• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCC CURSOS 100% EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCC CURSOS 100% EAD"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCC

CURSOS 100% EAD

Este documento visa oferecer orientações para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Leia com atenção até o final e consulte-o sempre que precisar durante a elaboração do seu TCC. Caso tenha dúvidas, entre em contato com seu professor-tutor através do fórum de dúvidas ou central de mensagens.

Sobre a disciplina TCC e o ambiente virtual.

Esta é uma disciplina que não contempla aulas, não tem conteúdo didático. O ambiente é apenas para uma correção estrutural e normativa.

Portanto, serão analisados: a adequação do trabalho ao nível de especialização; a objetividade do trabalho conforme o tipo de TCC; a clareza e utilização/aplicação de informações. Não é uma orientação em conteúdo, atividade não obrigatória para as Universidades perante exigência normativa para cursos de Pós Graduação Lato Sensu.

Há apenas um fórum para apoio, que não é pontuado.

A interação com o tutor é fundamental para que as dúvidas sejam esclarecidas, por isso, é importante postar com clareza e objetividade os questionamentos. O ambiente segue um calendário específico para a interação entre o professor-tutor e o aluno e para que o trabalho seja elaborado e entregue. Fique atento, pois não há prorrogação de prazos. O calendário deve estar disponível na biblioteca virtual ou ser encaminhado pelo professor-tutor.

Será aceito somente o TCC elaborado de forma individual, sob o formato de artigo, e postado na área de trabalho da disciplina, o que exclui qualquer tipo de envio de partes do TCC para correção prévia pela central de mensagens ou outros meios.

(2)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 2 As dúvidas sobre o trabalho e sobre os fóruns devem ser tiradas diretamente com o tutor da sua turma. Não há necessidade de copiar outros tutores e coordenação nas trocas de mensagens, pois, todas ficam registradas no ambiente.

A nota referente ao seu TCC será aferida após a postagem do TCC final (até 4,0) e a realização de uma defesa escrita (até 6,0), conforme agendamento que deve ser realizado por você no SIA.

Entrega do Artigo: A versão final do TCC (artigo) deverá ser postada no ambiente da disciplina, obedecendo a data limite de postagem, estabelecida no calendário da disciplina. O arquivo deverá ser obrigatoriamente no formato .doc ou .docx. Arquivos em outro formato não serão corrigidos. O professor-tutor retornará com a nota e considerações no mesmo ambiente.

Defesa Escrita: A defesa escrita do aluno se dará presencialmente no polo em que o mesmo está matriculado. As perguntas são centradas no processo de escolha do seu tema e no desenvolvimento do seu TCC, e deve ser agendada pelo aluno, de acordo com o calendário de avaliações das demais disciplinas.

Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC:

Um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC consiste em um texto escrito que visa apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida. Há normativas que regulam a elaboração do TCC e que devem ser seguidas.

Abaixo as principais normas da ABNT relacionadas:

NBR6022: sobre artigo científico

NBR14724: sobre trabalhos acadêmicos NBR10520: sobre citações

(3)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 3 NBR6023: sobre referências

NBR6024: sobre a numeração das seções NBR 6028: sobre apresentação do resumo

O número de páginas do TCC deve seguir as seguintes orientações:

 Artigo – 15 a 25 laudas (contemplando todas as páginas) – há flexibilidade quanto ao número máximo de laudas, ou seja, caso seja necessário é possível estender até o máximo de 29 laudas.

 Monografia – 30 a 50 laudas, incluindo pré-textuais.

Obs: Se o número de laudas do trabalho ultrapassar 29 páginas, há a necessidade de alterar a estrutura de formatação de artigo para monografia, incluindo os itens específicos para esta modalidade de trabalho.

O TCC deve ter a seguinte formatação geral:

 Papel: tamanho A4 branco

 Configuração de página:

a) Superior e esquerda: 3 cm b) Inferior e direita: 2 cm

 Fonte: tipo Arial ou Times New Roman a)Tamanho 12 para o corpo do trabalho

b)Tamanho 10 para notas de rodapé, citações diretas e legendas de figuras, gráficos e desenhos.

 Os títulos devem ser separados dos textos que os precedem ou sucedem por 2 espaços de 1,5. Desmarcar o espaçamento automático para manter o espaço 1,5 entre parágrafos.

(4)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 4

 Espaçamento:

a) Entrelinhas: 1,5 para todo o corpo do trabalho e simples para as notas de rodapé, citações diretas e legendas.

b) Recuo de parágrafo: 1,25

 Alinhamento de parágrafo: justificado

 Paginação: Os elementos pré-textuais, a partir da Folha de Rosto, são contados, mas não numerados. A indicação numérica deve ser contínua e aparece a partir da primeira página textual, o que geralmente corresponde à Introdução do trabalho.

 Dicas para paginação:

http://www.tudosobremonografia.com/2011/02/como-fazer-paginacao-no- word-20072010.html

Estrutura do TCC – Artigo – conforme as normas da ABNT6022

A estrutura de um artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Elementos pré-textuais (obrigatórios)

Os elementos pré-textuais são constituídos de:

a) título, e subtítulo (se houver);

b) nome(s) do(s) autor(es);

c) resumo na língua do texto (até 250 palavras);

d) palavras-chave na língua do texto.

Elementos textuais (obrigatórios)

(5)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 5 Os elementos textuais constituem-se de:

a) introdução;

b) desenvolvimento;

c) conclusão.

Elementos pós-textuais

Os elementos pós-textuais são constituídos de:

a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira (opcional) b) resumo em língua estrangeira (opcional)

c) palavras-chave em língua estrangeira (opcional) d) nota(s) explicativa(s) (opcional)

e) referências (obrigatório) f) glossário (opcional) g) apêndice(s) (se houver) h) anexo(s) (se houver)

Observação1: Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura.

Observação 2: embora as normas da ABNT NBR 6022, que nos orienta neste documento, caracterize os itens a, b e c dos elementos pós-textuais como obrigatórios, a Universidade Estácio de Sá adota tais itens como opcionais.

Observação 3: No artigo os itens são corridos e não se deve deixar espaços vazios ao término de um item e início do outro, respeitando apenas os espaços entre títulos e textos.

(6)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 6 Observação 4: Um artigo não contempla capítulos e sim itens e subitens devidamente numerados.

Observação 5: artigo não contempla capa, folha de rosto e folha de aprovação.

Estrutura do TCC – Monografia – conforme as normas da ABNT14724

(7)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 7 Observação: os itens dos elementos textuais não são títulos.

Sugestão de estrutura para o desenvolvimento da monografia:

Capítulo 1 – apresentar o embasamento teórico a respeito do tema escolhido Capítulo 2 – apresentar o embasamento teórico para a delimitação do tema Capítulo 3 – apresentar análises e discussões sobre a pesquisa realizada

Esclarecimentos dos principais termos e definições – ABNT14724 e ABNT6022:

Anexo - texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

Apêndice - texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

Autor - pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um trabalho.

Capa - proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação.

Citação - menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.

Desenvolvimento - Parte principal do trabalho,que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do

(8)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 8 tema e do método.

Elementos textuais - O texto é composto de uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado; e uma parte conclusiva.

Introdução - Parte inicial do trabalho, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

Nota explicativa - Nota usada para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

Referência - conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

Resumo - apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.

Título - palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um trabalho.

Dicas para a elaboração do TCC:

O Projeto de Pesquisa elaborado na disciplina de Metodologia da Pesquisa deve servir como base para a elaboração do TCC, excetuando-se quando não houver possibilidade de continuidade do mesmo em função da necessidade da troca do tema para viabilizar o desenvolvimento da pesquisa.

Sobre a formatação:

Um Projeto de Pesquisa tem formatação distinta de um artigo ou

(9)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 9 monografia, o que requer uma reorganização do que já foi desenvolvido anteriormente. A introdução deve contemplar os motivos da escolha do tema, sua relevância, justificativa, objetivos e metodologia em um texto corrido em parágrafos e não em tópicos. O desenvolvimento deve aproveitar a revisão de literatura do projeto, ampliando-a, conforme a necessidade da pesquisa. É autor (aluno) quem escreve o texto, utilizando as citações diretas e indiretas como apoio e suporte ao trabalho. A conclusão não deve conter elementos novos nem citações, devendo apenas concluir as ideias apresentadas no desenvolvimento do trabalho.

Sobre a metodologia:

A metodologia deve constar na introdução do TCC em forma de um ou mais parágrafos e deve contemplar: o detalhamento da pesquisa; os caminhos que foram percorridos para chegar aos objetivos propostos; as especificações técnicas materiais e dos equipamentos empregados; a indicação de como foi selecionada a amostra e o percentual em relação à população estudada (se houver); descrição dos instrumentos de pesquisa utilizados (questionário, entrevista, etc.); como os dados foram tratados e como foram analisados.

Sobre apresentação dos resultados:

Caso o trabalho utilize uma metodologia de pesquisa experimental, estudo de caso, pesquisa de campo etc, é importante apresentar os resultados alcançados, que descrevem analiticamente os dados levantados, por uma exposição sobre o que foi observado e desenvolvido na pesquisa. A descrição pode ter o apoio de recursos estatísticos, tabelas e gráficos, elaborados no decorrer da tabulação dos dados (em caso da utilização de muitos destes

(10)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 10 recursos, sugere-se colocar como apêndices ou anexos). Pode-se abrir no desenvolvimento uma seção de análise e discussão, em que os resultados estabelecem as relações entre os dados obtidos, o problema da pesquisa e o embasamento teórico oferecido no decorrer do desenvolvimento do TCC.

Sobre a conclusão / considerações finais:

A conclusão do TCC apresenta a síntese interpretativa dos principais argumentos usados, onde será mostrado se os objetivos foram atingidos e se a(s) hipótese(s) foi(foram) confirmada(s) ou rejeitada(s). Deve constar uma recapitulação sintetizada dos capítulos e a autocrítica, onde você fará um balanço dos resultados obtidos pela pesquisa, de forma breve, exata e convincente.

Sobre as referências:

As referências devem contemplar todas as bibliografias utilizadas para o desenvolvimento do TCC e os links dos sites pesquisados, além de outras fontes de pesquisa (seguir as orientações da ABNT NBR6023) – mínimo de 10 referências. O seguinte link que pode ajudar: http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/

Sobre os apêndices:

Os apêndices são elaborados pelo autor e são opcionais conforme o desenvolvimento do trabalho: são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex: APÊNDICE A –

(11)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 11 Sobre os anexos:

Os anexos são extraídos de alguma fonte de pesquisa e são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: ANEXO A –

Sobre a escrita:

A escrita do trabalho deve comunicar claramente o que o autor deseja passar ao leitor do seu trabalho, portanto, Como a função da linguagem científica é referencial, “nada” deve ficar subentendido, nas entrelinhas, e as formas verbais e os pronomes devem estar na terceira pessoa, para marcar a imparcialidade do autor.

Dicas para a introdução:

Considere a introdução uma forma concisa de apresentação. Geralmente ela é escrita em seis parágrafos (um parágrafo para cada item), contendo as seguintes informações:

1º parágrafo - a apresentação do tema (área)

2º parágrafo - a abordagem do título dentro do tema 3º parágrafo - as questões norteadoras

4º parágrafo - os objetivos: o autor aponta o que pretende com a pesquisa 5º parágrafo - a justificativa da escolha do tema – aqui se apresenta a relevância social do tema. Os motivos que despertaram o interesse do autor em relação ao assunto.

6º parágrafo - a metodologia - aqui se apontam os passos e as tarefas que

(12)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 12 deverão ser cumpridas desde o início até o final do trabalho.

Dicas para o desenvolvimento do trabalho:

 Não faça cópia literal - Quando referenciando outros trabalhos, procure resumir as ideias principais. Cópia literal é inadequado se não tiver entre aspas ou em recuo de 4 cm com a referência completa.

 Corretor automático - Use e abuse de corretores automáticos. Usar um corretor gramatical pode ser igualmente útil. Mas lembre-se de que nada substitui uma revisão cuidadosa. Peça a terceiros que leiam o seu trabalho.

 Uma seção (um capítulo) é formada por mais de uma página. Jamais termine um item com citação.

 Evite frases longas - Se a mesma frase ocupa mais de 3 linhas (em coluna simples), revise-a e tente dividi-la em sentenças menores.

 Sujeito e verbo - Cada frase deve ter um sujeito e um verbo.

 Evite usar a primeira pessoa - O trabalho deve ser escrito na terceira pessoa do singular.

 Gírias são inadmissíveis - Assim como ironias, brincadeiras, e referências pessoais ao leitor.

 Consistência no uso de tempo verbal. - Seja consistente no use de tempo verbal - não fique trocando entre passado e presente.

 Siglas esclarecidas - Quando uma sigla é introduzida no texto deve vir entre parênteses, logo após a citação do seu significado. Lembre-se de que o leitor pode não saber o que a sigla significa.

 Expressões latinas, palavras estrangeiras e títulos principais das obras - em itálico.

(13)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 13

 O trabalho deve ter relevância, originalidade, mérito técnico-científico, uma boa apresentação, organização e legibilidade (coesão e coerência, clareza e objetividade).

Qualidades Essenciais na Redação Científica:

Correção: uso do padrão culto da língua.

 Concisão: síntese, brevidade, sem repetições

 Clareza: transparência, organização do pensamento

 Objetividade: direto, sem considerações pessoais, redundâncias ou pleonasmos.

 Imparcialidade: justo, sem motivações pessoais

 Precisão: exatidão, rigor, foco sempre voltado para o tema.

 Harmonia: ter ordem, consonância, coerência.

 Originalidade: ser singular, único, sem plágio.

 Vigor: ter conteúdo, não fazer uso de superficialidades.

 Simplicidade: ser natural, compreensível, sem palavras rebuscadas ou em desuso.

O que deve ser evitado:

1. Frases longas;

2. Erros ortográficos;

3. Palavras estrangeiras ou em desuso;

4. Cópia literal (plágio é crime);

5. Erros gramaticais (concordância, conjugação, crase);

6. Vícios de linguagem (pleonasmos, cacofonia – ex: boca dela);

7. Uso de linguagem coloquial.

Dicas finais:

(14)

Diretrizes para Elaboração de TCC: Cursos 100% EAD 14

 Troque ideias com a coordenação do curso e com os colegas sobre seu trabalho;

 Peça para os colegas criticarem o trabalho já escrito;

 Pesquise muitos exemplos de trabalhos nas bibliotecas e na internet (Monografias, artigos, dissertações, teses) - sugestão: acesse a biblioteca virtual da Estácio no ambiente virtual e tenha acesso a diversos livros; acesse a biblioteca digital da Estácio (a maior biblioteca digital da América Latina) em http://posestacio.com.br/biblioteca e você terá ao seu alcance diversos materiais que podem contribuir com seu TCC;

 Use as normas ABNT no seu trabalho;

 Não deixe de cumprir nenhum quesito de estruturação pedido;

 Entregue no prazo estipulado;

Referências

Documentos relacionados

Como qualquer outra empresa que atua em atividades afetas ao Sistema Confea/Crea, as Empresas Juniores devem ART de cargo e função do seu responsável técnico (no caso o professor

O Centro Universitário FADERGS, credenciada em 2004 iniciou suas atividades em Porto Alegre, com a oferta de quatro habilitações no Curso de Graduação em Administração de

Dentre os grupos excluídos e marginalizados, destacam-se os jovens negros e pobres, os transexuais e os travestis, grupos que até mesmo inconscientemente participam

São 11 anos de experiência liderando projetos de inovação nos mais variados setores de grandes organizações, com destaque para Mercur S/A (projeto para um novo modelo de atuação

[FONTE: Saul Bernard Cohen, Geopolitics The Geography of International Relations, p... Geopolítica, poder e conflitos

A primeira que designamos como a sua crítica às pretensões da razão e que não se aplica ao seu mestre ou a Anaximandro, pois, segundo ele, ambos partem de uma intuição mística

Kober, Nunes e Paul (2007) concluíram apontando a existência da relação bidirecional na organização investigada; observaram mudanças nas estratégias ao longo do período

Arsénio a fazer uma cópia do manuscrito, visto não haver condições para tirar uma fotografia.. Verifiquei depois que já havia uma outra cópia da inscrição, feita