• Nenhum resultado encontrado

DIREITO ADMINSTRATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DIREITO ADMINSTRATIVO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

0

DIREITO ADMINSTRATIVO

(2)

1

SUMÁRIO

AULA 01 ... 2 AULA 02 ... 5 AULA 03 ... 8

(3)

2

AULA 01

01. O governo do Estado pretende transferir a atribuição de fiscalizar as condições de salubridade dos hospitais da Secretaria de Saúde para determinada autarquia. Ao implementar tal medida, estará realizando

A) a desconcentração, pois desaglutinou atribuições.

B) a descentralização, pois desaglutinou atribuições.

C) a concentração, pois aglutinou atribuições.

D) a centralização, pois aglutinou atribuições.

E) a centralização e a descentralização ao mesmo tempo.

02. Assinale a alternativa que indica pessoa jurídica que não possui personalidade jurídica de direito público.

A) Empresa pública.

B) Fundação pública de Direito Público.

C) Autarquia Fundacional.

D) Consórcio público.

E) Agência reguladora.

03. A administração indireta é composta por várias pessoas jurídicas, dentre essas pessoas jurídicas encontram‐se as empresas públicas. A respeito das empresas públicas, assinale a afirmativa correta.

A) Poderão assumir qualquer forma em direito admitida com exceção da forma de sociedade anônima pois necessariamente o capital da empresa pública deve ser totalmente público.

B) Estão subordinadas hierarquicamente ao ente criador.

C) Poderão ser pluripessoais.

D) Desenvolverão atividades econômicas sem realizar licitações ou concursos públicos.

E) Estão sujeitas ao regime jurídico de direito público por serem pessoas jurídicas de direito público.

04. A respeito da Administração Direta e da Indireta, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As empresas públicas sujeitam-se ao regime jurídico das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias, não podendo gozar de privilégios fiscais que não sejam extensivos ao setor privado.

( ) As sociedades de economia mista são entidades com personalidade jurídica de direito privado, organizadas para fins empresariais, com participação do Estado e de pessoas de direito privado em seu capital e em sua administração.

(4)

3

( ) Nas empresas públicas, o capital é exclusivamente público, distintamente das sociedades de economia mista, em que o capital é em parte público e em parte privado.

As afirmativas são, respectivamente, A) V, V e V.

B) F, V e V.

C) V, F e F.

D) V, V e F.

E) F, F e F.

05. O governo do Estado pretende transferir a atribuição de fiscalizar as condições de salubridade dos hospitais da Secretaria de Saúde para determinada autarquia. Ao implementar tal medida, estará realizando

A) a desconcentração, pois desaglutinou atribuições.

B) a descentralização, pois desaglutinou atribuições.

C) a concentração, pois aglutinou atribuições.

D) a centralização, pois aglutinou atribuições.

E) a centralização e a descentralização ao mesmo tempo.

06. Dentre as definições a seguir, assinale aquela que melhor conceitua a autarquia.

A) É entidade integrante da Administração Pública, criada ou não por lei, com personalidade jurídica de Direito Público ou Privado, patrimônio e receitas próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, podendo ou não ser dotada de gestão administrativa e financeira descentralizada.

B) É entidade integrante da Administração Pública direta, criada por lei, com personalidade jurídica de Direito Público, sem patrimônio próprio, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeira, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa descentralizada.

C) É entidade integrante da Administração Pública indireta, com personalidade jurídica de Direito Privado, patrimônio e receitas próprios, para executar, descentralizadamente, atividades estabelecidas por lei.

D) É entidade integrante da Administração Pública indireta, criada por lei, com personalidade jurídica de Direito Público, patrimônio e receitas próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeira, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

E) É entidade integrante da Administração Pública indireta, criada por lei, com personalidade jurídica de Direito Público, patrimônio e receitas próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, caracterizada pela ausência de controle, de tutela ou de subordinação hierárquica e pela autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira.

(5)

4

07. Assinale a alternativa que apresenta órgãos integrantes da administração pública direta.

A) autarquias

B) empresas públicas C) fundações públicas

D) sociedades de economia mista

E) presidência da República e ministérios

08. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de autarquia.

A) serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

B) serviço subordinado à presidência da República, autorizado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública.

C) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima.

D) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade.

E) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público com autonomia administrativa.

09. Corresponde ao princípio da descentralização o fato de que

A) o controle das atividades da Administração Federal deverá exercer-se em todos os níveis e em todos os órgãos.

B) a ação governamental obedecerá ao planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico e social do País e a segurança nacional.

C) à administração casuística, assim entendida a decisão de casos individuais, competem, em princípio, em nível de execução, os serviços de natureza local, que estão em contato com os fatos e com o público.

D) as atividades da Administração Federal e, especialmente, a execução dos planos e programas de governo serão objeto de permanente coordenação.

E) os órgãos que operam na mesma área geográfica serão submetidos à coordenação, com o objetivo de se assegurar a programação/execução integrada dos serviços federais.

10. Marque a alternativa correta de acordo com o conceito de descentralização e desconcentração na administração pública:

A) Desconcentração é o fenômeno pelo qual se dá uma distribuição externa de competências no mesmo ente federativo.

(6)

5

B) Na descentralização a tarefa administrativa é atribuída à outra pessoa jurídica, não ocorrendo subordinação.

C) Na desconcentração a competência é distribuída para outra pessoa jurídica, obedecendo a uma escala hierárquica.

D) A descentralização ocorre quando há a necessidade de atribuir uma tarefa administrativa à mesma pessoa jurídica.

AULA 02

11. Em uma situação hipotética, o Município de Angra dos Reis, aproveitando o aumento de pessoal após a realização de um concurso público, decide criar um novo órgão para aprimorar os serviços de saúde na região.

Nesse contexto, foi utilizado pelo Município a técnica administrativa conhecida por A) desconcentração.

B) concentração.

C) descentralização.

D) centralização.

E) publicização.

12. Ao criar determinados tipos de personalidade jurídica, o Estado compreende que algumas atribuições merecem ser executadas de forma descentralizada, mesmo que as mesmas não possam criar regras jurídicas de auto-organização e não possuam capacidade política, exercendo função meramente administrativa.

Com relação à categoria de personalidade da administração indireta descrita no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Uma empresa pública é costumeiramente utilizada para flexibilizar a atuação estatal na realização de uma determinada tarefa por meio do direito privado, sendo subordinada.

( ) Uma autarquia oriunda do direito privado é uma personalidade jurídica que visa a produzir benefícios aos membros da coletividade, sem preocupação com o lucro.

( ) Uma fundação pública oriunda do direito privado é uma personalidade jurídica que visa a produzir benefícios aos membros da coletividade, com fins lucrativos.

As afirmativas são, respectivamente, A) V, F e F.

B) F, V e F.

C) F, F e V.

D) V, V e V.

E) F, F e F.

(7)

6

13. A organização administrativa resulta de um conjunto de normas que regem competências, relações hierárquicas, situações jurídicas e formas de ação e controle de órgãos e pessoas. O Estado, que atua por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, tem sua organização pautada em três situações fundamentais – centralização, descentralização e desconcentração – que se ligam diretamente à sua capacidade de atuação direta e indireta.

Sobre a aplicação desses conceitos, assinale a afirmativa correta.

A) Ao transferir a responsabilidade de exercício de suas atividades para entidades menores da administração pública indireta, o Estado empreende o esforço de desconcentração com foco em melhorar sua eficiência.

B) Ao realizar um esforço centralizador, o Estado está diretamente ligado ao controle rígido das atividades realizadas por todos os órgãos da administração estatal direta ou indireta.

C) Ao desmembrar um de seus órgãos e transferir parte de suas responsabilidades para entidades da administração indireta, o Estado desconcentra, buscando melhorar sua organização estrutural e sua eficiência.

D) Ao distribuir tarefas e responsabilidades entre órgãos da administração direta, o Estado realiza o esforço de desconcentração, que busca ganhos tanto na organização estrutural quanto na eficiência estatal.

E) Ao desmembrar seus órgãos e redistribuir suas responsabilidades entre entidades da administração direta, o Estado descentraliza suas atividades, aumentando a eficiência e a organização estrutural.

14. Com o escopo de fomentar a especialização do órgão, com a consequente e posterior melhor capacitação dos servidores lá lotados, determinado Tribunal de Justiça, no exercício de função administrativa, observadas as formalidades legais, subdividiu o então Departamento de Engenharia e Licitações em dois novos departamentos, um de Engenharia e outro de Licitações.

De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, esse desmembramento de um órgão em dois, com o objetivo de melhorar a prestação do serviço público e assim atender ao princípio da eficiência, é a:

A) delegação administrativa;

B) centralização administrativa;

C) concentração administrativa;

D) desconcentração administrativa;

E) descentralização administrativa.

15. Sobre a descentralização por colaboração, assinale a afirmativa correta.

A) Ocorre quando a Constituição atribui a um ente específico que exerça atribuições próprias de forma autônoma ao ente central.

B) Ocorre quando a Administração Pública transfere, por contrato ou ato administrativo unilateral, a execução de serviço público a uma pessoa jurídica de direito privado.

(8)

7

C) Ocorre quando é outorgada a outros órgãos funções de determinada entidade administrativa, visando ao aumento de eficiência.

D) Ocorre quando a Lei específica cede a titularidade de serviço público a uma pessoa jurídica do direito público, sem que o cedente interfira nas atividades.

E) Ocorre quando as organizações paraestatais celebram ajuste com a Administração Pública por termo cooperação e se tornam parte da administração indireta.

16. Reconhecer a necessidade de subdivisões de equipes ou departamentos para o aumento da eficiência é parte do planejamento estratégico de uma organização. Sobre a distribuição de responsabilidades e atribuições nas organizações, leia o fragmento a seguir.

A ______ consiste em fracionar as funções ao agrupar responsabilidades em subdivisões da organização e, a partir da especialização, distribuir recursos de forma mais eficiente em grupos com características complementares e similares.

Assinale a opção que completa corretamente a opção acima.

A) delegação

B) departamentalização C) desconcentração D) descentralização E) centralização

17. Em relação às formas de descentralização e desconcentração administrativa, analise os itens a seguir.

I. A descentralização por serviços institui uma entidade da administração indireta, contanto que seja criada por meio de lei específica.

II. A descentralização por colaboração transfere a titularidade de execução da atividade da Administração Pública para a iniciativa privada, por meio de contrato ou ato unilateral.

III. A desconcentração administrativa permite a criação de órgão com personalidade jurídica de direito público, mas sem capacidade processual.

Está correto somente o que se afirma em:

A) I;

B) II;

C) III;

D) I e II;

E) I e III.

18. As modificações ocorridas na sociedade eventualmente criam a necessidade de uma reinvenção ou reengenharia do Estado.

No caso do Brasil, com a redução do Estado ocorrida no final do século passado, em meio a um processo de privatizações, ocorreu o surgimento de pessoas jurídicas responsáveis pelo disciplinamento e pela fiscalização de setores do mercado.

Essas entidades são denominadas A) Associações Públicas.

(9)

8

B) Agências Executivas.

C) Agências Reguladoras.

D) Organizações Sociais.

E) Sociedades de Economia Mista.

19. Leia o fragmento a seguir: Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de______________, com criação autorizada por lei, sob a forma de_________________- , cujas ações com direito a voto pertençam _______________ à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta. Assinale a opção cujos itens completam, corretamente, as lacunas do fragmento acima.

A) direito público - sociedade anônima - integralmente B) direito público - sociedade limitada - integralmente C) direito público - sociedade limitada - em sua maioria D) direito privado - sociedade limitada - exclusivamente E) direito privado - sociedade anônima - em sua maioria

20. Após provocação do Prefeito Municipal, sua assessoria jurídica informou que somente alguns entes da Administração Pública indireta poderiam ter personalidade jurídica de direito privado.

Considerando essa informação, determinou que fosse feito um levantamento dos entes que preenchiam esses requisitos. Dentre os entes que integram a Administração Pública indireta, referidos no Art. 37 da Constituição da República de 1988, estão enquadradas no padrão traçado pela assessoria jurídica:

A) as autarquias e as fundações públicas;

B) apenas as empresas públicas;

C) as sociedades de economia mista e as empresas públicas;

D) apenas as sociedades de economia mista;

E) apenas as fundações públicas.

AULA 03

21. De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, as empresas públicas e as sociedades de economia mista integram a:

A) Administração Direta e ostentam personalidade jurídica de direito público;

B) Administração Direta e ostentam personalidade jurídica de direito privado;

C) Administração Indireta e ostentam personalidade jurídica de direito privado;

D) Administração Indireta e ostentam personalidade jurídica de direito público;

E) Administração Mista e ostentam personalidade jurídica de direito público.

(10)

9

22. Em relação ao regime jurídico de uma sociedade de economia mista estadual exclusivamente exploradora de atividade econômica, é correto afirmar que:

A) ostenta personalidade jurídica de direito público, seus servidores são estatutários e se submetem a concurso público, e são controladas pelo Tribunal de Contas;

B) ostenta personalidade jurídica de direito privado, goza das prerrogativas processuais aplicadas à fazenda pública e seu pessoal não se submete a concurso público;

C) somente por lei específica é autorizada a sua instituição e se submete às normas do direito privado em matéria de responsabilidade civil;

D) somente por lei específica é criada, se submete à responsabilidade civil objetiva e não incide o controle finalístico pelo ente a que está vinculada;

E) somente por lei complementar é criada, se submete à responsabilidade civil subjetiva e incide o controle finalístico pelo ente a que está vinculada.

23. O Banco do Brasil é uma estatal brasileira do tipo sociedade de economia mista.

Sobre esse modelo de organização, assinale a afirmativa correta.

A) É uma pessoa jurídica de direito público.

B) Faz parte do processo de privatização da atividade pública.

C) É criada por meio da edição de lei complementar.

D) Admite exclusivamente capital público em sua composição.

E) Tem o regime de pessoal regido pela CLT.

24. A técnica de organização e distribuição interna de competências entre vários órgãos despersonalizados dentro de uma mesma pessoa jurídica e que tem por base a hierarquia denomina-se

A) descentralização.

B) desconcentração.

C) outorga.

D) delegação.

E) Coordenação.

25. A respeito dos princípios da administração pública, assinale a opção correta.

A) Decorre do princípio da hierarquia uma série de prerrogativas para a administração, aplicando- se esse princípio, inclusive, às funções legislativa e judicial.

B) Decorre do princípio da continuidade do serviço público a possibilidade de preencher, mediante institutos como a delegação e a substituição, as funções públicas temporariamente vagas.

(11)

10

C) O princípio do controle ou tutela autoriza a administração a realizar controle dos seus atos, podendo anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de decisão do Poder Judiciário.

D) Dado o princípio da autotutela, a administração exerce controle sobre pessoa jurídica por ela instituída, com o objetivo de garantir a observância de suas finalidades institucionais.

E) Em decorrência do princípio da publicidade, a administração pública deve indicar os fundamentos de fato e de direito de suas decisões.

26. A respeito da administração pública, julgue os itens a seguir.

I - São princípios que regem a administração pública expressos na Constituição Federal de 1988:

legalidade, indivisibilidade, moralidade, publicidade e eficiência.

II - A avaliação de desempenho como condição para a aquisição de estabilidade do servidor público é um exemplo de aplicação do princípio da eficiência.

III - A afronta a qualquer um dos princípios explícitos da administração pública pode configurar ato de improbidade administrativa.

IV - A moralidade administrativa é definida com base na concepção pessoal do agente público acerca da conduta administrativa considerada ética.

Estão certos apenas os itens A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.

27. Quando a própria Administração Pública anula seus a tos ilegais e revoga seus atos inconvenientes e inoportunos, sua atuação encontra fundamento específico no princípio conhecido como:

A) Legalidade.

B) Moralidade.

C) Eficiência.

D) Autotutela.

E) Razoabilidade.

28. Prefeito Municipal, no exercício da função e utilizando verba pública, determinou a confecção e distribuição de milhares de panfletos, às vésperas do dia dos pais, com os seguintes dizeres: “O Prefeito Fulano, na qualidade de melhor administrador público do país e verdadeiro pai para seus administrados, deseja feliz dia dos pais a todos. Nas próximas eleições, continuem me prestigiando com o seu voto!”. Essa conduta do agente político feriu, frontal e mais diretamente, os seguintes princípios administrativos expressos no art. 37, caput, da Constituição Federal:

(12)

11

A) probidade e pessoalidade;

B) indisponibilidade e legalidade;

C) autotutela e igualdade;

D) impessoalidade e moralidade;

E) isonomia e eficiência.

29. Ao tratarmos de Regras de Direito Administrativo, é importante considerar que o Direito Administrativo, por ser um ramo do Direito Público, não se adequa a todos os princípios da hermenêutica do Direito Privado. Assim, para interpretá-lo, é indispensável observar alguns pressupostos diretamente ligados a esse ramo do Direito. Dentre esses pressupostos, está a

A) igualdade jurídica entre a Administração Pública e os administrados, sem prevalência de interesses de um ou de outro.

B) presunção absoluta de legitimidade dos atos da Administração Pública.

C) inviabilidade de discricionariedade na prática rotineira das atividades da Administração Pública.

D) necessidade de poderes discricionários para a Administração atender ao interesse público.

E) sobreposição do interesse privado, ou seja, dos administrados, sobre o interesse público.

30. Nos termos do capítulo destinado à Administração Pública na Constituição Federal, é correto afirmar que o princípio da

A) publicidade é absoluto e, portanto, não comporta exceções.

B) razoabilidade encontra-se expresso na Constituição Federal.

C) legalidade é hierarquicamente superior ao princípio da moralidade.

D) eficiência aplica-se à sociedade de economia mista e à empresa pública.

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

B A C A B D E A C B

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A E D D B B A C E C

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

C C E B B C D D D D

Referências

Documentos relacionados

Este  é  um  documento  para  comunicar  as  condições  genéricas  de  uso  seguro  de  um  produto.  É  de  responsabilidade 

devidamente documentada através de “Carta de representação” entregue ao MESTRE CONSELHEIRO até ao início de cada CAPÍTULO GERAL. O CAPÍTULO GERAL reunirá obrigatoriamente

Neste trabalho, a competência tomada para análise foi a competência descritiva, onde foram observados aspectos da identidade do Gaúcho tendo como pontos de referência a

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico – FADEMA, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, inscrita

Vaga e Regime: Duas vagas – T-40 Requisitos: Graduação em História. Mestrado em História ou Ciências Sociais ou Filosofia ou Desenvolvimento Regional ou Interdisciplinar. CENTRO

[r]

23 Este resultado deve ser interpretado com alguma reserva atendendo à existência de diferenças de universo face ao período homólogo, dado que se passou

A aptidão de Hitler para o seu papel no psicodrama alemão não se baseava em capacidades incomuns ou carismas brilhando ao longe, mas em sua vulgaridade