• Nenhum resultado encontrado

LINHAS DE TRANSMISSÃO 100 EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LINHAS DE TRANSMISSÃO 100 EXERCÍCIOS"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

LINHAS DE TRANSMISSÃO

100 EXERCÍCIOS

AUTORA: Leni Joaquim de Matos ORIGEM: UFF/CTC/TCE/TET REALIZAÇÃO: 1997

ATUALIZAÇÃO: 2007*

*

Colaboração de Fernanda S. Granja, monitora da Disciplina de Eletromagnetismo III

(2)

I - PARÂMETROS DAS LINHAS DE TRANSMISSÃO EXEMPLO:

Projetar uma linha paralela ideal, de impedância característica igual a 300 Ω, cujos condutores apresentam raio igual a 0,5 mm e cujo dielétrico apresenta as características µo e εo.

Solução:

Zo = 120 . ln(d/a) → d = a . eZo/120 → d = 5 . 10-4 . e300/120 → d = 0.0061 m → d = 6,1mm

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Um cabo coaxial, de poucas perdas, e que tem o ar como dielétrico, apresenta as seguintes características: R = 0,10 Ω/m, G = 0,001 S/m e razão b/a (raio externo/ raio interno) igual a 3. Determinar, para a excitação de 100 MHz: a) a impedância característica do cabo e b) os fatores de atenuação e fase da onda propagante no mesmo.

2. Determinar os parâmetros R (Ω/m), L (H/m), G (S/m) e C (F/m) de uma linha de transmissão coaxial, cujos condutores são perfeitos, de razão b/a = 3 (raio externo/ raio interno) e cujo dielétrico tem características relativas: µr = 1 e εr = 1. A seguir, determinar a impedância característica da linha e a velocidade de fase do sinal na linha.

3. Determinar a impedância característica de uma linha de transmissão paralela, cuja razão d/a = 10 (distância entre condutores/raio dos condutores), e o dielétrico é o ar, cujas características relativas são εr = µr = 1.

4. Projetar um cabo coaxial ideal, de impedância característica igual a 50 Ω, cujo condutor interno apresenta raio igual a 5 mm e cujo dielétrico apresenta as características iguais às do ar.

5. Que condutância deve ter um dielétrico de uma linha de transmissão, de poucas perdas e de impedância característica igual a 50 Ω, que atenua um sinal de 0,5 NP/m e possui 10 Ω/m de resistência ao longo dos condutores?

6. Que velocidade de fase apresenta um sinal de 200 MHz, ao longo de uma linha de transmissão quase ideal, cujos parâmetros são: L = 50 µH/m, C = 50 pF/m, G = 0,0001 S/m e R = 0,01 Ω/m? - Qual é a sua impedância característica real? - E a aproximada?

II - IMPEDÂNCIA AO LONGO DAS LINHAS DE TRANSMISSÃO EXEMPLO:

Que comprimento de uma linha paralela ideal e de dielétrico ar, de 300 Ω e curto- circuitada, é equivalente a um indutor de 5µH em 60 MHz?

(3)

Solução:

L

in jX

Z =

28 , 6 300 j

95 , j1884 X

j

95 , 1884 j jX

10 5 10 60 2 j jX

L j jX

L L

6 6

L L

=

=

=

⋅ π

= ω

=

Pela carta, anda-se em direção à carga (Toward Load – T.L) e acha-se o comprimento da linha: L=0,224λ

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Dada a linha de transmissão ideal representada na figura, pede-se: a) o valor da carga quando a impedância de entrada da linha (Zin) é igual a 50 Ω e o comprimento "L" é qualquer; b) o valor da menor carga puramente resistiva que admite uma impedância de entrada igual a (50 + j 50) Ω; c) o valor de "L", na condição b, se a excitação é igual a 300 MHz e o dielétrico é o ar.

2. Um cabo coaxial, sem perdas, e tendo ar como dielétrico, propaga um sinal de 300 MHz, apresentando uma tensão de (3 + j 6) volts e uma corrente de 3 ampères, a 0,5 m da carga. Qual é o valor da carga?

3. Um transmissor, operando em 20 MHz, é conectado a uma antena através de uma linha paralela ideal, de 5 metros e 50 Ω. Se a impedância de entrada da antena, na frequência dada, é igual a (36 + j 5) Ω, pede-se a impedância na entrada da linha.

4. Determinar a impedância de entrada das linhas de transmissão, ideais, abaixo:

(4)

a)

b)

c)

(5)

d)

5. Uma linha de transmissão ideal, de 50 Ω, é terminada numa carga igual a (20 + j 10) Ω.

A que distância da carga encontra-se uma impedância na linha igual a (50 + j X) Ω?

6. As impedâncias de entrada de uma mesma linha de transmissão, sem perdas, medidas com os terminais em curto e em aberto são, respectivamente, (-j25) Ω e (j225) Ω. Pede-

se a impedância característica da linha.

7. Determinar a impedância de carga da configuração abaixo, supondo linhas ideais:

8. Determinar a carga de uma linha de transmissão ideal, de 50 Ω, sabendo que, a 0,4 λ da sua carga, a impedância medida é igual a (2 + j 1) Ω.

9. Qual é a impedância característica de uma linha ideal, de λ/4 metros, que acopla uma carga de 100 Ω a uma outra linha ideal de 75 Ω, garantindo uma impedância nos terminais AA', como mostrra a figura, igual a 75 Ω?

(6)

10. Determinar o valor da admitância de entrada de uma linha ideal, de 100 Ω e λ/8 metros, que se acha carregada com (25 - j 25) Ω.

11. Determinar a impedância característica das linhas ideais abaixo:

a)

b)

c)

(7)

d)

12. Qual é o mínimo comprimento de uma linha de transmissão ideal, conectada a um transmissor de 30 MHz, quando a impedância de entrada da linha é igual à carga, qualquer que seja Zo?

13. Qual é a impedância de entrada de uma linha de transmissão aberta e ideal, de 75 Ω e λ/8 metros?

14. Qual é o menor comprimento, em λ′s, de uma linha de transmissão ideal de 50 Ω, que apresenta impedância de entrada igual a ( j50 ) Ω e uma carga em curto?

15. Dadas as duas configurações abaixo, qual é a relação entre m e n para que ambas as linhas em curto, de mesma impedância característica, apresentem a mesma impedância de entrada?

16. Quantos graus elétricos deve ter uma linha ideal de 150 Ω, cuja impedância de entrada é igual a ( 300 + j75) Ω e a carga, 330 Ω? ( λ = 360° elétricos)

III - COEFICIENTE DE REFLEXÃO, TAXA DE ONDA ESTACIONÁRIA E IMPEDÂNCIAS MÁXIMA E MÍNIMA AO LONGO DAS LINHAS EXEMPLO:

A taxa de onda estacionária medida, na carga conectada a uma LT de 50 Ω, , é igual a 2.

Se a λ/4 da carga encontra-se um ponto de máxima tensão, pede-se determinar a carga.

Solução:

A λ/4 da carga tem-se máxima tensão, portanto, máxima impedância. A λ/4 de um máximo, tem-se um mínimo. Assim, caminhando-se em direção à carga, de λ/4, acha-se uma impedância dada por:

Zmín = Zo/RVOE → Zmín = 50/2 → ZL = Zmín = 25 Ω

(8)

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Um cabo coaxial de 150 Ω, sem perdas, conecta um transmissor a uma antena dipolo de meia-onda, cuja impedância de entrada é, aproximadamente, igual a 75 Ω. Pede-se determinar: a) a taxa de onda estacionária no cabo; b) a máxima e mínima impedâncias ao longo do cabo.

2. Na configuração dada, calcular as amplitudes das tensões incidente e refletida no ponto AA′, supondo que as linhas são ideais e que BB’ diste de λ/2 de AA’:

3. Para alimentar uma antena, cuja impedância de entrada é (75 + j 5) Ω, na frequência de 150 MHz, um transmissor se acha a 7,25 metros da antena. Se a linha ideal de 300 Ω é utilizada, determinar: a) o coeficiente de reflexão na carga e na saída do transmissor; b) a taxa de onda estacionária na linha; c) a máxima impedância ao longo da linha.

4. Um transmissor, operando em 30 MHz, é conectado a uma antena através de uma linha paralela de 300 Ω e sem perdas. Medindo-se a taxa de onda estacionária, achou-se RVOE = 3 e observou-se que o primeiro máximo de tensão ocorria a 0,20 λ da carga.

Qual é o valor da carga? - A que distância se acha o primeiro mínimo de tensão?

5. Uma linha de transmissão fendida, ideal e de 75 Ω, é curto-circuitada e apresenta o pri- meiro mínimo de tensão a 7 cm da carga. Com uma determinada carga, a mesma linha apresenta uma taxa de onda estacionária igual a 1,2 e o mínimo se desloca para 1,75 cm da carga. Qual é o valor da carga, se o dielétrico apresenta as características do ar ? 6. Uma linha coaxial ideal, de 50 Ω e 2 λ, conecta um transmissor de rádio-frequência a

uma carga de 150 Ω. Pede-se: a) o coeficiente de reflexão na carga e na saída do transmissor; b) a taxa de onda estacionária; c) a menor impedância ao longo da linha.

7. Qual é a menor impedância ao longo de uma linha ideal de 300 Ω que apresenta um coeficiente de reflexão na carga igual a 0,5 ∠30°? - Qual é o valor da carga?

8. Na configuração abaixo, determinar: a) o número de pontos de máxima tensão ao longo da linha, se o dielétrico usado tem características relativas µr= 1 e εr = 9; b) a taxa de onda estacionária e o coeficiente de reflexão na entrada da linha. Supor linha ideal.

(9)

9. Um cabo coaxial fendido e ideal, com dielétrico ar e de 75 Ω, conecta um gerador de rádio-frequência a uma carga e observa-se, com um medidor, que os primeiros máximos de tensão ocorrem a 1,8 e 31,8 cm da carga. Pede-se a frequência do gerador.

10. Uma antena dipolo filamentar de meia-onda, de impedância de entada igual a 73 Ω, é conectada ao transmissor de rádio-frequência através de uma linha de 10 metros, cujas perdas são pequenas. Se o coeficiente de reflexão na carga é igual a -0,615, pede-se a impedância característica da linha.

11. Sabe-se que a taxa de onda estacionária numa carga é igual a 3,0 e que a tensão incidente na mesma é igual a 10 volts. Quais são o módulo e a fase da tensão refletida, se o seu primeiro máximo observado está a 0,2 λ da carga?

12. O coeficiente de transmissão na carga de uma linha de transmissão, de 150 Ω e de poucas perdas, é igual a 1,2 ∠45°. Pede-se determinar: a) o valor da carga; b) o primeiro ponto de máxima tensão na linha, a partir da carga; c) a relação entre as tensões máxima e mínima na linha.

13. Sabe-se que as impedâncias máxima e mínima ao longo de uma linha ideal são,

respectivamente, 75 e 50 Ω. Pede-se a taxa de onda estacionária na linha e sua impe- dância característica.

14. Quantos graus elétricos deve ter uma linha ideal, cuja máxima impedância normalizada é igual a 3 e se acha a λ/8 do transmissor, sabendo que a carga é a mínima impedância ao longo da linha?

15. No problema anterior, determine: a) o valor da carga normalizada; b) o coeficiente de reflexão na carga e na entrada da linha; c) a taxa de onda estacionária; d) a mínima impedância normalizada na linha.

IV - ONDAS DE TENSÃO E CORRENTE NAS LINHAS EXEMPLO:

Determinar, no domínio do tempo, a expressão da onda de tensão, resultante numa linha de transmissão, quando a mesma se acha em aberto e a amplitude da onda incidente é igual a 0,2 e V/m.

Solução:

Para a L.T. em aberto, a carga é ZL = ∞. Assim, para o coeficiente de reflexão, tem-se:

(10)

ΓL = [ ZL - Zo]/[ ZL - Zo ] → ΓL = 1 → V- = V+ . Para a tensão ao longo da L.T.:

V(z) = V+ e-jβz [ 1 + ( V- / V+ )e j2βz ] → V(z) = 0,2 ee-jβz[ 1 + 1 e j2βz ] V(z) = 0,2e-j (βz - π) [ 1 + 1 e j2βz ]

V(z,t) = Re{ V(z) . ejwt } → V(z,t) = Re{ 0,2 ee-jβz[ 1 + 1 e j2βz ] ejwt } V(z,t) = Re{ 0,2 ej (wt - βz + π ) + 0,2 ej (wt + βz + π ) }

V(z,t) = Re 0,2{ ej ( wt + π - βz ) + ej (wt + π +βz ) } V(z,t) = Re {0,2[ ej ( wt + π ) ( e-j βz + e+jβz )]} V(z,t) = Re {0,2{ ej ( wt + π ). 2 cos(βz)]}

V(z,t) = 0,4 [cos(wt + π)]. cos(βz)]

V(z,t) = - 0,4 [sen(wt) . cos(βz)] → é uma onda estacionária pura, pois a variação com z e t é independente, ou seja, V não varia simultaneamente com z e t.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Uma linha paralela, ideal, de 300 Ω e 1,5 metros, é excitada por uma fonte de amplitude igual a 200 volts, frequência de 100 MHz e resistência interna desprezível. Se uma carga de 600 Ω é conectada em seus terminais, determinar as expressões das ondas de tensão e corrente ao longo da linha.

2. O coeficiente de reflexão na carga de uma linha sem perdas é igual a -1. Qual é a expressão da onda de tensão resultante na linha?

3. Uma linha de transmissão ideal, de 50 metros e 50 Ω, conecta um transmissor ideal de 200.cos(6π.106 t) volts a uma carga de 30 Ω. Determinar a expressão de tensão ao longo da linha sabendo que o seu dielétrico tem características relativas µr = 1 e εr = 4.

4. Um transmissor de UHF, operando em 450 MHz, entrega 20∠0° volts a um cabo coaxial ideal de 75 Ω e 2 metros de comprimento. Nos terminais desse cabo há uma antena de impedância de entrada igual a (75 + j 0,5) Ω. Qual é o valor da tensão real na entrada da linha ?

V - POTÊNCIA EM LINHAS IDEAIS, PERDA DE RETORNO E DE REFLEXÃO EXEMPLO:

Um transmissor de 30W e 150MHz alimenta uma linha de transmissão sem perdas e de características µr =1 e εr =4. Sabe-se que o consumo pela carga é de 20W e que, a 50 cm da mesma, observa-se o primeiro ponto de corrente máxima. Determinar o valor da carga normalizada.

Solução:

Como o consumo pela carga é igual a 20W, a potência refletida será igual a 10W.

W 30

Pi = Pr =10W

(11)

577 , 0

33 , 30 0 10 P P

i 2 r

= Γ

=

=

= Γ

f 2

c f 4 1 f

1

0 0 r

r

⋅ = ε

= µ

⋅ ε

= µ λ

λ

⇒ =

=

λ 1m 0,50m 0,5

No ponto de corrente máxima encontra-se Zmín. Pela carta, anda-se em T.L e acha-se o valor da carga: ZL =0,275

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Um cabo coaxial sem perdas e de 75 Ω conecta um gerador de RF a uma carga. Se a perda de retorno é de 6,0 dB e o primeiro mínimo de tensão ocorre a 0,25 λ da carga, pede-se o valor da carga.

2. Uma linha de transmissão ideal, com dielétrico ar, de 52 Ω e 8 metros de comprimento, interliga o transmissor de 300 MHz a uma antena.A perda de retorno do sistema é de 6 dB e lê-se o primeiro mínimo de corrente a 35 cm da carga. pede-se: a) qual é a impe- dância de entrada da antena? b) quantos pontos de máxima impedância ocorrem ao longo da linha? c) qual é a perda de reflexão?

3. Um gerador de RF é conectado à antena através de um cabo coaxial ideal de 75 Ω, com dielétrico de características relativas: µr = 1 e εr = 4. Se a perda de retorno igual a 8,5 dB e a localização dos primeiros máximos de tensão ocorrem a 1,8 cm e 31,8 cm da carga, pede-se: a) o valor da impedância de entrada da antena; b) a distância da carga para a qual obtém-se o maior valor reativo indutivo.

4. Numa linha de transmissão de perdas desprezíveis incide uma potência de 5 KW. Se a perda de retorno é de 12 dB, qual é a potência refletida? - Qual é o máximo valor pos- sível da componente reativa da impedância de entrada da linha, se sua impedância característica é igual a 50Ω?

5. A perda de reflexão numa linha de transmissão, sem perdas, é igual a 1 dB. Se a carga consome 5 watts de potência, que potência o gerador entrega à linha?

6. Uma linha de transmissão, praticamente sem perdas, de 150 Ω e características relativas µr = 1 e εr = 4 é alimentada com um transmissor de 50 W e 150 MHz. Seu comprimento é igual a 3 metros e em seus terminais se acha uma carga que consome 25 W de potência. Observa-se, ainda, que a 20 cm da carga ocorre o primeiro ponto de corrente mínima na linha. Pede-se: a) o valor da carga; b) a mínima impedância ao longo da linha.

7. Qual é a perda de retorno numa linha de transmissão que apresenta o coeficiente de reflexão de potência igual a 0,56?

(12)

8. Se a potência refletida de uma carga para a LT sem perdas, de 150 Ω, é igual a 20 W, pergunta-se: a) qual é o módulo da tensão refletida na carga?; b) qual deve ser a potência do transmissor para que a perda de retorno não ultrapasse 3 dB?

9. Num sistema de transmissão a LT utilizada, considerada sem perdas, é de 75 Ω e a carga a ela conectada é igual a 225 Ω .Determine a potência absorvida pela carga, se o transmissor é de 150 W.

10. Medindo-se a potência consumida por uma carga, nos terminais de uma linha de trans- missão ideal, obtém-se 30 W. Mede-se a taxa de onda estacionária igual a 3,2 e pede-se calcular a potência do transmissor.

11. A taxa de onda estacionária, medida numa linha de transmissão ideal, é igual a 2,2. Se o transmissor é de 10 W, qual será a potência refletida para a linha?

VI - ATENUADORES EXEMPLO:

Um transmissor de 30W e 120MHz alimenta uma linha de transmissão de 6m, sem perdas e de características µr =1 e εr =4. Sabe-se que o consumo pela carga é de 20W e que a 50cm da mesma observa-se o primeiro ponto de corrente máxima.

Pede-se:

a) O valor da carga e

b) O valor de um atenuador colocado próximo à carga que consome juntamente com a carga, 25W.

Solução:

a) Como o consumo pela carga é de 20W, a potência refletida será de 10W.

W 30

Pi = Pr =10W

577 , 0

33 , 30 0 10

2

= Γ

=

=

= Γ

i r

P P

f 2

c f 4 1 f

1

0 0 r

r

⋅ = ε

= µ

⋅ ε

= µ λ

λ

⇒ =

=

λ 1,25m 0,50m 0,4

No ponto de corrente máxima encontra-se Zmín. Pela carta, anda-se em T.L e acha-se o valor da carga: ZL =0,4+j0,65

b)





=

=

5 X 3 / logP 10

P X log30 10

r 0

(13)

1,5dB X

21,213 log 30

10 X

21,213W 15 P

P P 30

0 0 0

=

=

⇒ =

=

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Uma linha de transmissão, ideal e de 52 Ω, alimenta uma carga que consome metade dos 50 W que lhe entrega o gerador de 150 MHz. Com um medidor, verifica-se que ocorre um ponto de tensão máxima na linha a 20 cm da carga. Ao se colocar um atenuador casado próximo à carga, este e a carga consomem, juntos, 30 W. Determinar:

a) o valor da carga; b) o valor do atenuador.

2. Um cabo coaxial, sem perdas e de 52 Ω, conecta um transmissor a uma carga que absorve 14 dB de potência. Insere-se um atenuador casado, próximo à carga, e ambos,o atenuador mais a carga, consomem 18 dB de potência. determinar o novo valor de RVOE na linha e o valor do atenuador.

3. No sistema dado, qual deve ser o atenuador casado, inserido entre a linha ideal e a carga, de forma que a potência refletida caia à metade daquela sem o atenuador?

4. Qual é o valor do atenuador casado inserido entre uma linha de transmissão, de perdas desprezíveis, e a carga se, sem o atenuador, a perda de retorno é igual a 5 dB e, com o atenuador, a mesma passa para 10 dB?

5. Determinar a potência consumida pela carga, do sistema abaixo, se a taxa de onda estacionária medida, na carga, é igual a 2,2.

6. Qual deve ser o menor valor "X", do atenuador casado inserido entre a linha ideal e a carga na figura, de forma que a potência lida na carga não exceda 10 W, valor máximo lido pelo medidor de potência?

(14)

7. Medindo-se a taxa de onda estacionária, na carga de um sistema transmissor, obtém-se o valor igual a 4,0. Se um atenuador casado é inserido entre a linha e a carga, um medidor acusa, na entrada do atenuador, uma taxa de onda estacionária igual a 2,0.

Pede-se o valor do atenuador.

8. No sistema abaixo, qual é o valor do atenuador casado se a potência refletida deve ser 1% da transmitida, considerando a impedância da carga igual a 75 Ω?

VII – CASADORES EXEMPLO:

Calcular os comprimentos L1 e L2 do estube duplo abaixo, de forma que a impedância vista nos terminais A-A’ seja igual a 50 Ω.

Solução

Normalizando a admitância tem-se:

0 L L

Y Y = Y

50 Y0 = 1

6 , 0 j 6 , 0 YL = −

Para encontrar a admitância total nos terminais B-B’, levando em consideração que a linha de transmissão deve apresentar nos terminais A-A’ uma impedância de 50 Ω:

(15)

Na carta, 8

λ equivale a 90°. Rotaciona-se, 90° em direção à carga (Toward Load – T.L), a circunferência de parte real igual a 1. Em, seguida acha-se os pontos onde a circunferência deslocada corta a parte real de YL(−l), sendo l a distância da carga aos terminais B-B’ (no caso, l=λ). Nesse exercício, YL(−l)=0,6−j0,6.

Dessa forma os pontos encontrados são:

P1: YBB'_Tot =0,6+j1,92 (1ª Solução) P2: YBB'_Tot =0,6+j0,08 (2ª Solução)

Sendo YBB'_Tot =YL(−l)+Yest1 tem-se para o estube 1:

52 , 2 j

Yest1 =+ (1ª Solução)

68 , 0 j

Yest1 =+ (2ª Solução)

Como o estube 1 está em curto, para descobrir o seu comprimento, anda-se em T.L na carta até o ponto onde a admitância é máxima (Ymáx →∞), ou seja, até o ponto de curto.

Nos terminis A-A’ pede-se que a impedância total seja de 50 Ω, ou seja a linha deve estar casada (Yin =1). Logo, rotaciona-se de 90° em direção ao gerador (Toward Generator – T.G) os pontos P1 e P2. Dessa forma, tem-se os pontos:

P1’: YAA' =1−j2,5 (1ª Solução) P2’: YAA' =1+ j0,52 (2ª Solução)

2 est ' AA Tot _ '

AA Y Y

Y = +

Logo:

5 , 2 j

Yest2 =+ (1ª Solução)

52 , 0 j

Yest2 =− (2ª Solução)

Como o estube 2 está em curto, para descobrir o seu comprimento, anda-se em T.L na carta até o ponto onde a admitância é máxima (Ymáx →∞), ou seja, até o ponto de curto.

Dessa forma, tem-se:

Para a 1ª solução: L1 =0,44λ e L2 =0,439λ Para a 2ª solução: L1 =0,345λ e L2 =0,175λ

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Na configuração dada, a que distância da carga pode ser inserido um casador de quarto- de-onda para casar a linha, de poucas perdas, à carga? - Qual é a impedância característica do casador?

(16)

2. No sistema dado determinar o comprimento da linha de 75 Ω, em curto, que anula o efeito capacitivo da carga. A seguir, calcular o transformador de quarto-de-onda utilizado para efetuar o casamento.

3. É possível casar totalmente o sistema abaixo, nos terminais AA', através de um capacitor introduzido em paralelo à carga? – Mostrar o desenvolvimento matemático.

4. Qual deve ser a reatância indutiva "X" e a que distância "L" da carga deve estar, de forma a garantir casamento nos terminais AA' da configuração dada?

(17)

5. Calcular, na configuração dada, o comprimento da linha de transmissão, colocada em

paralelo à carga, de forma a eliminar a parcela reativa da mesma e, então, realizar o ca- samento com o transformador de quarto-de-onda.

6. Um transmissor operando em 300 MHz é conectado a uma antena, cuja impedância se deseja determinar, através de uma linha paralela, sem perdas, de 300 Ω e dielétrico ar.

Mede-se, na carga, uma RVOE = 3,0 e verifica-se que o primeiro mínimo de corrente ocorre a 0,20 λ da carga. Pede-se: a) o valor da carga; b) a menor distância à carga em que deve ser inserido um estube, em paralelo e em curto, de forma a eliminar a reflexão para o transmissor; c) o comprimento do estube.

7. No sistema dado, determinar a impedância de entrada da antena. A seguir, calcular o casador estube simples, paralelo e em curto, colocado o mais próximo possível da antena, de forma a garantir nenhuma reflexão para a linha. Considerar a velocidade de fase do sinal na linha igual à velocidade da luz.

(18)

8. Uma antena deve ser alimentada, de um transmissor de 60 MHz, através de uma linha de transmissão de 4 m e 300 Ω. Não se dispondo dos 4 metros, duas linhas emendadas são usadas, conforme é mostrado na figura. Qual deve ser a impedância característica da linha "2" de forma a não haver reflexão para a linha "1"?

9. Projetar um estube simples, paralelo e em curto, que realize o casamento da carga de 50 Ω com a linha de 100 Ω, poucas perdas.

10. Calcular os valores de " L " e " que permitem o casamento da carga com a linha, na configuração dada.

11. Uma linha de transmissão, de 300 Ω e sem perdas, é terminada numa carga de (30 + j15) Ω. É possível realizar o casamento apenas com uma capacitância em série à linha, na frequência de 60 Hz? – Se positivo, determinar o seu valor e a que distância da carga deverá ser introduzida.

12. Um transmissor, operando em 30 MHz, é acoplado a uma antena, através de uma linha de transmissão ideal de 300 Ω. Se o coeficiente de reflexão é igual a 0,4∠-132°, pede- se: a) o valor da carga; b) a menor distância à carga em que deve ser introduzido um estube paralelo em aberto, garantindo não haver reflexão para o transmissor; c) o comprimento do estube.

13. É possível o casamento da linha de 50 Ω com a carga de (50 + j 30) Ω, apenas com o estube paralelo e em curto na carga? – Se negativo, de que maneiras poderá ser realizado tal casamento?

14. Uma linha paralela e de 300 Ω, conecta uma antena de VHF a um receptor de TV que está operando no canal 4, cuja frequência portadora é igual a 69 MHz. Se a impedância de entrada do receptor é igual a 285 Ω, verificar se há a necessidade de casador e, se

positivo, qual é o seu tipo. Considerar taxas de onda estacionária toleráveis até 1,1.

(19)

15. Um estube em curto, 15 cm de comprimento, está em paralelo a uma linha de trans-

missão, de poucas perdas e de 300 Ω, num ponto que dista 10 cm da carga. Qual é o valor da carga, se a excitação é igual a 100 MHz?

16. Determinar os comprimentos dos estubes colocados em paralelo à linha de tranmissão dada:

17. Calcular os menores comprimentos do estube duplo que garantem não haver reflexão para o transmissor. Supor perdas desprezíveis.

VIII - LINHAS COM PERDAS EXEMPLO:

Uma antena dipolo filamentar, de meia-onda, apresenta uma impedância de entrada igual a 73 Ω e é conectada ao transmissor através de uma linha de transmissão de 10 metros, cujas perdas são pequenas. Sabe-se que o coeficiente de reflexão na carga é igual -0,615.

Pede-se:

a) a impedância característica da linha

b) a impedância de entrada da linha, se uma atenuação de 0,015NP/m é considerada ao longo da L.T e o comprimento de onda é igual a 1m.

Solução:

a)

π

= Γ

= Γ

j L

L

e 615 , 0

615 , 0

Pela carta:

(20)

⇒ =

⇒ =

=

=

300 243 Z

, 0 Z 73 243 , Z 0 Z

243 , 0 Z

0 0

0 L L

b)

456 , 0

e 615 , 0 e

in

) 10 ( 015 , 0 2 in

z 2 L in

= Γ

=

⇒ Γ

⋅ Γ

=

Γ α

Da carta: Zin =0,38

⇒ =

=0,38 300 Z 114

Zin in

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1. Uma linha de transmissão de 50 Ω atenua um sinal de 0,04 NP/m. Se a carga é igual a ( 50 + j 50 ) Ω, a frequência do transmissor, 30 MHz, e o comprimento da linha, 2,5 metros, qual é a impedância nos terminais de entrada da linha?

2. Determinar a impedância de entrada de uma linha de transmissão de 52 Ω e 1,5 λ, sa- bendo que a atenuação na mesma é igual a 0,3 dB/λ e que a carga é igual a 50 Ω.

3. Determinar a impedância de entrada de uma linha de transmissão, de 50 Ω e 5 metros, com RVOE = 3,0 na carga e o primeiro máximo ocorrendo a 0,1λ da carga, quando o transmissor opera em 100 MHz. São dadas: a resistência do dielétrico igual a 25 mΩ/m e a condutância do mesmo igual a 0,1 mS/m.

4. O cabo coaxial RG 11 A/U, de impedância característica igual a 75 Ω, e 1,5 metros de comprimento, conecta um transmissor a uma antena, cuja impedância de entrada normalizada é igual a 1. Sabendo-se que as perdas no cabo ficam caracterizadas por R

= 0,02 Ω/m e G = 0,0015 S/m, determinar: a) a potência fornecida pelo transmissor, se a antena consome 10 W de potência; b) a atenuação ao longo da linha.

5. Numa linha de transmissão, casada e de 10 metros de comprimento, que conecta um transmissor de FM à antena, entrega-se uma potência igual a 10 KW. Na antena, porém, a potência que chega é igual a 9,5 KW. Qual é a atenuação na linha, em NP/m?

6. Qual é a atenuação, em dB/m, de um sinal ao longo de uma linha de transmissão de 75 Ω, na qual se acha conectada uma carga de 75 Ω e cujas características são: R = G = 0,001 unidades MKS.

7. Determinar a atenuação, em dB, ao longo de uma linha casada de 12 metros, se a constante de atenuação é igual a 0,01 NP/m.

8. Com que potência se deve alimentar uma linha casada de 300 Ω ,15 metros e características R = 0,01 Ω/m e G = 0,005 S/m, para que sejam entregues 15 W de potência à carga?

(21)

9. Um cabo coaxial de 75 Ω e 8 metros, liga uma antena receptora a um aparelho de TV.

A potência que chega à antena é igual a 8 W e a impedância de entrada do receptor é igual a 300 Ω. Pede-se determinar a impedância, vista nos terminais da antena, se a frequência do sinal é igual a 60 MHz e as características do cabo são: R = 0,001 Ω/m, G = 0,0001 S/m, µr e εr iguais a 1.( Considerar o balanceamento é de 1:1 )

10. Determinar a impedância de entrada da linha de transmissão dada, onde a impedância característica da linha é igual a 150 Ω e a constante de atenuação, 0,2 NP/λ.

11. Uma linha de transmissão, de 50 Ω e 45λ/4, atenua um sinal de 0,029 NP/m.

Determinar a atenuação total na linha, em dB, se a carga é de 225 Ω e a frequência do gerador de RF é de 100 MHz. Considerar a velocidade de fase do sinal na linha igual a 80% da velocidade da luz.

12. Um cabo coaxial, de 50 Ω e atenuação normal de 5 dB/m, conecta um transmissor de 100 MHz a uma carga de 220 Ω, que se acha a 5 λ/4 do transmissor. Pede-se determinar a impedância nos terminais de entrada da linha e a atenuação total, se a velocidade de fase do sinal na linha é 80% da velocidade da luz.

13. Numa linha de transmissão de 50 Ω, a taxa de onda estacionária medida, na carga, é igual a 2,0 e o primeiro ponto de tensão mínima ocorre a 0,35 λ da carga. Se a linha é de 9,5 λ e atenua 0,1 dB/λ, pede-se: a) o valor da carga; b) a impedância vista nos terminais da linha; c) a atenuação total ao longo da linha.

14. Qual é a perda total numa linha de transmissão de 12 metros e 0,1 dB/m, se o módulo do coeficiente de reflexão, na carga, é igual a 0,5?

15. Qual é a potência média entregue a uma carga de 220 Ω, conectada ao transmissor atra- vés de uma linha de 100 Ω e 0,05dB/λ, se a amplitude da tensão na carga é igual a 1 volt? - Qual deve ser a potência do transmissor se a linha é de 6 λ de comprimento?

16. Uma linha de transmissão, de 300 Ω e 5 metros, atenua um sinal de 2 dB, desde a saída do transmissor até a carga. Que parcela de atenuação é somada quando a linha está descasada, com uma carga de 240 Ω?

(22)

17. Qual deve ser o comprimento de uma linha de transmissão de 50 Ω, conectada a um transmissor de 15 W, que deve entregar 10 W à carga casada, sendo R = G = 0,01 unidades MKS?

18. Com uma carga de 125 Ω, uma linha de transmissão, de 75 Ω e 2,5 metros, atenua um sinal, desde a saída do transmissor até a carga, de 3 dB. A taxa de onda estacionária, medida na saída do transmissor, é igual a 1,5. Determinar a atenuação na linha para o caso dela estar casada.

19. Numa linha de transmissão de características R = G = 0,002 unidades MKS, L = 2mH/m e C = 4 µF/m determinar, para 100 MHz, a taxa de onda estacionária e o coeficiente de reflexão na carga de 50 Ω .

20. Na entrada de uma linha de transmissão de 50 Ω, λ/4 metros e 0,01 NP/m, sabe-se que o coeficiente de reflexão é igual a 0,4 ∠-30°. Pede-se o valor da carga, a potência entregue à mesma, quando o transmissor entregar à linha uma potência de 20 W, e a atenuação total de sinal na linha.

21. Qual é a atenuação total ao longo de uma linha de transmissão, de 0,05 NP/m e 2 metros de comprimento, quando a RVOE medida, na carga, é igual a 1,2?

22. Que potência média um transmissor deve entregar a um cabo coaxial de 50 Ω, 1,5 metros e 0,02 NP/m, quando a tensão incidente na carga é igual a 1 volt e o coeficiente de reflexão, na carga, é igual a 0,2 ∠30°?

23. Retira-se, de uma tabela de fabricante, os seguintes dados para o cabo CELLFLEX, da Pirelli, tipo CF 1/4" – 50: impedância característica = 50 Ω e atenuação dB/100m, em 100 MHz, igual a 4,5. Pede-se a atenuação total no cabo, se seu comprimento é igual a 5 metros e sua carga, 75 Ω.

(23)

LISTA DE VARIÁVEIS a - raio do condutor interno do cabo coaxial

a′′′′ - raios dos condutores de uma linha paralela b - raio do condutor externo do cabo coaxial

d - distância entre os centros dos condutores de uma linha paralela µµ

µµ - permeabilidade do meio εεεε - permissividade do meio

Zo - impedância característica da linha de transmissão Zin - impedância de entrada da linha de transmissão RF - radio-frequência

RVOE ou ROE - relação de tensão de onda estacionária λλ

λλ - comprimento de onda FM - modulação em frequência TX - transmissor

VHF - very high frequency (faixa de frequências de 30 a 300 MHz) UHF - ultra high frequency (faixa de frequência de 300 a 3000 MHz) LT - linha de transmissão

(24)

FORMULÁRIO

ε

o

= 10

-9

/(36.π) F/m µ

o

= 4.π.10

-7

H/m v

f

= w/β

V(z) = ( V

+

. e

-αz

. e

-jβz

+ V

-

. e

-αz

. e

-jβz

) Z = R + jwL Y = G + j wC

I(z) = ( V

+

. e

-αz

. e

-jβz

+ V

-

. e

αz

. e

jβz

) β = w [LC]

1/2

γ = [ Z/Y ]

1/2

Z

o

Z

o

α = {1/2 (RG – w

2

LC + [( R2 + w

2

L

2

) . (G

2

+ w

2

C

2

)]

1/2

}

1/2

β = 2.π/λ β = {1/2 (- RG + w

2

LC + [( R2 + w

2

L

2

) . (G

2

+ w

2

C

2

)]

1/2

}

1/2

λ = v/f

Z

o

= 60.ln( b/a ) Z

o

= 120.ln( d/a ) Z

o

= [ L/C ]

1/2

P

m

= ½ Re[ V x I

*

] Γ( z ) = Γ

L

. e

2.γ.z

γ = α + j β Z( z ) = Z

o

. [1 + Γ( z )]/[1 - Γ ( z )] α ≈ ( 1/2 ).[ R/Z

o

+ GZ

o

] Γ z ) = [ Z( z ) - Z

o

]/[ Z( z ) + Z

o

] SWR = [ 1 +| Γ

L

|] / [ 1 - | Γ

L

| ] Z( z ) = Z

o

. [ Z

L

- j Z

o

.tg βz ]/[ Z

o

- j Z

L

.tg βz ] P = ½ Re( V.I* ) Γ

L

= ( Z

L

- Z

o

)/( Z

L

+ Z

o

)

R

L

= 10.log( P

i

/P

r

) L/l = [µ

o

/(2.π)] ln ( b/a )

C/l = 2.π.ε

o

/[ ln ( b/a )] L/l = [µ

o

/π] ln ( d/a ) C/l = π.ε

o

/[ ln ( d/a )]

A

dB

≈ 8,686 α l P

m

= [1/(2 Z

o

)] | V

+

|

2

e

-2α.z

[ 1 - |Γ( z )|

2

]

P

m

= [1/(2 Z

o

)] | V

+

|

2

e

-2α.z

(25)

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS

I - 1. a) ≈66 Ω; b) 0,034 NP/m e 2,096 rad/m

2. R = G = 0, L = 220 nH/m, C=50,57 pF/m, Z = 66 Ω e Vf = 3,0 x 108 m/s 3. 276,31 Ω

4. 1,15 cm 5. 0,016 S/m

6. 999,9996 Ω e 1000 Ω

II - 1. a) 50 Ω; b) 19 Ω; c) 16,2 cm 2. ( 1 + j2 ) Ω

3. ( 56 - j17,5 ) Ω

4. a) ( 10 - j20 ) Ω; b) ( 23 + j0,4 ) Ω; c) ( 118 - j29 ) Ω; d) ( 22 - j23 ) Ω 5. 0,126 λ

6. 75 Ω 7. 300 Ω

8. ( 3,50 + j38,50 ) Ω 9. 86,6 Ω

10. ( 0,008 - j0,014 ) S

11. a) 1 Ω; b) 200 Ω; c) 100 Ω; d) qualquer 12. É um múltiplo inteiro de 4,5 metros.

13. -j75 Ω 14. λ/8

15. m= n + kλ/2, k = 0, 1, 2, ...

16. 172° elétricos

III - 1. a) 2,0; b) 300 Ω e 75 Ω

2. tensão incidente = 5/2 V e tensão refletida = -3/2 V 3. a) 0,6∠178° e 0,6∠88°; b) 4,0; c) 1200 Ω

4. ( 108 + j87 ) Ω e 4,5 m 5. ( 73,5 - j13,5 ) Ω

6. a) 0,5 tanto na carga como no transmissor; b) 3; c) 16,67 Ω 7. 99 Ω e ( 600 + j390 ) Ω

8. a) 10 pontos; b) 2,0 e 0,34∠173°

9. 500 MHz 10. 306,22 Ω 11. 5∠144° V

12. a) ( 18,75 + j124,5 ) Ω; b) 0,139 λ; c) 15 13. ROE = 1,22 e 61,48 Ω

14. 135° elétricos

15. a) 0,333; b) 0,5∠180° e 0,5∠-90°; c) 3,0; d) 0,333

(26)

IV - 1. V ( z ) = 150 ( e-j2πz/3 + 0,33 ej2πz/3 ) e I ( z ) = 0,5 ( e-j2πz/3 - 0,33 ej2πz/3 ) 2. V ( z ) = -j2 sen βz V+

3. V ( z ) = 266,66 ( e-j0,04πz - 0,25 ej0,04πz ) 4. 19,999

V - 1. 225 Ω

2. a) ( 24,96 – j31,72 ) Ω; b) 16 pontos; c) 1,3 dB 3. a) ( 146,25 + j45 ) Ω; b) 0,462 λ

4. 315,5 W e 27,50 Ω 5. 6,3 W

6. a) ( 29,25 + j48 ) Ω; b) 26,25 Ω 7. 2,52 dB

8. a) 77,46 V; b) A potência não deve ultrapassar 40 W.

9. 112,5 W 10. 41,4 W 11. 1,4 W

VI - 1.( 25 + j66 ) Ω e 0,315 dB 2. ROE = 1,3; 2 dB

3. 1,5 dB 4. 2,5 dB 5. 2,16 W 6. 6,48 dB 7. 2,6 dB 8. 11,74 dB

VII - 1. 0,09 m e 217,37 Ω 2. 0, 213 λ e 128,62 Ω

3. Não, a menos que se use um casador de λ/4 entre a LT e a carga, de valor igual a 80,78 Ω.

4. 420 Km e 225 Ω 5. 0,039 λ

6. a) ( 111 + j87 ) Ω; b) 3,3 cm; c) 38,6 cm

7. ( 30 - j40 ) Ω, 6,6 cm da carga e comprimento de 44,7 cm 8. 150 Ω

9. 0,098 λ da carga e comprimento de 0,347 λ 10. 0,051 λ da carga e comprimento de 0,125 λ

11. Sim, um capacitor de 3 µF a 0,194 λ da carga, ou seja, 970 Km da carga.

12. 1,58 m da carga e comprimento de 1,14 m

13. Não. Com um estube em série à carga de Zin = -j30 Ω, com um estube paralelo e em curto a certa distância da carga, com um casador de λ/4 inserido na linha em

um ponto de impedância puramente resistiva ou ainda com estubes duplos.

(27)

15. ( 34,5 - j162 ) Ω

16. L1 = 0,169 λ e L2 = 0,375 λ ou L1 = 0,031 λ e L2 = 0,051 λ 17. L1 = 0,133 λ e L2 = 0,143 λ

VIII - 1. ( 30 - j22,5 ) Ω

2. 54 Ω 3. ( 65-j60 ) Ω

4. a) 11,8 W b)0,73 dB 5. 2,57 x 10-3 NP/m 6. 0,326 dB/m 7. 1,042 dB 8. 88,7 x 109 W

9. ( 54 - j82,5 ) Ω 10. 712,5 Ω

11. 8,98 dB

12. 17,3 dB e 52 Ω

13. a) ( 49 + j34 ) Ω; b) ( 55 + j28,5) Ω; c) 1,11 dB 14. 1,77 dB

15. a) 4,30 mW; b) 4,70 mW 16. 0,03 dB

17. 0,81m 18. 2,9 dB 19. 2,22 e 0,38

20. ( 22,5 + j10,8 ) Ω; 19,86 W; 0,032 dB 21. 0,9 dB

22. 10,24 mW

23. 0,245 dB

Referências

Documentos relacionados

No capítulo 4 são abordados os principais resultados obtidos diante das restrições impostas à coleta de dados, bem como a avaliação dos dados obtidos caracterizando os períodos

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

[r]

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Outro aspecto a ser observado é que, apesar da maioria das enfermeiras referirem ter aprendido e executado as fases do processo na graduação, as dificuldades na prática

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No