjudicada no pregão eletrônico nº 42507277/1.

2.8.1. Na eventualidade de a empresa referida no item 2.8. acima, apresentar proposta para este Pregão, a mesma deverá retirá-la no início da sessão, sob pena de desclassificação.

3. DO CREDENCIAMENTO

3.1. O credenciamento dar-se-á pela atribuição da chave de identificação e de senha pessoal e intransferível para acesso ao sistema eletrônico, no sitio www.bec.sp.gov.br.

3.2. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica na responsabilidade legal da PROPONENTE ou de seu representante legal e na presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao PREGÃO eletrônico.

3.3. O uso de senha de acesso pela PROPONENTE é de sua exclusiva responsabilidade , incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante legal, não cabendo ao provedor do sistema ou a entidade provedora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

(4)

4. DAS PROPOSTAS

4.1. As propostas deverão ser enviadas por meio eletrônico disponível no endereço www.bec.sp.gov.br na opção “PREGÃO – ENTREGAR PROPOSTA”, desde a divulgação da íntegra do edital no referido endereço eletrônico, até o dia e horário previstos no preâmbulo, sem qualquer identificação da PROPONENTE.

4.2. Os preços deverão ser expressos em números, na moeda corrente nacional, com no máximo duas casas decimais, sendo desprezadas as demais, tendo como referência o dia 01/05/2007, que será a data-base dos preços do contrato que vier a ser firmado, sem a inclusão de qualquer encargo financeiro ou previsão inflacionária e referir-se e referir-se estritamente à(s) quantidade(s) e à(s) respectiva(s) unidade (s) fixadas para efeito de apresentação da proposta.

4.3. O prazo de validade da proposta de no mínimo 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação, a qual deverá estar acompanhada pelo Anexo IB-Planilha de Serviços e Preços, devidamente preenchida no formato indicado no formulário eletrônico, sem elementos que permitam a identificação da PROPONENTE.;

4.4. Os preços ofertados deverão contemplar todos os tributos, taxas, encargos e demais custos de qualquer natureza inerentes ao atendimento das condições dispostas na Minuta do Contrato, sendo certo que qualquer divergência relativa à correta indicação da sua composição é de inteira responsabilidade da PROPONENTE, que arcará com os ônus daí decorrentes.

5. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO 5.1 HABILITAÇÃO JURÍDICA

5.1.1. Registro Empresarial na Junta Comercial, no caso de empresário individual (ou cédula de identidade em se tratando de pessoa física não empresária);

5.1.2. Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social atualizado e registrado na Junta Comercial, em se tratando de sociedade empresária ou cooperativa;

5.1.3. Documentos de eleição ou designação dos atuais administradores, tratando-se de sociedades empresárias ou cooperativas;

5.1.4. Ato Constitutivo atualizado e registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, tratando-se de sociedade não empresária, acompanhado de prova dos administradores em exercício;

5.1.5. Decreto de autorização, tratando-se de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no país, ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

5.2. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 5.2.1. Para qualquer tipo de Sociedade Empresária:

Certidão Negativa de Pedido de Falência expedida pelo Distribuidor Judicial da Comarca (Varas Cíveis) da cidade onde a empresa for sediada, com data de, no máximo, 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data de sua entrega à COMPANHIA DO METRÔ.

5.2.2. Para Sociedade Simples:

Certidão expedida pelo Distribuidor Judicial da Varas Cíveis em geral (Execução Patrimonial) da Comarca onde a empresa está sediada, datada de, no máximo, 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data de sua entrega à COMPANHIA DO METRÔ.

5.2.3. Em havendo qualquer ação judicial distribuída, a PROPONENTE deverá apresentar a certidão atualizada que aponte a situação do processo.

5.2.4. Balanço Patrimonial e demonstrativos contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da PROPONENTE, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios.

5.2.4.1. A comprovação da boa situação econômico-financeira das PROPONENTES será avaliada segundo critério estabelecido no Anexo - Critérios para Avaliação da Capacidade Econômico-Financeira, constante deste Edital.

(5)

5.2.4.2. As empresas optantes pelo “LUCRO PRESUMIDO” na forma da Lei Federal nº 8.981 de 20/01/1995 ou “SIMPLES” na forma da Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006 , poderão, em substituição ao balanço, apresentar Declaração da opção assinada por seu(s) representante(s) legal(is) e, por contador, juntamente com cópia da Declaração de Imposto de Renda entregue à Receita Federal, referente ao último exercício.

5.2.5. Comprovação de Patrimônio Líquido de, no mínimo, R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), referente ao último exercício fiscal.

5.2.5.1. Para a comprovação do Patrimônio Líquido acima descrito é imprescindível a apresentação do respectivo balanço.

5.3. REGULARIDADE FISCAL

5.3.1. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, nos moldes da IN – RFB 568/05.

5.3.2. Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, que esteja dentro do prazo de validade nele atestado.

5.3.3. Prova de regularidade fiscal perante a Seguridade Social, mediante a apresentação da Certidão Negativa de Débito, relativamente às contribuições sociais previstas nas alíneas

“a”, “b” e “c” do parágrafo único do artigo 11 da Lei 8.212, de 24 de julho de 1991, às contribuições instituídas a título de substituição e às contribuições devidas, por lei, a terceiros, inclusive às inscritas em Dívida Ativa do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

5.3.4. Prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional, mediante a apresentação de certidão conjunta emitida pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), relativamente aos tributos administrados pela SRF e à Dívida Ativa da União, administrada pela PGFN.

5.3.5. Prova de regularidade fiscal perante as Fazendas Estadual e Municipal, esta consistente na certidão de tributos mobiliários, todas do domicílio ou da sede da PROPONENTE que estejam dentro do prazo de validade nelas atestados.

5.3.6. As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda documentação exigida para comprovação de regularidade fiscal, ainda que algum documento apresente restrição.

5.3.7. Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, serão aceitas aquelas emitidas até 180 (cento e oitenta) dias imediatamente anteriores à data de sua apresentação.

5.4. DECLARAÇÕES

5.4.1. SITUAÇÃO REGULAR PERANTE O MINISTÉRIO DO TRABALHO

Comprovação de situação regular perante o Ministério do Trabalho a que se refere o inciso VI do Artigo 27 da Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1.989, acrescentado pelo artigo 2º da Lei Estadual 9.797, de 07 de outubro de 1.997, consistente na apresentação de Declaração elaborada conforme modelo Anexo.

5.4.2. ATENDIMENTO À LEI ESTADUAL Nº 10.218/99

Comprovação de situação de regularidade com relação o disposto na Lei Estadual nº 10.218/99, consistente na apresentação da Declaração elaborada conforme modelo Anexo.

5.4.3. ATENDIMENTO À CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Comprovação de situação regular perante o Ministério do Trabalho a que se refere o parágrafo único do artigo 117 da Constituição do Estado de São Paulo, consistente na apresentação da Declaração elaborada conforme modelo anexo.

5.4.4. ATENDIMENTO ÀS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Declaração expressa da PROPONENTE de ter conhecimento e aceitação incondicional do atendimento aos requisitos descritos nas especificações Técnicas, conforme modelo anexo a este Edital.

5.5. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

5.5.1. As PROPONENTES deverão, ainda, comprovar capacitação técnica, por meio dos seguintes atestados:

5.5.1.1. Atestado(s) de capacitação técnica emitido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, em nome da PROPONENTE devidamente registrado na entidade profissional competente e que comprove(m), ter ela executado ou estar executando serviços pertinentes e compatíveis em características, quantitativos e prazos com o objeto da presente licitação.

(6)

5.5.1.2. Entende-se por pertinentes e compatíveis os serviços de vigilância ostensiva e integrada realizados com forma, regime de execução semelhantes aos constantes do objeto e condições desta licitação e os serviços de monitoramento remoto através de central de monitoramento com manutenção, observando os prazos e quantitativos indicados a seguir.

5.5.1.3. A comprovação a que se refere o subitem 5.5.1.1. acima, poderá ser mediante a apresentação de atestados relativos ao objeto para a qual está sendo apresentada a proposta, cujo prazo não deverá ser inferior a 12 (doze) meses de execução ininterrupto conforme abaixo:

5.5.1.3.1. Para os serviços de Vigilância Ostensiva e Integrada quantitativos não inferiores a 60%

(sessenta por cento), que demonstrem de forma ininterrupto, cobertura de postos de 12 (doze) horas diurno e/ou 12 (doze) horas noturno, tomando-se como referência o somatório dos itens A - alínea I - subitens 1 e 2 (Vigilância Ostensiva) e C - alínea I - subitens 4 e 5 (Vigilância Integrada), constantes da Planilha de Serviços e Preços, ou seja 57.020 postos para 12 meses.

5.5.1.3.2. Para os serviços de Monitoração Eletrônica poderão ser comprovados quantitativos não inferiores a 50% (cinqüenta por cento) do somatório dos itens 2.1.1.28, 2.1.1.29, 2.2.1.20 e 2.2.1.21 (câmeras fixas) e 2.1.1.34 (câmeras móveis) da Planilha de Composição de Preço Global, referentes a câmeras fixas e móveis, ou seja:

- câmeras fixas: 40 (quarenta) peças;

- câmeras móveis: 07 (sete) peças.

5.5.1.4. O (s) atestado (s) referidos em 5.5.1.1. deverá (ão) conter as seguintes informações:

. data de início e término dos serviços;

. caracterização dos serviços realizados (dentre aqueles do objeto do contrato) ; . quantitativos dos serviços;

. data de emissão; e

. nome e identificação do signatário.

5.5.1.5. Para os atestados que apresentem contratos em andamento, deverão conter os quantitativos dos serviços realizados, compatíveis com o exigido nos subitens 5.5.1.3.1.

desta licitação.

5.5.1.6. Quaisquer informações acima relacionadas, não constantes do atestado, deverão ser complementadas pelos seguintes documentos: cópias do Contrato a que se refere o atestado; ordens de serviços e/ou outros pertinentes.

5.5.1.7. Em nenhuma hipótese os documentos relacionados no subitem 5.5.1.6. acima substituirão o atestado.

5.5.2. As PROPONENTES, para os efeitos de qualificação, deverão também apresentar os seguintes documentos:

5.5.2.1. Autorização para funcionamento, em nome da PROPONENTE, emitido pelo Ministério da Justiça e revisão desta, com validade na data da apresentação;

5.5.2.2. Certificado de segurança, em nome da PROPONENTE, emitido pela Superintendência Regional no Estado de São Paulo do Departamento de Polícia Federal, com validade na data da apresentação; e

5.5.2.3. Certificado de regularidade de situação de cadastramento perante a Divisão de Registros Diversos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em nome da PROPONENTE.

Obs.: Os documentos descritos no item 5.5. deverão ser enviados por fac-símile (0xx-11-3291- 5351 ou 3291-5357), a pedido do Pregoeiro, quando da realização da fase de habilitação. O Licitante Vencedor deverá apresentar os respectivos originais ou cópias autenticadas até o próximo dia útil ao da realização da sessão pública do PREGÃO, se outro prazo não tiver sido estabelecido pelo Pregoeiro.

6. DA SESSÃO PÚBLICA E DO JULGAMENTO

6.1. Quando houver uma única PROPONENTE, ou uma única proposta válida é prerrogativa do Pregoeiro conduzir a sessão, analisadas as limitações de mercado e outros aspectos pertinentes, ou optar pela repetição de nova licitação.

6.2 No julgamento das propostas será adotado o critério de menor preço total.

(7)

6.3. O eventual desempate de propostas do mesmo valor será promovido pelo sistema, com observância dos critérios legais estabelecidos para tanto.

6.4. Nova grade ordenatória será divulgada pelo sistema, contendo a relação das propostas classificadas e desclassificadas.

6.5. Será iniciada a etapa de lances para a qual serão convidadas a participar, todas as PROPONENTES detentoras de propostas classificadas.

6.5.1. A formulação de lances será efetuada, exclusivamente, por meio do sistema eletrônico.

6.5.2. Os lances deverão ser formulados em valores distintos e decrescentes, inferiores à proposta de menor preço, observada a redução mínima entre eles de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais), prevalecendo o primeiro lance recebido, quando ocorrerem 2 (dois) ou mais lances do mesmo valor.

6.6. A etapa de lances terá a duração inicial de 15 (quinze) minutos.

6.6.1. A duração da etapa de lances será prorrogada automaticamente pelo sistema, por mais 3 (três) minutos, visando à continuidade da disputa quando houver lance ofertado nos últimos 3 (três minutos do período de que trata o subitem anterior ou nos sucessivos períodos de prorrogação automática, até que não sejam registrados quaisquer lances.

6.7. No decorrer da etapa de lances, as PROPONENTES serão informadas pelo sistema eletrônico dos lances admitidos e dos inválidos, horários de seus registros no sistema e respectivos valores, do , tempo restante para o encerramento da etapa de lances, e da eventual prorrogação do encerramento.

6.8. Encerrada a etapa de lances, após o término do prazo do subitem 6.6, o sistema divulgará a nova grade ordenatória, contendo a classificação final, em ordem crescente de valores, onde será considerado o último preço ofertado pela PROPONENTE.

6.9. Após a classificação será assegurada às PROPONENTES microempresas e empresas de pequeno porte preferência à contratação, observadas as seguintes regras:

6.9.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte, detentora de proposta de menor valor, dentre aquelas cujos valores sejam iguais ou superiores até 5% (cinco por cento) ao valor da proposta melhor classificada, será convocada pelo pregoeiro, para que apresente preço inferior ao da melhor classificada, no prazo de 5 (cinco) minutos, sob pena de preclusão do direito de preferência.

6.9.1.1. No caso de equivalência de valores apresentados por microempresas e empresas de pequeno porte, no valor acima descrito, será realizado sorteio para identificar aquela que poderá apresentar a melhor oferta.

6.9.2. Não havendo apresentação de novo preço, inferior ao preço da proposta melhor classificada, serão convocadas para o exercício do direito de preferência, respeitada a ordem de classificação, as demais microempresas e empresas de pequeno porte, cujos valores das propostas se enquadrem nas condições indicadas no subitem 6.11.1.

6.9.3. Caso a melhor oferta, tenha sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte, não será assegurado o direito de preferência, passando-se desde logo à negociação do preço.

6.10. O pregoeiro poderá negociar com o autor da oferta de menor valor,, mediante troca de mensagens abertas no sistema, com vistas à redução do preço.

6.11. Após a negociação, se houver, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade do menor preço, com base nos preços de mercado, apurados mediante pesquisa de preços realizada pela COMPANHIA DO METRÔ, decidindo motivadamente a respeito.

6.11.1. O critério de aceitabilidade dos preços ofertados será o de compatibilidade com os valores estipulados no Caderno de Serviços Terceirizados, elaborado pela Secretaria da Gestão Pública, do Governo do Estado de São Paulo, para prestação de serviços de vigilância/segurança patrimonial e vigilância eletrônica, disponível no site www.cadterc.sp.gov.br.

(8)

6.12. Considerada aceitável a oferta de menor preço, o Pregoeiro passará à análise dos requisitos de habilitação, observando as seguintes diretrizes:

a) Verificação dos dados e informações , constantes do e-CADFOR e dos documentos indicados no subitem 5 deste Edital;

b) Caso os dados e informações constantes no e-CADFOR não atendam ao(s) requisito(s) estabelecido(s) no item 5 deste Edital, o Pregoeiro verificará a possibilidade de suprir ou sanear eventuais omissões ou falhas, mediante consultas efetuadas por outros meios hábeis de informações;

c) Os documentos passíveis de obtenção mediante consultas efetuadas por meio hábeil de informação distintos do e-CADFOR, deverão ser anexados aos autos da licitação, salvo impossibilidade certificada e devidamente justificada pelo Pregoeiro;

d) A PROPONENTE provocada pelo Pregoeiro, poderá, ainda, suprir ou sanear eventuais omissões ou falhas, inerentes aos documentos de habilitação, mediante a apresentação de novos documentos ou a substituição de documentos anteriormente ofertados, desde que os envie no curso da própria sessão pública do PREGÃO e até a decisão sobre a habilitação, por meio de fac-símile para o número (11) 3291-5357 ou por correio eletrônico para o endereço alcantara@metrosp.com.br;

e) A COMPANHIA DO METRÔ não se responsabilizará pela eventual indisponibilidade dos meios eletrônicos hábeis de informações no momento da verificação a que se refere a alínea “b”, ou dos meios para a transmissão de cópias de documentos a que se refere a alínea “c”, ambas deste subitem 6.16. Na hipótese de ocorrerem essas indisponibilidades e/ou não sendo supridas ou saneadas as eventuais omissões ou falhas na forma prevista nas alíneas “b” e “c”, a PROPONENTE será inabilitada, mediante decisão motivada;

f) Os originais ou cópias autenticadas dos documentos enviados na forma constante da alínea “c”, deverão ser apresentadas na Gerência de Contratações e Compras, sito na Rua Boa Vista, nº 175 – Bloco B – 2º Andar, Centro, São Paulo – SP, no 1º dia útil após o encerramento da sessão pública, sob pena de invalidade do respectivo ato de habilitação e a aplicação das penalidades cabíveis;

g) Constatado o cumprimento dos requisitos e condições estabelecidos no Edital, a PROPONENTE será habilitada e declarada vencedora do certame.

6.15. Caso a documentação apresentada por microempresas ou empresas de pequeno porte tenha restrição de regularidade fiscal, a sessão será suspensa, sendo assegurado à PROPONENTE o prazo de 2 (dois) dias úteis, prorrogável por igual período, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de negativa.

6.16. Por ocasião da retomada da sessão, o Pregoeiro decidirá motivadamente sobre a comprovação ou não da regularidade fiscal.

6.17. A não regularização da documentação implicará na decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas em lei e neste edital.

6.18. Se a oferta não for aceitável, se a PROPONENTE desatender às exigências para a habilitação, ou não sendo saneada a irregularidade fiscal, o Pregoeiro, respeitada a ordem de classificação, examinará a oferta subseqüente de menor preço, negociará com o seu autor, decidirá sobre a aceitabilidade e, em caso positivo, verificará as condições de habilitação e assim sucessivamente, até a apuração de uma oferta aceitável cujo autor atenda aos requisitos de habilitação, caso em que será declarado vencedor.

6.19 Observadas as condições do artigo 43,§3º da Lei federal nº 8.666/93 e suas alterações, o Pregoeiro, a seu critério, poderá, a qualquer tempo, solicitar esclarecimentos e/ou comprovação dos documentos apresentados, destinados a esclarecer ou a completar a instrução do processo.

7. DO RECURSO, DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO

7.1. Divulgado o resultado da licitação o Pregoeiro informará às PROPONENTES, por meio de mensagem lançada no sistema que poderão manifestar-se, motivadamente sobre a intenção de interpor recurso, exclusivamente, por meio eletrônico, em campo próprio disponibilizado no sistema, para tanto, no prazo de até 10 (dez) minutos.;

7.2. Havendo manifestação motivada da intenção de interposição de recurso, o Pregoeiro, por mensagem lançada no sistema, informará aos recorrentes que poderão apresentar memoriais contento as razões de recurso, no prazo de 3 (três) dias após o encerramento da sessão pública e, as demais PROPONENTES, que poderão apresentar contra razões, em igual número de dias, os quais começarão a correr no término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada visa imediata dos autos.

(9)

7.2.1. As razões de recurso e as contra razões serão oferecidas, por meio eletrônico, no sitio www.bec.sp.gov.br, opção RECURSO, e a apresentação de documentos relativos às peças antes indicadas, se houver, será efetuada mediante protocolo, na Gerência de Contratações e Compras, sito na Rua Boa Vista, nº 175 – Bloco B – 2º Andar, Centro, São Paulo – SP, observados os prazos estabelecidos no subitem acima.

7.3. A ausência de manifestação imediata e motivada da PROPONENTE importará na decadência do direito de recurso, na adjudicação do objeto da licitação pelo Pregoeiro à PROPONENTE vencedora, na própria sessão, e na homologação pela autoridade competente.

7.4. Interposto o recurso, o Pregoeiro poderá reconsiderar a sua decisão ou encaminhá-lo devidamente instruído à autoridade competente.

7.5. Decididos os recursos e constada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto da licitação à PROPONENTE vencedora e homologará o procedimento.

7.6. O recurso terá efeito suspensivo e o seu acolhimento importará na invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

7.7. A vencedora do certame obriga-se a apresentar na Gerência de Contratações e Compras, situada na Rua Boa Vista, nº 175 – Bloco B – 2º Andar, Centro, São Paulo – SP, no prazo de 2 (dois) dias úteis contado da data de adjudicação do objeto, os novos preços unitários e total para a contratação, a partir do valor total final obtido no certame, .

7.7.1. Se a PROPONENTE vencedora do certame deixar de cumprir a obrigação estabelecida no subitem anterior , no prazo ali mesmo assinalado, os preços unitários finais válidos para a contratação serão apurados pela COMPANHIA DO METRÔ, com a aplicação do percentual que retrate a redução obtida entre o valor total oferecido na proposta inicial e o valor final obtido no certame, indistintamente sobre cada um dos preços unitários ofertados na referida proposta.

8. DA DESCONEXÃO COM O SISTEMA ELETRÔNICO

8.1. À PROPONENTE caberá acompanhar as operações no sistema eletrônico, durante a sessão pública, respondendo pelos ônus decorrentes de sua desconexão ou da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema.

8.2. A desconexão do sistema eletrônico com o Pregoeiro, durante a sessão pública, implicará:

a) Fora da etapa de lances, a sua suspensão e retomada, desde o ponto em que foi suspensa;

b) Se a desconexão persistir por tempo superior a 15 (quinze) minutos, a sessão pública deverá ser suspensa e reiniciada somente após comunicação expressa às PROPONENTES, de nova data e horário para a sua continuidade;

c) Durante a etapa de lances, a continuidade da apresentação de lances pelas PROPONENTES, até o término do período estabelecido no edital, caso o sistema eletrônico permaneça acessível para as PROPONENTES;

c.1) No caso acima, o pregoeiro retomará, quando possível, a sua atuação no certame, sem prejuízo dos atos realizados até então.

8.3. A desconexão do sistema eletrônico com qualquer PROPONENTE, não prejudicará a conclusão válida da sessão pública ou do certame.

9. DA CONTRATAÇÃO

9.1. Homologada a licitação à PROPONENTE vencedora, esta terá o prazo máximo de 10 (dez) dias contados do recebimento de comunicação neste sentido, emitida ato contínuo da homologação do resultado do certame, para prestação da Garantia de Execução Contratual de 5% (cinco por cento) do valor total do Contrato.

9.1.1. O prazo estabelecido no subitem anterior poderá ser prorrogado por até 10 (dez) dias, se solicitada pela PROPONENTE selecionada, desde que ocorra motivo justificado para tanto, aceito a critério da COMPANHIA DO METRÔ.

9.1.2. A garantia estipulada neste subitem será prestada mediante caução em dinheiro, títulos da dívida pública, seguro-garantia ou fiança bancária, cabendo à PROPONENTE optar por uma dessas modalidades, estando entretanto, os termos do seguro-garantia e os da fiança bancária sujeitos à prévia aprovação pela COMPANHIA DO METRÔ, bem como se a opção se der por títulos da dívida pública, à análise e exigência de comprovação de sua validade atual quanto a liquidez e valor.

(10)

9.1.2.1. A garantia prestada na modalidade de fiança bancária ou seguro-garantia, deverá estar, obrigatoriamente, com a(s) assinatura(s) com firma reconhecida e acompanhada de cópia autenticada da respectiva procuração outorgada pela Instituição.

9.1.3. A Fiança Bancária, se esta vier a ser a modalidade de garantia ajustada, deverá ser apresentada na forma e conteúdo do modelo anexo deste Edital.

9.1.4. A garantia, se prestada por fiança bancária, deverá ter seu valor expresso em REAL, e se aplicável, com atualização automática de seu valor, na mesma época, forma e periodicidade, estabelecidas na Cláusula Reajuste da Minuta do Contrato – Segunda Parte deste Edital, devendo ser apresentada conforme modelo anexo do edital vinculado.

9.1.5. A documentação e valores que caracterizam a prestação inicial de garantia deverão ser apresentados na Gerência de Contratações e Compras - GCP, situada na Rua Boa Vista, 175 - 2º Andar - São Paulo, Capital.

9.1.6. Em conjunto com a comunicação mencionada no subitem 9.1, serão encaminhadas as 3 (três) vias do contrato para assinatura pela PROPONENTE selecionada, as quais deverão ser devolvidas juntamente com os documentos relacionados nos itens 9.1 a 9.1.4.

9.2. A PROPONENTE adjudicatária fica obrigada a manter durante o prazo de vigência do Contrato a sua condição de habilitação, sob pena de rescisão contratual.

9.3. Na eventualidade de a PROPONENTE, regularmente convocada a assinar o Contrato, prestar a Garantia de Execução Contratual e apresentar o documento exigido no item 9.8 e estando sua proposta dentro do prazo de validade, se recusar a assinar, aceitar ou o Contrato, prestar a Garantia de Execução Contratual e apresentar o documento exigido no item 9.8 no prazo fixado no item 9.1. sem justificativa feita por escrito e também por escrito aceita pela COMPANHIA DO METRÔ, ser-lhe-á aplicada multa de 5% (cinco por cento) do valor do Contrato.

9.4. Aplicada a multa referida no subitem anterior a PROPONENTE deverá pagá-la em até 48 (quarenta e oito) horas, contadas do recebimento do documento de cobrança respectivo, no Departamento de Tesouraria da COMPANHIA DO METRÔ, situado na Rua Boa Vista, 175 – 3º andar –, São Paulo, Capital, sob pena de, não o fazendo, sujeitar-se aos procedimentos judiciais cabíveis.

9.5. A PROPONENTE que, convocada dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o Contrato, deixar de entregar documentação exigida para o certame ou apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução do certame e/ou seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do Contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, garantido o direito prévio ao contraditório e à ampla defesa, ficará impedida de licitar e contratar com a COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação.

9.6. As eventuais alterações de razão social do fornecedor deverão ser comunicadas à COMPANHIA DO METRÔ, devidamente documentadas em tempo hábil, pois as divergências nesse sentido acarretarão a não aceitação dos serviços ou a suspensão do pagamento, até que a situação seja regularizada.

9.7. A CONTRATADA que apresentou Certidão expedida por CREA de outro Estado fica obrigada, no momento da assinatura do Contrato, a apresentar o visto do CREA de São Paulo, válido, pelo menos, por 180 (cento e oitenta dias).

9.8. Em cumprimento aos disposto na Resolução Nº 8 e Instruções nºs 01 e 02/04 do Tribunal de Contas do Estado deverá ser assinado, juntamente com o Instrumento Contratual o Termo de Ciência e Notificação, conforme Anexo integrante deste edital.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. As normas disciplinadoras desta licitação serão interpretadas em favor da ampliação da disputa, respeitada a igualdade de oportunidade entre as PROPONENTES e desde que não comprometam o interesse público, a finalidade e a segurança da contratação.

10.2. Das sessões públicas de processamento de PREGÃO serão lavradas atas circunstanciadas, observado o disposto no artigo 9º, inciso X da Resolução CEGP-10/2002 a serem assinadas pelo Pregoeiro e pela equipe de apoio.

10.3. O sistema manterá sigilo quanto à identidade das PROPONENTES, para o Pregoeiro até a etapa de negociação com o autor da melhor oferta e para os demais até a etapa de habilitação.

(11)

10.4. A COMPANHIA DO METRÔ poderá revogar a licitação por razões de interesse público, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros.

10.5. No interesse da COMPANHIA DO METRÔ, sem que caiba aos participantes qualquer reclamação ou indenização, poderá ser adiada a abertura desta licitação; ou alterado o edital, com fixação de novo prazo para a realização da licitação.

10.6. Tanto a impugnação ao edital como os pedidos de esclarecimentos serão formulados em campo próprio do sistema, encontrado no EDITAL, sendo que à impugnação poderá ser-lhe dada efeito suspensivo ou respondida até a abertura da sessão e os pedidos de esclarecimentos deverão ser respondidos até um dia útil antes da sessão do Pregão eletrônico.

10.7. Acolhida a petição contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização da sessão pública.

10.8. Os casos omissos do presente PREGÃO serão solucionados pelo Pregoeiro e as questão relativas ao sistema, pelo Departamento de Controle de Contratação Eletrônica – DCC, da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo.

10.9. Para dirimir quaisquer questões decorrentes da licitação, não resolvidas na esfera administrativa, será competente o foro da Comarca da capital do Estado de São Paulo.

10.10. O resultado da presente licitação e demais pertinentes, passíveis de divulgação, serão publicados no Diário Oficial do Estado-DOE e nos sítios: www.imesp.com.br, opção “e- negócios públicos”, www.bec.sp.gov.br, opção “PREGÃO ELETRÔNICO” e www.metrosp.com.br.

11. SANÇÕES PARA O CASO DE INADIMPLEMENTO

11.1. Ficará impedida de licitar e contratar com a Administração direta e indireta do Estado de São Paulo, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, a pessoa física ou jurídica, quepraticar quaisquer atos previstos no artigo 7º da Lei federal nº 10.520, de 17 de julhode 2002, c.c. o artigo 15 da Resolução CEGP-10 de 19 de novembro de 2002.

11.2. A sanção de que trata o subitem anterior poderá ser aplicada juntamente com as multas previstas na Resolução nº CC 52 de 19.07.2005, garantido o exercício de prévia e ampla defesa, e deverá ser registrada no e-CADFOR e no sítio www.sancoes.sp.gov.br

12. VISITA TÉCNICA

12.1. As PROPONENTES, para efeito de elaboração das propostas, deverão obrigatoriamente visitar os locais/ instalações onde serão realizados os serviços.

12.2. Tendo em vista que a Visita Técnica servirá para fornecer subsídios à elaboração da proposta, os responsáveis deverão ter o necessário conhecimento técnico do objeto desta licitação. Não caberá nenhuma responsabilidade à COMPANHIA DO METRÔ, em função de insuficiência de dados devidamente levantadas por ocasião da visita, caso não sejam observadas estas condições.

12.3. A visita, coordenada pela Gerência de Contratações e Compras, será realizada no dia 07.05.2008, devendo os representantes das PROPONENTES, para esse fim, comparecerem às 09h00, Rua Boa Vista, 175 – 2º andar, São Paulo, Capital.

12.4. Nessa visita, cada PROPONENTE poderá participar com no máximo 2 (dois) representantes necessariamente credenciados por esta.

12.5. Não serão determinadas outras datas por eventuais reivindicações das PROPONENTES que, por qualquer circunstância, não tenham participado da visita.

São Paulo, de de 2008.

SÉRGIO CORRÊA BRASIL

Gerente de Contratações e Compras

(12)

SEGUNDA PARTE

MINUTA DO CONTRATO - SERVIÇO ÍNDICE

1. OBJETO fl.

2. DOCUMENTOS INTEGRANTES fl.

3. PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS fl.

4. VIGÊNCIA/ PRAZOS fl.

5. PREÇOS fl.

6. MEDIÇÃO fl.

7. COBRANÇA fl.

8. PAGAMENTOS fl.

9. REAJUSTE fl.

10. TRIBUTOS fl.

11. OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA fl.

12. FISCALIZAÇÃO fl.

13. MULTAS E PENALIDADES fl.

14. GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL fl.

15. RESCISÃO fl.

16. SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DOS SERVIÇOS fl.

17. GLOSAS fl.

18 ACEITAÇÃO fl.

19. OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA COMPANHIA DO METRÔ fl.

20. SUBCONTRATACAO fl.

21. ALTERAÇÕES CONTRATUAIS fl.

22. COMUNICAÇÕES fl.

23. NOVAÇÃO fl.

24. VINCULAÇÃO AO EDITAL fl.

25. FORO fl.

(13)

SEGUNDA PARTE

MINUTA DO CONTRATO – SERVIÇO

CONTRATO Nº ________________

CÓDIGO FORNECEDOR ________

Pelo presente Instrumento feito em 3 (três) vias de igual teor e para um único efeito, de um lado a COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ, CNPJ nº 62.070.362/0001-06, com sede em São Paulo, situada na Rua Augusta, 1.626, doravante denominada simplesmente COMPANHIA DO METRÔ, e de outro ... , CNPJ nº ..., com sede em ..., na ..., nº ..., doravante denominada simplesmente CONTRATADA, legalmente representadas e ao final assinadas, ajustam e convencionam as obrigações e compromissos recíprocos que assumem, nos termos do Regulamento para modalidade Pregão da COMPANHIA DO METRÔ, regido pela Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, pelo Decreto estadual nº 47.297 de 06 de Novembro de 2002, pelo Decreto Estadual nº 49.722 de 24 de junho de 2005 e pelo Regulamento para a Licitação na Modalidade Pregão Eletrônico para a aquisição de Bens e Serviços Comuns, aprovado pela RD 130/2007 de 11 de julho de 2007 e revisado pela RD 052/2008 de 20 de fevereiro de 2008, e subsidiariamente, no que se concerne, as disposições da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e da Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, com alterações posteriores, assim como da Lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006., mediante as cláusulas que se seguem:

1. OBJETO

1.1. O objeto do presente contrato é a prestação de serviços de vigilância/segurança patrimonial com a efetiva cobertura dos postos designados e sistema de vigilância eletrônica, para a COMPANHIA DO METRÔ.

1.2. Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preço unitário.

2. DOCUMENTOS INTEGRANTES

2.1. Integram este Instrumento todos os documentos do processo licitatório e mais os seguintes:

2.1.1. Planilha de Serviços e Preços – Anexo ____;

2.1.2. Composição de Preço Global – Anexo ___;

2.1.3. Perfis – Anexo ___;

2.1.4. Descrição dos Postos de Serviço – Anexo ___;

2.1.5 Quadro de Distribuição de Locais e Postos de Serviço – Anexo ____;

2.1.5.1. Quadro de Distribuição de Locais e Postos de Serviço é meramente informativo, podendo ser alterado, nos termos da Cláusula Terceira, itens 3.21 e 3.22, conforme as necessidades operacionais que surgirem durante o contrato.

2.1.6. Documento Técnico CS-9.83.ME.XX-4XX-001- rev. A – Anexo ___;

2.1.7. Termo de Referência e Notificação – Anexo ___,

2.1.8. Especificação Contratual EC-21-003 (já em poder da CONTRATADA).

2.2. No caso de divergências entre o contrato e seus anexos, prevalecerá o disposto neste contrato.

2.2.1. Se a divergência for entre anexos, prevalecerá aquele de data mais recente.

3. PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

3.1. Os serviços objeto deste contrato serão prestados pela CONTRATADA, para cobertura de Vigilância/Segurança Patrimonial, que envolva a alocação de profissionais capacitados e habilitados conforme legislação vigente e Descrição do Perfil do Profissional - Anexo... , bem como locação de Sistema de Monitoração Eletrônico e será responsável pela instalação dos equipamentos nos Postos com a obrigação de enviar as imagens geradas, através de Link, à Central de Monitoração Eletrônica - CME, sob a gestão da CONTRATADA responsável pelo Pregão Eletrõnico n° 42507277/1.

3.2. As necessidades operacionais e especificidades, para fins de referência, estão descritos nos

“Locais e Postos de Serviços”, conforme Quadro de Distribuição dos Locais e Postos de Serviços - Anexo ... .

(14)

3.3. Os serviços de vigilância/segurança patrimonial contemplam de forma concomitante, integrada e harmônica a prestação de serviços de:

3.3.1. Preservação/Segurança Patrimonial Ostensiva, com a efetiva cobertura dos Postos de Vigilância;

3.3.2. Monitoramento à distância e “in loco”, por meio de Vigilância Integrada.

3.4. Entende-se como Vigilância Integrada a conjunção do Sistema de Monitoração Eletrônica com a Vigilância Ostensiva, atuando nos mesmos locais, sob a mesma estratégia.

3.5. Entende-se como Vigilância Ostensiva aquela que atua nos locais em que não haja a Vigilância Eletrônica.

3.6. Entende-se como Vigilância de Transição a vigilância que, utilizando-se exclusivamente de profissionais treinados, atua nos locais em que não há Vigilância Eletrônica, enquanto essa não entrar em operação.

3.7. Entende-se como Vigilância Eletrônica aquela que é realizada através de equipamento eletrônico, bem como o Sistema de Escuta e Automação.

3.8. Entende-se como Sistema de Escuta e Automação aquele que tem por objetivo automatizar e autorizar remotamente as entradas nos postos que não hajam Vigilância Ostensiva.

3.9. As condições mínimas necessárias para o fornecimento dos equipamentos eletrônicos com monitoramento “in loco” e a “distância” encontram-se descritas no Documento Técnico CS- 9.83.ME.XX-4XX-001, Anexo ...

3.10. Os serviços serão desenvolvidos, por meio de “Postos de Vigilância”, ininterruptamente em quaisquer dos seguintes regimes:

. Posto 44 horas semanais - (Segunda a Sexta-Feira);

. Posto 12 horas diárias - Diurno (Segunda a Sexta-Feira);

. Posto 12 horas diárias - Diurno (Segunda-Feira a Domingo);

. Posto 12 horas diárias - Noturno (Segunda-Feira a Domingo);

. Posto 12 horas diárias - Dia-Noturno (Segunda a Domingo).

3.10.1. Entende-se como Posto 12 horas diárias - Dia-Noturno de Segunda a Domingo, sendo 10 (dez) horas diurnas e 2 (duas) horas noturnas.

3.10.2. Os serviços de monitoramento deverão funcionar ininterruptamente durante a vigência do contrato.

3.11. A CONTRATADA deverá ter um Plantão Técnico para atendimento exclusivo de falhas em equipamentos eletro-eletrônicos de todos os sistemas de monitoramentos, ininterruptamente, com prazo máximo de 2 (duas) horas a partir do acionamento.

3.12. Sistema de ronda da operação.

3.12.1. A CONTRATADA se obriga a efetuar, diariamente e em no mínimo 2 (duas) visitas por turno, rondas preventivas em cada local sob sua responsabilidade, conforme prioridades definidas pela COMPANHIA DO METRÔ constante do Quadro de Distribuição dos Locais e Postos de Serviço - Anexo... .

3.12.2. Além das rondas preventivas, a CONTRATADA deverá comparecer, imediatamente, no local em que ocorrer qualquer evento ou ocorrência em decorrência da detecção por equipamentos instalados nos postos ou indicado pelo monitoramento local ou central.

3.12.3. No caso de ser detectado um aumento da vulnerabilidade ou risco do local, a CONTRATADA deverá intensificar as vistorias por rondas de forma a garantir a preservação e segurança do patrimônio.

3.13. Os canais para junção de comunicação (links de transmissão) deverão ser via Intragov e serão fornecidos pela COMPANHIA DO METRÔ.

3.14. A CONTRATADA, com base no Projeto Executivo do Sistema de Monitoração Eletrônica, fornecido pela COMPANHIA DO METRÔ, deverá concluir os serviços de instalação especificados no documento CS-9.83.ME.XX-4XX-001, no prazo máximo mencionado no subitem 3.14.1.

3.14.1. Estima-se o prazo total para conclusão dos serviços e a respectiva aceitação do Sistema, pela COMPANHIA DO METRÔ, em 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da data de início constante na Ordem de Serviço - O.S.

(15)

3.14.2. A COMPANHIA DO METRÔ disponibilizará, após a assinatura do Contrato os desenhos técnicos, para elaboração do Projeto Executivo pela CONTRATADA.

3.14.3. No prazo considerado no item 3.14.1, a conclusão das fases deverá ser assim distribuída:

. Fase 1 - 2 meses;

. Fase 2 - 2 meses;

. Fase 3 - 3 meses;

. Fase 4 - 6 meses.

3.15. A COMPANHIA DO METRÔ fornecerá as fases prioritárias de implantação dos locais monitorados, devendo a CONTRATADA fornecer, juntamente com o Projeto Executivo, o Cronograma de Implantação de cada fase, contemplando o prazo referido em 3.14.1.

3.16. A COMPANHIA DO METRÔ poderá, em razão de fatores supervenientes, alterar as prioridades de implantação das fases especificadas no subitem 3.17.

3.17. As fases de implantação dos Postos de Monitoramento compreendem as seguintes prioridades:

Eletrônica/Integrada 1ª Fase

. Pátio Jabaquara

Av Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 134;

. Pátio Capão Redondo Estrada de Itapecirica,4.157;

. Metrôclube Jabaquara Rua das Rolinhas, 208.

2ª Fase

. Trecho Horto do Ipê – P1

R. Rogério de Paula Brito, 90/91 (acesso Estrada de Campo Limpo);

. Trecho Horto do Ipê - P2 - (Área/Escape) Av. Carlos Caldeira Filho, s/n°;

. Área/Escape - Guido Caloi Av. Guido Caloi, 2.230 3ª Fase

. Primária YSA R. Ararapira, 248;

. Primária YGC - Base de Manutenção - Guido Caloi Av. Guido Caloi, 2.030;

. Base de Manutenção Imigrantes Av. Ricardo Jafet, 2.340

4ª Fase

. Base de Manutenção e Retificadora -WJA Praça Padre José da Conceição Meireles, 50;

. WZI – Zuquim

R. Benvinda de Aparecida de Abreu Leme, s/n° (esquina com R. Dr. Zuquim);

. WAR – Árvore Av. Jabaquara, 629;

. WVM – Mariana

R. Professor Noé de Azevedo, 255;

. WJU - São Judas Av. Jabaquara, 2.346.

3.18. Durante a instalação do Sistema de Monitoração Eletrônica de cada fase e até sua efetiva aceitação e início da operação da Vigilância Integrada, a CONTRATADA deverá manter os locais preservados com a Vigilância de Transição, a qual será incorporada por Ordem de Serviço - O.S., pela COMPANHIA DO METRÔ.

3.18.1. A desincorporação da Vigilância de Transição será realizada concomitantemente à data efetiva da implantação da Vigilância Integrada, conforme cronograma estabelecido.

3.19. A CONTRATADA deverá manter todos os Postos sob vigilância visando prevenir incidentes de qualquer natureza que possam afetar o patrimônio da COMPANHIA DO METRÔ, verificando em cada local a eficácia dos equipamentos, bem como a atuação e funcionalidade dos sistemas integrados da preservação e no caso de ocorrência providenciar imediatamente a solução da mesma, através de ações operacionais, utilizando-se de todos os recursos sob sua responsabilidade.

(16)

3.19.1. Os locais de preservação do patrimônio dotados de equipamentos e sistema de alarme a controle remoto, deverão, a partir do acionamento dos alarmes, imagens, sensores de presença, e outros, serem atendidos, de imediato, por Supervisor Operacional da CONTRATADA, salientando que qualquer dano ao patrimônio será de sua responsabilidade, desde que comprovado.

3.19.2. Os Operadores de Monitoramento deverão comunicar de imediato e registrar qualquer ocorrência à COMPANHIA DO METRÔ.

3.19.3. O Supervisor Operacional da CONTRATADA, deverá após o seu comparecimento no local da ocorrência, informar imediatamente à COMPANHIA DO METRÔ bem como registrar o ocorrido na Central de Monitoração, pertinente ao Posto e tomar as ações cabíveis para normalização do local.

3.19.4. A CONTRATADA deverá restabelecer a funcionalidade desses equipamentos em no máximo 12 (doze) horas, sendo que os equipamentos instalados nas Centrais de Monitoração deverão ser restabelecidos em no prazo máximo de 2 (duas) horas.

3.19.4.1. Caso qualquer equipamento ou conjunto destes tornarem-se inoperantes, a CONTRATADA deverá garantir a segurança do local, por intermédio de Vigilância Ostensiva, no prazo máximo de 01 (uma) hora, enquanto os equipamentos estiverem inoperantes, sem custo adicional para a COMPANHIA DO METRÔ.

3.20. A prestação dos serviços objeto deste contrato será mediante a emissão de Ordens de Serviços - O.S. específicas, que passarão a fazer parte integrante deste contrato.

3.20.1. A Ordem de Serviço - O.S será emitida em 3 (três) vias e deverá conter as seguintes informações:

. descrição do serviço a ser realizado;

. local;

. quantidade de Postos de Serviços;

. prazo para execução dos serviços;

. regime de trabalho (diurno, noturno);

. início e término da jornada;

. tipo de equipamento;

. centro de custo contábil (RS);

. valor total dos serviços;

. assinatura e carimbo de pessoa autorizada pela COMPANHIA DO METRÔ.

3.21. A emissão de cada Ordem de Serviço firmada pela CONTRATADA e pela COMPANHIA DO METRÔ, implica além da autorização para início dos trabalhos, que a CONTRATADA disponha de todas as informações, equipamentos e categorias profissionais necessárias para a execução dos serviços contidos na mesma, entendendo-se que após o recebimento da mesma, a CONTRATADA deverá estar capacitada operacionalmente para implantação dos Postos de Serviço.

3.21.1. A ativação ou desativação, inclusive parcial, dos locais previstos no “Quadro de Distribuição dos Locais e Postos de Serviço” - Anexo ..., que envolvam remanejamentos ou adequação de postos, bem como a inclusão de novos locais de prestação de serviço e, ainda, a inclusão ou exclusão de equipamentos, conforme previsto nos itens D.2 e seus subitens da Planilha de Serviços e Preços, será feita mediante emissão das respectivas Ordens de Serviços - O.S., desde que respeitado o limite do valor contratual.

3.21.1.1. O prazo para atendimento às Ordens de Serviço - OS, referentes a inclusão de novos equipamentos é de até 30 (trinta) dias e para as demais solicitações é de até 48 (quarenta e oito) horas.

3.21.2. Para atendimento aos “Postos de Serviços Eventuais“ a prestação dos mesmos deverá ser precedida da emissão de Ordens de Serviços – O.S. específicas, as quais deverão obedecer o mesmo critério estabelecido no item 3.20.

3.21.2.1. Entende-se como Postos para Atendimento de Serviços Eventuais, aqueles que deverão ser ativados por período igual ou menor a 30 (trinta) dias. Para tanto a remuneração será equivalente ao período do Posto utilizado.

3.22. Os serviços serão prestados na Região Metropolitana de São Paulo, em edifícios e outras dependências sob a responsabilidade da COMPANHIA DO METRÔ, destacando-se, para fins de referência, sem a elas se limitarem, as localizações constantes do Quadro de Distribuição dos Locais e Postos de Serviço - Anexo ...

3.23. A CONTRATADA deverá atender prontamente chamados de emergência em quaisquer horários do dia ou da noite, inclusive sábados, domingos e feriados.

(17)

3.24. Os serviços serão executados tanto em horários diurno como noturno. São considerados horários normais diurno os serviços prestados no período entre 05h00 e 22h00, e horário normal noturno os serviços prestados no período entre 22h00 e 05h00.

3.24.1. São considerados serviços executados dia-noturno, os horários fixados das 12 horas às 24 horas.

3.24.2. Os horários iniciais das atividades de cada Posto poderão ser alterados, em função das necessidades operacionais, mantendo porém, o regime de trabalho que serão informados, com exceção do regime de 12 horas noturnas, de segunda à sexta-feira, sendo que os demais casos, serão informados através de Ordem de Serviço - O.S, a critério da COMPANHIA DO METRÔ.

3.25. Os empregados da CONTRATADA deverão comunicar imediatamente a COMPANHIA DO METRÔ, bem como ao Supervisor Operacional, qualquer anormalidade verificada, inclusive de ordem funcional, para que sejam adotadas as providências de regularizações necessárias.

3.26. A CONTRATADA deverá afixar nos Postos, em local visível, o número do telefone da Delegacia de Polícia da Região, do Corpo de Bombeiros, dos responsáveis pela administração da instalação e outros de interesse e indicados para o melhor desempenho das atividades afins.

3.27. A CONTRATADA deverá observar, tanto nos limites das instalações, como no respectivo perímetro, a movimentação de indivíduos suspeitos nas imediações do Posto, adotando as medidas de segurança, conforme orientação recebida pela COMPANHIA DO METRÔ, bem como as que entender oportunas, visando garantir as condições de segurança das instalações, dos empregados e das pessoas em geral que se façam presentes.

3.27.1. Repassar para o(s) vigilante(s) que está(ão) assumindo o Posto, quando da rendição, todas as orientações recebidas e em vigor, bem como eventual anormalidade observada nas instalações.

3.27.2. Comunicar à COMPANHIA DO METRÔ todo acontecimento entendido irregular e que atente contra o patrimônio da mesma.

3.27.3. Colaborar com as Polícias Civil e Militar nas ocorrências de ordem policial dentro das instalações da COMPANHIA DO METRÔ, facilitando, no possível, a atuação daquelas, inclusive na indicação de testemunhas presenciais.

3.27.4. Cumprir a programação dos serviços efetuada pela COMPANHIA DO METRÔ, com atendimento sempre cortês e de forma a garantir as condições de segurança das instalações, dos funcionários e das pessoas em geral que se façam presentes.

3.27.5. Permitir o ingresso nas instalações da COMPANHIA DO METRÔ, somente de pessoas previamente autorizadas e identificadas.

3.27.6. Fiscalizar a entrada e saída de veículos nas instalações da COMPANHIA DO METRÔ, identificando o motorista e anotando a placa do veículo, inclusive de empregados autorizados a estacionarem seus carros particulares na área interna da instalação, mantendo sempre os portões /cancelas fechados.

3.27.7. Fiscalizar a entrada e saída dos materiais, mediante conferência das notas fiscais ou de controles próprios da COMPANHIA DO METRÔ.

3.27.8. Controlar a saída de veículos, empregados e visitantes, após o término de cada expediente de trabalho, feriados e finais de semana, de acordo com os critérios estabelecidos pela COMPANHIA DO METRÔ.

3.27.9. Proibir o ingresso de vendedores, ambulantes e assemelhados às instalações, sem que estes estejam devida e previamente autorizados pela COMPANHIA DO METRÔ.

3.27.10. Proibir a aglomeração de pessoas junto ao Posto de Vigilância, comunicando o fato à COMPANHIA DO METRÔ.

3.27.11. Proibir toda e qualquer tipo de atividade comercial junto ao Posto de Vigilância e imediações, que implique ou ofereça risco à segurança dos serviços e das instalações.

3.27.12. Proibir a utilização do Posto de Vigilância para guarda de objeto estranhos ao local, assim como de bens particulares de empregados ou de terceiros.

3.27.13. Colaborar nos casos de emergência para o abandono das instalações, visando a manutenção das condições de segurança.

3.27.14. Atender a Descrição dos Postos de Serviço - Anexo... .

(18)

3.28. As diretrizes referentes aos serviços serão apresentadas à CONTRATADA na reunião de implantação do contrato, ocasião na qual serão prestados esclarecimentos sobre as rotinas e esquemas operacionais.

4. VIGÊNCIA/PRAZOS

4.1. O prazo de vigência do presente Contrato é de 31 (trinta e um) meses, a contar da data de sua assinatura.

4.1.1. Os serviços objeto do Contrato têm prazo de execução de 30 (trinta) meses contados a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço.

4.1.2. O prazo máximo para a emissão da primeira Ordem de Serviço - OS é de 30 (trinta) dias a contar da data de assinatura deste Instrumento.

4.2. O Contrato poderá ser prorrogado por períodos sucessivos, iguais ou inferiores, até o limite de 60 (sessenta) meses mediante avaliação prévia pela COMPANHIA DO METRÔ, das condições legais para tanto.

4.3. A inobservância dos prazos estipulados neste Contrato somente será admitida pela COMPANHIA DO METRÔ quando fundamentada nos motivos de força maior, nos termos do artigo 393 do Código Civil Brasileiro, ou por motivos imputáveis à COMPANHIA DO METRÔ, os quais deverão ser comprovados sob pena de a CONTRATADA incorrer nas penalidades estipuladas neste Contrato.

4.4. A hipótese de que trata o item antecedente somente será considerada mediante solicitação escrita e fundamentada da CONTRATADA, no prazo máximo de 10 (dez) dias contados da ocorrência do fato gerador do atraso, e também, por escrito, aceita pela COMPANHIA DO METRÔ.

4.5. Em caso de prorrogação do prazo contratual, para o período seguinte a CONTRATADA deve obrigatoriamente conceder descontos previstos nos valores de referência do estudo dos serviços de Vigilância Eletrônica elaborado pela Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo.

5. PREÇOS

5.1. O valor total deste contrato é de R$... (extenso), na data-base de 01/05/2007, conforme Planilha de Serviços e Preços – Anexo ___.

5.2. Os preços deste Contrato, incluem toda mão-de-obra, materiais, transportes, equipamentos, acessórios, manutenções técnicas preventivas e corretivas, treinamentos, testes, tributos de natureza previdenciária, fiscal e trabalhista, incluindo benefícios sociais e demais custos inerentes ao objeto contratual.

5.3. As quantidades constantes das Planilha de Serviços e Preços, anexas, são estimadas, podendo variar para mais ou para menos, observado o limite do valor total do contrato, dependendo da necessidade da COMPANHIA DO METRÔ.

5.4. Quando da necessidade de ampliação do serviço de vigilância eletrônica e monitoramento remoto, em caráter eventual ou permanente, será tomado o preço unitário de disponibilização mensal, previsto nos itens D 2.1.1. e D 2.2.1. (Fornecimento Principal) da Planilha de Serviços e Preços, o qual já compreende o equipamento de monitoramento adequado para a situação e a infra-estrutura para cada instalação.

5.4.1. Para essa necessidade será utilizada a verba prevista nos itens D 2.1.2 e D 2.2.2 (Fornecimento de Reserva) da Planilha de Serviços e Preços.

5.4.2 Entende-se por Fornecimento de Reserva - (5% cinco por cento) do valor destinado ao Fornecimento Principal - itens D 2.1.1 e D 2.2.1 - que visa a incorporação, através de Ordem de Serviço - O.S de equipamentos, em caráter emergencial, quando da realização de eventos não previstos, podendo desta forma, atender as necessidades da COMPANHIA DO METRÔ, em tempo hábil .

5.5. Para o caso de redução da quantidade de câmeras e equipamentos de monitoramento, o montante a ser reduzido do valor mensal de disponibilização, será baseado no preço unitário estabelecido nos itens D 2.1.1 e D 2.2.1 (Fornecimento Principal) da Planilha de Serviços e Preços, Anexo ... .

(19)

6. MEDIÇÃO

6.1. Os serviços, objeto deste Contrato, referentes aos itens A, B, C , D 2.1 e D 2.2 da Planilha de Serviços e Preços - Anexo .... serão apontados por medições mensais, que deverão conter todos os serviços realizados no mês da apuração, e que tenham sido aprovadas pela COMPANHIA DO METRÔ.

6.2. As medições serão feitas diretamente pela CONTRATADA, devendo seu início ser previamente comunicado à COMPANHIA DO METRÔ para acompanhamento.

6.2.1. As medições deverão ser numeradas seqüencialmente, discriminando o número deste Contrato, o objeto, os serviços realizados e as respectivas quantidades bem como os locais de sua realização.

6.2.2. As medições deverão ser constituídas de Planilhas de Medições a serem elaboradas em sistema de micro informática a ser definido pela COMPANHIA DO METRÔ.

6.3. Procedidas as medições, os seus resultados deverão ser encaminhados pela CONTRATADA à COMPANHIA DO METRÔ, até o dia 5 (cinco) do mês subseqüente ao mês apurado, para exame e aprovação ou rejeição, o que deverá ocorrer em até 10 (dez) dias, contados da data de entrega da medição.

6.3.1. As medições deverão ser encaminhadas em 3 (três) vias endereçadas diretamente ao Gestor deste Contrato, as quais deverão ser protocoladas na Rua Augusta, 1.626 - 1º andar - de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados e pontes de feriado, das 08h30min às 11h30min e das 13h00 às 17h00.

6.3.1.1. Caso a data limite da entrega das medições ocorrer em sábado, domingo, feriado, e/ou pontes de feriados, esta poderá ser efetuada no primeiro dia útil subseqüente

.

6.3.2. Os serviços que não tenham constado nas medições correspondentes aos meses em que foram realizados deverão ser apresentados em medição posterior, pelo valor da época de sua realização, obedecidas as demais condições contratuais.

6.4. No caso de rejeição de parte da medição, por responsabilidade da CONTRATADA, deverá ser observado o seguinte:

6.4.1. A parcela não rejeitada seguirá o processamento normal, conforme estabelecido nesta Cláusula.

6.4.2. A parcela de medição rejeitada pela COMPANHIA DO METRÔ será devolvida à CONTRATADA para cancelamento ou correção. Neste caso os prazos estabelecidos nesta Cláusula serão contados novamente, a partir da sua reapresentação.

6.4.3. A devolução total ou parcial das medições e/ou dos documentos de cobrança, não aprovados, bem como os prazos para sua reapresentação e reexame, em hipótese alguma será motivo para suspensão da execução dos serviços contratados.

6.5. Se a rejeição for indevida, a COMPANHIA DO METRÔ pagará à CONTRATADA o valor correspondente a parcela rejeitada, acrescido de juros moratórios de 6% (seis por cento) ao ano, calculados "pro rata tempore" desde a data de vencimento até a do efetivo pagamento, conforme fórmula estabelecida na Cláusula Pagamento.

7. COBRANÇA

7.1. Os documentos de cobrança deverão ser entregues em duas vias, diretamente a/c do Gestor do Contrato, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data de seus vencimentos.

7.1.1. Caso a data limite para entrega dos documentos de cobrança, ocorra aos sábados, domingos, feriados, e/ou pontes de feriados, estes poderão ser entregues no primeiro dia útil subseqüente.

7.2. Nesses documentos deverão ser indicados o número do Contrato e o mês de referência. Nos documentos de cobrança deverão ainda constar o número da ordem de serviço, o número da medição e, quando for o caso, os locais de realização dos serviços.

7.3. A COMPANHIA DO METRÔ devolverá à CONTRATADA documentos de cobrança apresentados com erros. Neste caso, todos os prazos estabelecidos serão contados novamente, a partir da reapresentação da documentação devolvida.

Referências

Documentos relacionados

a licitante que, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para

A licitante que, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida

A licitante que, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para

17.2.4 Ao proponente que convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o

A licitante que, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para

Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o

A licitante convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar

A licitante que, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida