• Nenhum resultado encontrado

SABERES DOCENTES E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: Implicações do PIBID na formação do professor de matemática.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SABERES DOCENTES E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: Implicações do PIBID na formação do professor de matemática."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SABERES DOCENTES E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: Implicações do PIBID na formação do professor de matemática.

José de Aquino Santos 1

GD n° 07 – Formação de Professores que Ensinam Matemática

Este projeto de pesquisa está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz–Ilhéus/BA e tem como objetivo investigar como e quais saberes docentes são mobilizados por estudantes da Licenciatura em Matemática quando participam do PIBID durante sua formação inicial. Para este estudo serão selecionados três ex-bolsistas de iniciação à docência do programa PIBID-Matemática desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior localizada no Sul da Bahia. A História Oral será utilizada como abordagem metodológica, de caráter qualitativo, mobilizando fontes orais no diálogo com fontes escritas. Os instrumentos de coleta de dados serão: um questionário inicial, o levantamento de documentos oficiais acerca do PIBID, bem como, materiais produzidos pelos estudantes e a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos por meio desses instrumentos de coleta são descritivos, portanto, passará por análise interpretativa. Utilizo como principais referências teóricas TARDIF (2011) e GARNICA (2012). A partir dessas discussões, busco por meio desta pesquisa refletir como os saberes mobilizados nas ações desenvolvidas no PIBID podem contribuir com a formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência, e o quanto esta perspectiva de formação de professores aponta para ressignificação da aprendizagem e ensino de matemática.

Palavras-chave: Formação de professor; Saberes Docentes; PIBID e História Oral.

Introdução

Esta pesquisa está inserida na perspectiva de formação inicial de professores de matemática e as motivações que alicerçam meu interesse por essa temática são tanto pessoais quanto profissionais, pois, para mim ambas constitui uma construção se não única, mas provavelmente indissociável. Tais motivações foram potencialmente reforçadas pelos desafios que circundam o meu exercício na docência.

Após ter concluído a licenciatura em matemática e iniciado a carreira docente, me sentia inquietado e insatisfeito com a qualidade das minhas aulas de matemática. Em meio a tal condição, comecei a buscar oportunidades de formação continuada, que tornasse minha prática docente mais criativa, crítica e significativa.

Dentre algumas oportunidades de formação, destaco como exitosa uma experiência que tive de professor supervisor no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. Dessa experiência, articulada a minha condição de professor de

1

Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC/Ilhéus, e-mail: akinoprofessor@gmail.com, orientadora: Drª.

Larissa Pinca Sarro Gomes.

(2)

matemática da educação básica de escola pública, percebi que formação de professor é uma questão amplamente difundida nos debates nacionais e internacionais.

Essas discussões no âmbito nacional decorrem da necessidade de melhorias no ensino das escolas públicas, sobretudo, relacionado ao ensino de matemática. “Pensar, pois, em qualidade de ensino é pensar também em qualidade docente [...]” (AZZI, 2009 p.58). Nesta perspectiva a qualidade de educação perpassa a formação de professor, evidenciando que os saberes da docência influenciam diretamente na eficiência do ensino.

Como parte de esforços de políticas públicas relacionados à formação de professores, a CAPES divulgou em 2014 um relatório acerca da abrangência do PIBID. O programa tem como principal objetivo em parceira com instituições de formação elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas estreitando as relações entre universidades e escolas públicas da educação básica. Para tanto, concede bolsas de iniciação à docência para estudantes da licenciatura.

O relatório destaca que o programa PIBID foi lançado em 2007, e já em 2009 contemplou 3088 bolsistas em 43 instituições federais de ensino superior, em 2014 esse número aumentou significativamente alcançando 90254 bolsistas, 855 campi e 284 instituições públicas e privadas de formação de professores (GATTI et. al., 2014).

Desse modo, é perceptível que pensar a formação do professor evidencia não apenas a importância do tema, mas, principalmente a necessidade de refletir as demandas da educação, reconhecendo a partir da formação inicial a importância de estabelecer articulação entre instituições de formação e a educação básica.

A formação inicial de professores é discutida na literatura por muitos autores como Selma Garrido Pimenta (2009), que aponta a formação inicial como uma etapa da formação de professores em que a identidade profissional começa a ser construída por meio de ações que permitem aos sujeitos em formação se aproximarem da complexidade que constitui a docência.

Buscando compreender as implicações do PIBID no processo de formação inicial

de professores de matemática, tomando como base minha trajetória profissional, articulada

a uma experiência de professor supervisor do PIBID, apresento a questão que norteia este

trabalho: Como e quais saberes docentes são mobilizados por estudantes da Licenciatura

em Matemática quando participam do PIBID durante sua formação inicial?

(3)

Objetivos

Esta pesquisa tem como objetivo; investigar como e quais saberes docentes são mobilizados por estudantes da Licenciatura em Matemática quando participam do PIBID durante sua formação inicial. Para tanto, vamos recorrer às concepções dos estudantes da Licenciatura em Matemática bolsistas do subprojeto PIBID-Matemática desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior localizada no Sul da Bahia, que participaram do referido programa no período de 2011 a 2013.

Consideramos como cerne desta proposta as articulações formativas entre a licenciatura em matemática e o programa PIBID evidenciadas pelas narrativas dos depoentes em diálogo com os documentos oficiais que caracterizaram o processo de implantação e desenvolvimento deste programa na referida instituição. Para isso, elencamos os seguintes objetivos específicos;

• Localizar documentos oficiais que caracterizem a implantação e desenvolvimento do subprojeto PIBID-Matemática na instituição de referência;

• Identificar e localizar alunos que poderiam contribuir como depoentes;

• Planejar e realizar as entrevistas com base nos pressupostos da História Oral;

• Analisar as fontes orais e documentos escritos para compreender as implicações do PIBID na formação inicial de professores de matemática;

• Investigar quais saberes docentes são evidenciados nas atividades desenvolvidas no subprojeto PIBID-Matemática na instituição de referência;

Com a finalidade de responder à questão que norteia esta proposta de pesquisa, serão apresentados a seguir alguns tópicos resumidos, cuja intenção, é contextualizar sócio e cientificamente este trabalho.

Justificativas

A essência desta proposta de pesquisa é a formação inicial do professor de matemática articulada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ou seja, uma análise da formação no âmbito das políticas públicas fundamentada na relação teoria e prática estabelecida entre Instituições de formação e escolas públicas de educação básica.

Responder às demandas da sociedade em relação à qualidade da educação

brasileira, principalmente a educação básica promovida nas escolas públicas, é uma

necessidade cercada por muitos desafios. Cientes desses desafios centramos nossa atenção

(4)

na formação inicial do professor de Matemática procurando compreender as implicações do subprojeto PIBID-Matemática desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior localizada no Sul da Bahia, e compreender esta perspectiva de formação que aproxima Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Educação Básica (IEBa).

O professor e pesquisador Domingos Fernandes (2011) salienta que os programas de formação inicial de professores devem criar oportunidades para que esses futuros professores possam analisar e refletir acerca das especificidades que permeiam a docência;

suas concepções acerca da disciplina que ira ensinar, o ensino, a educação em geral, a aprendizagem e a própria escola. Para este autor é no confronto com a prática que os futuros professores aprendem a mobilizar conhecimentos e atribuir reais significados a sua formação e desenvolvimento profissional.

Nesta perspectiva, a Capes junto às (IES) vem intensificando ações que visam dentre outros objetivos promover; a formação inicial articulada com a cotidianidade das (IEBa) públicas; a valorização do magistério; e a qualidade da educação brasileira. A implementação de tais ações ocorrem por meio de editais divulgados pela Capes, assim as (IES) que ofertam curso de licenciatura submetem projetos que contemplam os objetivos e requisitos propostos nos editais.

Para elaboração desta proposta de pesquisa, foi realizadas consultas nos principais bancos de pesquisas universitárias nacionais, localizamos poucos trabalhos que apresentam PIBID como palavra-chave articulada à formação inicial de professor de matemática.

Dentre esses destacam (TINTI, 2011) PUC-SP, (PAREDES, 2012) UFPR-Curitiba, (CORREIA, 2012) PUC-SP, (GALLEGO, 2012) USF Itatiba-SP, (MOURA, 2013) UnB- Brasília, (BENITES, 2013) UNESP-Rio Claro e (ZAQUEU, 2014) UNESP-Rio Claro.

Por outro lado Gatti et. al. (2014) ao realizar um estudo acerca do PIBID, divulgou um relatório que destaca a abrangência deste programa presente nas cinco grandes regiões do país nas principais (IES) tanto públicas quanto privadas. No relatório as autoras evidenciam a importância do programa PIBID na formação inicial de professores, tomando como base os relatórios dos sujeitos envolvidos e contemplados neste programa a saber; os coordenadores dos projetos e subprojetos das (IES), bem como, professores supervisores e estudantes das licenciaturas.

Entendemos que esta pesquisa se mostra relevante porque propõe investigar a

formação inicial de professores de matemática, em uma instituição de ensino superior

(5)

pública que tem o programa PIBID articulado à Licenciatura em Matemática, no entanto, não apresenta pesquisadores investigando suas práticas formativas.

Nosso intuito é compreender as implicações do PIBID na articulação dessa formação, evidenciando os enlaces possíveis que podem atribuir novos significados ao ensino de matemática e consequentemente à formação inicial de professores de matemática.

Fundamentação Teórica e Revisão de Literatura

Na presente revisão de literatura, busco fundamentar os conceitos e as principais características acerca dos eixos teóricos que definem este estudo: formação de professor, saberes docentes e iniciação à docência.

Inicialmente, para diferenciar saber e conhecimento entendemos com Azzi (2009), que o saber é uma fase do desenvolvimento do conhecimento, é a fase em que o sujeito sabe que sabe, porém, não sabe ainda como chegou a saber. Nessa fase os saberes são organizados preliminarmente para atender as necessidades práticas e imediatas. Já o conhecimento, requer investigação e sistematização com bases metódicas.

Os saberes docentes são apontados por Tardif (2011) como, um conjunto de habilidades e competências que constitui a docência como uma prática profissional, e são alicerces tanto para o trabalho desenvolvido pelo professor, quanto para o seu processo formativo. É neste sentido que os saberes docentes são sociais, porque podem ser amplamente partilhados e (re)significados, também plurais por serem constituídos de saberes distintos, oriundos de vários espaços sociais.

Percebe-se que a formação de professor amplamente discutida, na literatura representa um movimento que busca a profissionalização da prática de ensino, perpassando os debates acerca dos saberes que embasam a docência. Alguns autores como Pimenta (2009) e Tardif (2011) salientam que os professores, no exercício da docência apoiam-se em saberes heterogêneos, tais:

i) Saberes pedagógicos: Provenientes de reflexões sobre a prática e se constituem como doutrinas e o saber-fazer e por meio de pesquisas são legitimados pelas ciências da educação.

ii) Saberes disciplinares: Correspondentes aos diversos campos do conhecimento e se

constituem o saber da matéria a ser ensinada.

(6)

iii) Saberes curriculares: Correspondentes aos discursos, aos programas de ensino, e aos conteúdos, métodos e objetivos pelos quais sistematicamente é efetivada a ação docente.

iv) Saberes experienciais: São saberes que os profissionais produzem no exercício pleno de sua profissão, tendo como principal característica constituir fundamento da prática docente e serem por ela validados.

Diferentes dos saberes experienciais/práticos, os saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares precedem e determinam a prática. Pimenta (2009) evidencia que esses saberes são produzidos exteriores ao trabalho do professor e propõe que na formação inicial os licenciandos tenham a pesquisa como princípio formativo da docência. Essa condição auxilia o futuro professor na reflexão acerca das especificidades inerentes à formação e ao exercício profissional.

Como alternativa a esta necessidade, o PIBID objetiva articular uma aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) por meio dos cursos de licenciatura e as Instituições de Educação Básica da rede pública (IEBa), com finalidades de: incentivar a formação docente; valorizar o magistério; apoiar os licenciandos no processo de iniciação à docência; e qualificar a formação inicial de professores para atuarem nas escolas públicas de educação básica.

Algumas pesquisas; Tinti (2011), Paredes (2012), Correia (2012), Gallego (2012), Moura (2013), Benites (2013) e Zaqueu (2014) evidenciam a importância do PIBID na formação inicial de professores destacando que estudantes inseridos nessa perspectiva tem sua formação inicial constituída por meio de um processo mais próximo das especificidades da docência.

Procedimentos Metodológicos

Para conduzir esta investigação de natureza qualitativa, será utilizada a História Oral (HO) como metodologia de pesquisa. Entendemos a partir dos pressupostos teóricos de Garnica (2012) que esta metodologia possibilita: reconhecer e evidenciar os aspectos subjetivos em uma pesquisa; por meio de narrativas orais ressalta as especificidades de sujeitos, que por outro instrumento de pesquisa, seriam inacessíveis; e, sobretudo, porque a oralidade relava o sujeito e sua percepção de mundo.

Com base nesta concepção metodológica, esta pesquisa será realizada em uma

instituição de ensino superior do sul da Bahia, escolhida em virtude de alguns aspectos

relevantes a esta pesquisa: a) o fácil acesso e receptividade do corpo diretivo para

(7)

realização deste trabalho; b) por ser uma instituição onde algumas experiências influenciaram decisivamente em minha formação profissional; e c) por ser um centro de referência de formação de professores de matemática, no entanto, apresenta poucos pesquisadores em Educação Matemática inseridos em suas dependências investigando suas práticas formativas.

Nosso objeto de investigação nesta instituição será a formação inicial do professor de matemática, que são ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática desenvolvido no período entre 2011 a 2013. O período desta pesquisa foi definido considerando a implantação e execução do primeiro projeto PIBID na instituição supracitada.

Desse modo, buscaremos documentos escritos que caracterizem e contextualizem o PIBID-Matemática nesta instituição. Com acesso aos documentos haverá possibilidades de identificar e localizar ex-bolsistas que poderão contribuir com a pesquisa na condição de depoentes. Para localizá-los podemos usar o "contato em rede", após contato com os primeiros candidatos a depoentes, esses possivelmente indicarão outros candidatos que poderão contribuir com a pesquisa.

A partir deste primeiro contato, apresentaremos o objetivo desta pesquisa e será feito o convite para que os ex-bolsistas participem como candidatos a depoentes. Com os ex-bolsistas que aceitarem participar da pesquisa, utilizaremos o instrumento A, com questões relacionadas ao seu local de origem, trajetória estudantil, motivações para escolha do curso de licenciatura em matemática, como se deu seu acesso ao programa PIBID, conteúdos matemáticos trabalhados no PIBIB e como avalia sua formação inicial.

A utilização do instrumento A nos permite traçar um perfil dos alunos que participaram do PIBID no período de interesse desta investigação. Do rol de candidatos, serão selecionados três ex-bolsistas que trabalharam com um mesmo conteúdo matemático e que serão convidados a participarem como depoentes.

Utilizaremos como principais fontes nesta pesquisa as narrativas dos depoentes.

Estas narrativas serão constituídas por relatos orais por meio de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro, assim cada depoente apresentará sua versão acerca das implicações do PIBID em sua formação inicial de professor de matemática.

As questões do roteiro de entrevista compõem o instrumento B, elas versam sobre a

trajetória formativa do depoente, especificamente, sobre as experiências que contribuíram

para a formação docente de professor de matemática tanto em disciplinas especificas de

(8)

matemática quanto experiências nas disciplinas pedagógicas e aquelas relacionadas às atividades desenvolvidas quando participaram do programa PIBID.

Após cada depoente assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), receberão o roteiro de entrevista disponibilizado com antecedência para que possam se preparar para a entrevista que terá data, horário e locais definidos de acordo com a disponibilidade de cada depoente, visando o seu bem-estar.

As entrevistas serão realizadas individualmente e registradas integralmente em um aparelho eletrônico “gravador portátil”. Após as entrevistas serão realizadas as etapas de transcrição e textualização, ou seja, os áudios serão convertidos em textos aos quais os depoentes terão acesso para leitura e autorização. Ressaltamos que a identificação dos depoentes será mantida em sigilo, para tanto, adotaremos nomes fictícios.

As textualizações das entrevistas estarão em anexo na versão final da dissertação possibilitando consulta que contribuam para outras pesquisas. Nesta perspectiva, a análise dos dados coletados constitui para esta investigação uma etapa minuciosa, por isso, faremos um tratamento descritivo e interpretativo tendo como referência articular o diálogo entre as fontes orais, os documentos escritos e os referenciais teóricos que dão subsidiam esta pesquisa.

Considerações e Resultados Esperados

A realização desta investigação norteada pela seguinte questão: Como e quais saberes docentes são mobilizados por estudantes da Licenciatura em Matemática quando tem o PIBID articulado em sua formação inicial? Constitui um grande desafio, pois, estamos a investigar um cenário (formação inicial de professor) pelo qual almejamos em âmbito geral melhorias que resultem em qualidade na educação, em especial a educação básica das escolas públicas.

Assim, esperamos produzir resultados cuja configuração seja de benefícios tais

como: contribuir para a formação inicial do professor de matemática; contribuir com as

investigações acerca da formação do professor de matemática; subsidiar discussões que

incentivem pesquisas que investiguem as práticas formativas dos cursos de licenciaturas

das instituições públicas de ensino superior, sobretudo no sul da Bahia; e evidenciar

potencialidades e fragilidades no processo de formação inicial de professor articulado ao

PIBID.

(9)

Em linhas gerais esperamos responder à questão que norteia esta pesquisa, compreender a pesquisa como fundamento da formação e desenvolvimento profissional docente e discutir possibilidades que apontem caminhos para a formação de professor com ênfase na qualidade da docência e consequentemente na valorização do magistério.

Referências

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico.

In:PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª Ed.

São Paulo: Cortez, 2009. P. 35 – 60.

CORREIA, G. S. Estudo dos conhecimentos evidenciados por alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Física participantes do PIBID-PUC/SP. 2012.

Dissertação de Mestrado. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br.

GALLEGO, E. M. B. Investigando as práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em um grupo do PIBID. Universidade São Francisco. 2012, Bragança Paulista-SP. Dissertação de Mestrado. Disponível em:

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Investigando-As-Pr%C3%A1ticas-De-Ensinar- e/44978734.html.

GARNICA, A. V, M. Um tema, dois ensaios: método, história oral, concepções, educação matemática. 2005, 204 f. Tese (Livre – Docência) – Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências, universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.

Disponível em: www.ghoem.com . Acesso em: 30 de Maio de 2015.

GARNICA, Antônio V. M. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho e ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 4ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. P. 87 – 109.

GATTI B. A, MARLI E.D.A André, GIMENES N.A.S, FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em:

http://www.fcc.org.br/biblioteca/publicacoes/textos.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universidade LTDA. 1986.

MOURA, E. J. S. INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Universidade de Brasília. 2013. Dissertação de Mestrado.

Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15025.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor: formação, identidade e trabalho. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009. P. 15 – 34.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12. Ed. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2011.

TINTI, Douglas da Silva. PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br.

(10)

ZAQUEU, A. C. M. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

(PIBID) na formação de professores de matemática: perspectivas de ex-bolsistas / Ana

Claudia Molina Zaqueu. - Rio Claro, 2014. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual

Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Disponível em: www.ghoem.com.

Referências

Documentos relacionados

Ao abordarmos a formação profissional de professores (em especial de Matemática), devemos observar também, como eles em sua formação desenvolvem as práticas pedagógicas e

Objective: The aim of this study was to evaluate the influence of the lubricant material used in the root canal preparation and cleaning or not previously

demonstrando que as feições de relevo em Vila Velha são resultantes da prolongada erosão de arenitos pela ação conjunta principalmente da água das chuvas, da radiação solar e

Em relação à aplicação do lean, conclui-se que, apesar do lean construction ainda não ser disseminado no Brasil, ainda é possível aplicá-lo, inclusive, em processos que agregam

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Ednelson, saudou a todos e parabenizou o trabalho de prevenção realizado entre a PM e GCM, assim como os flagrantes de furtos de fio de cobre, foi excepcional o número de prisões,

Sim. Já participei de trabalhos como oficinas, seminários, palestras, feiras, etc. Além disso, já presenciei a realização de atividades em salas de aulas

Takeuchi e Nonaka (2008), apresentam a importância de se estimular e/ou proporcionar condição para a criação de conhecimento dos indivíduos, de modo que a organização