• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ - FAG REGIMENTO GERAL CASCAVEL 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ - FAG REGIMENTO GERAL CASCAVEL 2019"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ - FAG

REGIMENTO GERAL

CASCAVEL 2019

(2)

SUMÁRIO

TITULO I ... 4

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ... 4

TÍTULO II ... 4

DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA ... 4

CAPÍTULO I ... 4

DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO - CEPEG ... 4

CAPÍTULO II ... 4

REITORIA ... 4

CAPÍTULO III ... 5

DA ADMINISTRAÇÃO DOS CURSOS ... 5

Seção I ... 5

Do Colegiado de Curso ... 5

Seção II ... 5

Dos Cursos ... 5

CAPÍTULO IV ... 6

DOS ÓRGÃOS SUPLEMENTARES ... 6

TÍTULO III ... 6

DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA ... 6

CAPÍTULO I ... 6

DO ENSINO ... 6

Seção I ... 8

Dos Cursos Sequenciais por Campo de Saber ... 8

Seção II ... 9

Do Ensino de Graduação ... 9

Seção III ... 11

Dos Cursos e Programas de Pós-graduação ... 11

Seção IV ... 11

Dos Cursos/Programas de Aperfeiçoamento, Atualização e Outros. ... 11

CAPÍTULO II ... 13

DA PESQUISA ... 13

CAPÍTULO III ... 14

DA EXTENSÃO ... 14

TÍTULO IV ... 15

DO REGIME ACADÊMICO ... 15

CAPÍTULO I ... 16

DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS/PROGRAMAS ... 16

CAPÍTULO II ... 16

DO PERÍODO LETIVO ... 16

CAPÍTULO III ... 17

DA ADMISSÃO AOS CURSOS/PROGRAMAS... 17

CAPÍTULO IV ... 17

DO CONCURSO DE INGRESSO ... 17

CAPÍTULO V ... 19

DA MATRÍCULA ... 19

CAPÍTULO VI ... 21

DA TRANSFERÊNCIA E DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ... 21

CAPÍTULO VII ... 23

(3)

DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO ... 23 CAPÍTULO VIII ... 24 DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO NOS CURSOS/PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DE EXTENSÃO, DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEQUENCIAIS POR CAMPO DE SABER ... 24 CAPÍTULO IX ... 25 DOS ESTÁGIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E ATIVIDADES

ACADÊMICAS COMPLEMENTARES ... 25 TÍTULO V ... 25 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS ... 25

(4)

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ - FAG

TITULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.1º. O presente Regimento disciplina as atividades comuns de organização e funcionamento, nas áreas administrativa e acadêmica, bem como fixa normas gerais para os seus órgãos normativo, consultivo, deliberativo, executivos e suplementares, em conformidade com os Estatutos da Mantenedora e do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, bem como a legislação vigente.

Parágrafo único: O Regimento, de que trata o caput deste artigo, será complementado por normas baixadas pelos órgãos, normativos e executivos do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG.

Art.2º. Os atos de matrícula de aluno e de admissão aos empregos no Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG representam contrato de adesão e implicam no compromisso de respeitar e acatar o Estatuto, este Regimento e as decisões que deles emanam.

TÍTULO II

DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Capítulo I

Do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG

Art.3º. O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG é o órgão normativo, deliberativo e consultivo do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, regido nos termos do seu Estatuto e deste Regimento Geral e de seu Regulamento.

Capítulo II Reitoria

Art.4º. A estrutura e funcionamento da Reitoria são estabelecidos em Regulamento próprio, por ela elaborado em concordância com o Estatuto do Centro Universitário Assis Gurgacz -

(5)

FAG, com este Regimento Geral e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

§ 1º O Reitor, O Vice-Reitor, o Pró-Reitor Administrativo e o Pró-Reitor Acadêmico, compõem o Colegiado da Reitoria, com caráter executivo, consultivo e de assessoramento, nos termos do seu Regulamento.

§ 2º À Reitoria, é facultado criar órgãos, assessorias, comissões técnicas, organizar serviços e outros mecanismos gerenciais que visem atender às necessidades do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, respeitadas as disponibilidades financeiras anuais aprovadas.

Capítulo III

Da Administração dos Cursos

Art.5º. O Curso é a unidade gestora por excelência dos serviços de ensino, pesquisa e extensão ministrados pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG para efeitos da organização administrativa, didático-científica, pedagógica e de distribuição de recursos financeiros e humanos.

Seção I

Do Colegiado de Curso

Art.6º. O Colegiado de Curso é gerido pelo Estatuto do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, por este Regimento Geral e pelas decisões que deles emanam.

Parágrafo único: O Colegiado de Curso reúne-se, ordinariamente, em datas fixadas previamente e, extraordinariamente, quando convocado pelo Coordenador de Curso, por iniciativa própria, ou por solicitação da Reitoria, e/ou a requerimento de 1/3 (um terço) de seus membros.

Seção II Dos Cursos

Art.7º. Os cursos/programas encontram-se instalados no Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e/ou em áreas conveniadas onde recebam infraestrutura física e suporte operacional e

(6)

sejam organizados na disponibilidade dos recursos necessários ao seu funcionamento com qualidade, excelência e relevância social.

Art.8º. Os cursos/programas têm de, em curto prazo, serem autofinanciáveis, não só no tocante à manutenção das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, como também, no tocante ao seu plano de consolidação e/ou expansão, centrado na melhoria da qualidade e da excelência acadêmica.

Capítulo IV

Dos Órgãos Suplementares

Art.9º. Os Órgãos Suplementares do Centro Universitário Assis Gurgacz – FAG colaboram com o desenvolvimento das atividades de ensino, de pesquisa, de extensão, de gestão e de prestação de serviços, buscando elevar os padrões de qualidade e excelências na forma disciplinada pelo Estatuto do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, por este Regimento Geral, por normas oriundas do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG, por instruções provenientes da Reitoria e pelos próprios Regulamentos.

Parágrafo único: O Regulamento de cada Órgão Suplementar, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG discrimina a organização interna de todas as atividades sob sua responsabilidade e as suas competências próprias e específicas.

TÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA

Capítulo I Do Ensino

Art. 10º. Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG pode ministrar cursos superiores de graduação (bacharelado, licenciatura e superior tecnologia), de pós-graduação Lato e Stricto Sensu, de aperfeiçoamento, de extensão, sequenciais, e outros congêneres, nas modalidades presencial e a distância, organizados sob a supervisão da Pró-Reitoria Acadêmica, aprovados pela Reitoria, homologados pelo CEPEG e referendados pela Mantenedora nos termos das suas normas.

(7)

§1º. As atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG são executadas diretamente pela Instituição e/ou mediante parceria, procurando sempre atender às diretrizes e políticas institucionais, às necessidades de seu alunado, às peculiaridades e demandas do mercado local e regional e às prioridades e as normas da educação superior emanadas do Sistema Federal do Ensino.

§2º. O Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, além de seus cursos/programas regulares, oferecerá cursos/atividades especiais abertos à comunidade, condicionando a matrícula, à capacidade de aproveitamento e não, necessariamente, ao nível de escolaridade, respeitadas as políticas e diretrizes institucionais e de acordo com o regime escolar inerente a esses eventos acadêmicos, especificado no projeto, aprovados pela Reitoria e homologados pelo CEPEG.

§3º. O Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG informará aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos, de que trata o caput deste artigo e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições.

§4º. O Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG poderá, ainda, oferecer o ensino à distância, visando ao desenvolvimento e à veiculação de cursos/programas educativos em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada, proporcionando a formação e/ou a atualização de conhecimentos, competências e habilidades nas diversas áreas do saber e nos eixos tecnológicos trabalhados pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, nos termos da legislação em vigor.

Art.11º. A criação de cursos/programas depende da aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG do Projeto Pedagógico, após estudo de viabilidade didático-pedagógica do projeto pedagógico e econômica do empreendimento, bem como da demanda real e/ou projetada para o curso e do mercado para absorção de seus egressos.

§ 1º O Projeto Pedagógico de que trata o caput deste artigo deve estar acompanhado do estudo de viabilidade política, técnica e econômico-financeira do empreendimento, onde deve estar destacado, entre outros:

I - demanda de candidatos para o curso e a capacidade de absorção, pelo mercado de trabalho, da mão-de-obra que se pretende formar;

(8)

II - compatibilidade dos objetivos do curso e/ou programa com as prioridades expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG;

III - aproveitamento da capacidade instalada em termos de recursos humanos, edificações e equipamentos, associada à viabilidade técnica-pedagógica, econômica e financeira.

§ 2º Ao Reitor, cabe tomar as providências necessárias para autorização, reconhecimento renovação de reconhecimento dos cursos ou credenciamento e recredenciamento do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, pelas autoridades competentes, se for o caso.

Art.12º. O Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, observadas as prescrições legais e as normas estatutárias, pode promover a extinção ou suspensão do curso/programa que, além de registrar déficits na receita operacional, apresente, reiteradamente, baixos índices de qualidade e excelência do ensino e/ou relevância social.

Seção I

Dos Cursos Sequenciais por Campo de Saber

Art.13º. Os cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG são programados para:

I - atender ao desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional do cidadão, desenvolvendo lhe o espírito científico e o pensamento reflexivo;

II - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos;

III - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presentes, em particular os nacionais e regionais;

IV - propiciar a aquisição de conhecimentos e habilidades por meios formais e informais que possam ser aferidos e reconhecidos mediante exames em cursos/programas ulteriores.

Parágrafo único: Os cursos sequenciais terão seu campo de saber e seu nível de abrangência especificado no projeto de curso/programa, apresentados pela Reitoria e aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

(9)

Seção II

Do Ensino de Graduação

Art.14º. Os cursos de graduação abertos a portadores de certificados ou diplomas de conclusão de estudos de ensino médio, ou equivalente, que hajam obtido classificação em processo seletivo, ou que sejam portadores de diploma de graduação, destinam-se à formação profissional em nível superior.

§ 1º. As normas para seleção e admissão de estudantes são aprovadas pelo CEPEG e administradas pela Comissão de Seleção, designada pelo Reitor, responsável pela organização e aplicação das provas, cujos conteúdos não extrapolem aos determinados para o Ensino Médio, conforme normatização do sistema de ensino.

§ 2º. Os cursos/programas de graduação, autorizados, reconhecidos e com renovação de reconhecimento, com indicação dos respectivos atos de sua legalização, constam dos arquivos da Reitoria, além de outros que venham a ser criados nos termos do Estatuto do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, deste Regimento Geral e da legislação pertinente.

§ 3º As habilitações específicas, compreendidas nos cursos de graduação, são as definidas nos projetos de cursos/programas autorizados e/ou reconhecidos e/ou com renovação de reconhecimento, pelos órgãos competentes do Sistema Federal de Ensino Superior, bem como aquelas que forem instituídas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

Art.15º. Os currículos plenos de cada curso/programa de graduação, autorizado e/ou reconhecido e/ou com renovação de reconhecimento, integrados por componentes curriculares básicos, profissionalizantes, complementares e práticas acadêmicas, com a periodização recomendada, cargas horárias respectivas, duração total, e prazos de integralização, constam dos arquivos da Reitoria, juntamente com o projeto pedagógico dos referidos cursos.

§ 1º Os currículos plenos de que trata o caput deste artigo, como consequência do desdobramento das matérias integrantes da matriz curricular, ajustados aos parâmetros curriculares estabelecidos pelo órgão do Sistema Federal de Ensino Superior, e de matérias fixadas em legislação específica, classificadas como componentes curriculares obrigatórios,

(10)

eletivos e optativos, quando integralizados, habilitam o aluno à obtenção do diploma/certificado do respectivo curso/programa.

§ 2º Os currículos plenos dos cursos/programas autorizados e/ou reconhecidos e/ou com renovação de reconhecimento podem ser alterados pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG como homologação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

Art.16º. Entende-se por componente curricular o conjunto homogêneo e delimitado de conhecimentos ou técnicas correspondentes a um programa de estudos e atividades, desenvolvido em determinado número de horas/aula, distribuídas ao longo do período letivo.

§ 1º O plano de cada componente curricular, com a respectiva carga horária, objetivos, ementa, conteúdo programático, bibliografia básica e complementar, sob a forma de projeto de ensino, uniforme para todas as turmas de cada curso/programa, é elaborado pelo(s) professor(es) que a(s) ministra(m), analisado pela respectiva Coordenação de Curso, apreciado pelo Colegiado de Curso e encaminhado a Pró-Reitoria Acadêmica para aprovação.

§ 2º O programa de cada componente curricular, envolvendo conteúdos teóricos e práticos, é revisado a cada período letivo pelo professor, com orientação da Coordenação de Curso, aprovado pelo Colegiado de Curso e encaminhado a Pró-Reitoria Acadêmica para aprovação.

§ 3º A duração da hora/aula, para qualquer turno, obedece à legislação vigente.

§ 4º É obrigatório o cumprimento integral do conteúdo programático e da carga horária estabelecidos no plano de cada componente curricular.

Art.17º. A integralização curricular é feita pelo sistema seriado: anual e/ou semestral e, em cada período letivo, há a correspondente indicação dos componentes curriculares que o compõem, conforme previsto no Projeto de Curso/Programa.

§ 1º É admitida, no período subsequente ao aluno que não tenha sido aprovado, a matrícula no(s) componente(s) curricular(es) que não logrou aprovação, para cursá-la(s) em regime de dependência, sem prejuízo da frequência às aulas e demais atividades acadêmicas inerentes ao(s) componente(s) curricular(es) com oferta regular em que esteja regularmente matriculado

(11)

e/ou outra(s) atividade(s) do curso que esteja(m)/programa(s) para sua integralização nesse período.

§ 2º O aluno regularmente matriculado pode optar por matricular-se, durante o período letivo, apenas para cursar o(s) componente(s) curricular(es) que não obteve aprovação, deixando a sequência regular do curso/programa para período letivo subsequente.

§ 3º A dependência de que trata o parágrafo anterior poderá ser ofertada em período especial, na forma que for regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

Seção III

Dos Cursos e Programas de Pós-graduação

Art.18º. O ensino de pós-graduação, compreendendo curso/programa de doutorado, mestrado e de especialização, abertos aos portadores de diplomas de curso de graduação que satisfaçam os requisitos exigidos no projeto de cada curso/programa e que se destinam à especialização profissional na área científica em que forem oferecidos, visando ao preparo de professores e de técnicos de nível superior, será estruturado pela Reitoria e autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

Parágrafo único: Quando se tratar de curso/programa de pós-graduação stricto sensu, deve o mesmo ser credenciado por órgãos do Sistema Federal de Ensino Superior nos termos da legislação em vigor.

Art.19º. Os cursos/programas de pós-graduação podem ser mantidos exclusivamente pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, ou por meio de convênio firmado com outras instituições: públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

Parágrafo Único A supervisão da pós-graduação fica a cargo da Pró-Reitoria Acadêmica, sob regime acadêmico específico.

Seção IV

Dos Cursos/Programas de Aperfeiçoamento, Atualização e Outros.

(12)

Art.20º. Os cursos/programas de aperfeiçoamento, atualização, extensão, educação e treinamento profissional e outros, abertos aos portadores de certificados e/ou diplomas exigidos no projeto de cada curso/programa, visam à divulgação e atualização de conhecimentos e técnicas, bem como têm por finalidade a elevação cultural da comunidade e a especialização de mão-de-obra.

§ 1º Os projetos dos cursos/programas de que trata o caput deste artigo serão estruturados e aprovados pela Pró-Reitoria Acadêmica, a quem compete regulamentar a oferta dos cursos/programas de que trata esta Seção, implementados, inclusive, por órgãos suplementares do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG.

§ 2º Os cursos/programas de aperfeiçoamento e atualização de que trata o caput deste artigo constituem programas de educação continuada que visam ampliar e atualizar conhecimentos e técnicas de trabalho dos graduados e aprimorar o exercício profissional ou didático-científico de membros da sociedade, inclusive podendo requalificá-los para o exercício de novos postos de trabalho.

§ 3º A supervisão didático-pedagógica dos cursos/programas de que trata o caput deste artigo fica a cargo da Pró-Reitoria Acadêmica, sob um regime específico.

Art.21º. A educação e o treinamento profissional, desenvolvidos em articulação com o ensino regular ou por diferentes formas e/ou estratégias de educação continuada e integrada ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduzem ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

§ 1º Os projetos dos cursos/programas de que trata o caput este artigo serão estruturados e aprovados pela Pró-Reitoria Acadêmica, e implementados inclusive por órgãos suplementares do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG.

§ 2º O acesso à educação e o treinamento profissional de que trata o caput deste artigo será garantido ao aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio, superior, bem como ao trabalhador em geral, jovem ou adulto, respeitadas as normas expressas no projeto de curso/atividade aprovado pela Reitoria e os princípios de pluralismo de concepções

(13)

pedagógicas, a garantia de padrão de qualidade, a valorização de experiência extraescolar e a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

§ 3º O conhecimento adquirido nos cursos/atividades de educação e treinamento profissional, bem como os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou aproveitamento de estudos por meio de exames de validação executados de acordo com as normas emanadas do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

Capítulo II Da Pesquisa

Art.22º. O Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG desenvolve a pesquisa de maneira indissociada das demais atividades acadêmicas de ensino e da extensão com o propósito de ampliar, criar, adaptar conhecimentos.

Art.23º. O Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG poderá incentivar as atividades de pesquisa mediante:

I - o apoio à formação de pessoal docente em cursos/programas de pós-graduação no Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e em outras instituições nacionais ou estrangeiras;

II - a contratação de pesquisadores e professores visitantes ou associados em regime especial de trabalho;

III - a lavratura de acordos de parceria interinstitucional, nacional e internacional, para desenvolvimento de programas de geração e transferência de tecnologia e do saber;

IV- ao incentivo a atividades intra e interinstitucionais direcionadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e artístico-cultural;

V- a ampliação do acervo bibliográfico e a melhoria dos serviços prestados pelo seu sistema de bibliotecas, abrangendo, inclusive, o acesso a redes de teleprocessamento e à biblioteca e base de dados virtuais;

VI - a difusão da produção acadêmica, científica, tecnológica e artístico-cultural;

VII - a institucionalização de fórum de debates periódicos, preferencialmente centrados nos eixos temáticos selecionados pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, em função de sua missão e de seus objetivos permanentes, supervisionados pela Pró-

(14)

Reitoria Acadêmica, por meio de órgãos da administração direta e/ou suplementares em parcerias com clientes externos;

VIII - a concessão de auxílio e bolsa de pesquisa aos docentes-pesquisadores;

IX - a concessão de bolsa de trabalho e de iniciação científica ao discente envolvido em atividade de pesquisa;

X - a editoração de livros, revistas e/ou periódicos especializados para publicação/difusão de trabalhos científicos e tecnológicos de seus docentes, discentes e técnico-administrativos.

Parágrafo único: Os projetos de pesquisa são supervisionados, administrativamente, pela Pró-Reitoria Acadêmica e didático-pedagogicamente pela Coordenação de Curso a que esteja afeta a sua execução, a quem compete à responsabilidade técnico-científica pelas ações desenvolvidas.

Art.24º. Cabe à Reitoria aprovar os projetos de pesquisa institucionais, integrada ao currículo pleno dos cursos, inclusive com atribuição de crédito acadêmico e/ou cotas de bolsas de iniciação científica e/ou de monitoria de pesquisa, apresentados pelos docentes e/ou técnicos pesquisadores, articulados pelas Coordenações de Curso, apreciados pela Pró-Reitoria Acadêmica, observadas as políticas e diretrizes emanadas do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG, as condições e exigências que estabelece o Estatuto do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e este Regimento Geral.

Capítulo III Da Extensão

Art.25º. A extensão é desenvolvida com a participação de toda a comunidade acadêmica e como atividade inerente a cada curso e/ou programa desenvolvido pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, em face da adoção do princípio de indissociabilidade dessa função acadêmica com o ensino e a pesquisa.

Art.26º. Os programas de extensão são elaborados por professores e técnicos articulados pelo Coordenador de Curso, de acordo com a política estabelecida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG e aprovados Reitoria, obedecidas as condições e exigências que estabelece o Estatuto do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e este Regimento Geral.

(15)

§ 1º Os programas referidos no caput desse artigo visam integrar a comunidade acadêmica com a da região de abrangência do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, colaborando com o seu processo de desenvolvimento sustentável, direcionado à melhoria da qualidade de vida da população.

§ 2º Os programas de extensão de que trata o caput deste artigo poderão efetivar-se por meio de:

I - cursos/programas de educação continuada oferecidos de acordo com o que estabelece este Regimento Geral e normas emanadas do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG;

II - estudos e projetos sobre a realidade local e regional, direcionados a subsidiar programas de prestação de serviços especializados, desenvolvidos diretamente pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e/ou em parceria com o governo, o setor empresarial e os movimentos sociais;

III - programas de divulgação e transferências de conhecimentos artístico-culturais, científicos e tecnológicos;

IV - convênios com entidades públicas e privadas para participar de programas voltados para o desenvolvimento político-cultural e socioeconômico local e regional;

V - promoção e participação em atividades de natureza artístico-cultural, científica e de difusão tecnológica;

VI - incentivo à criação literária, artística, científica e à pesquisa e produção filosófica;

VII - programas de ação comunitária destinada e fomentar ações integradas direcionadas a cidadania.

§ 3º Sem prejuízo das atividades de ensino e de pesquisa, o orçamento do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG poderá consignar recursos destinados à efetivação das múltiplas formas de extensão.

TÍTULO IV

DO REGIME ACADÊMICO

(16)

Capítulo I

Do Projeto Pedagógico dos Cursos/Programas

Art.27º. O Projeto Pedagógico do Curso/Programa é o conjunto de propósitos, de políticas, diretrizes e estratégias institucionais que, orientam a prática pedagógica do curso e/ou programa, viabilizando a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, a interdisciplinaridade e a multi profissionalidade nas atividades acadêmicas.

Parágrafo único: O Projeto Pedagógico de cada Curso e/ou Programa é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico Institucional do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e, como tal, deve estar em consonância com os mesmos.

Art.28º. O Projeto Pedagógico do Curso e/ou do Programa visa possibilitar a formação do cidadão e do profissional mediante a transmissão do saber e da construção do conhecimento artístico, filosófico, científico e tecnológico, capacitando o indivíduo a participar do processo de desenvolvimento científico, político-cultural e socioeconômico local e regional.

Art.29º. A elaboração e/ou alteração do Projeto Pedagógico do Curso/Programa, realizada pelo Núcleo Docente Estruturante - NDE ou não, é apreciada pelo Colegiado de Curso, supervisionada pela Pró-Reitoria Acadêmica, aprovada pela Reitoria, devendo ser homologada pelo CEPEG.

Capítulo II Do Período Letivo

Art.30º. O período letivo, independente do ano civil, terá duração mínima de 100 (cem) dias letivos por semestre, totalizando 200 dias anuais, distribuídos em períodos de atividades acadêmicas efetivas, não computados os dias reservados a eventuais exames, podendo ter duração diversa, atendendo a legislação pertinente.

§ 1º. O período letivo prolongar-se-á, sempre que necessário, para que se completem os dias letivos previstos, bem como para o integral cumprimento do conteúdo e carga horária estabelecidos nos programas das disciplinas/atividades nele ministradas, ou para recuperação de alunos.

(17)

§ 2º. Entre os períodos letivos regulares podem ser executados programas de ensino de recuperação, reposição de aulas/atividades, oferta de disciplinas/atividade em regime de dependências ou de adaptações, bem como outras atividades curriculares e extracurriculares ou de pesquisa e extensão, objetivando a utilização dos recursos materiais e humanos disponíveis e o funcionamento contínuo do estabelecimento.

§ 3º. Antes do início do período letivo, de acordo com a legislação, o Centro Universitário Assis Gurgacz-FAG informará aos seus alunos sobre os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos docentes, recursos disponíveis e critérios de avaliação, zelando pelo cumprimento das respectivas condições.

Capítulo III

Da Admissão aos Cursos/Programas

Art.31º. A admissão aos cursos/programas, mantidos pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG faz-se com atendimento às seguintes condições:

I - nos cursos/programas de graduação, mediante normas estabelecidas no Processo Seletivo e de acordo com a legislação em vigor;

II - nos cursos/programas de pós-graduação, aos portadores de diploma de graduação registrado, segundo o estabelecido no regulamento da pós-graduação do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e nas exigências contidas no Projeto Pedagógico de cada Curso/

Programa;

III - nos cursos/programas sequenciais por campo de saber, de aperfeiçoamento, atualização, educação e treinamento profissional e outros, o acesso aos cursos é permitido aos candidatos que atendam aos requisitos homologados pelo CEPEG e às exigências do Projeto Pedagógico do Curso/Programa.

Capítulo IV

Do Concurso de Ingresso

Art.32º. O Processo Seletivo, aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, para ingresso nos cursos de graduação do Centro Universitário Assis Gurgacz -

(18)

FAG, é realizado para o preenchimento das vagas, destina-se a avaliar a formação recebida pelo candidato em estudos anteriores e classificá-lo, dentro do limite das vagas oferecidas, para o curso de sua opção.

§1º. As inscrições para o Processo Seletivo são abertas em Edital, aprovado e publicado pelo Reitor, no qual constam as normas que regem o processo, as vagas, a documentação exigida para a inscrição, à relação do conteúdo, os critérios de classificação e demais informações, conforme a legislação vigente.

§2º. A Reitoria designará, em Ato Especial, Comissão Coordenadora do processo Seletivo.

Art.33º. O Processo Seletivo é classificatório e se traduz na avaliação dos conhecimentos comuns, obtidos pelos candidatos nas diversas formas de escolaridade do ensino fundamental e médio, a serem avaliados na forma disciplinada e aprovada no respectivo Edital.

§1º. A classificação faz-se pela ordem decrescente dos resultados obtidos, quando for o caso, excluídos os candidatos que não obtiveram os critérios ou níveis mínimos estabelecidos, quando fixados no Edital.

§2º. A classificação obtida é válida para a matrícula no período letivo para o qual se realiza a seleção, podendo tornar-se nulos seus efeitos se o candidato classificado deixar de requerê-la ou, em fazendo, não apresentar a documentação completa exigida, dentro dos prazos fixados, de acordo com as normas específicas publicadas no Edital.

§3º. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas, poderão ser recebidos candidatos excedentes aprovados para a mesma opção de Curso do mesmo Processo Seletivo; candidatos excedentes aprovados para opção de outros Cursos do mesmo Processo Seletivo;

transferências internas; transferências externas; portadores de diplomas de Curso Superior de Graduação; ou outras formas de ingresso, nos termos da legislação vigente.

§4º. É facultado ao Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, a realização de novo Processo Seletivo, se necessário, para preenchimento das vagas remanescentes.

(19)

Capítulo V Da Matrícula

Art.34º. A matrícula inicial, ato formal de ingresso no curso e de vinculação ao Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, realiza-se na Secretaria Acadêmica, em prazos estabelecidos, por ato do Reitor, conforme previsão do Edital.

§ 1º. Os documentos necessários para a matrícula são os seguintes:

a) Comprovante da conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

b) Cópia do RG;

c) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

d) Cópia do CPF;

e) Cópia do Título de Eleitor;

f) Certificado Militar, se for o caso;

g) Comprovante de Residência;

h) Uma foto 3x4.

i) Quando se tratar de candidato estrangeiro deverá apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro-RNE, expedido pela Polícia Federal.

§2º. No caso de vir o candidato a comprovar, em sua documentação, a realização de curso/programa equivalente ao ensino médio, é necessário que a declaração de equivalência seja fornecida pelo órgão competente dos Sistemas Federal, Estadual e/ou Municipal de Educação.

§3º. No caso de diplomado em outro curso superior de graduação, o seu retorno ao ensino superior fica condicionado à existência de vaga remanescente, e para efetivação da matrícula é exigida a apresentação do diploma e do respectivo histórico escolar de ensino superior, dispensando-se a apresentação do certificado ou diploma e histórico escolar do ensino médio ou equivalente.

§4º. No ato da matrícula solicita-se ao aluno dados pessoais de natureza socioeconômica e cultural, que não constem nos documentos previstos no edital de processo seletivo e que interessem ao controle acadêmico e administrativo do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, bem como subsidiem o delineamento do perfil do seu alunado.

(20)

§ 5º. Não será realizada a matrícula do concorrente na falta de documentação expressa ou fora dos prazos estabelecidos no Edital.

Art.35º. A matrícula é feita por período letivo nos cursos de graduação, por curso e/ou módulo na pós-graduação.

Parágrafo único: será admitida a matrícula em disciplinas e atividades para alunos especiais e alunos não regulares.

Art.36º. A matrícula é renovada a cada período letivo, mediante requerimento pessoal do interessado e assinatura do contrato entre as partes, de acordo com as normas homologadas pelo CEPEG e, no que couber, pela Mantenedora, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG.

§1º. A não renovação ou não confirmação da matrícula nos prazos fixados, independente de justificativa, implicará a critério da Reitoria, em abandono de curso e desvinculação do aluno do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, podendo o mesmo utilizar-se de sua vaga.

§2º. O requerimento de renovação ou confirmação de matrícula é instruído com o comprovante de pagamento da primeira parcela do período letivo, ou de isenção das contribuições ou taxas devidas, bem como da quitação de débitos anteriores, nos termos do contrato celebrado entre as partes, além de prova de quitação com as obrigações eleitorais, militares e civis, quando for o caso.

§3º. O Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, quando da ocorrência de vagas, poderá abrir matrículas nas disciplinas/atividades de seus cursos, sob forma sequencial ou não, a alunos não regulares que demonstrem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.

Art.37º. Os atos de matrícula e rematrícula estabelecem entre o Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e o aluno, um vínculo contratual de natureza bilateral, gerando direitos e deveres entre as partes e a aceitação pelo matriculado ou rematriculado das disposições contidas neste Regimento Geral, nos Estatutos do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e da Mantenedora, e nas demais normas institucionais.

(21)

Art.38º. É concedido o trancamento da matrícula para o aluno que o requerer, com efeito de interromper temporariamente os estudos, mantendo-o com sua vinculação ao Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e seu direito ao retorno, de acordo com as normas definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, extensão e Gestão - CEPEG.

Art.39º. O aluno que desejar cancelar a matricula deverá requerer formalmente para não gerar pendências financeiras durante o restante do período letivo em curso.

Parágrafo único: As regras para o retorno por cancelamento ou abandono serão definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão CEPEG, de acordo com a legislação vigente.

Art.40º. Os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que desejarem matricular-se em disciplinas isoladas de outros cursos de Ensino Superior, a titulo de programa de complementação de estudos, ou como atividades complementares, obedecem a regulamento próprio aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão CEPEG.

Capítulo VI

Da Transferência e do Aproveitamento de Estudos

Art.41º. É concedida matrícula a aluno transferido de curso superior do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, ou instituição congênere nacional ou estrangeira, respeitada a legislação em vigor, na estrita conformidade das vagas existentes no curso de interesse, se requerida nos prazos fixados no edital próprio, mediante Processo Seletivo, de acordo com as normas homologadas pelo CEPEG.

§ 1º. A transferência será concedida independente do período que o interessado esteja cursando, bem como da existência de inadimplência ou do processo disciplinar em trâmite.

§2º. As transferências ex officio são aceitas em qualquer época do ano e independente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicilio para o município onde se situe a FAG, ou localidade mais próxima da Instituição.

(22)

§3º: Não se aplicam as regras relativas as transferências ex-officio quando o interessado na transferência se deslocar para assumir cargo efetivo em razão de concurso público, cargo comissionado ou função de confiança.

4º. O requerimento de matrícula por transferência é instruído com documentação constante no edital próprio, publicado pelo Reitor do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, além do histórico escolar do curso de origem, programas e cargas horárias das disciplinas/atividades nele cursadas com aprovação.

§5º. A documentação pertinente à transferência, necessariamente original, tramitará diretamente entre o Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e o interessado, nos termos da legislação pertinente e das normas homologadas pelo CEPEG.

Art.42º. O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, sendo aproveitados os estudos realizados com aprovação no curso de origem, se equivalentes, nos termos das normas internas e da legislação.

§1º. O aproveitamento de estudos é concedido mediante requerimento do interessado e as adaptações ao currículo em vigor são determinadas de acordo com as normas homologadas pelo CEPEG e da legislação pertinente.

§2º. O aproveitamento de estudos para os casos de alunos ingressantes no Centro Universitário Assis Gurgacz- FAG, como portadores de diploma de outro curso superior seguirá os critérios análogos aos dos alunos transferidos, nos termos das normas aprovadas pelos órgãos competentes.

Art.43º. O requerimento de transferência externa para outra instituição implica no encerramento das obrigações entre o aluno e o Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, previstas no contrato celebrado entre as partes, resguardado o direito de ações judiciais cabíveis para cobrança de débitos financeiros do aluno, na forma da Lei.

(23)

Capítulo VII

Da Avaliação do Desempenho Acadêmico

Art.44º. A avaliação da aprendizagem e do desempenho acadêmico são feitas por disciplina/atividade, incidindo sobre a frequência e a apropriação de conhecimentos, competências e habilidades adquiridos durante as atividades acadêmicas e estudos independentes.

Parágrafo único. O sistema de avaliação do ensino-aprendizagem focado na apropriação de conhecimentos e no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes do aluno, deve ser proposto pela Reitoria, em estrita articulação com os Colegiados de Cursos e aprovados pelo CEPEG.

Art.45º. A frequência mínima exigida ao aluno dos cursos superiores ofertados pelo Centro Universitário Assis Gurgacz-FAG, na modalidade presencial, é de 75% as aulas.

§ 1º : As normas aplicadas à frequência dos alunos são estabelecidas pelo CEPEG, no Regulamento do Controle Acadêmico do Centro Universitário Assis Gurgacz-FAG.

§2º. Independente dos demais resultados obtidos será considerado reprovado na disciplina/atividade o aluno que não tenha obtido frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas.

§3º. É dado tratamento especial para alunos, portadores de doenças infectocontagiosas, gestantes e motivos justificados, amparados por legislação específica.

§4º. Para a previsão do parágrafo anterior, nos casos de cursos presenciais, fica limitado o tratamento especial a 01 (um) período letivo, podendo a Reitoria solicitar análise através de junta médica própria, para efeitos de renovação de matrícula.

§5º. A ausência coletiva às aulas/atividades acadêmicas, por parte de uma turma, implica em atribuição de faltas a todos os alunos da mesma, e não impede que o professor considere ministrado o conteúdo programático planejado para o período em que a ausência se verificar, apresentando a ocorrência ao Coordenador do Curso.

Art.46º. O aproveitamento acadêmico é avaliado através do acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nos processos avaliativos de conhecimentos,

(24)

competências, habilidades e atitudes, utilizando instrumentos diversificados, aplicados no decorrer do período letivo, em atendimento as normas homologadas pelo CEPEG.

Parágrafo único. O aluno poderá ter abreviado a duração de seu curso, quando comprovar extraordinário aproveitamento nos estudos, mediante realização de provas ou outros instrumentos de avaliação específica, aplicados por banca examinadora especial, designada pelo Reitor, de acordo com norma superior vigente.

Art.47º. A média bimestral é expressa em grau numérico de zero (0) a dez (10), além da referente ao exame final, quando for o caso.

Art.48º. É considerado aprovado, o aluno que tendo frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas, tiver, após o resultado da média bimestral, nota igual ou superior a sete (7).

§.1º. O aluno que, tendo frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina/atividade e média bimestral inferior a sete (7) e igual ou superior a três (3), tem direito ao exame final;

§. 2º. Para aprovação após o exame final, a nota a ser obtida em cada disciplina/atividade, deverá ser média seis (6), calculada através da média aritmética obtida entre a média bimestral e da nota do exame final.

Art.49º. É assegurado ao aluno o direito à revisão de provas na forma de regulamentação aprovada pelo CEPEG.

Art.50º. O aluno que tiver dependência(s) em disciplinas(s)/atividade(s) deverá matricular-se de acordo com as normas regimentais e complementares homologadas do CEPEG.

Capítulo VIII

Da Avaliação do Desempenho Acadêmico nos Cursos/Programas de Pós-Graduação, de Extensão, de Educação Profissional e Sequenciais por Campo de Saber

(25)

Art.51º. A avaliação do desempenho acadêmico dos alunos matriculados nos cursos/programas de pós-graduação lato e stricto sensu, de extensão, de educação profissional e sequencial por campo de saber é regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

§ 1º A Reitoria, ouvidas as Coordenações de Curso, propõe um sistema de avaliação, de que trata o caput deste artigo, para aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

§ 2º Os projetos de curso/programa de que trata este Capítulo registra a(s) modalidade(s) de avaliação do desempenho acadêmico, atendidas as normas emanadas do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - CEPEG.

Capítulo IX

Dos Estágios, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Acadêmicas Complementares

Art.52º. O Estágio Supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso TCC e as Atividades Acadêmicas Complementares, quando exigidos como requisito para Integralização curricular do curso, terão Regulamento próprio, previsto do PPC - Projeto Pedagógico do Curso.

§ 1º. Para cada aluno, é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio prevista no currículo do curso, incluindo horas destinadas ao planejamento, orientação e avaliação das atividades previstas.

§2º. O Estágio, não estabelece vínculo empregatício, podendo o aluno receber bolsa de estágio, estar segurado contra acidentes e ter a cobertura prevista na legislação vigente.

TÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art.53º. O prazo para interposição de recursos é de 05 (cinco) dias corridos, contados da data da publicação do ato recorrido ou de sua comunicação ao interessado.

(26)

§ 1º. A qualquer sanção disciplinar interposta, o aluno tem assegurado seu direito à ampla defesa e contraditório.

§ 2º. O recurso interposto pelo aluno nos prazos previsto tem somente efeito devolutivo.

Art.54º. As taxas e contribuições, mensalidades, semestralidades ou anuidades escolares serão definidas e publicadas em ato específico pela Mantenedora, respeitando os termos do contrato de prestação de serviços educacionais firmado.

Art. 55. O Centro Universitário Assis Gurgacz-FAG disponibiliza em seu portal, na internet, no espaço destinado a cada curso, o Manual do Aluno, contendo todas as informações sobre a matriz curricular, horário de aulas, calendário acadêmico, docentes do curso, regulamento do Controle Acadêmico, ementas e planos de ensino com os critérios e o sistema de avaliação.

Art.56º. Este Regimento poderá ser modificado, por proposta da Reitoria, aprovação do CEPEG e homologação da Mantenedora, no que couber.

Art.57º. Nenhum membro da Comunidade Acadêmica poderá fazer pronunciamento público utilizar a marca ou praticar qualquer ato que envolva responsabilidade do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG sem a prévia e formal autorização da Reitoria ou da Mantenedora.

Art.58º. Serão resolvidos pelo CEPEG ou pela Reitoria, respeitadas as suas competências estatutárias e regimentais, os casos omissos, urgentes, de transição ou de interpretação legal deste Regimento, de acordo com a legislação em vigor e obedecidas às formalidades legais pertinentes.

Art.59º. As disposições deste Regimento entram em vigor na data de sua aprovação pelos órgãos competentes do Sistema Federal de Ensino Superior, ficando revogadas as disposições em contrário.

Parágrafo único: As questões de natureza didático-pedagógica entram em vigor no período letivo seguinte ao de sua aprovação.

Cascavel, 20 de dezembro de 2019.

(27)

1. (Integrante do Processo e MEC n⁰ 201113234 aprovado pela Portaria n⁰ 198 de 05/04/2016, DOU de 06/04/2016).

2. (primeira alteração processada em maio de 2016, aprovada pela Resolução nº 09/2016-CEPEG, de 18/05/2016).

3. (segunda alteração processada em dezembro de 2019, aprovada pela Resolução nº 166/2019-CEPEG, de 20/12/2019).

Referências

Documentos relacionados

No álbum Poético que é um espaço para publicações de contos - podendo ou não terminar na mesma edição, poemas, que são os textos escritos pelos colaboradores, seu título é

Trata o presente processo da solicitação de Certidão para execução de atividades de georreferenciamento de imóveis rurais requerida pelo Tec. Ercílio Custódio da

Contudo, antes de se planejar e desenvolver ações de endomarketing, a empresa deve buscar conhecer seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores, bem como sua satisfação

Nesta revisão foi abordado os cuidados fundamentais para os bezerros em geral e os que se apresentam debilitados para que ocorra uma adaptação da melhor forma para que se

O processo de transição do esporte para uma nova carreira teve, como conseqüências, o sentimento de tristeza dos atletas avaliados, mas, também, de conformismo, pois perceberam que

Será indispensável para a continuidade do apoio aos projetos a participa- ção neste Encontro de, no mínimo, 2 integrantes de cada associação, or- ganização ou grupo selecionado,

 Indicação das marcas próprias do beneficiário e para cada uma delas a especificação dos produtos comercializados e dos mercados abrangidos pelo registo, bem como a

Na rebrota das plantas de capim-braquiária, percebe-se que para todas as características do eucalipto avaliadas (altura, diâmetro, número de folhas, massa seca total e