• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES E CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PRÉ OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ORIENTAÇÕES E CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PRÉ OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES E CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PRÉ OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA

Alexandre Pereira Santana I, Brenda Aparecida Coitinho Johonson II Cibelle Siqueira Oliveira III, Thainá Valeria Cruz Brito IV

I - Aluno de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID II - Aluna de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID III – Aluna de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID IV - Aluna de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

1. RESUMO

Introdução: A assistência de enfermagem no pré operatório de cirurgia cardíaca é primordial para o bom tratamento do paciente.

As doenças cardiovasculares são consideradas as principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. ¹ Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes a nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). A cirurgia cardíaca é um procedimento invasivo de alto risco para o paciente, pois na maioria das vezes é considerada de grande porte, pela grande chance de perdas sanguíneas. Para a realização deste trabalho, utilizou-se o método de revisão narrativa da literatura, que nos permite uma análise crítica do conhecimento científico, de forma ampla e apropriada, para que assim seja possível descrever e desenvolver a respeito do assunto, respondendo a uma pergunta norteadora.

Os artigos serão selecionados por meio das seguintes bases de dados: SCIELO(Scientific eletronic library online), LILACS (literatura latino-americana e do Caribe em ciências da saúde), BDENF(Base de Dados em Enfermagem), MEDLINE(Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), e IBECS(Índice Bibliográfico Espanõl em Ciencias de la Salud). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, retornou-se um total de 45 artigos, dos quais após a leitura dos resumos somou-se 42 artigos que foram lidos integralmente. Destes, 22 (100%) foram selecionados e fizeram parte da amostra final deste

(2)

estudo, que foram lidos integralmente. E se tratando das análises relativas à semelhança dos assuntos, destes foram selecionados, 22 arquivos (100%) e fizeram parte da amostra final deste estudo, que foram lidos integralmente, estes foram divididos em quatro categorias, sendo estas: “Orientações voltadas para diminuir a ansiedade” 13 artigos (59%), “Orientações de Educação em Saúde” 4 artigos (18,1%), “Orientações sobre autocuidado” 2 artigos (9,9%) e Cuidados Gerais no pré operatório” 3 artigos (13,6%), vale ressaltar que os artigos já foram minunciosamente categorizados conforme semelhança de temas.

2. INTRODUÇÃO

Introdução: A assistência de enfermagem no pré operatório de cirurgia cardíaca é primordial para o bom tratamento do paciente. Na área da saúde, os cuidados vem sendo cada vez mais exigentes, conhecer o paciente como um todo é fundamental para o sucesso do tratamento, respeitar e entender suas crenças, valores, são fundamentais.

É normal que ao descobrir uma patologia, que comprometa a sua qualidade de vida, ocorra desequilíbrio emocional, nível de estresse aumentado, principalmente no período pré operatório, devemos compreender e apoiar o paciente, do início ao fim do tratamento, nos mostrar sempre dispostos a ajudar, incentivar, aconselhar o paciente, nesse momento novo na vida dele.

O paciente que irá realizar uma cirurgia, pode estar propício a obter sentimentos que podem agravar seu estado de saúde, como a ansiedade e a depressão, acontece também uma queda da auto estima e devemos estar atentos as alterações de comportamento, prestar uma assistência humanizada. Os enfermeiros devem se tornar parceiros desses pacientes, sem medir esforços para proporcionar uma experiência menos traumática possível para este paciente.

Compreendemos que práticas educativas contribuem para uma diminuição desse nível de estresse e ansiedade, sofrido pelos pacientes em pré operatório, fazer com que o paciente se sinta importante e acolhido durante essa experiência vivida é muito importante. Adotar rotinas e meios que facilitem a compreensão do paciente de forma branda, sobre o que ele irá viver, fazer o paciente entender que ele não está sozinho e a enfermagem será uma barreira de proteção e recuperação para ele enfrentar tal dificuldade.

(3)

O objetivo da cirurgia cardíaca é manter ou devolver a capacidade funcional orgânica do indivíduo, para que ele possa ter uma qualidade de vida, diminuir os sintomas e exercer suas atividades de forma mais normal possível.

3. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é realizar a identificação das ações e orientações de enfermagem no período pré-operatório em pacientes submetidos a intervenção cirúrgica cardíaca.

4. METODOLOGIA

O presente estudo, foi realizado através do método de revisão narrativa da literatura, que de forma ampla e apropriada, nos permitiu uma crítica análise do conhecimento científico, para que fosse possível discorrer o assunto abordado. Nossa pergunta norteadora é: Quais ações e orientações de enfermagem, são realizadas a pacientes submetidos a intervenção cirúrgica cardíaca. Os artigos foram selecionados nas bases de dados: SCIELO (Scientific eletronic library online), LILACS (literatura latino-americana e do Caribe em ciências da saúde), BDENF (Base de Dados em Enfermagem), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), e IBECS (Índice Bibliográfico Espanõl em Ciencias de la Salud). Por meio de descritores em ciências da saúde (Decs), selecionados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram: Período pré-operatório, Enfermagem pré-operatória, Cirurgia cardíaca, Cuidados de enfermagem. Como critérios de inclusão para este estudo, referiram-se a estudos científicos publicados na íntegra no idioma português, com delimitação de tempo de 2010 a 2020, cujo acesso seja gratuito, e o assunto relacione-se a temática escolhida. Os critérios de exclusão foram artigos repetidos e sem possibilidade de acesso gratuito ao texto completo.

5. DESENVOLVIMENTO

Após a análise dos artigos na íntegra, estes foram selecionados por meio da leitura do título e resumo, conforme a semelhança com o assunto principal e posteriormente foram submetidos a leitura na íntegra pelos autores. Depois da exclusão dos artigos repetidos e que não estavam liberados para leitura gratuitamente, os autores irão categorizar os artigos

(4)

encontrados e compará-los com outros achados na íntegra. Atualmente os autores seguem analisando para categorizar os artigos conforme a semelhança do tema.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Após a busca de artigos foram encontrados um total de 45 artigos, lidos na íntegra. Destes 42 (100%) estavam aptos no idioma português e disponíveis de forma gratuita para leitura na íntegra, não foram selecionadas publicações em inglês e espanhol. Em relação a base de dados, 31 (73,8%) artigos encontravam-se indexados na base de dados BDENF, 8 (19,01%) na LILACS, e 3 (7,1%) na Medline. Já em relação aos anos de publicação, evidenciou-se que estes variaram de 2010 a 2020, sendo a maior prevalência nos anos de 2013 e 2017, sendo 8 (18,3 %) em 2013 e 7 (15,9%) em 2017. E se tratando das análises relativas à semelhança dos assuntos, destes foram selecionados, 22 arquivos (100%) e fizeram parte da amostra final deste estudo, que foram lidos integralmente, estes foram divididos em quatro categorias, sendo estas: “Orientações voltadas para diminuir a ansiedade” 13 artigos (59%), “Orientações de Educação em Saúde” 4 artigos (18,1%),

“Orientações sobre autocuidado” 2 artigos (9,9%) e Cuidados Gerais no pré operatório” 3 artigos (13,6%), vale ressaltar que os artigos já foram minunciosamente categorizados conforme semelhança de temas.

7. FONTES CONSULTADAS

1 Ramos B, Campos L, Maria G, Vinícius M, Moreira G, et al. Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares em Países de Língua Portuguesa: Dados do

“Global Burden of Disease", 1990 a 2016[Artigo online], Junho 2018. [Acessado em 26 de março de 2020]. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066- 782X2018000600500&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

2 OPAS BRASIL. Doenças Cardiovasculares[Homepage na internet], Outubro

(5)

2019. [acessado dia 26 de março de 2020]. Disponível em:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&view=topic&id=2 18

3 Santos M, Naldi F, Lucia A, Célia T. CIRURGIA CARDIACA: importância da assistência de enfermagem[Artigo online], Junho 2010. [Acessado dia 26 de março de 2020]. Disponível em:

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0206_0040_01.pdf.

4 Carli L, Miladi E, Raquel E. Considerações de pacientes no perioperatório de cirurgia cardíaca referentes às orientações recebidas do enfermeiro[Artigo

online], Junho 2013. [Acessado dia 26 de março de 2020]. Disponível em:http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/990

5 Rodrigues G, Takao C, Lima J, Lucia A. Diagnósticos de enfermagem no perioperatório de cirurgia cardíaca[Artigo online], Agosto 2014. [Acessado dia 26 de março 2020].

Disponível em:

http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1060

Referências

Documentos relacionados

Isso porque o processo de construção da identidade existe na busca constante de vínculos e, através da linguagem, laços são criados por meio dela; são adquiridos

QUINHENTOS E NOVENTA E NOVE EUROS (€ 599) mais o IVA correspondente de acordo com a legislação em vigor em cada país. As formas de pagamento são aquelas descritas no

A dinâmica dos homicídios esclarece que conhecendo o gênero e a idade, podemos diferenciar a população em grupos de risco que variam desde menos de dois hpcmh – por exemplo,

As espécies estudadas não apresentaram diferenças estatísticas para a atividade da CAT, porém houve diferença entre os resultados obtidos para as estações, com

Em março de 2009, a subsidiária Quilmes Industrial (Quinsa) Société Anonyme adquiriu, junto à SAB Miller plc, 100% do capital social da Bebidas y Aguas Gaseosas Occidente

2001, foi dada ênfase apenas ao alongamento dos músculos isquiotibiais, enquanto o tratamento por meio da RPG alongou todos os músculos da cadeia posterior e, por meio do

de um movimento artístico que ocorreu independentemente da influência da dinâmica social de seu tempo, ao optar por expressar a subjetividade do artista, que é usualmente isolada

É preciso pensar um projeto na perspectiva do diálogo e da participação dos diferentes atores no processo intersetorial. Um projeto baseado numa metodologia participativa